Sunteți pe pagina 1din 13

Teoria dos Grafos e Aplicaes

Cap. 2 Conceitos Bsicos em Teoria dos Grafos


2.1 Grafo
uma noo simples, abstrata e intuitiva, usada para representar a idia de alguma espcie de relao entre os objetos. Graficamente, aparece representado por uma figura com ns ou vrtices, significando os objetos, unidos por um trao denominado aresta configurando a relao imaginada. Representao Matemtica
5

Um Grafo representado matematicamente por: G=(V,E) Onde V o conjunto de vrtices e E o conjuntos de arestas ou ligaes entre os vrtices. (V= n , E= m )

d 1 a b 2 3
C

Figura 2.1 A figura acima ( direita) mostra o grafo G=(V,E). Observe que laos (self-loops) so permitidos pela definio. Mltiplas linhas no so permitidas. Neste exemplo, V={1,2,3,4,5,6} e E={{1,3},{2,3},{3,4},{3,5},{6,6}}. comum a utilizao da varivel vi ou xi , i=1,2,...,n para a distino dos ns (vrtices). V= 6 , E= 5.

2.2 Grafo direcionado (ou Digrafo)


Um Grafo dito direcionado ou Digrafo quando o sentido das ligaes entre os vrtices considerado. Neste caso denomina-se de arco a aresta direcionada. Representao Matemtica Um Digrafo representado matematicamente tambm por: G=(V,E) Onde V o conjunto de vrtices e E uma relao binria em V (i.e., um conjunto de pares ordenados) das ligaes.
d 1 a b 2 3
C

Figura 2.2 Neste exemplo, V={1,2,3,4,5,6} e E={(3,1),(2,3),(4,4),(3,5),(6,6)}. V= 6 , E= 5.

Teoria dos Grafos e Aplicaes

2.3 Grafos valorados (Redes Networks)


Uma Rede um grafo no-direcionado (ou um digrafo) no qual um nmero real associado os vrtices e/ou ligaes. Este nmero freqentemente referido como o peso da ligao. Essa classificao dada de acordo com a necessidade, ou no, da indicao do fluxo entre os vrtices. Na prtica este nmero pode representar: custos, distncias, capacidades, e/ou suprimentos e demandas; tempo (trnsito, permanncia, etc); confiabilidade de transmisso; probabilidade de ocorrer falhas; capacidade de carga; outros.

Representao Matemtica

Um Rede representado matematicamente tambm por: G=(V,E,w) Onde: V o conjunto de vrtices; E o conjunto de ligaes; e w o peso associado aos vrtices e/ou ligaes.

Teoria dos Grafos e Aplicaes

10

REDES / GRAFOS
ESTRUTURA TOPOLGICA INFORMAES QUANTITATIVAS SOBRE ELEMENTOS

Exemplos: Redes ferrovirias Redes de telecomunicaes Redes de estradas Redes Eltricas Redes de esgotos Redes de transportes Redes de atividades scheduling de atividades em grandes projetos Ns, vrtices atividades Arcos restries de precedncia
durao da atividade

1
0 0

10

6
5

4 2
2 10

incio
0

5
15

9
2

10
3

fim
Figura 2.4

Teoria dos Grafos e Aplicaes

11

2.4 Grafo Parcial

G=(V,E)
Figura 2.5

G=(V,E) E E

2.5 - Subgrafo

G=(V,E) subgrafo de G sss


V ' V ; E ' E

Figura 2.6

Teoria dos Grafos e Aplicaes

12

2.6 Grafo Completo

v v w

v V e w E , v w (v, w ) E ( w , v ) E
Figura 2.7

2.6 Grafo Pleno

Figura 2.8

Teoria dos Grafos e Aplicaes

13

2.7 Grafo Bipartido

a1 b1 a2 a3 Xa Xb b2 X = Xa Xb Xa Xb = A Xa x Xb

Aplicaes : Probs. de Transporte (origem/destino) Probs. de Atribuio : (tarefas/pessoas)

Namoro

A
H O M E N S

1 B 2 C
Figura 2.10

M U L H E R E S

Procuramos um designao mais eficiente: nenhuma de duas linhas pode ser adjacente (encontrando-se num n).

