Sunteți pe pagina 1din 22

CONFLITOS INTERNACIONAIS Milene Dantas Cavalcante1 1 Introduo Em conformidade com o parecer da CPJI proferido em 1924 no caso Mavrommatis, por

conflito ou litgio internacional deve-se entender todo desacordo sobre certo ponto de direito ou de fato, uma contradio ou oposio de teses jurdicas ou de interesses entre dois Estados. Insta observar que embora o conceito da Corte se refira a conflito estabelecido entre dois Estados, os protagonistas de um litgio internacional podem ser perfeitamente um grupo de Estados, bem como os demais sujeitos do Direito Internacional Pblico, tais como as organizaes internacionais. Essa temtica dos conflitos internacionais, por sua vez, sempre constituiu uma questo relevante do Direito Internacional Pblico. Nessa perspectiva, at o comeo do sculo XX, a guerra era tida como uma opo legtima para que os Estados resolvessem as suas disputas. Somente aps esse perodo que foram firmados instrumentos, nos quais a guerra tornou-se um ilcito internacional. A proscrio pura e simples do uso da fora, contudo, no foi suficiente para evitar por completo, como no tem evitado, o emprego de armas na soluo de controvrsias. Da que, paralelamente, foram desenvolvidas e continuam se aperfeioando mecanismos de soluo pacfica que tm evitado de forma eficiente, situaes de confrontos blicos, ou quando no evitados, reduzidos os seus efeitos. Diante desse quadro que o presente trabalho tem por escopo analisar a temtica dos conflitos internacionais, estudando em linhas gerais os meios de soluo pacfica de controvrsias e a guerra frente ao direito internacional contemporneo. Para tanto, inicialmente ser feita uma exposio sobre os meios pacficos de soluo de litgios consagrados na Carta das Naes Unidas e em outros instrumentos. Posteriormente, com relao aos conflitos internacionais, ser feita uma exposio sobre as fontes do direito da guerra. Logo aps, traar-se- a evoluo da norma proibitiva da
1 Bacharel em Direito (UFG) e Relaes Internacionais (UCG). Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Direito, rea de Relaes Internacionais, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

2 guerra, para em seguida serem estudados o uso da fora e da legtima defesa no mbito da Carta de So francisco. Por fim, ser feita uma abordagem sobre duas figuras de freqente incidncia na cena internacional, quais sejam, as represlias e a retorso. 2 Soluo Pacfica de Controvrsias No obstante o fato de a histria registrar uma srie de conflitos armados entre os Estados com a predisposio dos mais fortes de tentarem submeter os mais fracos, as relaes entre os Estados tambm tm sido marcadas pelo interesse comum de preservar o relacionamento pacfico entre eles. A soluo pacfica de conflitos entre os Estados foi se consolidando ao longo da Histria, consubstanciando-se em institutos que foram consagrados pelos usos e costumes internacionais. Nessa perspectiva, foram adotados, principalmente do decorrer do sculo XX, alguns tratados multilaterais com o fim de regular, em nvel regional e em nvel global, os mecanismos para a soluo pacfica de disputas. Assim, entre as convenes realizadas em nvel global, pode-se citar a Conveno de Haia para a Soluo Pacfica de Conflitos Internacionais de 1899, a segunda Conveno de Haia para a Soluo Pacfica de Conflitos Internacionais de 1907 e o Ato Geral para a Soluo Pacfica de Controvrsias Internacionais em 1928, mais conhecido como Ato Geral de Arbitragem de Genebra, sob a gide da Liga das Naes. Em nvel regional vlido mencionar, no continente americano, o Tratado Interamericano sobre bons Ofcios e Mediao de 1936 e o Tratado Interamericano de Solues Pacficas de Litgios de 1948, denominado Pacto de Bogot.2 Tais institutos de soluo de controvrsias no mbito do Direito Internacional Pblico, com a criao da ONU, passaram a ser os nicos legtimos. Assim, dispe o artigo 2.3 da Carta das Naes Unidas que:

2 Guido Soares (2004, p. 165-166) observa que de uma maneira geral esses tratados normalmente no foram
invocados pelos Estados em situaes reais e que o que se tem verificado, no curso da histria e cada vez com mais freqncia, a prtica dos Estados em inclurem nos tratados ou convenes clusulas especiais denominadas de clusulas de solues pacficas de controvrsias, nas quais se dispe sobre os procedimentos a serem tomados em caso de eventuais e futuras controvrsias entre os mesmos.

3
Todos os membros devero resolver suas controvrsias internacionais por meios pacficos, de modo que no sejam ameaadas a paz, a segurana e a justia internacionais.

Ademais, o art. 33 da mesma Carta complementa:


As partes em uma controvrsia, que possa vir a constituir uma ameaa paz e segurana internacionais, procuraro, antes de tudo, chegar a uma soluo por negociao, inqurito, mediao, conciliao, arbitragem, soluo judicial, recurso entidades ou acordos regionais, ou a qualquer outro meio pacfico sua escolha.

Pela leitura do dispositivo, observa-se quais so os modos pacficos de soluo de litgios internacionais3, cuja anlise ser feita em seguida.

2.1 Negociaes O primeiro meio de soluo pacfica de conflitos e o mais comum so as negociaes diplomticas. Estas podem assumir a forma de negociaes bilaterais - entre dois sujeitos do Direito Internacional Pblico - ou de negociaes multilaterais, as quais podem ocorrer sem referncia a um foro institucionalizado, ou durante as sesses de congressos e conferncias, ou ainda numa reunio ordinria ou extraordinria de uma organizao intergovernamental. Como resultado das negociaes pode ocorrer uma desistncia - quando uma das partes renuncia ao direito que pretendia -, aquiescncia - quando h o reconhecimento por uma das partes da pretenso da outra -, e transao - quando ambas as partes fazem concesses recprocas. Ainda vlido mencionar que as negociaes, sejam elas unilaterais ou bilaterais, so admitidas em quaisquer fases de outros procedimentos, bem como responsvel cotidianamente pela soluo de vrios litgios internacionais.

