Sunteți pe pagina 1din 3

Classicismo 01.

Os Lusadas - Lus de Cames - Justifique a afirmao: O discurso do Velho Restelo est em oposio a certas concepes dominantes na sociedade portuguesa da poca dos grandes descobrimentos, expressas pelo discurso que exalta a empresa navegadora posta em marcha pela Coroa Lusitana.

02. Identifique a alternativa que no contenha ideais clssicos de arte: a) Universalismo e racionalismo. b) Formalismo e perfeccionismo. c) Obedincia s regras e modelos e conteno do lirismo. d) Valorizao do homem (do aventureiro, do soldado, do sbio e do amante) e verossimilhana (imitao da verdade e da natureza). e) Liberdade de criao e predomnio dos impulsos pessoais. 03. O culto aos valores universais o Belo, o Bem, a Verdade e a Perfeio e a preocupao com a forma aproximaram o Classicismo de duas escolas literrias posteriores. Aponte a alternativa que identifica essas escolas: a) Barroco e Simbolismo; b) Arcadismo e Parnasianismo; c) Romantismo e Modernismo; d) Trovadorismo e Humanismo; e) Realismo e Naturalismo.

04. No se relaciona medida nova: a) versos decasslabos; b) influncia italiana; c) predileo por formas fixas; d) sonetos, tercetos, oitavas e odes; e) cultura popular, tradicional.

05. O Classicismo propriamente dito, tem por limites cronolgicos, em Portugal, as datas de: a) 1500 e 1601. b) 1434 e 1516. c) 1502 e 1578. d) 1527 e 1580. e) 1198 e 1434.

06. Assinale a incorreta sobre Cames:

a) Sua obra compreende os gneros pico, lrico e dramtico. b) A lrica de Cames permaneceu praticamente indita. Sua primeira compilao e pstumas, datada de 1595, e organizada sob o ttulo de As Rimas de Luis de Cames, por Ferno Rodrigues Lobo Soropita. c) Sua lrica compe-se exclusivamente de redondilhas e sonetos. d) Apesar de localizada no perodo clssico-renascentista, a obra de citaes barrocas. e) Representa a amadurecimento de lngua portuguesa, sua estabilizao e a maior manifestao de sua excelncia literria.

07. Ainda sobre Cames, assinale a incorreta: a) No h um texto definitivo de lrica camoniana. Atribuem-se-lhe cerca de 380 composies lricas, destacando-se os cerca de 200 sonetos, alguns de autoria controversa. b) Cames teria reunido sua lrica sob o titulo de O Parnaso Lusitano, que se perdeu, e do qual h algumas referncias nas cartas do poetas. c) As redondilhas de Cames seguem os moldes da poesia palaciana do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende e , mesmo na medida velha, o poeta superou seus contemporneos e antecessores. d) A lrica na medida velha, tradicional, medieval, vale-se dos motes glosados, das redondilhas e so de cunho galante, alegre madrigalesco. e) A principal diferena entre a poesia lrica e a poesia pica formal e manifesta-se da utilizao de versos de diferentes metros.

08. No so modalidade da medida nova: a) cano e elegia; b) soneto e ode; c) terceto e oitava; d) cloga e sextina; e) trova e vilancete.

09. (FUVEST-SP) Na Lrica de Cames: a) o verso usado para a composio dos sonetos o redondilho maior; b) encontram-se sonetos, odes, stiras e autos; c) cantar a ptria o centro das preocupaes; d) encontra-se uma fonte de inspirao de muitos poetas brasileiros do sculo XX; e) a mulher vista em seus aspectos fsicos, despojada de espiritualidade.

10. (MACKENZIE-SP) Sobre o poema Os Lusadas, incorreto afirmar que: a) quando a ao do poema comea, as naus portuguesas esto navegando em pleno Oceano ndico, portanto no meio da viagem; b) na Invocao, o poeta se dirige s Tgides, ninfas do rio Tejo; c) Na ilha dos Amores, aps o banquete, Ttis conduz o capito ao ponto mais alto da ilha, onde lhe descenda a mquina do mundo; d) Tem como ncleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato martimo com as ndias; e) composto em sonetos decasslabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.

Resoluo:
01. Esse velho, descontente com o empreendimento portugus de buscar do mundo novas partes, destri ponto por ponto os ideais que levaram epopia das grandes navegaes. Comea por desmitificar o ideal da fama, dizendo que ela nada mais que a vontade de poder, fraude com que os poderosos atiam as massas para faz-las apoiar sua poltica expansionista. Chamam-te Fama e Glria soberana / Nomes com que se o povo nscio engana. Esse desejo de mandar s produz danos. Mostra que o projeto ultramarino ser um desastre para a sociedade portuguesa, ocasionando o despovoamento e o enfraquecimento do pas, j que os homens vlidos estaro mortos ou em outras terras e, em Portugal, estaro os velhos, as mulheres, os rfos. Para ele, a empresa navegadora produzir somente pobreza, adultrio, desamparo. Execra ainda os chamados heris civilizadores, aqueles que fizeram progredir a sociedade humana, por exemplo: Prometeu, que roubou o fogo do cu e deu aos homens; Ddalo, grande arquiteto que fabricou para seu filho caro umas asas, presas com cera nos ombros, com cujo auxlio pretendeu voar. Considera todo avano tcnico intrinsecamente mau, porque ocasionam a runa de seus empreendedores.

02. E 06. C 10. E

03. B 07. E

04. E 08. E

05. D 09. D

S-ar putea să vă placă și