Sunteți pe pagina 1din 6

Capacitncia e Indutncia Introduo Circuito RC Considere o circuito representado na Figura 1 com a chave S na posio intermediria entre A e B e o capacitor inicialmente

descarregado. Se a chave S for fechada em A, a fonte E alimentar o circuito com uma corrente I, at que a tenso entre as placas do capacitor seja igual ao valor da fora eletromotriz da fonte (Vab = ) .

Figura 1 Enquanto houver corrente no circuito, as cargas se acumularo nas placas do capacitor. De acordo com a definio da capacitncia C de um capacitor, em cada instante essa carga ser dada por q = CVab em que Vab a tenso entre as placas naquele instante. Identifique, no circuito, o sinal da carga em cada uma das placas do capacitor.

(1)

Estando a chave ligada em A, enquanto o capacitor estiver carregando, uma anlise das quedas e elevaes de potencial nos elementos do circuito leva equao. q C

= iR +

(2)

Como i = dq dt , essa equao pode ser escrita na forma

dq q R+ dt C

ou

dq q + = dt RC R

(3)

Essa equao uma equao diferencial, j que ela envolve a derivada da varivel q. Mostre que, se a carga q varia no tempo de acordo com uma funo do tipo q (t ) = C (1 e
t RC

),

(4)

a equao acima soluo para a equao diferencial. Se a chave estiver na posio B, a fonte deixa de alimentar o circuito, e os eltrons da placa negativa do capacitor fluem para a placa positiva, criando, no circuito, uma corrente de sentido contrrio quela do processo de carga. Nessa situao o capacitor est em processo de descarga. Fazendo uma anlise das quedas e elevaes de potencial nos elementos, chegamos que a variao da tenso nos terminais do capacitor pode ser escrita como

V (t ) = V e 0

RC ,

(5)

Em que V0 a tenso no capacitor no instante em que ele comea a descarregar ( t = 0 ). O tempo de descarga ou de carga correspondente a t = RC chamado de constante de tempo capacitiva do circuito e , geralmente, representado por c.

Mostre que para esse tempo, num processo de descarga, a tenso do capacitor cai para 0,37 de seu valor inicial. Mostre que RC tem unidade de tempo.

Circuito RL Considere o circuito representado na Figura 2 com a chave S na posio intermediria entre A e B e o indutor inicialmente descarregado. Se a chave S for fechada em A, a fonte E alimentar o circuito com uma corrente I, at a bobina ficar carregada e sua tenso ser praticamente nula.

Figura 2 Circuito contendo uma fonte de tenso, um resistor e um indutor. O resistor R considerado como a resistncia interna da bobina! O indutor quando percorrido por uma corrente eltrica produz um campo magntico, campo este que cria um fluxo magntico concatenado dentro da bobina (). Por definio, a indutncia L a razo entre o fluxo concatenado e a corrente: L=/I (6)

Autoindutncia a propriedade de um indutor de gerar uma fora eletromotriz () sobre ele prprio quando submetido a uma corrente eltrica varivel. Essa fora eletromotriz induzida ser contrria (sinal negativo) variao de corrente de modo a manter o fluxo de campo magntico. Ela dada por:

= L

dI dt

(7)

Ao se ligar a chave em A, o indutor se comportar como uma chave aberta, pois ele estar submetido a uma mxima variao de corrente e, portanto, haver uma queda de tenso mxima nesse instante. Nesse instante a equao de anlise das tenses nos elementos ser: dI dt

= RI + L

ou

RI dI = + L L dt

(8)

Essa equao tem a mesma forma da equao (4) de carga do capacitor, que uma equao diferencial, e sua soluo tambm semelhante, sendo:

I (t ) =

(1 e ( R / L ) t ) R

(9)

Estando o indutor carregado, a corrente atinge o estado de saturao. Nesse instante fecha-se a chave S em B, interrompendo a alimentao do circuito e iniciando o processo de descarga. Assim, a energia armazenada no indutor ser dissipada no resistor, atravs de uma corrente de sentido contrrio quela do processo de carga. Fazendo-se =0 na equao (8), obtm-se a equao da descarga do indutor. RI dI + L dt

0= Cuja soluo

I (t ) =

( R / L)t e R

(10)

O tempo de descarga ou carga corresponde a t=L/R e chamado de constante de tempo indutiva do circuito ( L ).

Parte Experimental Objetivos Obter curvas de descarga de um capacitor em um circuito RC e de aumento da corrente de um circuito RL.

Determinar a constante de tempo capacitiva (RC) e determinar a indutncia do indutor (RL).

Material utilizado Computador com interface para aquisio de dados. Sensor de tenso e corrente. Fios. Capacitor, indutor, ncleo de ferro e resistores. Fonte de tenso.

Procedimentos Parte 1 RC Monte o circuito RC representado na figura 1. Coloque a fonte na tenso mnima e coloque a chave na posio A de maneira a carregar o capacitor (Ateno: caso seja utilizado um capacitor eletroltico ligue-o com a polaridade correta).

Entre no programa Datastudio e procure se familiarizar com a interface do software. Configure no Datastudio a freqncia de aquisio de dados conforme a constante de tempo do circuito. Para se medir a tenso no capacitor, deve-se utilizar os cabos que j esto conectados no sensor, conectando-os em paralelo com o capacitor. Ajuste a tenso da fonte para 5V.

Depois que o capacitor estiver carregado mude a chave para a posio B e inicie a aquisio de dados. Trace o grfico com a curva de descarga V versus t e faa um ajuste de curva exponencial de acordo com a equao 5. A partir dos dados obtidos no ajuste, calcule a constante de tempo capacitiva e sua respectiva incerteza. Compare o valor experimental com o valor terico.

Parte 2 RL Monte o circuito RL representado na figura 2. Lembre-se de inserir o ncleo de ferro no vo interno do indutor. Estando a fonte desligada, ajuste-a para 5V.

Configure no Datastudio a freqncia de aquisio de dados conforme a constante de tempo do circuito. Para se medir a corrente no indutor, deve-se conectar dois cabos na entrada Current do sensor, lembrando-se que o sensor deve estar em srie com o indutor. Inicie a aquisio de dados e, logo em seguida, vire a chave para a posio A. Trace o grfico com a curva do aumento da corrente no indutor I versus t e faa um ajuste de curva exponencial de acordo com a equao 9. A partir dos dados obtidos no ajuste, calcule a indutncia com sua respectiva incerteza. Compare o valor da indutncia obtido a partir do ajuste experimental com o valor nominal (caso esteja disponvel) ou com o valor obtido a partir da medio com um multmetro.

S-ar putea să vă placă și