Sunteți pe pagina 1din 4

Universidade Tcnica de Lisboa

Instituto Superior Tcnico

Licenciatura em Engenharia Biomdica 1. Ano, 2. Semestre 2004/2005

Qumica Geral
Relatrio do trabalho de laboratrio 3

pH

de

guas Naturais
Trabalho realizado por: Ana Rita Lopes Simes, n. 55764 Gustavo Andr dos Santos Lopes, n. 55741 Jorge Miguel Valente Beira, n. 55770 Ricardo Rben dos Santos Aires, n. 55750

Lisboa, Maio de 2005

pH de guas Naturais

1. Resumo
Neste trabalho laboratorial pretende-se estudar o pH de guas naturais, nomeadamente a relao deste com a origem geogrfica da gua. Temos ento trs guas para anlise do pH em certas condies: gua do Luso, gua Carvalhelhos e gua das Pedras. Comemos por calibrar o aparelho de pH com as solues padro de pH=4.0 e pH=7.0. Medimos o pH da gua do Luso (proveniente de terrenos granticos) e da gua Carvalhelhos (proveniente de zonas calcrias). Observmos as composies indicadas nos rtulos das garrafas para interpretar os resultados. Posteriormente, fizemos passar a gua do Luso por uma coluna contendo calcrio (CaCO3), sada da qual medimos o pH. De seguida medimos o pH da gua das Pedras, o qual comparmos com o valor do rtulo. Finalmente, aquecemos a gua das Pedras num copo com agitao intensa e, aps arrefecer, medimos o pH. No final do trabalho interpretmos os resultados tendo em conta a origem das guas, j que h diferenas entre as guas de zonas granticas e de zonas calcrias.

2. Objectivo
Os objectivos deste trabalho so a familiarizao dos alunos com o pH (potencial do io hidrognio), a anlise da constituio das guas naturais (CO2, H3O+, O2, entre outros) e o desenvolvimento de capacidades de raciocnios elementares sobre equilbrio qumico.

3. Resultados Experimentais
guas Luso Carvalhelhos Pedras Salgadas Condies Normal Normal Aquecida pH 5,91 6,41 7,50 Normal 5,64 Condies com calcrio pH 6,88

pH de guas Naturais

Tabela 1 Resultados das medies efectuadas com o aparelho de pH

4. Discusso
As reaces qumicas mais relevantes para a discusso podem ser descritas pelas seguintes equaes qumicas (constantes para uma temperatura de 25C). 2H 2O OH - + H3O+ k w = 1,0 1014 (1) CO2 + H 2O H2 CO3 H 2CO3 + H 2 O HCO3 + H3 O
+

k = 1,0 102,8 ka1 = 4, 2 10 ka2 = 5,0 10


7 11 +

(2) (3) (4) (5)

HCO3 + H 2O CO3 + H3 O
2-

CaCO3 Ca

2+

+ CO3

2-

importante notar que as contribuies para a concentrao de HCO3 das equaes (1) e (4) so desprezveis face equao (3) para os casos que estudaremos pelo que + podemos considerar HCO3 = H 3O .

gua do Luso Esta gua proveniente de terrenos granticos, que se dissolvem poucos minerais em gua (a gua pouco dura). Juntando este facto interaco com o oxignio, a qual vai fazer com que o equilbrio descrito em (2) evolua no sentido directo. Pelo argumento + apontado em cima, a concentrao de H 3O acompanhar a de HCO3 e a gua ficar ligeiramente cida. 2Aps contacto prolongado com o calcrio ( CaCO3 ), a concentrao de ies CO3 aumenta, o que desloca o equilbrio da reaco descrita pela equao (4) no sentido inverso, aumentando o pH. gua Carvalhelhos Uma vez que esta gua provm de regies calcrias, a gua da chuva (ligeiramente cida) dissolve uma quantidade significativa de CaCO3 e activado o mesmo mecanismo descrito no pargrafo anterior. O valor lido, 6,41, est certamente incorrecto. Esta gua bsica. gua das pedras Inicialmente, dada a elevada concentrao de dixido de carbono na gua ser muito elevada, o pH muito baixo (equaes 2 e 3). Quando o dixido de carbono liberto, prevalece o efeito da elevada mineralizao da gua, que lhe confere um pH alto.

pH de guas Naturais

5. Concluso
Neste trabalho no realizada qualquer previso quantitativa para as concentraes do + io H 3O , nem to-pouco as medies foram rigorosas. No entanto, podemos afirmar que ocorreu alguma anomalia com as medies e que os valores obtidos esto francamente abaixo do esperado (note-se o valor de pH obtido para a gua de Carvalhelhos). Em todo o caso, fazendo uma anlise qualitativa entre os resultados, podemos verificar os efeitos que uma elevada concentrao de dixido de carbono pode ter no pH, bem como a influncia que a regio de provenincia da gua (em particular o tipo de rochas a existentes) pode ter sobre o valor do pH.

S-ar putea să vă placă și