Sunteți pe pagina 1din 21

JUS POSTULANDI

Desembargador Antnio lvares da Silva


Ouvidor do TRT da 3 Regio

O art. 791 da CLT permitiu ao reclamante e reclamado propor pessoalmente a ao trabalhista e acompanh-la at o final. Este dispositivo, dentro de seu contexto histrico, foi, juntamente com a CLT, uma grande conquista histrica da cidadania. O Estado, em qualquer regime democrtico, garante o acesso ao Judicirio. Se o cidado lesado, tem o direito de pedir a reparao. A CF o acolheu expressamente no art. 5, XXXV. E ainda foi alm: no s a leso, mas tambm a ameaa. Isto significa que o juiz deve reparar e prevenir. A este princpio, a EC-45 somou outro que o complementou. O art. 5, LXXVIII, garantiu a razovel durao do processo e os meios que a efetivem. Ou seja, firmou o princpio do acesso e prescreveu os modos de instrumentaliz-lo. Acessar o Judicirio e ter a soluo em tempo razovel so dois princpios que se integram para a realizao do ideal de Justia. Conjuntamente vistos, constituem meio e ferramenta hbeis para a eficcia de outros direitos fundamentais que, por meio do Judicirio, se venham positivar. Formam o princpio da aplicao de outros princpios ou, em palavras diversificadas, o direito fundamental de aplicao de outros direitos fundamentais.
1

Estes fatos j so suficientes para demonstrar e provar que o moderno Direito Constitucional e Processual tendem a um ponto comum de convergncia: o acesso rpido, descomplicado e eficiente do cidado ao Judicirio e os meios que o legislador dever disponibilizar para que este ideal seja cumprido. Ao acolher estes direitos fundamentais, a Constituio brasileira ombreia-se com as mais modernas do mundo e coloca-se em paridade com o Tratado da Unio Europia, que incorporou o princpio em seu artigo 242.

Canotilho, J.J. Gomes. Moreira, Vital. Constituio da repblica portujguesa anotada. 1 ed.Coimbra. Coimbra Editora. 2007, p. 408.

A CLT, precursoramente andou frente dos tempos e, j em 1943, firmou o princpio da tempestividade da prestao jurisdicional ( os juzes e tribunais do trabalho tero ampla liberdade na direo do processo e velaro pelo andamento rpido das causas), bem como a facilidade de acesso, possibilitando parte ingressar diretamente no Judicirio art. 791. Esta virtude processual demonstra a fina sensibilidade do legislador trabalhista, que andou quase meio sculo frente de seu tempo, acolhendo princpios em 1943 que a Constituio brasileira viria consagrar 45 anos depois. Bastam estas consideraes para se concluir que a conquista do legislador ordinrio brasileiro deve ser mantida e preservada pela doutrina e pela organizao dos tribunais. O certo ampli-la e no revog-la. Nossos servios de atermao so executados por servidores gabaritados e capazes. Cumprem todos eles relevante papel social, pois fazem a intermediao entre a parte e o juiz e do concretude ao mandamento constitucional. So operadores do direito, no mais lmpido significado da expresso. O reclamante pede crdito alimentar. Para obt-lo, tem que acessar o Judicirio, porque o empregador no lhe pagou o que tem direito. A contratao de advogado exige, como natural, o pagamento de honorrios. Ento temos a seguinte sucesso: o empregado j trabalhou. Seu trabalho foi aproveitado pelo empregador que o transformou em resultado econmico e em lucro. Perfez-se o ciclo econmico com sucesso. Porm, do lado do empregado, h o tortuoso caminho de ingressar no Judicirio, pagar honorrios e, conforme o caso, esperar anos para que o crdito de um trabalho j prestado lhe seja efetivamente restitudo. O legislador constitucional brasileiro protegeu e valorizou explicitamente o bem jurdico "trabalho" em trs dispositivos especficos, colocando como fundamento da repblica os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa - art. 1 , item IV -, bem como da ordem econmica "fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa" art. 170 e, finalmente, destacando-o na ordem social "que tem como base o primado do trabalho e como objetivo o bem-estar social " art. 193. Onde est a efetividade destes princpios, se o reclamante tem que dispor de suas limitadas economias para obter o crdito de natureza alimentar, que a Constituio tanto estimou e prezou? A reclamao pessoal minora esta situao. O Estado promete o acesso e d os meios

atravs

de

servidores

treinados

competentes

para

realiz-los.

Se

parte,

voluntariamente, quiser advogado, ningum pode impedi-la de contrat-lo. Mas, se preferir ingressar diretamente no Judicirio, tambm esta opo deve ser respeitada pelo ordenamento jurdico. Sempre achei pessoalmente que o acesso direto e o servio de atermao deveriam existir, no s na Justia do Trabalho, mas em todos os ramos do Judicirio. Se um cidado bate s portas da Justia Comum e alega resciso de um contrato, prejuzo por ato ilcito e a guarda de um filho, obrigao do Estado atend-lo, caso no opte pela contratao de advogado nem procure a Defensoria Pblica.
2

O costumeiro argumento de que o processo complexo e, por isso, no acessvel aos no especialistas ilgico e insustentvel. Se verdade a afirmativa, ento o que devemos fazer simplificar o processo e no transferir o nus de sua complexidade para as partes, prejudicando 80 milhes de pessoas. Karl Larenz dizia que s h duas regras para a existncia de um processo justo: juiz imparcial para decidir o caso e o direito de defesa. O resto histrico e contingente, variando de povo para povo, segundo seus condicionamentos histricos.
3

