Sunteți pe pagina 1din 8

POLTICA DA SADE NO BRASIL: PERODO COLONIAL, IMPRIO E REPBLICA VELHA

Jos Rmulo Machado Diogo 1

Desde o descobrimento o Brasil passou a ser utilizados pelos portugueses como mero instrumento de seus prprios interesses. A princpio como relata a histria, o Brasil era considerado o paraso terreno, onde se encontrava apenas beleza, riqueza e os habitantes os ndios eram robustos e geis e que eram desconhecedores das graves doenas que atacavam todo o continente europeu. Percebe-se que o processo da raiz histrica da doena no Brasil esta marcada pela excluso das camadas populares da sociedade, a sade hegemnica. Embora como a contnua interveno o Estado que lana o projeto poltica social, ainda menos valorizado pelo poder pblico republicano, que visa apenas os investimentos da expanso da produo, deixando as promessas de melhorar a qualidade de vida da populao para depois, em segundo plano. A populao que era a parte que produzia as riquezas brasileiras pouco assistida e torna-se mais doente com facilidade, deixando sua alimentao e deixando assim o pais sempre no ranque da pobreza. Os ltimos anos do imprio foram marcados por uma serie de fatores de ordem econmica, social e poltica. Esse perodo de crise, assinalado pelo desenvolvimento de diversas questes foi a poca em que importantes personagens como os cientistas e sanitaristas surgiram com novos tratamentos que poderia libertar o Brasil do rtulo das doenas da pobreza. Muitos movimentos foram derrubados onde, o Estado e a Medicina

Jos Rmulo Machado Diogo, acadmico da Faculdade de Tecnologia Intensiva FATECI, curso de Fonoaudiologia noite 8 semestre, Fortaleza-Cear. romulo700@hotmail.com.

uniram-se para buscar forma de relacionamento com a sociedade, testando nos anos seguintes nos formas de organizao das aes em favor da sade coletiva

POLTICA DA SADE PBLICA NO BRASIL COLNIA No comeo de tudo, quando o Brasil foi descoberto por Pedro Alves Cabral no ano de 1500. O Brasil era tido como uma terra de riqueza grandiosa era um lugar onde seus moradores eram livres de todas e quaisquer enfermidades. As primeiras imagens do Brasil paraso duraram pouco, pois aps a chegada dos Europeus que tinham a inteno de explorar toda a riqueza da terra chamada Brasil ficou mais difcil, depois dos conflitos com os indgenas, as freqentes enfermidades se tornaram um dos principais obstculos para os colonizados. Aps, lutas, isolamentos, enfermidades, os nativos do lugar chamado Brasil, enfrentavam agora o medo do mtodo cura trazido pelos Europeus com muitas dificuldades, pois passavam longos perodos aqui, baixos salrios e ainda amedrontados com os perigos que enfrentariam por aqui. Alm do mais os mtodos trazidos pelos poucos mdicos que aqui estavam eram rejeitados de acordo com: FILHO, 2003. P.6. Os poucos mdicos e cirurgies que se instalaram no Brasil encontraram todo tipo

de dificuldades para exercer a profisso. Alm do imenso territrio e da pobreza da maior parte dos habitantes, que no podiam pagar uma consulta, o povo tinha medo de submeter aos tratamentos. Baseados em purgantes e sangrias. Em vez de recorrer aos mdicos formados na Europa, a populao colonial rica ou pobre, preferia utilizar os remdios recomendados pelos curandeiros negros ou indgenas.

Alm, dos negros e os indgenas no seguissem as orientaes mdicas nesse perodo, somente perodo de surto da varola foi que fizesse que a orientao mdica fosse aceita. Pois de acordo com: ARAGUAIA, 2002. A varola em conceitos atuais.

Mais que a peste negra, tuberculose ou mesmo a AIDS, a varola afetou a humanidade de forma significativa, por mais de 10000 anos. Mmias, como a de Ramss V, que data o perodo de 1157 a.C, apresentam sinais tpicos da varola - esta que tida como a principal causa de mortes em nosso pas, desde o seu descobrimento. Desconhecidos at pouco tempo atrs, pouco se sabia quanto transmisso de doenas causadas por vrus. No caso da varola, esta se d pelo contato com pessoas doentes ou objetos que entraram em contato com a saliva ou secrees destes indivduos.

Penetrando no corpo, o patgeno se espalha pela corrente sangunea e se instala, principalmente, na regio cutnea, provocando febre alta, mal estar, dores no corpo e problemas gstricos. Logo depois destas manifestaes surgem, em todo o corpo, numerosas protuberncias cheias de pus, que dificilmente cessam sem deixar cicatrizes, e conferem coceira intensa e dor. O risco de cegueira pelo acometimento da crnea, e morte por broncopneumonia ou doenas oportunistas, j que tais manifestaes comprometem o sistema imunitrio, so riscos que o indivduo infectado est sujeito.