2.2 Bons Ofcios

3 Tais modos normalmente so classificados em diplomticos, jurdicos e polticos. Todavia, como essa
qualificao no unnime entre os doutrinadores, o presente artigo se restringir a mencion-los sem enquadrar na referida classificao.

4 Apesar da Carta da ONU no mencionar os bons ofcios como um meio pacfico de soluo de controvrsias, tal procedimento um dos mais antigos e j foi consagrado pelos usos e costumes internacionais. Os bons ofcios se caracterizam pelo entendimento entre as partes envolvidas em um conflito, facilitado pela ao amistosa de um terceiro. Este terceiro uma pessoa de direito internacional, ou seja, um Estado ou Organizao Internacional, embora normalmente se individualize a iniciativa na pessoa do chefe de Estado ou de Governo ou na de um alto funcionrio dentro de uma organizao, como o Secretrio Geral das Naes Unidas. Este terceiro, chamado prestador de bons ofcios limita-se a aproximar as partes, proporcionando um campo neutro para as negociaes. Assim sendo, nem o oferecimento dos bons ofcios e nem a sua recusa devem ser considerados um ato inamistoso. Ao longo de sua Histria, o Brasil tanto j se utilizou dos bons ofcios, como j recolheu a ao amistosa de um terceiro Estado. Exemplo deste ltimo, foi a prestao de bons ofcios por parte de Portugal, em 1864, para que Brasil e Gr-Bretanha reatassem as relaes diplomticas rompidas aps o incidente Christie. Como exemplo mais contemporneo pode-se mencionar a ao dos Estados Unidos, com o governo Carter para promover a aproximao entre Egito e Israel. A srie de negociaes que se seguiram culminaram posteriormente com a celebrao do acordo de Camp David. 2.3 Mediao Outro instituto que se aproxima bastante dos bons ofcios a mediao, j que ela tambm importa o envolvimento de terceiro no conflito. Este, por sua vez, no possui uma atuao meramente instrumental. Assim, o mediador no se restringe a simplesmente propor uma base de negociaes, mas antes a propor a base de um acordo. Da se falar que a mediao vai alm dos bons ofcios, j que o mediador participa de maneira regular e ativa nas negociaes. A mediao tanto pode ser oferecida quanto solicitada, sendo que a recusa

5 em mediar ou a recusa em aceitar a mediao no deve ser considerado um ato inamistoso. Isso porque o mediador deve contar invariavelmente com a confiana das partes em conflito. O Brasil, conjuntamente com a Argentina, o Chile, os Estados Unidos, o Peru e o Uruguai j foram mediadores ao longo da Guerra do Chaco entre Bolvia e Paraguai, entre 1935 e 1938. Na atualidade, observa-se que alm dos Estados e das organizaes internacionais, outros atores internacionais, como igrejas e personalidades, tambm tm atuado como mediadores. Essa afirmao, todavia, ponderada pela observao de Rezek (2000, p. 334) de que o mediador, quando no seja nominalmente um sujeito de direito das gentes (....), ser no mnimo um estadista, uma pessoa no exerccio de elevada funo pblica, cuja individualidade seja indissocivel da pessoa jurdica internacional por ele representada. 2.4 Conciliao Um outro meio pacfico de soluo de controvrsias e uma espcie de variante da mediao a conciliao que se caracteriza por maior aparato formal. Assim sendo, a conciliao exercida em coletivo, ou seja, no h um conciliador, mas uma comisso de conciliao, cuja funo o exame e apresentao de uma soluo a um litgio. Em verdade, a conciliao uma mediao institucionalizada sujeita a regras de procedimentos. A conciliao pode resultar tanto de um acordo preestabelecido ou ad hoc entre as partes envolvidas na disputa. Atualmente, a conciliao est prevista em um bom nmero de instrumentos internacionais como a Conveno de Viena sobre Direitos dos Tratados de 1969, a Conveno da Biodiversidade e a Conveno sobre Mudana do Clima, ambas de 1992 - nas quais a conciliao uma forma alternativa de soluo de controvrsias quando do fracasso da arbitragem -, e a Conveno de Montego Bay de 1982 sobre Direito do Mar. 2.5 Inquritos

6 Um outro meio pacfico de soluo de controvrsias so os inquritos, os quais se referem a um procedimento preliminar de instncia diplomtica, poltica ou jurisdicional com o fim de estabelecer antecipadamente a materialidade dos fatos. Os inquritos normalmente se fazem presentes quando uma situao de fato reclama esclarecimento, bem como geralmente so conduzidos por comisses semelhantes s de conciliao. Tais comisses, portanto, tm por fim apurar fatos ainda ilquidos, de modo que se prepare adequadamente o ingresso numa das vias de efetiva soluo do conflito. Sobre os inquritos, Guido Soares (2004, p. 167) afirma que:
(...) so formas tpicas do sculo XX, em particular no interior das organizaes intergovernamentais, em virtude das quais so constitudas pessoas ou comisses, com a finalidade de esclarecer fatos e, eventualmente sugerir condutas e solues. Implicam o dever de os Estados suportarem a presena de pessoas ou comisses internacionais em seus territrios (em particular os deveres de outorgar-lhes privilgios e imunidades, para o bom cumprimento das respectivas misses), bem como o dever de franquear-lhes os dados sobre os fatos investigados.

Exemplos disso so as averiguaes do cumprimento pelos Estados das obrigaes internacionais relativas a padres mnimos assegurados aos trabalhadores no mbito da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), ao regime de proteo dos direitos humanos, a controles relativos a desarmamento e da verificao dos materiais nucleares que so transacionados em nvel internacional sob a gide da Agncia Internacional de Energia Atmica (AIEA).

