Sunteți pe pagina 1din 10

OAB 1 Fase 2011.2 Direito Ambiental Prof. Frederico Amado www.fredericoamado.com.

br

PECULIARIDADES DA RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS AMBIENTAIS1. Autor: FREDERICO AUGUSTO DI TRINDADE AMADO. - Procurador Federal. - Mestrando em Planejamento Ambiental pela Universidade Catlica do Salvador UCSAL. - Especialista em Direito do Estado pelo Instituto de Educao Superior Unyahna Salvador IESUS. - Professor de Direito Ambiental e de Direito Previdencirio em cursos jurdicos preparatrios para concursos pblicos e ps-graduaes.

A responsabilidade civil por danos ambientais tema alvo de grandes polmicas e inmeras indefinies, sendo certo que possui um regime jurdico prprio, pois sofre o influxo de normas especficas ambientais, apenas se utilizando as normas dos demais ramos jurdicos supletivamente e no que for compatvel, especialmente do Direito Civil e Administrativo. Inicialmente, ser responsvel por danos ambientais (no s contra o meio ambiente natural, mas tambm cultural e artificial) o POLUIDOR, que tem seu conceito legal fornecido pelo artigo 3, IV, da Lei 6.938/81, sendo a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, diretamente ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental. Note-se que mesmo as pessoas jurdicas de direito pblico podero ser consideradas poluidoras, por atos comissivos ou omissivos. No caso de entidade ambiental que se omite na fiscalizao de atividades poluidoras, entende o Superior Tribunal de Justia ser a RESPONSABILIDADE SUBJETIVA. Veja-se: RESP 647.6931. A responsabilidade civil do Estado por omisso subjetiva, mesmo em se tratando de responsabilidade por dano ao meio ambiente, uma vez que a ilicitude no comportamento omissivo aferida sob a perspectiva de que deveria o Estado ter agido conforme estabelece a lei.

Ou seja, pela dico legal, no apenas o responsvel direto pelos danos ambientais ser responsabilizado, mas tambm o indireto. H uma tendncia especfica no Direito Ambiental em se buscar responsabilizar quem tem

Artigo publicado no site do Supremo Concursos (http://www.supremoconcursos.com.br/site/artigo.php?id=bxLrPDonRBRTK8v0KU4624842BMT)

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

OAB 1 Fase 2011.2 Direito Ambiental Prof. Frederico Amado www.fredericoamado.com.br


mais condies de arcar com os prejuzos ambientais, com base na doutrina americana do bolso profundo, vez que prevalece que todos os poluidores so responsveis solidariamente pelos danos ambientais. Transcreve-se passagem de julgado do Superior Tribunal de Justia nesse sentido, (RESP 604.725/2005): 5. Assim, independentemente da existncia de culpa, o poluidor, ainda que indireto (Estado-recorrente) (art. 3 da Lei n 6.938/81), obrigado a indenizar e reparar o dano causado ao meio ambiente (responsabilidade objetiva)

Inclusive, visando celeridade e viabilidade da reparao, h forte entendimento vedando a denunciao da lide (modalidade de interveno de terceiros provocada, com o fito de garantir o direito de regresso no mesmo processo) ou o chamamento ao processo (interveno provocada de co-devedores) nos processos de reparao por danos ambientais, sendo necessrios o ajuizamento de ao prpria contra os co-devedores ou responsveis subsidirios. Veja-se passagem de precedente do STJ: (RESP 232.1872). A Ao Civil Pblica deve discutir, unicamente, a relao jurdica referente proteo do meio ambiente e das suas conseqncias pela violao a ele praticada. 3. Incabvel, por essa afirmao, a denunciao da lide. 4. Direito de regresso, se decorrente do fenmeno de violao ao meio ambiente, deve ser discutido em ao prpria.

