Sunteți pe pagina 1din 12

Aula 8

Jejum
Todo cristo foi chamado por DEUS para realizar algo na terra e, para cada chamado de vida, existe tambm um respaldo e uma garantia dada pelo prprio SENHOR, isto , uma capacitao para que o chamado possa ser cumprido. Quando DEUS chama-nos, Ele capacita-nos, dando condies para que lutemos. Duas armas poderosas para isso so a orao e o jejum. J vimos um pouco sobre a orao e agora veremos um pouco sobre algo que est relacionado ao tema da orao: o jejum. A definio da palavra jejum no dicionrio : "abstinncia ou absteno total ou parcial de alimentao em determinados dias por penitncia ou prescrio religiosa ou mdica". Para ns, cristos, jejum no uma simples abstinncia de alimentos, mas abrir mo de algo que agrada a nossa carne para, ento, agradar a DEUS.

Jejum: uma necessidade.


A direo que DEUS nos d muito clara: a orao e o jejum no so facultativos e, sim, necessrios para qualquer pessoa que deseje relacionar-se com Ele. Muitos, porm, pensam que jejuar uma forma de se barganhar e de se tentar convencer DEUS das necessidades prprias; outros, ainda, usam o jejum para fazer certas exigncias ou para cobrarem respostas de DEUS.

A motivao ao se jejuar.
Antes de iniciarmos um jejum, precisamos saber que a motivao dele exerce grande influncia na resposta dada por DEUS, ou seja, quanto mais a motivao estiver centrada na vontade de DEUS, mais eficiente e mais simples ser o jejum; por outro lado, quanto mais a motivao estiver afastada da vontade de DEUS, menos eficiente e mais complicado ser o jejum. Uma das motivaes corretas aos propsitos de DEUS seria a de afligir a alma como um sinal de humilhao e dependncia do SENHOR: isso reconhecer o senhorio de DEUS sobre si prprio. Outra motivao vlida a de enfraquecer a carne e fortificar o esprito. A briga entre a nossa carne e o nosso esprito, pode ser comparada a uma gangorra, em que quanto mais um lado abaixado, mais o outro sobe: quanto mais a nossa carne diminui, mortificada e anulada, tanto mais nosso esprito cresce, vivificado e prevalece, permitindo nossa entrada na presena de DEUS. O inverso, contudo, no deixa de ser verdadeiro: quanto mais o nosso esprito anulado, mais a nossa carne prevalece. Nossa motivao no pode ser a de querer ouvir somente o que nos agrada, mas sim de ouvir o que precisamos; no somente escutar o sim de DEUS, mas tambm o Seu no. Jejuamos para receber direo e conselho de DEUS, quer seja na forma de aprovao, quer seja na forma de correo.

Benefcios do jejum.
O jejum uma prtica fundamental para quem quer tornar-se um servo de DEUS, pois uma forma de aproximar-se dEle, ser santificado, consolado, ajudado, receber direo do SENHOR e renovar as foras para enfrentar as batalhas por vir em seu ministrio e na prpria vida cotidiana. O jejum aproxima o homem de seu Criador. Atravs dele, mortificamos nossa carne e vivificamos nosso esprito, tornando-nos mais sensveis ao ESPRITO SANTO. DEUS no fala com a nossa carne, mas sim com o nosso esprito, dessa forma, atravs do jejum, mostramos para a nossa carne que ela no tem o domnio sobre nossa vida.

O jejum santifica-nos, pois passamos a viver de uma forma to sensvel a DEUS que seus valores e princpios passam a se enraizar na nossa vida. Assemelhamo-nos aos traos do carter de DEUS e nos afastamos dos traos do carter de satans. Atravs do jejum, entregamos maior liberdade ao ESPRITO SANTO de nos encher e nos revestir e, a partir disso, recebemos maior autoridade, fora, consolo e direes mais claras a serem tomadas. O jejum uma estratgia que DEUS revelou ao homem para: - Aproxim-lo de DEUS: impossvel algum manter uma vida de jejum e orao e permanecer vivendo no mbito natural das coisas. O jejum e a orao conduzem o homem ao plano espiritual e permite um relacionamento mais vivo entre a criatura e o Criador, em que a voz de DEUS to ntida que se torna impossvel ficar indiferente s Suas direes. - Resistir ao diabo: Quanto mais fortalecido o homem atravs do jejum e da orao, mais discernimento ele ter para saber o que agrada e o que desagrada a DEUS, o que agrada e o que desagrada ao diabo, e maior ser a oposio que ele far ao pecado e a seus prprios desejos carnais. - Combater o bom combate: o jejum uma arma de guerra, podendo ser defensiva ou ofensiva. Atravs do jejum recebemos condies de nos mantermos de p e em vantagem sobre o inimigo.

A orao torna-se indispensvel no jejum.


