Sunteți pe pagina 1din 17

A Clula

Teoria celular assenta nos postulados: A clula a unidade bsica estrutural e funcional de todos os seres vivos (ou seja, todos os seres vivos so constitudos por clulas, onde ocorrem os processos vitais); Todas as clulas provm de clulas pr-existentes existentes; A clula a unidade de reproduo, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos

Clulas procariticas vs. Clulas eucariticas


As clulas apresentam uma grande diversidade morfolgica e funcional, podendo ser de dois tipos dif , diferentes: Componentes Ncleo Invlucro nuclear Outros organelos celulares Clulas procariticas No organizado (nuclide) No possui S possui citoplasma, membrana plasmtica, parede celular, ribossomas e flagelo. Clulas eucarit eucariticas Organizado Possui Possui todos os outros.

Aps o estudo das caractersticas e diferenas das clulas procariticas, mais simples e primitivas, e das clulas eucariticas, mais complexas, foi possvel criar uma teoria acerca da evoluo das , clulas eucariticas a partir das clulas procariticas.
1

Clulas eucariticas: vegetal vs. animal


As clulas eucariticas podem ser de dois tipos: vegetal e animal, apresentando entre si algumas diferenas: Caractersticas Parede celular Cloroplastos Centrolos Clula eucaritica vegetal Presente e rgida Presentes Ausentes Dimenso aumenta e nmero diminui com a idade; Funo: armazenar substncias. Clula eucarit eucariticas animal Ausente Ausentes Presentes Quando existem so temporrios e pequenos; Funo: digestiva.

Vacolos

Componentes celulares e respectivas funes


Componentes celulares Membrana plasmtica/ citoplasmtica ou plasmalema Parede celular
Parede rgida que envolve as clulas vegetais e bacterianas Tem o aspecto de uma massa semifluida -o hialoplasma na qual se encontram dispersos diversos organelos. Rede de fibras intercruzadas, existentes no citoplasma. Rodeado pelo citoplasma e delimitado pelo invlucro nuclear; Possui poros - permitem a comunicao entre o ncleo e o citoplasma; No interior do ncleo h um lquido, o nucleoplasma, com cromatina (material gentico com informao essencial ao funcionamento celular); No interior do ncleo observase o nuclolo, constitudo por protenas e cidos nucleicos. Possuem duas membranas: externa e interna com invaginaes para o interior. Possuem uma membrana dupla Proteco e suporte

Caractersticas estruturais

Funes

Separar o meio intracelular do meio extracelular, sendo Limita exteriormente o Citoplasma. responsvel pela troca de substncias entre os mesmos; Manter a integridade celular.

Citoplasma Citoesqueleto

Suporte

Mantm a forma da clula

Ncleo

Controla a actividade celular

Mitocndrias

Envolvidas em processos de obteno de energia e respirao celular Fotossntese

Cloroplastos

Vacolos

Organelos de tamanho varivel, rodeados por uma membrana.

Armazenam gua com substncias dissolvidas como gases, pigmentos, aucares, protenas ou outras outras; Digestiva (animal) Intervm na diviso celular. Se contm ribossomas (parte rugosa), sintetiza protenas; Se no possui ribossomas (parte lisa), sintetiza hormonas e lpidos; Transporte de protenas e outras substncias.

Centrolos

Estruturas de aspecto cilndrico, constituda por microtbulos

Retculo endoplasmtico

Sistema de sculos, vesculas e canculo; Intimamente relacionado com o invlucro nuclear. Pequenas estruturas, constitudas por duas pores; Grande subunidade e pequena subunidade; Por vezes associadas ao retculo endoplasmtico Conjunto de cisternas achatadas e de vesculas. Estrutura esfrica rodeada por uma membrana simples; Contm no seu interior enzimas (hidrolases), que intervm na decomposio de molculas e estruturas celulares.

Ribossomas

Sntese de protenas.

Aparelho ou complexo de Golgi Libossomas

Transporte/armazenamento e secreo de substncias

Digesto celular

Tcnicas citolgicas
Tcnicas utilizadas na preparao de preparaes definitivas; Corresponde a um dos processos que antecede a vis visualizao de clulas no MOC; Tcnica vantajosa, porque, ao contrrio das preparaes temporrias, permite que a mesma preparao seja visualizada muito tempo depois com um estado igual quele em que a clula se encontrava inicialmente inicialmente; No entanto, estas tcnicas, ao contrrio das preparaes temporrias, levam morte do tecido vivo.
4

Constituintes moleculares bsicos das clulas


Compostos inorgnicos so de origem mineral e provm basicamente do meio fsico externo - gua e sais minerais; Compostos orgnicos so compostos de carbono ligado covalentemente com o hidrognio, podendo existir ou no outros tipos de tomos - glcidos, lpidos, prtidos, cidos nucleicos. gua o composto mais importante das clulas; Constitui o meio onde ocorrem todas as reaces celulares e numerosas reaces qumicas vitais; A molcula de gua possui polaridade, ou seja tem uma carga ligeiramente negativa junto ao tomo de oxignio e positiva junto aos tomos de hidrognio, apesar de electronicamente neutra, o que permite: A ligao entre molculas de gua e tambm entre estas molculas e outras substncias polares, atravs de pontes de hidrognio.

