Sunteți pe pagina 1din 3

Dente-de-leo

Erva super nutritiva a um custo mnimo ou nulo - basta olhar para os campos e jardins sua volta na Primavera para poder ver e colher dente-de-leo em abundncia. Esta planta faz as delicias das crianas no Vero que sopram as suas sementes brincando ao jogo O teu pai careca? e ajudando assim a disseminar o dente-de-leo, erva considerada por muitos como uma praga que invade jardins, relvados, matos, beiras de ruas e mesmo perto de praias e rios. Mas o que muitos parecem no saber que esta erva daninha uma verdadeira super erva, altamente nutritiva e com importantes qualidades medicinais. utilizada h sculos, sendo a planta selvagem mais vulgarmente reconhecida. Todos ns temos memria de a ver por todo o lado nos jardins, quer vivamos num ambiente urbano ou rural. abundantemente utilizada e muito apreciada na cozinha de todo o mundo, particularmente na Europa central e mediterrnica, onde facilmente se vem pessoas nos jardins e matos a colherem esta planta para consumirem em saladas, sumos e chs e tambm frequente v-las a vender em mercados de rua.

Qualidades nutricionais do dente-de-leo: O aporte calrico do dente-de-leo mnimo 1 chvena tem apenas 25 calorias enquanto que o seu valor nutricional extremamente alto. De facto, o dente-de-leo contm mais valor nutritivo que a grande maioria dos outros vegetais. particularmente rico em vitaminas, minerais, protenas, inulina e pectina. O seu contedo de carotenides extremamente elevado, o que se reflecte no seu alto valor em vitamina A (mais alto do que o da cenoura). Para alm disso, o dente de leo rico em vitamina C, riboflavina, B6 e tiamina, assim como clcio, potssio, cobre, mangansio e ferro. Uma chvena de taraxaco fornece a mesma quantidade de clcio do que copo de leite!

Benefcios para a sua sade: O fgado o rgo que mais se beneficia desta planta, que o ajuda e estimula a eliminar as toxinas do sangue e a desobstruir os canais biliares. Excelente para uma cura primaveril, para limpar os excessos acumulados durante o Inverno. A extraordinria popularidade do uso do dente-de-leo para fins medicinais est intimamente relacionada com esta sua capacidade de melhorar o trabalho do fgado, comprovadas pela sabedoria popular e por muitas pesquisas cientficas feitas um pouco por todo o mundo, mas principalmente na Alemanha, onde a planta muito popular. O dente-de-leo tambm um poderoso diurtico. O Journal of Planta Medica publicou resultados de uma pesquisa feita em 1974, confirmando que as folhas

do dente-de-leo possuem uma aco diurtica poderosa no corpo humano, aco esta estudada e confirmada em muitas outras pesquisas mais recentes. Tradicionalmente, os diurticos provocam uma perda importante de potssio, o que no acontece com o dente-de-leo, uma vez que esta planta tem um altssimo teor deste mineral na sua composio.

Como preparar: Todas as partes das plantas podem ser utilizadas: folhas, flores e razes. As folhas so colhidas na Primavera at ao final de Maio; as flores podem ser consumidas quando desabrocham e as razes podem ser retiradas do solo no Outono e secas ao sol ou no forno para guardar para o Inverno. Colha as folhas mal elas comeam a despontar; enquanto jovens elam mantm um sabor mais suave, que se torna mais amargo medida que crescem e se desenvolvem. Tenha cuidado para no apanhar os dentes-de-leo em locais onde pesticidas possam ter sido utilizados. As folhas podem ser usadas cruas em saladas, cortadas em pedaos pequenos (o leo usado dilui o sabor amargo das plantas mais crescidas), em sumos (comece com uma quantidade pequena) ou cozidas com com se fossem espinafres. Melhor se comidas cruas, porque mantm assim todos os nutrientes intactos. Na Primavera, adicione dente-de-leo diariamente aos seus preparados culinrios e repare nas mudanas positivas no seu nvel de energia, vitalidade e bem-estar.

Uma ltima nota sobre plantas selvagens: em geral, os alimentos selvagens tm mais nutrientes do que os vulgarmente encontrados nas lojas ou cultivados na sua horta, mesmo os de qualidade biolgica. So intocados pelo homem e no necessitam de qualquer ajuda exterior para crescerem, quer seja de fertilizantes qumicos ou naturais. Sem fertilizantes externos, a plantinha vai alimentar-se do que a terra lhe fornece, acumulando assim dentro de si uma reserva altssima de nutrientes que depois so passadas pessoa que a come. Era assim que acontecia antes do advento da agricultura e continua a ser assim em muitas reas dos mundo, onde comunidades tradicionais se alimentam de plantas selvagens diariamente, trazendo enormes benefcios sua sade. Se juntarmos a isto, o prazer de colher as plantas, o contacto directo com a natureza, com o alimento que ir para o nosso prato, mais o exerccio fsico, ar puro, tudo isto faz da colheita uma actividade prazerosa que est ao alcance de todos ns. Bem mais interessante do que passar o domingo no supermercado. E grtis! No entanto, se viver num local onde no consegue encontrar dente-de-leo selvagem, poder cultiv-lo no seu jardim; d-se muito bem em relvados, quando estes so deixados sem cortar pelo menos 15 dias, dando tempo para as plantas se se desenvolverem o suficiente e serem colhidas com um tamanho razovel.

Referncias: http://www.herbs2000.com http://www.naturalnews.com http://www.pfaf.org http://www.wildman.com The Herb Book, Lust, John, 1974, Benedict Lust Publishing The Encyclopaedia of Healing Foods, Murray, Michael and Pizzorno, Joseph, 2006, Time Warner Books

Copyright Centro Vegetariano. Reproduo permitida desde que indicando o endereo: http://www.centrovegetariano.org/Article-513-Dente-de-le%25E3o.html

S-ar putea să vă placă și