Sunteți pe pagina 1din 6

Ser na Psicologia: dilogos sobre a prosso

A DIFERENA QUE NOS UNE:


O MLTIPLO SURGIMENTO DA PSICOLOGIA

Arthur Arruda Leal Ferreira INTRODUO


O lugar de onde foi pensada esta palestra vem da pluralidade de uma experincia didtica, de um percurso atravs de boa parte da grade didtica da psicologia: Psicologia Geral (para os cursos de psicologia, histria, servio social, pedagogia, nutrio, odontologia e enfermagem), Histria da Psicologia, Behaviorismo, Gestaltismo, Psicologia da Percepo, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem e Psicologia Social. A parir desta diversidade, e especialmente conectado com o vis da Histria da Psicologia, que se tentar pensar o que seria O Ser na Psicologia, tentando dar ensejo ao dilogo proposto sobre a nossa prosso. Pensar o que seria o Ser na Psicologia sempre nos conduz a nos encontramos nos limites do No-Ser, na dvida do que se . No apenas pela polissemia do conceito, mas por poder ser tragado a cada momento pelas cincias naturais (como a neurosologia e a biologia), pelas cincias sociais (como a sociologia e a antropologia), pelo senso comum, pela religio, as tcnicas de governo e de auto-ajuda. A dvida de No-Ser no perifrica, como se pudesse haver uma regio central do Ser de onde tudo o mais fosse puro acidente. Disputa-se entre as psicologias este suposto centro, esta hegemonia do Ser, ora numa disputa encarniada, ora em alianas estratgicas entre prossionais. Como se a psicologia fosse no seu conjunto uma confederao de virtualidades ou possibilidades de Ser. Talvez algumas questes sirvam para ilustrar a Babel em que ns psiclogos nos encontramos na busca do nosso Ser: 1) Por que existem tantas psicologias (sistemas, projetos, escolas, teorias, hipteses, orientaes prticas, marcas autorais etc.), no concordando os psiclogos nem quanto denio da psicologia? 2) Por que no ocorre, como nas cincias naturais (ou duras), o predomnio de um projeto cientco sobre os demais? 3) Por que no ocorre, ao menos, a refutao de uma das tendncias presentes no espao psicolgico, em que esta se mostre falsa, ou ao menos inecaz? 4) Por que neste espao proposies com condies e conseqncias to opostas se sustentam? 5) Por que estas contradies se mantm, ainda que o apelo investigao emprica seja to rigoroso e extenso como nas cincias naturais? 6) Por que as psicologias, mesmo as que buscam uma delidade mais estrita aos cnones das cincias naturais (seus mtodos, seus modelos), no so sempre reconhecidas por estas, nem pelas epistemologias que as estudam?
Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 19 - n. 2, p. 477-500, Jul./Dez. 2007 495

Lvia Mathias Simo, Nlson Ernesto Coelho Jnior e Arthur Arruda Leal Ferreira

7) Por que as prticas psicolgicas mais diversas, positivadas em investigaes empricas das tendncias mais dspares, se sustentam, ainda que apontem para as tcnicas e nalidades mais divergentes? 8) Por que todas psicologias conseguem colher provas empricas, prticas e argumentativas contra as demais e a favor de si? 9) Por que os psiclogos no resolvem estes impasses ao tomar conhecimento de novas epistemologias, modelos e metodologias cientcas, sendo que em nenhum outro saber se discute tanto sobre epistemologia, metodologia, ou modelos cientcos?

