Sunteți pe pagina 1din 8

As redes socais tm sido cada vez mais fonte de recrutamento de funcionrios - ou de consulta de perfis, pelo menos.

Aprenda as dicas de Danielle Restivo, gerente de comunicao do LinkedIn, para usar a rede a favor da sua carreira O que fazer para que meu perfil seja facilmente encontrado? Existem vrias maneiras destacar seu perfil. Uma delas garantir que ele esteja completo. Seu perfil do LinkedIn a sua chance de mostrar habilidades e talentos e ajudar as pessoas e oportunidades certas a encontrar o caminho at voc. Voc pode configurar alguns detalhes que o tornaro mais visveis aos motores de busca: Membros com pelo menos um antigo trabalho listado em seu perfil so 12 vezes mais visveis; pessoas com pelo menos uma formao educacional listada tm sete vezes mais chances de serem encontradas; profissionais com umque tm foto em seu perfil tambm tm sete vezes mais chances de serem vistas. Inclua palavras-chave atravs das quais voc gostaria ser encontrado. Por exemplo, se voc um advogado especializado em direito imobilirio, certifique-se que essas palavras e frases esto no seu perfil do LinkedIn. Voc tambm pode criar uma URL personalizada para o seu perfil, que ir ajud-lo a subir ao topo dos resultados de pesquisa Google, s editar nas suas configuraes. Por exemplo: br.linkedin.com/in/fulanodetal Como fazer uma rede melhor com as pessoas na minha rea? Ter uma forte rede essencial. Ela representa aqueles que voc conhece e confia e voc pode utiliz-la para dar e receber oportunidades de emprego. No importa como vai a economia ou a sua carreira, ter um bom networking uma tima maneira ter alguma de segurana de emprego. No espere a necessidade chegar para formar a sua rede. H um nmero "mgico" de conexes para ter no LinkedIn: 50. Ao connectar-se a pelo menos 50 contatos confiveis (antigos colegas de trabalho e escola, clientes, professores, amigos e famlia), voc vai aumentar suas chances de entrar em contato com as pessoas e empresas que iro ajud-lo a chegar onde quer. What information are really important in my profile? Quais informaes so realmente importantes no meu perfil? Inclua postos de trabalho que voc ocupou durante toda a sua carreira e no apenas o mais recente. Tambm no se esquea de falar da sua formao e escrever um bom resumo do seu currculo com palavras-chave que melhor descrevem quem voc como profissional. Adicione uma foto no perfil e escreva um ttulo capaz dizer aos outros membros do LinkedIn o que voc faz como profissional. Quanto mais informaes voc fornecer no seu perfil, mais provvel ser encontrado para potenciais negcios ou oportunidades de emprego. Pea recomendaes de seus colegas ou gestores anteriores que aparecem em seu perfil. Uma boa recomendao de quem j trabalhou com voc destaca seus pontos fortes e mostra que voc foi um funcionrio valorizado.

Que tipo de imagem devo usar no meu perfil? importante ter uma foto profissional em que esteja sozinho. Isto especialmente importante se voc quer entrar em contato com pessoas que no conhece ou no v h muito. Mais dicas Mostre o que voc tem para oferecer no Skills LinkedIn LinkedIn rastreia milhares de habilidades na pgina Skills. Adicione suas qualidades relevantes ao seu perfil para que voc aparea nos resultados de busca. A pgina Skills tambm te dir a quais grupos do LinkedIn podem ser inetressantes para voc de acordo com suas habilidades. Demonstrar os seus conhecimentos sobre LinkedIn Answers A pgina Answers um dos melhores lugares na web para compartilhar conhecimentos sobre negcios. Voc pode perguntar e responder questes sobre assuntos especficos. Ao demonstrar os seus conhecimentos no LinkedIn, voc ganha reconhecimento que o ajuda a construir credibilidade. Atualize seu status Deixe seus contatos saberem o que voc est fazendo: atualize seu status regularmente. Use as atualizaes de status para anunciar novos produtos e postar artigos. Participe de grupos Os grupos so uma tima maneira de se envolver com pessoas que tm interesses parecidos aos seus, podem te dar apoio e responder perguntas. Participe dos grupos relacionados com a sua rea de trabalho, cidade ou estado. Procure grupos onde voc pode obter informaes sobre clientes em potencial, oportunidades de negcios ou oportunidades de carreira. Siga Empresas Busque empresas onde voc pode querer trabalhar no futuro e descubra se algum dos seus contatos conhece pessoas que trabalham l. Seguir as empresas tambm te mantm informado sobre oportunidades de carreira, novos produtos, anncios ou eventos.

