Sunteți pe pagina 1din 5

ANATOMIA DO DORSO

Coluna Vertebral
Curvaturas Na coluna vertebral podemos verificar a existncia de quatro curvaturas a saber: Cervical; Torcica; Lombar; e Sacral. As curvaturas torcica e sacral so cncavas anteriormente e as curvaturas cervical e lombar so cncavas posteriormente. As curvaturas torcica e sacral so denominadas curvaturas primrias por se formarem durante o perodo fetal. J as curvaturas cervical e lombar s so evidentes aps o nascimento sendo portanto denominadas curvaturas secundrias. A curvatura cervical acentuada quando a cabea est ereta; A curvatura torcica permanente qualquer que seja a posio; A curvatura lombar geralmente mais acentuada em mulheres; A curvatura sacral permanente e diferente em homens e mulheres sendo menos curvo nas ltimas aumentando o tamanho da abertura da pelve. Diferena entre as vrtebras A vrtebra tipicamente composta por um corpo vertebral, um arco vertebral contendo um forame vertebral por onde passa a medula espinhal e sete processos vertebrais (espinhosos, transversos e articulares). As vrtebras cervicais so menores formando o esqueleto sseo do pescoo. Possui o forame transverso oval ou forame do processo transverso. Em C7 esses forames so menores ou inexistentes. Por eles passam as artrias vertebrais. As vrtebras cervicais possuem as caractersticas de vrtebras cervicais tpicas com exceo e C1 e C2. C1 ou Atlas um osso em forma de anel e sustenta o crnio. Seus processos articulares articulam-se com os cndilos occipitais. O atlas no possui processo espinhoso, nem corpo. C2 ou Axis a mais forte vrtebra cervical. Possui duas superfcies planas de articulao onde gira o Atlas. Sua principal caracterstica um dente projetado para cima a partir do corpo. As vrtebras torcicas diferem das demais por possuir faces costais para articulao com as costelas. H uma ou mais faces em cada lado do corpo. Nos processos transversos h faces para articulao com os tubrculos costais. Seus processos espinhosos so longos e delgados. As vrtebras de T4 a T8 so tpicas. De T1 a T4 existem algumas caractersticas de vrtebras cervicais. E as vrtebras de T9 a T12 possuem tubrculos semelhantes s vrtebras lombares. As vrtebras lombares tm processos espinhosos visveis com a flexo da coluna. Possuem corpos macios e ausncia de fveas costais. Seus corpos tm forma de rim e seus forames vertebrais variam de ovais a triangulares. A maior de todas as vrtebras, L5 a responsvel pelo ngulo lombossacral.

Articulaes
Articulaes dos corpos vertebrais (intercorpovertebral)

As articulaos intercorpovertebral so articulaes cartilaginosas secundrias (snfises) para suportar o peso do corpo. As superfcies articulares das vrtebras, recobertas por cartilagem, so conectadas por um disco intervertebral fibrocartilaginoso e por ligamentos. Discos intervertebrais proporcionam fixao mais forte entre os corpos das vrtebras. Os corpos vertebrais so unidos tambm por ligamentos longitudinais. Na regio torcica os discos so mais delgados enquanto nas regies cervical e lombar so mais espessos na frente. Esse espessamento tem relao com a curvatura de cada regio. Articulaes entre os arcos vertebrais (zigoapofisrias) As articulaes zigoapofisrias so articulaes sinoviais que ocorrentes entre os processos articulares inferiores de uma vrtebra superior e os articulares superiores de uma vrtebra inferior. So articulaes planas. So circundadas por uma cpsula articular frouxa que se fixa s bordas articulares dos processos. As cpsulas fibrosas so mais longas e frouxas na regio cervical do que nas torcica e lombar, o que proporciona maior movimento de flexo na primeira regio. Essas articulaes permitem movimentos de deslizamento. Controlam extenso, flexo e rotao das vrtebras cervicais e lombares adjacentes. Articulaes entre o Crnio e o Atlas (atlanto-occipitais As articulaes atlanto-occipitais so as articulaes entre C1 e os cndilos occipitais que permitem movimento de flexo e extenso do pescoo. So articulaes sinoviais do tipo condilide, revestidas por cpsulas articulares frouxas. O crnio e C1 contactam-se tambm atravs dea membranas atlantooccipitais anteriores e posteriores (dos arcos de C1 at as bordas do forame magno). Essa membrana evita hiperflexo ou hiperextenso do pescoo. Articulaes entre o Atlas e o xis (atlanto-axiais As articulaes atlantoaxiais so articulaes sinoviais entre C1 e C2 sendo duas laterais e uma mediana. Permitem movimentos de rotao. Durante esse movimento o dente de C2 mantido em um anel formado pelo arco anterior do atlas e o ligamento transverso. A articulao do dente de C2 com C1 uma articulao trocide.

