Sunteți pe pagina 1din 36

FRANCISCO SRGIO FORTALEZA DE AQUINO

Apostila
PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTEIRO

FISCAL DE TRIBUTOS MUNICIPAIS

Lei tributri. Fto gerdor. Bse de clculo. Alquot.


Lei tributria O art. 96 do Cdigo Tributario Nacional trata da legislao tributaria, elencando suas espcies. Art. 96. A expresso "legislao tributria" compreende as leis, os tratados e as convenes internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relaes jurdicas a eles pertinentes. Assim a legislao tributaria compreende: As Leis Os Tratados e as convenes internacionais Os decretos As Normas complementares A lei um instrumento normativo que pode ser analisada no sentido formal e no sentido material. No sentido formal, lei o ato jurdico produzido pelo Poder constitucionalmente competente para o exerccio da funo legislativa: o Legislativo. No sentido material, lei o ato jurdico normativo que contenha uma regra de direito objetivo. Assim, a expresso legislao retrata a lei no sentido amplo, comportando a lei em sentido restrito, os tratados e as convenes internacionais, os decretos e as normas complementares. So tambm considerados como integrantes da legislao tributria, as medidas provisrias, os decretos legislativos e as resolues do Senado. A lei ordinria difere da lei complementar pelos aspectos material e formal dessa ltima. A lei complementar, no seu aspecto material, disciplina as matrias expressamente apontadas pela Constituio. Formalmente, exige-se que a lei complementar tenha maioria absoluta (art. 69 da Constituio) para a sua aprovao. O Art. 75 da Lei Orgnica do Municpio de Monteiro, determina que o Cdigo Tributrio do Municpio ser disciplinado atravs de Lei Complementar o qual constar em seu texto normas de cadastramento, fiscalizao, base de clculos, crditos, isenes e preos. Lei orgnica do Municpio de Monteiro CAPTULO IV DOS TRIBUTOS MUNICIPAIS Art. 74 - Compete ao Municpio instituir os seguintes tributos: I - Impostos sobre: a) propriedade predial e territorial urbana;

b) transmisso inter-vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou a cesso fsica, e de direitos reais sobre imveis exceto os de garantia, bem como cesso de direitos e sua aquisio; c) vendas e varejo de combustveis lquidos e gasosos, exceto leo diesel; gs butano e querosene; d) servios de qualquer natureza, definidos em lei complementar; II - Taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao efetiva ou potencial de servios pblicos especficos ou divisveis, prestados ao contribuinte ou postos sua disposio; III - Contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas; Art. 75 - Lei Complementar disciplinar o Cdigo Tributrio do Municpio, com normas de: cadastramento, fiscalizao, base de clculos, crditos, isenes e preos. Art. 76 - A concesso de iseno e de anistia de tributos municipais depender de autorizao legislativa, aprovada por 2/3 (dois teros) dos membros da Cmara.

Cuidado!
O Imposto sobre Vendas a Varejo de Combustveis Lquidos e Gasosos (IVVC) previsto no
art. 74, I, c na Lei Orgnica do Municpio do Monteiro, era um imposto municipal, ou seja, somente os municpios tinham competncia para institu-lo (Art.156, III, da Constituio Federal). O IVVC estava previsto na redao original da Constituio de 1988, mas foi extinto pela Emenda Constitucional n 3, de 1993. O IVVC tinha como fato gerador a venda, a varejo, de combustveis lquidos ou gasosos, exceto vendas de leo diesel e gs liquefeito para uso domiciliar. Os contribuintes do imposto eram as pessoas fsicas ou pessoas jurdicas que vendiam combustveis lquidos ou gasosos a varejo. A alquota utilizada era estabelecida pelo legislador municipal, mas no poderia ser superior a trs por cento. A base de clculo era o preo de venda, a varejo, dos combustveis lquidos ou gasosos. A funo do IVVC era tipicamente fiscal. Sua finalidade era a obteno de recursos financeiros para os municpios.
Resumo

Tributos Municipais

Impostos

Taxas

Contribuio de Melhoria

IMPOSTOS 1. IPTU 2. ITBI 3. ISS

TAXAS em razo do exerccio do poder de polcia ou

pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio;

CONTRIBUIO DE MELHORIA decorrente de obras pblicas.

O Cdigo Tributrio de Monteiro quanto a legislao tributria do municpio, tratado no art. 2 do citado Cdigo, in verbis: Art. 2o A legislao tributria do Municpio de Monteiro compreende as leis, os decretos e as normas complementares que versam, no todo ou em parte, sobre os tributos de sua competncia e as relaes jurdicas a eles pertinentes. Pargrafo nico. So normas complementares das leis e dos decretos: I - os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas, tais como portarias, circulares, instrues, avisos e ordens de servio, expedidas pelo Secretrio da Administrao e Finanas e Diretores dos rgos administrativos, encarregados da aplicao da lei; II - as decises dos rgos singulares ou coletivos de jurisdio administrativa a que a lei atribua eficcia normativa; III - os convnios celebrados pelo Municpio de Monteiro com a Unio, o Estado, o Distrito Federal ou outros Municpios.

Assim, a legislao tributaria que trata no todo ou em parte sobre tributos e as relaes jurdicas a eles pertinentes, compreende as leis, os decretos e as normas complementares. As normas complementares, como o nome indica, complementam as leis e os decretos, cujas espcies so: Portarias Circulares

Instrues normativas Avisos Ordens de servios As decises administrativas de rgos julgadores com eficcia normativa Convnios

Para a aplicao da Lei Tributria, poder ser regulamentada por decreto, cujo contedo e alcance esto restritas s leis que lhe deram origem.
LEMBRETE!

A lei tributria entra em vigor na data de sua publicao. As leis que tratam de majorao de tributos, definir novas hipteses de incidncia e extinguir ou reduzir isenes s produziro, ou seja, s entram em vigor no dia 1 de janeiro do exerccio subsequente.

Fato gerador
Fato gerador a hiptese definida em lei como necessria e suficiente para o surgimento da obrigao tributria, esta a definio do art. 114 do CTN. Por sua vez, o artigo 115 diz que fato gerador da obrigao acessria a hiptese que, na forma da legislao aplicvel, impe a prtica ou a absteno de ato que no configure obrigao principal.

Questo de Concurso:
84. O fato gerador da obrigao principal a situao definida (A) na lei como necessria, e suficiente sua ocorrncia. (B) exclusivamente pelo texto constitucional, nos termos das limitaes ao poder de tributar. (C) pelas leis, decretos e norma regulamentares da Administrao Pblica Direta. (D) pelas leis, decretos e norma regulamentares da Administrao Pblica Direta, Indireta e fundacional. CTM: Art. 14. O fato gerador da obrigao tributria principal a situao definida nesta Lei Complementar como necessria e suficiente para justificar o lanamento e a cobrana de cada um dos tributos do Municpio. Art. 15. O fato gerador da obrigao acessria qualquer situao que, na forma da legislao aplicvel, imponha a prtica ou a absteno de ato que no configure obrigao principal. Art. 16. O lanamento do tributo e a definio legal do fato gerador so interpretados independentemente, abstraindo-se: I - a validade jurdica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsveis ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos; II - os efeitos dos fatos efetivamente ocorridos. Art. 17. Salvo disposio em contrrio, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos: I - tratando-se de situao de fato, desde o momento em que se verifiquem as circunstncias materiais necessrias a que produzam os efeitos que normalmente lhe so prprios;

II - tratando-se de situao jurdica, desde o momento em que ela esteja definitivamente constituda, nos termos do direito aplicvel. Comentrios ao art. 16 A validade jurdica independe do ato praticado pelo contribuinte, responsvel ou terceiro e da natureza do seu objeto, em outras palavras um menor paga tributo se auferir renda, um bicheiro paga, a prostituta paga, desde que aufiram renda, estejam comercializando, no interessa a natureza.

Base de clculo
Em Direito tributrio, base de clculo a grandeza econmica sobre a qual se aplica a alquota para calcular a quantia a pagar. Por exemplo, na venda de imveis, a base de clculo do Imposto de Renda a diferena entre o valor da venda e o valor declarado do imvel na declarao anual de renda e patrimnio. No ICMS, a base de clculo geralmente o valor da venda da mercadoria (salvo disposio em contrrio). Em Previdncia Social, base de clculo o salrio benefcio e serve para a fixao dos valores das prestaes asseguradas aos beneficirios. Nada mais do que a mdia aritmtica de todo o perodo contributivo a partir de 1994. Antes desse perodo, se considerar as 80% maiores contribuies, corrigidas ms a ms.

Alquota.
alquota o percentual ou valor fixo que ser aplicado sobre a base de clculo para o clculo do valor de um tributo. A alquota ser um percentual quando a base de clculo for um valor econmico, e ser um valor quando a base de clculo for uma unidade no monetria. As alquotas em percentual so mais comuns em impostos e as alquotas em valor ocorrem mais em tributos como emprstimo compulsrio, taxas e contribuio de melhoria. De acordo com as suas caractersticas, a alquota pode ser classificada em: fixa quantia determinada para todos os contribuintes varivel estipulada de acordo com a base de clculo. Geralmente progressiva (ou seja, alquota positivamente proporcional base de clculo). Quando a alquota zero (geralmente em impostos de alquota varivel), dizemos que h iseno total. o caso do Imposto de Renda, onde a alquota para rendimentos anuais de at R$ 13965 - ou R$ 1163 mensais - era zero (no ano 2005).

Lanamento
um ato administrativo pelo qual a pessoa jurdica de direito pblico (ou seja, vinculada ao Estado) constitui o crdito tributrio, identificando os seguintes elementos: fato gerador

a matria tributria o montante (valor) do tributo devido o sujeito passivo (o contribuinte ou responsvel) eventual penalidade cabvel caso o contribuinte no cumpra a sua responsabilidade tributria

A definio legal de lanamento pode ser encontrada no art. 142 do CTN. Art. 142 - Compete privativamente autoridade administrativa constituir o crdito tributrio pelo lanamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. Pargrafo nico. A atividade administrativa de lanamento vinculada e obrigatria, sob pena de responsabilidade funcional.

