Sunteți pe pagina 1din 2

4.2 DA PROVA ESCRITA - AGENTE DE PROTEO DE AEROPORTO 4.2.1 A prova escrita ser realizada no dia 10 de junho de 2012.

Os locais de realizao sero divulgados em edital, a ser publicado no rgo Oficial Eletrnico do Municpio de Cascavel, no Jornal Gazeta do Paran e disponibilizado no site www.saber.srv.br e em mural no hall de entrada da Cettrans no dia 29 de maio de 2012. CONTEDO LNGUA PORTUGUESA: Compreenso e estruturao de textos. Coeso e coerncia textual. Ortografia oficial. Acentuao
grfica e crase. Flexo do substantivo e adjetivo (gnero e nmero). Emprego das classes de palavras. Emprego dos sinais de pontuao. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Flexo verbal: verbos regulares e irregulares. Significao das palavras: sinnimos, antnimos, homnimos e parnimos. Emprego das conjunes e das preposies. Sintaxe da orao e do perodo. Redao de correspondncias oficiais. Obs. No sero cobradas as alteraes promovidas pelo novo Acordo Ortogrfico, pois, de acordo com a resoluo de 29 de setembro de 2008, a reforma entrou em vigor em janeiro de 2009, mas as duas grafias (a antiga e a nova) continuaro valendo at dezembro de 2012.

QTDE DE QUESTES

TOTAL

10

RACIOCNIO LGICO E MATEMTICO: Estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictcios. Problemas sobre correlacionamento. lgebra das Proposies. Silogismo. Raciocnio sequencial; orientao espacial e temporal. Psicotcnicos. 10 Encontrando o Culpado. Compreenso e elaborao da lgica das situaes por meio de: raciocnio verbal. Raciocnio lgico matemtico (que envolvam problemas com as quatro operaes nas formas fracionria e decimal; nmeros e grandezas proporcionais; razo e proporo; diviso proporcional; regra de trs simples e composta; porcentagem; anlise combinatria; probabilidades). Compreenso do processo lgico que, a partir de um conjunto de hipteses, conduz, de forma vlida, a concluses determinadas. Interpretao lgica de grficos e tabelas.

40

NOES DE DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO:


Direito Constitucional: Direitos e garantias fundamentais, direitos e deveres individuais e coletivos, direito social. Da Unio, dos Estados, dos Municpios. Da administrao pblica. Princpios do Estado de direito. Princpios da administrao pblica: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Da organizao poltico administrativa. Da organizao dos Poderes. Direito Administrativo: Origem, objeto e conceito do Direito Administrativo. Administrao Pblica Direta e Indireta. Atos e fatos administrativos. Classificao dos atos administrativos. Elementos do ato administrativo. Vinculao e discricionariedade do ato administrativo. Perfeio, validade e eficcia dos atos administrativos. Atributos do ato administrativo. Teoria dos motivos determinantes. Formas de extino dos atos administrativos. Atos administrativos invlidos. Convalidao. Contratos administrativos. Conceitos e caracteres jurdicos. As diferentes espcies de contratos administrativos. Os convnios administrativos. Formao dos contratos administrativos. Licitao: conceito, princpios, fundamentos, modalidades e procedimentos. Execuo dos contratos administrativos. Inexecuo sem culpa: teoria da impreviso, caso fortuito e fora maior, fato da Administrao, extino dos contratos administrativos. Poderes Administrativos. Poder hierrquico, disciplinar e normativo. Poder de Polcia: conceito e setores de atuao; polcia administrativa e polcia judiciria; caractersticas; liberdades pblicas e o poder de polcia. Do controle da Administrao Pblica. Da improbidade administrativa. Servidor x Empregado Pblico.

05

CONHECIMENTOS GERAIS: Fundamentos histricos e geogrficos do Brasil. Repblica Velha (1889 e 1930). A Revoluo
de 1930 e a Era Vargas. O Estado Novo (1937 a 1945). Repblica Liberal-Conservadora (1946 a 1964). Governos militares. A Nova Repblica. Brasil Contemporneo. Atualidades: Tpicos relevantes e atuais de diversas reas, tais como poltica, economia, sociedade, educao, tecnologia, energia, relaes internacionais, desenvolvimento sustentvel, problemas ambientais. Interao entre o clima, a vegetao, o relevo, a hidrografia e o solo no espao natural brasileiro. Os recursos minerais e energticos brasileiros, produo e consumo, conservao e esgotamento. Histria do Estado. Aspectos histricos do Municpio. Aspectos geogrficos do Municpio: hidrografia, relevo, populao, clima, vegetao, limites geogrficos, economia e smbolos municipais. tica e trabalho. Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 1988 e suas atualizaes. (arts. 1 a 14 e arts. 37 a 43). Lei

05

Orgnica e Estatuto do Servidor Municipal.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS: Noes Bsicas: Transporte areo. Aeroportos. Legislaes: Legislao bsica: Cdigo
Brasileiro de Aeronutica (7.565/86); Lei da Criao da ANAC (11.182/05); Decreto n 5.731/06; Regimento Interno da ANAC. Legislaes por assunto: Aeronaves - Registro, Manuteno, Diretrizes de Aeronavegabilidade e Identificao; Aeroportos e Infraestrutura Aeroporturia - Planos e Programas; Carga Area. Tarifas e Preos Especficos da Infraestrutura Aeroporturia. Lei de Acessibilidade e regulamentao. Procedimentos bsicos para atuao de guarda e vigilncia aeroporturia. Relaes Interpessoais, atendimento e comportamento. Proteo ao Meio Ambiente. Noes bsicas de Primeiros Socorros. Preveno e combate a incndio. Informtica: Sistema Operacional Windows 98, ME, 2000/XP e GNU/LINUX, Conhecimento sobre o pacote Microsoft Office XP, 2003 e 2007 (Word, Excel, PowerPoint), Internet; Anti-vrus.

10

S-ar putea să vă placă și