Ligamentos:
Ligamento longitudinal anterior O ligamento longitudinal anterior uma faixa fibrosa larga e forte que recobre as faces anteriores dos corpos vertebrais e discos intervertebrais. mais espesso em nvel dos discos intervertebrais e vai de C1 at o sacro. Mantm a estabilidade das articulaes intercorpovertebrais e evita a hiperextenso da coluna vertebral. Ligamento longitudinal posterior O ligamento longitudinal posterior uma faixa mais estreita e mais fraca que o ligamento longitudinal anterior. Est na face posterior dos corpos vertebrais, dentro do canal vertebral. mais largo nas regies torcica e lombar. Fixa-se aos discos intervertebrais e s bordas posteriores dos corpos vertebrais estendendo-se de C2 at o sacro. Evita a hiperflexo da coluna vertebral e a protruso posterior do ncleo pulposo do disco.

Msculos

Os msculos superficiais do dorso (trapzio e grande dorsal) conectam os membros superiores ao tronco e esto relacionados com os movimentos desses membros. A tabela a seguir mostra suas funes principais. O Msculo Trapzio: Origem: Tero medial da linha nucal. Tber occipital e processos espinhosos de C7 a T12 Insero: Tero lateral da clavcula, acrmio e espinha da escpula Funo: Eleva, retrai e roda a escpula. As fibras superiores elevam, as mdias retraem e as inferiores deprimem a escpula. Roda a escpula Msculo Grande Dorsal: Origem: Processo espinhosos de T6 a T12, crista ilaca e 3 a 4 costelas inferiores Insero: Assoalho do sulco intertubercular do mero Funo: Estende, aduz e roda medialmente o mero; levanta o corpo durante a escalada Msculo Levantador da Escpula: Origem: Tubrculos post. dos processos transversos das vrtebras C1 a C4 Insero: Parte superior da borda medial da escpula Funo: Eleva a escpula e inclina sua cavidade glenide para baixo atravs da rotao da escpula Msculos Rombides Maior e Menor: Origem: Menor: ligamento da nuca e processos espinhosos de C7 e T1 - superior ao maior Maior: processos espinhosos de T2 a T5 Insero: Borda medial da escpula a partir do nvel da espinha at o ngulo inferior Funo: Retrai a escpula e roda para abaixar a cavidade glenide; fixa a escpula parede torcica.

Os msculos extrnsecos so compostos pelos msculos superficiais e intermedirios do dorso. Os msculos intermedirios do dorso (serrtil posterior e levantadores das costelas) so os msculos respiratrios superficiais. Existem dois msculos serrteis posteriores. Um superior que elevas as quatro costelas superiores e os inferior que abaixa as costelas inferiores evitando que sejam puxadas pelo diafragma. Os msculos levantadores das costelas tm forma de leque e so em nmero de doze. Elevam as costelas. Os msculos intrnsecos so os msculos profundos do dorso. So divididos em trs camadas: superficial, intermdia e profunda. Camada Superficial de Msculos Intrnsecos ou Profundos do Dorso: Msculo Esplnio do Pescoo e da Cabea:

Origem: Metade inferior do ligamento da nuca e processos espinhosos de T1 a T6 Insero: Esplnio da cabea: face lateral do processo mastide. Esplnio do pescoo: tubrculos posteriores dos proc. transversos de C1 a C4.

