Sunteți pe pagina 1din 9

13/03/12

2010 julho

Infotroniks | apt -get update


Home Sobre mim Contato
Sea ch Go

O que um ERP?
On 07/07/2010, in ABAP, b infotroniks ERP plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automao e armazenamento de todas as informaes de negcios, ou seja, uma aplicao nica que prove todas as funcionalidades de um negcio. Para quem no conhece hoje temos diversas empresas como Microsiga, SAP, Oracle que possuem ERPS no mercado. O ERP um sistema constituido por diversos modulos, a vantagem de ter um ERP no controle do negcio que os mdulos possuem integrao entre si, dessa forma se voc compra material no modulo MM (materials management) automaticamente os dados podem estar disponveis para o modulo de FI finanas disponibilizando a verba para aprovao.

Resumindo, integrao a palavra chave!


.alltroniks.com.br/2010/07/ 1/11

13/03/12

2010 julho

Falando sobre o ERP SAP. Meu intuito falar sobre o ERP da SAP da maneira mais simples possvel visando um entendimento bsico sobre o mesmo. Este ser nosso primeiro passo para chegarmos parte de integrao SAP.

Atualmente o R/3 o produto ERP da SAP, pode ser instalado em um servidor Linux ou Windows. Sua instalao possui diversos passos, aconselhvel possuir um servidor dedicado devido o alto consumo de recursos de maquina, utiliza uma base de dados Oracle ou DB2. Quero trabalhar com SAP! Basicamente para se trabalhar com SAP hoje em dia existem os perfis SAP Funcional, SAP Desenvolvedor ABAP, SAP Basis, SAP PI/XI. O SAP funcional o profissional que conhece as regras de negcio e pode especificar uma aplicao baseando nos mdulos do R/3, esse profissional deve possuir uma viso do negcio e as aplicaes SAP que atendam as necessidades da empresa. O Desenvolvedor SAP utiliza a linguagem ABAP para codificar programas dentro do R/3, apartir de uma especificao feita por um funcional SAP. Esse profissional deve possuir um domnio sobre a linguagem ABAP funes do R/3. O SAP Basis o profissional que cuida da infra-estrutura que o R/3 necessita para funcionar corretamente. O perfil desse profissional se assemelha de um administrador de redes e sistemas. Esse profissional cria perfis de usurios, monitora desempenho da base de dados do R/3, servios do ECC instalaes updates e upgrades. O SAP PI/XI deve responsvel por conhecer as os meios e as ferramentas necessrias para desenvolver um cenrio de integrao do SAP ERP com qualquer outro sistema ou at mesmo outro ERP SAP. Para isso utilizado o produto SAP conhecido como XI, ou melhor, NetWeaver Exchange Infrastructure juntamente com o PI ( Process Integration) . Geralmente o profissional SAP Funcional e SAP Desenvolvedor ABAP se especializa em um ou mais mdulos especficos. Os que so mais utilizados no mercado. Para iniciar nessa rea voc deve ter uma boa noo de informtica, boa lgica, de preferncia cursando ou formado por algum curso do tipo analise de sistemas, cincias da computao, processamento de dados etc. depois fazer um curso de formao voltado para rea SAP. Hoje em dia diversas instituies de ensino que formam consultores para trabalhar com SAP atravs de
.alltroniks.com.br/2010/07/ 2/11

13/03/12

2010 julho

cursos chamados Academias SAP. Outro caminho iniciar trabalhando em uma consultoria ou empresa e somente depois adquirir um certificado SAP, digo isso pelo valor dessa formao ser muito alta para, por exemplo, um estagirio pagar. ECC e o desenvolvimento ABAP. O ABAP (Advanced Business Application Programming) uma linguagem desenvolvida pela SAP, nica e exclusivamente para ser utilizada no R/3 possui sua sintaxe semelhante ao COBOL. Por isso no existe uma IDE para se programar ABAP voc desenvolve dentro do prprio ERP SAP. Para melhor entendimento o ERP SAP ou como chamamos ECC (ERP Central Component) possui trs camadas: Front end ou Presentation camada de interao com o usurio. Application onde os dados so processados. DataBase simplesmente a base de dados.

A grande mgica do ECC o sistema de gerenciamento de dados centralizado ou dicionrio de dados que possui todas as definies de dados. Assim possvel criar todos os tipos bsicos de dados para uso nos programas ABAP e modulo de funes.