Um exemplo com previso legal expressa de poluidor indireto encontra-se insculpido no artigo 2, 4, da Lei 11.105/2005 (Lei de Biossegurana), onde os financiadores de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados OGNs devem exigir dos executores Certificado de Qualidade em Biossegurana, emitido pela CTNBio, SOB PENA DE SE TORNAREM CO-RESPONSVEIS PELOS EVENTUAIS EFEITOS DECORRENTES DO DESCUMPRIMENTO DESTA LEI OU DE SUA REGULAMENTAO. Tambm nessa trilha, o artigo 12, da Lei 6.938/81, exige que as entidades e rgos oficiais de crdito condicionem a concesso de crdito ao prvio licenciamento ambiental das suas atividades, travs da aprovao dos respectivos projetos. Acerca do tema POLUIDOR INDIRETO, colaciona-se notcia extrada do stio do Ministrio do Meio Ambiente em 01.10.2008 (www.mma.gov.br): Caixa exigir madeira legal em empreendimentos imobilirios Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

OAB 1 Fase 2011.2 Direito Ambiental Prof. Frederico Amado www.fredericoamado.com.br


A Caixa Econmica Federal divulgou nesta tera-feira (30) ndices surpreendentes sobre matria-prima utilizada na construo de imveis: 78% da madeira utilizada nos andaimes e escoramentos dos empreendimentos que financia so oriundos da Amaznia. O ndice sobe para 83% no caso de forros, pisos e esquadrias e para 88% nas estruturas de cobertura. Grande parte dessa madeira nativa dos estados do Par, Mato Grosso e Rondnia. A situao vai mudar a partir de janeiro, quando a Caixa passar a exigir comprovao da origem legal das madeiras utilizadas pelas construtoras e empresas do segmento imobilirio que prestam servios para a Caixa.

Note-se que a Caixa Econmica Federal, integrante da Administrao Pblica Indireta, no est mais do que cumprindo um dever legal, pois se no exigir a comprovao de origem lcita da extrao de madeira, atravs da exibio de licena ambiental, estaria cometendo poluio indireta. Nessa trilha, o percuciente entendimento de PAULO BESSA ANTUNES (2008, pg. 214): H que se considerar que, da anlise de risco ambiental, pode resultar uma considervel variao da taxa de juros. Esta uma percepo que comea lenta, mas, firmemente, a tomar conta do cenrio financeiro. Alm do risco do investimento, as instituies financeiras devem considerar que crescente a tendncia a responsabilizar os agentes financeiros por danos causados pelos muturios. H que se considerar que a Lei 6.938/81 (Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente) criou a figura do poluidor indireto, que todo aquele responsvel indiretamente pela degradao ambiental (art. 3, IV).

Por sua vez, o nexo causal o vnculo que une conduta e resultado lesivo, variando a sua determinao de acordo com a teoria que se adote. pressuposto indispensvel para toda a responsabilizao civil, mesmo a objetiva com risco integral. A Teoria da Causalidade Adequada a mais utilizada para delimitar o vnculo causal em termos de responsabilidade civil, tendo sido recepcionada implicitamente pelo Cdigo Civil brasileiro de 1916 e de 2002. Segundo SGIO CAVALIERI FILHO (2002, pgs. 59/60), ao lecionar sobre a Teoria da Causalidade Adequada,causa, para ela, o antecedente no s necessrio mas, tambm, adequado produo do resultado. Logo, nem todas as condies sero causa, mas apenas aquela que for a mais apropriada a produzir o evento. Entrementes, o Supremo Tribunal Federal, na contramo da doutrina majoritria, j entendeu que o Cdigo Civil de 1916, que no sofreu maiores alteraes nessa seara pelo Cdigo Civil de 2002, a teor do seu artigo 403, no adotou a Teoria da Causalidade Adequada, e sim a Teoria do Dano Direto e Imediato. Veja-se:

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

OAB 1 Fase 2011.2 Direito Ambiental Prof. Frederico Amado www.fredericoamado.com.br


