Sunteți pe pagina 1din 11

RESUMOS GRFICOS DE DIREITO PENAL

PRESCRIO

1o) O decurso do tempo (teoria do esquecimento do fato). FUNDAMENTOS 2o) A correo do condenado. 3o) A negligncia da autoridade.51 Ainda hoje se discute a respeito da natureza jurdica da prescrio, ou seja, se a prescrio um instituto jurdico de natureza material (penal), processual (processual penal) ou mista. Cezar Roberto Bitencourt preleciona que para o ordenamento jurdico brasileiro, contudo, instituto de direito material, regulado pelo CP e, nessas circunstncias, conta-se o dia do seu incio,52 posio qual nos filiamos.

NATUREZA JURDICA

MOMENTO PARA SEU RECONHECIMENTO

A prescrio matria de ordem pblica, razo pela qual, nos termos do art. 61 do CPP, em qualquer fase do processo, o juiz, se reconhecer extinta a punibilidade, dever declar-lo de ofcio.

51 JESUS, Damsio E. de. Prescrio penal, p. 22. 52 BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de direito penal Parte geral, v. 1, p. 672.

229

ROGRIO GRECO

Prescrio da pretenso punitiva: atravs dessa modalidade de prescrio, o Estado perde a possibilidade de formar o seu ttulo executivo de natureza judicial. A concluso pela prescrio da pretenso punitiva ter repercusses importantssimas tanto na esfera penal como na cvel. O ru do processo no qual foi reconhecida a prescrio da pretenso punitiva ainda continuar a gozar do status de primrio e no poder ver maculado seus antecedentes penais, ou seja, ser como se no tivesse praticado a infrao penal. Na esfera cvel, a vtima no ter como executar o decreto condenatrio, quando houver, visto que a prescrio da pretenso punitiva impede a formao do ttulo executivo judicial. Prescrio da pretenso executria: o Estado, aqui, em razo do decurso do tempo, somente ter perdido o direito de executar sua deciso. O ttulo executrio foi formado com o trnsito em julgado da sentena penal condenatria, mas no poder ser executado. O condenado, se vier a praticar novo crime, poder ser considerado reincidente; caso a condenao anterior no sirva para efeitos de reincidncia, como na hiptese do art. 64, I, do CP, ainda assim importar em maus antecedentes. A vtima do delito ter sua disposio o ttulo executivo judicial criado pela sentena penal condenatria transitada em julgado, nos termos do art. 475-N do CPC. Prescrio pela pena em abstrato: calculada pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada em abstrato no preceito secundrio do tipo penal incriminador. Prescrio pela pena em concreto: calcula pela pena aplicada na sentena e/ou no acrdo penais condenatrios.

ESPCIES

230

RESUMOS GRFICOS DE DIREITO PENAL

A PRESCRIO ANTES DE TRANSITAR EM JULGADO A SENTENA FINAL, SALVO O DISPOSTO NO 1O DO CP, REGULA-SE PELO MXIMO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE COMINADA AO CRIME, VERIFICANDO-SE (ART. 109 DO CP)

I em 20 (vinte) anos, se o mximo da pena superior a 12 (doze) anos; II em 16 (dezesseis) anos, se o mximo da pena superior a 8 (oito) e no excede a 12 (doze); III em 12 (doze) anos, se o mximo da pena superior a 4 (quatro) anos e no excede a 8 (oito); IV em 8 (oito) anos, se o mximo da pena superior a 2 (dois) anos e no excede a 4 (quatro); V em 4 (quatro) anos, se o mximo da pena igual a 1 (um) ano, ou sendo superior no excede a 2 (dois); VI em 3 (trs) anos, se o mximo da pena inferior a 1 (um) ano.

O primeiro clculo a ser feito sobre a prescrio deve recair sobre a pena mxima cominada em abstrato para cada infrao penal. OBSERVAES Esses prazos fornecidos pelos incisos do art. 109 do CP serviro no somente para o clculo da prescrio, considerando-se a pena mxima em abstrato, como tambm para aqueles relativos pena j concretizada na sentena condenatria. Aplicam-se s penas restritivas de direito os mesmos prazos previstos para as privativas de liberdade pargrafo nico do art. 109 do CP.