Orao e jejum caminham juntos na vida do cristo, e compreendemos isso atravs das seguintes relaes: - O jejum no funciona sem a orao: De nada adianta jejuarmos sem orarmos. Quando jejuamos e no oramos, na verdade estamos fazendo um regime das comidas que mais gostamos, ou ainda, apenas estamos nos privando daquilo que agradvel ao nosso gosto. Para que o jejum funcione, obrigatrio investir tempo em orao. - A orao funciona sem o jejum: toda a orao feita a DEUS poderosa; Ele aguarda uma orao de seus servos para agir. Uma orao por si s muito pode nos seus efeitos, pois ela tem o poder de transformar qualquer situao. Qualquer tempo investido em orao jamais ser um desperdcio, sendo certo que, muito tempo investido gera muito retorno nas respostas e pouco tempo investido, pouco retorno nas respostas; em ambos os casos, porm, haver o retorno de DEUS. Embora a eficcia de uma orao no esteja condicionada prtica do jejum, poder ocorrer, num caso pontual, de DEUS mostrar que, alm da orao, faz-se necessria tambm uma campanha de jejum. O poder da orao multiplicado com o jejum: o segredo de termos respostas mais rpidas e eficientes s nossas oraes est em unirmos o jejum a elas. Quando oramos e jejuamos ao mesmo tempo, temos a expectativa de vermos nossas peties atendidas, sonhos realizados, desejos do nosso corao satisfeitos, por meio de suprimento das nossas necessidades fsicas, materiais, sentimentais e espirituais. Nem sempre, porm, nossos sonhos so os sonhos de DEUS. Isso quer dizer que nem sempre as respostas de DEUS coincidiro com as nossas expectativas e vontades, mas com o jejum acrescentado orao, torna-se mais fcil ouvir, de forma mais ntida e rpida, a resposta de DEUS para a nossa orao, quer seja o Seu sim, quer seja o Seu no. Dessa forma, seremos extremamente objetivos no plano que Ele tem para ns; no ficaremos andando em crculos, pois, para uma resposta negativa que levaria seis meses para escutarmos, levar no mximo um ms, por exemplo. Acrescentar o jejum orao, por vezes, uma exigncia que o prprio DEUS faz-nos para que tenhamos respostas, direes e capacitao espiritual para os desafios por vir e, assim, encurtemos aqueles perodos de paralisia espiritual, em que temos a impresso de que a nossa vida no flui e nem crescemos espiritualmente. Com o jejum, h um fluir mais limpo e mais rpido em nossa vida espiritual e as respostas de DEUS so mais claras; nossa obedincia torna-se mais fcil e menos dolorosa, pois ao jejuarmos, conectamos nosso esprito ao ESPRITO SANTO de DEUS e essa 2

intimidade criada faz com que nossos sonhos sejam os mesmos sonhos Dele. Toda orao tem poder, mas uma orao acompanhada de jejum multiplica e potencializa esse poder.

Jejum X Eu.
Quando jejuamos, estamos plantando para colher o fruto l na frente. Tudo o que DEUS faz aqui na terra em resposta orao e esta, acompanhada do jejum, torna-se ainda mais eficaz e poderosa. Digo, porm: Andai em Esprito, e no cumprireis a concupiscncia da carne. Porque a carne cobia contra o Esprito, e o Esprito contra a carne; e estes opem-se um ao outro, para que no faais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Esprito, no estais debaixo da lei. (Glatas 5:16-18) H uma luta constante no nosso interior: nosso esprito em guerra contra a nossa carne. Precisamos destronar o eu da nossa vida para que DEUS seja posto como nico SENHOR do nosso corao. Quando temos a motivao correta, isto , o culto somente a DEUS, nosso esprito prevalece sobre a nossa carne, mas quando temos a motivao incorreta, isto , o culto ao eu, nossa carne prevalece nessa batalha. Sempre existiu e sempre existir um trono no corao do homem e DEUS nos criou para entregarmos o lugar desse trono somente a JESUS. Quando agimos contra a vontade de DEUS, cedemos o lugar desse trono ao nosso eu e a satans, por isso, todos ns precisamos destronar da nossa vida tudo o que no provm de DEUS, para que JESUS se assente no trono do corao.

O jejum vem mudar-nos.


O escritor cristo Kenneth Hagin fez a seguinte afirmao sobre o jejum: o jejum no muda a DEUS. Ele o mesmo antes, durante e depois do seu jejum. Mas jejuar, mudar voc. Vai lhe ajudar a manter-se mais suscetvel ao Esprito de DEUS. O jejum no far com que DEUS seja mais gracioso, misericordioso ou bondoso conosco; Seu amor no aumentar a cada vez que jejuarmos, bem como nosso jejum jamais far com que DEUS tenha d da nossa situao. Na verdade, o jejum feito exclusivamente para ns, para mudar-nos: nosso carter aperfeioado cada vez que jejuamos e a maneira de enxergarmos o mundo a nossa volta mudada. Antes de iniciarmos um jejum, enxergamos a situao com olhos carnais, durante e, principalmente, aps o jejum, passamos a enxergar a mesma situao com os olhos de DEUS. A diferena nisso est em saber como se portar diante das adversidades.