Responsabilidade civil do Estado. Dano decorrente de assalto por quadrilha de que fazia parte preso foragido vrios meses antes. - A responsabilidade do Estado, embora objetiva por forca do disposto no artigo 107 da Emenda Constitucional n. 1/69 (e, atualmente, no 6. do artigo 37 da Carta Magna), no dispensa, obviamente, o requisito, tambm objetivo, do nexo de causalidade entre a ao ou a omisso atribuda a seus agentes e o dano causado a terceiros. - Em nosso sistema jurdico, como resulta do disposto no artigo 1.060 do Cdigo Civil, a teoria adotada quanto ao nexo de causalidade e a teoria do dano direto e imediato, tambm denominada teoria da interrupo do nexo causal. No obstante aquele dispositivo da codificao civil diga respeito a impropriamente denominada responsabilidade contratual, aplica-se ele tambm a responsabilidade extracontratual, inclusive a objetiva, at por ser aquela que, sem quaisquer consideraes de ordem subjetiva, afasta os inconvenientes das outras duas teorias existentes: a da equivalncia das condies e a da causalidade adequada. - No caso, em face dos fatos tidos como certos pelo acrdo recorrido, e com base nos quais reconheceu ele o nexo de causalidade indispensvel para o reconhecimento da responsabilidade objetiva constitucional, e inequvoco que o nexo de causalidade inexiste, e, portanto, no pode haver a incidncia da responsabilidade prevista no artigo 107 da Emenda Constitucional n. 1/69, a que corresponde o 6. do artigo 37 da atual Constituio. Com efeito, o dano decorrente do assalto por uma quadrilha de que participava um dos evadidos da priso no foi o efeito necessrio da omisso da autoridade publica que o acrdo recorrido teve como causa da fuga dele, mas resultou de conclusas, como a formao da quadrilha, e o assalto ocorrido cerca de vinte e um meses apos a evaso. Recurso extraordinrio conhecido e provido (RE 130764 / PR-,RECURSOEXTRAORDINRIO, Relator(a): Min. MOREIRA ALVES,12/05/1992).

De outro vrtice, o Cdigo Penal brasileiro, no seu artigo 13, adotou a Teoria da Equivalncia das Condies Causais, tambm conhecida como Teoria da Conditio Sine Qua Non, onde toda condio causa do delito, mesmo que, por si s, no seja apta a consumar o crime. No entanto, para evitar absurdos, a lei penal colocou filtros a esta Teoria, como a exigncia de dolo ou culpa e as concausas que rompem o nexo. Atualmente, tambm se aplica a Teoria da Imputao Objetiva para quebra o vnculo causal, quando juridicamente o resultado no puder ser atribudo ao agente, apesar de naturalisticamente sim. Em Direito Ambiental, em termos de responsabilidade civil, entende-se que a Teoria da Causalidade Adequada ou mesmo a Teoria do Dano Direito e Imediato so flagrantemente incompatveis com o conceito legal de poluidor indireto. Note-se que a conduta do poluidor indireto, por si s, no apta a resultar o dano ambiental, sendo imprescindvel a atuao do poluidor direito. Assim, a Teoria da Conditio Sine Qua Non est muito mais prxima da responsabilidade civil por danos ambientais que as demais.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

OAB 1 Fase 2011.2 Direito Ambiental Prof. Frederico Amado www.fredericoamado.com.br


A Constituio Federal de 1988 prev no artigo 225, 3, que as condutas e atividades lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. Assim, nota-se que literalmente a Constituio de 1988 no prev a responsabilidade civil objetiva do poluidor por danos ambientais (salvo danos nucleares, a teor do artigo 21, XXIII, d), valendo registrar que muitos doutrinadores entendem-na presente implicitamente. V-se mundialmente que a responsabilidade civil subjetiva perde campo para a objetiva, afastando-se a culpa e inserindo-se o RISCO, pois o poluidor deve adicionar por estimativa o custo de eventuais danos ambientais nas despesas do empreendimento que mantm. Deveras, posio amplamente prevalecente que OBJETIVA essa responsabilidade civil, em razo do artigo 14, 1, da Lei 6.938/81, a saber: 1 Sem obstar a aplicao das penalidades previstas neste artigo, o poluidor obrigado, independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministrio Pblico da Unio e dos Estados ter legitimidade para propor ao de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente.

Esse dispositivo foi recepcionado pelo novo ordenamento constitucional, havendo precedentes do Superior Tribunal de Justia afirmando que se trata de responsabilidade civil objetiva na sua modalidade mais forte, norteada pela TEORIA DO RISCO INTEGRAL, onde no se quebra o vnculo de causalidade pelo fato de terceiro, fortuito ou fora maior. Nesse caminho, pontifica com maestria DIS MILAR (2005, 4 ed. pag. 836): A terceira conseqncia da adoo do sistema de responsabilidade objetiva sob a modalidade do risco integral diz com a inaplicabilidade do caso fortuito, da fora maior e do fato de terceiro como exonerativas, e com a impossibilidade de invocao da clusula de no-indenizar.