231

ROGRIO GRECO

Regula-se pela pena aplicada, ou seja, a pena concretizada na deciso condenatria. Verifica-se nos prazos fixados no art. 109 do CP, os quais se aumentam de um tero, se o condenado reincidente. O STJ editou a Smula no 220, que assevera que a reincidncia no influi no prazo da prescrio da pretenso punitiva. Isso quer dizer que somente no que diz respeito execuo do julgado que haver o aumento de um tero para o reincidente, no se falando em tal aumento quando o clculo disser respeito prescrio da pretenso punitiva. H necessidade de que a deciso condenatria tenha pelo menos transitado em julgado para a acusao ou que o seu recurso tenha sido improvido. No pode, em nenhuma hiptese, ter por termo inicial data anterior denncia ou queixa. A doutrina, de forma geral, considera a hiptese do art. 110 do CP como a de prescrio da pretenso executria. Contudo, discordamos desse ponto de vista, uma vez que somente podemos falar em prescrio da pretenso executria quando o Estado j tiver formado o seu ttulo executivo judicial, o que somente acontece aps o trnsito em julgado para ambas as partes e, ainda, com a efetiva possibilidade de execuo do ttulo executivo judicial formado por meio do trnsito em julgado da sentena penal condenatria.

PRESCRIO DEPOIS DE TRANSITAR EM JULGADO A SENTENA FINAL CONDENATRIA (ART. 110 DO CP)

PRESCRIO. MODALIDADES

Retroativa: diz-se retroativa, atualmente, a modalidade de prescrio calculada com base na pena aplicada na sentena penal condenatria recorrvel, com trnsito em julgado para o Ministrio Pblico ou para o querelante, contada a partir da data do recebimento da denncia, at a data da publicao da sentena ou acrdo condenatrios recorrveis.

232

RESUMOS GRFICOS DE DIREITO PENAL

Superveniente: considera-se como superveniente tambm conhecida como intercorrente ou subsequente a prescrio a que contada a partir da publicao da sentena ou acrdo condenatrios recorrveis, tomando-se por base o trnsito em julgado para a acusao ou o improvimento do seu recurso. reconhecida pelo nome de superveniente justamente por ocorrer aps a sentena ou acrdos condenatrios recorrveis. A PRESCRIO, ANTES DE TRANSITAR EM JULGADO A SENTENA FINAL, COMEA A CORRER (ART. 111 DO CP) Do dia em que o crime se consumou. No caso de tentativa, do dia em que cessou a atividade criminosa. Nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanncia. Nos de bigamia e nos de falsificao ou alterao de assentamento do registro civil, da data em que o fato se tornou conhecido. Do dia em que transita em julgado a sentena condenatria, para a acusao, ou a que revoga a suspenso condicional da pena ou o livramento condicional. Do dia em que se interrompe a execuo, salvo quando o tempo da interrupo deva computar-se na pena. exceo da primeira parte do inc. I do art. 112 do CP, que pode ainda, como vimos, dizer respeito prescrio da pretenso punitiva, todas as demais hipteses previstas pelos incs. I e II do mencionado artigo cuidam do termo inicial da prescrio da pretenso executria estatal. Nessas hipteses, o Estado j formou o seu ttulo executivo, restando, apenas, execut-lo.
233

NO CASO DO ART. 110 DO CP, A PRESCRIO COMEA A CORRER (ART. 112 DO CP)

OBSERVAO

ROGRIO GRECO

PRESCRIO DA MULTA OCORRER (ART. 114 DO CP) SO REDUZIDOS DE METADE OS PRAZOS DE PRESCRIO QUANDO O CRIMINOSO ERA (ART. 115 DO CP)

Em dois anos, quando a multa for a nica cominada ou aplicada. No mesmo prazo estabelecido para a prescrio da pena privativa de liberdade, quando a multa for alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada. Ao tempo do crime: menor de 21 (vinte e um) anos. Na data da sentena: maior de 70 (setenta) anos. Existe controvrsia jurisprudencial sobre a possibilidade de reduo do prazo prescricional quando o agente completa os 70 anos depois da sentena at o acrdo proferido pelos tribunais. So aquelas que suspendem o curso do prazo prescricional, que comea a correr pelo tempo restante, aps cessadas as causas que a determinaram. Dessa forma, o tempo anterior somado ao tempo posterior cessao da causa que determinou a suspenso do curso do prazo prescricional.
enquanto o agente cumpre pena no estrangeiro;

CAUSAS SUSPENSIVAS DA PRESCRIO. CONCEITO

CAUSAS SUSPENSIVAS DA PRESCRIO (ART. 116, PARGRAFO NICO, DO CP)

Antes de passar em julgado a sentena final a prescrio no corre:

enquanto no resolvida, em outro processo, questo que dependa o conhecimento da existncia do crime (arts. 92 a 94 do CPP), a exemplo do que ocorre com o crime de bigamia, em que pode estar sendo discutida a validade do casamento anterior. durante o tempo em que o condenado est preso por outro motivo.

