Sunteți pe pagina 1din 5

1.

Introduo No dia 4 de maio de 2000 quando o presidente do Brasil era Fernando Henrique Cardoso , foi criada a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101), com o objetivo de promover equilbrio nas contas pblicas nos diferentes nveis de governo. A Lei de responsabilidade fiscal ocasionou vrias mudanas na administrao pblica, mudanas essas que fizeram com que a contabilidade se tornasse mais atuante no que se diz respeito a demonstrao dos gastos pblicos. Essa lei, fez com que as informaes contbeis se tornassem mais necessrias do que nunca, no apenas para administrao pblica e seus gestores, mas tambm sociedade que se tornou mais ativa no processo de acompanhamento e de fiscalizao das contas governamentais. Paralelamente LRF, no dia 18 de outubro de 2000, aprovou-se a Lei n. 10.028 (Lei de Crimes Fiscais), que responsabiliza pessoalmente o administrador pelo desvio na gesto das contas pblicas. Segundo pesquisa realizada em 2005 pela Confederao Nacional dos Municpios, dos 5.562 Municpios brasileiros, aproximadamente 50% no cumpriram a LRF, principalmente, no que diz respeito aos tetos fixados para gasto com pessoal, endividamento e pagamento dos restos a pagar.

2. Lei de Responsabilidade Fiscal A busca por uma soluo que permita a administrao pblica executar seus programas com o respectivo suporte financeiro constante. No se encontrou at o momento uma frmula mgica que norteasse o gestor pblico na correta e eficiente misso de gerir as metas. A LRF surgiu ento, para tentar sanar os grandes dficits e o acmulo de dvidas resultantes deles, dficits esse que desde o descobrimento do Brasil vem assolando a administrao pblica. Ultimamente acontecia que quando um governante assumia o cargo pblico, gastava o dinheiro com irresponsabilidade, mas no arcava com as consequncias dessas irresponsabilidades deixando o desequilbrio das contas pblicas para outros mandatos. Os governos seguintes se viam na obrigao de recorrer a endividamentos para cobrir as despesas do oramento, pagando juros muito altos em consequncia disso. A LRF veio com a misso de implantar novo regime fiscal, fundamentado no equilbrio, no planejamento e na transparncia. De acordo com Chalfun (2001, p.7):
A LRF no se restringe ao tratamento do equilbrio entre as recitas e despesas, no curto prazo. Ela trata com igual nfase o endividamento, que s poder ser equacionado no longo prazo. Entretanto, o enfoque gradualista adotado para a obteno do equilbrio das contas pblicas

consolidadas, no longo prazo, demonstra o entendimento do legislador de que as mudanas necessrias devem iniciar-se desde j e serem contnuas e progressivas no tempo.

3. Lei de Crimes Fiscais Para a fiel observncia da LRF e tambm com o intuito de assegurar sua eficcia, foi promulgada a Lei n. 10.028/2000, a chamada Lei de Crimes Fiscais, que criou vrias figuras tpicas, introduzindo-as no Cdigo Penal e no Decreto Lei n. 201/67, que trata dos crimes de responsabilidade dos Prefeitos sujeitos a julgamento pelo Poder Judicirio. A Lei de Crimes Fiscais veio trazer alm dos tipos criminais, as penas imputadas aos agentes pblicos que incorrerem em delitos previstos nela. Assim, complementa a Lei de Responsabilidade Fiscal, a partir do momento que define punies para os governantes, suprindo a lacuna existente no que tange criminalizao das condutas fiscais indevidas dos gestores. Entre as punies, destacam-se: perda de cargos, proibio do exerccio do emprego pblico, pagamento de multas e at priso. Loureno (2002, p. 88) afirma: A LRF e a Lei de Crimes Fiscais integram o que podemos denominar instituto da cidadania, por se constiturem em instrumentos de defesa do povo, na medida em que permitem a transferncia, no retrica, mas concreta, da gesto dos recursos, escassos recursos, acentuo. Assim, a LRF e a Lei de Crimes Fiscais se complementam visando trazer eficincia gesto pblica. No caso especfico da Lei de Crimes Fiscais, entre os principais crimes e as punies previstas destacam-se:

(a) Ordenar, autorizar ou realizar operao de crdito sem prvia autorizao legislativa: pena de recluso de um a dois anos. (b) Ordenar ou autorizar a inscrio em restos a pagar de despesa que no tenha sido previamente empenhada ou que exceda limite estabelecido em lei: pena de deteno de seis meses a dois anos. (c) Ordenar ou autorizar a inscrio em restos a pagar, nos dois ltimos quadrimestres do ltimo ano do mandato ou legislatura, cuja despesa no possa ser paga no mesmo exerccio financeiro ou caso reste parcela a ser paga no exerccio seguinte sem a correspondente disponibilidade de caixa: pena de recluso de um a quatro anos. (d) Prestar garantia em operao de crdito sem que tenha sido constituda contra garantia em valor igual ou superior ao valor da garantia prestada na forma da lei: pena de deteno de trs meses a um ano.