ATENO
A atividade administrativa de lanamento realizada pela autoridade fiscal, ela vinculada a lei, ou seja realizada conforme determinao legal e obrigatria. Sob pena de responsabilidade funcional, a autoridade no pode deixar de lanar e uma vez constitudo o crdito, no pode dispens-lo sem expressa autorizao legal. O lanamento se reporta data da ocorrncia do fato gerador da obrigao e regido pela ento lei vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada (art. 41 do CTM). Aplica-se ao lanamento a legislao que, posteriormente ocorrncia do fato gerador da obrigao, tenha institudo novos critrios de apurao ou processos de fiscalizao, ampliando os poderes de investigao das autoridades administrativas, ou outorgado ao crdito maiores garantias ou privilgios, exceto, neste ltimo caso, para efeito de atribuir responsabilidade tributria a terceiros. Se outro prazo no for especificado no CTM, o prazo, contados a partir do recebimento da notificao ser de 20 (vinte) dias: prazo mnimo para pagamento e; mximo para impugnao do lanamento.

A autoridade fiscal poder arbitrar o valor ou preo, quando o clculo do tributo tenha por base, ou tome em considerao o valor ou o preo de bens, direitos, servios ou atos jurdicos, sempre que sejam omissos ou que no meream f as declaraes ou os esclarecimentos prestados, ou os documentos expedidos pelo sujeito passivo ou pelo terceiro legalmente obrigado, ressalvado, em caso de contestao, avaliao contraditria, administrativa ou judicial. facultado ainda Fazenda Pblica Municipal o arbitramento de bases tributrias, quando ocorrer sonegao cujo montante no se possa conhecer exatamente ou em decorrncia de ocorrncia de fato que impossibilite a obteno de dados exatos ou dos elementos necessrios fixao da base de ou alquota do tributo.

A modificao introduzida, de ofcio ou em consequncia de deciso administrativa ou judicial, nos critrios jurdicos adotados pela autoridade administrativa no exerccio do lanamento, somente pode ser efetivada, em relao a um mesmo sujeito passivo, quanto a fato gerador ocorrido posteriormente sua introduo.

Modalidades: por declarao, de ofcio e por homologao, reviso, atualizao de valores imobilirios, recursos contra lanamentos.
Lanamento por Declarao O lanamento por declarao passa obrigatoriamente por trs etapas: declarao autoridade; lanamentos pela autoridade, e; notificao do contribuinte. H atos tanto do sujeito passivo (contribuinte) quanto do ativo (fisco), por isso, tambm conhecido por lanamento misto. A retificao da declarao s poder ser feita entre o seu lanamento pela autoridade e a notificao ao contribuinte. O lanamento por declarao utilizado em impostos de transmisso. No Lanamento misto ou por declarao, o contribuinte deve declarar previamente sua inteno de realizar o negcio jurdico que gera a incidncia do ITCMD ou do ITBI. Somente poder ser realizado mediante o pagamento prvio do tributo. Lanamento por Declarao: ITBI Lanamento de Oficio ou Direto O lanamento direto, de ofcio ou ex officio, a modalidade mais tradicional do direito brasileiro. Nela, o procedimento de lanamento completamente feito pelo sujeito ativo. Sua utilizao frequente em impostos lanados a partir de dados cadastrais, mas vem sendo substitudo por outras formas de constituio. Um exemplo de sua utilizao o IPTU.

Lanamento de Oficio: IPTU Lanamento por homologao O lanamento por homologao a modalidade em que a constituio do crdito feita sem prvio exame da autoridade. O sujeito passivo apura, informa e paga a parcela em dinheiro referente a obrigao tributria. Nos casos de lanamento por homologao, a lei exige o pagamento independentemente de qualquer ato prvio do sujeito ativo. O lanamento por homologao ocorre quando confirmada, pelo sujeito ativo, de forma expressa (por ato formal e privativo do sujeito ativo) ou tcita (consistente no decurso do prazo legal para efetuar-se a homologao expressa e havendo omisso do sujeito ativo em realiz-la), o pagamento efetuado pelo sujeito passivo. Ou seja, ocorrido o fato gerador, o sujeito passivo detm o dever legal de praticar as operaes necessrias determinao do valor da

obrigao tributria, bem como o de recolher o montante apurado, independentemente da prtica de qualquer ato pelo sujeito ativo, ressalvada a possibilidade deste aferir a regularidade do pagamento efetuado. Tecnicamente, deveria haver a homologao pela autoridade administrativa, mas esta no feita expressamente. Prev o artigo 150 do Cdigo Tributrio Nacional que se a lei no fixar prazo para a homologao ele se d em cinco anos a contar da ocorrncia do fato. Se houver problema em alguma etapa do lanamento por homologao, a autoridade proceder um lanamento direto. A utilizao do lanamento por homologao crescente, e podem ser considerados impostos com lanamentos por homologao o ICMS e o IPI. Lanamento por Homologao: ICMS - IPI

Reviso do Lanamento
O lanamento por uma modalidade ou outra, pode ser revisto por iniciativa da autoridade administrativa (de oficio), todavia, apenas nas hipteses prevista em lei, na omisso do declarante, quando houver recusa de insuficincia na declarao e tambm na hiptese de erro, falsidade, dolo, fraude ou simulao (art. 149 CTN), e no houver prescrito o direito da Fazenda Pblica (pargrafo nico do mesmo artigo). Assim dispe o artigo 149: O lanamento efetuado e revisto de ofcio pela autoridade administrativa nos seguintes casos: I quando a lei assim o determine; II quando a declarao no seja prestada, por quem de direito, no prazo e na forma da legislao tributria; III quando a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado declarao nos temos do inciso anterior, deixe de atender, no prazo e na forma da legislao tributria, a pedido de esclarecimento formulado pela autoridade administrativa, recuse-se a prest-lo ou no o preste satisfatoriamente, a juzo daquela autoridade; IV quando se comprove falsidade, erro ou omisso quanto a qualquer elemento definido na legislao tributria como sendo de declarao obrigatria; V quando se comprove omisso ou inexatido, por parte da pessoa legalmente obrigada, no exerccio da atividade a que se refere oi artigo seguinte; VI quando se comprove ao ou omisso do sujeito passivo, ou de terceiro legalmente obrigado, que d lugar aplicao de penalidade pecuniria; VII quando se comprove que o sujeito passivo, ou terceiro em benefcio daquele, agiu com dolo, fraude ou simulao; VIII quando deva ser apreciado fato no conhecido ou no provado por ocasio do lanamento anterior; IX quando se comprove que, no lanamento anterior, ocorreu fraude ou falta funcional da autoridade que o efetuou, ou omisso, pela mesma autoridade, de ato ou formalidade essencial. Conforme se infere da simples leitura do referido artigo, existe taxatividade das hipteses, ou seja, a regra da imutabilidade do lanamento, regra, que somente poder ser alterada pelo disposto em lei e conforme as hipteses nela previstas.

Assim expresso em dispositivo de lei e consolidado pelo Supremo Tribunal Federal na Smula n. 473 do STF, vazada nos seguintes termos: A administrao pode anular seus prprios atos quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em qualquer caso, a apreciao judicial. O Cdigo Tributrio de Monteiro prescreve em seu art. 43: Art. 43. O lanamento regularmente notificado ao sujeito passivo somente pode ser alterado em virtude de: I - impugnao do sujeito passivo; II - recurso de ofcio; III - iniciativa de ofcio da autoridade administrativa, nos casos previstos no art. 51, desta Lei Complementar.

Atualizao de valores imobilirios


A Planta Genrica de Valores Imobilirios serve de base para a apurao do valor venal dos imveis. Essa planta elaborada por uma comisso especialmente designada da qual participaro, entre outros, representantes do rgo de defesa do consumidor, da classe empresarial e dos setores da construo civil e do mercado imobilirio, alm de 1 (um) representante de cada bancada partidria com assento no Poder Legislativo Municipal. A PGVI tem como objetivo ajustar o valor venal dos imveis cadastrados no municpio aproximando-os do valor real de mercado promovendo, por conseguinte, a justia fiscal com a correta distribuio da carga tributria, por meio da mensurao isonmica da base de clculo. Os valores venais que serviro de base de clculo para o lanamento do imposto sero apurados e atualizados anualmente pelo Executivo, na forma em que dispuser a Lei de Diretrizes Oramentrias. No constitui aumento de tributo a atualizao, por ndice oficial, do valor monetrio da base de clculo. Quando houver desapropriao de terrenos, o valor atribudo por metro quadrado da rea remanescente poder ser idntico ao valor estabelecido em juzo, devidamente corrigido, de acordo com a legislao em vigor. Todas e quaisquer alteraes que possam modificar as bases de clculo devero ser comunicadas Administrao Pblica Municipal, sob pena de incorrer o contribuinte, nas sanes previstas nesta Lei Complementar. Para efeito de apurao do valor venal, ser deduzida a rea que for declarada de utilidade pblica para desapropriao pelo Municpio, pelo Estado ou pela Unio.

Recursos contra lanamentos


As reclamaes e os recursos administrativos, ou sejam, a impugnao, a defesa ou o recurso administrativo contra o lanamento constitutivo do crdito tributrio suspendem sua exigibilidade, conforme se constata da simples leitura ocular do art. 56, inciso III, do CTM: Art. 56. Suspendem a exigibilidade do crdito tributrio: I - a moratria; II - o depsito do seu montante integral; III - as reclamaes e os recursos, nos termos deste Cdigo; IV - a concesso de medida liminar em ao de mandado de segurana. Art. 57. O disposto no artigo anterior no dispensa o cumprimento das obrigaes acessrias dependentes da obrigao principal cujo crdito seja suspenso ou dela conseqentes.