Veja-se passagem do RECURSO ESPECIAL 442.586/2002: I - meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas; II - degradao da qualidade ambiental, a alterao adversa das caractersticas do meio ambiente; Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

OAB 1 Fase 2011.2 Direito Ambiental Prof. Frederico Amado www.fredericoamado.com.br


III - poluio, a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; e) lanem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos; 2. Destarte, poluidor a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental; 3. O poluidor, por seu turno, com base na mesma legislao, art. 14 - "sem obstar a aplicao das penalidades administrativas" obrigado, "independentemente da existncia de culpa", a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, "afetados por sua atividade". 4. Depreende-se do texto legal a sua responsabilidade pelo risco integral, por isso que em demanda infensa a administrao, poder, inter partes, discutir a culpa e o regresso pelo evento.

Saliente-se que no regime da responsabilidade civil objetiva com fulcro na Teoria do Risco Administrativo (DIREITO ADMINISTRATIVO), na Teoria do Risco do Negcio (DIREITO DO CONSUMIDOR) ou ainda nas hipteses excepcionais previstas no CDIGO CIVIL (atividade de risco, coisa cada, prdio em runas, animais etc), o fato perpetrado por terceiro tem o condo de excluir a responsabilidade por quebra de nexo causal, o mesmo no ocorrendo no Direito Ambiental. Destarte, se um invasor desmata a reserva legal de um prdio rstico e o proprietrio acionado em sede de ao civil pblica ou ao popular, no ser acolhida a tese do fato de terceiro como causa excludente de responsabilidade. Com efeito, ser o proprietrio obrigado a reflorestar a rea, podendo, no mximo, identificar o terceiro e intentar ao regressiva. Veja-se didtico julgado do Superior Tribunal de Justia: (RESP 745363/2007) PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. DANOS AMBIENTAIS. AO CIVIL PBLICA. RESPONSABILIDADE DO ADQUIRENTE. TERRAS RURAIS. RECOMPOSIO. MATAS. INCIDENTE DE UNIFORMIZAO DE JURISPRUDNCIA. ART. 476 DO CPC. FACULDADE DO RGO JULGADOR. 1. A responsabilidade pelo dano ambiental objetiva, ante a ratio essendi da Lei 6.938/81, que em seu art. 14, 1, determina que o poluidor seja obrigado a indenizar ou reparar os danos ao meio-ambiente e, quanto ao terceiro, preceitua que a obrigao persiste, mesmo sem culpa. Precedentes do STJ:RESP 826976/PR, Relator Ministro Castro Meira, DJ de 01.09.2006; AgRg no REsp 504626/PR, Relator Ministro Francisco Falco, DJ de 17.05.2004; RESP 263383/PR, Relator Ministro Joo Otvio de Noronha, DJ de 22.08.2005 e EDcl no AgRg no RESP 255170/SP, desta relatoria, DJ de 22.04.2003. 2. A obrigao de reparao dos danos ambientais propter rem, por isso que a Lei 8.171/91 vigora para todos os proprietrios rurais, ainda que no sejam eles os responsveis por eventuais desmatamentos anteriores, mxime porque a referida norma referendou o prprio Cdigo Florestal (Lei 4.771/65) que estabelecia uma limitao administrativa s propriedades rurais, obrigando os seus proprietrios a Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

OAB 1 Fase 2011.2 Direito Ambiental Prof. Frederico Amado www.fredericoamado.com.br