Depois de passar em julgado a sentena condenatria, a prescrio no corre:

234

RESUMOS GRFICOS DE DIREITO PENAL

5o do art. 53 da CF: A sustao do processo suspende a prescrio, enquanto durar o mandato. 6o do art. 89, da Lei no 9.099/95: no correr a prescrio durante o prazo de suspenso condicional do processo. Art. 366, do CPP: Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar a priso preventiva, nos termos do disposto no art. 312. De acordo com o STJ, para as hipteses previstas pelo art. 366 do CPP, a suspenso do prazo prescricional ser regulada pelo mximo da pena cominada em abstrato, nos termos do art. 109 do CP, conforme Smula no 415 que assevera que o perodo de suspenso do prazo prescricional regulado pelo mximo da pena cominada. Art. 368, do CPP: Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, ser citado mediante carta rogatria, suspendendo-se o curso do prazo de prescrio at o seu cumprimento.

OUTRAS HIPTESES DE SUPENSO DO PRAZO PRESCRICIONAL

CAUSAS INTERRUPTIVAS DA PRESCRIO (ART. 117, 2O, DO CP)

Ao contrrio do que ocorre com as causas suspensivas, que permitem a soma do tempo anterior ao fato que deu causa suspenso da prescrio, com o tempo posterior, as causas interruptivas tm o condo de fazer com que o prazo, a partir delas, seja novamente reiniciado, ou seja, aps cada causa interruptiva da prescrio, deve ser procedida nova contagem do prazo, desprezando-se, para esse fim, o tempo anterior ao marco interruptivo.

235

ROGRIO GRECO

Pelo recebimento da denncia ou da queixa: a data do despacho de recebimento vale tanto para os juzes monocrticos como para os feitos de competncia dos tribunais, em que a prescrio ser interrompida na data do despacho de recebimento da denncia ou da queixa proferido pelo relator do processo. O aditamento feito denncia no interrompe a prescrio, a no ser que contenha novos fatos que se traduzam em nova infrao penal,53 ou que importe em incluso de novo acusado.54 Se o anterior despacho de recebimento da denncia for anulado, o prazo prescricional ser interrompido somente a partir do novo despacho de recebimento da pea inaugural. O despacho que rejeita a denncia ou a queixa, como se percebe, no tem fora interruptiva da prescrio. CAUSAS INTERRUPTIVAS DA PRESCRIO (ART. 117 DO CP) Pela pronncia: nos processos de competncia do jri, a sentena de pronncia interrompe a prescrio, contando-se tal marco interruptivo a partir da sua publicao em cartrio. Se houver recurso da sentena de pronncia e o tribunal se manifestar no sentido da desclassificao da infrao penal para aquela que no se encontre entre as de competncia do jri, remetendo os autos ao juzo monocrtico competente, a pronncia j no mais ter fora interruptiva. Contudo, se a desclassificao ainda disser respeito a crime de competncia do jri, mantida estar a interrupo da prescrio pela pronncia. Da mesma forma a desclassificao determinada pelo conselho de sentena no afastar o efeito interruptivo da prescrio atribudo sentena de pronncia. Caso a primeira sentena de pronncia tenha sido anulada pelo tribunal, j no ter ela efeito interruptivo, devendo a interrupo ocorrer a partir da publicao da segunda em cartrio. Smula no 191 do STJ A pronncia causa interruptiva da prescrio, ainda que o Tribunal do Jri venha a desclassificar o crime.