Moratria
Art. 58. Constitui moratria a concesso, mediante lei especfica editada pelo Municpio de Monteiro, de novo prazo ao sujeito passivo, aps o vencimento do prazo originalmente assinalado para o pagamento do crdito tributrio. 1o A moratria somente abrange os crditos definitivamente constitudos data da lei ou do despacho que a conceder, ou cujo lanamento j tenha sido iniciado quela data por ato regularmente notificado ao sujeito passivo. 2o A moratria no aproveita os casos de dolo, fraude ou simulao do sujeito passivo ou de terceiro em benefcio daquele. Art. 59. A moratria ser concedida em carter geral ou individual, por despacho da autoridade administrativa competente, desde que autorizada por lei municipal. Pargrafo nico. A lei concessiva da moratria pode circunscrever expressamente a sua aplicabilidade a determinada rea do Municpio ou a determinada classe ou categoria de sujeitos passivos. Art. 60. A concesso da moratria em carter individual no gera direito adquirido e ser revogada de ofcio sempre que se apurar que o beneficiado no satisfez ou deixou de satisfazer as condies ou no cumpriu ou deixou de cumprir os requisitos para concesso do favor, cobrando-se o crdito acrescido de juros e atualizao monetria: I - com imposio de penalidade cabvel, nos casos de dolo ou simulao do beneficiado ou de terceiro em benefcio daquele; II - sem imposio de penalidade, nos demais casos. 1o No caso do inciso I deste artigo, o tempo decorrido entre a concesso da moratria e sua revogao no se computa para efeito da prescrio do direito cobrana do crdito. 2o. No caso do inciso II, do caput deste artigo, a revogao s pode ocorrer antes de prescrito o referido direito. Art. 61. A lei que conceder a moratria especificar, sem prejuzo de outros requisitos: I - o prazo de durao do favor; II - as condies da concesso; III - os tributos alcanados pela moratria;

IV - o nmero de prestaes e seus respectivos vencimentos, dentro do prazo estabelecido, podendo se fixar prazos para cada um dos tributos considerados; V - garantias. Art. 62. Salvo disposio de lei em contrrio, a moratria somente abrange os crditos definitivamente constitudos data da lei ou do despacho que a conceder, ou cujo lanamento j tenha sido efetuado quela data por ato regularmente notificado ao sujeito passivo. Art. 63. A suspenso da exigibilidade do crdito tributrio no dispensa o cumprimento das obrigaes acessrias dependentes da obrigao principal, ou dela decorrentes. Depsito Art. 64. O sujeito passivo poder efetuar o depsito do montante integral ou parcial da obrigao tributria: I - quando preferir o depsito consignao judicial; II - para atribuir efeito suspensivo: a) consulta formulada na forma deste Cdigo; b) a qualquer outro ato por ele impetrado, administrativa ou judicialmente, visando modificao, extino ou excluso total ou parcial da obrigao tributria. Art. 65. A lei municipal poder estabelecer hipteses de obrigatoriedade de depsito prvio: I - para garantia de instncia, na forma prevista nas normas processuais deste Cdigo; II - como garantia a ser oferecida pelo sujeito passivo, nos casos de compensao; III - como concesso por parte do sujeito passivo, nos casos de transao; IV - em quaisquer outras circunstncias nas quais se fizer necessrio resguardar os interesses do Fisco. Art. 66. A importncia a ser depositada corresponder ao valor integral do crdito tributrio apurado: I - pelo Fisco, nos casos de: a) lanamento direto; b) lanamento por declarao; c) alterao ou substituio do lanamento original, qualquer que tenha sido a sua modalidade; d) aplicao de penalidades pecunirias; II - pelo prprio sujeito passivo, nos casos de: a) lanamento por homologao; b) retificao da declarao, nos casos de lanamento por declarao, por iniciativa do prprio declarante; c) confisso espontnea da obrigao, antes do incio de qualquer procedimento fiscal; III - na deciso administrativa desfavorvel, no todo ou em parte, ao sujeito passivo; IV - mediante estimativa ou arbitramento procedido pelo Fisco, sempre que no puder ser determinado o montante integral do crdito tributrio. Art. 67. Considerar-se- suspensa a exigibilidade do crdito tributrio, a partir da data da efetivao do depsito na Tesouraria da Prefeitura, observado o disposto no artigo seguinte.

Art. 68. O depsito poder ser efetuado nas seguintes modalidades: I - em moeda corrente do pas; II - por cheque; III - em ttulos da Dvida Pblica Municipal. Pargrafo nico. O depsito efetuado por cheque somente suspende a exigibilidade do crdito tributrio com o resgate deste pelo sacado. Art. 69. Cabe ao sujeito passivo, por ocasio da efetivao do depsito, especificar qual o crdito tributrio ou a sua parcela, quando este for exigido em prestaes, por ele abrangido. Pargrafo nico. A efetivao do depsito no importa em suspenso de exigibilidade do crdito tributrio: I - quando parcial, das prestaes vincendas em que tenha sido decomposto; II - quando total, de outros crditos referentes ao mesmo ou a outros tributos ou penalidades pecunirias. Cessao do Efeito Suspensivo Art. 70. Cessam os efeitos suspensivos relacionados com a exigibilidade do crdito tributrio: I - pela extino do crdito tributrio, por qualquer das formas previstas neste Cdigo; II - pela excluso do crdito tributrio, por qualquer das formas previstas neste Cdigo; III - pela deciso administrativa desfavorvel, no todo ou em parte; IV - pela cassao da medida liminar concedida em ao de mandado de segurana.

Crdito tributrio exigibilidade, extino, pagamento, decadncia, prescrio, excluso, anistia, cobrana judicial.
Linha do tempo
HI FG OT Lanamento CT

Excluso

Decadncia

Com a existncia da hiptese de incidncia, o contribuinte faz nascer a obrigao tributaria com a ocorrncia do fato gerador. Trs situaes podem ocorrer : O fisco realiza o lanamento, gerando um crdito tributrio. Excluso nos termos do art. 175 do CTN Decadncia nos termos do art. 173 do CT passados 5 anos sem a devida cobrana.

Crdito Tributrio
Representa o direito de crdito da Fazenda Pblica, j devidamente apurado por procedimento administrativo denominado lanamento e, portanto, dotado de certeza, liquidez e exigibilidade, estabelecendo um vnculo jurdico que obriga o contribuinte ou responsvel (sujeito passivo) ao Sujeito Ativo (Estado ou ente parafiscal) ao pagamento do tributo.

O crdito tributrio decorre da ocorrncia do fato gerador descrito em lei tributria ou norma. Para que o Estado possa exigir o crdito tributrio, necessrio que ocorra o fato gerador, e que o Estado individualize e quantifique o valor a ser pago, com o lanamento.

Exigibilidade
Com o lanamento, o crdito se torna exigvel.

Extino
CTM: Art. 71. Extinguem o crdito tributrio: I - o pagamento; II - a compensao; III - a transao; IV - a remisso; V - a prescrio e a decadncia, nos termos do Cdigo Tributrio Nacional; VI - a converso do depsito em renda; VII - o pagamento antecipado e a homologao do lanamento nos termos do disposto no art. 52, desta Lei Complementar; VIII - a deciso administrativa irreformvel, assim entendida a definitiva na rbita administrativa; IX - a deciso judicial transitada em julgado; X - a consignao em pagamento julgada procedente, nos termos da lei. Pagamento: a entrega do valor devido ao sujeito ativo da obrigao tributria. Compensao: ocorre quando duas pessoas por serem, ao mesmo tempo, credoras e devedoras uma da outra podem extinguir suas obrigaes pelo simples encontro de contas. O CTN (art. 170) prev que a compensao deve estar prevista em lei; alm disso, os crditos devem ser lquidos e certos, vencidos ou vincendos. Transao: Ocorrem concesses recprocas entre o sujeito ativo (FISCO) e do sujeito passivo (contribuinte) da obrigao tributria para por fim a uma demanda. Tambm deve ser autorizada por lei. Remisso: perdo total ou parcial do principal vencido. A remisso no aplicada s penalidades por falta de pagamento desse crdito tributrio.Logo, o contribuinte (sujeito passivo ou devedor) ser dispensado de pagar o tributo vencido porm ser obrigado a pagar a multa devida pela ausncia de recolhimento do mesmo. Prescrio: Perda do direito da pretenso de exigibilidade. Prazo de 5 anos. Prazo em que a Fazenda Pblica tem o direito de cobrar judicialmente o contribuinte. Decadncia: Perda do prprio direito. A Fazenda Pblica no pode mais efetuar o lanamento tributrio. Prazo de 5 anos. Converso do Depsito em Renda: Quando o contribuinte perde a ao o valor do depsito convertido em favor da Fazenda Pblica, independentemente de execuo fiscal. Pagamento Antecipado: Quando a fazenda homologa expressa ou tacitamente o pagamento antecipado pelo contribuinte. Ocorre nos lanamentos por homologao. Consignao em pagamento: quando o sujeito da obrigao tributria se prope a pagar e no est conseguindo. Ocorre sempre na esfera judicial, quando a Fazenda pblica se recusa a receber o valor que o contribuinte prope a pagar ou h dvida a quem seria devido o tributo. Deciso Administrativa irreformvel: deciso proferida no mbito dos processos administrativos fiscais (Decreto 70.235/1972). Faz coisa julgada contra o fisco.

Deciso Judicial Transitada em Julgado: O Poder Judicirio reconhece que o crdito tributrio no devido, no h recurso pela fazenda pblica no prazo de lei e a sentena transita em julgado. Dao em pagamento de Bens Imveis: forma de extino do crdito tributrio criada pela LC 104/01. O Contribuinte pode oferecer bens imveis espontaneamente ao Fisco para liquidar seus crditos tributrios.

Pagamento
Art. 72. O pagamento de tributos e rendas municipais efetuado em moeda corrente ou por meio de cheque, dentro dos prazos estabelecidos em lei ou fixados pela Administrao Tributria. 1o O crdito pago por cheque somente se considera extinto com o resgate deste pelo sacado. 2o Todo pagamento de tributo ou de renda municipal dever ser efetuado em rgo arrecadador municipal ou em estabelecimento de crdito autorizado pela Administrao Tributria, sob pena de nulidade. Art. 73. O Poder Executivo poder conceder desconto pela antecipao do pagamento, nas condies que estabelecer o regulamento. Art. 74. Nenhum pagamento de tributo ou penalidade pecuniria ser efetuado sem que se expea o competente documento de arrecadao municipal, na forma estabelecida em regulamento. Art. 75. No caso de expedio fraudulenta de documento de arrecadao municipal, respondero, administrativa, civil e criminalmente todos aqueles, servidores ou no, que houverem subscrito, emitido ou fornecido. Art. 76. facultada Administrao Pblica Municipal a cobrana em conjunto de impostos e taxas, observadas as disposies regulamentares. Art. 77. O contribuinte ou responsvel que deixar de efetuar o pagamento de tributo ou demais crditos fiscais nos prazos regulamentares, ou que for autuado em processo administrativo-fiscal, ou ainda notificado para pagamento em decorrncia de lanamento de ofcio, ficar sujeito aos seguintes acrscimos legais: I - atualizao monetria; II - multa de mora; III - juros de mora; IV - multa de infrao. 1o A atualizao monetria ser calculada mensalmente, em funo da variao do poder aquisitivo da moeda, de acordo com os ndices oficiais da variao nominal da Unidade Fiscal de Referncia (UFIR)1, fixadas pelo governo federal, observado o disposto no art. 3192, desta Lei Complementar. 2o O principal ser atualizado monetariamente mediante aplicao do coeficiente obtido pela diviso do valor nominal reajustado da UFIR3 do ms em que se efetivar o
1

