Sunteți pe pagina 1din 13

Qumica direcionada rea de conservao e restauro

Por Norma Cianflone Cassares* Desde a dcada de 60, os conservadores e restauradores se preocuparam em intervir nos diferentes tipos de acervos, sustentados em conhecimentos adquiridos por meio do estudo cientfico. Essa preocupao est registrada sob diversas formas, inclusive em trabalhos editados, principalmente em pases de origem europia. Nos anos 80, essa preocupao em entender cada vez mais o mecanismo de deteriorao e o processo de fabricao dos objetos submetidos aos cuidados dos conservadores intensificou a parceria entre os profissionais das rea de conservao e os cientistas voltados a cooperar nessa nova atividade . Dessa parceria resultou a cincia da conservao, na busca de uma linguagem compreensvel entre esses profissionais que hoje trabalham em unssono, um dando subsdios para o trabalho do outro. Para que esse dilogo pudesse existir, foram necessrios anos de interao, muito estudo e mudana de postura de ambas as partes. Hoje, constata-se a importncia da cincia como parte essencial na formao de profissionais na rea de conservao. Nos ltimos 10 anos, essa multidisciplinaridade vem se expandindo e se tornando muito abrangente na diversificao de conhecimentos. So parceiros na rea de conservao, alm do conservador: engenheiros de edificao, de iluminao, arquitetos, bilogos, etc. uma atividade multidisciplinar baseada em estudos cientficos.

-1-

A Qumica no segmento de conservao e restauro Dentre as cincias que do sustentao aos trabalhos de conservao/restauro est a Qumica. Seus princpios so requeridos no exerccio de grande parte dos procedimentos de tratamento e de conservao. Neste texto, vo ser comentados apenas alguns princpios bsicos de Qumica mas que so indispensveis para o bom exerccio das atividades de conservao de acervos. * Conhecendo a natureza dos materiais dos acervos Desde tenra idade o ser humano desenvolve a habilidade de reconhecer e identificar materiais e objetos. Essa propriedade deve ser encarada como uma das mais importantes nas atividades de um conservador. Sua relevncia se deve necessidade, primria e fundamental do profissional, de saber do que o objeto da coleo feito para poder diagnosticar suas condies de conservao e decidir sobre os mtodos de tratamentos necessrios. o primeiro passo para qualquer iniciativa de tratamento. O processo de identificao no pode ser feito apenas pela aparncia, mas requer exame detalhado. Atravs de um exame visual podemos fazer um reconhecimento primrio. Por exemplo: objetos de madeira, pedra, metal, papel etc. Porm, para um resultado mais detalhado, requerem-se mtodos de identificao mais apurados. Por exemplo: no caso dos metais, para elevar o nvel de identificao, pode-se chegar aos componentes de liga metlica; do papel, ao tipo de fibras, e assim por diante. Para a identificao mais aguada, buscamos informaes atravs de testes ou anlises por processos instrumentais ou por anlises identificao qumica para identificar a composio da matria.

-2-

Os materiais de acervos esto divididos em duas grandes classes principais: os orgnicos e os inorgnicos, conforme a natureza do material. E ainda os sintticos. Estamos sempre nos referindo s constituies qumicas dos materiais. Na classe dos inorgnicos esto as rochas ou pedras, metais, cermica, vidro. So considerados orgnicos a madeira, papel, txtil, marfim, entre outros. Os sintticos so feitos de extratos qumicos derivados de animais e de plantas. Os compostos inorgnicos conhecidos so em nmero muito menor que os orgnicos. Alm disso, no apresentam tomos de Carbono na sua constituio. Os compostos orgnicos tm como elemento essencial o Carbono na sua molcula e so formados por ligaes covalentes, quase que em sua totalidade. Alm de serem moleculares, tais compostos so apolares ou apresentam baixa polaridade. J os compostos inorgnicos so inicos ou apresentam polaridade acentuada. Todas as decises a respeito da melhor interveno sobre a obra partem dessa primeira identificao. Conhecer a natureza das molculas, o tipo das ligaes qumicas entre os tomos, a polaridade dessas ligaes, etc. so muito importantes para avaliar as intervenes cabveis nos objetos. O conhecimento das foras intermoleculares, por exemplo, muito importante na relao adesivossolventes. * Identificando a diferena entre mudanas fsicas e mudanas qumicas dos materiais. As mudanas das condies dos materiais so sempre muito importantes para o conservador . So elas que vo determinar o tipo de interveno de estabilizao das obras. O conservador vai interferir visando estancar o processo de degradao ou revert-lo.

