Sunteți pe pagina 1din 36

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO

1. INTRODUO

1.1 Definio Lgica Matemtica um ramo da matemtica que d simbologia, sistematiza e formaliza conceitos intuitivos, como a noo de conjuntos, relaes numricas, relaes de causa e efeito, etc.

1.2 Um Pouco de Histria Existe desde os tempos de Aristteles, onde os gregos davam carter puramente argumentativo a este ramo do pensamento, preferindo usar uma linguagem simblica ao invs da linguagem convencional, at ento adotada na argumentao. Era conhecida como Metamatemtica e tambm como Lgica Simblica, seu nome atual se deve a Giuseppe Peano. Foi em meados do sculo 19 que George Boole e Augustus De Morgan sistematizaram esta lgica filosfica, criando regras e metodologias. Seus princpios esto inseridos em todos os ramos da matemtica, nos processos cientficos investigativos, nos algoritmos dos programadores, na argumentao dos bons advogados, etc.

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
2. FORMAO DE CONCEITOS & DISCRIMINAO DE ELEMENTOS
O que uma Proposio? Chamaremos de proposio ou sentena, a todo conjunto de palavras ou smbolos que exprimem um pensamento de sentido completo. Ex.: O Sof azul. O Brasil vai sediar o Pan-Americano. O Real vale mais do que o Dlar. Existem axiomas para as proposies? Na Lgica Clssica, temos dois princpios para as proposies: 1 Princpio da no-contradio: Uma proposio no pode ser verdadeira e falsa simultaneamente. 2 Princpio do Terceiro Excludo: Uma proposio s pode ter dois valores verdades, isto , verdadeiro (V) ou falso (F), no podendo ter outro valor. Ento, para os exemplos acima temos: Ex.: Algum Sof azul. O Brasil vai sediar o Pan-Americano. O Real vale mais do que o Dlar. (V) (V) (F)

Lembre-se que o que verdadeiro ou falso, pode estar dentro de um contexto. Acreditamos que a Copa de 2014 ser no Brasil, mas ainda no aconteceu.

2.1 Estruturas Lgicas Os principais smbolos da lgica matemtica usados na argumentao so classificados em conectores e quantificadores. .1 Conectores Os principais smbolos conectores e seus significados numa frase so: l-se significa Negao ...no o caso de ...

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
l-se significa l-se Significa l-se significa l-se significa Disjuno ...ou... Conjuno ...e... Condicional Seento... Bicondicional se e somente se

.2 Quantificadores Os smbolos quantificadores e seus significados numa frase so: l-se significa l-se significa Universal Para qualquer elemento de... Existencial Existe pelo menos um elemento de...

.3 Sintaxe Deste modo, a sintaxe lida desta forma: p pq pq l-se l-se l-se no o caso de p p ou q p e q Se p ento q p se e somente se q Para todo elemento de p Ao menos um elemento de p

p q l-se p q l-se p p l-se l-se

No item seguinte estaremos desenvolvendo a lgebra dos conectores e dos quantificadores aplicadas Lgica da Argumentao. 2.2 Lgica da Argumentao Tomando as seguintes frases p , q e r: p = Chove no Rio de Janeiro. q = O carro est na garagem.

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
r = Eu estou lendo um livro.

.1 Negao Tomando a frase p: Ento p significa :

p = No chove no Rio de Janeiro. ou Chove em algum lugar nos arredores do Rio de Janeiro. q = O carro no est na garagem. r = Eu no estou lendo um livro. .2 Disjuno p q = Chove no Rio de Janeiro ou o carro est na garagem.

.3 Conjuno p q = Chove no Rio de Janeiro e o carro est na garagem. .4 Condicional p q = Se chove no Rio de Janeiro ento o carro est na garagem. Nota: Diz-se que, p condio suficiente de q, mas no necessria. Por outro lado, podese afirmar que, q condio necessria de p, mas no suficiente. Lembre-se: Vale a ida, mas no vale a volta. .5 Bicondicional p q = Chove no Rio de Janeiro se e somente se o carro est na garagem. Nota 1: A frase pode ter um sentido equivocado, pois pode chover sem o carro estar na garagem, ou, no chover com o carro na garagem. Mas a construo lgica ainda permanece verdadeira. Nota 2: Diz-se que, p condio suficiente e necessria de q, ou que, q condio necessria e suficiente de p. Lembre-se: Vale a ida e a volta.

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
.6 Algumas Propriedades dos Conectores a) Negao da negao p p , ou seja:

p = Chove no Rio de Janeiro. b) Idempotncia pp p ou pp p

Qualquer frase conectada a ela mesma por e ou ou vai resultar nela mesma.

c) Negao da disjuno (p q) ( p) ( q) , ou seja:

No (Chove no Rio de Janeiro ou o carro est na garagem.) equivale : No chove no Rio de Janeiro e o carro no est na garagem.

d) Negao da conjuno (p q) ( p) ( q) , ou seja:

No (Chove no Rio de Janeiro e o carro est na garagem.) equivale : No chove no Rio de Janeiro ou o carro no est na garagem.

e) Equivalncia do condicional (p q) ( q) ( p) , ou seja:

Se chove no Rio de Janeiro ento o carro est na garagem. equivale : Se o carro no est na garagem ento no chove no Rio de Janeiro.

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
f) Disjuno da conjuno p (q r) (p q) (p r) , ou seja:

Chove no rio de Janeiro, ou o carro est na garagem enquanto leio um livro. equivale : Chove no rio de Janeiro ou o carro est na garagem, enquanto isso, chove no Rio de Janeiro ou leio um livro. Nota: A palavra enquanto equivale ao conectivo e.

g) Conjuno da disjuno p (q r) (p q) (p r) , ou seja:

Chove no rio de Janeiro, enquanto o carro est na garagem ou estou lendo um livro. equivale : Chove no rio de Janeiro enquanto o carro est na garagem, ou chove no Rio de Janeiro enquanto leio um livro.

.7 Quantificador Universal Se definirmos M Saiu na rua e se molhou., ento: M = Cada um que saiu na rua se molhou.

Nota: Cada um que saiu equivale a Todos que saram.

.8 Quantificador Existencial Se definirmos M Saiu na rua e se molhou. , ento: M = Pelo menos um que saiu na rua se molhou. ou Algum saiu na rua e se molhou.

