Sunteți pe pagina 1din 1

Elementos de concreto armado: Aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderncia entre concreto e armadura e nos quais no se aplicam

alongamentos iniciais das armaduras antes da materializao dessa aderncia. 1.1.1 Condies gerais As estruturas de concreto devem atender aos requisitos mnimos de qualidade classificados em 1.1.2, durante sua construo e servio, e aos requisitos adicionais estabelecidos em conjunto entre o autor do projeto estrutural e o contratante. 1.1.2 Classificao dos requisitos de qualidade da estrutura Os requisitos da qualidade de uma estrutura de concreto so classificados, para efeito desta Norma, em trs grupos distintos,relacionados em 1.1.2.1 a 1.1.2.3. 1.1.2.1 Capacidade resistente Consiste basicamente na segurana ruptura 1.1.2.2 Desempenho em servio Consiste na capacidade da estrutura manter-se em condies plenas de utilizao, no devendo apresentar danos que comprometam em parte ou totalmente o uso para o qual foi projetada. 1.1.2.3 Durabilidade Consiste na capacidade da estrutura resistir s influncias ambientais previstas e definidas em conjunto pelo autor do projeto estrutural e o contratante, no incio dos trabalhos de elaborao do projeto. 1.2 Requisitos de qualidade do projeto 1.2.1 Qualidade da soluo adotada A soluo estrutural adotada em projeto deve atender aos requisitos de qualidade estabelecidos nas normas tcnicas, relativos capacidade resistente, ao desempenho em servio e durabilidade da estrutura. A qualidade da soluo adotada deve ainda considerar as condies arquitetnicas, funcionais, construtivas estruturais, de integrao com os demais projetos (eltrico, hidrulico, ar condicionado e outros) explicitadas pelos responsveis tcnicos de cada especialidade com a anuncia do contratante. 1.2.2 Condies impostas ao projeto 1.2.2.1 Todas as condies impostas ao projeto, descritas de 1.2.2.2 a 1.2.2.6, devem ser estabelecidas previamente e de comum acordo entre o autor do projeto estrutural e o contratante. 1.2.2.2 Para atender aos requisitos de qualidade impostos s estruturas de concreto, o projeto deve atender a todos os requisitos estabelecidos nesta Norma e em outras complementares e especiais, conforme o caso. 1.2.2.3 As exigncias relativas capacidade resistente e ao desempenho em servio deixam de ser satisfeitas, quando so ultrapassados os respectivos estados limites. 1.2.2.4 As exigncias de durabilidade deixam de ser atendidas quando no so observados os critrios de projeto definidos na seo 7 desta Norma. 1.2.2.5 Para tipos especiais de estruturas, devem ser atendidas exigncias particulares estabelecidas em Normas Brasileiras especficas.
NOTA - Exigncias particulares podem, por exemplo, consistir em resistncia a exploses, ao impacto, aos sismos, ou ainda relativas estanqueidade, ao isolamento trmico ou acstico.

1.2.2.6 Exigncias suplementares podem ser fixadas em projeto. 1.2.3 Documentao da soluo adotada 1.2.3.1 O produto final do projeto estrutural constitudo por desenhos, especificaes e critrios de projeto. As especificaes e os critrios de projeto podem constar dos prprios desenhos ou constituir documento separado. 1.2.3.2 Os documentos relacionados em 1.2.3.1 devem conter informaes claras, corretas, consistentes entre si e com as exigncias estabelecidas nesta Norma. 1.2.3.3 O projeto estrutural deve proporcionar as informaes necessrias para a execuo da estrutura. 1.2.3.4 Com o objetivo de garantir a qualidade da execuo de uma obra, com base em um determinado projeto, medidas preventivas devem ser tomadas desde o incio dos trabalhos. Essas medidas devem englobar a discusso e aprovao das decises tomadas, a distribuio dessas e outras informaes pelos elementos pertinentes da equipe multidisciplinar e a programao coerente das atividades, respeitando as regras lgicas de precedncia. 1.3 Avaliao da conformidade do projeto 1.3.1 Dependendo do porte da obra, a avaliao da conformidade do projeto deve ser requerida e contratada pelo contratante, a um profissional habilitado, devendo ser registrada em documento especfico que acompanha a documentao do projeto citada em 1.2.3. 1.3.2 A avaliao da conformidade do projeto deve ser realizada antes da fase de construo e, de preferncia, simultaneamente com a fase de projeto, como condio essencial para que seus resultados se tornem efetivos e conseqentes.

1.3.3 A seo 25 estabelece os critrios de aceitao e os procedimentos corretivos quando necessrios.

S-ar putea să vă placă și