-3-

Essas mudanas podem ser classificadas como mudanas fsicas ou qumicas. As mudanas fsicas no provocam nenhuma alterao na estrutura molecular dos objetos. As mudanas qumicas, por sua vez, reordenam os tomos das molculas de forma a criar novas estruturas moleculares. Quando temos um fenmeno fsico, a estrutura qumica da matria no alterada e o processo pode ser revertido. o caso das misturas. Ex: gua e sal. Podemos reverter o processo obtendo novamente a gua e o sal separadamente. Mas quando os tomos de uma molcula so rearranjados de forma diferente da original, alterando a estrutura qumica da matria, a temos o fenmeno qumico e portanto no pode ser revertido. o caso, por exemplo da reao de um cido com uma base resultando em sal mais gua. Quando se opta por tratamento qumico sobre a obra , deve-se estar muito seguro do procedimento e ter domnio das reaes qumicas que vo ocorrer para evitar danos irreversveis. * Conhecendo como uma reao qumica acontece A molcula a menor parte representativa de uma substncia. Essas molculas so compostas por tomos unidos entre si obedecendo um determinado padro caracterstico para cada substncia. As reaes qumicas provocam o rompimento das ligaes entre os tomos, formando um novo padro de arranjo. Quanto mais estvel uma molcula, maior a fora necessria para romper essas ligaes na formao de novas combinaes. Por exemplo: quando uma substncia aquecida, os tomos e molculas se movimentam em alta velocidade. Esse movimento provoca colises com grande

-4-

impacto. Nessas colises, essas partculas podem se recombinar formando novas combinaes entre os tomos . A imagem das partculas em constante movimento, com crescente aumento desse movimento a cada aumento da temperatura, explica por que as reaes qumicas se aceleram com o aumento de temperatura. Como a velocidade de coliso das partculas aumenta, as molculas comeam a se romper em diversos pontos de sua estrutura, criando uma variedade muito grande de partes livres que se combinam e formam uma srie de novas molculas. Essa explicao j uma boa razo para que os conservadores obedeam quando, nos procedimentos de execuo de um tratamento qumico de um objeto, houver referncia sobre a temperatura adequada. Ele tem de obedecer essa recomendao, caso contrrio corre o risco de perder o controle sobre o tratamento. * Leitura das frmulas dos produtos qumicos Este conhecimento serve no s para compreender o mecanismo das reaes qumicas como tambm para identificar cada produto qumico utilizado nos tratamentos. As frmulas moleculares so modelos simblicos que mostram de forma abreviada quantos tomos e quais elementos qumicos esto presentes em cada uma das molculas do composto. Por exemplo: amnia - frmula molecular = NH3 Esta uma molcula de amnia que contem 1 tomo de Nitrognio e 3 tomos de Hidrognio. Os elementos so representados por seus smbolos e por conveno, o nmero de tomos acima de um, atravs de nmeros no canto direito do smbolo. Todos os elementos qumicos conhecidos esto representados na Tabela Peridica atravs de seus respectivos smbolos.