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
.9 Algumas Propriedades dos Quantificadores Se definirmos F Estar feliz , ento: F = Todos esto felizes. F = Pelo menos algum est feliz. a) Negao do quantificador universal Definindo se: Temos que, a negao de Todos esto felizes. , ento: F ( ) F ( F), portanto: Pelo menos algum no est feliz. b) Negao do quantificador existencial Definindo se: Temos que, a negao de Pelo menos algum est feliz , ento: F ( ) F ( F), portanto: Todos no esto felizes. ou Ningum est feliz.

2.3 Exemplos 01. (ESAF) Se Beto briga com Glria, ento Glria vai ao cinema. Se Glria vai ao cinema, ento Carla fica em casa. Se Carla fica em casa, ento Raul briga com Carla. Ora, Raul no briga com Carla. Logo: (A) Carla no fica em casa e Beto no briga com Glria. (B) Carla fica em casa e Glria vai ao cinema. (C) Carla no fica em casa e Glria vai ao cinema. (D) Glria vai ao cinema e Beto briga com Glria. (E) Glria no vai ao cinema e Beto briga com Glria.

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO

Soluo: Pela 2.2.6 e) Equivalncia do Condicional, temos que, se Raul no briga com Carla, ento Carla no fica em casa. Se Carla no fica em casa, ento Glria no vai ao cinema. Se Glria no vai ao cinema, ento Beto no briga com Glria. Portanto, letra (A). Nota: O mtodo de resoluo consiste na aplicao da equivalncia do condicional repetidas vezes. 02. Dizer que ''Pedro no pedreiro ou Paulo paulista'' , do ponto de vista lgico, o mesmo que dizer que: (A) se Pedro no pedreiro, ento Paulo paulista. (B) se Paulo paulista, ento Pedro pedreiro. (C) se Pedro pedreiro, ento Paulo paulista. (D) se Pedro pedreiro, ento Paulo no paulista. (E) se Pedro no pedreiro, ento Paulo no paulista. Soluo: A implicao (p q), pode ser reescrita utilizando outros conectores, da forma p q ( p) q Esta equivalncia vale sempre e, se definirmos p Pedro pedreiro e q Paulo paulista, ento, encontraremos a soluo. Portanto, letra (C). Nota: O enunciado do item 2.2.6, letra e), pode ser provado atravs desta equivalncia. 03. Do ponto de vista lgico-formal, como poderia ser reescrita a seguinte sentena: Se Jac passar no MPU, vai agradecer Deus e se Jac agradecer Deus, vai passar no MPU. ? (A) Se Jac passar no MPU agradecer Deus. (B) Jac agradecer Deus se passar no MPU. (C) Se Jac passar no MPU vai agradecer Deus ou se Jac agradecer Deus, vai passar no MPU. (D) Jac vai passar no MPU se e somente se agradecer Deus. (E) Jac vai passar no MPU e agradecer a Deus. Soluo: A tautologia (p q), pode ser reescrita utilizando outros conectores, da forma p q (p q) (q p)

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
Esta equivalncia vale sempre e, se definirmos p Jac vai passar no MPU e q Jac vai agradecer Deus, ento, encontraremos a soluo. Portanto, letra (D). Nota: O autor deseja que todos passem no concurso do TRF 2 Regio !!! 04. (ESAF) Das premissas: A: Nenhum heri covarde. B: Alguns soldados so covardes. Pode-se corretamente concluir que: a) alguns heris so soldados. b) alguns soldados so heris. c) nenhum heri soldado. d) alguns soldados no so heris. e) nenhum soldado heri. Soluo: Se definirmos: H Heri, S Soldado e C Covarde

Temos, para as premissas dadas: ()H C S C Pela 2.2.9 b) temos que: ( H) C S C Rearranjando os termos, encontramos: ( H) S C C = ( H S) C C = ( H S) C Logo, temos pelo menos algum que soldado (S), e ao mesmo tempo, atravs do conectivo , tambm um no-heri. (H). Portanto, letra (D). Nota: Ambos (no-heri e soldado), atravs do conectivo , so tambm covardes, mas isto no influencia no resultado.

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
2.4 Exerccios 01. (TRE 2007) Considere que as seguintes afirmaes so verdadeiras: Alguma mulher vaidosa. Toda mulher inteligente. Assim sendo, qual das afirmaes seguintes verdadeira. (A) Alguma mulher inteligente vaidosa. (B) Alguma mulher vaidosa no inteligente. (C) Alguma mulher no vaidosa no inteligente. (D) Toda mulher inteligente vaidosa. (E) Toda mulher vaidosa no inteligente 02. (TRF 2006) Algum X Y. Todo X Z. Logo: (A) algum Z Y. (B) algum X Z. (C) todo Z X. (D) todo Z Y. (E) algum X Y. 03. (TRF 2006) Se todos os nossos atos tm causa, ento no h atos livres. Se no h atos livres, ento todos os nossos atos tm causa. Logo, (A) alguns atos no tm causa se no h atos livres. (B) todos os nossos atos tm causa se e somente se h atos livres. (C) todos os nossos atos tm causa se e somente se no h atos livres. (D) todos os nossos atos no tm causa se e somente se no h atos livres. (E) alguns atos so livres se e somente se todos os nossos atos tm causa.

04. (ESAF/AFTN/96) - Se Nestor disse a verdade, Jlia e Raul mentiram. Se Raul mentiu, Lauro falou a verdade. Se Lauro falou a verdade, h um leo feroz nesta sala. Ora, no h um leo feroz nesta sala. Logo: a) Nestor e Jlia disseram a verdade b) Nestor e Lauro mentiram c) Raul e Lauro mentiram d) Raul mentiu ou Lauro disse a verdade e) Raul e Jlia mentiram 05. Sabe-se que a ocorrncia de B condio necessria para a ocorrncia de C e condio suficiente para a ocorrncia de D. Sabe-se, tambm, que a ocorrncia de D condio necessria e suficiente para a ocorrncia de A. Assim, quando C ocorre, a) D ocorre e B no ocorre b) D no ocorre ou A no ocorre c) B e A ocorrem d) nem B nem D ocorrem e) B no ocorre ou A no ocorre

