Sunteți pe pagina 1din 3

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PERAFITA

Sede: Escola Bsica 2,3 de Perafita 344163

O Gato Malhado e a Andorinha Sinh Anlise da obra

Fim da Estao da Primavera


1- Quais as medidas que os esmerados pais da Andorinha Sinh tomaram no que concerne ao relacionamento da filha com o Gato Malhado? As medidas tomadas pelos pais da Andorinha Sinh foram ralhar com ela e proibirem-na de se voltar a encontrar novamente com o Gato Malhado. 2- A Andorinha, mesmo assim, desobedeceu aos pais e foi encontrar-se com o Gato. O encontro deixou o Gato indiferente? Justifique com expresses do texto. Esse encontro no o deixou indiferente pois Havia at certo acento harmonioso na voz cava do Gato. , Por que diabo ele comea a achar graa? , O Gato fez a cara mais triste do mundo. , O Gato ri e trata de sumir entre as moitas de capim que crescem por ali. 3- O Gato Malhado, entretanto, sente-se muito estranho e chega mesmo a pensar que est doente. Quando finalmente conseguiu adormecer comeou a sonhar. 3.1 Redija um pargrafo onde refira se era hbito o Gato sonhar, com quem ele sonhou e a concluso que podemos tirar da. O Gato Malhado no tinha o hbito de sonhar porque era a primeira vez que ele sonhava havia muitos anos. Ele sonhou com a Andorinha. A concluso que ele estava a ficar apaixonado pela pequena ave. 4- Enquanto a maioria dos animais dormem, o narrador decide filosofar. Qual o tema desta sua reflexo? O tema da sua reflexo o amor primeira vista. 5- Acredita no amor primeira vista? Justifique a sua resposta recorrendo sua experincia de vida. Sim, acreditei, pois j tive uma experincia assim. Estava a dar um concerto e quando reparei numa espetadora, no consegui parar mais de a olhar. A nossa relao durou mais ou menos seis anos e terminou de forma amigvel. 6- O narrador faz uma pequena retrospetiva e d-nos a conhecer o Gato quando era mais jovem. Compare o tipo de vida que levava com a que leva atualmente. Antigamente, o Gato Malhado levava uma vida de bomio, seduzindo e deixando-se seduzir. Atualmente, ele est mais relaxado, mais preguioso e menos socivel. 7- Certo dia a Coruja contou ao Gato Malhado quem era realmente o Reverendo Papagaio. 7.1 Reconte, por palavras suas, a aventura que ele teve com a Pomba - Correio. O Reverendo Papagaio, comeou a ir a casa da Pomba Correio na ausncia do Pombo Correio, com o pretexto de lhe levar alimento espiritual, acabando por se tornar amantes. Dessa relao, nasceu o Pombo Gaio. 7.2 Apresente trs adjetivos caraterizadores do carater do Papagaio. Oportunista, devasso e pedfilo. 8- Assim aconteceu na Primavera. Num pequeno texto, fale da relao que poder existir entre a Primavera e o amor. A Primavera a estao em que as plantas, as flores e os animais comeam a desabrochar, os dias tornam-se mais coloridos, mais perfumados e com isso as emoes ficam flor da pele. Havendo mais sensibilidade, mais fcil se torna a descoberta do amor.

A Estao do Vero
9- Comente a seguinte frase: sempre rpido o tempo da felicidade. A felicidade momentnea, no dura para sempre. Infelizmente as boas coisas da vida nunca duram o tempo suficiente. 10- Complete a tabela com palavras derivadas, de acordo com o exemplo: Nome Amor Ardor Conversa Sofrimento Sorriso Tristeza Amar Arder Conversar Sofrer Sorrir Entristecer Verbo Adjetivo Amoroso Ardente Conversador Sofredor Sorridente Tristonho

Parntesis das Murmuraes


11- Como reagem os habitantes do parque relativamente relao entre o Gato e a Andorinha? Os habitantes do parque reagem com indignao relao entre o Gato e a Andorinha. 12- O que simboliza a unio entre estas duas personagens? A unio entre estas duas personagens simboliza a igualdade na diferena e uma afronta torpe moralidade de uma sociedade hipcrita e preconceituosa.

