Sunteți pe pagina 1din 6

TEMA: VIOLAO DE DOMICLIO (ART. 150 DO CP) 1.

INTRODUO
O art. 5, XI, da Constituio Federal, dispe expressamente que a

casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial.
De fato, a casa o lugar de descanso do indivduo, de prazer, de

intimidade, de tranquilidade, ou at de trabalho, e deve ser preservada de intromisses, de comportamentos que atinjam a sua paz.
O art. 150 do CP, portanto, ao tipificar o crime violao de domiclio,

atende aos ditames constitucionais, deixando claras as hipteses em que no se tolera a perturbao da tranquilidade do lar. 2. BEM JURDICO PROTEGIDO E OBJETO MATERIAL
Tutela-se a inviolabilidade do domiclio, buscando-se assegurar a

tranquilidade domstica, a segurana, a intimidade, a liberdade pessoal, etc.


Objeto material o domiclio invadido, sobre o qual recai a conduta

delituosa. 3. SUJEITOS ATIVO E PASSIVO


O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. At mesmo o proprietrio do

imvel pode ser agente do delito, desde que a posse esteja legitimamente com terceiro. Ex: Locador que invade domiclio ocupado pelo locatrio.
Sujeito passivo o morador, isto , o titular do direito de permitir ou

impedir a entrada ou a permanncia de outrem em seu domiclio. a pessoa que possui o poder legal de controlar a entrada e a sada do domiclio, referida no tipo penal pela expresso quem de direito.
1

Se houver mais de um titular do direito sobre o local invadido, cabe

fazer a distino entre o regime de subordinao e o de igualdade.


No primeiro, h uma relao hierrquica entre os moradores. Cabe ao

superior, ou a algum por ele designado, permitir ou no o ingresso ou permanncia de estranho no domicilio. o que ocorre, por exemplo, em colgios, pensionatos, conventos, mosteiros, etc. Se houver mais de um chefe ou diretor, em caso de dissenso, prevalece a negativa. Em se tratando de residncia familiar, compete aos cnjuges a titularidade do direito de proibio, sobrepondo-se vontade dos filhos.
No

segundo,

pertence do

todos A

os

moradores

direito entrar

de ou

incluso/excluso

domiclio.

autorizao

para

permanecer nas reas comuns de uma repblica estudantil, por exemplo, pode provir de qualquer morador. Em caso de dissenso, prevalece a vontade da maioria. No quatro de cada um, prevalece a vontade individual de cada morador. 4. TIPICIDADE OBJETIVA
A conduta tpica consiste em entrar ou permanecer, clandestina ou

astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tcita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependncias.
Trata-se de tipo misto alternativo, com dois ncleos, a saber: a)

entrar: significa penetrar, invadir, transpor os limites da casa ou de suas dependncias (jardins, quintais, garagens, ptios, etc.); b) permanecer: a recusa em sair do local no qual entrou licitamente, fixando-se no lugar; o no querer sair (ex: aquele que despedido e persiste em ficar na casa, contra a vontade do ex-patro).
Modalidades de Entrada ou Permanncia previstas no tipo: a)

clandestina:

escondidas,

sorrateiramente,

driblando

vigilncia;

b) astuciosa: por meio ardil ou fraude (ex: finge ser empregado da

COELBA);
c) franca: s claras, contra a vontade de quem de direito.

Nas formas clandestina e astuciosa, o dissenso do morador presumido; na franca, pode ele ser expresso ou tcito (ex: porta fechada, alarmes, etc.).
Note-se que, no crime de violao de domiclio, como o dissenso

elementar do tipo, o consentimento do ofendido funciona como excludente da prpria tipicidade. Noutro aspecto, cabe afirmar que, embora o art. 150 do CP utilize a expresso domiclio, aqui ela no se confunde com o domiclio civil (local onde a pessoa estabelece sua residncia com nimo definitivo ou o centro de suas ocupaes habituais), abrangendo todo lugar de habitao ou atividade privada.
O termo casa se trata de elemento normativo do tipo, cuja

definio se extrai dos 4 e 5 do CP. Refere-se a todo e qualquer espao delimitado que algum habite, ainda que de ocupao transitria ou espordica (ex: casa de veraneio), e suas dependncias.
indispensvel que se trate de um local reservado. Desnecessrio

que se trate de construo fixa ao solo, podendo consistir em estrutura mvel, a exemplo de trailer, barco, iate, carro, etc.
O inciso II refere-se a aposento ocupado de habitao coletiva, a

exemplo de quarto de hotel, cabina de trem, barraca de camping, quarto de motel ocupado, etc., no abrangendo tal proteo, obviamente, s reas comuns destes locais.
Inclui-se no conceito de casa, tambm, o compartimento no aberto

ao pblico, onde algum exerce profisso ou atividade (art. 150, 4, III, do CP). Reconhece-se, assim, como sendo inviolvel o local onde algum se dedica sua ocupao habitual, a exemplo de escritrios de advocacia, consultrios, estdios, etc.