2.6 Consultas A consulta, como mtodo pacfico de soluo de litgios, pode ser conceituada como uma troca de opinies, entre dois ou mais litigantes, direta ou indiretamente interessados em uma disputa internacional, com o fim de alcanarem uma soluo conciliatria. Foi no sistema americano, porm, que o sistema de consultas se desenvolveu e adquiriu carter preciso de meio de soluo de controvrsias, bem como de meio de cooperao pacifista internacional. Nesse sentido, no mbito da Organizao dos Estados Americanos (OEA)

7 existe a institucionalizao das consultas em um dos seus rgos que a Reunio de Consulta dos Ministros das Relaes Exteriores, encarregada de examinar os problemas de carter urgente e de interesse comum para os Estados americanos. 2.7 Arbitragem Um outro meio e um dos mais antigos de soluo de controvrsias a arbitragem. Esta se caracteriza por ser um procedimento atravs do qual os litigantes escolhem um rbitro ou um tribunal composto de vrias pessoas, normalmente escolhidas pela sua especialidade na matria, bem como pela neutralidade e imparcialidade, para dirimir um litgio mais ou menos delimitado pelos litigantes, segundo procedimentos igualmente estabelecidos diretamente por eles, ou fixados pelo rbitro, por delegao dos Estados instituidores da arbitragem. (SOARES, 2004, p.170-171) A arbitragem se distinguiria em dois tipos: voluntria ou facultativa e permanente ou obrigatria. A primeira surgiria do compromisso entre as partes para a soluo de uma controvrsia que j surgiu. Assim, no h um acordo anterior entre as partes, pois o litgio no foi previsto. A conveno arbitral para a instaurao desse tipo de julgamento chamada de compromisso. Nesse compromisso, os litigantes mencionam as regras do direito aplicvel, designam o rbitro ou o tribunal arbitral, eventualmente estabelecem prazos e regras de procedimento e se comprometem a cumprir a sentena arbitral como preceito jurdico obrigatrio. tambm conhecida como arbitragem ad hoc, por ser criado um juzo arbitral para aquele caso. A arbitragem permanente ou obrigatria decorre de um acordo prvio entre as partes, as quais prevem que caso haja um divergncia entre elas, ser submetida uma soluo arbitral. Esse compromisso prvio pode ser tanto um tratado geral de arbitragem quanto uma clusula arbitral inserida em um tratado. No primeiro caso, dois ou mais Estados escolhem em carter permanente essa via para a soluo de disputas que venham a contrap-los no futuro. No segundo caso, os Estados vinculados por um tratado bilateral ou coletivo, sobre qualquer matria, inserem no seu texto uma clusula arbitral, estabelecendo que as questes resultantes da aplicao daquele pacto, dever resolver-se mediante arbitragem. (REZEK, 2000, p. 343)

8 A Corte Permanente de Arbitragem foi criada na 1. Conferncia de Haia, em 1899, e revista na 2. Conferncia, em 1907. A finalidade dessa Corte era impulsionar a evoluo da arbitragem para o tipo judicirio, com a instituio de um tribunal permanente e a possibilidade de ser desenvolvida uma jurisprudncia. Entretanto, ela trabalhou apenas em 24 arbitragens desde a sua criao at hoje, tornando-se um recurso cada vez mais raro depois da instituio da CPJI e, posteriormente da CIJ, que passaram a ter a preferncia dos Estados para a soluo de litgios. No obstante o insucesso da CPA, a arbitragem em si ganhou bastante relevncia nos dias correntes. Um dos motivos o fato de que a arbitragem se encontra cada vez mais minuciosamente regulamentada em grandes tratados. Tal o caso da Conveno de Montego Bay sobre Direito do Mar de 1982, a qual possui mais de um anexo onde se detalham as obrigaes dos Estados de resolverem as controvrsias decorrentes de sua interpretao e aplicao pelo mecanismo da arbitragem. Alm disso, o crescimento do direito econmico faz com que se procure solues cada vez menos institucionalizadas e mais rpidas, como a arbitragem. Isso fez com que as arbitragens no ficassem restritas s a resolver os conflitos entre os Estados, mas tambm propiciar a soluo de litgios entre os Estados e particulares estrangeiros. Nesse sentido, foi institucionalizada em 1965, sob a gide do Bird, o Centro Internacional para a Resoluo de Disputas sobre Investimentos (conhecido pela sigla CIRDI, ou em ingls ICSID), com sede em Washington. Ademais, a arbitragem cresce em importncia diante da emergncia dos fenmenos das integraes econmicas regionais, as quais necessitam de solues para os litgios por rgos tcnicos e mais atentos a fenmenos econmicos que os Tribunais judicirios internos dos Estados-partes. (SOARES, 2004, 171) o caso do Nafta e do Mercosul. No caso do Mercosul, o procedimento da arbitragem consta nos trs grandes tratados multilaterais entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, quais sejam, o Tratado de Assuno de 1991, o Protocolo de Braslia de 1991 e o Protocolo de Ouro Preto de 1994. Guido Soares (2004, p. 173) afirma que no Mercosul a arbitragem relativamente institucionalizada, j que apesar de no ser:

9
(...) administrada por uma centro ou uma entidade especializada em arbitragens (como a Corte Permanente de Arbitragem, em Haia, ou o referido Cirdi), (...) conta com algumas normas sobre a constituio de tribunais arbitrais, listas de pessoas elegveis a rbitros ou superrbitros, regras mnimas sobre procedimentos, requisitos da sentena e obrigatoriedade de cumprimento das decises finais pelos Estados-partes do Mercosul.

2.8 Tribunais Internacionais

Outro meio de soluo de litgios internacionais aquele dado pelos tribunais internacionais. As cortes internacionais se diferenciam das outras formas de soluo de disputas entre os Estados pelo fato de constiturem um organismo institucionalizado com funes claras e determinadas, fixadas em instrumentos internacionais solenes. A sua jurisdio e competncia so permanentes. A sua existncia no tempo assegurada por um corpo de juzes nomeados pelos Estados e onde se procura uma representatividade universal, por um secretariado com sede a todos conhecida, alm de permitir a formao de uma jurisprudncia mais definida. (SOARES, 2004, p. 173) O primeiro tribunal internacional permanente foi a Corte de Justia CentroAmericana, instituda por tratado em 1907 entre Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicargua e dissolvida em 1918. Aos poucos novos tribunais permanentes foram surgindo, com o objetivo de resolver vrios problemas. Dentre esses novos tribunais, uns surgiram com carter universal e outros de natureza regional. 2.8.1 Tribunais Internacionais de Carter Universal 2.8.1.1 Corte Internacional de Justia Em 1920 foi instituda pelo Pacto da Liga das Naes, uma Corte Permanente de Justia Internacional (CPJI), com sede em Haia e com vocao universal. Essa Corte foi extinta em 1939 quando da ecloso da Segunda Guerra Mundial. Com a instituio da ONU, a Corte foi rebatizada de Corte Internacional de Justia (CIJ), com o status de rgo da referida Organizao. A Corte Internacional de Justia composta por quinze juzes eleitos, em voto separado, pela Assemblia Geral e pelo Conselho de Segurana das Naes Unidas. O

