Sunteți pe pagina 1din 2

02/05/12

Regio Sul: Imprimir Entrevista On Line

Director: Jos Mateus Moreno Chef e de Redaco: Natlia L. Moreno

primeira pgina > Entrevistas > Entrevista On Line

Gesto e Alinhamento Interno de Marca Empresarial em Conferncia


Data: 02|05|2012 s 15:30:00 A ANJE Algarve, a Escola Superior de Gesto, Hotelaria e Turismo, CareerAGENTS e Toastmasters Algarve promovem e apresentam a Conferncia intitulada "Gesto e Alinhamento Interno de Marca Empresarial", contando com o apoio de algumas associaes empresariais e outras entidades ligadas ao sector, focalizada no empreendedorismo e bem assim na importncia de gerir uma estratgia de desenvolvimento de uma carreira. Esta Conferncia tem lugar no dia 3 de Maio s 09:00 hrs no Auditrio da ESGHT - Campus da Penha - Universidade do Algarve. Entrevistado: Entrevistador/ Jornalista:

Rui Miguel Coelho


Especialista em Marketing Rui Miguel Coelho um especialista em Marketing, Personal Branding e Social Media, que desenvolve actividade com profissionais e empresas que visam aumentar o potencial e o valor dos seus servios. Orador em eventos de Marketing, Recursos Humanos e Branding, tem vindo a publicar diversos artigos em vrias publicaes de referncia. docente de Marketing na NOVAForum e EGP - Escola de Gesto do Porto e CEO da PersonalBrands Portugal. Esta empresa tem como misso principal o desenvolvimento e a gesto de marcas pessoais de executivos e empreendedores que valorizam a importncia de gerir uma estratgia de desenvolvimento de carreira.

Jos Mateus Moreno


jmm@diarionline.pt

Questo: No podem os deixar de lhe colocar a questo que, eventualm ente, a que m ais aflige os em presrios. Quando ser possvel verificar-se um retorno ao desenvolvim ento em presarial e econm ico ? Resposta: O retorno depende essencialmente do que cada empresrio faz para o obter. Apesar de ouvirmos nos dias de hoje muitas notcias menos boas em termos econmicos, o que facto que continuamos a ter muitas empresas portuguesas que crescem a um ritmo acelerado e com bons resultados. O que que elas fazem de diferente? O ponto principal este: o que distingue esses empresrios e essas empresas? Trs pontos essenciais: capacidade de ver o mercado de forma alargada e de forma internacional, atitude de resilincia e de conquista diria e competncias em ter do seu lado os melhores profissionais e a melhor rede de contactos e parceiros. No escondo que estou muito preocupado com todas as empresas que dependem apenas do mercado nacional ou at do mercado ibrico, tendo em conta as dificuldades que Espanha tambm atravessa, mas tambm penso que um empresrio um conquistador da era moderna. Algum que consegue criar valor econmico a partir de uma ideia e de uma viso de projecto. E fundamental que estes conquistadores expandam as suas conquistas para novos mercados, que vejam cada vez mais para alm do bvio.

Questo: Pela sua experincia, em face da nova conjuntura, aconselha os jovens em presrios a redefinirem o rum o estratgico iniciado, ou devem m anter-se ? De que form a ? Resposta: Tenho uma admirao confessa e enorme por cada novo empresrio que decide tomar o seu lugar no mundo. No importa a idade. Ser empresrio, ser um conquistador de ideias e de mercados uma vocao e uma atitude. S os melhores sobrevivem mas possvel criar as condies para se ser melhor. Todos os dias. Acho importante ter um caminho traado e uma ideia forte para o projecto empresarial mas penso que, ainda mais crucial, ter uma capacidade de flexibilidade e adaptao para as mudanas no clima econmico e nos mercados. Ter uma marca pessoal que sobressaia e se torne magntica um trunfo que penso fundamental para os empresrios no contexto actual.

www.regiao-sul.pt/print_entrevista.php?refentrevista=270

1/3

02/05/12

Regio Sul: Imprimir Entrevista On Line

Questo: Com o se pode gerir um a carreira profissional de sucesso quando o contexto em presarial se encontra debilitado ou em vias de sucum bir ? Resposta: Em tempos exigentes o mais importante perceber que cada um de ns transporta, enquanto profissional, uma promessa de valor. Uma marca pessoal. Alguma coisa que podemos fazer melhor ou de forma mais consistente do que os outros. Penso que poucos ainda acreditam que so as empresas que fazem a gesto das nossas carreiras, do que queremos em termos profissionais Gerir uma carreira exige coragem. Atitude. Ningum pode fazer as escolhas por ns. E isso pode ser difcil para muitos profissionais que ainda no fizeram o trabalho de clarificao sobre o que verdadeiramente querem fazer ou fazem para serem os melhores na sua profisso ou no seu nicho profissional. No final acredito que profissionais alinhados com a sua marca pessoal criam empresas mais capazes. Criam-se por esta via colaboradores que agarram os seus desafios profissionais pelos valores mais nobres e profundos da empresa: a partilha de uma marca! Em todas as nossas vertentes. E felizmente em Portugal temos excelentes exemplos desta partilha e deste alinhamento.