Jejuar relacionar-se com DEUS.


Jejum uma forma de se ter um relacionamento com DEUS, atravs dos seguintes aspectos: - aproximar-se de DEUS; - ser santificado; - ser consolado; - ser ajudado; - receber direo de DEUS; - renovar as foras. No o jejum por si s que resolver os problemas da nossa vida ou definir nosso xito. Nossa f no pode ser depositada no jejum, mas sim no DEUS que opera atravs do jejum. Nossa vitria ser definida por todo um conjunto formado por jejum, acrescido da orao, da f e de qualquer outra direo do ESPRITO SANTO, estando DEUS no controle de tudo.

Jejuar vlido em qualquer situao.


Se realmente compreendermos a importncia de depender de DEUS e buscarmos a direo do ESPRITO, vamos entender o quanto o jejum necessrio e fundamental para ns. O jejum no s uma arma para os momentos crticos, mas tambm uma arma do nosso dia a dia. No espere para jejuar somente quando as coisas estiverem mal, mas antes que isso acontea, tenha o hbito de jejuar, a fim de manter-se conectado ao Pai, aprendendo e recebendo Sua direo. No espere a enfermidade te assolar ou a crise financeira chegar para, ento, iniciar uma campanha de jejum e orao. Antecipe-se aos eventuais problemas e lutas, atravs de jejum e orao, mantendo a enfermidade afastada de sua vida ou pedindo a DEUS direes com relao a como administrar os bens, como investir ou como no se corromper depositando o amor neles. Isso, claro, no quer dizer que jamais enfrentaremos lutas caso ajamos assim, pois a cada prova enfrentada e superada, vivemos um crescimento e aprendizado espirituais, dando mais um passo em direo a DEUS. Recordar-te-s de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu DEUS te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu corao, se guardarias ou no os seus mandamentos. (Deuteronmio 8:2) Quando DEUS coloca-nos numa situao adversa, Ele est querendo ver onde est centrado o nosso corao, se no reino dEle ou se no nosso prprio reino. DEUS tem uma pergunta diria a cada um de ns: qual a motivao do seu corao: agradar a homens ou Mim? Quando antecipamo-nos aos problemas jejuando e orando, o nmero de desertos proporcionados por DEUS pode ser reduzido bastante e os proporcionados por satans so reduzidos a, praticamente, nenhum.

Jejum uma direo dada por DEUS.


Disseram-lhe, ento, eles: Por que jejuam os discpulos de Joo muitas vezes, e fazem oraes, como tambm os dos fariseus, mas os teus comem e bebem? E ele lhes disse: Podeis vs fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo est com eles? Dias viro, porm, em que o esposo lhes ser tirado, e ento, naqueles dias, jejuaro. (Lucas 5:33-35) Os fariseus eram os religiosos da poca de JESUS, doutores observadores da Lei entregue a Moiss, que gostavam de estar perto das coisas de DEUS, mas a dureza de seus coraes no lhes permitia estar com o prprio DEUS; cultuavam as coisas de DEUS: os smbolos, o templo, os rituais, as vestes, mas esqueciam-se de cultu-lO e ador-lO. JESUS foi questionado por eles sobre o porqu de seus discpulos no jejuarem. O SENHOR, ento, foi bastante claro ao afirmar que, enquanto Ele estivesse aqui na terra, isso no seria necessrio; seria, porm, a partir do momento que Ele fosse tirado do meio deles no momento de sua assuno ao cu. Os discpulos, naquela poca, enxergavam JESUS com seus prprios olhos naturais e hoje, ns, os Seus discpulos, enxergamos JESUS atravs de olhos espirituais, ou seja, atravs do ESPRITO SANTO temos nossa viso aberta e podemos visualizar DEUS agindo na nossa vida.

Jejum no salva, mas gera intimidade com DEUS aqui na Terra.


O cristo no precisa jejuar para ser salvo, uma vez que a salvao no depende disso, antes, o que traz a salvao a f em CRISTO e a graa de DEUS. Quando o cristo jejua, recebe muito mais as coisas de DEUS aqui na terra: mais uno, intimidade, santidade, limpeza do carter, poder de DEUS, autoridade espiritual, respostas s oraes, revelao de DEUS, conhecimento da palavra, enfim, mais do Reino de DEUS, dentre outras coisas. Estes so, porm, benefcios secundrios do 4

jejum, os quais jamais podem tomar o lugar de DEUS no nosso corao. O propsito primrio do jejum deve ser sempre o de agradar a DEUS e de aproximarmo-nos do Criador. O jejum tem a capacidade de limpar o carter da pessoa, visto trazer tona uma srie de deformidades que, at ento, estavam ocultas. Todo aquele que quer ser transformado imagem e semelhana de JESUS deve fazer do jejum uma prtica constante na sua vida, pois atravs dele os pecados ocultos e as distores de carter, tais como, cime, raiva, medo ou egosmo, so aflorados e expostos, para que haja remoo e cura pelo poder de DEUS.