Quantas instncias deve haver? Quantos recursos? Como o acesso aos tribunais? Como fica a execuo, pendente o recurso de revista? Deve haver ou no uma justia especializada para as controvrsias trabalhistas? Tudo isto contingente e depende da concepo poltica, econmica e social de cada povo. A chamada "complexidade processual" aparente. Por existirem procedimentos em excesso - vistas, recursos, manifestaes, prazos e a presuno de que, no havendo pronunciamento, h concordncia com o que lhe foi indagado, muitos afirmam que impossvel parte conduzir sozinha o processo. Ora, tais aparentes dificuldades podem ser supridas com presunes iguais e em sentido contrrio pelo legislador, quando no houver advogado. Basta que se cumpra a justa e correta proatividade do juiz permitida no art. 765, que tem o poder de conduzir o processo e velar por seu rpido andamento, determinando, quando a parte pessoalmente
2

A afirmativa no significa desvalorizao dos servios da Defensoria Pblica. A ela cabe constitucionalmente a orientao jurdica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados. Este ideal jamais ser plenamente executado, tendo-se em vista que h para julgamento 60 milhes de processos. Se pensarmos que, em 1995, foram recebidos mais 20 milhes (Estado de Minas de 17.2.07, p. 2), h uma montanha de 80 milhes de processos, quase a metade da populao brasileira em juzo. No se h de esperar nem que o Estado os julguem todos e, muito menos, que a Defensoria Pblica preste assistncia em todos eles. Larenz, Kart. Richtiges Recht- Grundzge einer Rechtsethik. Mnchen. C.H.Beck. 1979, p.169;3

no o fizer, todas as providncias necessrias ao esclarecimento dos fatos. Isto, longe de retirar-lhe a imparcialidade, refora-a, pois uma sentena s pode ser justa se basear em fatos corretamente apurados. Acertar a matria controversa no significa beneficiar ou prejudicar as partes, mas simplesmente verificar o que concretamente aconteceu. As providncias que o juiz toma neste caso no so em favor ou em prejuzo das partes, mas exclusivamente em prol da verdade ftica, de que ele precisa para bem sentenciar. Por isso se exige que as sentenas sejam simples, rpidas e legveis, pois so o meio de contato do Estado com as partes. O Estado tem que falar de modo claro e ordenar de maneira compreensvel, para que o cidado possa corretamente entender e cumprir o que lhe foi determinado. A audincia una, o pequeno valor e as questes menores e repetidas, que se discutem no processo do trabalho, no oferecem dificuldade do ponto de vista material. Resta ao juiz apenas conduzir o processo com segurana, evitando-se o intil e provendo o necessrio. E tudo chegar logo a bom termo, com ou sem advogado. Se o cidado vai ao Juiz e lhe relata o fato, tem este a obrigao de dar-lhe forma e contedo jurdico, atendendo-o na pretenso de Justia. Vem desde os romanos a velha parmia que resistiu ao tempo e foi confirmada pelos sculos: da mihi factum, dabo tibi jus. Isto significa que o fato da parte, mas o direito a ele correlato do Juiz. Jus novit curia. O juiz no pode conhecer os fatos, porque no onipresente. preciso que algum os narre ao tribunal. Mas conhece a lei, porque esta geral e abstrata, constituindo uma previso anterior a qualquer fato concreto. Dando-se-lhe o fato, tem ele condies de agir no sentido da aplicao da norma. Alis, esta sua funo primordial. Os aplicadores da lei juzes, advogados, ministrio pblico, defensoria pblica e servidores so cientistas do Direito e, como tais, tm na norma o objeto da cincia que professam. Por isto, seu conhecimento -lhes presumido.

J quanto aos fatos a presuno impossvel porque, sendo fenmenos, acontecem com a variabilidade da prpria vida e tm que ser apurados e distinguidos, para que possam ser afirmados ou negados como objeto da lei que pretende regul-los.

Em caso de recurso, costuma-se tambm afirmar que a parte no tem condies tcnicas de recorrer. Tambm aqui o argumento insuficiente e falso. A prpria lei decreto-lei 779 deu aos rgos pblicos que no explorem atividade econmica o "privilgio" de terem automaticamente recorridas as sentenas que lhes so desfavorveis art. 1, V. Um absurdo inconcebvel dentro da moderna tcnica processual, pois quebra a " par condicio partis ", a igualdade das partes no processo, criando um privilgio injustificvel justamente ao Estado que, por natureza, j mais forte no processo. O Estado no pessoa fsica e presume-se sempre solvente - fiscus semper idoneus sucessor sit et solvendo.
4

O fisco sempre um sucessor idneo que se presume sempre

solvente. Tem dinheiro em permanente disponibilidade. Pode suportar a durao das demandas sem afligir-se economicamente. Por isto, no precisa do "privilgio" que lhe foi dado. Bem diversa a situao do empregado. Ganha pouco. Precisa com urgncia do salrio, nico meio de prover seu sustento. por esta evidente razo que a CF considerou o salrio crdito de natureza alimentar: art. 100, 1-A. Por que tal "privilgio" no se estende tambm ao trabalhador que reclama

pessoalmente? Aqui, sim, seria justa a medida porque o ordenamento jurdico estabelece a igualdade entre as pessoas por meio de vantagens jurdicas compensatrias, que reforam a posio de uma em relao outra. Se o legislador fortalece o Estado, desigualam-se as partes. Se fortalece o empregado, promove exatamente a igualdade entre elas. Por meio de desigualdades que se obtm a igualdade verdadeira. Desiguala-se para igualar. Se o reclamante sucumbiu, nada mais justo e normal do que submeter ao duplo grau de jurisdio o caso, para que a instncia superior o examine novamente. Aqui teria efetivamente sentido o duplo grau obrigatrio. Para as instncias superiores de terceiro grau, tambm h meios fceis de garantir a recorribilidade, superando-se o argumento de que o recurso de revista complexo e exige conhecimentos especializados.

Assis. Araken de. Manual de Execuo. 11 ed. SP: RT.2007, p.950.