53 JUTACrim. 35/180. 54 RJD 2/128.

236

RESUMOS GRFICOS DE DIREITO PENAL

Pela deciso confirmatria da pronncia: o acrdo que confirma a sentena de pronncia interrompe a prescrio. Alm dessa situao, segundo lio de Guilherme de Souza Nucci, deve ser acrescentada a hiptese de o tribunal pronunciar o ru, anteriormente impronunciado ou absolvido sumariamente pelo juiz. A razo de duas causas interruptivas, no procedimento do jri, explica-se pela complexidade e pela longa durao que ele normalmente apresenta.55 A interrupo do prazo prescricional se d no dia da realizao do julgamento e no no dia da publicao do acrdo no Dirio da Justia. CAUSAS INTERRUPTIVAS DA PRESCRIO (ART. 117 DO CP) Publicao da sentena e/ou acrdo condenatrios recorrveis: a sentena penal condenatria recorrvel interromper a prescrio quando da sua publicao em cartrio e no a partir da sua publicao no rgo oficial de imprensa. Por acrdo condenatrio recorrvel, podemos entender aquele confirmatrio da sentena condenatria de primeiro grau ou o que condenou, pela primeira vez, o acusado (seja em grau de recurso ou mesmo como competncia originria do tribunal). Como a Lei no 11.596, de 29 de novembro de 2007, ao dar nova redao ao inc. IV do art. 117 do CP no fez qualquer distino, vrios acrdos sucessivos, desde que recorrveis, podem interromper a prescrio. Incio ou continuao do cumprimento da pena: interrompe a prescrio da pretenso executria do Estado. Isso quer dizer que o Estado j havia formado o seu ttulo, que aguardava apenas a sua execuo. Com o incio do cumprimento da pena, interrompida estar tal modalidade de prescrio.

55 NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo penal comentado, p. 299.

237

ROGRIO GRECO

Caso o condenado fuja, o prazo prescricional comea a correr a partir da sua fuga e ser regulado pelo tempo restante da pena. Sendo recapturado, e voltando a cumprir o restante da pena que lhe fora imposta, a partir desse instante tambm estar interrompida a prescrio da pretenso executria. CAUSAS INTERRUPTIVAS DA PRESCRIO (ART. 117 DO CP) Reincidncia: embora exista posio contrria, entendemos que a reincidncia, como marco interruptivo da prescrio da pretenso executria, tem o poder de gerar tal efeito a partir da data do trnsito em julgado da sentena que condenou o agente pela prtica de novo crime. Como ressaltam Zaffaroni e Pierangeli, a prescrio da pretenso executria interrompida na data do trnsito em julgado de nova sentena condenatria, ou seja, com sentena condenatria por um segundo crime e no na data do cometimento desse crime, muito embora parte da jurisprudncia se oriente em sentido contrrio, ora pela data da prtica do novo crime, ora pela data da instaurao de nova ao penal.56 Excetuados os casos dos incs. V e VI do art. 117 do CP, a interrupo da prescrio produz efeitos relativamente a todos os autores do crime. Nos crimes conexos, que sejam objeto do mesmo processo, estende-se aos demais a interrupo relativa a qualquer deles. A extino da punibilidade incidir sobre a pena de cada um, isoladamente. Em razo da determinao contida no mencionado art. 119 do CP, embora a pena final aplicada possa ter sido fruto de um concurso de crimes, para efeitos de prescrio, teremos de encontrar a pena de cada uma das infraes penais, individualmente, e sobre ela fazer o clculo prescricional.

EFEITOS DA INTERRUPO (ART. 117, 1O, DO CP)

PRESCRIO NO CONCURSO DE CRIMES (ART. 119 DO CP)

56 ZAFFARONI, Eugnio Ral; PIERANGELI, Jos Henrique. Manual de direito penal brasileiro Parte geral, p. 760.

238

RESUMOS GRFICOS DE DIREITO PENAL

PRESCRIO PELA PENA EM PERSPECTIVA (IDEAL, HIPOTTICA OU PELA PENA VIRTUAL)

Existe controvrsia doutrinria e jurisprudencial a respeito do tema. O STJ, atravs da Smula no 438, consolidou o entendimento de que inadmissvel a extino da punibilidade pela prescrio da pretenso punitiva com fundamento em pena hipottica, independentemente da existncia ou sorte do processo penal. Entendemos que a hiptese deve ser enfrentada mediante a anlise das condies para o regular exerccio do direito de ao, em especial o chamado interesse de agir, que se biparte em: interesse-necessidade e interesse-utilidade da medida. Mediante uma anlise hipottica de condenao e aplicao da pena se poder chegar concluso de que, naquele caso, especificamente, no haver o interesse-utilidade, pois uma vez concludo o processo e condenado o ru, a pena a ser a ele aplicada permitir o reconhecimento da prescrio.

A prtica de racismo (art. 5o, XLII, da CF), prevista pela Lei no 7.716/89. A CF, excepcionando a regra da prescritibilidade elegeu duas hipteses em que a pretenso punitiva ou mesmo executria do Estado no so atingidas, a saber: A ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrtico (art. 5o, XLIV, da CF), com moldura na Lei no 7.170/83, que define os crimes contra a segurana nacional e a ordem poltica e social.

IMPRESCRITIBILIDADE

239

S-ar putea să vă placă și