Tipos de jejum
1 - Jejum parcial: o jejum em que h a abstinncia de qualquer tipo de alimento, e somente ingerese gua. Contudo, existem diversas variveis para esse tipo de jejum: no ingerir alimento slido; ou ento, no ingerir lquidos, exceto gua; somente ingerir legumes; ou ainda no ingerir carne. Jejum algo muito particular, variando de pessoa para pessoa, de necessidade para necessidade, de caso para caso. 2 Jejum completo: o jejum em que h a abstinncia de tudo que possa ser ingerido; em que no ingerimos gua e nem qualquer tipo de alimento. necessrio muito cuidado com esse jejum, pois a gua no considerada um alimento, mas sim uma necessidade para que o corpo humano funcione. Os mdicos advertem que o perodo mximo que o corpo humano suporta em abstinncia de gua, sem prejudicar a sade, de trs dias. Por um perodo maior que esse, o corpo humano j comea a ter seu funcionamento prejudicado. muito importante que o cristo cuide de seu corpo ao jejuar, pois durante o jejum, a luta contra a carne (sua natureza e impulsos) e no contra o corpo (fsico). Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Sus, e jejuai por mim, e no comais, nem bebais por trs dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas tambm jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que contra a lei; se perecer, pereci. (Ester 4:16) Ester convocou todo o povo judeu a fazer um jejum completo por ela, isto , sem a ingesto de qualquer tipo de alimento e tambm de gua, para que alcanasse o xito em um propsito especfico. Ento, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mo, levaramno para Damasco. Esteve trs dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu. (Atos 9:8 e 9) Paulo tambm passou por uma experincia de jejum completo diante de DEUS quando se converteu ao cristianismo, permanecendo trs dias sem ingerir alimento e gua. A bblia relata-nos uma exceo no que diz respeito a um jejum total por mais de trs dias, ocorrida quando Moiss permaneceu quarenta dias sem alimento ou gua, enquanto recebia as duas tbuas com os dez mandamentos dados por DEUS. Esse acontecimento, porm, foi algo excepcional, uma vez que, as condies em que Moiss estava, permitiam a ausncia de qualquer tipo de alimento, at mesmo de gua. Ele esteve simplesmente envolvido pela glria de DEUS por todos esses quarenta dias; era como se estivesse vivendo no mais aqui nessa terra, mas no cu, junto a DEUS. Conclumos, assim, que o jejum somente necessrio enquanto no vamos para a glria, no somos arrebatados ou no falecemos em CRISTO. Justamente por isso que JESUS nos diz, naquele texto, que, enquanto Ele estivesse aqui na terra, seus discpulos no precisariam jejuar, mas depois de Sua partida, o jejum seria algo obrigatrio na vida de qualquer um que quisesse segu-lO. Quando formos arrebatados e estivermos face a face com JESUS, j estaremos com corpos glorificados, no teremos mais doena no corpo e, to pouco, na alma, estaremos ntimos com o Pai, por isso, no ser mais necessrio jejuar, visto que nossa natureza carnal, as doenas, o distanciamento de DEUS, no mais existiro. 5

Jejum que agrada a DEUS.