Quando a parte reclamar pessoalmente, a lei deveria facultar ao desembargador que julga o caso, prever o recurso de revista, se entender que o caso decidido se submete aos requisitos do art. 896. Esta medida no tem nada de novo e prevista Lei de Processo do Trabalho alem para todos os casos. O juiz, no prprio acrdo, que diz se o caso se sujeitar a recurso de matria jurdica ao Tribunal Superior do Trabalho daquele Pas.
5

Atrs desta disposio legal, est um fundamento filosfico de grande alcance: se o recurso de revista, o especial e o extraordinrio tratam de matria exclusivamente jurdica de interesse pblico e no tm mais pertinncia com o direito das partes, no cabe mais a elas a iniciativa do recurso, mas ao prprio Estado, atravs do Juiz. A doutrina unnime em afirmar que os chamados "recursos especiais" so de natureza jurdica explcita. Existem em funo da ordem jurdica e no do interesse material das partes. Entretanto, professamos necessrias conseqncias. Se o recurso tem a ver com o interesse pblico, basta que se dem poderes ao juiz ou ao MP e ainda Defensoria Pblica para recorrer. Porm, a execuo provisria com prestao definitiva seria garantida depois da deciso de segundo grau.6 O que no se pode admitir que se d o encargo de recorrer a uma pessoa fsica, no versada em formalidades legais, que s tem interesse subjetivo no processo, quando instituies existem exatamente para zelar pelo interesse pblico em casos como este. A elas caberia o nus de recorrer, quando fosse o caso. Mesmo que no haja a interposio de recurso algum pelo reclamante, a sentena de primeiro grau mantida, quando ele tem razo, nas instncias superiores. Quem perde o empregador e ele que normalmente recorre. Portanto, concretamente, so raros os prejuzos ao reclamante pela ausncia de recurso de revista e de recursos em geral. Saliente-se, por fim, que o acesso direto das partes ao Judicirio uma tendncia universal. o princpio, mas no queremos atribuir-lhe as

Arbeitsgerichtsgesetz de 1953, 72. A rigor, a execuo provisria com prestao definitiva pode ser promovida deste o primeiro. O juiz de Vara recebe o recurso ordinrio no efeito devolutivo, que alis o efeito de todo recurso trabalhista art. 899 da CLT, permitindo o levantamento sem cauo do crdito alimentar que constitui o objeto da reclamao at o valor de 60 salrios mnimos- art. 475-O, 2, I, do CPC. Sobre o tema ver, lvares da Silva, Antnio. Execuo provisria trabalhista depois da reforma do CPC. SP: LTr.2007, que trata exclusivamente desta problemtica.
6

O Tribunal Constitucional alemo, atravs da lei que regulou sua competncia e o exerccio de sua jurisdio, previu, no 90, a figura da "queixa constitucional" (Verfassungsbeschwerde). Qualquer cidado, que tiver um direito fundamental violado por ato de qualquer dos trs poderes, inclusive por sentena judicial, pode reclamar direta e pessoalmente ao Tribunal Constitucional, obedecidas as condies recursais. Entre elas est a de haver esgotado os meios jurdicos disponveis da jurisdio comum. Para a interposio da queixa constitucional no se exige a intermediao de advogado. A parte tem o jus postulandi. O fundamento est no fato de que a Constituio bem do povo e por isso ele pode evoc-la diretamente ao Tribunal Constitucional. Se o Tribunal Constitucional entender que houve a violao, mesmo que no a tenham reconhecido os tribunais da jurisdio comum, tomar conhecimento da queixa e julgar a questo.7 O pargrafo 11 da Lei Alem de Processo do Trabalho permite a conduo pessoal do processo pela prpria parte, facultando-lhe ainda a representao por sindicato de empregado e empregador ou por instituies formadas da juno delas, mediante previso em estatuto ou procurao especfica para este fim.
8

O Cdigo de Processo do Trabalho Portugus, nos artigos 2 e 3, tambm permite a reclamao pessoal. Do mesmo modo a Ley de Procedimiento Laboral da Espanha:

Sobre o tema, ver Schwabe, Jrgen. Cinqenta anos de jurisprudncia do tribunal constitucional federal alemo. Uruguay, Konrad Adenauer, 2005, p. 59. 8 11 Prozevertretung (1) 1. Die Parteien knnen vor den Arbeitsgerichten den Rechtsstreit selbst fhren oder sich vertreten lassen. 2. Eine Vertretung durch Vertreter von Gewerkschaften oder von Vereinigungen von Arbeitgebern oder von Zusammenschlssen solcher Verbnde ist zulssig, wenn diese Personen kraft Satzung oder Vollmacht zur Vertretung befugt sind und der Zusammenschlu, der Verband oder deren Mitglieder Partei sind.

CAPITULO II De la representacin y defensa procesales Artculo 18 1. Las partes podrn comparecer por s mismas o conferir su representacin a Procurador, Graduado Social colegiado o a cualquier persona que se encuentre en el pleno ejercicio de sus derechos civiles. La representacin podr conferirse mediante poder otorgado por comparecencia ante Secretario judicial o por escritura pblica. 2. En el caso de otorgarse la representacin a Abogado debern seguirse los trmites previstos en el artculo 21.3 de esta Ley. Na Frana, perante a jurisdio dos Conseil ds Prud'hommes, as partes podem fazer-se representar por empregados ou empregadores da mesma categoria profissional ou econmica, por delegados das organizaes sindicais e, ainda, voluntariamente por advogado.
9