Enm:
10) Por que a psicologia tende a satisfazer seu pblico, dividir cientistas, lsofos e epistemlogos, e conduzir as suas partes ao conito? Simplicando ao extremo, duas abordagens so possveis na tentativa de responder a essas questes. A primeira, a epistemolgica, buscar, atravs de uma abordagem normativa, distinguir na histria das cincias o progresso na direo de uma verdade, ou, ao menos, um maior distanciamento dos erros e iluses primeiras. J a segunda abordagem no tentar separar opinio de conhecimento, entendendo a verdade no como um ideal regulador dos saberes, mas como efeito de uma determinada congurao histrica, no jogo de suas possibilidades. Por conta das diculdades da epistemologia de dar conta desta situao, apelando para uma soluo futura e ideal, segunda abordagem ser adotada. Dentro desta perspectiva dois modelos sero propostos para explicar esta disperso do campo psicolgico: um modelo sincrnico e descritivo, a Mquina de Mltiplas Capturas e um outro dicrnico que explicaria historicamente o primeiro, o das Modernidades Cindidas. Estes modelos sero expostos a partir de alguns tpicos sintticos.

MQUINA DE MLTIPLAS CAPTURAS


1. Algumas hipteses tem sido lanadas para explicar esta disperso da psicologia, como: a) b) c) A imaturidade das cincias humanas (a ser redimida em um futuro prximo). A complexidade dos fenmenos humanos. A existncia de uma unidade insuspeita: o ser humano em si, que se esconderia por detrs das teorias, que seriam complementares na sua abordagem. Existem saberes mais recentes (a quntica, por exemplo) que j alcanaram rapidamente o reconhecimento como parte integrante da cincia. Em alguns saberes sobre objetos complexos (o clima, por exemplo) no h o debate sobre o seu objeto de estudo.
Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 19 - n. 2, p. 477-500, Jul./Dez. 2007

2. Estas teses so problematizveis pelas seguintes razes: a) b)


496

Ser na Psicologia: dilogos sobre a prosso

c)

Uma boa parte dos sistemas psicolgicos almeja, a partir de princpios simples, dar conta de todos os fenmenos humanos, restando saber quem o ser humano que permanece subjacente s teorias: no seria ele tambm construdo por um saber?

3. Uma possvel explicao sobre esta disperso pode-se encontrar no fato dos sujeitos deste conhecimento serem ao mesmo tempo os seus objetos: os indivduos humanos em busca do conhecimento de si. 4. Portanto, as diversas psicologias se efetivam, no porque revelem diversos aspectos do fenmeno humano em sua complexidade, mas porque produzem-nos atravs dos diversos modos de ser humanos. 5. Produzem-nos, em primeiro lugar pelo seu suposto poder de ser cincia, detendo portanto o capital moderno de dizer nossa verdade. Produzem-nos, em segundo lugar, porque suas doutrinas e tcnicas esto em continuidade com outras prticas sociais historicamente gestadas. 6. As psicologias extraem a sua fora do seu cruzamento entre aparatos cientcos (mtodos, modelos formais e conceitos extrados de outras cincias) e prticas sociais solidicadas ao longo da histria. 7. Esta fora explica de igual modo a sua diversidade, pois as psicologias resultam do cruzamento de diversos modelos cientcos com prticas sociais, gestando a partir deste duplo poder diversas formas de subjetividade, de ser humano

MODERNIDADES CINDIDAS
1. Contudo, este curto-circuito que gesta e marca a disperso das psicologias tem uma histria, e esta tem a sua condio de possibilidade na tentativa moderna de separao entre um domnio de seres naturais e outro de seres humanos, como especica Bruno Latour (1994); sem a ciso entre estes dois domnios no haveria a mltipla possibilidade de recombin-los. 2. Se Latour examina prioritariamente como os seres naturais passam a ser representados nos parlamentos e fruns humanos (como os Partidos Verdes e os conclios sobre o clima), resta dar conta de como os seres humanos so representados nos laboratrios cientcos e objetivados como os demais seres naturais, sendo este exame conduzido por Michel Foucault (1996) em As Palavras e as Coisas. 3. Neste livro Foucault entende que esta abordagem do Homem como Ser Emprico (objeto natural) s foi possvel na Modernidade, graas superao de um modelo de conhecimento Clssico, o da Representao, que buscava ordenar os seres em ordens ideais; somente na Modernidade que os seres foram abordados em sua profundidade emprica e histrica.
Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 19 - n. 2, p. 477-500, Jul./Dez. 2007 497