-5-

As frmulas estruturais informam quais e de que forma os tomos esto unidos entre si. Por exemplo: Amnia - frmula estrutural plana: H \ N | H Os tomos esto representados pelos smbolos e as ligaes entre os tomos, por um trao. Quando essa forma mostrada em trs dimenses, d-se o nome de frmula estrutural espacial. Sempre que se quer representar uma reao qumica, usam-se as frmulas moleculares, em vez de escrever os nomes dos compostos. Muitas vezes, dois ou mais compostos apresentam frmulas moleculares idnticas, porm suas propriedades qumicas so totalmente diferentes porque tm estruturas diferentes. A estrutura se refere forma como estes tomos esto ligados entre si. Por exemplo: A frmula molecular do lcool Etlico C2H6O = 2 tomos de C; 6 de H; 1 de O A frmula molecular do Dimetil ter tambm C2H6O, porm seus tomos esto unidos de forma diferente e portanto ele apresenta propriedades qumicas diferentes. H /

-6-

H | HCH | HCH | O | H lcool etlico

H | HCH | O | HCH | H Dimetil ter

Essa diferena de estrutura responsvel pelas diferentes propriedades qumicas dessas duas substncias. Atravs da frmula estrutural, e com experincia , o conservador poder antecipar algumas propriedades de uma substncia . Tomemos por exemplo o caso do lcool Etlico e do Dimetil ter citado acima: Sabendo que o comportamento de uma substncia depende de sua estrutura, assim como da natureza dos tomos que a compem, podemos concluir que eles no se comportam da mesma maneira diante de situaes semelhantes. *A montagem das equaes qumicas que representam as reaes A Qumica pode ajudar o conservador a compreender , de forma mais consistente, a natureza das mudanas que ocorrem num objeto, como seu processo de envelhecimento e de degradao.

-7-

Tambm orienta sobre as mudanas que podem ocorrer quando esse objeto submetido a tratamento. Ela explica por que objetos feitos de determinados materiais esto sujeitos a determinados tipos de degradao. Esses conhecimentos ajudam a evitar riscos e reduzir danos. Como consequncia, ajudam a julgar a convenincia ou no dos tratamentos de conservao. Cada reao qumica que acontece pode ser descrita atravs da montagem de uma equao qumica. Essa equao muito til para se compreender o que est acontecendo. Tomemos, por exemplo, a formao de Sulfato de Sdio atravs da reao entre cido Sulfrico e Hidrxido de Sdio. A equao qumica que representa essa reao a seguinte: H2SO4 + 2 NaOH Reagentes Na 2SO4 + 2H2O Produtos da reao

A leitura dessa equao a seguinte: Elementos H S O Na Nmero de tomos Antes 2+2 1 4+2 2 Depois 4 1 4+2 2

-8-

A descrio da reao facilita a compreenso do que est acontecendo. Constata-se que no houve destruio de tomos nem surgiram outros diferentes durante a reao. Apenas ocorreu uma reorganizao dos tomos reagentes. A equao mostra que o nmero de tomos de H,S,O e Na no se alterou, porm os seus tomos se combinaram entre si de forma diferente. O nmero de tomos reagentes igual ao nmero de tomos resultantes. Mas ainda h mais um valor que deve ser considerado: as frmulas moleculares que aparecem na equao representam uma molcula de cada composto. Nelas vemos que uma s molcula de NaOH no suficiente para formar os compostos resultantes. Foram necessrias 2 molculas de NaOH para reagir com uma molcula de H2SO4. A isso chamamos de balanceamento da equao. Para fazer esse balanceamento da equao que, como a prpria palavra diz, significa uma igualdade e manter o mesmo nmero de tomos em cada lado foi preciso encontrar o nmero de molculas que so capazes de reagir entre si para formar o sulfato de sdio: ( Na2SO4 ) e gua ( H2O )

* Mtodos para quantificar os materiais envolvidos numa reao qumica. A frmula molecular identifica a qualidade dos materiais, isto , do que o material feito. Mas para resolvermos problemas de conservao, necessrio saber tambm as quantidades desses materiais que esto envolvidos nos tratamentos. Temos de calcular a massa molecular das substncias.