No livro European Labour Courts: Current Issues

10

, em que se examinam aspectos

processuais e tcnicos das aes sobre dispensa de empregados em sete pases (Dinamarca, Finlndia, Alemanha, Israel, Noruega, Espanha, Sucia e Reino Unidos), vse que as partes reclamam pessoalmente ou so representadas por organizaes sindicais. Em nenhuma se menciona a necessidade obrigatria do advogado. A Ley Federal do Trabajo mexicana diz, em seu artigo 375 que "Los sindicatos representan a sus miembros en la defensa los derechos individuales que les

correspondan, sin perjuicio del derecho de los trabajadores para obrar o intervenir directamente, sindicato."
11

cesando

entonces,

peticin

del

trabajador,

la

intervencin

del

O Cdigo de Processo Civil portugus lista os casos em que necessrio a presena de advogado e, depois, no art. 34, afirma: (REPRESENTAO NAS CAUSAS EM QUE NO OBRIGATRIA A CONSTITUIO DE ADVOGADO)

Labbe. Pascal.Introduction au droit processuel. Lille, Presses Universitaires.1955, p.103. Blenk, Werner. European Labour Courts: Current Issues.Geneva. International Labour Office. 1989, p.53. 11 De Buen. Nestor. Derecho procesal del Trabajo. Mxico. Porra, 1994, p. 230.
10

Nas causas em que no seja obrigatria a constituio de advogado podem as prprias partes pleitear por si ou ser representadas por advogados estagirios ou por solicitadores. Esta viso do direito moderno apenas um desdobramento do que aconteceu na antiguidade clssica, em que nunca foi obrigatria a presena do advogado. Do ponto de vista histrico, o jus postulandi sempre existiu, independentemente da representao por jurista especializado. O Direito, nos imprios orientais, era constitudo pelas prprias comunidades, que estabeleciam as regras de sua autogovernana. Era a chamada "justia do cdi", designando a justia local, criada pelas necessidades da comunidade. As controvrsias eram julgadas por "conselho de ancios", que simbolizava a experincia acumulada da vivncia coletiva. S depois, com a evoluo, este mundo de comunidades e rebanhos se organizou em cidades, em que as pessoas se reuniram e tornaram formalmente coletivas e fixas suas relaes sociais e jurdicas. Ento nasce a justia burocratizada, atravs do rei e sua corte.
12

Em Atenas, no perodo clssico, no havia burocracia institucionalizada. Os juzes eram leigos e as decises se praticavam coletivamente como num jri popular, composto de pessoas de diferentes classes sociais. Uma assemblia a Eclsia - elegia o arepago, que julgava os crimes contra a constituio. Para os conflitos de menor gravidade, havia um juiz singular, mas o apelo de sua deciso era dirigido a um rgo coletivo os Heliastas, que funcionava em grupos. O cidado podia comparecer a estes tribunais para defender pessoalmente seus direitos. Considerando a complexidade das leis e normas da poca e sua disperso, o cidado precisava provar a existncia do direito e do fato. Por isto, desenvolveu-se a profisso do "loggrafo", literalmente "escritor da palavra", que redigia as peas judiciais. Porm, em nenhum momento, se transferiu para algum tipo de representante a prerrogativa da representao. No havia ainda o advogado que, como profisso

12

Lopes, Jos Reinaldo de Lima.O Direito na histria. 2 ed. Rio. Max Limonad, 2002, p.31.

organizada, s viria a aparecer no sculo XII.

13

Em Roma, grandes oradores como Ccero, Cato, Escvolo e tantos outros se dirigiam ao povo, no s no foro, para convencer os rbitros, que decidiam a causa por delegao do pretor, como tambm nos comcios, para propor e defender a promulgao de leis, e no Senado, para defender ou acusar algum. No perodo formulrio, em que o processo se dividiu em duas fases: in iure e in iudicio, a primeira perante o pretor e a segunda perante o rbitro, nem um nem outro eram juristas. O pretor, como magistrado, compunha a lide. Chamava o ru, dava-lhe conhecimento das alegaes, ouvia a defesa e enquadrava a controvrsia num dos tipos de ao, que apresentava previamente em seu "lbum.
14

Somente no baixo imprio, a profisso foi regulamentada por Justiniano, reunindo os advogados numa instituio coletiva a que deu o nome de "ordo". Porm, os juristas romanos no se assemelhavam aos advogados de hoje. No praticavam diretamente o discurso forense, a no ser em casos excepcionais. Eram de fato conselheiros jurdicos, inclusive dos imperadores, perante os quais sua palavra tinha decisiva influncia. Exercia um cargo de reconhecida autoridade pblica e no cobravam pelo que faziam. Outra categoria era a dos advocati, chamados para prestar assistncia a uma pessoa em questes jurdicas e negociais de um modo geral. Este que cuidava diretamente da questo forense e usava da palavra perante os rbitros, por ocasio das decises. A contraprestao de seu trabalho, para distinguir do trabalhador comum, era chamada de honorarium, profisso superior, exercida com honra e dignidade. Ora eram contratados em caso de interesses privados, ora usavam a palavra em nome do interesse pblico. No havia obrigatoriedade de sua presena. Na Espanha, por exemplo, o Fuero Real regulamentou a profisso de advogado, tambm referida nas Partidas e nas Leyes de Indias. Porm, o Fuero Juzgo mandava flagelar com
Lopes, Jos Reinaldo de Lima, op. cit., p. 38, de onde tiramos grande parte da informao desta parte histrica. 14 O album era uma espcie de vade-mecum na antiga Roma, em que se colecionam as leis e os decretos editos. Chama-se assim porque as letras eram brancas no corpo do texto. Nela o pretor escrevia e publicava as aes e interditos que os cidados poderiam usar em caso de controvrsias. Era dependurada em lugar pblico para conhecimento geral e, se fosse violada por algum, ( si raserit, corruperit, mutaverit), havia a cominao de severa pena.
13

chibatadas quem interpretasse as leis, mesmo desinteressadamente, por razes apenas cientficas y proibia a presena em juzo da parte acompanhada de outra pessoa.
15

