Sunteți pe pagina 1din 4

Conteno em muro de gravidade

Definio Estruturas que tem por finalidade, suportar (conter) por seu prprio peso, as presses laterais (empuxos de terra) geradas por macios de terra e eventuais sobrecargas. So geralmente utilizadas para pequenas e mdias alturas, viabilizando desnveis que no so estveis por taludes naturais.

Gabio Caixa

Descrio: Os gabies tipo caixa so estruturas em forma de prisma retangular fabricadas com malha hexagonal de dupla toro produzida com arames de baixo teor de carbono revestidos com Galfan. Os gabies so sub-divididos em clulas por diafragmas cuja funo reforar a estrutura. Toda a malha, com exceo dos diafragmas, reforada em suas extremidades por arames de dimetro maior que o da malha para fortalecer os gabies e facilitar sua montagem e instalao. Os arames que formam a malha dos gabies, sempre que necessrio, alm do revestimento com liga zinco alumnio, tambm podem ser recobertos por uma camada contnua de PVC (cloreto de polivinil). Isto confere proteo contra a corroso e os torna eficientes para uso em marinas, ambientes poludos e/ou quimicamente agressivos ao seu revestimento metlico. Quando instalados e cheios de pedra os gabies se convertem em elementos estruturais flexveis, armados, drenantes e aptos a serem utilizados na construo dos mais diversos tipos de estruturas (muros de conteno, barragens, canalizaes, etc.). Principais Caractersticas - Os Gabies so subdivididos em clulas por diafragmas; - A malha deve ter suas bordas reforadas por arames de maior dimetro; - Em ambientes agressivos deve-se utilizar gabies revestidos com material plstico.

Adensamento de solo mole


Definio: Os aterros sobre solos de baixa capacidade de suporte provocam indesejveis recalques durante a vida til da obra. A utilizao do geocomposto MacDrain VC acelera o processo de adensamento, fazendo com, que a quase totalidade dos recalques se de ainda na fase de construo da obra.

Geocomposto para drenagem MacDrain V C


Descrio: MacDrain V C so geocompostos para drenagem vertical, formados pela unio de dois geossintticos; A geomanta MacMat, que desempenhar as funes de drenagem; dois extratos de geotxtil, que atuaro como filtros. O MacDrain V C foi especialmente desenvolvido para acelerar a consolidao de solos moles, pois ele se torna um caminho de drenagem mais curto e altamente permevel para a dissipao do excesso de presso dos poros, permitindo assim alcanar altos ndices de consolidao em um perodo de meses ao invs de anos. Deste modo o MacDrain V C utilizado principalmente na construo de aterros sobre solos moles. Principais Caractersticas: - Alta permeabilidade; - Geotxtil com alta performance de filtrao para impedir a colmatao do dreno; - Geomanta soldada nas bordas por ultra-som para assegurar que os filtros se mantenham esticados ao longo do dreno.

Reforo de taludes
Definio So macios de solo reforados por elementos resistentes a esforos de trao, tais como: geogrelhas ou telas metlicas em malha hexagonal de dupla toro, revestidas com material plstico. Os taludes reforados tm grande aplicao em aterros virios e aterros sanitrios onde possibilitam reduo de custos, otimizao de espaos e menor impacto ambiental.

Geogrelhas MacGrid
Descrio: Visando melhorar a interao solo/geogrelha, as geotiras so submetidas a um processo de calandragem que proporciona um acabamento texturizado a superfcie. As caractersticas de resistncia ao final da vida til da obra e baixo mdulo de deformao conferem as geogrelhas MacGrid a possibilidade de serem aplicadas em obras de grande porte. As geogrelhas MacGrid so indicadas para obras de solo reforado, que o termo utilizado para descrever a tcnica de construo baseada no princpio de que a estabilidade do solo pode ser melhorada por meio de sua interao com materiais resistentes a esforos de trao. A incluso das geogrelhas MacGrid durante o processo de construo do macio de solo proporciona uma sensvel melhora das caractersticas mecnicas do conjunto se comparadas quelas apresentadas por um macio de solo natural. Devido as suas caractersticas, a geogrelha MacGrid indicada para conteno de encostas, para aterros de grande altura sobre solo mole, estacas e cavidades. Em combinao com o Sistema Terramesh, compe uma excelente soluo tcnica, construtiva e econmica para estruturas de conteno de grandes alturas em solo reforado.

Principais Caractersticas: - Alta resistncia trao; - Boa interao solo/geogrelha; - Alta resistncia a danos de instalao; - Inerte e no contaminante; - Aplicavl em estruturas com vida til de at 120 anos.

Terramesh Verde

Descrio: Os elementos Terramesh Verde so fabricados com painis de malha hexagonal de dupla toro produzida com arames de baixo teor de carbono revestidos com Galfan e adicionalmente protegidos por uma camada contnua de material plstico (aplicada por extruso). A tampa, a frente e a base (painel de reforo) so formadas por um nico pano de tela. Ao tardoz do painel frontal fixado, durante o processo de fabricao, uma manta biodegradvel para prevenir a fuga de finos do solo e auxiliar na fomentao vegetal. A frente do elemento ainda reforada por varetas entre as tores da malha hexagonal e um painel eletrosoldado, alm de contar com dois tringulos de suporte que facilitam a montagem no elemento em obra e definem a inclinao do paramento. O Terramesh Verde foi concebido para permitir o crescimento da vegetao em seu paramento frontal, colaborando com isso para manuteno do equilibrio ecolgico. Deste modo, ele especialmente indicado em locais que necessitam de obras de baixo impacto ambiental ou em regies com escassez de pedras. Pela sua versatilidade o Terramesh Verde, pode ser empregado em conteno de taludes, canalizaes, defesas de margens, marinas e proteo de aterros de encontro de pontes.

Principais Caractersticas: - Baixo impacto ambiental; - Facilidade de execuo; - Versatilidade.

S-ar putea să vă placă și