-9-

Esse clculo de muita importncia para definirmos os tratamentos que envolvem reaes qumicas. preciso saber , por exemplo, quanto de uma substncia reagir com uma certa quantidade de outra substncia. De uma forma simplificada, para calcularmos a massa das substncias envolvidas numa reao, vamos considerar a unidade de medida o grama e vamos partir das informaes obtidas nas equaes qumicas balanceadas. Vamos tambm partir do pressuposto de que os tomos e molculas so partculas muito pequenas e impossvel de serem pesadas na sua unidade ou mesmo em quantidades maiores. A massa atmica - ou a massa molecular - representa a massa de um pacote de tomos ou de molculas . E nesse pacote o nmero de partculas sempre o mesmo, independentemente do tamanho ou natureza dos mesmos. A massa atmica dos elementos qumicos consta da escala de massa atmica, com valores fixos e invariveis. Sempre utilizando a reao de obteno do Sulfato de Sdio atravs da reao entre cido Sulfrico e Hidrxido de Sdio, temos a seguinte equao qumica balanceada: H2SO4 + 2 NaOH Na2SO4 + 2H2O

Dados: valores da massa atmica dos elementos: H=1 ; S = 32; O = 16; Na = 23

- 10 -

Voltando equao, temos:

H2SO4 1x 2+32+6 massa molecular total/moles total/moles reagentes

2 NaOH 2x 23+16+1

Na2SO4 1x 46+ 32+64

2 H2O 2x 2+16

98g 98g

40g 80g

142g 142g total/moles produto

18g 36g

178g

178g

* Leituras da equao qumica balanceada: 1) A equao balanceada nos mostra primeiro qual o menor nmero de molculas dos compostos que iro reagir entre si. ( reagentes ) 2) Esse o mesmo que o nmero de moles do produto da reao. Assim, atravs das massas moleculares podemos saber quantos gramas de cada substncia iro reagir. Se tivermos o cuidado de comparar, o nmero de tomos de cada elemento permanece o mesmo antes e depois da reao. Total dos moles reagentes Total dos moles resultantes H2SO4 = 98g + 2 NaOH = 80g total= 178g = 36g total= 178g

Na2SO4 = 142g + 2H2O

- 11 -

* Concluso Para concluir, cabe ressaltar que a inteno do autor foi de, com este texto, alertar para a importncia do conhecimento da Qumica nas atividades dos conservadores. Admitindo que o seu contedo representa apenas um nfimo das aplicaes da Qumica na rea da conservao de acervos, serve apenas de alerta para os riscos que se corre em trabalhar empiricamente e os danos que so provocados pela falta de conhecimento cientfico. A falta de domnio dessa cincia interfere no critrio em que se baseiam as intervenes. No podemos considerar o texto como tcnico. Falta muito contedo para uma explicao mais profunda do que foi dito. O objetivo foi mostrar que para execuo de quaisquer atividades em conservao, por mais simples que sejam, preciso pelo menos conhecer a natureza do objeto em questo e sua sensibilidade aos fatores de degradao. Esse conhecimento vai permitir traar um tratamento criterioso para estancar ou reverter quaisquer processos de deteriorao, sem desfigurar o objeto. Quanto mais o conservador expandir suas atividades no tratamento de obras, mais necessitar de aprofundamento de seus conhecimentos em Qumica.

- 12 -

Bibliografia ALLINGER, Norman L. 1978. Trad. Ricardo Alencastron . Qumica Orgnica. Parte I: A estrutura das molculas orgnicas. Parte II: Teoria Estrutural. Ed. Guanabara Dois AS PAULING, Linus . 1969. Qumica Geral . Vol. I Captulos 1-10. Ao Livro Tcnico AS FELTRE, Ricardo, 1983. Vol.I . Qumica Geral e Atomstica. Ed. Moderna BROOKS, Mary M.; FAIRBRASS, Sheila . The Interface between Science and Conservation. 1977 . Literacy in Science: using the language in conservation. 31-37. The British Museum

Dados do autor: Norma Cianflone Cassares Formada em qumica industrial aplicada na rea de conservao e restauro de acervos em papel, atua em carter privado em colees particulares, acadmicas e pblicas. Coordena e ministra cursos para profissionais de reas afins. Faz parte de instituies de profissionais da rea e, desde 2004, presidente da ABER.

- 13 -

S-ar putea să vă placă și