A UFIR deixou de servir de fator de atualizao monetria com a edio da Lei Complementar n 3/2001. 2 O Art. 319 foi revogado pela Lei Complementar n 3/2001. 3 A UFIR deixou de servir de fator de atualizao monetria com a edio da Lei Complementar n 3/2001.

pagamento, pelo valor da mesma UFIR4 vigente no ms fixado para pagamento ou segundo coeficientes aplicveis pelas reparties fiscais da Unio. 3o Entende-se como valor do principal o que corresponde ao dbito, excludas as parcelas relativas atualizao monetria, multa de mora, juros de mora e multa de infrao. 4o A multa de mora calculada sobre o valor do principal atualizado data do seu pagamento, razo de 2% (dois por cento) ao ms ou frao, no podendo o seu percentual acumulado ultrapassar a 50% (cinqenta por cento) do valor do dbito. 5o Os juros de mora sero contados razo de 1% (um por cento) ao ms ou frao, calculados do dia seguinte ao do vencimento sobre o valor do principal atualizado. 6o A multa de infrao ser aplicada quando for apurada ao ou omisso do contribuinte que importe em inobservncia de dispositivo da legislao tributria. 7o No caso de crditos fiscais decorrentes de multas ou de tributos sujeitos homologao, ou ainda quando tenham sua base de clculo fixada em Unidades Fiscais de Referncia (UFIR)5, ser feita a atualizao destes levando-se em conta, para tanto, a data em que os mesmos deveriam ser pagos. 8o No caso de tributos pagos por iniciativa do contribuinte sem lanamento prvio pela repartio competente, ou ainda quando estejam sujeitos a parcelamento, o seu pagamento, sem o adimplemento concomitante, no todo ou em parte dos acrscimos legais a que o mesmo esteja sujeito, essa parte acessria passar a constituir dbito autnomo, sujeito a plena atualizao dos valores e demais acrscimos legais, sob a forma de diferena a ser recolhida de ofcio, por notificao da autoridade administrativa, sem prejuzo das demais sanes cabveis. 9o As disposies deste artigo aplicam-se a quaisquer dbitos fiscais anteriores a esta Lei Complementar, apurados ou no. Art. 78. Se dentro do prazo fixado para pagamento o contribuinte efetuar depsito, na forma regulamentar, da importncia que julgar devida, o crdito fiscal ficar sujeito aos acrscimos legais, at o limite da respectiva importncia depositada. Pargrafo nico. Caso o depsito de que trata este artigo for efetuado fora do prazo, dever o contribuinte pagar, juntamente com o principal, os acrscimos legais j devidos nessa oportunidade. Art. 79. O ajuizamento de crdito fiscal sujeita o devedor ao pagamento do dbito, seus acrscimos legais e demais cominaes legais. Art. 80. O recolhimento de tributos em atraso, motivado por culpa ou dolo de servidor, sujeitar este norma contida no art. 75, deste Cdigo. Art. 81. O pagamento de um crdito no importa em presuno de pagamento: I - quando parcial, das prestaes em que se decomponha; II - quando total, de outros crditos referentes ao mesmo ou a outros tributos. Art. 82. Nenhum pagamento intempestivo de tributo poder ser efetuado sem que o infrator pague, no ato, o que for calculado sob a rubrica de penalidade. Art. 83. A imposio de penalidades no elide o pagamento integral do crdito tributrio.

4 5

idem A UFIR deixou de servir de fator de atualizao monetria com a edio da Lei Complementar n 3/2001.

Art. 84. O contribuinte ter direito restituio total ou parcial do tributo, seja qual for a modalidade de pagamento, nos seguintes casos: I - cobrana ou pagamento espontneo de tributos indevidos ou maior que o devido, em face da legislao tributria municipal ou de natureza e circunstncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido; II - erro na identificao do sujeito passivo, na determinao da alquota aplicvel, no clculo do montante do dbito ou na elaborao ou conferncia de qualquer documento relativo ao pagamento; III - reforma, anulao, revogao ou resciso de deciso condenatria. 1o O pedido de restituio ser instrudo com os documentos originais que comprovem a ilegalidade ou irregularidade do pagamento. 2o Os valores da restituio a que alude o caput deste artigo sero atualizados monetariamente a partir da data do efetivo recolhimento. Art. 85. A restituio de tributos que comportem, por natureza, transferncia do respectivo encargo financeiro somente ser feita a quem prove haver assumido o referido encargo ou, no caso de t-lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a receb-la. Art. 86. A restituio total ou parcial do tributo d lugar devoluo, na mesma proporo, dos juros de mora e das penalidades pecunirias, salvo as infraes de carter formal no prejudicadas pela causa da restituio. Art. 87. O direito de pleitear a restituio total ou parcial do tributo extingue-se com o decurso do prazo de 5 (cinco) anos, contados: I - nas hipteses dos incisos I e II do art. 84, deste Cdigo, da data da extino do crdito tributrio; II - na hiptese do inciso III do art. 84, deste Cdigo, da data em que se tornar definitiva a deciso administrativa ou transitar em julgado a deciso judicial que tenha reformado, anulado, revogado ou rescindido a deciso condenatria. Art. 88. Prescreve em 2 (dois) anos a ao anulatria de deciso administrativa que denegar a restituio. Pargrafo nico. O prazo de prescrio interrompido pelo incio da ao judicial, recomeando o seu curso, por metade, a partir da data da intimao validamente feita ao representante da Fazenda Pblica Municipal. Art. 89. O pedido de restituio ser feito autoridade administrativa atravs de requerimento da parte interessada que apresentar prova do pagamento e as razes da ilegalidade ou irregularidade do crdito. Art. 90. A importncia ser restituda dentro de um prazo mximo de 30 (trinta) dias, a contar da deciso final que defira o pedido. Pargrafo nico. A no restituio no prazo definido neste artigo implicar, a partir de ento, atualizao monetria da quantia em questo e na incidncia de juros no capitalizveis de 1% (um por cento) ao ms sobre o valor atualizado. Art. 91. Somente aps deciso irrecorrvel, favorvel ao contribuinte, no todo ou em parte, sero restitudas, de ofcio, ao impugnante as importncias relativas ao montante do crdito tributrio depositadas na repartio fiscal para efeito de discusso.

Decadncia
Art. 99. O direito de a Fazenda Pblica Municipal constituir o crdito tributrio decai aps 5 (cinco) anos, contados: I - do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento poderia ter sido efetuado; II - da data em que se tornar definitiva a deciso que houver anulado, por vcio formal, o lanamento anteriormente efetuado. Pargrafo nico. O direito a que se refere este artigo se extingue definitivamente com o decurso do prazo nele previsto, contado da data em que tenha sido iniciada a constituio do crdito tributrio, pela notificao ao sujeito passivo de qualquer medida preparatria indispensvel ao lanamento.

Prescrio
Art. 96. A ao para cobrana do crdito tributrio prescreve em 5 (cinco) anos, contados da data de sua constituio definitiva. Art. 97. A prescrio se interrompe: I - pela citao pessoal feita ao devedor; II - pelo protesto feito ao devedor; III - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; IV - por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do dbito pelo devedor; V - durante o prazo da moratria concedida at a sua revogao em caso de dolo ou simulao do beneficirio ou de terceiro por aquele. Art. 98. Ocorrendo a prescrio abrir-se- inqurito administrativo para apurar as responsabilidades, na forma da lei. Pargrafo nico. A autoridade municipal, qualquer que seja seu cargo ou funo e independentemente do vnculo empregatcio ou funcional, responder civil, criminal e administrativamente pela prescrio de dbitos tributveis sob sua responsabilidade, cumprindo-lhe indenizar o Municpio do valor dos dbitos prescritos.

Excluso
Art. 102. Excluem o crdito tributrio: I - a iseno; II - a anistia. Pargrafo nico. A excluso do crdito tributrio no dispensa o cumprimento das obrigaes acessrias dependentes da obrigao principal cujo crdito seja excludo, ou dela conseqentes.

Anistia
Art. 107. A anistia, assim entendidos o perdo das infraes cometidas e a conseqente dispensa dos pagamentos das penalidades pecunirias a elas relativas, abrange exclusivamente as infraes cometidas anteriormente vigncia da lei que a conceder, no se aplicando: I - aos atos praticados com dolo, fraude ou simulao pelo sujeito passivo ou por terceiros em benefcio daquele;

II - aos atos qualificados como crime de sonegao fiscal, nos termos da Lei Federal no 8.137, de 27 de dezembro de 1990, e alteraes posteriores; III - s infraes resultantes do conluio entre duas ou mais pessoas naturais ou jurdicas. Art. 108. A lei que conceder anistia poder faz-lo: I - em carter geral; II - limitadamente: a) s infraes da legislao relativa a determinado tributo; b) s infraes punidas com penalidades pecunirias at determinado montante, conjugadas ou no com penalidades de outra natureza; c) determinada regio do territrio do Municpio, em funo das condies a ela peculiares; d) sob condio do pagamento do tributo no prazo fixado pela lei que a conceder, ou cuja fixao seja atribuda pela lei autoridade administrativa. 1o Quando no concedida em carter geral, a anistia efetivada, em cada ano, por despacho do Prefeito do Municpio, ou autoridade delegada, em requerimento no qual o interessado faa prova do preenchimento das condies e do cumprimento dos requisitos previstos na lei para a sua concesso. 2o O despacho referido neste artigo no gera direito adquirido e ser revogado de ofcio, sempre que se apure que o beneficiado no satisfazia ou deixou de satisfazer as condies ou no cumpria ou deixou de cumprir os requisitos para a concesso do favor, cobrando-se o crdito acrescido de juros de mora, com imposio da penalidade cabvel, nos casos de dolo, fraude ou simulao do beneficirio ou de terceiro em benefcio daquele.