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO

06. (ESAF) Se Ana no advogada, ento Sandra secretria. Se Ana advogada, ento Paula no professora. Ora Paula professora. Portanto: a) Ana advogada. b) Sandra secretria. c) Ana advogada, ou Paula no professora. d) Ana advogada e Paula professora. e) Ana no advogada e Sandra secretria. 07. Chama-se tautologia a toda proposio que sempre verdadeira, independentemente da verdade dos termos que a compem. Um exemplo de tautologia : a) se Joo alto, ento Joo alto ou Guilherme gordo b) se Joo alto, ento Joo alto e Guilherme gordo c) se Joo alto ou Guilherme gordo, ento Guilherme gordo d) se Joo alto ou Guilherme gordo, ento Joo alto e Guilherme gordo e) se Joo alto ou no alto, ento Guilherme gordo 08. (FGV) Certo dia, o jornal ECO publicou a seguinte manchete: 50% DOS DEPUTADOS SO DESONESTOS Aps uma interpelao judicial, o referido jornal foi obrigado a retratar-se, devendo publicar a NEGAO que afirma, com o mesmo destaque. Foi ento publicada a Segunda manchete: 50% DOS DEPUTADOS SO HONESTOS Podemos assim afirmar que: a. A Segunda manchete a negao da primeira. b. A negao da primeira manchete : Existem deputados honestos. c. A negao da primeira manchete : Todos os deputados so honestos. d. NDA 09. (IBGE-2006) Se todo Y Z e existem X que so Y, pode-se concluir que: a) Existem X que so Z b) todo X Z c) todo X Y d) todo Y X e) todo Z Y 10. (CVM-2000) Dizer que a afirmao todos os economistas so mdicos falsa, do ponto de vista lgico, equivale a dizer que a seguinte afirmao verdadeira: a) pelo menos um economista no mdico b) nenhum economista mdico c) nenhum mdico economista d) pelo menos um mdico no economista e) todos os no mdicos so no economistas

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO

11. (FGV) A proposio (p q) = (p q) representa um(a): a. Entimema b. Contingncia c. Tautologia d. Dilema e. Negao de Conjuno

12. (IBGE-2001) Se, numa vila, todo torcedor do Arranca-toco homem, mas nem todo homem torcedor do Arranca-toco e todo torcedor do Tira-canela mulher, mas nem toda mulher torcedora do Tira-canela ento, nessa vila: (A) existem homens que torcem pelo Tira-canela; (B) h mais de um homem que no torce pelo Arranca-toco; (C) existe pelo menos uma mulher que torce pelo Arranca-toco; (D) ningum torce por outro time; (E) h pelo menos duas pessoas que no torcem nem pelo Arranca-toco, nem pelo Tiracanela. 13. Sabe-se que existe pelo menos um A que B. Sabe-se, tambm, que todo B C. Segue-se, portanto, necessariamente que a) todo C B b) todo C A c) algum A C d) nada que no seja C A e) algum A no C

14. (FGV) Quando se afirma que P Q (P implica Q) ento: a. Q condio suficiente para P. b. P condio necessria para Q. c. Q no condio necessria para P d. P condio suficiente para Q. e. P no condio suficiente nem necessria para Q. 15. Se Lus estuda Histria, ento Pedro estuda Matemtica. Se Helena estuda Filosofia, ento Jorge estuda Medicina. Ora, Lus estuda Histria ou Helena estuda Filosofia. Logo, segue-se necessariamente que: a) Pedro estuda Matemtica ou Jorge estuda Medicina b) Pedro estuda Matemtica e Jorge estuda Medicina c) Se Lus no estuda Histria, ento Jorge no estuda Medicina d) Helena estuda Filosofia e Pedro estuda Matemtica e) Pedro estuda Matemtica ou Helena no estuda Filosofia

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
3. RACIOCNIO VERBAL
O contedo deste captulo se baseia nas questes da Lgica Argumentativa quando a resoluo se d por reduo ao absurdo, induo lgica, excluso, etc. Na Lgica Argumentativa, a comparao de uma Proposio Textual e uma Estrutura Lgica foi o mtodo usado. No Raciocnio Verbal, via de regra, o entendimento do significado do texto, isto , a aplicao de uma Lgica Intuitiva, j o bastante para a resoluo das questes. 3.1 Exemplos 01. Chapeuzinho Vermelho ao entrar na floresta, perdeu a noo dos dias da semana. A Raposa e o Lobo Mau eram duas estranhas criaturas que freqentavam a floresta. A Raposa mentia s segundas, teras e quartas-feiras, e falava a verdade nos outros dias da semana. O Lobo Mau mentia s quintas, sextas e sbados, mas falava a verdade nos outro dias da semana. Um dia Chapeuzinho Vermelho encontrou o Raposa e o Lobo Mau descansando sombra de uma rvore. Eles disseram: Raposa: Ontem foi um dos meus dias de mentir. Lobo Mau: Ontem foi um dos meus dias de mentir. A partir dessas afirmaes, Qual era o dia da semana que Chapeuzinho Vermelho descobriu? Soluo: - Pela resposta da Raposa, pode ser 2 ou 5. - Pela resposta do Lobo Mau, pode ser 5 ou domingo. Portanto, como os dois se referiam a um mesmo dia da semana, este era quintafeira. 01-A. Em outra ocasio Chapeuzinho Vermelho encontrou a Raposa sozinha. Ela fez as seguintes afirmaes: (1) - Eu menti ontem. (2) - Eu mentirei daqui a 3 dias. Qual era o dia da semana? Soluo: Por (1), o dia poderia ser 2 ou 5. Por (2), como a Raposa mentir 3 dias depois de hoje, hoje pode ser 2, 3, 4, 6, sbado, domingo. Logo, o dia da semana era segunda-feira.