Questo: Ao dirigir-se com unidade acadm ica e aos em presrios, vai seguram ente apontar m edidas que podem ser tom adas para enfrentar a difcil situao actual. Quer exem plificar algum as ? Resposta: Existe muito para fazer para qualificar melhor o que temos como recursos e como Existe muito para fazer para qualificar melhor o que temos como recursos e como pontos diferenciadores. Os momentos difceis que atravessamos em nada se comparam ao que tenho visto em outras comunidades e em outros pases. Fizemos nos ltimos 25 anos conquistas de desenvolvimento que nos colocaram no topo do mundo. Fazemos a nossa vida num dos melhores pases do mundo para viver, para ter famlia, para crescer, para desenvolver um talento. Basta viajar um pouco mais para percebermos isso. Por isso fao a pergunta: perante uma dificuldade onde preciso arregaar mangas e refazer negcios como que reagimos? Quando olho para empresas como a Pelcor ou a Fepsa consigo ver muito mais do que o seu projecto empresarial. Vejo a Sandra Correia como rainha da cortia e o Ricardo Teixeira como o embaixador dos feltros para chapus. Vejo um projecto empresarial sustentado numa forte marca pessoal. Numa marca pessoal que inspira e atrai, que vive de uma rede alargada que projecta o seu negcio para outras dimenses. No h lugar para nos escondermos. Como lderes de empresas ou empresrios esta a altura de sair e dar o exemplo, de explicar com exemplos os nossos valores. Estimular a ligao entre alinhamento pessoal e profissional uma ambio legtima e profunda de empresas que esto ligados de forma umbilical aos seus colaboradores. uma forma de responsabilidade social interna que liberta energia criativa. E em termos difceis onde o valor da criatividade mais importante para desenvolver novas solues e novas aborgdagens que permitam seguir novos rumos. Criatividade atravs do Personal Branding e do netw orking: fundamental apostar neste caminho.

Questo: Acha que o Poder Local, designadam ente as cm aras m unicipais, podem ajudar as em presas a vencer a crise actual ? Se sim , de que form a o podem fazer ? Resposta: Acredito que o poder local deve dar o enquadramento. Juntar as foras empresariais sua volta. Estimular uma atitude corajosa e resiliente. Precisamos de Cmaras Municipais que possam, com as competncias locais e regionais, dar mais mundo aos empresrios e mostrar-lhes que caminhos podem ser mais promissores. O que no podem e no devem fazer levar ningum pela mo! desta atitude paternalista que no precisamos de todo. Estamos numa poca de mudana vital para a forma como criamos valor no pas e no mundo. E talvez pudssemos parar para pensar ao contrrio: o que que os empresrios e os empreendedores podem fazer pela sua Cmara Municipal?... Muito mesmo, na minha opinio. E eu sei como o fazer.

Questo: Para finalizarm os esta entrevista, sugerim os-lhe que deixe um conselho prtico aos em presrios algarvios do com rcio tradicional. O que devem fazer nos tem pos que correm ? Resposta: Esse um dos mais importantes desafios que temos: o comrcio tradicional. De todas as lojas tradicionais que ainda visito e onde fao compras a minha motivao para l passar esta: a pessoa que est frente da loja. As boas histrias de vida que j no encontro em lado nenhum. a capacidade de criar uma ligao emocional que o grande valor do comrcio tradicional. Custa ver muitas lojas fechar, muitas delas onde todos nos lembramos de ter crescido. A adaptao aos novos consumidores est, em muitos casos, por fazer. E aqui no nego que as novas tecnologias e os media sociais esto a desempenhar um rumo novo para todas as lojas tradicionais que se revitalizaram. Penso que um exemplo a seguir. Como balancear as propostas de charme do comrcio tradicional, com toda a sua envolvente emocional e de relacionamento, com as ferramentas digitais proporcionadas pelo facebook, youtube e outros para mim o caminho para criar propostas renovadas de comrcio local.
www.regiao-sul.pt/print_entrevista.php?refentrevista=270 2/3

S-ar putea să vă placă și