Sunteți pe pagina 1din 2

Questionrio: 1. Cite alguns benefcios para implantar um Projeto de Reso da gua.

Economia de gua, de um modo geral, e como isso reduo do gasto com a conta d`gua. Diminuio do lanamento de esgoto em cursos d gua. Reduo da captao de guas subterrneas.

2.

Como podem ser classificados os modos de Reso da gua? Reuso indireto no planejado, ocorre quando uma gua utilizada e despejada no meio ambiente e ento usada novamente, mesmo estando impura. Reuso indireto planejado, ocorre quando a gua utilizada e tratada e depois de lanada ao meio ambiente utilizada novamente. Reuso direto planejado ocorre quando os efluentes, depois de tratados so levados at o local de reuso, no sendo descartados no meio ambiente. 3. Quais so os dois tipos de Reso Planejado Direto? Diga qual o mais utilizado

pelas indstrias em geral, explicando o porqu de sua maior utilizao. Reuso em cascata e reuso de efluentes tratados. O reuso em casacata o mais utilizado pela indstria, pois o efluente gerado em um determinado processo industrial diretamente utilizado, sem tratamento, em outro subseqente, pois o efluente gerado atende aos requisitos de qualidade da gua exigidos pelo processo subseqente, e no h gasto com tratamento da gua. 4. Cite uma das principais definies estabelecidas na Poltica Nacional de Recursos Hdricos (Lei 9.433, de 1997)? A Poltica Nacional de Recursos Hdricos define a gua como um bem de domnio pblico, dotado de valor econmico. 5. Por que a NBR-13.696 considerada de extrema importncia quando falamos de reso de gua no Brasil? Cite e diferencie as Classes de gua estabelecidas por ela. Porque foi a primeira norma brasileira a falar sobre o reuso de gua. Classe 1 para lavagem de carros e outros usos onde ocorra contato direto com a gua.

Classe 2 lavagem de pisos, caladas e irrigao de jardins, manuteno de lagos e canais paisagsticos, exceto em chafarizes. Classe 3 descargas em vasos sanitrios. Calasse 4 irrigao. 6. Quais so as Modalidades de Reso estabelecidas pela Resoluo N 54? Divide o reuso em cinco modalidades: para fins urbanos; fins agrcolas e florestais; fins ambientais; fins industriais e para reuso na aquicultura. 7. Explique resumidamente como feito um sistema de aproveitamento da gua da chuva. Quais so os fatores que devemos considerar para fazer um projeto em escala industrial? A gua coletada, passa por um filtro p. retirar resduos grandes como folhas e pequenos galhos, e depois passa por outro filtro e levada para o reservatrio. A gua com detritos vai para a rede pblica. Conforme a necessidade a gua do reservatrio utilizada. Existe um ladro, assim como na caixa dgua comum, que deixa a gua escapar se o reservatrio encher demais, o excedente de gua tambm vai para a rede pblica. Os fatores a serem levados em conta so: a rea de cobertura (telhados) ou de ptios, os ndices pluviomtricos, o modo como a gua utilizada e a quantidade utilizada e a rea disponvel para a implantao de reservatrios e estao de tratamento e distribuio desta gua. 8. D a sua opinio sobre a importncia de implantar um Sistema de Reso e Conservao de gua. O reuso de gua importante tanto para economizar com gasto na compra de gua j que ao reutilizar a gua estamos deixando de consumir a gua tratada pelas empresas q nos cobram pelo servio de distribuio e tratamento da gua e ainda estamos conservando mananciais dgua para as geraes futuras.

S-ar putea să vă placă și