Sunteți pe pagina 1din 7

Tecnologia Mecnica I

NQUEL (Ni) - o mais importante dos elementos liga que aumentam a tenacidade, a carga de ruptura e o limite de elasticidade dos aos. D boa ductilidade e boa resistncia `a corroso. Teores elevados de Ni produzem aos inoxidveis. O Ni permite grande penetrao de tempera. Os aos Ni apresentam grande tenacidade e alta resistncia mecnica tambm a altas temperaturas. Aos com 1 a 3 % Ni so empregados em ferramentas. SILCIO (Si) - praticamente pouco usado sozinho. Torna os aos de forjamento difcil e praticamente no soldveis. usado em geral em ligas com o Mn, Mo, Cr. O Si o nico metaloide que pode ser utilizado nos aos sem prejudic-los. Aumenta a temperatura e a penetrao de tempera, assim como a elasticidade e a resistncia. Suprime o magnetismo. Acalma os aos e melhora a resistncia corroso atmosfrica. TUNGSTNIO (W) - Elemento importante na formao de aos rpidos. D aos aos maior capacidade de corte e maior dureza. Os aos rpidos com liga de W conservam o fio de corte mesmo quando, pelas condies de trabalho, aquecem ao rubro. Os aos com 13 a 18 % W apresentam grande resistncia mesmo em elevadas temperaturas. So empregados em ferramentas de corte de todas as espcies. VANADIO (V) - O V excelente desoxidante. Os aos que contem V so isentos de bolhas de gs e portanto altamente homogneos, dando a eles maior capacidade de forjagem , estampagem e usinagem. Em virtude de sua alta resistncia, as ferramentas de ao V podem ter seces bastante reduzidas. O V entra em quase todas as ligas que compem os aos rpidos. Geralmente os aos Cr-V contem 0,13 a 1,1 % C, 0,5 a 1,5 % Cr, 0,15 a 0,3 % V. So empregados na fabricao de talhadeiras para mquinas rebarbadoras e ferramentas para grandes esforos: chaxes, alicates, alavancas, etc.

1 Ciclo de Mecnica
Os metais formam trs importantes retculos cristalinos que so:

I- RETICULADO CBICO DE CORPO CENTRADO (CCC)


Contem 9 tomos Metais: Csio, Rubdio, Potssio, Sdio, Tungstnio, Molibdnio, Vandio, e Ferro. (temperatura ambiente)

II- RETICULADO CBICO DE FACE CENTRADA (CFC)


Contem 14 tomos Metais: Clcio, Chumbo, Ouro, Prata, Alumnio, Cobre, Cobalto, Nquel, e Ferro. (temperaturas elevadas)

DIAGRAMA DE EQUILBRIO DO FERRO-CARBONO (Fe-C)


As ligas de ferro carbono so as mais utilizadas dentre todas as ligas metlicas. O ferro um metal abundante na crosta terrestre e caracteriza-se por ligar-se com outros elementos, metlicos ou no metlicos, dos quais o principal o carbono. O diagrama ferro - carbono fundam ental para facilitar a compreenso sobre o que ocorre com as ligas ferrosas quando submetidas a operaes de tratamento trmico, que modificam suas propriedades mecnicas para aplicaes sob as m ais variadas condies de servio. Inicialmente, observaremos as transformaes do elemento ferro quando submetido ao aquecimento ou resfriamento lentos. O ferro, como todos os metais tem uma estrutura cristalina. A disposio prpria e regular dos tomos de cada metal, em forma de cristais, se chama rede cristalina ou reticulado cristalino.

III- RETCULO HEXAGONAL COMPACTO (HC) (Disposio compacta)


Contm 17 tomos Metais: Magnsio, Zinco , Titnio , etc...