Cobrana judicial.
O Crdito Tributrio no pago vai ser inscrito na divida ativa. A Procuradoria Geral do Municipio nos termos da Lei 6.830/80 promover a ao de cobrana. Lei 6.830/80:

Art. 1 - A execuo judicial para cobrana da Dvida Ativa da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e respectivas autarquias ser regida por esta Lei e, subsidiariamente, pelo Cdigo de Processo Civil.

Imunidade e iseno isenes: unilaterais, bilaterais, subjetivas e objetivas.


Imunidade Imunidade uma proteo que a Constituio Federal confere aos contribuintes. uma hiptese de no incidncia tributria constitucionalmente qualificada. As imunidades previstas no artigo 150 da Constituio Federal s existem para impostos, mas no podemos esquecer que existem imunidades espalhadas na Constituio em relao s taxas e contribuies especiais. A imunidade s atinge a obrigao principal, permanecendo assim as obrigaes acessrias.

Iseno No Brasil, iseno fiscal a dispensa de tributo por meio de lei, realizada pelo ente federativo competente para institu-lo. No h efetivao do lanamento tributrio, embora ocorra o fato gerador e consequentemente se instaure a obrigao tributria. A iseno fiscal pode ser uma forma de incentivar investimentos privados no desenvolvimento de reas de interesse pblico. A iseno pode ser concedida: em carter individual - concedida por lei mediante solicitao do sujeito passivo, que ter de cumprir alguns requisitos constante na norma concedente. em carter geral - tambm depende de lei, mas genrica e no traz requisitos a serem cumpridos pelo sujeito passivo. Pode ser ainda: a) Condicionada - quando concedida mediante o cumprimento de determinados requisitos exigidos pela lei. b) Incondicionada - quando a lei apenas descreve a hiptese de concesso da iseno. c) Por prazo certo - se a lei determina o prazo que o sujeito passivo ter direito iseno. d) Por prazo indeterminado - se a lei no define o prazo de concesso do benefcio. A concesso de iseno no dispensa o cumprimento de obrigaes acessrias. A iseno concedida sob condio onerosa no pode ser livremente suprimida (Smula 544 do STF). A revogao de iseno tem eficcia imediata (Smula 615 do STF). As isenes so interpretadas de forma literal (art. 111 do CTN). Lembrete: As isenes no so extensveis s taxas, a contribuies de melhoria e aos tributos institudos posteriormente sua concesso (art. 177, I e II do CTN). D-se a iseno objetiva, ou real, quando o benefcio estipulado por lei em funo exclusivamente da situao que constitua o fato gerador do tributo, pouco importando a pessoa do contribuinte. A iseno subjetiva, ou pessoal, quando concedida em funo exclusivamente da pessoa do contribuinte fazendo-se, portanto, abstrao da situao correspondente ao fato gerador. A iseno unilateral, ocorre quando concedida sem que a lei exija contraprestao do contribuinte, ou seja, quando no lhe impe qualquer condio para gozar do benefcio fiscal, resultando, portanto, de mera liberalidade. A iseno bilateral, se d quando a lei condiciona a sua concesso ao cumprimento pelo contribuinte de determinadas condies, ou seja, tem carter contratual prestacional. A iseno condicionada corresponde a expediente comum de poltica fiscal utilizado pelo Estado visando a atrair a iniciativa privada para prestao de servios que entende de natureza relevante, ou objetiva atrair indstrias a se localizarem em determinadas regies.

Incidncia e no incidncia.
Incidncia Para a doutrina de Pontes de Miranda, seria o efeito infalvel da norma jurdica de transformar os fatos previstos por ela em fatos jurdicos. Para a doutrina de Paulo de Barros Carvalho, seria sinnimo de "aplicao" da norma jurdica a um caso concreto feita em linguagem competente por uma autoridade, no processo de positivao do direito. Noutras palavras, nega-se aqui a aplicao clssica do conceito de incidncia. H incidncia quando ocorrer o fato gerador do tributo. No Incidncia Para Hugo de Brito Machado, no incidncia a situao em que a regra jurdica de tributao no incide porque no se realiza a sua hiptese de incidncia, ou, em outras palavras, no se configura o suporte ftico. Mais uma vez cumpre trazer o entendimento do mestre Aliomar Baleeiro: a no-incidncia ocorre quando o legislador ordinrio competente, podendo decretar o imposto, mas abstmse de faz-lo. Outrossim, na no-incidncia, no nascem crdito e obrigao, mas por vontade do legislador ordinrio. o que enfatiza Ives Gandra da Silva Martins.

Bitributao e BIS IN IDEM.


A priori, os termos em questo podem ser confundidos quanto ao significado. "Bis in idem" significa imposto repetido sobre a mesma coisa ou matria j tributada (bis = repetio; idem = sobre o mesmo). E o significado de bitributao no estaria muito distante disso. Todavia, em matria tributria essas diferenas entre esses termos so ntidas, facilmente visveis e intimamente ligadas competncia relativa a tributos. Roque Antonio Carrazza descreve de modo simples que "...em matria tributria, d-se o bis in idem quando o mesmo fato jurdico tributado duas ou mais vezes, pela mesma pessoa poltica. J, bitributao o fenmeno pelo qual o mesmo fato jurdico vem a ser tributado por duas ou mais pessoas polticas". Com mesma competncia, Ricardo Cunha Chimenti diferencia os termos afirmando que "quando entes polticos distintos (p. ex., a Unio e um Estado-Membro) exigem de um mesmo contribuinte tributos idnticos, verifica-se a bitributao... No bis (repetido) in idem (a mesma coisa), o mesmo ente poltico tributa mais de uma vez o mesmo contribuinte em razo da mesma causa. H mais de uma lei do mesmo ente poltico com previso de incidncia sobre um mesmo fato". Trata-se agora de fcil visualizao a diferena entre bis in idem e bitributao. O primeiro, quando verificados dois impostos sobre o mesmo ato ou coisa, decretados pela mesma autoridade. J o segundo, quando h concorrncia de dois agentes diferentes. Os conceitos so bsicos e muito relevantes quanto competncia em direito tributrio, ainda mais no referente aos conflitos.

Parafiscalidade e extrafiscalidade.
FISCALIDADE O tributo fiscal quando o Estado-Fisco no tem outra preocupao seno arrecadar. Pensa unicamente arrecadar, desvinculando-se de qualquer outra preocupao. Arrecada unicamente para manter todo o aparato estatal (ex. IR); HUGO DE BRITO MACHADO ensina que um tributo considerado neutro, quando tem funo predominantemente fiscal. EXTRAFISCALIDADE Ocorre quando o Estado-Fisco no visa apenas arrecadao, mas tambm intervir de uma forma ou de outra no setor financeiro e econmico. Visa tambm a corrigir situaes econmicas ou sociais. Assim, p.ex. poder-se- lanar mo de um tributo extrafiscal, no sentido de evitar que uma atividade prejudicial a economia prospere a todo vapor . o que acontece com o estabelecimento de alquotas altas para importao de mercadorias, quando existam similares nacionais. Usa-se o tributo para desestimular a importao. Pode-se, tambm estimular certa atividade, regiao etc. PARAFISCALIDADE O tributo parafiscal quando seu objetivo a arrecadao de recursos para o custeio de atividade que, em principio, no integram funes prprias do Estado, mas este as desenvolve atraves de entidades especificas. Ensina RUY BARBOSA NOGUEIRA que esta expresso serve para designar certos tributos que ora so verdadeiros impostos, ora taxas, e as vezes, um misto destas e categorias e que por delegao so arrecadados por entidades beneficirias. Contribuies parafiscais so tributos, e sendo assim, sua natureza especfica determinada pelo fato gerador. Assim pode ser imposto ou taxa. OBS. Alguns doutrinadores distinguem completamente essas contribuies dos impostos ou taxas (PAULO DE BARROS MONTEIRO). Parafiscalidade exemplos - arrecadao de recursos para autarquias , fundaes publicas, sociedades de economia mista, empresas publicas ou mesmo pessoas de direito privado que desenvolvam atividades relevantes mas que no so prprias do Estado, a exemplo dos sindicatos, do Sesi, etc.

Normas gerais de direito financeiro e tributrio.


A Lei 4.320/64, Estatui normas gerais de direito financeiro. A Lei 5,172/66, Estatui as normas gerais de direito tributrio (Cdigo Tributrio Nacional).

Tributos e outrs receits municipis.


Impostos privativos

imposto predial urbano (IPTU): zona urbana incidncia, alquotas, base de clculo e contribuintes,

imposto sobre transmisso inter vivos de imveis e de direitos reais (ITBI)

imposto sobre servio de qualquer natureza (ISS) incidncia, base de clculo e contribuinte.

Impostos prtilhdos
imposto de renda imposto territorial rural (ITR) imposto sobre a propriedade de veculos automotores (IPVA) imposto sobre operaes relativas a circulao de mercadorias e sobre prestaes de servio de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao (ICMS) imposto sobre produtos industrializados (IPI) fundo de participao dos municpios (FPM) outros fundos.

Tributos comuns
taxas diversas contribuio de melhoria.

Outrs receits
preos, emprstimos, financiamentos, auxlios e subvenes.

Tributos municipis
critrios estruturais princpios constitucionais da progressividade isenes tributrias do processo administrativo.

Autonomi e compete nci tributri do municpio.


O princpio de autonomia dos municpios sempre esteve implcito no sistema federativo brasileiro; entretanto, esta autonomia foi muitas vezes atingidas pelos governos de exceo. Neste sentido, a Constituio Federal de 88 traz expressamente redigido o princpio de autonomia no art. 18, captulo I - Organizao Poltica-Administrativa: A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos,, nos termos desta Constituio. A autonomia municipal representa a no subordinao do governo municipal a qualquer autoridade estadual ou federal no desempenho de suas atribuies; tambm, representa que as leis municipais em assuntos de competncia expressa e exclusiva dos municpios, prevalecem sobre as leis estadual e federal, inclusive sobre a constituio estadual, em caso de conflito.

So quatro aspectos que caracterizar a autonomia dos municpios e a suas respectivas competncias: eleio direta do Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores; organizao dos servios pblicos de interesse local; instituio e arrecadao dos tributos de sua competncia, bem como aplicao de suas rendas; competncia para legislar sobre assuntos de interesse local, inclusive suplementando a legislao federal e estadual, no que lhe interessar e for possvel.

Atravs da autonomia municipal so atribudas as competncias municipais, que se caracterizam em: eleger os rgo respectivos - prefeito, vice-prefeito e cmara; podem organizar-se da forma que melhor lhe parecer; obedecer a determinados preceitos constitucionais e s normas gerais de direito tributrio e financeiro constantes na legislao federal respectiva.

