Sunteți pe pagina 1din 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
1 Srie Gesto do Conhecimento
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:
Erlon Vinicius Torquato Junqueira Faculdade Anhanguera de Bauru

Administrao 1 Srie Gesto do Conhecimento

Pg. 2 de 6

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir: Compreender tecnologias associadas aos instrumentos, tcnicas e estratgias utilizados na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizaes. Abranger aes de planejamento, avaliao e gerenciamento de pessoas e processos, referentes a negcios e servios presentes em organizaes pblicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuao. Caracterizar-se pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econmica, tcnicas de comercializao, ferramentas de informtica, estratgias de marketing, logstica, finanas, relaes interpessoais, legislao e tica. Observar s mudanas econmicas e tecnolgicas, e com vistas a otimizar investimentos, analisar demonstraes financeiras e elaborar estudos de viabilidade, subsidiando, assim, o processo de tomada de decises na instituio.

DESAFIO
Este desafio importante para que compreenda as dimenses da Gesto do Conhecimento (GC) sob os pontos de vista: conceitual, prtico e atravs de benchmarking de lderes que sero pesquisados, para ampliar seu conhecimento sobre o tema. Espera-se ainda que, ao final, voc esteja apto a utilizar corretamente diversas dimenses da Gesto do Conhecimento e a compreender a sua importncia para o sucesso das empresas. A equipe produzir um texto autoral de at oito pginas, abordando o conceito de Gesto do Conhecimento e enfatizando assuntos como Gesto e Criao do Conhecimento, trabalho em equipe, inovao, novas tendncias e mudanas. Considere que existam dois tipos de conhecimento: o explcito e o tcito. O primeiro o que encontramos nos manuais; e o segundo passado de pessoa para pessoa: so as manhas do negcio, a experincia e, infelizmente, muitas empresas desperdiam este saber.

Objetivo do desafio
Produo de Trabalho Acadmico elaborado a partir das etapas da ATPS.

Produo Acadmica

Pesquisas online e na biblioteca. Responder questes relacionadas aos textos. Realizao de entrevistas. Elaborao de relatrios parciais, com os resultados de pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 3. Elaborao de trabalho acadmico sobre Gesto do Conhecimento.

Erlon Vinicius Torquato Junqueira

Administrao 1 Srie Gesto do Conhecimento

Pg. 3 de 6

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 3 a 5 participantes, seguindo as diretrizes do tutor presencial.

Padronizao
O material digitado em word solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc defina o conceito de Gesto do Conhecimento (GC), compreenda o contexto em que ele se apresenta, entenda as dimenses e verifique o que as organizaes esto fazendo para efetivar as dimenses da GC. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Reunir-se com sua equipe e, primeiramente, procurar ter clara a definio de Gesto do Conhecimento. Para tanto, consultar duas bibliografias na biblioteca e elaborar uma ideia inicial sobre o conceito de Gesto do Conhecimento. Fazer uma comparao entre as definies de GC encontradas nas bibliografias pesquisadas e citar exemplos de GC aplicadas nas empresas. Indicar suas fontes de consulta, conforme Normas da ABNT. Passo 2 Ler o seguinte artigo:

Gesto da Informao e Gesto do Conhecimento na Natura Cosmticos: Ser Virtual e o Saber Real. Disponvel em:

<http://xa.yimg.com/kq/groups/16987402/305194573/name/GC_NaturaCosmeticos.pdf> Acesso em: 14 out. 2011.


1

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Erlon Vinicius Torquato Junqueira

Administrao 1 Srie Gesto do Conhecimento

Pg. 4 de 6

Responder s questes a seguir: a) Como favorecer a criao de conhecimento novo na empresa? b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo? c) Como reter o conhecimento do funcionrio que se afasta da organizao? d) Descreva os quatro processos de converso do Conhecimento Processo SECI e faa um desenho ilustrativo. Passo 3 Elaborar, com sua equipe, um relatrio inicial com os conceitos de CG pesquisados e com as respostas s questes do Passo 2. Neste momento, o grupo organizar todo o material lido e pesquisado e desenvolver um relatrio, de no mnimo trs pginas.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc analise a velocidade das mudanas nas organizaes e os efeitos dessas mudanas sobre os indivduos. Identifique e compare a diferena entre uma empresa com Viso Tradicional e uma que aplica GC. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Ler o artigo:

Gesto do Conhecimento como Ferramenta de Estratgia Organizacional. Disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/69/67>. Acesso em: 14 out. 2011.

