Sunteți pe pagina 1din 2

REFERNCIAS:

www.alcoolismo.com.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

ALCOOLISMO X ADOLESCNCIA

APOIO:

Universidade Federal do Rio G. Norte Caixa Postal 1524 - Campus Universitrio Lagoa Nova CEP 59072-970 Natal - RN Brasil

PROJETO TRILHAS POTIGUARES 2008

O que o Alcoolismo?
Do ponto de vista mdico, o alcoolismo uma doena crnica, com aspectos comportamentais e socioeconmicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de lcool, na qual o usurio se torna progressivamente tolerante intoxicao produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinncia, quando a mesma retirada.

contra-indicado ou apesar de provas evidentes de prejuzos, tais como, leses hepticas causadas pelo consumo excessivo de lcool, humor deprimido ou perturbao das funes cognitivas relacionada ao consumo do lcool. De acordo com o CID-10, para que se caracterize dependncia, pelo menos trs critrios devem estar presentes em qualquer momento durante o ano anterior.

Hormnios Sexuais Afeta o balano dos hormnios reprodutivos no homem e na mulher. No homem o lcool contribui para leses testiculares o que prejudica a produo de testosterona e a sntese de esperma. Alcoolismo e Gravidez: lcool na gravidez pode levar a retardo mental do beb. Consumo de lcool durante a gravidez altera a funo da tireide.

Sintomas do Alcoolismo:

1.Desejo intenso ou compulso para ingerir bebidas alcolicas. 2.Tolerncia: Necessidade de doses crescentes de lcool para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substncia; 3.Abstinncia: Sndrome tpica e de durao limitada que ocorre quando o uso do lcool interrompido ou reduzido drasticamente. 4.Aumento do tempo empregado em conseguir, consumir ou recuperar-se dos efeitos da substncia; abandono progressivo de outros prazeres ou interesses devido ao consumo. 5.Desejo de reduzir ou controlar o consumo do lcool com repetidos insucessos. 6.Persistncia no consumo de lcool mesmo em situaes em que o consumo

lcool e Trnsito
Quanto de lcool posso beber antes de dirigir? A nova lei assume tolerncia zero com o lcool. Antes, um motorista podia ter at 0,6 grama de lcool por litro de sangue (dois copos de cerveja). Agora, mais do que zero de lcool infrao gravssima, com multa de R$ 955 e suspenso do direito de dirigir por um ano.

Problemas Clnicos
Sistema Nervoso: Amnsias nos perodos de embriaguez acontecem em 30 a 40% das pessoas no fim da adolescncia e incio da terceira dcada de vida. Sistema Gastrintestinal: Grande quantidade de lcool ingerida de uma vez pode levar a inflamao no esfago e estmago o que pode levar a sangramentos alm de enjo, vmitos e perda de peso. Cncer: Os alcolatras esto 10 vezes mais sujeitos a qualquer forma de cncer que a populao em geral. Sistema Cardiovascular: Doses elevadas por muito tempo provocam leses no corao provocando arritmias e outros problemas como trombos e derrames conseqentes.

Sndrome Blackout

Pode ocorrer em bebedores espordicos ou crnicos e caracteriza-se por amnsia que pode durar horas, sem perda de conscincia da realidade durante a crise.

S-ar putea să vă placă și