Funo: Isoladamente: fletem e rodam a cabea para o mesmo lado. Em conjunto: estendem a cabea e o pescoo. Camada Intermdia de Msculos Intrnsecos ou Profundos do Dorso - M. Eretor da Espinha Msculo Iliocostal (Poro lateral do m. eretor da espinha): Divises: parte lombar; parte torcica; parte cervical Origem: Origem comum - parte posterior da crista ilaca. Insero: ngulos das costelas Funo: Unilateral: Flete lateralmente a cabea ou a coluna. Bilateral: estendem a cabea e parte ou toda a coluna. Msculo Longussimo (Poro intermdia do m. eretor da espinha): Divises: torcico; do pescoo; da cabea Origem: Origem comum Insero: Processos transversos das vrtebras torcicas e cervicais alm do processo mastide Funo: Unilateral: Flete lateralmente a cabea ou a coluna. Bilateral: estendem a cabea e parte ou toda a coluna. Msculo Espinhal (Poro medial do m. eretor da espinha): Divises: do trax; do pescoo; da cabea Origem: Origem comum Insero: Processos espinhosos da regio lombar superior e torcica inferior Funo: Unilateral: Flete lateralmente a cabea ou a coluna. Bilateral: estendem a cabea e parte ou toda a coluna. Camada Profunda de Msculos Intrnsecos ou profundos do Dorso Msculo Semi-Espinhal Divises: do trax; do pescoo; da cabea Origem: Processos trans-versos de T1 a T6 Insero: Metade medial da rea entre as linhas nucais superior e inferior do osso occipital Funo: Bilateralmente: estendem as regies cervical e torcica da coluna. Unilateralmente rodam essas regies para o lado oposto Msculo Multfido Origem: Arcos vertebrais Insero: Processos transversos Funo: Bilateralmente: estendem o tronco e estabilizam a coluna Unilateralmente: flete o tronco lateralmente rodando-o para o lado oposto.

Anatomia de Superfcie
Os processos espinhosos das vrtebras mveis so facilmente palpveis. Atrs de C1 h uma concavidade discreta. Os processos espinhosos de C3 a C5 no so facilmente palpveis por serem curtos e profundos. C6 facilmente palpavel. C7 denominada vrtebra proeminente. Com o pescoo fletido facilmente observvel. Os processos espinhosos torcicos so palpados com facilidade no sulco mediano entre as salincias formadas pelos mm. eretores da espinha.

O sulco mediano mais profundo na regio toracolombar desaparecendo onde o sacro forma uma massa triangular rgida. Os ngulos superiores desse trgono sacral esto localizados acima das espinhas ilacas postero-superiores. O ngulo inferior est sobre o proc. espinhoso de S3. Abaixo da crista sacral mediana est o sulco interglteo.

A apalpa-se facilmente o hiato sacral. De T4 a T12 os processos espinhosos situam-se sobre o corpo da vrtebra inferior. Sua base adjacente costela referente prxima vrtebra e sua extremidade situa-se em nvel da segunda vrtebra abaixo.

Estratigrafia do dorso
Pele Tela subcutnea - fscia superficial Fscia profunda Msculos extrnsecos do dorso Fscia toracolombar Msculos intrnsecos do dorso Coluna vertebral e caixa torcica No cadver dissecado possvel observar: Dorso - msculo trapzio - msculo grande dorsal - msculo rombide maior - trgono da auscuta - msculo infraespinhal - tela subcutnia - msculo longo do trax - espinha da escpula - msculo trapzio (seccionado) - msculo grande dorsal - nervo intercostal - msculo redondo maior - msculo infraespinhal - msculo longo do trax possvel observar tambm na regio lombar: - tela subcutnea - aponeurose lombar - msculo grande dorsal - msculo oblquo externo - msculo glteo mximo - crista ilaca - trgono lombar

S-ar putea să vă placă și