(e) Deixar de ordenar, de autorizar ou de promover o cancelamento do montante de restos a pagar inscrito em valor superior ao permitido em lei: pena de deteno de seis meses a dois anos. Intercincias, Teresina, v. 1, n. 2, jul. / dez. 2009. (f) Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos 180 dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura: pena de recluso de um a quatro anos. Assim, a Lei de Crimes Fiscais conferiu efetividade ao controle da gesto pblica, ao estabelecer sanes pessoais ao administrador pblico, diferentemente da LRF que traz apenas penalidades ao Ente, no englobando a pessoa do administrador. Ela se faz presente, dentre outros motivos, para que o administrador tenha conscincia de que um delegado da coletividade, a quem deve prestar contas e ser responsabilizado pessoalmente e penalmente, na hiptese de transgresso de regras de natureza fiscal. Logo, constitui importante instrumento para embasar os Tribunais de Contas em suas fiscalizaes (AGUIAR, 2005). Mas, destaca-se que se trata de um auxlio no controle subseqente, pois a Lei s pode ser aplicada aps a prtica do ato. Para a realizao de controle prvio, concomitante e tambm subseqente na gesto pblica, imprescindvel o auxlio das auditorias. 4 Auditoria governamental De acordo com a Instruo Normativa n. 1, de 6 de abril de 2001, da Secretaria Federal de Controle Interno, a auditoria o conjunto de tcnicas que visa avaliar a gesto pblica, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicao de recursos pblicos por entidades de Direito pblico e privado, mediante a confrontao entre uma situao encontrada com determinado critrio tcnico, operacional ou legal. Assim, a auditoria no setor pblico atua no exame das operaes contbeis e financeiras e dos atos administrativos em geral, com o fim de oferecer aos gestores pblicos conhecimento sobre o nvel de regularidade e eficincia dos procedimentos, alm de contribuir para a orientao e o desenvolvimento da eficcia de gesto, garantindo resultados operacionais na gerncia da coisa pblica. Nesse contexto, a auditoria governamental no busca apenas corrigir os desperdcios, a improbidade, a negligncia e a omisso, mas, principalmente, antecipar essas ocorrncias para se atingir os resultados pretendidos. Segundo a mencionada Instruo Normativa n. 1/2001, a auditoria tem a seguinte classificao: (1) avaliao de gesto; (2) acompanhamento de gesto; (3) contbil; (4) operacional; (5) especial.

A auditoria de avaliao da gesto tem como objetivo certificar a regularidade das contas, execuo dos contratos, acordos, convnios ou ajustes, a probidade na aplicao do dinheiro pblico, alm da guarda e administrao de valores e outros bens; A auditoria de acompanhamento da gesto avalia, em tempo real, os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos ou negativos de uma entidade; A terceira delas a auditoria contbil compreende o exame de registros e documentos e a coleta de informaes e confirmaes pertinentes ao controle do patrimnio; A auditoria operacional consiste em avaliar as aes gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional dos programas de Governo, projetos ou atividades com a finalidade de emitir opinio sobre a gesto quanto aos aspectos da eficincia, eficcia e economicidade; Por fim, a auditoria especial realizada para atender determinao expressa de autoridade competente e tem como intuito o exame de fatos ou situaes consideradas relevantes.

A auditoria auxilia o gestor no cumprimento das normas previstas na LRF, contribuindo para a maior aplicabilidade da Lei. Os prprios relatrios, demonstrativos e prazos previstos na Lei Complementar n. 101/2000 desencadeiam auditoria preventiva no Ente, prevenindo e dando transparncia e controle na gesto da coisa pblica. Com o advento da Lei de Crimes Fiscais, os gestores mudaram seus comportamentos e ficaram receosos perante as penas previstas na Lei. Alm do receio das sanes, os polticos temem o desgaste de sua imagem frente sociedade. A auditoria no setor pblico tambm contribui para o cumprimento da LRF. Ela auxilia o gestor no acompanhamento dos limites previstos, dos demonstrativos, dos balanos, alm da anlise dos relatrios. Dizendo de outra forma, tanto a Lei de Crimes Fiscais quanto a auditoria contribuem para a melhor aplicao da LRF: enquanto uma responsvel por punir os gestores; a outra responsvel por orient-los. Isto significa que a LRF, a Lei de Crimes Fiscais e a auditoria governamental se complementam para garantir transparncia e eficincia da gesto pblica.

Referncias Lei Complementar n. 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp101.htm>. Acesso em: 15 fev. 2009. CRUZ, F. da. Auditoria governamental. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2008. Lei de Responsabilidade Fiscal comentada. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2001. LOURENO, V. R. Os reflexos da Lei de Responsabilidade na competncia tributria. In: SIMPSIO DE DIREITO TRIBUTRIO, 2002, Campo Grande, Anais... Campo Grande: UCDB, 2002. Intercincias, Teresina, v. 1, n. 2, jul. / dez. 2009.

S-ar putea să vă placă și