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
02. (AFTN/96) Trs amigas, Tnia, Janete e Anglica, esto sentadas lado a lado em um teatro. Tnia sempre fala a verdade; Janete s vezes fala a verdade; e Anglica nunca fala a verdade. A que est sentada esquerda diz: Tania quem est sentada no meio. A que est sentada no meio diz: Eu sou Janete. Finalmente, a que est sentada direita diz: Anglica quem est sentada no meio. A que est sentada esquerda, a que est sentada no meio e a que est sentada direita so, respectivamente: (A) Janete, Tnia e Anglica (B) Janete, Anglica e Tnia (C) Anglica, Janete e Tnia (D) Anglica, Tnia e Janete (E) Tnia, Anglica e Janete Soluo: Observe que s precisamos saber que a Tnia diz a verdade, as outras informaes sobre Janete e Anglica no influenciam na soluo. Ento vamos raciocinar: Tnia no pode estar na esquerda e nem no meio, pois seno estaria mentindo. Logo, Tnia est na direita e conseqentemente, a Anglica est no meio, conforme a declarao de Tnia. Para acabar, evidente que Janete est esquerda. Portanto, letra (B). 3.2 Exerccios 01. (TRF 2007) Note que, em cada um dos dois primeiro pares de palavras dadas, a palavra da direita foi formada a partir da palavra da esquerda segundo um determinado critrio. acatei - teia assumir iras moradia - ? Se o mesmo critrio for usado para completar a terceira linha, a palavra que substituir corretamente o ponto de interrogao (A) adia (B) ramo (C) rima (D) mora (E) amor 02. (TRF 2007) No dia 29 de dezembro de 2006 quatro tcnicos judicirios de uma mesma Secretaria da Justia Federal Eugnio, Nair, Raul e Virgnio entregaram seu relatrio mensal de atividades, no necessariamente nessa ordem. Considere as informaes seguintes:

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
as funes que esse tcnicos desempenham na secretaria so: manuteno de computadores, motorista, operador de computadores e segurana; a ltima pessoa a entregar o relatrio no nasceu em Maring; aps Virgnio, que motorista, entregar seu relatrio, o operador de computadores entregou o dele; Eugnio, que nasceu em Londrina, entregou seu relatrio depois de Raul, que faz a manuteno de computadores; o segurana no foi o primeiro a entregar o relatrio; o tcnico que nasceu em Cascavel entregou seu relatrio logo aps de Nair, que nasceu em Bag.

Com base nessas informaes, correto afirmar que: (A) Eugnio foi o primeiro a entregar o relatrio. (B) Nair operadora de computadores. (C) Raul nasceu em Maring. (D) Virgnio foi o ltimo a entregar o relatrio. (E) a pessoa que nasceu em londrina foi o segundo a entregar o relatrio.

03. (TRF 2007) Certo dia, trs Tcnicos Judicirios Abel, Benjamim e Caim foram incumbidos de prestar atendimento ao pblico, arquivar um lote de documentos e organizar a expedio de correspondncias, no respectivamente. Considere que cada um dever executar um tipo de tarefa e que, argidos sobre qual tipo de tarefa deveriam cumprir, deram as seguintes respostas: aquele que ir atender ao pblico disse que Abel far o arquivamento de documentos; o encarregado do arquivamento de documentos disse que seu nome era Abel; o encarregado da expedio de correspondncia afirmou que Caim dever fazer o arquivamento de documentos; Se Abel o nico que sempre diz a verdade, ento as respectivas tarefas de Abel, benjamim e Caim so: (A) atendimento ao pblico, arquivamento de documentos e expedio de correspondncias. (B) atendimento ao pblico, expedio de correspondncias e arquivamento de documentos. (C) arquivamento de documentos, atendimento ao pblico e expedio de correspondncias. (D) expedio de correspondncias, atendimento ao pblico e arquivamento de documentos. (E) expedio de correspondncias, arquivamento de documentos e atendimento ao pblico. 04. (TRE 2007) Certo dia, trs tcnicos judicirios Altamires, Benevides e Corifeu receberam, cada um, um lote processos para arquivar e um lote de correspondncias a serem expedidas. Considere que

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
tanto a tarefa de arquivamento dos processos, quanto a de expedio das correspondncias foram executadas no mesmo dia e em um dos seguintes horrios: das 10 s 12 horas, das 14 s 16 horas e das 16 s 18 horas; apenas Altamiro arquivou os processos e expediu as correspondncias que recebeu em um mesmo horrio; em os processos arquivados e nem as correspondncias expedidas por Benevides ocorreram das 10 s 12 horas; Corifeu expediu toda a correspondncia de seu respectivo lote das 16 s 18 horas. Nessas condies, verdade que. (A) os processos dos lotes de Altamiro e Corifeu foram arquivados das 16 s 18 horas e das 14 s 16 horas respectivamente. (B) as correspondncias dos lotes de Altamiro e Benevides foram expedidas das 14 s 16 horas e das 10 s 12 horas, respectivamente. (C) Benevides arquivou os processos de seu lote das 14 s 16 horas e expediu as correspondncias do lote que lhe coube das 16 s 18 horas. (D) o lote de processos que coube a Benevides foi arquivado das 14 s 16 horas e Altamiro expediu as correspondncias de seu lote das 10 s 12 horas. (E) Altamiro expediu as correspondncias de seu lote das 10 s 12 horas e Corifeu arquivou os processos de seu lote das 14 s 16 horas.

05. (FGV) Na residncia assaltada, Sherlock encontrou os seguintes vestgios deixados pelos assaltantes, que julgou serem dois, pelas marcas de sapatos deixadas no carpete: Um toco de cigarro Cinzas de charuto Um pedao de goma de mascar Um fio de cabelo moreno As suspeitas recaram sobre cinco antigos empregados, dos quais se sabia o seguinte: - Indivduo M: s fuma cigarro com filtro, cabelo moreno, no mastiga goma. - Indivduo N: s fuma cigarro sem filtro e charuto, cabelo louro, no mastiga goma. - Indivduo O: no fuma, ruivo, mastiga goma - Indivduo P: s fuma charuto, cabelo moreno, no mastiga goma. - Indivduo Q: s fuma cigarro com filtro, careca, mastiga goma. Sherlock concluir que o par de meliantes : a. M e Q b. N e P c. M e O d. P e Q e. M e P 06. Um crime foi cometido por uma e apenas uma pessoa de um grupo de cinco suspeitos: Armando, Celso, Edu, Juarez e Tarso. Perguntados sobre quem era o culpado, cada um deles respondeu:

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
Armando: ''Sou inocente'' Celso: ''Edu o culpado'' Edu: ''Tarso o culpado'' Juarez: ''Armando disse a verdade'' Tarso: ''Celso mentiu'' Sabendo-se que apenas um dos suspeitos mentiu e que todos os outros disseram a verdade, pode-se concluir que o culpado : a) Armando b) Celso c) Edu d) Juarez e) Tarso

