Sunteți pe pagina 1din 7

UNIVERSIDADE SALVADOR UNIFACS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA CURSO DE ENGENHARIA QUMICA

ASSOCIAO DE MOLAS

ALEXSANDRA VIEIRA DIAS BRUNO CAVALCANTE CARDOSO CHRISLAINE DO BOMFIM MARINHO LUCAS EMANUEL SOUSA TINTI

Salvador, Bahia, Brasil 2011

UNIVERSIDADE SALVADOR UNIFACS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA CURSO DE ENGENHARIA QUMICA

ASSOCIAO DE MOLAS

ALEXSANDRA VIEIRA DIAS BRUNO CAVALCANTE CARDOSO CHRISLAINE DO BOMFIM MARINHO LUCAS EMANUEL SOUSA TINTI

Relatrio referente prtica de associao de molas Engenharia Qumica, 2 Semestre, Disciplina mecnica dos slidos ministrada pelo Professor Sergio Borges

Salvador, Bahia, Brasil 2011

Lei de Hooke

A lei de Hooke consiste basicamente na considerao de que uma mola possui uma constante elstica k. Esta constante obedecida at certo limite, onde a deformao da mola em questo se torna permanente. Dentro do limite onde a lei de Hooke vlida, a mola pode ser comprimida ou elongada, retornando a uma mesma posio de equilbrio. Analiticamente, a lei de Hooke dada pela equao: F = -k.x No SI, F medida em Newtons, k a chamada constante elstica medida em N/m e x a variao de comprimento sofrida pela mola quando comprimida ou elongada medida em metros.

Coeficiente de Pearson
O coeficiente de correlao de Pearson uma medida do grau de relao linear entre duas variveis quantitativas. Este coeficiente varia entre os valores -1 e 1. O valor 0 (zero) significa que no h relao linear, o valor 1 indica uma relao linear perfeita e o valor -1 tambm indica uma relao linear perfeita mas inversa, ou seja quando uma das variveis aumenta a outra diminui. Quanto mais prximo estiver de 1 ou -1, mais forte a associao linear entre as duas variveis. O coeficiente de correlao de Pearson normalmente representado pela letra r e a sua frmula de clculo :

Onde, r = coeficiente de Pearson x = a varivel independente y = a varivel dependente

Mtodo dos mnimos quadrados

uma tcnica geral que se aplica para determinar parmetros de uma relao funcional entre duas grandezas de um fenmeno ou valor mais provvel de uma nica grandeza medida vrias vezes A relao funcional do tipo linear, sendo aconselhvel traar uma reta que minimize as somas dos desvios absolutos dos pontos reta traada. A lei de Hooke estabelece que, quando uma fora F aplicada a uma mola homognea, o alongamento x da mola varia linearmente com essa fora, dentro de limites, isto , F=-k.x onde k dita a constante de Hooke da mola. Para determinar k, executamos experimentos que fornecem uma tabela de duas linhas com os valores de F dados e os valores de x resultantes. Em seguida ajustamos a reta dos quadrados mnimos aos dados e a declividade dessa reta uma estimativa da constante de Hooke da mola. Essa reta quase certamente no passa pela origem, mesmo que a origem se inclua nos dados. No entanto, idealmente, deveria passar pela origem, pois o alongamento nulo para uma fora aplicada nula.

Resultados

Fora (N) 0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 3,0

X (mm) 110 140 170 190 215 270

Grfico do coeficiente de Pearson aplicado a uma funo linear:

Avaliao do regime elstico de uma mola


300 250 y = 52,286x + 112,79 R = 0,9987

COMPRIMENTO (mm)

200

150 Avaliao do regime elstico de uma mola Linear (Avaliao do regime elstico de uma mola)

100

50

0 0 1 2 FORA (N) 3 4

Concluso

Na equao da correlao linear observamos que o coeficiente de Pearson bem prximo de 1, isso significa que h uma forte relao entre a fora exercida sobre a mola e a deformao sofrida pela mesma. Vemos tambm que as foras aplicadas mola e a sua deformao estavam ainda dentro de um regime elstico representado pela reta. Podemos observar que a constante elstica (k) no grfico acima, est representada pelo valor de 52,286 e a sua unidade est expressa em N/mm.

Referncias Bibliogrficas

Sites:

http://www.scielo.br/scielo.php
http://www.inf.unioeste.br/~rogerio/MolaLinear17.pdf http://www.infoescola.com/fisica/lei-de-hooke/

S-ar putea să vă placă și