Lvia Mathias Simo, Nlson Ernesto Coelho Jnior e Arthur Arruda Leal Ferreira

4. O homem, descortinado somo Ser Emprico (objeto natural) pela Economia, Biologia e Filologia reduplicado em Ser Transcendental (sujeito fundamentante) por uma srie de losoas antropolgicas como as Dialticas, o Positivismo e a Fenomenologia: do cruzamento destas cincias empricas do homem com as losoas antropolgicas que nasceriam as cincias humanas como a psicologia. 5. Contudo a ciso Homem X Natureza (ou Homem Emprico X Transcendental) no representa a nica tentativa moderna de separao entre domnios: podemos ver uma srie de experincias modernas de dissociao, como a que se opera entre corpo e mente (VIDAL, 2002), loucura e razo (FOUCAULT, 1961/1972), infncia e idade adulta (ARIS, 1979), domnio privado e pblico (ELIAS, 1989; BERGER, 1985), indivduo soberano e disciplinado (FOUCAULT, 1976/1982) e subjetividade emprica e transcendental (FIGUEIREDO, 1995). 6. O termo modernidade se refere em sua acepo original atualidade, e no levantamento de vrios objetos histricos atuais, percebe-se em muitos destes esta experincia de ciso, cada qual remetendo a um conjunto de acontecimentos singulares. 7. Esta juno entre Homem e Natureza (ou entre Homem como Ser Emprico e Homem como Ser Transcendental) produz um Transcendental (fundamento inconsciente) na nossa experincia interior e uma Norma (determinao/ controle) para a nossa liberdade poltica. 8. Apesar de todas as cises serem relevantes, duas se encontram de modo mais constante neste mltiplo bordado humano das psicologias: indivduo soberano e disciplinado e subjetividade emprica e transcendental (as demais cises esto presentes de forma varivel). 9. Por serem mais constantes na experincia de hibridao que constitui as psicologias, as cises entre Homem X Natureza, Indivduo soberano X disciplinado, e Subjetividade emprica X transcendental servem como coordenadas para se compreender a pluralidade de misturas que habitam o campo psicolgico. 10. Assim, toda psicologia rene no plano do conhecimento um conceito emprico de uma outra cincia (em geral das cincias duras ou naturais) a uma determinada concepo transcendental do ser humano. 11. Assim, toda psicologia rene no plano tico um modo de relao entre o nosso sujeito emprico (as nossas experincias conscientes) com um sujeito transcendental (que em geral um conceito natural); a maior parte das psicologias parte da nossa subjetividade emprica para a transcendental (posio metapsicolgica), mas outras, como a behaviorista, negando a evidncia da mente e da conscincia (sujeito emprico) s a atingiro atravs de um conceito transcendental (posio parapsicolgica).
498 Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 19 - n. 2, p. 477-500, Jul./Dez. 2007

