Sunteți pe pagina 1din 5

PROTEGER AS PLANTAS, MANTER VIVO O PULMO DA TERRA o

A FLORESTA EM PORTUGAL A floresta portuguesa cobre cerca de 38% do territrio, apresentando diferentes taxas de arborizao nas vrias regies do Pas. Contudo, a rea florestal tem sofrido redues ao longo dos anos, ao ser devastada por contnuos incndios. Quanto sua composio por espcies, verifica-se que o pinheiro bravo, os eucaliptos e as azinheiras so as espcies mais representativas. Sendo uma floresta de clima mediterrnico, esta foi evoluindo ao longo dos tempos, atravs da introduo de novas espcies como o pinheiro e o eucalipto, restando da floresta primitiva espcies como o carvalho, o castanheiro, a oliveira, o medronheiro o sobreiro e a azinheira, estando algumas em actual declnio pelo seu abate e pelo tempo que demora o seu crescimento.

IMPORTNCIA DAS FLORESTAS PARA O HOMEM A floresta encerra uma grande biodiversidade e garante o necessrio equilbrio ecolgico sendo nas florestas que se realiza a fotossntese da qual depende a vida: produo de oxignio a partir do dixido de carbono. Para alm disso, as florestas so tambm muito importantes a nvel ecolgico, econmico ou mesmo social. So fontes de bens como madeiras, combustveis, alimentos e matrias-primas. (resina, celulose, cortia, frutos e bagas). Tm funes de proteco do solo, contra a eroso, de controlo do ciclo e da qualidade da gua. Regulao da temperatura e manuteno do equilbrio ambiental. Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, nomeadamente de espcies vegetais e animais. Tm um elevado valor paisagstico e recreativo.

AGRESSES S FLORESTAS As florestas tm sofrido constantes presses e ameaas que conduzem sua progressiva degradao e destruio. Converso de terrenos florestais em terrenos agrcolas. Incndios florestais. Sobre-explorao da madeira. Fragmentao por estradas. Poluio atmosfrica. Alteraes climticas. Introduo de espcies exticas.

MEDIDAS QUE PROMOVEM A PROTECO DA FLORESTA Fazer uma explorao racional das florestas. Proteger espcies em vias de extino como o azevinho. Promover a limpeza dos terrenos e proibio de fogueiras ou queimadas, diminuindo assim o risco de incndio. No fumar dentro das florestas. No abandonar lixo na floresta, colocando-o em locais apropriados. Formar mais guardas florestais em vigilncia investindo em mais e melhores meios de combate aos incndios. Reflorestao com plantao de novas rvores protegendo-as contra doenas e pragas

CONCLUSO Uma Floresta demora dezenas ou mesmo centenas de anos a formar-se, por isso so fundamentais cada vez mais esforos no sentido de a defender como uma valiosa fonte de riqueza natural.

Sites de interesse e referncias bibliogrficas


http://escolaverde.blogs.sapo.pt/1900.html http://www.pefc.pt/particularidades-da-floresta/floresta-portuguesa http://www.quercus.pt/scid/webquercus/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_portuguesa http://www.apambiente.pt/Paginas/default.aspx

S-ar putea să vă placă și