07. (MPU-2004) Scrates encontra-se em viagem por um distante e estranho pas, formado por apenas duas aldeias, uma grande e outra pequena. Os habitantes entendem perfeitamente o portugus, mas falam apenas no idioma local, desconhecido por Scrates. Ele sabe, contudo, que os habitantes da aldeia menor sempre dizem a verdade, e os da aldeia maior sempre mentem. Sabe, tambm, que Milango e Nabungo so as palavras no idioma local que significam sim e no, mas no sabe qual delas significa sim e nem, conseqentemente, qual significa no. Um dia, Scrates encontra um casal acompanhado de um jovem. Dirigindo-se a ele, e apontando para o casal, Scrates pergunta: Meu bom jovem, a aldeia desse homem maior do que a dessa mulher? Milango , responde o jovem. E a tua aldeia maior do que a desse homem? , voltou Scrates a perguntar. Milango , tornou o jovem a responder. E, dize-me ainda, s tu da aldeia maior? perguntou Scrates. Nabungo , disse o jovem. Scrates, sorrindo, concluiu corretamente que a) o jovem diz a verdade, e o homem da aldeia grande e a mulher da grande. b) o jovem mente, e o homem da aldeia grande e a mulher da pequena. c) o jovem mente, e o homem da aldeia pequena e a mulher da pequena. d) o jovem diz a verdade, e o homem da aldeia pequena e a mulher da pequena. e) o jovem mente, e o homem da aldeia grande e a mulher da grande.

08. (ESAF/AFTN/96) - Jos quer ir ao cinema assistir ao filme "Fogo contra Fogo" , mas no tem certeza se o mesmo est sendo exibido. Seus amigos, Maria, Lus e Jlio tm opinies discordantes sobre se o filme est ou no em cartaz. Se Maria estiver certa, ento Jlio est enganado. Se Jlio estiver enganado, ento Lus est enganado. Se Lus estiver enganado, ento o filme no est sendo exibido. Ora, ou o filme "Fogo contra Fogo" est sendo exibido, ou Jos no ir ao cinema. Verificou-se que Maria est certa. Logo:

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
a) O filme "Fogo contra Fogo" est sendo exibido b) Lus e Jlio no esto enganados c) Jlio est enganado, mas no Lus d) Lus est engando, mas no Jlio e) Jos no ir ao cinema 09. (CVM-2000) Joo e Jos sentam-se, juntos, em um restaurante. O garom, dirigindo-se a Joo, pergunta-lhe: Acaso a pessoa que o acompanha seu irmo?. Joo responde ao garom: Sou filho nico, e o pai da pessoa que me acompanha filho de meu pai. Ento, Jos : a) pai de Joo b) filho de Joo c) neto de Joo d) av de Joo e) tio de Joo

10. Uma rede de concessionrias vende somente carros com motor 1.0 e 2.0. Todas as lojas da rede vendem carros com a opo dos dois motores, oferecendo, tambm, uma ampla gama de opcionais. Quando comprados na loja matriz, carros com motor 1.0 possuem somente ar-condicionado, e carros com motor 2.0 tm sempre ar-condicionado e direo hidrulica. O Sr. Asdrubal comprou um carro com ar-condicionado e direo hidrulica em uma loja da rede. Considerando-se verdadeiras as condies do texto acima, qual das alternativas abaixo precisa ser verdadeira quanto ao carro comprado pelo Sr. Asdrubal? a) Caso seja um carro com motor 2.0, a compra no foi realizada na loja matriz da rede. b) Caso tenha sido comprado na loja matriz, um carro com motor 2.0. c) um carro com motor 2.0 e o Sr. Asdrbal no o comprou na loja matriz. d) Sr. Antnio comprou, com certeza, um carro com motor 2.0.

11. (ESAF/AFTN/96) Os carros de Artur, Bernardo e Cesar so, no necessariamente nesta ordem, uma Braslia, uma Parati e um Santana. Um dos carros cinza, um outro verde, e o outro azul. O carro de artur cinza; o carro de Cesar o Santana; o carro de Bernardo no verde e no a Braslia. As cores da Braslia, da Parati e do Santana so, respectivamente: a) cinza, verde e azul b) azul, cinza e verde c) azul, verde e cinza d) cinza, azul e verde e) verde, azul e cinza

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
12. (ESAF/AFTN/96) - Sabe-se que na equipe do X Futebol Clube (XFC) h um atacante que sempre mente, um zagueiro que sempre fala a verdade e um meiocampista que s vezes fala a verdade e s vezes mente. Na sada do estdio, dirigindo-se a um torcedor que no sabia o resultado do jogo que terminara, um deles declarou "Foi empate", o segundo disse "No foi empate" e o terceiro falou "Ns perdemos". O torcedor reconheceu somente o meio-campista mas pde deduzir o resultado do jogo com certeza. A declarao do meio-campista e o resultado do jogo foram, respectivamente: a) "Foi empate"/ o XFC venceu b) "No foi empate"/ empate c) "Ns perdemos / o XFC perdeu d) "No foi empate" / o XFC perdeu e) "Foi empate" / empate

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO

4. RACIOCNIO MATEMTICO
4.1 Diagramas Lgicos Nesta seo sero abordadas algumas relaes entra a estrutura lgica e a teoria dos conjuntos. O Clculo Proposicional e a lgebra dos Conjuntos possuem estruturas semelhantes. Toda frmula do Clculo Proposicional determina uma operao correspondente entre conjuntos :
A negao () corresponde complementao ( ` ou -); A conjuno () corresponde interseco (); A disjuno () corresponde unio ().

As variveis proposicionais podem servir como variveis simbolizando conjuntos na nova expresso. Podemos expressar, as operaes entre conjuntos atravs dos Diagramas de Euler Venn que so teis na verificao de propriedades de operaes entre conjuntos. Por exemplo: .1 Complementao

Neste quadro temos que a regio 2 o complemento da regio 1, e vice-versa. Similarmente, a propriedade p` ou p da regio 2, obtida atravs da negao da propriedade p , da regio 1. Todas elas, imersas dentro do Conjunto Universo (U). .2 Unio

Neste quadro temos que a unio () das regies 1, 2 e 3 correspondem a disjuno () das propriedades p e q .