10 mandato dos juzes de nove anos, sendo permitida a reeleio, e procedendo-se renovao pelo tero a cada trs anos. A CIJ possui competncia contenciosa e consultiva. Com relao competncia contenciosa, esta exercida atravs do julgamento de litgios entre Estados. No que concerne jurisdio da Corte, a mesma pode ser invocada quando se configura determinadas hipteses. Primeiramente, quando conste de um tratado bilateral ou multilateral que na eventualidade de uma divergncia sobre a sua interpretao ou a sua aplicao, as partes recorrero jurisdio da CIJ, podendo exigir ou no que o seu recurso fique condicionado a exausto dos outros meios de soluo de controvrsias. Outra hiptese pela submisso por um Estado de uma demanda jurisdio da Corte ou pela aceitao expressa ou tcita por outro Estado da jurisdio, no caso de no haver nenhum ttulo de justificao da jurisdio da CIJ. (SOARES, 2004, p. 176) Outra hiptese pelo denominado compromisso, no qual os Estados litigantes reconhecem a jurisdio da Corte, descrevem a controvrsia, indicam o direito aplicvel - se o Direito Internacional Geral ou a norma especfica de um tratado ou conveno internacional - e os pontos sobre os quais se pede um pronunciamento da Corte.4 Enfim, a jurisdio da CIJ estabelecida pelo depsito por parte do Estado junto ao Secretrio Geral da ONU de uma declarao na qual conste a aceitao incondicionada da jurisdio da CIJ, no momento em que subscrever o Estatuto da Corte, ou a qualquer tempo. o que se chama de clusula facultativa de jurisdio obrigatria. Diz-se facultativa porque os Estados tm a faculdade de adot-la ou no, e obrigatria porque determina a jurisdio obrigatria da Corte para os Estados que a adotarem (SOARES, 2004, p. 175). Por tais fatores que se observa que a jurisdio da Corte no automtica, ficando a merc da vontade dos litigantes. Hodiernamente, apenas 52 Estados reconhecem a jurisdio obrigatria da CIJ, sendo que dos membros permanentes do Conselho de Segurana, apenas o Reino Unido a reconhece. Sem falar nos casos de retirada da declarao de aceitao compulsria da jurisdio da CIJ.
4 Guido Soares (2004, p. 175) afirma que a principal diferena entre um compromisso numa arbitragem e o compromisso perante a Corte Internacional de Justia o fato de que nesta inexistem regras concernentes ao procedimento, uma vez que este j se encontra disciplinado no Estatuto e no Regimento Interno da Corte.

11 Assim, ficaram notrios os casos em que a Frana retirou a declarao aps acionada pela Austrlia e pela Nova Zelndia em razo das experincias nucleares que fazia no Pacfico, e no caso dos Estados Unidos que retirou a sua aceitao aps ser demandada pela Nicargua no caso das atividades militares que os americanos promoveram nesse pas, tendo sido condenados reparao dos prejuzos causados. Apesar disso, a Corte Internacional de Justia possui um prestgio indubitvel, no s pelo seu posicionamento institucional dentre os cinco rgos da ONU, mas pela relevncia que a Carta das Naes Unidas atribuiu s suas decises. Nesse sentido dispe o artigo 94 da Carta:
Art. 94 1. Cada membro das naes Unidas se compromete a conformar-se com a Deciso da Corte Internacional de Justia em qualquer caso em que for parte. 2. Se uma das partes num caso deixar de cumprir as obrigaes que lhe incumbem em virtude de sentena proferida pela Corte, a outra ter direito a recorrer ao Conselho de Segurana que poder, se julgar necessrio, fazer recomendaes ou decidir sobre medidas a serem tomadas para o cumprimento da sentena.

Este dispositivo, ao mesmo tempo em que confere um carter executrio aos acrdos da Corte, fica sujeita ao vcio essencial que marca o funcionamento do Conselho de Segurana. Assim, na medida em que apenas cinco pases tm direito a veto, a imposio do cumprimento da deciso fica submetida aos interesses desses Estados. Com relao competncia consultiva da CIJ, esta se verifica pela emisso de pareceres consultivos por parte da Corte, desde que os pedidos se refiram a qualquer questo de ordem jurdica, em conformidade com o artigo 96 da Carta de So Francisco, e que sejam solicitados por Estados-membros da ONU, pelos rgos das Naes Unidas ou pelas entidades especializadas devidamente autorizadas pela Assemblia Geral.