Parntesis Potico
13- A Grande paixo do Gato leva-o a redigir um soneto. Resuma o seu contedo. O Gato Malhado revela a sua paixo Andorinha Sinh e a sua vontade de casar com ela. Infelizmente acaba por reconhecer a impossibilidade da unio devido s diferenas entre ambos. 14- No texto podemos encontrar expresses como Post-scriptum e honoris causa. Estas expresses so latinas e utilizam-se com frequncia. Descubra o seu significado e de mais algumas, estabelecendo as respetivas ligaes. a) A priori 1) A ttulo de honra b) Ex aequo 2) Aproximadamente c) Grosso modo 3) Depois de escrito d) Honoris causa 4) Anterior aos factos e) In loco 5) Sem data fixa f) Ipsis verbis 6) No prprio local g) Post-scriptum 7) Com igual mrito h) Sine die 8) Tal e qual

4 7 2 1 6 8 3 5

15- Continuao da Estao do Outono


16- A Velha Coruja d alguns conselhos ao Gato relativamente sua ligao com a Andorinha. Que conselhos foram esses e como reagiu o Gato aos mesmos? Os conselhos dados pela Velha Coruja ao Gato foram para que ele no alimentasse a esperana em relao aos seus sentimentos pela Andorinha porque mesmo ela o amando jamais poder casar com ele. O Gato por sua vez no deu muita importncia aos conselhos da Velha Coruja e continuou a sonhar com a Andorinha. 17- O passeio que a Andorinha e o Gato do foi como aqueles que haviam dado no Vero. Adiante uma razo para tal. Como os dois sabiam que se tratava do ltimo passeio de ambos, quiseram uma boa lembrana desse ltimo encontro.
2

18- O Gato Malhado recebeu uma carta da Andorinha Sinh, porm esta no reproduzida textualmente. Redija, ento, a possvel carta que a Andorinha escreveu ao Gato. Local, data? Meu querido feioso. Infelizmente, estas sero as minhas ltimas palavras porque jamais nos poderemos voltar a encontrar. Ao estabelecermos uma relao, quebrmos certas regras que h muito estavam estabelecidas. Provmos que Andorinhas e Gatos podem ser amigos, mas acabamos por nos apaixonar e isso no nos era permitido. Jamais Andorinhas e Gatos se podero casar. Recordarei para sempre os momentos em que vagabundeamos juntos pelo parque, as conversas que tivemos e as brincadeiras que fizemos. Foram sem dvida os tempos mais felizes da minha vida. Chegou a hora da despedida. triste e dolorosa, mas inevitvel. Beijos da sempre tua Sinh 19- Quando a Andorinha se separou do Gato, no ltimo dia de Vero, de longe ainda o olhou. Desta vez, porm, quando se afastou dele no derradeiro dia de Outono, no olhou para trs. Como interpreta a atitude da Andorinha? A Andorinha no quis testemunhar a tristeza do Gato nem que ele visse a dela.

A Estao do Inverno

20- A Andorinha atirou ao Gato uma ptala vermelha do seu ramo de rosas. Que significado atribui a este ato e prpria ptala. O significado que atribuo a este ato que a Andorinha chorou lgrimas de sangue e a ptala vermelha era a prova das mesmas. 21- Imagine que a festa de casamento saiu no jornal local. Redija uma pequena notcia onde d conta deste acontecimento. Atente na quadra de Antnio Aleixo: S quando a hipocrisia Cair do seu pedestal Nascer, dia aps dia, Um sol para todos igual. Comente estes versos e relacione-os com a obra que acabou de estudar. Em relao quadra, entendo que s quando a hipocrisia acabar que todos seremos iguais e verdadeiramente felizes. Na obra tambm reina a hipocrisia que impede que animais de raas diferentes se possam relacionar. No fundo esta fbula representa a sociedade humana, os seus preconceitos, a sua intolerncia e hipocrisia relativamente diferena e o direito felicidade das minorias e dos que se destacam pela diferena.

S-ar putea să vă placă și