Sunteți pe pagina 1din 2

VIVENDO EM SANTIDADE Texto: Pois esta a vontade de Deus: a vossa santificao, que vos abstenhais da prostituio (1 Ts 4.3).

. Introduo: A santidade do crente no pode ser algo terico, quem sabe at inatingvel. Se no vivermos em santidade, todo o conhecimento de nada adiantar. No que implica andar em santidade? 1. No mais viver em pecado a. J morremos para o pecado Como viveremos ainda no pecado, ns os que para ele morremos? (Rm 6.2). b. No podemos servir a dois senhores Ningum pode servir a dois senhores; porque ou h de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotar a um e desprezar ao outro. No podeis servir a Deus e s riquezas (Mt 6.24). c. J rompemos com o pecado e vivemos em novidade de vida Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glria do Pai, assim tambm andemos ns em novidade de vida. Porquanto quem morreu est justificado do pecado (Rm 6.4, 7). No mais viver no pecado significa romper, deixar, no ter prazer no pecado. O pecado no normal na vida do cristo. 2. Andar na contramo da histria a. O cristo nunca toma a forma do mundo, ele d a forma, ele influencia, mas ele nunca se conforma Como filhos da obedincia, no vos amoldeis s paixes que tnheis anteriormente na vossa ignorncia; pelo contrrio, segundo santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos tambm vs mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito est: Sede santos, porque eu sou santo (1 Pe 1.14-16). Veja tambm: Rm 12.1, 2; Ef 5.1-17. b. A postura do cristo ser sempre oposta, contraria a postura, comportamento do mundo. Nisto o cristo diferente. c. O cristo como o navio, ele est no mundo mas o mundo no est nele, assim como o navio est na gua mas a gua no est no navio No peo que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal (Jo 17.15). 3. Viver em unio permanente com Cristo a. Jesus Deus, santo. Estar unido a ele significa andar como ele andou como Deus ungiu a Jesus de Nazar com o Esprito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (At 10.38). Viver como ele viveu Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que tambm Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos (1 Pe 2.21). Amar como ele amou Ningum tem maior amor do que este: de dar algum a prpria vida em favor dos seus amigos (Jo 15.13). Servir como ele serviu Pois o prprio Filho do Homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mc 10.45).

b. Ele nunca pecou, logo, estar unido a ele significa ter o carter dele, sua pureza, ser parecido com ele. Os santos trilham os caminhos de Jesus. Os santos so cristocntricos. 4. Viver na dependncia de Deus a. Dependncia de sua misericrdia, da sua graa, da sua ajuda Eu sou a videira, vs, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse d muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer (Jo 15.5). b. Dependncia do Esprito Santo; ele quem produz o fruto Mas o fruto do Esprito : amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio. Contra estas coisas no h lei (Gl 5.22, 23). c. olhar cada dia para Jesus e lembrar que sua obra na cruz e na ressurreio foi completa. d. reconhecer que em Cristo esto todos os recursos, os tesouros escondidos. Em ns mesmos nada temos, mas em Cristo tudo possvel. As lutas existem, mas a vitria certa E no vos embriagueis com vinho, no qual h dissoluo, mas enchei-vos do Esprito (Ef 5.18). Veja tambm: Gl 6.1; 1 Co 10.12, 13; Tg 4.7; Ef 6.12-14. Concluso: A santidade a marca dos que foram justificados e selados pelo Senhor. Santidade significa que somos o povo de propriedade exclusiva de Deus, somos a nao santa Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9).

S-ar putea să vă placă și