2.8.1.2 Tribunal Internacional do Direito do Mar

12 Outro exemplo de tribunal internacional de vocao universal o Tribunal Internacional do Direito do Mar, institudo pela Conveno das Naes Unidas sobre Direito do Mar, adotada em Montego Bay em 1982. Este Tribunal tem sede em Hamburgo, na Alemanha, composto por 21 juzes eleitos pela Assemblia dos Estados-partes e seu domnio temtico a mencionada Conveno e, portanto, todo o direito referente aos espaos marinhos e s suas extenses. 2.8.1.3 Tribunal Penal Internacional Outro Tribunal que merece ser mencionado o Tribunal Penal Internacional. Para a sua concretizao, no entanto, foi necessrio um longo percurso. Fruto de um verdadeiro ideal da sociedade internacional, o movimento pela criao de uma corte internacional para julgar os crimes internacionais se deu aps a I Guerra Mundial. A II Guerra Mundial trouxe a tona novamente a questo, diante de seus crimes monstruosos. Nessa perspectiva, em 1945 foi institudo, pelo Acordo de Londres, o Tribunal Militar Internacional de Nuremberg com o fim de julgar os grandes criminosos de guerra dos pases europeus do Eixo. Em Nuremberg foram julgadas 22 pessoas. O julgamento dos criminosos da II Guerra Mundial se deu ainda no Tribunal Militar Internacional de Tquio (criminosos japoneses). Em 1993, por resoluo do Conselho de Segurana foi aprovado, por unanimidade, a criao de um tribunal internacional para julgar as violaes graves praticadas no territrio da ex-Iugoslvia depois de 1991. Em 1994, o Conselho de Segurana criou um tribunal para julgar os crimes praticados em Ruanda. Finalmente em 1998, a Conferncia das Naes Unidas reunida em Roma, aprovou a criao de uma Corte Criminal Internacional, permanente e com sede em Haia. O Estatuto de Roma que aprova a criao do Tribunal entrou em vigor somente em 2002, aps o depsito do sexagsimo instrumento de ratificao, em conformidade com o disposto no artigo 126 do referido Estatuto. Assim, o Tribunal Penal Internacional tem personalidade internacional e competncia para julgar: a) crime de genocdio, ou seja, qualquer ato praticado com a inteno de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, tnico, racial ou religioso,

13 enquanto tal; b) crime contra a humanidade, tais como assassinato, escravido, priso violando as normas internacionais, violao, tortura, apartheid, escravido sexual, prostituio forada, esterilizao etc; c) crime de guerra, como homicdio internacional, destruio de bens no justificada pela guerra, deportao, forar um prisioneiro a servir nas foras inimigas etc; e d) crime de agresso. A jurisdio resume-se a simples ratificao da Conveno, o que torna um Estado parte do TPI. No caso dos Estados no-partes, a jurisdio se exercer se os mesmos depositarem junto ao escrivo uma declarao de que aceitam a jurisdio do Tribunal no caso em particular. 2.8.2 Tribunais Internacionais de Carter Regional 2.8.2.1 Tribunais de Direitos Humanos No que se refere aos Tribunais internacionais regionais, pode-se mencionar o Tribunal de Estrasburgo e o Tribunal de San Jos da Costa Rica cujas competncias esto limitadas s questes relativas proteo dos direitos humanos. Nesse sentido e com relao ao sistema europeu de proteo aos direitos humanos, insta observar que a Corte Europia dos Direitos Humanos, em Estrasburgo, teve estendida a sua competncia para poder receber diretamente as reclamaes dos indivduos contra quaisquer Estados-partes. Ademais, o sistema europeu tambm serviu de modelo para o sistema americano de proteo dos direitos humanos. No continente americano, alm da declarao formal dos direitos protegidos na Conveno Americana sobre Direitos Humanos, em So Jos da Costa Rica (conhecida como Pacto de San Jos), em 1969, foi institudo uma duplicidade de rgos para a verificao da adimplncia daqueles direitos. Nesse sentido, foi criada a Comisso Interamericana de Direitos Humanos, sediada em Washington e um tribunal internacional, a Corte Interamericana de Direitos Humanos, composta de sete juzes nacionais dos Estadosmembros da OEA, e com sede em San Jos na Costa Rica. A Corte Interamericana tem uma dupla competncia: em matria consultiva para a interpretao, a pedido dos Estados-membros da OEA, do Pacto de San Jos e de

14 outros tratados relativos proteo dos direitos humanos nos Estados americanos, bem como sobre a compatibilidade dos mencionados instrumentos internacionais e as leis internas dos Estados, ou ainda a pedido da Reunio de Consultas dos Ministros das Relaes Exteriores destes Estados e da Comisso Consultiva de Defesa da OEA - ; em matria contenciosa - por provocao da Comisso Interamericana de Direitos Humanos ou de um Estado-parte, em qualquer caso relativo interpretao ou aplicao do Pacto de San Jos, quando esgotados os procedimentos que o Tratado prescreve para que a matria seja submetida Corte. 2.8.2.2 Tribunal de Justia das Comunidades Europias Por fim, dentre os tribunais internacionais regionais, pode-se citar o Tribunal de Justia das Comunidades Europias, com sede em Luxemburgo, cuja competncia est relacionada s questes relativas integrao econmica regional, nas reas de mercado comum. O TJCE composto de um juiz por Estado-membro e por oito advogados-gerais, os quais possuem mandatos de seis anos e so designados de comum acordo pelos governos dos Estados-membros. A misso do Tribunal a de assegurar o respeito do direito na interpretao e aplicao dos Tratados constitutivos das Comunidades Europias, bem como das normas jurdicas adotadas pelas instituies comunitrias competentes. Para tanto, o Tribunal foi dotado de amplas competncias jurisdicionais e pela previso de uma srie de aes e recursos. 3 Conflitos Armados No obstante a previso de uma srie de mecanismos de soluo de disputas, as controvrsias entre os Estados podem degenerar em uma guerra. Esta, at certo ponto da primeira metade do sculo XX, era juridicamente lcita. Partindo desse entendimento da licitude do recurso s armas como meio de ao poltica que foram editadas vrias regras. 3.1 Fontes do Direito da Guerra