Servem como aliado do candidato para chamar a ateno das empresas na tentativa de obter uma recolocao e, mais do que isso, facilitam o acesso a oportunidades de carreira que antes estavam escondidas, longe do conhecimento da maioria das pessoas procura de oportunidades de emprego. O LinkedIn, rede social voltada especificamente para relacionamento profissional, uma das principais opes para os candidatos (confira nas prximas pginas histrias de profissionais que conseguiram oportunidades de emprego e carreira com o auxlio do site). No entanto, no basta apenas abrir uma conta, preciso saber aproveitar o que de melhor ela pode oferecer. Gerenciar adequadamente as configuraes do perfil fundamental e faz toda a diferena para que as empresas consigam localiz-lo, conforme explica a consultora do LinkedIn, Danielle Restivo. Seu perfil no LinkedIn uma das maneiras em que potenciais empregadores podem ach-lo. Uma das dicas aumentar as chances do seu nome aparecer no topo dos resultados de busca da internet. Para tanto, preciso personalizar a URL do seu perfil, colocando o primeiro nome e o sobrenome juntos, como uma palavra. Por exemplo, LucasMarchesini, recomenda. Segundo ela, tambm importante que o perfil pblico do usurio do LinkedIn esteja visvel para todos. possvel se certificar disso, bem como fazer alteraes na opo Configuraes, posicionando o cursor sobre o nome, direita no topo da pgina inicial, explica. Participar de grupos de discusso, como o Vagas de TI, tambm muito til. Alm de verificar oportunidades, possvel trocar informaes com outros profissionais. Confira, a seguir, outras cinco dicas elaboradas pela consultora do LinkedIn: 1 - Destaque suas qualidades profissionais Certifique-se de preencher as sees de resumo e experincia do seu perfil. Pessoas com pelo menos uma experincia profissional relatada tm 12 vezes mais chances de serem vistas para potenciais oportunidades. Inclua palavras-chave e frases que os empregadores possam procurar na descrio do seu perfil. Adicione habilidades e no se esquea de inserir uma foto. Profissionais com foto tm sete vezes mais chances de serem vistos. E receba recomendaes de pelo menos trs pessoas, como parte da concluso do seu perfil. 2 - Esteja aberto a oportunidades Dentro de Configuraes, v em Preferncias de e-mail, depois em Selecionar os tipos de mensagem que voc gostaria de receber e se certifique que indicou que est interessado em Oportunidades de carreira, em Consultas de emprego e que gostaria de receber Apresentaes, InMail e mensagens da rede OpenLink de outros membros do LinkedIn, de forma que eles possam entrar em contato com voc sobre potenciais oportunidades. O seu email e nmero de telefone esto disponveis somente para seus contatos.

3 - Torne-se um seguidor A seo Empresas permite seguir companhias em que est interessado. Quando voc segue uma empresa no LinkedIn, fica por dentro de suas novidades, como novas contrataes, promoes, mudanas na companhia e at mesmo oportunidades de trabalho. Siga companhias em que adoraria trabalhar e voc comear a ver essas atualizaes na sua homepage, quando acessar o LinkedIn. Para tanto, clique em Empresas, no topo da pgina, e digite o nome da companhia, palavras-chave ou setor em que est interessado. Quando voc encontrar a empresa, ao passar o cursor sobre a opo, aparecer do lado direito Seguir empresa. s assinalar. Enquanto estiver na pgina da companhia, voc tambm estar apto a ver se algum da sua rede de contatos trabalha na empresa ou se conhece algum de l. 4 - Mantenha-se ativo H muitas coisas que voc pode fazer no LinkedIn que o ajuda na busca por um emprego. Usar a rede de forma bem-sucedida ser proativo. importante construir um perfil no LinkedIn e garantir que voc est conectado a pelo menos 50 pessoas conhecidas e de confiana. Porm, se voc apenas visita o site para responder a mensagens ou pedidos de conexo, ento est perdendo tudo o que a rede pode oferecer. Relacione-se com recrutadores e responsveis pelas contrataes na sua rea de atuao, para que seja facilmente lembrado quando timas oportunidades surgirem nas mesas deles. Voc pode fazer isso por meio da Pesquisa Avanada de Pessoas, pelo assunto recrutador ou gerente de RH, ou ainda por outros cargos relacionados, alm de poder restringir a busca pela rea de atuao. Eis o link direto para esse tipo de busca: www.linkedin.com/search?trk=advsrch. 5 Informe seus contatos confiveis que est procura de trabalho Deixe que sua rede seja seus olhos e ouvidos. Alerte seus contatos por meio de atualizaes de status peridicas ou envie recados para antigos colegas de trabalho e chefes em quem confia, com mensagens personalizadas, avisando-os sobre quais os tipos de cargos lhe interessam. Tenha em mente que seus contatos s podem ajud-lo a conseguir um emprego se voc disser a eles o que voc procura. Profissionais contam como conseguiram emprego com ajuda do LinkedIn Rafael Vieira, responsvel pela rea de Desenvolvimento de Negcios da E.Life: Comecei a usar o LinkedIn no fim de junho de 2004, dois dias depois que colei grau. Recm sado da faculdade, enxerguei ali uma ferramenta para networking com aqueles com quem trabalhei e estudei. At ento, considerava a rede apenas um meio de manter networking. Aps terminar meu mestrado na Blgica e decidir voltar ao Brasil, entrei em contato com uma amiga que trabalha na rea de RH de uma grande empresa. Ela me disse que recebia currculos muito bons pelo