Mas qual o jejum que agrada e qual o jejum no agrada a DEUS? E, quando jejuardes, no vos mostreis contristados como os hipcritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens parea que jejuam. Em verdade vos digo que j receberam o seu galardo. Tu, porm, quando jejuares, unge a tua cabea, e lava o teu rosto, para no pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar publicamente. (Mateus 6:16-18) Agradar a DEUS com jejum ou qualquer outra coisa, depender da nossa motivao. Jejuar com o objetivo de mostrar-se aos homens contradiz as direes dadas por DEUS, sendo essa atitude totalmente contrria ao propsito bsico do jejum, pois, ao invs de anular a carne, a pessoa inflamaa, se auto-promovendo e exaltando-se. A motivao errada conduz o homem ao afastamento de DEUS, ao invs de aproxim-lo. O jejum algo muito particular entre voc e DEUS, ou seja, Ele mostrar o motivo do jejum e o que jejuar, e as outras pessoas no precisaro notar que voc est fazendo isso. Outra pessoa somente saber que jejuamos se for um jejum coletivo, como por exemplo, o jejum de uma igreja, de um ministrio, de uma famlia ou, ainda, se for para edificar a f de algum, repartindo experincias e testemunhos. O jejum funciona quando feito para DEUS e no para homens. Jejum no foi feito para se exibir como algum super espiritual, mas sim para relacionar-se com DEUS. As perguntas mais comuns que fazemos so: o que vou deixar de comer ou beber? Quantas horas no dia? Por quanto tempo? importante sabermos que a resposta sempre ser dada pelo SENHOR, sempre respeitando a sua sade, seu trabalho, sua famlia, etc. O jejum no est limitado abstinncia de comida e bebida, mas vlido para qualquer coisa que agrada a carne, como televiso e internet, por exemplo. Se estivermos gastando tempo demais em frente a uma televiso, sem investir tempo com DEUS, provvel que esteja na hora de jejuarmos a TV, passando a investir tempo com SENHOR. Se ficvamos por trs horas em frente da TV, por exemplo, podemos usar essas mesmas trs horas buscando a DEUS. Partindo desse raciocnio, podemos jejuar tantas outras coisas que roubam a nossa comunho com Ele: internet, bate-papo on line, novelas, futebol, copa do mundo, programas de auditrio, horas e horas ao telefone, compras no shopping, cinema, vdeo game. Maneiras de matarmos nossa carne e aproximarmo-nos de DEUS no faltam; Ele dever sempre estar em primeiro plano em relao a todas as demais atividades da nossa vida. O tempo reservado para DEUS tem de ser sempre maior que o tempo disponibilizado a qualquer outra atividade; isso vale, inclusive, para o trabalho. Quando passamos oito horas de um dia no trabalho, precisamos fazer com que DEUS esteja conosco durante essas oito horas do dia. A leitura da palavra de DEUS, meditao e vivncia dela, so indispensveis enquanto se jejua; unida a isso, vem a orao, para obter-se a direo de dEle. A base da vida de qualquer cristo resumida em um trip, composto de orao, jejum e leitura da Palavra. Nossa salvao gratuita, mas a uno e o Reino de DEUS so conquistados com muito esforo, pois para se viver o poder de DEUS necessrio pagar o preo, por meio de consagrao, leitura e meditao da palavra e, como resultado, a revelao do SENHOR vir sobre as nossas vidas. Devemos sempre nos perguntar se nosso jejum vlido, se est na direo de DEUS, se o propsito coincide com o dEle ou veio da nossa carne, afinal, possumos uma natureza pecaminosa e desejos prprios, que nem sempre coincidem com os de DEUS. Todos ns estamos sujeitos ao pecado, porm, no andamos na prtica dele, por isso, temos de ter o hbito de confessar nossas transgresses, para que o jejum agrade a DEUS e no seja feito de maneira mecnica e fria. Ele agrada-se mais de um testemunho de ajuda ao prximo do que de um jejum. De nada vale jejuar e ter uma vida de fachada, de nada adianta fazer um voto com DEUS e viver com o uso de mscaras. 6

Propsitos do Jejum
1 - Consagrao Disse o SENHOR a Moiss: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum, seja homem seja mulher, fizer voto especial, o voto de nazireu, a fim de consagrar-se para o SENHOR, abster-se- de vinho e de bebida forte; no beber vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem tomar beberagens de uvas, nem comer uvas frescas nem secas. Todos os dias do seu nazireado no comer de coisa alguma que se faz da vinha, desde as sementes at s cascas. Todos os dias do seu voto de nazireado no passar navalha pela cabea; at que se cumpram os dias para os quais se consagrou ao SENHOR, santo ser, deixando crescer livremente a cabeleira. Todos os dias da sua consagrao para o SENHOR, no se aproximar de um cadver. Por seu pai, ou por sua me, ou por seu irmo, ou por sua irm, por eles se no contaminar, quando morrerem; porquanto o nazireado do seu DEUS est sobre a sua cabea. Por todos os dias do seu nazireado, santo ser ao SENHOR. (Nmeros 6:1-8) Voto de nazireu era uma consagrao a DEUS que envolvia abstinncia de produtos derivados de uva e tambm de certas atitudes, como tocar em cadver, contaminando-se com impurezas e cortar o cabelo. Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avanada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara e que era viva de oitenta e quatro anos. Esta no deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e oraes. (Lucas 2:36 e 37) Ana no saia do templo, mas orava e jejuava com freqncia. Ela estava o tempo todo com o SENHOR. A vida dessa mulher girava em torno do SENHOR e no o contrrio: DEUS girava em torno dela; Ele era o centro de sua vida, e no ela mesma. Esse propsito de jejum gera intimidade com DEUS. 2 Buscar a direo de DEUS Precisamos estar sensveis voz do ESPRITO SANTO, pois DEUS quer revelar-Se ao seu povo e, para que isso acontea, necessrio que haja uma preparao das nossas vidas, a fim de recebermos os segredos de DEUS. Atravs do jejum podemos buscar a revelao e a direo que DEUS tem para ns, para nossa famlia, nossa igreja, nossa nao, etc. DEUS se revelar para aqueles que O buscarem e se prepararem para receber os seus segredos.