ALOTROPIA DO FERRO PURO


*ALOTROPIA: um fenmeno qumico que consiste em poder um elemento qumico cristalizar-se em mais de um sistema cristalino e ter por isso diferentes propriedades fsicas. *FENMENO DE CRISTALIZAO: o fenmeno em que as clulas unitrias se renem e form a uma rede cristalina ou retculo cristalino. *CLULA UNITRIA: o agrupamento dos tomos metlicos que procuram ocupar posies definidas e ordenadas que se repetem em trs dimenses formando uma figura geomtrica regular. O conjunto de clulas unitrias form a os cristais. Os cristais adquirem contornos irregulares, devido aos pontos de contato de cada conjunto e desse modo passam a receber o nom e de GROS CRISTALINOS.

Tecnologia Mecnica I
O Gra Cristalino constitudos por milhares de clulas unitrias.

1 Ciclo de Mecnica

Gro Cristalino Os quadradinhos so as Clulas Unitrias.

Os gros podem ser observados melhor com auxlio de um microscpio metalogrfico. A figura, abaixo, ilustra uma pea de ao de baixo teor de carbono, com a superfcie polida e atacada quimicamente ampliada muitas vezes. As regies claras e escuras, todas com contornos bem definidos como se fossem uma colmeia, so os gros.

No intervalo de 1538C e 1394C o ferro puro se solidifica em reticulado cbico de corpo centrado CCC, chamado Fe (ferro delta). A 1394C se realiza a reestruturao do reticulado cbico de corpo centrado em reticulado cbico de face centrada, permanecendo at 912C. O reticulado cbico de face centrada CFC denomina-se Fe (ferro gama) ou austenita. A 912C o ferro puro sofre mudana na estrutura do reticulado novamente para cbico de corpo centrado CCC, chamado Fe ( ferro alfa) ou ferrita. Abaixo dessa temperatura, a estrutura do reticulado do ferro cbica de corpo centrado. O ferro slido, quando aquecido ou resfriado, apresent a diferentes estruturas em seu reticulado cristalino; conseqentemente, suas propriedades tambm ficam diferentes. Esse fenm eno se denomina alotropia e representado pelas letras do alfabeto grego: , , , , etc. O grfico a seguir m ostra a curva caracterstica de resfriamento ou aquecimento. do ferro puro e sua correspondente transformao alotrpica. O trecho abaixo de 770C no representa mudana de estrutura do reticulado, mas o surgimento de propriedades magnticas do ferro; o Fe abaixo de 770C magntico e acima de 770C no tem propriedades magnticas. A mudana estrutural do reticulado cristalino do ferro traz consigo a modificao de suas propriedades; assim, o Fe quase no dissolve o carbono; o Fe dissolve at 2,11% de carbono e o Fe dissolve at 0,09% de carbono. Essa situao ocorre devido estrutura cbica de face centrada do Fe apresentar uma distncia maior entre os tomos do que a estrutura cbica de corpo centrado do Fe e Fe, ento mais fcil aceitar tomos estranhos, como por exemplo, tomos de carbono. A esse fenmeno damos o nome de solubilidade no estado slido. O ferro puro raramente usado, comumente est ligado com o carbono. No grfico apresentado foi vista a curva de resfriamento ou aquecimento do ferro puro com indicaes das formas alotrpicas e suas respectivas temperaturas de transformao. Nas ligas de ferro carbono existem tambm as formas alotrpicas e , mas as temperaturas de transform ao oscilam em funo do teor de carbono na liga. O diagrama abaixo de fase ferro carbono, auxilia na visualizao dessas oscilaes importantes para o estudo dos aos e ferros fundidos.