No art. 35, a Constituio Federal define as formas de interveno do Estado nos Municpios: O Estado no intervir em seus Municpios, nem a Unio nos Municpios localizados em Territrio Federal, exceto quando: I- deixar de ser paga, sem motivo de fora maior, por dois anos consecutivos, a dvida fundada; II- no forem prestados contas devidas, na forma de lei; III- no tiver sido aplicado o mnimo exigido da receita municipal na manuteno e desenvolvimento do ensino; IV- o Tribunal de Justia der provimento a representao para assegurar a observncia de princpios indicados na Constituio Estadual, ou para prover a execuo de lei, de ordem ou de deciso judicial. O papel do executivo caracterizado atravs de trs funes, que so: Funes Polticas: constitui o papel de negociar com a Cmara Municipal, bem como com o Estado e a Unio. A iniciativa de apresentar projetos de lei, bem como sancionar ou vetar projetos de lei. Inclui tambm suas protocolares, representando o Municpio judicialmente, bem como junto a outras organizaes ou grupos organizados. Funes Executivas: cumpre ao Prefeito planejar, comandar, coordenar, controlar e manter contatos externos. Dentre as atividades de planejamento, est includo o plano diretor referente poltica de desenvolvimento urbano, conforme previsto no art. 182 da Constituio Federal. Cabe ressaltar tambm as atividades de controle face as contas pblicas, conforme estabelecido no art.31 pargrafo 2. Funes Administrativas: incluem o conjunto de atividades que caracterizam o cotidiano do poder municipal, como: a) publicao de atos oficiais b) execuo das leis, decretos e atos municipais c) imposio de penalidade d) requisio de fora policial e) arrecadao e guarda da receita f) administrao do patrimnio g) desapropriao

h) despacho de peties e expedio de certides i) prestao de contas j) delegao de autoridade

De acordo com dispositivos constitucionais a Cmara Municipal composta por vereadores eleitos em nmero mximo e mnimo definido a partir da populao do municpio. n de habitantes at 1 milho at 5 milhes acima de 5 milhes n de vereadores mnimo 09 33 42 n de vereadores mximo 21 41 55

As Cmaras Municipais so constitudas de um regimento interno e podem estabelecer a criao com fins especficos e fixar a remunerao dos parlamentares. Alm disso, os vereadores, enquanto investidos do cargo para o qual foram eleitos gozam de direitos de inviolabilidade e priso especial, como tambm de impedimentos e incompatibilidades em relao ao exerccio do cargo e outras atividades.

Extino do cre dito tribut rio.


Extino do crdito tributrio qualquer ato jurdico ou fato jurdico que faa desaparecer a obrigao respectiva. A extino ocorre nas seguintes modalidades, conforme art. 71 do CTM: o pagamento; a compensao; a transao; a remisso; a prescrio e a decadncia, nos termos do Cdigo Tributrio Nacional; a converso do depsito em renda; o pagamento antecipado e a homologao do lanamento nos termos do disposto no art. 52, desta Lei Complementar; a deciso administrativa irreformvel, assim entendida a definitiva na rbita administrativa; a deciso judicial transitada em julgado; a consignao em pagamento julgada procedente, nos termos da lei.

Pagamento, Recolhimento e Restituio Art. 72. O pagamento de tributos e rendas municipais efetuado em moeda corrente ou por meio de cheque, dentro dos prazos estabelecidos em lei ou fixados pela Administrao Tributria. 1o O crdito pago por cheque somente se considera extinto com o resgate deste pelo sacado.

2o Todo pagamento de tributo ou de renda municipal dever ser efetuado em rgo arrecadador municipal ou em estabelecimento de crdito autorizado pela Administrao Tributria, sob pena de nulidade. Art. 73. O Poder Executivo poder conceder desconto pela antecipao do pagamento, nas condies que estabelecer o regulamento. Art. 74. Nenhum pagamento de tributo ou penalidade pecuniria ser efetuado sem que se expea o competente documento de arrecadao municipal, na forma estabelecida em regulamento. Art. 75. No caso de expedio fraudulenta de documento de arrecadao municipal, respondero, administrativa, civil e criminalmente todos aqueles, servidores ou no, que houverem subscrito, emitido ou fornecido. Art. 76. facultada Administrao Pblica Municipal a cobrana em conjunto de impostos e taxas, observadas as disposies regulamentares. Art. 77. O contribuinte ou responsvel que deixar de efetuar o pagamento de tributo ou demais crditos fiscais nos prazos regulamentares, ou que for autuado em processo administrativo-fiscal, ou ainda notificado para pagamento em decorrncia de lanamento de ofcio, ficar sujeito aos seguintes acrscimos legais: I - atualizao monetria; II - multa de mora; III - juros de mora; IV - multa de infrao. 1o A atualizao monetria ser calculada mensalmente, em funo da variao do poder aquisitivo da moeda, de acordo com os ndices oficiais da variao nominal da Unidade Fiscal de Referncia (UFIR), fixadas pelo governo federal, observado o disposto no art. 319, desta Lei Complementar. 2o O principal ser atualizado monetariamente mediante aplicao do coeficiente obtido pela diviso do valor nominal reajustado da UFIR do ms em que se efetivar o pagamento, pelo valor da mesma UFIR vigente no ms fixado para pagamento ou segundo coeficientes aplicveis pelas reparties fiscais da Unio. 3o Entende-se como valor do principal o que corresponde ao dbito, excludas as parcelas relativas atualizao monetria, multa de mora, juros de mora e multa de infrao. 4o A multa de mora calculada sobre o valor do principal atualizado data do seu pagamento, razo de 2% (dois por cento) ao ms ou frao, no podendo o seu percentual acumulado ultrapassar a 50% (cinqenta por cento) do valor do dbito. 5o Os juros de mora sero contados razo de 1% (um por cento) ao ms ou frao, calculados do dia seguinte ao do vencimento sobre o valor do principal atualizado. 6o A multa de infrao ser aplicada quando for apurada ao ou omisso do contribuinte que importe em inobservncia de dispositivo da legislao tributria. 7o No caso de crditos fiscais decorrentes de multas ou de tributos sujeitos homologao, ou ainda quando tenham sua base de clculo fixada em Unidades Fiscais de Referncia (UFIR), ser feita a atualizao destes levando-se em conta, para tanto, a data em que os mesmos deveriam ser pagos. 8o No caso de tributos pagos por iniciativa do contribuinte sem lanamento prvio pela repartio competente, ou ainda quando estejam sujeitos a parcelamento, o seu pagamento, sem o adimplemento concomitante, no todo ou em parte dos acrscimos legais a que o mesmo esteja sujeito, essa parte acessria passar a constituir dbito autnomo, sujeito a plena atualizao dos valores e demais acrscimos legais, sob a forma de diferena a ser

recolhida de ofcio, por notificao da autoridade administrativa, sem prejuzo das demais sanes cabveis. 9o As disposies deste artigo aplicam-se a quaisquer dbitos fiscais anteriores a esta Lei Complementar, apurados ou no. Art. 78. Se dentro do prazo fixado para pagamento o contribuinte efetuar depsito, na forma regulamentar, da importncia que julgar devida, o crdito fiscal ficar sujeito aos acrscimos legais, at o limite da respectiva importncia depositada. Pargrafo nico. Caso o depsito de que trata este artigo for efetuado fora do prazo, dever o contribuinte pagar, juntamente com o principal, os acrscimos legais j devidos nessa oportunidade. Art. 79. O ajuizamento de crdito fiscal sujeita o devedor ao pagamento do dbito, seus acrscimos legais e demais cominaes legais. Art. 80. O recolhimento de tributos em atraso, motivado por culpa ou dolo de servidor, sujeitar este norma contida no art. 75, deste Cdigo. Art. 81. O pagamento de um crdito no importa em presuno de pagamento: I - quando parcial, das prestaes em que se decomponha; II - quando total, de outros crditos referentes ao mesmo ou a outros tributos. Art. 82. Nenhum pagamento intempestivo de tributo poder ser efetuado sem que o infrator pague, no ato, o que for calculado sob a rubrica de penalidade. Art. 83. A imposio de penalidades no elide o pagamento integral do crdito tributrio. Art. 84. O contribuinte ter direito restituio total ou parcial do tributo, seja qual for a modalidade de pagamento, nos seguintes casos: I - cobrana ou pagamento espontneo de tributos indevidos ou maior que o devido, em face da legislao tributria municipal ou de natureza e circunstncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido; II - erro na identificao do sujeito passivo, na determinao da alquota aplicvel, no clculo do montante do dbito ou na elaborao ou conferncia de qualquer documento relativo ao pagamento; III - reforma, anulao, revogao ou resciso de deciso condenatria. 1o O pedido de restituio ser instrudo com os documentos originais que comprovem a ilegalidade ou irregularidade do pagamento. 2o Os valores da restituio a que alude o caput deste artigo sero atualizados monetariamente a partir da data do efetivo recolhimento. Art. 85. A restituio de tributos que comportem, por natureza, transferncia do respectivo encargo financeiro somente ser feita a quem prove haver assumido o referido encargo ou, no caso de t-lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a receb-la. Art. 86. A restituio total ou parcial do tributo d lugar devoluo, na mesma proporo, dos juros de mora e das penalidades pecunirias, salvo as infraes de carter formal no prejudicadas pela causa da restituio.