LinkedIn, ento comecei a explorar esse lado da ferramenta que ainda no tinha descoberto. Comecei a utiliz-la para procurar empregos, tambm. Um dia, vi uma publicao no LinkedIn de uma vaga totalmente compatvel com o meu perfil e com o que eu procurava no momento - uma startup que tivesse um modelo de negcio baseado em redes sociais. Assim que vi, respondi com uma Motivation Letter [tambm chamada de cover letter] e um currculo anexo na prpria rede. Cerca de trs dias aps o envio, recebi um e-mail do anunciante da vaga, no caso o CEO da empresa, me convidando para uma entrevista. Aps essa etapa, deram-me uma tarefa, que valia como um teste de meus skills para a vaga desejada, para ser entregue em cinco dias. Pouco mais de uma semana aps a entrevista, recebi a proposta de emprego e aceitei. Daniel Checchia, gerente de Infra-estrutura na Psafe Tecnologia: Sempre fui um "early adopter" de novas tecnologias e de redes sociais. Ao conhecer o LinkedIn, rede social da qual fao parte desde abril de 2004, identifiquei um timo caminho para divulgao de perfis profissionais. Vejo-o como um curriculum vitae vivo", com recomendaes e informaes mais completas. Sempre apostei na ferramenta como um dos canais para a procura de novas oportunidades, mas os empregadores, principalmente no Brasil, somente comearam a olhar o LinkedIn como um meio de busca de novos talentos em meados de 2008 e incio de 2009, perodo em que notei que as oportunidades comearam a aparecer na rede. Eu fui contratado por duas vezes por intermdio do Linkedin. No caso da empresa ZAP Internet, fui contratado aps participao em um grupo de discusso sobre mtricas de gesto de TI. Na oportunidade, apresentei o meu conceito e os tipos de mtricas que eu j havia implantado. Havia um grupo de gestores participando, entre os quais o CIO da ZAP Internet, que estava em busca de um profissional. Aps avaliar meu perfil, convidou-me para uma entrevista e acabei contratado. No caso da empresa de segurana digital, PSafe Tecnologia, do grupo Xang, eu tomei conhecimento durante uma participao em um grupo de discusso que havia a indicao de uma vaga para gerente de infra-estrutura no Rio de Janeiro sou de So Paulo em uma startup de tecnologia. Aps responder ao anncio, realizei duas entrevistas por telefone com o CEO e fechamos a contratao sem entrevistas presenciais. Considero o LinkedIn uma tima oportunidade de encontrar novas colocaes e que ir crescer muito ainda no Brasil, medida em que as reas de RH sejam renovadas com pessoas da gerao Y. Camillo Di Jorge, country manager da operao da ESET Latin America no Brasil: Em dezembro de 2008, tinha acabado de sair de uma empresa da rea de software e estava buscando uma realocao interessante no mercado.