E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; no comeu po, nem bebeu gua, e escreveu nas tbuas as palavras da aliana, os dez mandamentos. (xodo 34:28) Aps o jejum, Moiss recebeu das mos do prprio DEUS os segredos para se viver atravs dos mandamentos. Foram direes a serem seguidas por toda uma nao, para que houvesse bom xito em tudo que eles fizessem. Quando jejuamos, somos capacitados a receber segredos e novidades de DEUS para transformar quaisquer situaes a nossa volta. 3 Perdo DEUS no quer saber se temos condies de perdoar o prximo, pois a verdade que no temos. O que Ele quer saber se estamos dispostos a perdoar (liberar, pedir e aceitar o perdo). O perdo vem de DEUS, um sentimento divino. Ao SENHOR, nosso DEUS, pertence a misericrdia, e o perdo. (Daniel 9:9) 7

O segredo se abrir para isso e buscar a intimidade com DEUS para poder viver o perdo (perdoar, ser perdoado, etc.). Devemos perguntar diariamente ao ESPRITO SANTO para quem temos de pedir perdo, pois, s vezes, fazemos o mal para algum sem percebermos. Quando temos dificuldade em perdoar algum, precisamos jejuar para romper com essa barreira. 4 Consolo Na nossa vida temos momentos de tristeza e por isso que o ESPRITO SANTO chamado de Consolador. E tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias. (1 Samuel 31:13) Nessa passagem, o povo no jejuou pelos mortos, mas sim para o seu prprio conforto e consolo durante aquele perodo de tristeza. 5 Arrependimento O pecado fecha a porta para a entrada de DEUS no nosso corao, mas o arrependimento a chave que abre essa porta para Ele entrar com a Sua santidade. O arrependimento diferente de remorso, pois ele gera nojo a qualquer tipo de pecado; o remorso, por sua vez, o sofrimento e o tormento da mente em funo da culpa, da acusao e da opresso, lanadas por satans. O arrependimento a real mudana e a converso aos princpios e valores institudos por DEUS: aquele que se arrepende passa a no mais admitir qualquer situao na sua vida que o afaste de DEUS. Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso corao; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso corao, e no as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se no se voltar e se arrepender, e deixar aps si uma bno, em oferta de alimentos e libao para o SENHOR vosso Deus? Tocai a trombeta em Sio, santificai um jejum, convocai uma assemblia solene. E vs, filhos de Sio, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dar em justa medida a chuva tempor; far descer a chuva no primeiro ms, a tempor e a serdia. E as eiras se enchero de trigo, e os lagares transbordaro de mosto e de azeite. E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exrcito que enviei contra vs. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais ser envergonhado. (Joel 2:12-15 e 23-26) Toda vez que o cristo jejua por arrependimento de pecados, DEUS muda a sua condio: da escravido, DEUS o conduz para uma condio de liberdade. Congregaram-se em Mispa, tiraram gua e a derramaram perante o SENHOR; jejuaram aquele dia e ali disseram: Pecamos contra o SENHOR. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa. (1 Samuel 7:6) A origem da palavra arrependimento fornece-nos uma idia de respirar profundamente, isto , analisamos com profundidade, com detalhes, a nossa condio e retornamos aos valores de CRISTO. Aquilo que ns damos valor precisa ser a mesma coisas que DEUS valoriza. Um real arrependimento conduz a uma real converso e, como conseqncia disso, a uma real comunho com DEUS. Um falso arrependimento, no entanto, conduz a uma falsa converso e falsa comunho com DEUS. 6 Cura 8

O jejum pode ser feito com o propsito de ver a cura do SENHOR sendo manifesta. Quanto a mim, porm, estando eles enfermos, as minhas vestes eram pano de saco; eu afligia a minha alma com jejum e em orao me reclinava sobre o peito. (Salmo 35:13) DEUS quer curar Seu povo, no importando qual seja a enfermidade: fsica, doena hereditria, ferida na alma ou nos sentimentos; no importa! O jejum trs mais rapidamente a cura em todos os aspectos da vida. 7 Vida Ministerial A seguir, foi JESUS levado pelo Esprito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. (Mateus 4:1 e 2) JESUS tinha um chamado aqui na terra: a misso de oferecer salvao humanidade. Para iniciar essa chamada ministerial, Ele jejuou; encheu-Se do ESPRITO SANTO para as lutas que enfrentaria. Chegado o momento de iniciar Sua vida ministerial, JESUS preparou-se atravs de um jejum. Isso vale para qualquer cristo: para dar incio vida ministerial, necessrio encher-se do ESPRITO SANTO e receber capacitao de DEUS por meio do jejum. O jejum faz-se necessrio no somente para iniciar um ministrio, mas para qualquer tarefa a ser realizada ao longo deste. Se iniciarmos a caminhada com um jejum, devemos tambm iniciar cada passo dentro dela com um jejum. Isso nada mais do que realizar jejuns pela prpria vida ministerial, de modo a receber direo, capacitao e confirmao do chamado. 8 Intercesso Tudo o que DEUS j fez de bom para cada um de ns, queremos tambm que Ele faa para aqueles que ainda no experimentaram o sabor da salvao, da realizao de promessas, de milagres e curas, de experincias vivas e poderosas com o ESPRITO SANTO, dentre tantas outras coisas. Se quisermos ver mudanas na vida dos outros, DEUS chama-nos a jejuar por eles como forma de intercesso. E buscou Davi a Deus pela criana; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. (2 Samuel 12:16) Um grande sonho nosso o de ver toda a nossa famlia salva, liberta e restaurada e isso somente possvel se for pelas mos de JESUS. Creio que todos os cristos oram por isso diariamente e isso o que realmente deve ser feito, mas precisamos injetar um combustvel nas regies celestiais: o jejum. Jejuar e orar em intercesso a favor do prximo pode ser a maneira mais rpida e eficaz de se gerar mudanas na vida das pessoas. A orao como uma bomba que abala o reino das trevas, porm o jejum e a orao permitem que essa bomba tenha seus efeitos de devastao multiplicados; isso demonstrado no tempo e nos resultados. No podemos acomodar-nos com a obra que DEUS est fazendo na nossa vida, antes temos tambm de querer que ela estenda-se a todas as pessoas. 9 - Guerra Espiritual Entendemos por guerra espiritual qualquer confronto com as trevas. Podemos citar como alguns exemplos disso a conquista de almas, de cidades e territrios, o confronto com principados, potestades e demais demnios, a proteo nas batalhas, o mapeamento espiritual, etc. Para envolverse em qualquer forma de guerra espiritual, obrigatria a prtica do jejum como uma forma de preparao para essas lutas. Mas esta casta de demnios no se expulsa seno pela orao e pelo jejum. (Mateus 17:21) 9