.alltroniks.com.br/2010/07/

3/11

13/03/12

2010 julho

Descrio sobre os tipos bsicos. Domnios O Domnio descreve a caracterstica dos valores de determinado tipo, definindo seu tipo de dados e seu tamanho. Define tambm, a faixa de valores que o tipo pode assumir. O Domnio, parte tcnica de um tipo. Elemento de Dados O Elemento de Dados descreve o significado de um domnio, ou seja, a parte semntica de um tipo, como ttulo, documentao e ajudas de pesquisa. Estruturas Estruturas so tipos de dados que possuem campos, mas que no possuem uma definio criada no banco de dados, ou seja, no usada para armazenar dados. mais usada, para evitar definies redundantes de tipos de dados. Tabelas Transparentes Uma Tabela Transparente um tipo de objeto composto por um conjunto de campos. Cada campo possui uma definio semntica (Elemento de Dados), e uma definio tcnica (Domnio). Ao ser criado no Dicionrio, automaticamente criada no banco de dados, um tabela espelho, com a mesma estrutura, mesmos nome, campos com o nome igual tambm, porm o tipo de dados de cada campo traduzido para os tipos de dados permitidos pelo SGDB. Vises Vises so objetos que permitem que campos de uma ou mais tabelas seja agrupados para acesso mais gil. Ajuda de Pesquisa Ajudas de Pesquisa so utilizadas para fornecer ao usurio, quando solicitado (F4), uma lista de valores possveis para determinado campo. Mos a obra, logando no ECC. Para se logar no ECC necessrio possuir em sua maquina uma aplicao chamada SAPGUI.

Como o ECC instalado em um servidor voc configura o acesso em New Item onde ser necessrio possuir o endereo do Application Server o System ID e o System Number do ECC.

.alltroniks.com.br/2010/07/

4/11

13/03/12

2010 julho

Mas o que System ID e System number? O SAP ECC permite a voc criar vrios ambientes distintos no mesmo ERP diferenciados apenas pelo numero e identificao do sistema. Sendo assim podemos ter um ambiente somente para desenvolvimento e outro para testes unitrios compartilhando a mesma fonte de dados. A navegao entre as funcionalidades do ECC feita atravs de cdigos chamados de transaes.

Por exemplo: Se voc pretende modificar a estrutura de uma tabela deve utilizar a transao se11 e voc quer criar um programa utiliza a SE38. Figura da transao ABAP SE80 Object Navigator.

.alltroniks.com.br/2010/07/

5/11

13/03/12

2010 julho

Para sair de uma transao e ir para outra necessrio o comando /n. Como comeo a programar ABAP ou conhecer o ECC? Para isso a SAP disponibiliza para fins de estudo uma verso compacta do ECC o Minisap. O Minisap um ECC otmizado apenas para fins de estudos. Pode ser instalado em uma maquina Windows ou Linux possui poucos passos de instalao, utiliza base de dados DB2 pode possui uma licena que dura 3 meses podendo ser renovada atravs da transao SLICENSE e o site https://websmp130.sapag.de/sap(bD1wdCZjPTAwMQ==)/bc/bsp/spn/minisap/minisap.htm Requisitos para instalao: Requisitos mnimos de hardware:* Windows XP, 2000 ou Windows NT 4.0, Windows XP, Service Pack 4 ou maior. * Internet Explorer 4.01 ou maior. * No mnimo 128 MB RAM. * No mnimo 256 MB memria cache. * No mnimo 2.2 GB espao em disco (60 MB DB software, 1.9 GB para o SAP, 100 MB para o SAP Gui + espao livre provisrio para a instalao) Links para download do MINISAP: MINISAP CD1 MINISAP CD2 Criando o seu primeiro programa ABAP: timos tutoriais no ABAP 101. http://abap101.wordpress.com/2007/08/30/criando-o-programa-abap-hello-world/ Outro timo tutorial para quem esta comeando: http://marceloabap.wordpress.com/ Para usurios um pouco mais avanados aconselho o blog que trs alem de dicas ninjas de ABAP uma tima referencia para gesto e gerenciamento e arquitetura de projetos: http://lucattelli.com/blog/
.alltroniks.com.br/2010/07/ 6/11