institurem reas de reservas legais, de no mnimo 20% de cada propriedade, em prol do interesse coletivo. Precedente do STJ: RESP 343.741/PR, Relator Ministro Franciulli Netto, DJ de 07.10.2002. 3. Paulo Affonso Leme Machado, em sua obra Direito Ambiental Brasileiro, ressalta que "(...)A responsabilidade objetiva ambiental significa que quem danificar o ambiente tem o dever jurdico de reparlo. Presente, pois, o binmio dano/reparao. No se pergunta a razo da degradao para que haja o dever de indenizar e/ou reparar. A responsabilidade sem culpa tem incidncia na indenizao ou na reparao dos "danos causados ao meio ambiente e aos terceiros afetados por sua atividade" (art. 14, III, da Lei 6.938/81). No interessa que tipo de obra ou atividade seja exercida pelo que degrada, pois no h necessidade de que ela apresente risco ou seja perigosa. Procura-se quem foi atingido e, se for o meio ambiente e o homem, inicia-se o processo lgico-jurdico da imputao civil objetiva ambienta!. S depois que se entrar na fase do estabelecimento do nexo de causalidade entre a ao ou omisso e o dano. contra o Direito enriquecer-se ou ter lucro custa da degradao do meio ambiente. O art. 927, pargrafo nico, do CC de 2002, dispe: "Haver obrigaro de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem". Quanto primeira parte, em matria ambiental, j temos a Lei 6.938/81, que instituiu a responsabilidade sem culpa. Quanto segunda parte, quando nos defrontarmos com atividades de risco, cujo regime de responsabilidade no tenha sido especificado em lei, o juiz analisar, caso a caso, ou o Poder Pblico far a classificao dessas atividades. " a responsabilidade pelo risco da atividade." Na conceituao do risco aplicam-se os princpios da precauo, da preveno e da reparao. Repara-se por fora do Direito Positivo e, tambm, por um princpio de Direito Natural, pois no justo prejudicar nem os outros e nem a si mesmo. Facilita-se a obteno da prova da responsabilidade, sem se exigir a inteno, a imprudncia e a negligncia para serem protegidos bens de alto interesse de todos e cuja leso ou destruio ter conseqncias no s para a gerao presente, como para a gerao futura. Nenhum dos poderes da Repblica, ningum, est autorizado, moral e constitucionalmente, a concordar ou a praticar uma transao que acarrete a perda de chance de vida e de sade das geraes(...)" in Direito Ambiental Brasileiro, Malheiros Editores, 12 ed., 2004, p. 326-327.

Saliente-se que mesmo com a adoo da TEORIA DO RISCO INTEGRAL indispensvel para a responsabilidade civil ambiental o DANO, a CONDUTA e o NEXO CAUSAL entre ambos. A peculiaridade que considerada conduta o simples desenvolvimento do empreendimento, no sendo necessria a poluio direta. Logo, no exemplo posto acima, o poluidor direto foi o terceiro invasor, mas o proprietrio tambm responsvel pelo reflorestamento da rea de reserva legal, pois desenvolve atividade econmica e se sujeita ao risco da atividade. Apenas ser excluda a obrigao de indenizar se o empreendedor demonstrar que inexiste dano ambiental ou se o mesmo no decorreu direta ou indiretamente da atividade que desenvolve. Na seara privada, normalmente liga-se o dano ao prejuzo ao patrimnio de algum. Mesmo nos casos de danos extra-patrimoniais (morais, em sentido amplo), acaba-se indenizando em pecnia.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

OAB 1 Fase 2011.2 Direito Ambiental Prof. Frederico Amado www.fredericoamado.com.br


No Direito Ambiental existem inmeras especificidades que impedem a adoo inclume da linha privatstica. Em primeiro lugar, tecnicamente, o dano ambiental normalmente irreparvel in natura, pois um jacar retirado do seu habitat no mais se readaptar ao mesmo ou uma floresta desmatada no poder ser colada, podendo-se, no mximo, reflorestar e constituir novo ecossistema similar. Assim, uma vez impossibilitada reparao em espcie, que prioritria, dever-se- partir para a compensao ou, em ltimo caso, a indenizao. Por tudo isso, mais do que nunca, em se tratando do meio ambiente, curial se prevenir, pois em regra no possvel se remediar. Nesse sentido, cresce em importncia o manejo da tutela inibitria do dano ambiental, onde se busca impedir a ocorrncia dos prejuzos intolerveis ao meio ambiente, notadamente atravs da ao civil pblica ou popular, os mesmo com o uso de medidas administrativas e criminais, a exemplo da interdio. Ressalte-se que o meio ambiente bem difuso, de uso comum do povo, diverso dos bens que o integram, adquirindo natureza prpria. Assim, uma pessoa poder ser proprietria de uma floresta, mas todas as outras tero o direito ao uso sustentvel daqueles recursos naturais, apenas podendo o seu titular utiliz-los nos limites tolerados pela legislao ambiental, aps regular licenciamento ambiental. Normalmente, o dano ambiental COLETIVO, pois alcana uma coletividade de pessoas, determinveis (coletivo em sentido estrito) ou indeterminveis (difuso), a exemplo da poluio de um rio, do ar, o desmatamento de uma floresta etc, mas poder afetar de maneira mais severa um grupo determinado de pessoas. Poder ainda o dano ambiental ser PATRIMONIAL e EXTRA-PATRIMONIAL. Assim, um grupo que desmate ilegalmente a vegetao de uma fazenda, trar prejuzos materiais ao seu proprietrio, e extra-patrimoniais a toda a coletividade, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado bem de todos. Em que pese inexistir previso expressa, ao contrrio do Direito do Consumidor, alguns juristas sustentam a possibilidade de INVERSO DO NUS DA PROVA na responsabilidade civil ambiental, com base no Princpio da Precauo, cabendo ao suposto poluidor demonstrar que sua atividade no gerou danos ambientais. Nesse sentido, digno de registro o recente precedente do Tribunal Regional Federal da 4 regio (AI do processo 200704000301404, de 09/06/2008): PROCESSUAL CIVIL. AO CIVIL PBLICA. HONORRIOS PERICIAIS. INVERSO DO NUS DA PROVA. RESPONSABILIDADE DA EMPRESA DE MINERAO. EXTRAO DE AREIA.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