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO

.2 Interseo

Neste quadro temos que a interseo () das regies 1, 2 e 3 correspondem a conjuno () das propriedades p e q . 4.2 Exemplos 01. (FGV) Um eminente antroplogo, afirmou que TODOS OS AFANEUS SO ZARAGS, e que TODOS OS ZARAGS SO CHUMPITAZES. Com base nestas afirmaes, podemos concluir que: a. possvel existir um Afaneu que no seja Zarag. b. possvel existir um Afaneu que no seja Chumpitaz. c. possvel existir um Zarag que no seja Afaneu. d. Nada se pode concluir sem saber o que significa Afaneu, Zarag e Chumpitaz. Soluo: a) Sejam A Afaneus ; Z Zarags e C Chumpitazel. b) Se A Z C, ento a nica alternativa certa a (C).

CHUMPITAZES AFANEUS ZARAGS

02. (MPU-2004) Um colgio oferece a seus alunos a prtica de um ou mais dos seguintes esportes: futebol, basquete e vlei. Sabe-se que, no atual semestre, 20 alunos praticam vlei e basquete; 60 alunos praticam futebol e 65 praticam basquete; 21 alunos no praticam nem futebol nem vlei; O nmero de alunos que praticam s futebol idntico ao nmero dos alunos que praticam s vlei; 17 alunos praticam futebol e vlei;

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
45 alunos praticam futebol e basquete; 30, entre os 45, no praticam vlei. O nmero total de alunos do colgio, no atual semestre, igual a: Soluo: Dica: Comece pela interseo e pela complementao !!! a) Sejam B Basquete ; V Vlei e F Futebol. b) Ento: B V = 20 ; F V = 17 e F B = 45. c) Se (F B) V = 30 , matematicamente: F B V = 15. ento os que praticam as 3 modalidades so 15,

d) Portanto, os que praticam s futebol e vlei so 2, isto , (F V) B = 2 . e) Do mesmo modo, os que praticam s vlei e basquete so somente 5, ou seja, (B V) F=5. f) Pelas outras condies verificam-se: S Vlei = 13 . S Futebol = 13 . S Basquete = 15 . g) Sabendo que 21 no praticam nem futebol nem vlei, ou seja, U (F V) = 21 ; temse que 6 (21 15) so os que no fazem nenhum esporte. h) Portanto o nmero total de estudantes : 15 + 30 + 5 + 2 + 13 + 13 + 15 + 6 = 99 . A construo do diagrama para a resoluo do problema essencial:
U V 5 13 15 2 13 30 F 15 6 B

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO

4.3 Exerccios 01. (FGV) Sendo R o conjunto dos pases ricos, I o conjunto dos pases industrializados, E o conjunto dos pases exportadores de petrleo e admitindo como verdadeiras as relaes I R ; E R ; I E , o qual das afirmaes abaixo verdadeira? a. Todos os pases no-exportadores de petrleo so pobres. b. Todos os pases no-industrializados do so ricos. c. Os pases que no so ricos no podem ser exportadores de petrleo. d. Os pases no industrializados no podem ser exportadores de petrleo. e. Todas as afirmaes acima so falsas. 02. Considere as seguintes premissas (onde X, Y, Z e P so conjuntos no vazios): Premissa 1: "X est contido em Y e em Z, ou X est contido em P" Premissa 2: "X no est contido em P" Pode-se, ento, concluir que, necessariamente: a) Y est contido em Z b) X est contido em Z c) Y est contido em Z ou em P d) X no est contido nem em P nem em Y e) X no est contido nem em Y e nem em Z 03. Sendo X Y tudo que est em X mas no est em Y, diga o que representa a parte hachurada?

A B

C
a) B (A C) b) C (A B) d) A (B C) c) A (B C) e) (A B ) C

04. A regio hachurada, no grfico abaixo, representa:

A B

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
a) (A B) (A C) b) (A B) (B C) c) (A B) (A C) d) (A B) (B C) e) (A B) (A C)

4.4 Exerccios Genricos Embora o contedo mais formal deste captulo 4 seja a noo de conjuntos, uma grande gama de exerccios pode ser caracterizada como de raciocnio matemtico. Abaixo alguns deles. 01. (TRF 2007) A figura abaixo representa certo corpo slido vazado.

O nmero de faces desse slido (A) 24 (B) 26 (C) 28 (D) 30 (E) 32 02. (TRE 2007) Observe que os nmeros no interior da malha quadriculada abaixo foram colocados segundo determinado critrio. 12 54 24 42 ? 18 36 6 48

Segundo tal critrio, o nmero que substitui corretamente o ponto de interrogao est: compreendido entre

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
(A) (B) (C) (D) (E) 5 e 10 10 e 15 15 e 25 25 e 35 35 e 45

03. (TRF 2006) Qual dos cinco desenhos representa a comparao adequada?

est para

assim como

est para

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

04. (IBGE-2006) Sejam a, b e c nmeros reais distintos, sobre os quais afirma-se: I - Se b > a e c > b, ento c o maior dos trs nmeros. II - Se b > a e c > a, ento c o maior dos trs nmeros. III - Se b > a e c > a, ento a o menor dos trs nmeros. (So) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, somente. (B) II, somente. (C) III, somente. (D) I e III, somente. (E) I, II e III. 05. Joo e Toms partiram um bolo retangular. Joo comeu a metade da tera parte e Toms comeu a tera parte da metade. Quem comeu mais? a) Joo, porque a metade maior que a tera parte. b) Toms. c) No se pode decidir porque no se conhece o tamanho do bolo. d) Os dois comeram a mesma quantidade de bolo. e) No se pode decidir porque o bolo no redondo

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
06. (IBGE-2006) Na Consoantelndia, fala-se o consoants. Nessa lngua, existem 10 letras: 6 do tipo I e 4 do tipo II. As letras do tipo I so: b, d, h, k, l, t. As letras do tipo II so: g, p, q, y. Nessa lngua, s h uma regra de acentuao: uma palavra s ser acentuada se tiver uma letra do tipo II precedendo uma letra do tipo I. Pode-se afirmar que: (A) dhtby acentuada. (B) pyg acentuada. (C) kpth no acentuada. (D) kydd acentuada. (E) btdh acentuada. 07. Em um concurso para fiscal de rendas, dentre os 50 candidatos de uma sala de provas, 42 so casados. Levando em considerao que as nicas respostas pergunta ''estado civil'' so ''casado'' ou ''solteiro'', qual o nmero mnimo de candidatos dessa sala a que deveramos fazer essa pergunta para obtermos, com certeza, dois representantes do grupo de solteiros ou do grupo de casados? a) 03 b) 09 c) 21 d) 26 08. (MPERJ-2001) As duas balanas apresentadas abaixo esto em equilbrio.