Teoria dos Grafos e Aplicaes

14

PROBLEMA GERAL Problema de Designao


Dado uma rede direcionada G=(X,A) Conjunto de ns Xa Xb (distintos) Linhas ( i, j ) somente de i Xa para j Xb Custos nas linhas c(a) Determine uma designao de custo mnimo de Xa a Xb : um conjunto de linhas (arestas) W* tendo custo total mnimo. C( W ) =

a W

C( a )

FORMULAO DE PROGRAMAO LINEAR


Seja c(a) = cij o custo associado com a linha a = ( i , j ). 1 se linha ( i , j ) est na designao W Defina xi j = 0 caso contrrio

Designao Min. s. a.

c x
i, j

ij ij

x
k

ik

=1 =1 xij {0,1}

i xa j xb

x
k

kj

NOTA: A ltima restrio pode ser substituda por 0 xij 1, produzindo um programa linear que pode ser resolvido pelo MTODO SIMPLEX. Mas, no aceitvel devido a grande quantidade de solues degeneradas produzidas. Algoritmos especializados : MTODO HNGARO, BARR.

Teoria dos Grafos e Aplicaes

15

2.8 - Caminho, Percurso, Ciclo, Circuito e Comprimento


Um caminho de um vrtice vi0 para o vrtice vik uma seqncia de arestas < vi0 , vi1 >, < vi1 , vi2 > , . . . , < vi,k1 , vik >. Um caminho dito elementar se passa exatamente uma vez por cada vrtice e simples se passa exatamente uma vez por cada aresta. Quando o grafo no orientado o conceito de caminho substitudo por cadeia que pode ser representada pela seqncia de arestas que a forma ou dos vrtices nela contidos. Alguns autores usam o termo percurso para denominar genericamente um caminho. Se os vrtices inicial e final so coincidentes ( vi0 = vik ), dizemos que o caminho fechado e forma um ciclo que chamado de circuito se o grafo for orientado. O comprimento de um percurso num grafo valorado a soma dos custos de percorrer cada aresta e num grafo no valorado igual ao nmero de arestas que o compe. Na Figura 2.11 identificamos alguns destes elementos.

Figura 2.11 - Grafo G com um Caminho e um Ciclo

2.9 - Ciclo Euleriano e Circuito Hamiltoniano


Um Ciclo que passa por todas arestas de um grafo dito Euleriano e um circuito elementar que passa por todos os vrtices chamado de Hamiltoniano. O problema do Caixeiro Viajante citado anteriormente consiste em analisar todos circuitos Hamiltonianos existentes para (n+1) pontos, e conforme vimos o nmero mximo destes caminhos n! .

Teoria dos Grafos e Aplicaes

16

2.10 - Conexidade
Um Grafo G = (V, E) conexo se para todo par de vrtices existe pelo menos uma cadeia entre eles, por outro lado, se existir pelo menos um par de vrtices que no unido por nenhuma cadeia diz-se que o grafo no-conexo, ou desconexo. Veja os exemplos da Figura 2.12.

Figura 2.12 - Grafos Conexo ( G1 ) e Desconexo ( G2 )

Observe que o conceito de conexidade em grafos orientados no exige que haja um caminho ligando qualquer par de vrtices, se isto acontecer diz-se que o grafo fortemente conexo o que significa dizer que dados dois vrtices v e w quaisquer, cada um pode ser atingido a partir do outro, ou seja partindo de v pode-se chegar a w ou vice-versa. A Figura 2.13 mostra um exemplo.

Figura 2.13 - Grafo Dirigido Fortemente Conexo

Como aplicao deste conceito podemos dizer que uma das caractersticas mais importante de uma rede de comunicao (telefonia, por exemplo) sua conexidade.