Fazem da gua um poderoso solvente para muitos compostos inicos e molculas neutras. Macromolculas biolgicas So molculas orgnicas de grandes dimenses; Principalmente formadas por C,O e H; Existem quatro tipos de macromolculas ou polmeros nas clulas: Prtidos; Glcidos; Lpidos; cidos nucleicos.
6

Estes polmeros so conjuntos de monmeros interligados entre si, formando cadeias: Aminocidos; Monossacardeos; Glicerol e cidos gordos; Nucletidos. Quando dois monmeros de ligam d-se a polimerizao ou reaco de condensao/sntese, libertando-se uma molcula de gua; Quando um polmero reage com a gua, ocorre uma reaco de despolimerizao ou hidrlise, sendo desdobrado nos seus monmeros.

Prtidos o Compostos quaternrios constitudos por 4 tomos: Carbono, C; Hidrognio, H; Oxignio, O; Azoto, N; Associado por vezes com Enxofre, S ; Fsforo, P; Magnsio, Mg; Ferro, Fe; Cobre, Cu. o Classificao

Oligopptidos (2-20 aminocidos) (21-100 aminocidos)

Aminocidos Prtidos mais simples; Os aminocidos podem ligar-se sequencialmente em sequencialmente, diferentes combinaes (incluindo repeties), constituindo pptidos e protenas.

Pptidos Os pptidos so compostos que resultam da ligao de duas trsat 100 molculas de aminocidos duas, atravs de ligaes peptdicas; A ligao peptdica estabelece se entre o grupo estabelece-se carboxilo de um aminocido e o grupo amina de outro.

Protenas As protenas so compostos constitudos por uma ou mais cadeias polipept polipeptdicas; Apresentam uma estrutura tridimensional tridimensional; As protenas diferem entre si pelo: Nmero; Tipo; Sequncia dos aminocidos. Possuem diferentes nveis de organizao:

As suas estruturas so mantidas por ligaes fracas que, podem sofrer desnaturao perda da sua estrutura tridimensional, por aco da Temperatura; Variaes de PH; Certos solutos cidos. A protena deixa de possuir as propriedades que lhe eram caractersticas. Se a aco dos agentes desnaturantes no for muito ersticas.
9

intensa nem prolongada, a protena (mal deixa de estar sujeita aco desses agentes) retoma a estrutura tridimensional e passa a desempenhar de novo a sua actividade, caso contrrio a desnaturao torna irreversvel. ao torna-se Funes proteicas:

Glcidos ou hidratos de carbono o Compostos orgnicos ternrios constitudos por 3 tomos C, O e H associados a outros elementos; o Existem trs grandes grupos de glcidos: Monossacardeos ou oses; Oligossacardeos (2 (2-10 monossacardeos); Polissacardeos (mais de 10 monossacardeos) monossacardeos); Monossacardeos ou oses Glcidos mais simples; So acares redutores; So doces e facilmente solveis em gua (facilidade em perder um electro); So classificados, segundo o nmero de tomos de carbono que os compem (trioses, tetroses, pentoses, hexoses, etc); Quando em soluo aquosa, certos monossacar monossacardeos podem apresentar uma estrutura em anel de carbono carbono.

10

Exemplos: glicose, galactose, levulose/frutose, ribose, desoxirribose.

Oligossacardeos Alguns so redutores (ver caractersticas acima); Correspondem a ligaes de dois (dissacardeos) at 10 monossacardeos; As ligaes qumicas que unem os monossacardeos denominam-se denominam ligaes glicosdicas, que se processam entre , dois tomos de carbono: um de cada molcula; Exemplos: sacarose (frutose+glicose), maltose (glicose+glicose) e lactose (glicose+galactose)

11

Polissacardeos Macromolculas; No so redutores nem doces; Insolveis ou dificilmente solveis; Exemplos: amido, glicognio e celulose.

Funes dos polissicardeos

12

Lpidos o Compostos ternrios constitudos por 3 tomos: Carbono, C; Hidrognio, H; Oxignio, O e podem tambm incluir: Azoto, N; Enxofre, S; e Fsforo, P; o Estes compostos orgnicos constituem um grupo de biomolculas muito heterogneo; o Insolveis na gua e solveis em solventes orgnicos (ter, clorofrmio, benzina e acetona) o Existem dois grandes grupos de lpidos:

Lpidos de reserva Reservas nutritivas acumuladas nas clulas adiposas; Monoglicerdios, diglicerdeos e triglicerdeos (dependendo do nmero de cidos gordos); Possuem dois componentes fundamentais:

13

cidos gordos So consttuidos por uma cadeia linear de tomos de carbono com um grupo terminal carboxilo (COOH). Podem ser:

Glicerol ou glice glicerina lcool que contm trs grupos hidroxilo (HO), capazes de estabelecer ligaes covalentes com os tomos de C C.

Ligao ster

Lpidos estruturais Fosfolpidos, lecitina e ceramidas; Fosfolpidos resultam da ligao de uma molcula de glicerol, duas molculas de cidos gordos e um grupo fosfato, que liga o glicerol a outra substncia, geralmente um composto de azoto.

14

So molculas anfipticas pois apresentam uma parte: Polar, hidrofilica (afinidade com a gua) - Cabea - constituda por uma molcula de lcool, o grupo fosfato e o radical radical; Apolar, hidrofbica (repulsa pela gua) Cauda - constituda pelas cadeias hidrocarbonatadas dos cidos gordos.

Lpidos reguladores Esterides: testosterona, progesterona e colestrol

o Funes lipdicas:

15

cidos Nucleicos o So as biomolculas mais importantes do controlo celular celular; o So polmeros de nucletidos formado por 3 partes:

Bases azotadas:

Complementaridade entre bases azotadas

16

o Podem ser de dois tipos:

Sem O

17

S-ar putea să vă placă și