A partir destas informaes, podemos concluir que o nmero de pesos do tipo Crculo necessrios para equilibrar um peso do tipo Tringulo igual a: a) 8 b) 6 c) 4 d) 3 e) 2

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
5. RACIOCNIO SEQUENCIAL
Na obteno do termo genrico de uma Progresso Aritmtica, temos que: an = a1 + (n-1) . r Onde, an = n simo termo; a1 = primeiro termo; n = nmero de termos e r = razo de sucesso. Temos tambm que, a soma dos n primeiros termos de uma sucesso de Progresso Aritmtica da forma: Sn = (a1 + an) . n / 2 Onde, Sn = soma dos n 1os termos; an = n simo termo; a1 = primeiro termo; n = nmero de termos.

5.1 Exemplo 01. Numa sucesso de nmeros mpares positivos, quer se obter o seu 200 termo, e a soma dos termos correspondentes. Em primeiro lugar, a seqncia da forma: 1 3 5 7 9 11 13 15 ... Logo r = 2 . Portanto, sabendo-se que n = 200, temos: a200 = 1 + (200 1) . 2 :: a200 = 399 Desta forma, a soma dos 1os 200 termos ser: S200 = (1 + 399) . 200/2 :: S200 = 40 000

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
5.2 Exerccios 01. (TRF 2007) Observe a seguinte sucesso de multiplicaes: 5x 5= 35 x 35 = 335 x 335 = 3 335 x 3 335 = 25 1 225 112 225 11 122 225

A anlise dos produtos obtidos em cada linha permite que se conclua corretamente que, efetuando 33 333 335 x 33 333 335, obtm-se um nmero cuja soma dos algarismos igual a (A) (B) (C) (D) (E) 28 29 31 34 35

02. (TRF 2007) Observe que, no esquema abaixo as letras que compem os dois primeiros grupos foram dispostas segundo determinado padro. Esse mesmo padro deve existir entre o terceiro grupo e o quarto, que est faltando. ZUVX : TQRS : : HEFG : ? Considerando que a ordem alfabtica adotada, que a oficial, exclui as letras K, W, Y, o grupo de letras que substitui corretamente o ponto de interrogao (A) QNOP (B) BCDA (C) IFGH (D) DABC (E) FCDE

03. (TRF 2007) Considere que os termos da sucesso (0,1,3,4,12,13...) obedecem a uma lei de formao. Somando o oitavo e o dcimo termos dessa sucesso obtm-se um nmero compreendido entre (A) 150 e 170 (B) 130 e 150 (C) 110 e 130 (D) 90 e 110 (E) 70 e 90

04. (TRE 2007) A sucesso dos nmeros naturais pares escrita sem que os algarismos sejam separados, ou seja, da seguinte forma: 0 2 4 6 8 1 0 1 2 1 4 1 6 1 8 2 0 2 2 2 4 2 6 2 8 ...

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
Nessa sucesso, o algarismo que deve ocupar a 127 posio o: (A) 0 (B) 2 (C) 4 (D) 6 (E) 8

05. (TRF 2006) Assinale a alternativa que completa a srie seguinte: C3, 6G, L10,... (A) C4 (B) 13M (C) 9I (D) 15R (E) 6Y

06. (TRF 2006) Assinale a alternativa que completa a srie seguinte: 9, 16,25,36,... (A) 45 (B) 49 (C) 61 (D) 63 (E) 72 07. Cada um dos quadrados da figura abaixo tem 1cm de lado. Se a curva poligonal em destaque na figura continuar evoluindo no mesmo padro, a partir da origem 0, qual ser seu comprimento quando tiver 20 lados?

a) 20 cm b) 100 cm c) 200 cm d) 210 cm e) 420 cm

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
08. Considere os nmeros inteiros de 1 a 6000 dispostos na estrutura abaixo: 1 7 13 ... a) 961 c) 1451 e) 3151 b) 1059 d) 1457 2 8 14 ... 3 9 15 ... 4 10 16 ... 5 11 17 ... 6 12 18 ...

Qual o n escrito na 5 coluna da 243 linha?

09. (IBGE-2001) Observe a seqncia.

A prxima figura :

a)

b)

c)

d)

e)

10. (IBGE-2001) Observe a seqncia: 2 , -4 , 6 , -8 , 10 , -12 O 33 termo dessa sequncia : a) - 36 d) 32 b) - 18 e) 66 c) - 2

11. (IBGE-2001) Um pequeno circuito de luzes de Natal composto por cinco lampadinhas que acendem e apagam a intervalos regulares. A primeira lmpada permanece dez segundos acesa e dez apagada, reacendendo em seguida; a segunda fica vinte segundos acesa e depois vinte apagada; a terceira, trinta segundos acesa e trinta apagada; a quarta, quarenta segundos acesa e quarenta apagada; a quinta fica cinqenta segundos acesa e cinqenta apagada. Quando o circuito ligado, todas as lmpadas acendem e o ciclo se inicia: passados dez segundos, a primeira lmpada apaga e as demais permanecem acesas, e assim por diante. Desse modo, entre o 50o e o 60o segundos estar acesa a seguinte quantidade de lmpadas:

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
(A) 1; (B) 2; (C) 3; (D) 4; (E) 5.