O bom xito, em determinados confrontos, tem como fator determinante o jejum, pois, ao mesmo tempo, que ele nos fortalece, enfraquece o inimigo. Isso, em hiptese alguma quer dizer que o poder de DEUS dependa do jejum, mas sim que Ele delega funes e autoridades para seus soldados, portanto, tais soldados tambm devem portar-se de forma responsvel e obediente ao seu Comandante. Uma pessoa que sabe de sua importncia dentro do combate, enxerga-se como um verdadeiro soldado, contudo, uma pessoa que no tem a conscincia daquilo que representa para DEUS nessa guerra, fatalmente tende a enxergar-se como um nmero a mais na multido. Lembrese: DEUS chama-nos por nome e sobrenome, e no por um nmero de srie. Ento, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para ns, para nossos filhos e para tudo o que era nosso. Porque tive vergonha de pedir ao rei exrcito e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto j lhe havamos dito: A boa mo do nosso Deus sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua fora e a sua ira, contra todos os que o abandonam. Ns, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu. (Esdras 8:21-23) O cristo jamais deve se esquecer que o confronto com as trevas real. O lado inimigo tambm jejua para obter a vitria, mas o nosso DEUS infinitamente maior do que o deus deles. 10 - Agradecimento / Gratido / Adorao Jejuamos para agradar a DEUS, como forma de gratido pelo que Ele tem feito por ns, por amor a Ele e como forma de sacrifcio vivo a DEUS. Rogo-vos, pois, irmos, pelas misericrdias de DEUS, que apresenteis os vossos corpos por sacrifcio vivo, santo e agradvel a DEUS, que o vosso culto racional. (Romanos 12:1) Todo jejum uma forma de sacrifcio vivo, santo e agradvel. Dizemos que um sacrifcio, pois, o jejum orientado por DEUS, trar consigo dificuldades e lutas para ser realizado, mas, ao serem vencidas tais dificuldades e lutas, alcanaremos a vitria. Existe, portanto, um sabor gratificante em entregar-se e sacrificar-se para DEUS. Jejuar no fcil; um sacrifcio e, como o prprio nome sugere, difcil. um sacrifcio vivo porque, ao matarmos a nossa carne, automaticamente estaremos vivificando nosso esprito junto a DEUS; jejum gera vida espiritual naquele que o faz. um sacrifcio santo porque ao jejuarmos, separamo-nos da corrupo da carne, fazemos oposio ao pecado e nos aliamos santidade de DEUS. E finalmente um sacrifcio agradvel, pois, trocamos aquilo que agrada a nossa carne, para agradar a DEUS e, sendo assim, dizemos que os sonhos e maneiras de DEUS so mais importantes que os nossos sonhos e a nossa maneira de se agir. 11 Por propsitos especficos dados por DEUS DEUS formou-nos com propsitos especficos de vida e, para que cada plano de DEUS realmente ocorra na nossa vida, precisamos jejuar, a fim de conhecermos a vontade do SENHOR e recebermos as promessas dEle. JESUS, quando estava vivendo na terra, disse que Ele e DEUS eram um s, pois as motivaes e os sonhos de JESUS eram os mesmos de DEUS, a maneira de JESUS pensar era a mesma da de DEUS e a submisso de JESUS autoridade de DEUS, era total. Eu e o Pai somos um. (Joo 10:30) Nossos sonhos devem ser os mesmos dEle, nossa maneira precisa ser espelhada na dEle e a nossa submisso necessita estar completamente enraizada na autoridade de DEUS. Isso ser um com DEUS.