OAB 1 Fase 2011.2 Direito Ambiental Prof. Frederico Amado www.fredericoamado.com.br


1. Havendo fortes indcios de que a atividade da empresa Agravante atinge rea de preservao permanente, e que envolve a retirada de argila, fora do que autorizada pela licena ambiental estadual, havendo necessidade de prova pericial ao Juiz da causa, e no s partes, da empresa r, ora agravante o seu nus. 2. evidente, tambm, o interesse da parte Agravante no perfeito deslinde da questo, afinal se as concluses resultarem favorveis, fatalmente influir na convico do Magistrado. 3. No aceitvel que numa hiptese como a retratada nestes autos a prova tenha que ser produzida s custas do errio, pois, se o empreendedor se beneficiou, ao que parece, s custas de um bem que, afinal, pblico, tem ele a obrigao de fazer a prova que o julgador entende necessria ao julgamento da causa.

Uma forma interessante de se assegurar a reparao integral do dano tem sido a celebrao do SEGURO AMBIENTAL, a exemplo do que ocorre nos EUA e Inglaterra, mas ainda de pouco ou nenhum uso no Brasil, apesar de ser instrumento da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Pelo exporto, nota-se que a responsabilidade civil por danos ambientais lastreada por um regime jurdico especial em razo da imprescindibilidade de um meio ambiente ecologicamente equilibrado como pressuposto indispensvel a uma vida digna, sendo de valor inestimvel se respirar um ar puro, beber uma gua limpa, comer frutas sem agrotxicos lesivos sade ou admirar um bem cultural preservado.

BIBLIOGRAFIA:

AMADO, Frederico Augusto Di Trindade. Direito Ambiental Sistematizado, 1. Ed. So Paulo, Mtodo. 2009. ANTUNES, Paulo Bessa. In Direito Ambiental, Editora Lumen Iures, 2005. ANTUNES, Paulo Bessa. In Direito Ambiental, Editora Lumen Iures, 2008. BENJAMIN, Antnio Herman, Introduo ao Direito Ambiental Brasileiro. Anais do 3 Congresso Internacional de Direito Ambiental, Braslia, 1999. CAVALIERI FILHO, Sergio, In Programa de Responsabilidade Civil, Editora Malheiros, 3 Edio, 2002. DASHEFSKY, H. Steven, In Dicionrio de Cincia Ambiental, Editora Gaia, 3 Edio, 2006. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco, In Curso de Direito Ambiental Brasileiro, Editora Saraiva, 2008.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

OAB 1 Fase 2011.2 Direito Ambiental Prof. Frederico Amado www.fredericoamado.com.br


FREITAS, Vladimir Passos de, A Constituio Federal e a Efetividade das Normas Ambientais, 1 ed., So Paulo, Editora RT, 1993. MACHADO, Paulo Affonso Leme, In Direito Ambiental Brasileiro, Editora Malheiros, 2003. MILAR, Edis. In Direito do Ambiente, Editora RT, 2005. MIRRA, lvaro, Ao Civil Pblica e a Reparao do Dano ao Meio Ambiente, 1 ed., Juarez de Oliveira, 2002. MORAES, Lus Carlos Silva de, In Cdigo Florestal Comentado, Editora Atlas, 2002. SILVA, Jos Afonso da, In Direito Constitucional Ambiental, Editora Malheiros, 2002.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

10

S-ar putea să vă placă și