Art. 87. O direito de pleitear a restituio total ou parcial do tributo extingue-se com o decurso do prazo de 5 (cinco) anos, contados: I - nas hipteses dos incisos I e II do art. 84, deste Cdigo, da data da extino do crdito tributrio; II - na hiptese do inciso III do art. 84, deste Cdigo, da data em que se tornar definitiva a deciso administrativa ou transitar em julgado a deciso judicial que tenha reformado, anulado, revogado ou rescindido a deciso condenatria. Art. 88. Prescreve em 2 (dois) anos a ao anulatria de deciso administrativa que denegar a restituio. Pargrafo nico. O prazo de prescrio interrompido pelo incio da ao judicial, recomeando o seu curso, por metade, a partir da data da intimao validamente feita ao representante da Fazenda Pblica Municipal. Art. 89. O pedido de restituio ser feito autoridade administrativa atravs de requerimento da parte interessada que apresentar prova do pagamento e as razes da ilegalidade ou irregularidade do crdito. Art. 90. A importncia ser restituda dentro de um prazo mximo de 30 (trinta) dias, a contar da deciso final que defira o pedido. Pargrafo nico. A no restituio no prazo definido neste artigo implicar, a partir de ento, atualizao monetria da quantia em questo e na incidncia de juros no capitalizveis de 1% (um por cento) ao ms sobre o valor atualizado. Art. 91. Somente aps deciso irrecorrvel, favorvel ao contribuinte, no todo ou em parte, sero restitudas, de ofcio, ao impugnante as importncias relativas ao montante do crdito tributrio depositadas na repartio fiscal para efeito de discusso. Compensao Art. 92. A compensao de crditos tributrios com crditos lquidos e certos, vencidos ou vincendos do sujeito passivo, poder ser efetivada pela autoridade competente, mediante a demonstrao, em processo, da satisfao total dos crditos da Fazenda Pblica Municipal, sem antecipao de suas obrigaes e nas condies fixadas em regulamento. 1o competente para autorizar a compensao o Secretrio da Administrao e Finanas, mediante fundamentado despacho em processo regular. 2o Sendo o valor do crdito do contribuinte inferior ao seu dbito, o saldo apurado poder ser objeto de parcelamento, obedecidas as normas vigentes. 3o Sendo o crdito do contribuinte superior ao dbito, a diferena em seu favor ser paga de acordo com as normas de administrao financeira vigente. 4o Sendo vincendo o crdito do sujeito passivo, seu montante ser reduzido de 1% (um por cento) por ms que decorrer entre a data da compensao e a do vencimento. 5o O Poder Executivo poder estabelecer sistemas especiais de compensao, com condies e garantias estipuladas em convnio e em regulamento, quando o sujeito passivo da obrigao for: I - empresa pblica ou sociedade de economia mista federal, estadual ou municipal; II - estabelecimento de ensino; III - empresa de rdio, jornal e televiso; IV - estabelecimento de sade. 6o As compensaes de crdito a que se referem os incisos II e IV do pargrafo anterior somente efetuar-se-o para benefcio dos servidores municipais, ativos e inativos e seus filhos menores ou invlidos, cnjuge e ascendentes sem renda prpria para seu sustento.

Transao Art. 93. Fica o Poder Executivo autorizado, sob condies e garantias especiais, a efetuar transao com o sujeito passivo de obrigao tributria para, mediante concesses mtuas, resguardados os interesses municipais, com o objetivo de pr fim a litgio judicial e extinguir o crdito tributrio. Pargrafo nico. A transao a que se refere este artigo ser autorizada pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, em parecer fundamentado, e limitar-se- dispensa, parcial ou total, dos acrscimos legais referentes multa de infrao, multa de mora, juros e encargos da dvida ativa, quando: I - o montante do tributo tenha sido fixado por estimativa ou arbitramento; II - a incidncia ou o critrio de clculo do tributo for matria controvertida; III - ocorrer erro ou ignorncia escusveis do sujeito passivo quanto matria de fato; IV - ocorrer conflito de competncia com outras pessoas de direito pblico interno; V - a demora na soluo normal do litgio seja onerosa ou temerria ao Municpio; VI o litgio tenha como fundamento obrigao tributria cuja expresso monetria seja inferior a R$-1.950,236. Art. 94. Para que a transao seja autorizada necessria a justificao, em processo regular, caso a caso, do interesse da Administrao Pblica Municipal em pr fim lide, no podendo a liberdade atingir o principal do crdito tributrio atualizado, nem o valor da multa fiscal por infrao dolosa ou reincidncia. Remisso Art. 95. Lei especfica editada pelo Municpio de Monteiro poder autorizar remisso total ou parcial com base em despacho fundamentado em processo regular, atendendo: I - situao econmica do sujeito passivo; II - ao erro ou ignorncia escusveis do sujeito passivo, quanto matria de fato; III - diminuta importncia do crdito tributrio; IV - a consideraes de eqidade, em relao com as caractersticas pessoais ou materiais do fato; V - a condies peculiares a determinada regio do territrio do Municpio. Pargrafo nico. A concesso referida neste artigo no gera direito adquirido e ser revogada de ofcio sempre que se apure que o beneficirio no satisfazia ou deixou de satisfazer as condies ou no cumpria ou deixou de cumprir os requisitos necessrios sua obteno, sem prejuzo da aplicao das penalidades cabveis nos casos de dolo ou simulao do beneficirio.

Questes de Concurso
21- Um profissional liberal, por razes financeiras, resolveu trocar de profisso, deixou os
servios de engenharia para trabalhar na rea de informtica. Nesse caso o ISS alterou a alquota de: A) 2% para 3% B) 5% para 2% C) 4% para 2% D) 2% para 6%

E) 4% para 1%

22- Um contribuinte foi autuado pela fiscalizao do municpio, foi garantida ampla defesa, o
julgamento foi em segunda instncia. O Conselho Municipal de Recurso que julga o processo composto no mnimo por quantos membros: A) 2 membros B) 3 membros C) 4 membros D) 5 membros E) 8 membros

23- Um contribuinte precisou de uma certido negativa, devido urgncia, dirigiu-se a


Secretaria de Fazenda, ficou sabendo que a certido requerida seria fornecida em quantos dias teis: A) 30 dias B) 15 dias C) 10 dias D) 7 dias E) 5 dias

24- O proprietrio de um imvel resolveu durante o exerccio de 2008, no ms de maro,


demolir totalmente sua residncia, com o objetivo de economizar o Imposto Predial, no seu entendimento a economia foi: A) mensal B) bimensal C) trimestral D) semestral E) no teve economia, o Imposto Predial, ser devido at o final do exerccio.

25- Um jovem recm formado resolve prestar concurso, consciente da elevada carga tributria,
escolhe uma atividade em que a prestao de servio tem uma menor alquota. Nesse caso assinale a alternativa profissional com a alquota de ISS mais baixa: A) Engenharia B) Medicina C) Odontologia D) Assessoria e Consultoria em Informtica E) Nutrio

26 - Os dbitos tributrios podero ser parcelados administrativamente, o atraso do pagamento


cancela o beneficio, nesse caso o contribuinte de acordo com a lei especifica, no poder ser inadimplente com as parcelas consecutivas ou no por mais de: A) 15 dias B) 30 dias C) 20 dias D) 10 dias E) 21 dias

27 - Um contribuinte possui um terreno com rea edificada residencial e um terreno com rea
edificada industrial, a base de calculo do imposto, nos respectivos imveis, aplicam as alquotas. A) 1,5% e 2,0% B) 0,80% e 1,0% C) 1,0% e 0,80% D) 0,80% e 1,50%

E) 2,0% e 1,5%

28- Os agentes pblicos so obrigados no trato dos assuntos que lhe so afetos, segundo a Lei
n 8429, a velar pela observncia dos princpios: A) impessoalidade B) determinao C) empenho D) vontade de servir E) pontualidade

29 - Quando um ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar


enriquecimento ilcito, caber a autoridade administrativamente responsvel pelo inqurito representar para a indisponibilidade dos bens do indiciado: A) ao Prefeito B) ao Tribunal de Contas C) ao Ministrio Pblico D) ao Delegado de Polcia E) ao Secretrio de Fazenda do Municpio

30 - Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da


administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de: A) pontualidade B) impessoalidade C) imparcialidade D) moralidade E) publicidade

31 - Assinale a alternativa que NO se trata de renncia.


A) crdito presumido B) subsdio C) lanamento D) remisso E) anistia

32- Compete ao Municpio instituir imposto sobre:


A) Produtos industrializados no Municpio. B) Propriedade de veculos automotores importados pelo Municpio. C) Operaes de crdito, cmbio e seguro relativas ao Municpio. D) Transmisso inter-vivos. E) Transmisso causa mortis.

33- No Sistema Tributrio Nacional, permite ao Municpio instituir:


A) Imposto sobre vendas a varejo de combustveis lquidos e leo diesel. B) Emprstimo compulsrio para atender calamidade pblica. C) Arrecadao integral da propriedade rural situada no Municpio D) Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana E) Contribuies sociais para promoo do bem comum

34 - Uma bab reconhecidamente eficiente e pobre mudou de endereo. Em sua nova


residncia, por conta prpria, resolve colocar um letreiro com propaganda de sua prestao de servio para nova vizinhana. A fiscalizao, fazendo um recadastramento, notifica a pessoa fsica, com relao ao imposto, como fica a iseno: A) 60% isento

B) 50% isento C) 25% isento D) 10% isento E) No fica isento

35 - Com o crescimento das vendas o comerciante para atender o mercado ampliou o horrio
de atendimento de seu estabelecimento, aberto em horrio especial, a Taxa de Fiscalizao da Licena para o funcionamento nos termos da tabela: A) I B) III C) II D) V E) IV

36 - No centro da cidade concentra um comrcio diversificado de mercadorias, em que os


ambulantes vendem produtos variados (sapatos, roupas, frutas, verduras, etc), num determinado ponto mais movimentado, existe um ambulante, portador de deficincia fsica, que vende balas. Assinale a mercadoria que vendida pelo ambulante que est isento de Taxa de Fiscalizao da Licena de comrcio: A) sapatos B) roupas C) frutas D) verduras E) balas

Gabarito 21-D 22-B 23-C 24-E 25-B 26-B 27-D 28-B 29-D 30-E 31-A 32-E 33-A 34-D 35-E (art. 232) 36C (art. 244,I,b, do CTM)
5 Q26 Q27 Q28 Q29 Q3

Hora de Revisar
1. O Direito Tributrio tem por objeto do seu conhecimento o captulo (X) das receitas derivadas. __________________________________________________________________ 2. As multas fiscais, em nosso sistema tributrio, (X) podem ser institudas e cobradas sem observncia do princpio da anterioridade. __________________________________________________________________ 3. A Constituio Federal autoriza o Municpio instituir e cobrar IPTU progressivo no tempo dos proprietrios do solo urbano no edificado que no promova seu adequado aproveitamento. Nesta hiptese, o permissivo constitucional coloca-se em oposio ao princpio (X) do no-confisco. __________________________________________________________________ 4. Assinale o tributo vinculado a um investimento de relevante interesse nacional. (X) Emprstimo compulsrio. __________________________________________________________________ 5. Para distinguir competncia de capacidade tributria deve-se considerar que (X) todos os entes investidos de competncia desfrutam de capacidade tributria. __________________________________________________________________ 6. Os impostos residuais, em nosso sistema tributrio, (X) somente podem ser institudos pela Unio, mediante lei complementar. __________________________________________________________________ 7. O Municpio recebe integralmente a receita oriunda do (X) IR-Fonte. __________________________________________________________________