Nos tempos modernos predominou o colegiamento da profisso, que se organizou em instituies com poderes de coeso, disciplina e organizao da categoria. Estas "ordines", termo usado desde Justiniano, exercem hoje papel preponderante nas democracias modernas que, baseando-se no estado democrtico de direito, precisa de operadores para requerer, julgar, defender e patrocinar. Da a existncia dos quatro pilares a que j nos referimos, indispensveis dinmica dos ordenamentos jurdicos modernos: juiz, promotor, advogado e defensoria pblica. Porm, a organizao dos advogados em instituies slidas e de prestgio social no pode estabelecer o exclusivismo da representao jurdica, excluindo a participao do prprio cidado. No podemos nos esquecer de que o titular dos fatos sociais o cidado que vive em comunidade. ele que se emprega, casa-se, compra e vende, anda no trnsito, registra imveis e assim por diante. Portanto, sabe e vive os fatos do quotidiano de sua vida. Por mais complexa que seja a verso jurdica destes fenmenos, ela no pode se tornar ininteligvel ao cidado, a ponto de exclu-lo do conhecimento jurdico das aes que pratica. Isto seria a alienao do homem em sociedade. A alta complexidade da cincia moderna faz uma ponte til de comunicao com o usurio, de forma que ele possa utiliz-la de maneira rpida, positiva e e eficiente. Para isto, a informtica cunhou a expresso usability ou user friendly, para mostrar uma interao de sucesso entre o utilitrio e o programa de computao. Conforme Gaston Bachelard,
16

toda cincia tem um componente subjetivo e um objetivo.

Primeiramente nasce no homem, que o criador de todas as cincias, pela razo e inteligncia de que dotado. H, pois, nela necessariamente um fator subjetivo: a concepo da cincia, seu desenvolvimento, seus princpios, centrados na pessoa do cientista. Depois, h um elemento objetivo: ela se destina ao mundo, para transform-lo. No existe cincia sem aplicao. A incidncia sobre a vida e o resultado desta simbiose que provam o xito do princpio cientfico antes formulado. Enquanto concepo, a cincia
15 16

Vscovi, op. cit., p. 200. Bachelard. G. O novo esprito cientfico. Rio. Tempo brasileiro. 1968, p.11

esprito. Enquanto realidade, razo. Esprito e razo se fundem no anseio do homem em entender, dominar e escravizar todas as foras da natureza e coloc-la a seu servio, para multiplicar suas prprias foras.
17

Como, em ltima anlise, toda cincia linguagem, porque na comunicao que ela se estabelece de forma definitiva e compreensvel, surge aqui o velho problema: possvel simplificar a linguagem para que a cincia se torne uma conquista popular, ou no possvel transformar o complexo em algo simplificado, sem que o conhecimento perca a majestade de sua preciso e o teor de sua verdade? A primeira parte da cincia, a primeira hiptese e a realizao da pesquisa, o acerto e erro, os mtodos, as experincias de laboratrio, a causalidade do conhecimento atual com o passado (quem estuda um problema de fsica ou medicina aplica a toda a fsica e a medicina para chegar a uma concluso), o esforo conjunto, a diviso da pesquisa com colegas etc., tudo isto constitui tarefa estritamente sujeita cincia que se torna, por natureza, inacessvel ao grande pblico. Depois vem a segunda parte, a realizao e a transformao, pois, segundo Spengler, "o que importa no como fabricamos as coisas, mas o que fazemos com elas."
18

Da concepo meramente fustica da tcnica, cresce-se para a aplicao da cincia em sua atividade transformadora. E aqui que surge o problema de saber at que ponto pode o usurio dela utilizar-se e, dando um propsito ao, como prprio da tica humana, qual o fim que se atingir por meio dela. Toda cincia transformadora da realidade e toda conquista cientfica para o bem da humanidade. O homem, como salienta Spengler, "arrebatou da Natureza o privilgio da criao."
19

No instante em que cria, poupa-se de esforo para lutar por suas necessidades. Forja instrumentos e processos para emancipar-se da tirania da natureza. Procura na tcnica a independncia. Toda cincia um conjunto de aes destinadas emancipao e liberdade do homem. A cincia um bem e um benefcio de todos. Enquanto ato criativo, submete-se a complexos processos de descoberta, privativos dos
17

Spengler. Oswald. O homem e a tcnica. Uma contribuio filosofia da vida. Porto Alegre. Edies meridiano. 1941, p. 116. 18 Op. cit., p. 26. 19 Op. cit., p. 69.

cientistas. Mas, uma vez descoberta a causalidade e fixado claramente o objeto, a cincia se instrumentaliza. Torna-se "amigvel e til. Racionaliza-se em seu processo de manifestao e passa a ser um bem de que todos podem dispor. Pelo simples apertar de um boto, acende-se o computar que se coloca, com toda a tecnologia que nele se contm, disposio do homem. Assim com tudo: o uso da gua, da eletricidade, do automvel, da energia atmica. Toda a complexa cincia necessria ao domnio destes elementos se transforma em processos simplificados para uso de todos. Ningum jamais pensou em transformar o cidado em cientista atmico para entender e usar a energia nuclear ou em mdico biologista para tomar um remdio e saber-lhe os efeitos. dentro desta perspectiva que se deve examinar o acesso a Cincia do Direito. Ser o Direito, enquanto norma da conduta humana, expressa em linguagem normativa, prevendo uma ao/omisso e uma conseqncia, obra exclusivamente de juristas? Ou pode ser ensinada e estendida ao povo de modo simplificado? A linguagem normativa, embora de segundo grau em relao linguagem comum, por causa da especializao que lhe inerente, mantm, pelo menos, um limite de compreenso mnima, passvel de ser captada pelo cidado. Por mais complexa que seja a normatividade da conduta, ela jamais se distanciar de modo absoluto da conduta em si mesma. E quem vive a conduta e participa dos fatos sociais o homem e no a norma. Logo, no pode ser totalmente estranha ao homem a norma que regula sua conduta. Este fato est comprovado pela proporo dos litgios entre os que "aplicam" espontaneamente a lei a grande maioria e os que dela levantam dvida para transformar seu texto em comunicao insegura e, portanto, precisar do auxlio do intrprete para reconstru-lo. Por outro lado, a grande maioria das pessoas passa a vida inteira sem participar de controvrsias que precisam, para serem resolvidas, dos aplicadores da lei. Orientam-se pela prpria interpretao que fazem do texto, pelo conselho de entendidos no plano extrajudicial, pela conduta das demais pessoas em relao ao fato descrito na norma. Por isto que, nas sociedades humanas, a aceitao espontnea da lei e auto-

