Sunteți pe pagina 1din 2

O QUE UM DISPOSITIVO DR Este dispositivo detecta fugas de corrente, - quando ocorre vazamento de energia dos condutores - desarmando o disjuntor

r onde est ocorrendo o problema, evitando que uma pessoa possa levar um choque. O dispositivo DR (Diferencial Residual) protege as pessoas e os animais contra os efeitos do choque eltrico por contato direto ou indireto (causado por fuga de corrente). Ao detectar uma fuga de corrente na instalao, o Dispositivo DR desliga o circuito imediatamente. - Contato direto A pessoa toca um condutor eletricamente carregado que est funcionando normalmente. - Contato indireto A pessoa toca algo que normalmente no conduz eletricidade, mas que se transformou em um condutor acidentalmente (por exemplo, devido a uma falha no isolamento). O dispositivo DR um interruptor automtico que desliga correntes eltricas de pequena intensidade (da ordem de centsimos de ampre), que um disjuntor comum no consegue detectar, mas que podem ser fatais se percorrerem o corpo humano. Dessa forma, um completo e eficaz sistema de aterramento deve conter o fio terra e o dispositivo DR.

ONDE SO APLICADOS De acordo com o item 5.1.3.2.2 da norma NBR 5410, o dispositivo DR obrigatrio desde 1997 nos seguintes casos: 1. Em circuitos que sirvam a pontos de utilizao situados em locais que contenham chuveiro ou banheira. 2. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em reas externas edificao. 3. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em reas internas que possam vir a alimentar equipamentos na rea externa. 4. Em circuitos que sirvam a pontos de utilizao situados em cozinhas, copas, lavanderias, reas de servio, garagens e demais dependncias internas normalmente molhadas ou sujeitas a lavagens.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO O dispositivo corrente diferencial residual (DR) tem a funo de interromper, num determinado prazo de tempo, a corrente eltrica fornecida a uma carga (aquecedor, bomba, lmpada), quando uma corrente que flui para a terra (choque ou fuga devido ao mal funcionamento de algum aparelho) excede um valor predeterminado. Esta corrente geralmente muito menor do que a requerida para acionar a proteo de sobrecorrente (fusvel ou disjuntor) do circuito de alimentao. Na figura 1 esto esquematizados os blocos que compem um DR tpico. Como se pode observar, o dispositivo ligado em srie com a alimentao dos equipamentos a serem utilizados. Dessa forma, no caso de 220 V, as duas fases passam pelo dispositivo, enquanto que em 110 V, apenas uma fase e o neutro. De acordo com o princpio de conservao da carga (eltrons no podem ser criados e nem destrudos), toda a corrente eltrica que flui para o equipamento (If1) deve retornar para a fase 2 ou neutro (If2), aps ter passado pelo mesmo. O dispositivo DR possui um transformador diferencial que acusa diferenas, entre as duas correntes acima citadas, e transfere esta informao para o circuito eletrnico que comanda o disjuntor. Este disjuntor permanecer fechado (permitindo a passagem de corrente eltrica para o equipamento) enquanto no houver diferenas entre as duas correntes. Supondo que, por alguma falha do equipamento, uma pessoa que entra em contato com o mesmo, receba um choque eltrico (Ich), isto , parte da corrente If1, ao invs de retornar para a fase 2 (ou neutro), circula para a terra via o corpo da pessoa, tornando a corrente If2 menor que If1, mais precisamente If2 = If1 - Ich. O transformador diferencial comunicar ao circuito eletrnico a existncia de uma diferena de correntes, que por sua vez abrir o disjuntor, interrompendo rapidamente a chegada de energia eltrica ao equipamento e vtima. A norma NBR 54101 recomenda dispositivos DR de alta sensibilidade com IN 30 mA. Isto significa que a corrente

eltrica ser interrompida se houver fuga igual ou maior do que 30 mA. Uma outra especificao importante na escolha do DR o tempo de atuao diferencial, ou seja, o tempo que o dispositivo demora para desligar a corrente aps constatada a sua fuga. Na maioria dos modelos comercias este tempo da ordem de 0,04 segundos. importante destacar que choques eltricos com essa durao s se tornam perigosos quando a corrente atinge 200 mA2, valor bem acima dos 30 mA necessrios para sensibilizar o DR. Assim, um dispositivo DR com sensibilidade de IN 30mA e tempo de atuao de 0,04 s garantir o desligamento da corrente eltrica sempre que houver uma fuga de corrente igual ou maior do que 30 mA e far isso num tempo de 0,04 s, de forma que eventual choque eltrico no represente perigo de vida nem grande incmodo para quem o receber.

TIPOS DE DR Dispositivo DR ou Interruptor DR Dispositivo de seccionamento mecnico destinado a provocar a abertura dos prprios contatos quando ocorrer uma corrente de fuga terra. O circuito protegido por este dispositivo necessita ainda de uma proteo contra sobrecarga e curto-circuito que pode ser realizada por disjuntor ou fusvel, devidamente coordenado com o Dispositivo DR. Disjuntor DR Dispositivo de seccionamento mecnico destinado a provocar a abertura dos prprios contatos quando ocorrer uma sobrecarga, curto-circuito ou corrente de fuga terra. Recomendado nos casos onde existe a limitao de espao. Mdulos DR Dispositivo destinado a ser associado a um disjuntor termomagntico adicionando a este a proteo diferencial residual, ou seja, esta associao permite a atuao do disjuntor quando ocorrer uma sobrecarga, curto-circuito ou corrente de fuga terra. Recomendado para instalaes onde a corrente de curto-circuito for elevada.

Ler mais: http://mamsoluctions.webnode.com.br/news/circuito-dr/ Crie o seu website grtis: http://www.webnode.com.pt

S-ar putea să vă placă și