Tecnologia Mecnica I

1 Ciclo de Mecnica

O diagrama de fase ferro carbono pode ser dividido em trs partes: de 0 a 0,008%C - ferro puro de 0,008 a 2,11%C - ao de 2,11 a 6,69%C - ferro fundido

Tecnologia Mecnica - I

1 Ciclo de Mecnica

Fases relevantes do diagrama ferro - carbono


Ferrita () - soluo slida de carbono em ferro CCC , existente at a temperatura de 912C, caracteriza-se pela baixa solubilidade de carbono no ferro, chegando ao mximo de 0,0218% a 727C. Austenita () - soluo slida de carbono em ferro CFC, existindo entre as temperaturas de 912C e 1495C, e com solubilidade mxima de carbono no ferro de 2,11% a 1148C. Ferrita () soluo slida de carbono em ferro CCC, sendo estvel at 1538C, quando o ferro se liqefaz. A solubilidade do carbono baixa, atingindo um mximo de 0,09% a 1495C. Quando no houver referncia contrria, o termo ferrita, subentender a ferrita . Cementita (Fe3 C) - um carboneto de ferro de alta dureza com teor de carbono de 6,69% de carbono.

Componentes da estrutura dos aos


No ponto eutetide se verifica uma transformao importante no estudo dos aos, ou seja um ao com 0,77%C acima de 727C encontra-se no estado de austenita. No ponto eutetide a austenita se transforma em uma mistura de duas fases ferrita e cementita que se denomina perlita.

Linhas relevantes do diagrama ferrocarbono


Linha A1 indica a ocorrncia de uma parada (Arrt) durante a transformao. Assim ao resfriar um ao com 0,77% C, observa-se uma parada na temperatura de 727C, ou seja, enquanto a transformao + Fe3 C no se completar a temperatura permanecer constante.

A perlita tem uma estrutura finam ente raiada que, semelhante a madreprola, est formada de lminas finssimas superpostas, alternando-se uma camada de ferrita e outra de cementita, conforme a figura a seguir.

Linha A2 indica a temperatura de transformao magntica do ferro CCC a 770C. Linha A3 indica a temperatura de transformao . medida que o teor de carbono vai aumentando, a temperatura A3 vai diminuindo, at o limite de 727C, onde se encontra com A1. Linha Acm indica a temperatura de transformao Fe3C. Iniciase a 727C com 0,77% C e vai aumentando com a elevao do teor de carbono, at atingir 1148C a 2,11% C. Linha Solidus indica que abaixo desta linha todo material estar no estado slido. Linha Liquidus indica que acima desta linha todo material estar na forma lquida. Assim os aos com 0,77% C so chamados de eutetides. Aos com menos de 0,77%C so chamados hipoeutetides e com mais de 0,77%C so chamados hipereutetides. Embora a perlita no seja uma fase, e sim um constituinte, possvel prever quais so as microestruturas presentes nos aos aps o resfriamento lento.

Os aos hipoeutetides (at 0,77%C) apresentam em sua microestrutura ferrita e perlita conforme mostra a figura esquemtica abaixo.

Pontos relevantes do diagrama ferro-carbono


Ponto euttico - indica a presena de uma liga euttica, com 4,3% C a 1148C Ponto eutetide indica a presena de uma liga eutetide, com 0,77%C a 727C.

Tecnologia Mecnica - I

1 Ciclo de Mecnica

A figura a seguir mostra o aspecto microgrfico de um ao hipoeutetide com aproximadamente 0,3%C, submetido ao ataque reativo de nital, ampliado 200 vezes. Os gros escuros so de perlita e os gros brancos so de ferrita.

A figura a seguir mostra o aspecto microgrfico de um ao eutetide com 0,77%C, submetido ao ataque reativo de nital, ampliado 1000 vezes.

Os aos eutetides (0,77%C) apresentam em sua microestrutura somente perlita, conforme mostra a figura esquemtica abaixo.

Nota-se a estrutura lamelar; as linhas escuras representando a cementita e as linhas brancas a ferrita Os aos hipereutetides (0,77% a 2,11%C) apresentam em sua microestrutura perlita e cementita, conform e mostra a figura esquemtica a seguir.

10

Tecnologia Mecnica - I

1 Ciclo de Mecnica

A figura a seguir mostra o aspecto microgrfico de um ao hipereutetide com aproximadamente 1%C, submetido ao ataque reativo de picral, ampliado 200 vezes.