interpretao pelos destinatrios constituem a regra e so sempre em maior nmero do que controvrsias judiciais, sempre caras, demoradas e plenas de ansiedades e amolaes. A interpretao, extenso e integrao da norma se faz pela prpria sociedade, atravs do recurso comunicao lingstica do texto. Segundo a lio de Ernst Kassirer, "A linguagem que, dentro da massa de expresses individuais equivalentes, aos poucos produz uma expresso, que logo estende seu domnio sobre um nmero sempre crescente de casos, at que, por fim se presta a abranger todos eles e pode tornar-se conceito genrico."
20

Como o nmero das controvrsias judiciais sempre menor do que os destinatrios da norma, conclui-se que esta "massa de expresses individuais equivalentes", que constitui o comportamento coletivo de qualquer sociedade organizada, permanentemente aberto e extensivo. Abrange um nmero cada vez maior de casos at que se torna uma noo amplamente aceita por todos. esta, alis, a funo generalizadora do comportamento humano, obtido no plano abstrato pela linguagem. Para se comportar igualmente a outra pessoa ou ao grupo de que faz parte, o homem no precisa viver concretamente a conduta. Basta que dela tome conhecimento pela linguagem e siga o que lhe foi transmitido pela mensagem nela contida. Esta funo generalizadora da conduta obtm-se, nas cincias do comportamento humano, principalmente na tica e no Direito, pelo entendimento comunitrio da linguagem e ato coletivo da sociedade sem a interveno de agentes, representantes ou intrpretes. O Direito formata e parte integrante de todas as instituies humanas. D-lhes a finalidade e estabelece o relacionamento recproco de seus membros para realiz-la. Porm, como salienta Karl Popper, "As instituies no agem. Ao invs, s os indivduos agem, dentro ou para ou atravs das instituies. A lgica situacional geral destas aes ser a teoria das quase-aes das instituies."
21

Conforme a precisa formulao de Javiere, "As leis organizam e estruturam a sociedade,

20 21

Kassierer, Ernst. Linguagem e mito.4 ed. SP. Perspectiva. 2006, p.29. Popper, Kart. Lgica das cincias sociais. Rio. Tempo universitrio. 1978, p.33.

de modo que pode dizer que a sociedade ser o que suas leis forem."

22

Seria impensvel que os indivduos, para agirem nas instituies, dentro das instituies ou para as instituies, tivessem que esperar a interpretao das normas feitas por delegao aos tribunais. Haveria paralisia e falta de dinmica social. A linguagem seria uma comunicao imperfeita que precisaria sempre de algum que lhe buscasse sentido para ento entreg-lo sociedade. Mas quem garantiria que aquela interpretao fosse a verdadeira e nica possvel? Lembre-se ainda que a interpretao da lei pelos tribunais especializada e restrita. Destina-se especificamente soluo de controvrsias. Uma deciso sobre controvrsia jurdica a respeito de uma norma precisa-lhe o sentido, mas tambm paralisa-lhe uso e restringe-lhe a extenso. A abertura lingstica da norma fica condicionada ao caso que se levou ao tribunal, mas pela generalizao acaba sendo aceita como nica e verdadeira. Ento se perdem as outras possibilidades de interpretao e se realiza definitivamente a mutilao. Portanto, a interpretao judicial da lei tem duas facetas. Uma, positiva, que dirime a incerteza e dirige o foco lingstico para a descrio do problema. A outra, negativa, porque lhe fecha a extenso. Exclui outros caminhos que, em outra situao, poderiam ser seguidos. Seca-lhe o contedo universalista. Toda lei pretende ser ordenadora. Governa a conduta, mas em diferentes sentidos, que podem ser construdos pelas necessidades dos fatos e pela interao social. Numa sociedade politizada, cabe s instituies dimensionar estes sentidos e utiliz-los para os fins mltiplos da lei. Qualquer interveno intermediada e obrigatria pode ser um mal. Quando o conflito envolve interesses excludentes e no h entendimento entre os envolvidos, a soluo judiciria se torna uma necessidade. Ento o juiz, em nome da segurana das partes, dir o "direito" aplicvel que resolver a controvrsia em nome da segurana, mas limitar o objeto da lei. Lembre-se ainda que, quando surge uma controvrsia, os dois lados tm razoveis argumentos para a defesa de seus interesses. E no h nenhuma certeza de que a soluo apontada pelo juiz seja a melhor. Significa to-s soluo obrigatria do conflito.
22

Hervada, Javier. O que o direito? A moderna resposta do realismo jurdico. SP: Martins Fontes.1996, p. 122.