Ser na Psicologia: dilogos sobre a prosso

12. Assim, a maioria das psicologias no plano poltico (nas suas prticas) renem um modo de abordar o indivduo tanto como ser autnomo e livre (soberano), como sujeito a ser disciplinado e controlado: algumas psicologias, mesmo que privilegiem a autonomia do ser humano, remetem-na a uma norma natural; outras, ainda que tentem disciplinar os indivduos, fazem-no de modo a favorecer o seu autocontrole autnomo. Contudo, para o que aponta esta diversidade descrita? Deve-se insistir que esta questo no remete mais para uma soluo epistemolgica. A recusa a esta soluo no se deve apenas a uma escolha pessoal, mas pelo fato de que ela atua na direo inversa de sua busca por unidade: os modelos cientcos e as orientaes metodolgicas importadas das cincias naturais so bem diversos, dando ensejo a escolas e sistemas bem diferentes. De mais a mais, esta aplicao do receiturio cientco no garante a vericao, ou ao menos a superao de um projeto psicolgico em prol dos demais; apenas refora a tenso no interior deste saber em que cada orientao se arma das provas que ela mesmo se d contra as demais. Descartada a alternativa epistemolgica, restam as abordagens ticas, polticas e at estticas: que formas de vida, que modos de subjetivao so gerados na psicologia? No se busca aqui apenas uma psicologia que se nutra desta pluralidade, considerando a histria com o seu poder de produzir ces, mas tambm aquela que faculta o pluralismo em suas prticas, que nos desenraze de ns mesmos. E aqui os exemplos so muitos: A psicologia histrica de Ignace Meyerson e Jean-Pierre Vernant (1990) poderia ser tomada como exemplar, especialmente se esta se voltasse para a prpria psicologia enquanto obra histrica do esprito, na qual se expressariam as funes psicolgicas (percepo, pensamento, memria, etc), igualmente datadas e modicadas dialeticamente pela prpria presena da obra psicolgica. No cenrio brasileiro pode ser observado o esforo de cunho mais losco de se pensar numa clnica, e mesmo uma psicologia, de cunho mais processual e atenta s modicaes da subjetividade contempornea. Esta tem sido a marca de grupos como os ncleos de Subjetividade e de Singularidade da Psicologia Clnica da PUC de So Paulo, e do grupo Sujeito & Subjetividade da UFF/UFRJ, no Rio de Janeiro, isto sem deixar de citar linhas de pesquisa sobre a subjetividade contempornea desenvolvidas por pesquisadores como Jurandir Freire Costa (1994) e Benlton Bezerra do IMS/UERJ. Em todas as vertentes destes grupos, nota-se a busca de outras parcerias que esvaziem a aliana epistemolgica tradicional rmada pela psicologia desde suas origens. Em todas estas no apenas se acolhe, mas se gesta a nossa pluralidade, sem que se vislumbre a dissoluo nas diferenas que nos constituem.

Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 19 - n. 2, p. 477-500, Jul./Dez. 2007

499

Lvia Mathias Simo, Nlson Ernesto Coelho Jnior e Arthur Arruda Leal Ferreira

REFERNCIAS
ARIS, P. Histria social da criana e da famlia. Traduo de Dora Flaskman. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1979. BERGER, P. Para uma compreenso sociolgica da Psicanlise. Traduo de Jane Russo. In: FIGUEIRA, S. (Org.) Psicanlise e Cincias Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985. p. 11-26. COSTA, J. F. Redescries em Psicanlise. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1994. ELIAS, N. El proceso de la civilizacin. Traduo de Ramn Garca Cortarelo. Mexico: Fondo de Cultura Econmica, 1989. FIGUEIREDO, L. C. M. Os lugares da psicologia. In: ______. Revisitando as psicologias. So Paulo: Vozes/Educ, 1995. p. 13-33 FOUCAULT, M. A Histria da Loucura (1961). Traduo de Jos Teixeira Coelho Netto. So Paulo: Perspectiva, 1972. ______. As palavras e as coisas. Traduo de Antonio Ramos Rosa. Lisboa: Portuglia, 1966. ______. Soberania e disciplina (1976). Traduo de MACHADO, R. & OLIVEIRA, M. T. In: MACHADO, R. (Org.). Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1982. p. 179-191. LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Traduo de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994. VERNANT, J. P. El individuo en la ciudad. Traduo de Irene Agoff. In: Sobre el individuo. Barcelona: Paids, 1990, p. 25-46. VIDAL, F. Lhistoire et les enjeux des neurosciences: lavnement du sujet e crbral au XX sicle. (Programa de pesquisa apresentado para concurso no CNRS), 2002.

500

Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 19 - n. 2, p. 477-500, Jul./Dez. 2007

S-ar putea să vă placă și