15 Em 1856, foi firmada a Declarao de Paris, a qual dispe sobre a guerra martima, proibindo a prtica de corso e protegendo navios mercantes neutros contra os efeitos das hostilidades. Posteriormente, foi assinada em 1868 a Declarao de So Petersburgo que probe na guerra terrestre, o uso de certas armas capazes de provocar sofrimento desnecessrio aos combatentes. Em 1874, a Declarao de Bruxelas, tambm relativa guerra terrestre, prescreve certas garantias s pessoas que no participam do combate. (REZEK, 2000, p. 360). Dentre todos os textos da poca, o mais importante, sem sombra de dvidas, a Conveno de Genebra de 1864, a qual considerada o marco inicial do direito humanitrio. A Conveno de Genebra de 1864 cria o Comit Internacional da Cruz Vermelha e transforma em direito algumas normas costumeiras. Em 1949, diante do imperativo de atualizar e ampliar o acervo normativo humanitrio foram celebradas quatro Convenes em Genebra. A primeira versa sobre a proteo dos feridos e enfermos na guerra terrestre, a segunda dispe sobre a proteo dos feridos, enfermos e nufragos na guerra naval, a terceira determina qual o tratamento que deve ser dispensado aos prisioneiros de guerra, e por fim, a quarta Conveno trata da proteo dos civis em tempo de guerra. Segundo Resek (2000, p. 365-356)
O sistema protetivo das Convenes de Genebra repousa sobre alguns princpios, como o da neutralidade (a assistncia humanitria jamais pode ser vista como uma intromisso no conflito; em contrapartida, todas as categorias de pessoas protegidas devem abster-se, durante todo o tempo, de qualquer atitude hostil), o da no-discriminao (o mecanismo protetivo no pode variar em funo da raa, do sexo, da nacionalidade, da lngua, da classe ou das opinies polticas, filosficas e religiosas das pessoas), e o da responsabilidade (o Estado preponente, e no o corpo de tropa, responsvel pela sorte das categorias de pessoas protegidas e pela fiel execuo das normas convencionais). (grifo do autor).

No obstante o fato das quatro Convenes de 1949 se referirem a conflito armado internacional, o artigo 3., comum a todas elas, determina que mesmo nos conflitos internos deve prevalecer um mnimo de humanidade. Em 1977 foram firmados dois protocolos adicionais s Convenes de 1949, tambm com o propsito de reafirmar e desenvolver o direito internacional humanitrio aplicvel aos conflitos armados. Assim, o Protocolo I se refere proteo das vtimas de

16 conflitos armados internacionais, nos quais se incluem as guerras de libertao nacional. J o Protocolo II cuida da proteo s vtimas de conflitos armados sem carter internacional, o que equivaleria aos conflitos internos do gnero guerra civil. Cotejando, porm o princpio da no ingerncia internacional em assuntos de competncia interna dos Estados, no so consideradas as agitaes e tumultos isolados nos quais no se pode detectar dentre os rebeldes um mnimo de organizao e responsabilidade. (REZEK, 2000, p. 366) Em oposio ao direito de Genebra ou direito humanitrio, est o direito de Haia, composto pelas Convenes de Haia de 1907, em nmero de treze. Apesar das regras de Haia disciplinarem prticas cabveis somente num cenrio de guerra lcita, algumas normas ainda hoje so teis no mbito dos conflitos armados que desafiam o ideal pacifista das Naes Unidas. Nessa perspectiva, afirma-se que o direito da guerra propriamente dito apresenta limitaes em razo das pessoas, em razo do lugar e em razo das condies. Assim, os no combatentes devem ser poupados de qualquer ataque ou dano intencional, os ataques s devem se dar sobre alvos militares, e ficam proibidas as armas e os mtodos de guerra que ocasionam sofrimento excessivo aos combatentes inimigos.5 3.2 Uso da Fora O ponto marcante na histria do direito internacional que implicou significativa alterao no rumo do uso da fora pelos Estados ocorre em 1919 com a aprovao do Pacto da Sociedade das Naes, logo aps o trmino da I Guerra Mundial. A mudana consistia em uma obrigao de se recorrer a meios pacficos para solucionar as questes entre os Estados e de no recorrer guerra sem antes exaurir aqueles meios. Pela estrutura do Pacto, os Estados renunciavam parcialmente guerra, uma vez que surgida a controvrsia, havia uma moratria de trs meses, em que o Estado 5
Fbio Konder Comparato (2001, p. 211-212) afirma que o vigente Direito de Haia composto pelo Protocolo de Genebra de 1925, sobre a proibio do emprego na guerra de gases asfixiantes, txicos e similares e de meios bacteriolgicos de guerra; o Tratado para a Proscrio de armas nucleares na Amrica Latina; o Tratado de no-proliferao das armas nucleares de 1968; a Conveno sobre a proibio do desenvolvimento, produo e estocagem de armas bacteriolgicas e a base de toxinas e sua destruio, de 1972; a Conveno sobre a proibio do desenvolvimento, produo, estocagem e uso de armas qumicas e sobre a destruio das armas qumicas existentes no mundo, adotada no mbito das Naes Unidas em 1993; o Tratado de proibio completa de testes nucleares de 1996; e a Conveno de Ottawa sobre a Proibio do Uso, Armazenagem, Produo e Transferncia de Minas Antipessoais, de 1997.

17 deveria abster-se de qualquer ato de guerra, aps a sentena arbitral ou judicial sobre a disputa.6 Em 1928, foi assinado o Pacto de Paris, ou Pacto Briand-Kellog, o qual nasceu como um tratado geral de renncia guerra. Esse Tratado recebeu na poca mais de sessenta adeses, o que para o perodo, representava um nmero extremamente significativo. Neste Pacto, as partes condenam o recurso guerra como forma de soluo de controvrsias entre Estados, renunciando a ela como instrumento de poltica nacional em suas relaes internacionais. Finalmente, a guerra era colocada na ilegalidade. Muito embora considerando a guerra como ilcito, o Pacto de Paris no tinha estruturado um mecanismo dedicado a solucionar controvrsias entre Estados. O Pacto se restringia a declarar que o violador no poderia gozar da proteo que o mesmo estendia, ficando, portanto, a merc de outros membros. Posteriormente, em 1945, a Carta das Naes Unidas, j em seu prembulo se prope a preservar as geraes vindouras do flagelo da guerra, que por duas geraes consecutivas trouxe sofrimentos indizveis humanidade. Interessante observar que este o nico momento que a Carta utiliza-se do vocbulo guerra, evitando, assim, maiores discusses tericas sobre a extenso do conceito. Com efeito, a Carta menciona o uso da fora em trs ocasies: a) no artigo 2.3, quando determina aos membros que resolvam suas controvrsias internacionais por meios pacficos, de tal modo a no ameaar a paz, a segurana e a justia internacionais; b) no artigo 2.4, quando determina aos membros que evitem a ameaa ou o uso da fora contra a integridade territorial ou a independncia poltica de outro Estado; c) no artigo 51, quando preserva o que chama de direito inerente de legtima defesa individual ou coletiva, em caso de ataque armado. No artigo 39, o Conselho de Segurana determinar, para a manuteno ou o restabelecimento da paz, a existncia de qualquer ameaa paz, ruptura da paz ou ato de
6 Pacto da Sociedade das Naes, art. 12.1: Todos os membros da Sociedade, concordam em que, se entre eles surgir uma controvrsia suscetvel de produzir uma ruptura, submetero o caso seja ao processo de arbitragem ou a uma soluo judiciria, seja ao exame do Conselho. Concordam, tambm, em que no devero, em caso algum, recorrer guerra, antes da expirao do prazo de trs meses aps a deciso arbitral ou judiciria, ou o relatrio do Conselho.