As controvrsias esto na sociedade. A lei feita pelo Congresso. Ao Judicirio cabe apenas um lado da aplicao da lei, por ocasio de divergncias inconciliveis. O monoplio da interpretao das leis no pode, pois, ser relegado apenas ao Estado, em nome de uma pseudo complicao, que exige uma classe especializada para formular a controvrsia os advogados e outra para decidi-la os juzes. Se esta "complicao" de fato existe, cumpre ao Estado desfaz-la e abrir o acesso aos tribunais. Ao garantir ao cidado o acesso ao Judicirio e a durao razovel do processo art. 5, LXXVIII , a Constituio acrescentou tambm um chamado ao legislador e ao juiz, exigindo-lhes que garantam a celeridade da tramitao. Ou seja, fixou o princpio e garantiu os meios. Entre estes meios, est naturalmente a simplificao dos procedimentos e a

descomplicao do processo, sem os quais jamais se atingir o ideal da durao razovel. No se h de seguir o caminho inverso, ou seja, se o processo est cheio de formalidades, ento vamos afast-lo do povo e entreg-lo a especialistas, tal como aconteceu no Direito Romano, no perodo das "legis actiones", em que o conhecimento e a aplicao das leis eram tarefas de sacerdotes a quem se atribua o conhecimento humano e divino das normas e sua reta aplicao? No fundo, o que se pretendia com a reserva era afastar o cidado das leis que regiam sua conduta e manter a diferena entre as classes sociais e o domnio das castas dominantes. S com as Leis das Doze Tbuas que se estabeleceu o comportamento escrito, portanto certo e do conhecimento de todos, promovendo um equilbrio entre patrcios e plebeus.
23

Pretender no mundo atual ressuscitar este privilgio uma contradio insuportvel. A cincia progrediu incansavelmente. A comunicao entre as pessoas e pases cresceu assustadoramente. A capacidade de compreenso e a cultura coletiva tambm evoluram. Por que ento fechar ao cidado o acesso e a conquista dos tribunais? Embora o art. 5, XXXV, garanta ao cidado o acesso ao Judicirio, no previu

23

" Os pontfices constituem um rgo coletivo de origem e composio patrcia (s em300 a.C. foram admitidos plebeus. O sacerdcio pontifical e as magistraturas conjugam-se freqentemente nas mesmas pessoas." Bretone, Mario. Histria do direito romano. Lisboa, Estampa, 1990, p.89

explicitamente os instrumentos. A doutrina, entretanto, pode coloc-los em ao, para tornar possvel o fim proposto pela Constituio. Esta via s pode ser a da facilidade e da simplificao, pois o direito fundamental do acesso incondicionado. No foi garantido por intermediao. No se previram interposies. O caminho seguido pela legislao processual deve ser no sentido da vontade do legislador constitucional, cujo explcito desejo foi permitir o acesso do cidado aos tribunais ou, vistas as coisas por outro lado, a descida da Justia ao povo. Todos estes fatos mostram que o acesso pessoal aos tribunais uma conquista democrtica irrenuncivel e deve ser desenvolvida e no extinta por todos os Tribunais Regionais. Se h algo a mudar, devem ser as formalidades processuais, os procedimentos exacerbados e inteis, os recursos protelatrios e a burocracia das instncias. O art. 133 da CF, que garante a indispensabilidade do advogado administrao da Justia, no revogou o art. 791 da CLT. Que o advogado indispensvel administrao da justia, todos sabem. Num estado democrtico de direito, o ordenamento jurdico precisa de operadores. indispensvel a existncia de quem julga, de quem defenda em nome do Estado a ordem jurdica, o regime democrtico e os interesses individuais e sociais indisponveis e de quem atue na dinmica da lei em suas mltiplas funes sociais, requerendo, pedindo, interpretando. Juizes, advogados e membros do ministrio pblico formam a trilogia bsica para esta finalidade, qual se soma, ainda, a Defensoria Pblica para a orientao jurdica e defesa em todos os graus de jurisdio dos necessitados. Esta indispensabilidade do advogado no significa que ele deva atuar em todas as causas, nem que monopolize sem deixar resto o jus postulandi. Sua funo muito mais ampla e abrangente. A lei, para atuar, precisa de interpretao e esta se faz muito mais fora do que dentro dos tribunais. Todos os cidados interpretam a lei, porque tm acesso a seu texto vazado no idioma ptrio. Toda a administrao pblica tem como fundo a legalidade art. 37. Mais do que isto,

serve-lhe de pilastra no s a lei, mas alm dela o Direito, que a lei acrescida da doutrina, da experincia das decises, dos costumes e dos princpios jurdicos. Todas as reparties, ministrios e atividades administrativas operam-se dentro do princpio da legalidade, cujos parmetros e definies constituem atos de exegese prprios da interpretao. Portanto, a realizao do Direito, em sua grande maioria, se pratica fora dos tribunais e esta ampla atividade compete ao jurista e no apenas ao juiz. Para a interpretao do ordenamento jurdico e sua aplicao a toda a sociedade, a presena do jurista relevante e indispensvel, pois esta atividade exige conhecimento especializado e tcnico. Porm, este conhecimento no se desfaz quando se prev o acesso pessoal do povo aos tribunais. Continua na pessoa do Juiz, do Promotor, do Defensor e do prprio advogado, se chamado a intervir no processo por vontade da parte. O que se faz simplesmente uma ponte simplificadora entre o cidado e os tribunais, para que nele possa entrar. A realizao do Direito pelos tribunais apenas a face visvel e externa da funo da lei, quando em nome dela se estabelece uma controvrsia que as partes no puderam resolver. Chama-se ento o juiz que a resolve. Mas, antes e depois desta controvrsia, que assume a feio processual, h a outra que a aplicao da lei a todos os fenmenos que surgem da relao do homem em relao ao prprio homem. Esta atividade, muito mais ampla do que o caso judicial, ilimitada, pois impossvel determinar numericamente os destinatrios de uma lei. O Direito pertence vida e no apenas aos tribunais. Ao jurista, portanto, cabe uma funo muito maior do que a de procurar em juzo, porque o Direito no se limita aos casos ali discutidos. Uma lei especial, como o caso da CLT, que faculta, mas no obriga, parte o acesso direto ao tribunal do trabalho no tem nada de inconstitucional. No viola a indispensabilidade do advogado, nem o relega a uma funo secundria na Justia do Trabalho. Pelo contrrio. Nos casos difceis, que exigem aprofundamentos e raciocnios complexos, sua presena indescartvel e isto que acontece na prtica. Tal fato, todavia, no se confunde com a presena obrigatria e constante do advogado em todas as aes trabalhistas. Nem muito menos que, mesmo num caso complexo, o