8. Assinale o imposto cujas alquotas mximas devem ser fixadas por lei complementar. (X) ISS. __________________________________________________________________ 9. As leis complementares, em nosso sistema tributrio, (X) revogam tratados e convenes internacionais. __________________________________________________________________ 10. A lei ordinria municipal que revoga iseno condicional, sem previso de vigncia, somente ser aplicada e ter eficcia (X) no primeiro dia do exerccio seguinte ao da publicao. __________________________________________________________________ 11. "A" detm a posse de terreno urbano. Posteriormente adquire o domnio atravs de usucapio. Em seguida, promove a respectiva transcrio no Registro Imobilirio. Nesta hiptese, o fato gerador do IPTU considera-se ocorrido na data (X) de origem da posse. __________________________________________________________________ 12. Para distinguir a obrigao do crdito tributrio, em nosso sistema tributrio, basta considerar que o Cdigo Tributrio Nacional (X) relaciona a obrigao com o fato gerador e o crdito com o lanamento tributrio. __________________________________________________________________ 13. "A" adquire um imvel e lavra a escritura aquisitiva em nome de um filho recm-nascido, com usufruto da me. Nesta hiptese, (X) a me e o filho devem figurar como contribuintes e o pai como responsvel tributrio. __________________________________________________________________ 14. "A" adquire uma empresa prestadora de servios. Logo aps a fiscalizao constata, na contabilidade da empresa, omisso de receitas relativas a exerccios anteriores aquisio do estabelecimento. Nesta hiptese, "A" responde (X) pelos tributos apurados antes ou aps a aquisio do estabelecimento. __________________________________________________________________ 15. Uma empresa prestadora de servios autuada pela fiscalizao. Imediatamente aps, confessa a prtica da infrao, propondo-se pagar o imposto devido sem penalidade pecu- niria e juros de mora. Nesta hiptese, (X) deve recolher o imposto, a penalidade pecuniria e os juros integralmente, sem qualquer deduo. __________________________________________________________________ Ateno: As questes de nmeros 16 a 18 referem-se ao caso apresentado abaixo. No atual exerccio de 1998, um fiscal comparece a uma empresa prestadora de servios, sob regime de apurao mensal, e constata falta de recolhimento do ISS e prtica de infrao tributria, ocorridas no exerccio de 1993. Em 1993, as alquotas do ISS eram mais gravosas e da multa fiscal, menos gravosas. 16. Neste caso, (X) deve autuar o contribuinte para pagamento do imposto pela alquota vigente em 1993 e da multa, pela alquota atual. __________________________________________________________________ 17. Tendo ainda presente o caso relatado no item anterior, o fiscal lavra o auto de infrao e o contribuinte o impugna, regularmente. Nesta hiptese, o prazo prescricional de cobrana inicia-se (X) com a deciso final administrativa. __________________________________________________________________ 18. Para apurao do ISS devido pela empresa reportada nos itens anteriores, o Fisco pode se utilizar (X) do lanamento por homologao e de ofcio. __________________________________________________________________ 19. No curso de um procedimento fiscal que apura infrao cometida por contribuinte sobrevm lei ordinria que deixa de capitular a conduta como infratora. Nesta hiptese, o procedimento (X) deve ser sobrestado, diante da lei de anistia. __________________________________________________________________ 20. "A" proprietrio de um imvel e "B" seu usufruturio. Neste caso, ocorrendo inadimplemento do IPTU, o Fisco pode exigir o imposto (X) de "A" ou de "B", pela integralidade do dbito. __________________________________________________________________ 21. Nos termos do art. 185 do Cdigo Tributrio Nacional, "presume-se fraudulenta a alienao ou onerao de bens quando houver crdito tributrio inscrito como dvida ativa em fase de execuo". Nesta hiptese, a presuno (X) juris et de jure, no admitindo prova em contrrio. 22. Supondo-se dois dbitos de ISS, sendo um deles constante de procedimento fiscal em fase de recurso e outro de execuo fiscal garantida com penhora, o contribuinte (X) pode obter certido negativa dos tributos e pleitear os benefcios da concordata. __________________________________________________________________ 23. Em nosso sistema tributrio, so imunes ao IPTU os imveis construdos pertencentes (X) s autarquias estaduais. __________________________________________________________________

24. O Fisco lavrou um auto de infrao contra um contribuinte. Logo aps sobrevm medida liminar concedida em mandado de segurana impetrado pelo contribuinte. Neste caso, o procedimento fiscal deve (X) ser sobrestado at deciso final do mandado de segurana. __________________________________________________________________ 25. Em nosso sistema tributrio, qualifica-se como acessria a obrigao de (X) emitir notas fiscais. __________________________________________________________________ 26. O Municpio no participa, de nenhum modo, das receitas derivadas do (X) ITCD. __________________________________________________________________ 27. As tarifas, em nosso sistema tributrio, (X) remuneram servios prestados por concessionrias de servios pblicos. __________________________________________________________________ 28. O parcelamento de dbitos fiscais pelos contribuintes uma hiptese de (X) extino do crdito tributrio. __________________________________________________________________ 29. Em nosso sistema tributrio, na rea municipal, (X) o recapeamento de vias pblicas no pode ser remunerado atravs da contribuio de melhoria. __________________________________________________________________ 30. Leia com ateno as proposies abaixo. I. A prescrio e a decadncia tributria afetam o fato gerador do tributo. II. A substituio tributria um modelo de sujeio passiva que no se aplica aos tributos municipais. III. Os tributos apurados atravs de lanamento por homologao no dispensam a lavratura de auto de infrao. Pode-se afirmar que esto corretas as proposies (X) II __________________________________________________________________ 31. Em nosso sistema tributrio, a atividade dos profissionais liberais (X) est sujeita incidncia do ISS pelo regime de tributao fixa anual. __________________________________________________________________ 32. A base de clculo do ISS, quando no houver emisso da nota fiscal, aquela (X) arbitrada pelo Fisco quando inexistir preos correntes na praa. __________________________________________________________________ 33. O enquadramento do contribuinte no regime de estimativa (X) comporta impugnao do contribuinte, sem efeito suspensivo. __________________________________________________________________ 34. O recolhimento do ISS fora do prazo regulamentar, antes do incio da ao fiscal, (X) implica na cobrana de multa de mora de 20%. __________________________________________________________________ 35. NO pode ser enquadrado no regime de microempresa o contribuinte que (X) prestar servios advocatcios. __________________________________________________________________ 36. O ISS devido pelas microempresas dever ser constitudo e recolhido (X) pelo regime de estimativa, em prestaes mensais fixadas em UFIR. __________________________________________________________________ 37. Um prdio construdo em So Paulo mas ainda sem "habi- te-se" encontra-se totalmente ocupado pelos respectivos moradores. Nesta hiptese, (X) os moradores sujeitam-se incidncia regular do imposto predial. __________________________________________________________________ 38. De acordo com a legislao municipal, so isentos do IPTU os imveis (X) preservados e restaurados, localizados no centro da cidade, imediaes da Praa da S. __________________________________________________________________ 39. O lanamento do IPTU considera-se regularmente notificado ao sujeito passivo (X) 5 (cinco) dias aps a postalizao da notificao-recibo. __________________________________________________________________ 40. Vencidas e no pagas as parcelas mensais do IPTU, (X) o dbito fiscal ser inscrito como dvida ativa e ajuizado para cobrana no mesmo exerccio. __________________________________________________________________ 41. Para efeito de fixao do valor venal dos imveis construdos, segundo a Planta de Valores da Capital, no ser levado em considerao (X) a sua destinao para uso prprio ou locativo. __________________________________________________________________ 42. No est compreendida na incidncia do ITBI, a seguinte operao imobiliria: (X) retrovenda. __________________________________________________________________

43. Um imvel foi objeto de compromisso de compra e venda pelo valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), sendo certo que a escritura de compra e venda de imvel foi lavrada pelo valor de R$ 50.000,00 (cinqenta mil reais). Ocorre que o imvel encontrava-se cadastrado na Prefeitura pelo valor venal de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Neste caso, o ITBI dever ser calculado pelo valor (X) de cadastro do imvel. __________________________________________________________________ 44. As alquotas do ITBI, (X) conforme a lei ordinria paulista, so progressivas pois variam de acordo com o valor do imvel transmitido. __________________________________________________________________ 45. Nas adjudicaes de bens imveis, o ITBI ser recolhido (X) no prazo de 15 (quinze) dias contados da adjudicao. __________________________________________________________________ 46. Uma Prefeitura resolve prestar os servios de coleta de lixo domiciliar sem cobrar taxa de seus muncipes. Neste caso, a dispensa (X) implica responsabilidade funcional do agente, pois se trata de ato administrativo vinculado. __________________________________________________________________ 47. No sistema tributrio municipal, a Taxa de Localizao, Instalao e Funcionamento (X) um tributo sem alquota e base de clculo. __________________________________________________________________ 48. Nos tributos declarados pelo contribuinte, o crdito tributrio inscrito como dvida ativa imediatamente aps (X) a conquista de sua definitividade na esfera administrativa. __________________________________________________________________ 49. O crdito tributrio regularmente inscrito como dvida ativa (X) goza de presuno de liquidez e certeza que s pode ser ilidida perante o Poder Judicirio. __________________________________________________________________ 50. Decretada a falncia de um contribuinte concorrem diversos credores. No respectivo concurso tem preferncia o crdito (X) trabalhista. __________________________________________________________________ 51. Ocorre a bitributao quando: (X) dois entes tributantes (Estados e Municpios, Unio e Estados) cobram dois tributos sobre o mesmo fato gerador (ou fato jurdico tributrio). __________________________________________________________________ 52. O Bis in Idem um fenmeno do direito em que: (X) o mesmo ente tributante cobra um tributo do mesmo contribuinte e sobre o mesmo fato gerador mais de uma vez. __________________________________________________________________ 53. O CTM (Cdigo Tributrio de Monteiro) criado atravs de que dispositivo legal? (X) Lei Complementar n 1 de 7 de dezembro de 2000.

S-ar putea să vă placă și