12. (IBGE-2001) Um pesquisador deve fazer entrevistas com os moradores de todas as edificaes de uma certa rua. A rua tem numerao mpar do lado direito e par do lado esquerdo, sempre de dois em dois. Por exemplo, o primeiro prdio do lado esquerdo o de nmero 2 e o seguinte o 4. A rua tem quatro quadras e o pesquisador recebeu uma planilha com a seguinte numerao dos prdios de cada quadra: Quadra 1: Lado direito: prdios com numerao de 1 a 33 Lado esquerdo: prdios com numerao de 2 a 24 Quadra 2: Lado direito: prdios com numerao de 35 a 53 Lado esquerdo: prdios com numerao de 26 a 48 Quadra 3: Lado direito: prdios com numerao de 55 a 77 Lado esquerdo: prdios com numerao de 50 a 72 Quadra 4: Lado direito: prdios com numerao de 79 a 103 Lado esquerdo: prdios com numerao de 74 a 88 O nmero total da edificaes dessa rua ento igual a: (A) 85; (B) 88; (C) 96; (D) 99; (E) 103. 13. (IBGE-2006) Um certo jogo consiste em colocar onze pessoas em crculo e numer-las de 1 a 11. A partir da pessoa que recebeu o nmero 1, incluindo-a, conta-se de 3 em 3, na ordem natural dos nmeros, e cada 3a pessoa eliminada, ou seja, so eliminadas as pessoas de nmeros 3, 6 etc. Depois de iniciada, a contagem no ser interrompida, ainda que se complete uma volta. Nesse caso, a contagem continua normalmente com aqueles que ainda no foram eliminados. Vence quem sobrar. O vencedor a pessoa de nmero: a) 2 b) 5 c) 7 d) 9 e) 11

14. (IBGE-2006) Na seqncia ( 1, 2, 4, 7, 11, 16, 22, ...) o nmero que sucede 22 : a) 28 b) 29 c) 30 d) 31 e) 32 15. (IBGE-2006) Anos bissextos so os mltiplos de 4 que no so mltiplos de 100 e, alm desses, os mltiplos de 400. Quantos anos bissextos h no conjunto {2015, 2018, 2020, 2100, 2400}? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 16. (CVM-2000) Ernesto, Ernani e Everaldo so trs atletas que resolveram organizar um desafio de ciclismo entre eles. Ficou combinado o total de pontos para o primeiro, o segundo e o terceiro lugares em cada prova. A pontuao para o primeiro lugar maior que a para o segundo e esta maior que a pontuao para o terceiro. As pontuaes so nmeros inteiros positivos. O desafio consistiu de n provas (n > 1), ao final das quais observou-se que Ernesto fez 20 pontos, Ernani 9 pontos e Everaldo 10 pontos. Assim, o nmero n de provas disputadas no desafio foi igual a: a) 2 b) 3 c) 5 d) 9 e) 13

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO

6. ORIENTAO ESPACIAL E TEMPORAL


Nesta parte iremos estudar as formas geomtricas e relaes de parte com as figuras. Tambm veremos a relao entre espao e tempo, na resoluo de problemas simples. Definindo: Vm = S / T ; Onde: Vm = Velocidade Mdia; S T = Espao percorrido e = Tempo gasto no percurso. 6.1 Exerccios 01. (TRE 2007) Em um dado momento, dois automveis parados em pontos opostos de um trecho retilneo de certa estrada partiram um em direo ao outro. Considere que: - 12 minutos aps a partida eles se cruzaram na metade desse trecho da estrada; - por exatas 2 horas e 30 minutos, os dois automveis rodaram ininterruptamente por qual trecho da estrada, no perdendo tempo a cada retorno feito a seu final; - ao longo de todo o percurso, ambos mantiveram suas velocidades constantes; Nessas condies, o nmero de vezes que tais automveis se cruzaram ao longo de todo o trajeto que percorreram : (A) 4 (B) 5 (C) 6 (D) 7 (E) 8 02. Uma companhia de nibus realiza viagens entre as cidades de Corumb e Bonito. Dois nibus saem simultaneamente, um de cada cidade, para percorrerem o mesmo trajeto em sentido oposto. O nibus 165 sai de Corumb e percorre o trajeto a uma velocidade de 120 km/h. Enquanto isso, o 175 sai de Bonito e faz a sua viagem a 90 km/h. Considerando que nenhum dos dois realizou nenhuma parada no trajeto, podemos afirmar que: I - Quando os dois se cruzarem na estrada, o nibus 175 estar mais perto de Bonito do que o 165. II - Quando os dois se cruzarem na estrada, o nibus 165 ter andado mais tempo do que o 175. a) Somente a hiptese (I) est errada.

www.DownloadApostilaConcurso.com MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
b) Somente a hiptese (II) est errada. c) Ambas as hipteses esto erradas. d) Nenhuma das hipteses est errada.

03. (MPERJ-2001) Os polgonos abaixo foram desenhados sobre um quadriculado com 100 quadradinhos.

A razo entre a soma de suas reas e a rea total do quadriculado de: a) 0,03 b) 0,32 c) 0,4 d) 0,45 e) 0,5 04. (MPERJ-2001) O quadrado ABCD da figura abaixo foi dividido em 8 partes iguais, a frao 1/8 est assinalada em cinza. Uma nova diviso foi feita, usando um princpio similar, e marcamos a rea pintada de preto. A poro do quadrado ABCD que est pintada de preto corresponde frao:

a) 1/4 b) 1/8 c) 1/16 d) 1/24 e) 1/32

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
05. (IBGE-2001) Usando apenas cubinhos idnticos, de aresta 1, Abigail est montando um cubo de aresta 5. No momento, Abigail j fez a seguinte montagem:

Para completar o cubo, Abigail ainda precisa da seguinte quantidade de cubinhos: (A) 14 (B) 18 (C) 22 (D) 26 (E) 30

06. (IBGE-2006)

Dado o cubo ABCDEFGH de arestas medindo 1, pode-se afirmar que a distncia entre: (A) um ponto do segmento BE e um ponto do segmento DH sempre maior que 1. (B) um ponto do segmento BE e um ponto do segmento BH sempre maior que 0. (C) um ponto do segmento CD e um ponto do segmento EF sempre maior que 1. (D) os pontos G e D 1. (E) os pontos A e H igual distncia entre B e C.

MATEMTICA

RACIOCNIO LGICO
07. Na figura abaixo tem-se um cubo formado por 64 cubinhos iguais.

Se o cubo pintado em todas as suas seis faces, alguns dos cubinhos internos no receberam tinta alguma. Quantos so esses cubinhos? a) 8 b) 20 c) 12 d) 27 e) 16

08. A figura seguinte formada por 4 tringulos de mesmo tamanho, alguns dos quais esto subdivididos em 9 triangulozinhos de mesmo tamanho.

A que frao do total corresponde a regio sombreada da figura? a) 11/12 b) 1/2 c) 7/9 d) 4/9 e) 2/3

S-ar putea să vă placă și