13/03/12

2010 julho

Aconselho a todo iniciante primeiramente navegar no ECC afim de conhecer as funcionalidades as telas com o intuito de familiarizar com o sistema. Principais transaes: (O minisiap no contempla todas) S001 ABAP/4 Development Weorkbench. SO01 Business Workflow S002 System Administration. SA38 Execute a program. SCAT Computer Aided Test Tool SCU0 Compare Tables SE01 Old Transport & Corrections screen SE03 Groups together most of the tools that you need for doing transports. In total, more than 20 tools can be reached from this one transaction. SE09 Workbench Organizer SE10 New Transport & Correction screen SE11 ABAP/4 Dictionary Maintenance SE12 ABAP/4 Dictionary Display SE13 Maintain Technical Settings (Tables) SE12 Dictionary: Initial Screen enter object name. SE13 Access tables in ABAP/4 Dictionary. SE14 Utilities for Dictionary Tables SE15 ABAP/4 Repository Information System SE16 Data Browser: Initial Screen. SE16N Table Browser (the N stands for New, it replaces SE16). SE17 General Table Display SE24 Class Builder SE30 ABAP/4 Runtime Analysis SE32 ABAP/4 Text Element Maintenance SE35 ABAP/4 Dialog Modules SE36 ABAP/4: Logical Databases SE37 ABAP/4 Function Modules SE38 ABAP Editor SE39 Splitscreen Editor: Program Compare SE41 Menu Painter SE43 Maintain Area Menu SE48 Show program call hierarchy. Very useful to see the overall structure of a program. SE49 Table manipulation. Show what tables are behind a transaction code. SE51 Screen Painter: Initial Screen. SE54 Generate View Maintenance Module SE61 R/3 Documentation SE62 Industry utilities SE63 Translation SE64 Terminology SE65 R/3 document. short text statistics SE66 R/3 Documentation Statistics (Test!) SE68 Translation Administration SE71 SAPscript layout set SE71 SAPScript Layouts Create/Change SE72 SAPscript styles
.alltroniks.com.br/2010/07/ 7/11

13/03/12

2010 julho

SE73 SAPscript font maintenance (revised) SE74 SAPscript format conversion SE75 SAPscript Settings SE76 SAPscript Translation Layout Sets SE77 SAPscript Translation Styles SE80 ABAP/4 Development Workbench SE81 SAP Application Hierarchy SE82 Customer Application Hierarchy SE83 Reuse Library. Provided by Smiho Mathew. SE84 ABAP/4 Repository Information System SE85 ABAP/4 Dictionary Information System SE86 ABAP/4 Repository Information System SE87 Data Modeler Information System SE88 Development Coordination Info System SE91 Maintain Messages SE92 Maintain system log messages SE93 Maintain Transaction. SEARCH_SAP_MENU From the SAP Easy Access screen, type it in the command field and you will be able to search the standard SAP menu for transaction codes / keywords. It will return the nodes to follow for you. SEU Object Browser SHD0 Transaction variant maintenance SM04 Overview of Users (cancel/delete sessions) SM12 Lock table entries (unlock locked tables) SM21 View the system log, very useful when you get a short dump. Provides much more info than short dump SM30 Maintain Table Views. SM31 Table Maintenance SM32 Table maintenance SM33 Display Table Parameter ID TAB SM35 View Batch Input Sessions SM37 View background jobs SM50 Process Overview. SM51 Delete jobs from system (BDC) SM62 Display/Maintain events in SAP, also use function BP_EVENT_RAISE SMEN Display the menu path to get to a transaction SMOD Transactions for processing/editing/activating new customer enhancements. CMOD Transactions for processing/editing/activating new customer enhancements. SNRO Object browser for number range maintenance. SPRO Start SAP IMG (Implementation Guide). SQ00 ABAP/4 Query: Start Queries SQ01 ABAP/4 Query: Maintain Queries SQ02 ABAP/4 Query: Maintain Funct. Areas SQ03 ABAP/4 Query: Maintain User Groups SQ07 ABAP/4 Query: Language Comparison ST05 Trace SQL Database Requests. ST22 ABAP Dump analysis SU53 Display Authorization Values for User. WEDI EDI Menu. IDOC and EDI base.
.alltroniks.com.br/2010/07/ 8/11

13/03/12

2010 julho

WE02 Display an IDOC WE07 IDOC Statistics DEIXEM COMENTRIOS NO FINAL DO POST, AGRADEO! Aceito opinies para novos posts!

0
Like

0 Comments Deixe seu comentrio Tagged with: ERP

Sobre Mim
Viciado em tecnologia da informao atualmente trabalhando com Java e SAP. Gosto muito de coisas geeks, nerds , cinema, quadrinhos e rpg.

Idiomas

Ultimos Posts
Aplicaes JAVA para windows CE 5.0 iphone ol mundo Aumentando o tamanho do .vmdk da vmware Mikko Hypponen: Combatendo virus, defendento a internet Combatendo vrus, defendendo a internet

Blogroll
abapzombie.blog.br
.alltroniks.com.br/2010/07/ 9/11

S-ar putea să vă placă și