Em grupo, descrever como poderiam ser aplicados na prtica, em seu cotidiano profissional, conceitos como: Espiral do Conhecimento, o efeito da inovao e importncia da Gesto do Conhecimento para as organizaes, abordados no artigo. Passo 2 Em grupo, fazer um benchmarking sobre conceito de Gesto do Conhecimento e como as empresas viabilizam a Criao do Conhecimento. Neste passo, importante que entrevistem lderes de duas organizaes conceituadas na cidade ou regio, abordando os seguintes assuntos: a) O que eles entendem por Gesto do Conhecimento e como a aplicam no dia-a-dia das organizaes em que atuam? b) Relatar, se possvel, cinco condies que favorecem a Criao do Conhecimento na empresa. c) Quais so as barreiras do Conhecimento?

Erlon Vinicius Torquato Junqueira

Administrao 1 Srie Gesto do Conhecimento

Pg. 5 de 6

d) No momento da entrevista, faa o levantamento, descreva e desenhe o Ambiente Ba das organizaes. Relatar as respostas. Uma dica desenvolver previamente um questionrio estruturado para obter as respostas. Perceba que, para realizarem as entrevistas, tero de conhecer bem os conceitos. Passo 3 Elaborar um relatrio dessa etapa, com todas as informaes dos Passos 1 e 2 e que contribua com a tarefa principal.

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc identifique as principais caractersticas de Gesto do Conhecimento (GC), compreenda o contexto de concorrncia global, entenda as dimenses e verifique o que as organizaes esto fazendo para efetivar as dimenses da GC, alm de analisar a velocidade das mudanas nas organizaes, os efeitos dessas mudanas sobre as organizaes, e sua importncia nos dias atuais. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Reunir-se com sua equipe e elaborar a definio de Cluster. D exemplos. Sugesto: Ler o artigo Que fatores facilitam a gesto do conhecimento em um cluster de empresas?, de Raphaela Vidal et al. Disponvel em: < http://www.revistaespacios.com/a09v30n03/093003101.html>. Acesso em: 31 out. 2011. Passo 2 Identificar uma organizao em que a equipe de trabalho possa desenvolver a atividade proposta. Como sugesto, a organizao escolhida pode ser uma das empresas trabalhadas na Etapa 2 ou o local de trabalho de um dos integrantes da equipe. Analise, com base nos artigos propostos durante o desafio e faa uma comparao com a empresa pesquisada, ressaltando: a) Como feita a Gesto do Conhecimento. b) H o incentivo para a Gesto do Conhecimento na empresa? Passo 3 Reunir-se com sua equipe e, aproveitando os dados das empresas apontadas no Passo 1 como sendo inovadoras, cada integrante do grupo deve descrever, a partir do local de trabalho ou ramo de atividade, como pode ser aplicada a Gesto do Conhecimento e trs principais barreiras organizacionais para se implantar a GC. Propor alternativas para se estimular o conhecimento e a inovao.

Erlon Vinicius Torquato Junqueira

Administrao 1 Srie Gesto do Conhecimento

Pg. 6 de 6

Passo 4 Elaborar um relatrio com a equipe de estudo. A equipe deve autoanalisar sua eficincia, com base nos conceitos estudados nos desafios: Trabalho em Equipe, Criao do Conhecimento, Concorrncia Global e Importncia da Gesto do Conhecimento. Construir o texto com os seguintes tpicos: 1- Introduo. 2- Desenvolvimento. 3- Consideraes finais. Este texto autoral (.doc) dever ter no mnimo oito pginas e, no mximo, quinze pginas e ser postado na plataforma moodle ao seu professor tutor a distncia, seguindo a padronizao das normas da ABNT2 e contendo a identificao da equipe.

Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html> Acesso em: 12 jun. 2010.
Erlon Vinicius Torquato Junqueira

S-ar putea să vă placă și