Sunteți pe pagina 1din 3

Trabalhos X EGEM Minicurso

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

WINPLOT: UMA NOVA FERRAMENTA PARA ENSINAR E APRENDER FUNES DE 1 E 2 GRAUS


GT 05 Educao Matemtica: tecnologias informticas e educao distncia

Bianca Hoffmeister Rossi UNICRUZ bianca@cooplantioca.brte.com.br Daniel Vizzotto UNICRUZ daniel.vizzotto@bol.com.br Mayara de Araujo Saldanha UNICRUZ may_saldanha@hotmail.com Prof Msc. Maria Christina Schettert Moraes UNICRUZ chris@comnet.com.br

Resumo

Estamos vivendo na chamada Era da Informao, na qual o impacto das novas tecnologias, como os computadores e a internet, tem provocado inmeras mudanas em toda a humanidade, sendo assim, cada vez mais pessoas esto usufruindo das mesmas, tornando-se necessria a sua incluso no contexto escolar. Os jovens estudantes costumam ter livre acesso s tecnologias presentes na atualidade, e, neste contexto, dominam o uso e o manuseio de celulares, cmeras digitais, i-pods, mp3, mp4, mp5, computadores e a internet. A comunicao entre os indivduos de um mesmo grupo da escola acaba ocorrendo mais frequentemente em salas de bate papo e comunidades virtuais do que pessoalmente. As pesquisas escolares acabam sendo feitas, em sua maioria, na rede mundial de computadores e os livros so pouco utilizados. Devido a esta realidade, a metodologia escolar tambm deveria acompanhar a modernidade para que os estudantes se interessassem mais pelo estudo dos contedos, e, assim diminussem os ndices de fracasso e repetncia escolar. Em recentes pesquisas realizadas pelo Sistema de Avaliao do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), para obter informaes sobre a qualidade do ensino nas escolas pblicas gachas, foram detectadas, em vrios educandrios na rede estadual de ensino, deficincias bastante acentuadas na rea da matemtica. Atravs desta, percebe-se que uma nova metodologia de ensino, como a utilizao de computadores e softwares, poderia ser colocada em prtica para a melhoria destes ndices. No entanto, existem alguns problemas em relao ao uso das mesmas e, entre eles, pode-se destacar que algumas vezes, os educadores tm acesso a tais tecnologias, mas no tem o domnio suficiente para us-las de forma adequada com seus discentes.

Trabalhos X EGEM Minicurso

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

Segundo Mercado (1999, p.90):

muito difcil, atravs dos meios convencionais, preparar professores para usar adequadamente as novas tecnologias. preciso form-los do mesmo modo que se espera que eles atuem no local de trabalho, no entanto, as novas tecnologias e seu impacto na sociedade so aspectos pouco trabalhados nos cursos de formao de professores, e as oportunidades de se utilizarem nem sempre so as mais adequadas sua realidade e s suas necessidades.

Em concordncia com o autor acima citado, torna-se realmente necessrio que, tanto os governos federal e estadual, bem como os professores e at mesmo os alunos, encontrem uma maneira para viabilizar melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem da matemtica.

Como cita Belloni (1999, pg. 56):


Os educadores tm um papel fundamental ao apropriar-se das tecnologias da informao e comunicao, cujo uso dever ser como ferramenta e recurso pedaggico de uma forma crtica e responsvel e no somente como meros consumidores.

Portanto, o objetivo deste mini-curso explorar um simulador grfico e oferecer mais um recurso de apoio ao estudo das funes de 1 e 2 graus no ensino mdio. Sabe-se que o uso de um simulador grfico possibilita o desenvolvimento da capacidade de observao e associao de idias, contribuindo no desenvolvimento do senso crtico tornando obsoleto a simples memorizao dos contedos pelos alunos, despertando maior interesse no qual ir favorecer-lhes para a construo do conhecimento ou competncias. Utilizaremos o software de domnio pblico WINPLOT, o qual foi desenvolvido por Richard Parris, da Phillips Exeter Academy. Trata-se de um programa grfico que permite o traado e animao de grficos em 2D e em 3D, atravs de diversos tipos de equao e, alm disso, possui inmeros recursos e ainda assim exige pouca memria, cabendo em um disquete. Com a utilizaao do Winplot, alm da construo de grficos de funoes de 1 e 2 graus, sero explorados os coeficientes angular e linear de ambas as funes, alm de trabalhadas as razes ou zeros das funes e a sua marcao nos grficos construdos bem como a visualizao do domnio de uma funo em um grfico e como restring-lo utilizando o software em questo. Alm dos contedos acima citados, ver-se-a como tornar a funo peridica utilizando o grfico construdo bem como a construo de grficos animados.

Trabalhos X EGEM Minicurso

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

O uso do Winplot para alunos do ensino mdio torna-se uma contribuio poderosa para solidificar idias. A simples possibilidade de visualizar na tela do computador os grficos das funes constitui um recurso pedaggico de alcance ilimitado, no somente para o estudante, mas tambm para o prprio professor. Alm de competncias tcnicas para lidar com as Novas Tecnologias, esperamos desenvolver perspectivas ideolgicas que permitam a anlise crtica e reflexiva dos problemas e questes sociais que direta ou indiretamente alimentam estas tecnologias. As novas tecnologias da informao e comunicao (NTIC) e a crescente diversidade humana nas sociedades mais urbanizadas constituem fulcros, talvez os mais importantes, geradores de mudanas em todos os domnios sociais. Muitas vezes depara-se com a dificuldade de aprendizagem do contedo de funes de 1 e 2 graus, sendo assim, o uso do simulador WINPLOT, por professores e alunos permite que sejam visualizadas as questes pertinentes matria e atravs desta prtica a apropriao do conhecimento torna-se mais fcil e prazerosa para os educandos, uma vez que tem a oportunidade de construir com o uso do computador, os grficos trabalhados na disciplina.

Referncias BELLONI, Maria Luiza. Educao a Distncia. Campinas: Autores Associados, 1999. MERCADO, Lus Paulo L. Formao continuada de professores e novas tecnologias. Macei: EDUFAL, 1999. SAERS. Secretaria de Educao do Rio Grande do Sul. Disponvel em: <http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/saers.jsp?ACAO=acao1>. Acesso em: 10 de outubro de 2008.

S-ar putea să vă placă și