10

Exemplos de jejuns:
importante reforar que a bblia no determina regras e frmulas para o jejum. Vimos at aqui que eles podem variar de acordo com os seus propsitos. Portanto, cada cristo livre para orar a DEUS e ver quando jejuar, como e o que jejuar. Mas a bblia deixa-nos algumas direes a serem seguidas para os jejuns. Alm do jejum de trs dias, h pelo menos outros dois exemplos bblicos: a) Jejum de 40 dias Esse jejum serve para fortalecimento, enchimento do ESPRITO SANTO e para lutar e guerrear. Representa o plantio para a posterior colheita dos objetivos de vida, sendo uma preparao para a conquista futura. Exemplos: JESUS (Mateus 4:2); Moiss (xodo 34:28); Jejum anual da Igreja Bola de Neve. b) Jejum de 21 dias Esse jejum serve para receber as respostas de DEUS suas perguntas: sim, no, espere ou siga em frente. Serve tambm para enfraquecer e matar a carne: jejuamos para anular, em nossas vidas, a vaidade, o orgulho e tudo que agrada a nossa carne. Qual seria a nossa reao e resposta se DEUS dissesse-nos: Filho, a partir de hoje, quero que voc jejue aquilo que a sua carne mais gosta, at a volta de JESUS? DEUS jamais ir forar-nos a algo. Lembre-se, porm, que jejum sacrifcio e, quanto menos sacrifcio de nossa parte, menos uno de DEUS ser derramada; por outro lado, quanto mais sacrifcio de nossa parte, mais uno, mais intimidade, mais autoridade, mais revelao, mais plenitude, mais Reino de DEUS faro parte da nossa vida. Mais importante que iniciar um jejum cumprir o propsito estabelecido, pois todo jejum um voto feito a DEUS. Cabe ressaltar que votos so alianas firmadas entre pelo menos duas partes, que devem ser cumpridas conforme acordadas. Quando a DEUS fizeres algum voto, no tardes em cumpri-lo; porque no se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor que no votes do que votes e no cumpras. (Eclesiastes 5:4 e 5) DEUS no viola votos, Ele no volta atrs, cancelando acordos e tratados e o maior exemplo de voto o reconhecimento de JESUS como nico SENHOR e Salvador pessoal. J imaginou se DEUS quebrasse esse voto? Ou seja, durante toda a nossa vida guardamos a f em JESUS, cumprimos os Seus mandamentos, honramos a nossa parte da aliana, porm no final da nossa vida e na hora de carimbar o passaporte para o cu, recebemos a seguinte notcia de DEUS: mudei de idia e voltei atrs na nossa aliana, no nosso pacto. Sinto muito, queira por gentileza retirar-se daqui. Ainda bem que DEUS fiel, e isso jamais aconteceu ou vai acontecer; Ele jamais quebrar um voto ou uma aliana estabelecida. Se um voto for quebrado, com toda a certeza isso ocorrer por causa do homem e no por causa de DEUS. Contudo, levando-se em conta o fato de no sermos DEUS e, s vezes, errarmos, Ele oferece-nos a chance de arrependimento e pedido de perdo, caso tenhamos quebrado algum voto ou algum jejum durante a campanha.

Passos para a prtica do jejum:


Ao praticarmos o jejum, precisamos observar alguns passos: 1 Acertar-se com DEUS e com o prximo; arrepender-se dos pecados e pedir perdo a DEUS e ao prximo. 2 - Orar e conversar com o ESPRITO SANTO; ver qual a vontade de DEUS, expondo os propsitos e os objetivos, pedindo ajuda, auxlio e a fora necessria para o sustento durante o jejum.

11

3 - Combinar com DEUS o tipo, o tempo e os demais detalhes. Toda a direo ser dada por Ele. O cristo possui armas espirituais, sendo duas delas, o jejum e a orao. Com o uso dessas armas abrimos espao para JESUS viver na nossa vida e vencer as nossas batalhas, alm de conhecermos cada vez mais o SENHOR. Caso voc nunca tenha feito um jejum, encorajo-te a fazer, mas caso j tenha feito, encorajo-te a fazer disso uma prtica constante em sua vida. Dessa forma, DEUS te dar experincias tremendas na sua caminhada com JESUS.

Questes relacionadas ao estudo.


1) 2) 3) 4) Com suas palavras, defina o que o jejum cristo. Por que o jejum sempre deve ser acompanhado de orao? Atravs de quais pontos o jejum atua no relacionamento entre DEUS e o homem? Escolha trs propsitos de jejuns e comente-os mencionando a causa de sua escolha.

Aula prtica.
Nessa semana, pea para DEUS te mostrar algum motivo para jejuar. Inicie um propsito na sua vida: jejue e ore para testemunhar o que DEUS operou.

12

S-ar putea să vă placă și