Ponto

Temperatura Estado Fases aproximada fsico presentes 1600C lqido lqida

Comentrios Toda a matria lqida. Todo o carbono dissolvido Incio da solidificao. Forma-se o primeiro cristal slido Campo bifsico. O lqido vai transformando-se continuamente em austenita Todo material solidificado. O ultimo lqido solidificou-se Apenas slido presente austenita - Fe CFC com todo carbono dissolvido Incio da transformao da austenita em ferrita. O carbono comea a liberta-se CFC transforma-se continuamente em CCC, libertando carbono para formar a perlita Completada a transformao Material pronto para ser utilizado

1480C

lqido

lqida

Nota-se que a cementita est disposta em torno dos gros de perlita, formando uma rede. Os aos hipoeutetides apresentaro tanto maior quantidade de ferrita quanto menos carbono contiverem, e os aos hipereutetides tanto maior quantidade de cementita quanto mais se aproximarem do teor de 2,11% de carbono. A figura a seguir mostra de modo esquemtico o teor de carbono e sua microestrutura correspondente.

1450C

mistura

lqida + slida

1350C

slido

austenita

1000C

slido

austenita

780C

slido

austenita

750C

slido

austenita + ferrita perlita + ferrita perlita + ferrita

Interpretao final dos diagrama


Os aos hipoeutetides (0,4%C por exemplo) tm pouco carbono, portanto h pouca perlita e quase nenhuma cementita livre. A maior parte de massa constitui-se de ferrita que Fe , caracterizando-se pela baixa dureza, porm com alta ductilidade. O diagram a de fase apresentado a seguir, indica as fases presentes nos pontos determinados e o respectivo estado fsico do ao hipoeutetide com 0,4% C, quando submetido ao resfriamento lento.

H I

727C

slido

<727C

slido

11

Tecnologia Mecnica - I

1 Ciclo de Mecnica

Nos aos hipereutetides ( 0,9%C por exemplo), devido ao alto teor de carbono, teremos a formao de cementita mais a perlita. O diagram a de fase apresentado a seguir mostra as fases presentes e o respectivo estado fsico do ao hipereutetide com 0,9% C ,quando submetido ao resfriamento lento.

Efeito da velocidade de resfriamento nos aos


Um ao resfriado muito lentamente a partir do campo austentico apresentar, em temperatura ambiente, uma ou mais das fases ferrita, perlita e cementita, dependendo de seu teor de carbono.

Ponto A

Fases Temperatura Estado aproximada fsico presentes > 1500C lqido lqida

Comentrios Toda a matria lqida. Todo o carbono dissolvido. Incio da solidificao. Forma-se o primeiro cristal slido. Campo bifsico. O lqido vai transformando-se continuamente em austenita. Todo m aterial solidificado. O ltimo lqido solidificou-se. Apenas slido presente - austenita - Fe CFC com todo carbono dissolvido. Incio da transformao da austenita em cementita. O carbono comea a libertar-se. CFC transforma-se continuamente em CCC, libertando carbono para formar a cementita. Completada a transformao. Material pronto para ser utilizado.

Porm, se o resfriamento do ao a partir da regio austentica for muito rpido impede-se a formao da perlita. Certamente produz-se um rearranjo cbico de face centrada (CFC) para cbico de corpo centrado (CCC), porm os tomos de carbono permanecem retidos em seu ncleo. Como o resfriamento rpido e a dimenso do reticulado cristalino menor que a dimenso do reticulado cristalino , o carbono forado a permanecer no reticulado cristalino , causando deformao e tenso, a conseqncia disso uma estrutura dura, quebradia, acicular denominada martensita, que no prevista no diagrama ferro carbono.

1500C

lqido

lqida

1450C

mistura

lqida + slida

1430C

slido

austenita

1000C

slido

austenita

800C

slido

austenita

760C

slido

austenita + cementita perlita + cementita perlita + cementita

727C

slido

< 727C

slido

12

S-ar putea să vă placă și