O art. 150, 5, por sua vez, exclui do conceito de casa as habitaes

coletivas (hospedaria, estalagem, etc.), salvo o aposento ocupado, bem como bares, casa de jogo (fliperamas), restaurantes, danceterias, etc. 5. ELEMENTO SUBJETIVO
O elemento subjetivo constante no art. 150 do CP o dolo,

consubstanciando-se no propsito de entrar ou permanecer no domiclio de outrem contra a sua vontade.


No se admite a modalidade culposa.

6. CONSUMAO E TENTATIVA
Trata-se de crime de mera conduta. Consuma-se o delito com a

transposio efetiva dos limites da casa, ou de suas dependncias, na modalidade entrar, ou no momento em que se recusa a sair, na modalidade permanecer.
admissvel a tentativa, por se tratar de crime plurissubsistente, de

iter criminis fracionado. Ex: algum preso em flagrante quando escalava o muro da casa; o agente expulso logo aps se recusar a sair de determinado local, etc.). 7. FORMAS QUALIFICADAS (ART. 150, 1)
A pena passa a ser de 06 meses a 02 anos, alm da pena concernente

violncia, quando a violao de domiclio praticada:


a) durante noite: o conceito de noite refere-se ausncia de luz

solar. Assim, compreende o perodo entre o completo pr-do-sol e o seu nascer (aurora);
b) em lugar ermo: o local habitualmente isolado, deserto, pouco

explorado, em que existe considervel distncia entre os vizinhos mais prximos. Afasta-se esta qualificadora se o local est acidentalmente ermo;

c) com o emprego de violncia: a violncia pode ser contra a coisa

(arrombar a porta) ou contra a pessoa. No se serve a grave ameaa;


d) com o emprego de arma: pode ser prpria (revlver) ou

imprpria (faca);
e) por duas ou mais pessoas: concurso de pessoas. Se da violncia resultar leso corporal leve, grave ou gravssima,

somam-se as penas dos delitos. (Ex: agride a vtima para que possa entrar em sua casa).
Por outro lado, se a violao de domiclio for praticada como meio de

execuo de crime mais grave, com violncia (homicdio, leso corporal, estupro, roubo), aquela ficar absorvida por este, face ao princpio da consuno. Da porque se pode afirmar que a violao de domiclio delito de natureza subsidiria. 8. CAUSA DE AUMENTO DE PENA (ART. 150, 2)
Aumenta-se a pena em 1/3 (um tero) se o crime for praticado por

funcionrio pblico, fora dos casos legais, ou com inobservncia das formalidades legais, ou com abuso de poder. Para a doutrina majoritria, esta causa de aumento no deve incidir, por se tratar de crime previsto em legislao especial, qual seja, abuso de autoridade (art. 3, b, da Lei 4.898/65). 9. EXCLUDENTES DE ILICITUDE (ART. 150, 3) Trata-se de excludentes de ilicitude especficas, embora

desnecessrias. O que est mencionado neste pargrafo j se encontra abrangido pelo art. 23, III, do CP (estrito cumprimento do dever legal) e pelo art. 5, XI, da CF.
I) durante o dia (das 6 s 20 horas art. 172 do CPC), com

observncia de todas as formalidades legais, para efetuar priso ou outra diligncia, a exemplo de busca e apreenso domiciliar, despejo, etc..

II)

A qualquer hora do dia ou da noite, quando algum crime est

sendo ali praticado ou na iminncia de o ser. 10. AO PENAL


A ao penal pblica incondicionada.

9. SITUAES ESPECIAIS a) Empregada domstica que deixa o amante ou o marido entrar em casa. crime, pois o sujeito passivo quem tem a titularidade do direito de admisso ou expulso de algum de casa (Nesse caso: marido e mulher. O filho, s subsidiariamente). b) O filho no comete crime de violao de domiclio contra o pai. c) Em caso de conflito entre marido e mulher, prevalece o no entrar. Preserva-se assim de certa forma a harmonia domstica. d) E se a mulher leva o amante para sua casa, no h crime. que o consentimento expresso da mulher prevalece sobre o consentimento tcito do marido. e) o pai no comete o crime por entrar no quarto da empregada ou do filho. f) Caso o dono da casa (morador) subloque um quarto para terceiro e resolva adentra-lo, crime. g)Pode haver tambm erro de tipo, quando a pessoa desconhece o dissenso da vtima.

S-ar putea să vă placă și