J havia passado por empresas como IBM, Telefnica e Intelbras. Resolvi sondar oportunidades com calma, e, dentre as ferramentas disponveis, decidi experimentar o LinkedIn. Identifiquei um job post sobre Gerente Regional para o Brasil e me candidatei vaga. Alguns dias depois, j em janeiro de 2009, recebi um e-mail do CEO da ESET para a Amrica Latina, pedindo que eu preenchesse um formulrio com algumas perguntas para o contato inicial. O processo seletivo se desenrolou no decorrer dos prximos meses, envolvendo uma visita de um executivo da empresa ao Brasil em maro daquele ano para conversar comigo. Fui convidado a fazer uma entrevista final em Buenos Aires, onde fica o escritrio regional da empresa. A ESET uma empresa eslovaca que oferece solues de antivrus. Nessa visita, apresentei um estudo detalhado sobre o posicionamento do Brasil (dados econmicos e perspectivas) na Amrica Latina e tambm informaes sobre o mercado de antivrus no Brasil (competncia, canais de vendas, modelo, etc.). A apresentao acabou respondendo previamente a todas as perguntas que eles iam me fazer na ocasio. Dias depois, recebi a notcia de que havia conquistado a vaga. Isso foi em abril de 2009. Desde ento, montamos o escritrio no Brasil, fui promovido a country manager. Considero minha experincia com o LinkedIn muito positiva. O site uma importante ferramenta, pois permite contato direto entre empresa e contratante. O nico problema que algumas pessoas utilizam a plataforma com outras finalidades, como se fosse uma rede social comum, publicando mensagens de cunho pessoal e coisas do tipo, que acabam confundindo o propsito. importante manter o perfil atualizado, pois funciona como uma vitrine profissional, e as empresas esto sempre buscando perfis especficos. O contato pelo site aumenta as possibilidades de contratao, evita a intermediao por consultorias de emprego e permite encontrar perfis adequados vaga. Minha experincia um exemplo de que as empresas multinacionais podem recrutar de forma mais dinmica e direta no Brasil, tornando suas vagas bem acessveis aos profissionais brasileiros. Para os candidatos, tambm possvel buscar vagas no exterior por meio da plataforma.

7 dicas para atualizar seu currculo


Revise seu objetivo profissional e acrescente cursos e treinamentos feitos ao longo do ano passado
So Paulo Atualizar o currculo um trabalho de edio. Para ter um bom currculo preciso, primeiramente, ter claro qual o seu objetivo profissional. Aproveite o comeo de ano para reler e refletir sobre a sua carreira. Como profissional eu sugiro que as pessoas corram atrs das oportunidades, o pas est em um timo momento para mudanas. Agora a hora para perseguir aquele cargo que sempre desejou, explica Andreza Santana, gerente de marketing snior do Monster Brasil. Para isso, preciso ficar de olho nas oportunidades e atualizar o currculo. Confira abaixo sete dicas:
1

Atualize seus dados pessoais

Nome completo, telefone e e-mail. Nesse campo do currculo o ideal acrescentar o endereo do LinkedIn, por exemplo. Entretanto, lembre-se de que to importante quanto atualizar o seu currculo atualizar a pgina da rede social profissional. Para Andreza, os recrutadores querem saber se voc faz networking, por exemplo. De qualquer forma o recrutador ir buscar informaes nas redes profissionais, por isso interessante mant-lo sempre atualizado.
2

Reflita sobre o que voc quer

Seja preciso ao redigir seu objetivo profissional. Evite que o recrutador, ao ler seu currculo, tenha a impresso de que voc est atirando para todos os lados. Deixe claro qual cargo voc deseja ocupar e qual sua rea de interesse. Seja o mais especifico possvel ou inclua reas afins. Um profissional de marketing pode colocar como objetivo gerncia de marketing, novos negcios e relacionamento com canais, diz Andreza.
3

Relembre a sua formao educacional

Foque no seu objetivo profissional e avalie se vale a pena incluir algum trabalho acadmico ou uma monografia que voc tenha feito durante a faculdade.
4

Inclua cursos e treinamentos

Cursos pontuais no devem ser includos, se a palestra for de um assunto aleatrio e no relevante, pode parecer que o candidato est enchendo linguia.
5

Resuma sua experincia profissional

Classifique as experincias profissionais da mais recente para a primeira. O recrutador espera uma evoluo profissional, por isso, foque nos resultados alcanados ou projetos realizados.
6

Elimine informaes desnecessrias

Fotos, nmero de CPF e RG no so dados imprescindveis. Listar referncias tambm no recomendado, pois o recrutador no momento adequado pedir nas fases seguintes da seleo.
7

Revise o currculo

Releia o texto com ateno, corrija erros de portugus ou digitao. Mostre para algum amigo ou familiar para que deslizes sejam evitados.

S-ar putea să vă placă și