18 agresso7, devendo nesses casos determinar as medidas necessrias. Nesse sentido, o artigo 42 faculta ao Conselho a utilizao da fora. Da dizer-se que o poder do Conselho amplo. De fato, o modelo criado de proibio do uso da fora est corporificado no artigo 2.4 da Carta das Naes Unidas, o qual determina que os Estados, em suas relaes internacionais, se abstenham de fazer uso da fora ou da ameaa de seu uso, contra outros Estados, admitindo como nicas excees o uso da fora em legtima defesa e mediante autorizao do Conselho de Segurana, neste segundo caso de forma coletiva. Essas disposies da Carta implicaram uma alterao em praticamente tudo que o direito internacional havia construdo durante sculos sobre o conceito de guerra justa e o uso da fora. Na medida em que a legtima defesa se tornou o nico meio legtimo para o uso da fora, afirma-se que o modelo das Naes Unidas privilegia a busca da paz, se no em detrimento, mas ao menos a considerando mais importante do que a prpria justia. Essa presuno, todavia, de que a manuteno da paz era um conceito que estaria acima de qualquer outro, foi sendo alterada no curso da histria da ONU. Assim, os interesses individuais, regionais e at coletivos, fez com que novos conceitos polticos fossem se afirmando e foraram uma alterao do modelo original da Carta. Exemplo disso a noo de autodeterminao dos povos que passa a admitir o uso da fora na luta contra regimes racistas e colonialistas. Outro conceito que foi utilizado foi o de guerra de libertao para justificar o uso da fora tendo como objetivo a implantao revolucionria de regimes de governo socialista. Tal prerrogativa tambm foi argida por pases capitalistas como forma de impor a outro Estado um determinado regime de governo. Enfim, os Estados passaram a construir complexas e elaboradas teorias para justificar o uso da fora. A histria da ONU tambm evidencia as dificuldades na implementao do modelo de segurana coletiva, planejado pelos autores da Carta. Assim, o direito de veto atribudo ao Membros Permanentes do Conselho de Segurana transformou-se num dos pontos de atrito mais srios no processo de tomada de decises daquele rgo, principalmente durante os anos da Guerra Fria, j que os referidos Membros Permanentes utilizam o seu poder de veto de acordo com os seus interesses. 7 Em conformidade com a Resoluo 3.314 da Assemblia Geral, agresso o uso da fora armada por um
Estado contra a soberania, integridade territorial ou independncia poltica de outro Estado ou de maneira contrria Carta das Naes Unidas, conforme se estabelece nessa definio.

19 Todos esses aspectos fizeram com que o artigo 2.4 da Carta sofresse um impacto em sua credibilidade. A despeito das violaes do mencionado dispositivo, HUCK (1996, p. 159) pondera afirmando que o esprito da norma mantem-se ntegro e que as violaes ao preceito normativo (...) no contam com suficiente fora e impacto para revogar o esprito da norma, inserido profundamente da conscincia dos Estados modernos". Alm disso,
cada Estado que recorria ao uso da fora, e era acusado de faz-lo ilegalmente, afrontando o princpio da Carta, procurava defender sua posio justificando sua atitude e fundamentando-a nas prprias disposies da Carta. Pode-se admitir que tais argumentos no se apresentam com suficiente estrutura e sustentao lgica ou jurdica, mas a tentativa dos acusados de agresso ilegal de fundamentar suas defesas nos princpios estatudos pela Carta aparecia como uma clara manifestao desses mesmos Estados pela vigncia e preservao de tais princpios. Ningum fundamenta suas razes em princpios que acredita terem perdido a eficcia. (HUCK, 1996, p. 158)

3.3 Legtima Defesa O artigo 51 da Carta das Naes Unidas reconhece o direito legtima defesa, na ocorrncia de um ataque armado e at que o Conselho de Segurana venha a tomar as medidas necessrias para a manuteno da paz e da segurana internacionais. Partindo desse dispositivo que expressamente faz meno necessidade de um ataque armado e do artigo 2.4 que veda o uso da fora, ganha inegvel vigor o argumento de que a legtima defesa preventiva, bem como as represlias, so recursos ilegais fora. Assim, contra o argumento terico de que o artigo 51 da Carta no revogou o direito costumeiro dos Estados, que assegura a defesa preventiva, quando dispe que "nada na presente Carta poder prejudicar o direito inerente de legtima defesa", est a prpria redao do artigo 51 que menciona a ocorrncia de um ataque armado como fato que autoriza a exceo ao princpio bsico de condenao genrica do uso da fora, sendo que o seu exerccio ainda sofrer limitaes de tempo e de circunstncias. 3.4 Represlias e Retorso8

8 Alguns autores como Accioly classificam as represlias e a retorso como meios coercitivos de soluo de controvrsias. Por outro lado, h autores como Mello, que classificam as represlias e a retorso como sanes no Direito Internacional, as quais, no entender do autor, devem ser monoplios das organizaes internacionais.