juiz no possa atender ao requerimento pessoal da parte. Este monoplio no aconselhvel nem til sociedade. Nos casos de menor monta, justo que o trabalhador receba seu crdito integralmente e a ajuda do Estado louvvel e necessria para conseguir este objetivo. Hoje, nas regies econmicas e sociais, como o caso da Unio Europia e do Mercosul, a atividade jurdica exercida muito mais por instituies, escritrios e associaes de advogados do que atravs de tribunais que, para o Mercosul sequer existem. Para a soluo de controvrsias, usa-se a arbitragem. Como salienta Enrique Vscovi, " Fuera de la asistencia ( patrocinio) en juicio, la tarea del abogado, ms importante cada vez en la poca moderna, es la funcin preventiva y de asesoramiento general que desarrolla, ya sea para los particulares o las personas jurdicas ( empresas, etc.) o para los propios colegas mediante la consulta "
24

Est, assim reconhecida, por um dos maiores processualistas latino-americanos, que a principal atividade do moderno advogado a funo preventiva e de assessoramento, o que mostra nova e mais importante perspectiva para a categoria do que a mera procurao judicial. Mais uma vez se v que crescente e constante a expanso da atividade judiciria fora dos tribunais. Restringir o advogado a procurador judicial limitar a grandeza de sua funo social e diminuir a importncia de seu papel na sociedade contempornea. Por isto que a lei 8.906/94 estabeleceu que, alm da postulao, esto ao encargo do advogado as atividades de consultoria, assessoria e direo jurdicas Art. 1, II. A disposio do art. 1, I, que estabelece, como privativa do advogado a postulao junto a qualquer rgo do Poder Judicirio, inclusive os juizados especiais, no tem o condo de revogar a disposio especial da CLT, consubstanciada no art. 791. O que h o direito de contratar advogado, mas esta faculdade no se pode transformar em obrigao. O jus postulandi conquista do trabalhador brasileiro, faz parte de nosso universo jurdico e, como exceo regra, deve permanecer. Meu ponto de vista que nosso Tribunal Regional e, com ele, todos os demais do Pas, organizem servio de atermao com servidores eficientes e capazes de intermediar, com imediatidade e sem protocolos ou formalidades, o acesso do cidado a seu juiz natural.
24

Vscovi. Enrique. Teoria general del proceso. Temis, Colmbia, 1999, p. 201.

Este servio deveria estender-se aos tribunais comuns, para igualmente levar o cidado ao Juiz e trazer a Justia ao povo. Esta pretenso no exclui a presena do advogado nem do defensor. Ambos continuaro cumprindo sua misso. Ningum deixar de procurar um advogado para os casos em que haja realmente necessidade. Porm, no se justifica que sua presena seja imposta pela lei, em casos nos quais dele no precise ou nos quais a parte no o deseje. Tambm ser impossvel que haja defensores em nmero suficiente para atender ao art. 134 da CF. A orientao jurdica e a defesa dos necessitados so essenciais administrao da justia, mas nada impede que o prprio cidado se defenda ou se oriente. A atividade da Defensoria h de ser necessariamente seletiva e complementar para os mais necessitados. No podemos sacrificar, por causa das tortuosas linhas que caracterizam a Cincia do Processo, que tomou um fim em si mesma, esquecendo sua instrumentalidade, ou seja, o fim essencial a que deve servir. Este no pode ser outro a no ser o de constituir um meio idneo de aplicar o Direito aos casos concretos que a inevitvel litigiosidade da convivncia humana gera. J afirmamos em outro livro
25

"O processo serve ao Direito. O Direito serve Justia.

Direito, Processo e Justia servem vida." Se o processo no serve ao Direito, ele no tem aplicao. Portanto, perde seu objetivo de servir vida. Temos que instrumentalizar todas as formas de uma justia rpida e eficiente e abrir, por meios idneos, o acesso dos tribunais ao povo. No ter o Direito ou t-lo sem aplicao a mesma coisa. Se o cidado, principalmente o mais humilde, precisa de Justia, deve ter os meios de us-la sem intermediao. preciso que encontre aberta a porta de um tribunal que o atenda. O jus postulandi na Justia do Trabalho uma experincia democrtica e vitoriosa. No

Reforma do Judicirio. BH. Del Rey. 2004, introduo. No ano de 2006, foram atermadas, na 3 Regio, 24.288 reclamaes, sendo 7.636 na capital e16.652 no interior. Este volume, embora pequeno em relao ao total de reclamaes ajuizadas (183.444), muito alto em termos absolutos, pois 24.000 trabalhadores dele se serviram. Este dado, por si s, mostra que o servio de atermao deve ser mantido em todas as Varas e o jus potulandi, revalorizado.
26

25

se pode exclu-la com a evocao de falsos princpios, nem muito menos custa de um suposto benefcio em favor dos necessitados, quando de fato o que se faz prejudic-lo. Em Minas Gerais26, sempre foi um meio eficiente e uma ferramenta adequada para garantir o acesso Justia. Se em outros Estados falhou ou foi mal conduzida, o erro reside no ser humano e no na instituio que, jurdica e filosoficamente, deve ser mantida.

S-ar putea să vă placă și