Teoria dos Grafos e Aplicaes

17

2.11 - Relao de Adjacncia e de Incidncia


Dois vrtices vV e wV de um grafo G = (V,E) so ditos adjacentes se existe a aresta (v,w), ou seja (v,w) E. Duas arestas so ditas adjacentes se possuem uma extremidade (vrtice) comum. Uma aresta incidente a um vrtice se este vrtice for uma de suas extremidades. Assim as arestas (u,v) e (v,w) so incidentes ao vrtice v.

2.12 - Clique
Clique ou grafo completo um grafo, ou subgrafo, em que seus vrtices so interligados ou adjacentes dois a dois; de forma que o caminho mais curto entre quaisquer dois vrtices v e w a aresta (v,w). A Figura 2.14 mostra um grafo com dois cliques.

Figura 2.14 - Grafo com dois Cliques: {2,3,4} e {4,5,6,7}

2.13 - Grafos Planares


Diz-se que um grafo planar se for possvel dispor seus vrtices num plano de forma que no haja cruzamento de arestas. Pode-se ento fazer uma associao entre um grafo planar e um mapa, onde cada regio do mapa corresponde a um vrtice e as fronteiras entre as regies correspondem s arestas. Veja um exemplo na Figura 2.15.

Figura 2.15 - Grafo Planar com 5 regies

Uma aplicao que utiliza o conceito de grafos planares a disposio de circuitos impressos numa placa.

Teoria dos Grafos e Aplicaes

18

2.14 - rvores
A definio clssica de rvore nos leva aos seguintes conceitos: rvore uma estrutura de dados que possui uma relao hierrquica entre seus elementos; rvore um conjunto finito de um ou mais ns, onde um deles denominado raiz e os demais, recursivamente, formam uma nova rvore (ou sub-rvore). Quando num determinado nvel a sub-rvore tem um nico n (sem descendentes) ele chamado de folha. A rvore da Figura 2.16 tem as seguintes folhas : D, E, G, H e I.

Figura 2.16 - rvore de raiz A com duas sub-rvoes de razes B e C

Conforme conceitos definidos at aqui podemos dizer que uma rvore um grafo conexo sem ciclos e que todo grafo G deste tipo que possuir n vrtices tem exatamente (n1) arestas. Outra caracterstica que tambm pode ser observada que todo par de vrtices de G unido por uma nica cadeia simples. Por exemplo, a cadeia A-C-F-G da Figura 2.16 a nica que liga os vrtices A e G. Convm salientar neste ponto que desnecessrio indicar as inmeras aplicaes de rvores em computao, por conseguinte, como estas so casos especiais de grafos notase quo importante o estudo da Teoria dos Grafos, cuja bibliografia extensa e deve ser consultada com mais profundidade, especialmente a referncias [7].

Teoria dos Grafos e Aplicaes

19

2.15 - Interrelacionamento entre vrtices (Notao de Berge)


* xj sucessor de xi (xi, xj) A + (xi) = { xj / xj sucessor de xi} d+ (xi) = card ( + (xi)) ; d = grau * xj antecessor de xi (xj, xi) A - (xi) = { xj / xj antecessor de xi} d- (xi) = card ( - (xi)) ; * xj adjacente (vizinho) a xi xi sucessor ou antecessor de xj (xi) = { xj / xj adjacente a xi}; (xi) = + (xi) U - (xi)
X2

Exemplo:
X1 X3

+ (x1) = {x2,x3,x4} - (x3) = {x1,x2,x4}

X4

2.16 - Fechos transitivos


Fecho transitivo direto n (xi) = {xi} U ( U +k (xi) ) k=1
+

onde +2 = + ( + (xi)) . . . +n = + ( +(n-1) (xi))

Exemplo : Seja G = ( X,A ) onde:

X = { habitante da cidade} A = { (xi,xj) / < xi conhece xj >}

+ (xi) o conjunto de todas as pessoas s quais a pessoa xi pode fazer chegar alguma informao, atravs do contato entre pessoas conhecidas. pessoa

Teoria dos Grafos e Aplicaes

20

2.17 Reviso

Grafo

Grafo completo

Grafo conexo

caminho de v u a v

Ciclo ciclo Hamiltoniano

rvore

rvore Geradora

S-ar putea să vă placă și