20 As represlias so medidas de fora, contrrias ao direito internacional, adotadas por um Estado, em decorrncia de atos ilcitos praticados contra ele por outro Estado, com o fim de impor a este o respeito ao direito. Assim, as represlias consistem em atos intrinsicamente ilcitos, que procuram ser justificados por representarem uma resposta a um anterior ato ilcito, tendo por finalidade a retratao, a reparao ou ainda uma indenizao por parte daquele que o alvo da represlia. Desta forma, as represlias consistem em recursos temporrios e limitados, quanto ao uso da fora, que no chegam a alterar o estado de paz nem a atingir terceiros Estados. (HUCK, 1996, p. 107) A represlia, por sua vez, pode ser armada ou desarmada. Como exemplo de represlia armada h o bloqueio pacfico, o qual consiste em interromper as comunicaes com os portos ou as costas de um pas, ou ainda impedindo a entrada e sada de quaisquer navios independente da sua nacionalidade. (ACCIOLY, 1996, p. 439) O bloqueio pacfico foi intensamente utilizado no sculo XIX. J a represlia no armada abarca uma srie de medidas, tais como embargo, confisco etc. O embargo significa a proibio de trfico imposta por um Estado a navios estrangeiros determinados, que se encontrem em suas guas territoriais ou portos, ou ainda o comrcio de certas mercadorias, tais como o material blico. (HUCK 1996, p. 107) O boicote implica a interrupo de relaes comerciais com um Estado estrangeiro. Um instituto que guarda semelhana com a represlia a retorso. Esta se distingue daquela, uma vez que se dirige contra um determinado Estado que praticou um ato, mas sem violao manifesta do direito internacional. Assim, o ofendido aplica ao ofensor as mesmas medidas que foram aplicadas em relao ele. Mais freqente a utilizao da retorso em casos de expulso de cidados estrangeiros ou ainda a solicitao de retirada de diplomatas representantes do Estado, contra o qual se pretende reagir. Importante ressaltar que especialmente aps o pacto Briand-Kellog e a Carta da ONU, a represlia passou a ser entendida como uma forma ilegal de uso da fora. (HUCK, 1996, p. 108) Assim, a interpretao do artigo 2.4 da Carta no deixa margem para a legalidade da represlia. Dentro de um sistema rgido, o uso da fora individual no abarca excees alm da legtima defesa a um ataque armado. Ademais, h uma srie de outras medidas, como as de natureza econmica e comercial, para responder a ataques desarmados, no sendo, portanto, necessrio, o recurso represlia.

21

4 Consideraes Finais A partir do exposto, observa-se que por controvrsia deve-se entender qualquer oposio de interesses entre as pessoas envolvidas em qualquer rea das relaes internacionais e qualquer que seja a sua natureza, econmica, poltica etc. Tambm se verificou que vrios so os instrumentos internacionais firmados ao longo da histria com o intuito de fazer com que os sujeitos internacionais resolvessem as suas disputas de forma pacfica, evitando que tais litgios degenerassem em algum tipo de conflito armado. Esse ideal ficou expresso na Carta das Naes Unidas a qual determina que as partes numa controvrsia devem procurar, antes de tudo, chegar a uma soluo por negociao, inqurito, mediao, conciliao, arbitragem, soluo judicial, recurso a entidades ou acordos regionais, ou a qualquer outro meio pacfico. Nessa perspectiva, foram analisados cada um dos mencionados meios de soluo de litgios, alm de outros consagrados pelas regras costumeiras ou em tratados internacionais. Finalmente, foi analisado um dos aspectos mais relevantes da matria sobre conflitos que exatamente o uso da fora nas relaes internacionais. Assim sendo, e ainda no mbito da Carta das Naes Unidas foi reafirmado, em termos categricos, a ilegalidade da guerra. Hodiernamente s se admite o uso da fora em caso de legtima defesa individual ou coletiva, diante de um ataque armado. Neste contexto e no obstante as crticas atribudas Organizao das Naes Unidas em mais de cinqenta anos de existncia, principalmente no que concerne ao funcionamento do Conselho de Segurana que pelo sistema de veto fica a merc dos interesses dos Membros Permanentes -, e mesmo a flagrante violao dos preceitos contidos na Carta por alguns Estados, a ONU teve atuaes importantes na preveno e na soluo de litgios internacionais, evitando que eles deflagrassem em um conflito maior, alm do fato de que os princpios enunciados em sua Carta esto indubitavelmente presentes na conscincia dos Estados. Enfim, diante da abrangncia e da quantidade de questes que envolvem a

22 temtica referente aos conflitos internacionais, o presente trabalho, evidentemente no esgota o assunto, mas destaca os aspectos mais importantes de to relevante tema para a sociedade internacional, a qual progressivamente vai procurando instituir um sistema eficiente de soluo e composio de litgios, com a reduo do recurso fora. 5 Referncias ACCIOLY, Hildebrando. Manual de direito internacional pblico. 12 ed. So Paulo: Saraiva, 1996. COMPARATO, Fbio Konder. A afirmao histrica dos direitos humanos. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2001. HUCK, Hermes Marcelo. Da guerra justa guerra econmica: uma reviso sobre o uso da fora em direito internacional. So Paulo: Saraiva, 1996. KLOR, Adriana Dreyzin de; PIMENTEL, Luiz Otvio; KEGEL, Patrcia Luza; BARRAL, Welber. Soluo de Controvrsias: OMC, Unio Europia e Mercosul. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, 2004. MAZZUOLI, Valrio de Oliveira (org.). Coletnea de direito internacional. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. MELLO, Celso D. de Albuquerque. Curso de direito internacional pblico. 13. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. 2.v. MERCADANTE, Araminta de Azevedo; MAGALHES, Jos Carlos de (coords.). Soluo e preveno de litgios internacionais. So Paulo: Necin-Projeto Capes, 1998. v.1. MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cludia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no direito. 2.ed. rev. So Paulo: Saraiva, 2004. RESEK, Jos. Francisco. Direito internacional pblico. 8.ed. rev. atual. So Paulo: Saraiva, 2000. SOARES, Guido Fernando Silva. Curso de direito internacional pblico. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2004. v. 1. VENTURA, Deisy; SEITENFUS, Ricardo. Introduo ao direito internacional pblico. 3. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

S-ar putea să vă placă și