Sunteți pe pagina 1din 2

As Variedades Lingsticas

Variantes Lingsticas usos diferentes que se faz da mesma lngua. As diferenas ocorrem dependendo: da regio em que a lngua utilizada; da situao em que utilizada; da condio social de quem a utiliza; do grau de escolaridade de quem a utiliza; do contexto ou da situao em que utilizada; da inteno de quem a utiliza; da pessoa a quem se destina a mensagem; da origem de quem fala ou escreve; dos costumes do grupo em que o usurio da lngua vive... Linguagem formal: segue regras de uma gramtica normativa eleita como variedade-padro, oficial; menos influenciada por fatores como idade, regio, grupo social... mais utilizada em situaes formais: documentos oficiais, textos cientficos, textos escolares, palestras, reunies cientficas... geralmente no emprega grias. Linguagem coloquial, informal caracterizada por: ser mais utilizada nas situaes do cotidiano, isto , no dia-a-dia, na famlia, entre amigos; escolha ou uso de palavras ou expresses do repertrio popular, conhecido pela maioria dos falantes; forma de organizar a frase diferente da variedade ou norma-padro (como eu vi ele); emprego de formas reduzidas de palavras (pra, ta, n); ser mais influenciada por fatores como: idade, regio em que utilizada, profisso, grupo social que o falante mais freqenta; ser mais espontnea e descontrada.

As Variedades Lingsticas
Variantes Lingsticas usos diferentes que se faz da mesma lngua. As diferenas ocorrem dependendo: da regio em que a lngua utilizada; da situao em que utilizada; da condio social de quem a utiliza; do grau de escolaridade de quem a utiliza; do contexto ou da situao em que utilizada; da inteno de quem a utiliza; da pessoa a quem se destina a mensagem; da origem de quem fala ou escreve; dos costumes do grupo em que o usurio da lngua vive... Linguagem formal: segue regras de uma gramtica normativa eleita como variedade-padro, oficial; menos influenciada por fatores como idade, regio, grupo social... mais utilizada em situaes formais: documentos oficiais, textos cientficos, textos escolares, palestras, reunies cientficas... geralmente no emprega grias. Linguagem coloquial, informal caracterizada por: ser mais utilizada nas situaes do cotidiano, isto , no dia-a-dia, na famlia, entre amigos; escolha ou uso de palavras ou expresses do repertrio popular, conhecido pela maioria dos falantes; forma de organizar a frase diferente da variedade ou norma-padro (como eu vi ele); emprego de formas reduzidas de palavras (pra, ta, n);

ser mais influenciada por fatores como: idade, regio em que utilizada, profisso, grupo social que o falante mais freqenta; ser mais espontnea e descontrada.

S-ar putea să vă placă și