POLTICA DA SADE PBLICA NO BRASIL IMPRIO Em 1808 no Rio de Janeiro a famlia Real aporta seus navios, embora a Famlia Real tenha vindo fugida para o Brasil, deu inicio a um grande marco na histria do Brasil, pois s em 1815, o Brasil foi elevado categoria de reino, de modo que todas as terras portuguesas passaram a chamar-se Reino Unido de Portugal Brasil e Algarves.Com isso, o pais esse chamado Brasil deixa de ser colnia e ganho um novo status poltico. Pois foi devido vinda da Famlia real para o Brasil que rapidamente foi organizado em suas questes sanitrias. E assim por ordem da Famlia Real foi fundado escolas de medicinas, da por diante em funo da corte real foi surgindo vrios outros rgo com a tentativa de cuidar da sade pblica. O aparecimento da febre amarela, que de acordo com Secretaria de Sade do Distrito Federal e Ministrio da Sade/Secretaria de Vigilncia em Sade:

uma doena infecciosa febril aguda causada por um vrus e transmitida por mosquito (Haemagogus, Sabethes e Aedes aegypti). Possui dois ciclos epidemiolgicos distintos (silvestre e urbano). A febre amarela silvestre uma doena tpica de macacos que vivem nas florestas tropicais e equatoriais. Ela ocorre de forma cclica, com maior intensidade a cada cinco ou sete anos. O aparecimento de casos humanos da doena precedido de epizootias (morte de macacos). A febre amarela urbana no ocorre no Brasil desde 1942, entretanto com a ampla disseminao do mosquito Aedes aegypti no pas h risco de reurbanizao do vrus da febre amarela.

Ento o Rio de Janeiro exportava a febre amarela e a populao fragilizada lutava contra a morte, pois os doentes que eram ricos procuravam tratamento na Europa, enquanto os doentes mais pobres eram cuidados por negros curandeiros. Ento, nasce a poltica de sade brasileira com idias e planos para tentar combater as enfermidades que reduziam a vida da populao...

POLTICA DA SADE PBLICA NO BRASIL REPBLICA VELHA No comeo do Brasil Republicam o Brasil foi comandado pelas oligarquias, ou seja, os estados mais ricos. As oligarquias eram ricas por causa da produo de caf e a parte desses lucros foi aplicada nas cidades, assim fazendo com que acontea um crescimento urbano. No entanto, as oligarquias da republica velha buscavam o apoio da cincia para examinar os ambientes em termos fsicos e sociais das populaes urbanas. Por tanto, comea as fortes intervenes higienista, em especial em So Paulo, pois uma das mais ricas oligarquias, que decidiu destinar grandes verbas para a rea da sade publica, foram as maiores quantias at hoje investida na sade, em relao ao total de recursos anuais aplicados por um estado brasileiro. Depois de todo esse investimento as fiscalizaes ficaram muito mais rgidas. E tornou-se obrigatrio a notificaes oficial de todos os casos de doenas infecto-contagiosa. Alm disso, as autoridades determinaram que somente mdico com diploma pudesse cuidar dos enfermos. De acordo com FILHO, 2003, p19, as evolues das pesquisas comearam:
Na fase herica dos institutos pesquisas, muitos mdicos atuavam ao mesmo tempo como cientistas e como sanitaristas. Seguindo o exemplo de Oswaldo cruz, Emilio Ribas e Vital Brasil, seus discpulos realizavam pesquisas laboratoriais e, paralelamente, empreendiam arriscadas viagens pelo interior do Brasil, dando continuidade e seus estudos e oferecendo solues prticas para os problemas sanitrios das regies visitadas (...)

A partir por diante o governo comeou a empregar mais dinheiro em pesquisas e comeou a contratar mais pessoas especializadas afim de que a termo de sade o Brasil no tivesse o que falar, mas mesmo assim no foi o suficiente, pois sabemos at hoje que embora a situao do Brasil tenha melhorado muito em relao aos tempos passados, ainda temos muito do que melhorar. Contudo foram criados mais laboratrios de pesquisa a beneficio da sade coletiva. E alguns desses laboratrios comearam a ser criados em outras oligarquias. Mais enquanto isso, pelo menos ficava estvel a propagao de varias doenas, no entanto no restante do pais os ndices das enfermidades mantinham-se alto, com tendncia a elevar.

Conseqentemente teve o surgimento do Dr. Chagas, que de acordo com: FILHO, 2003, p20.
Tudo comeou no vero de 1909, quando Carlos Chagas trabalhava na organizao de uma campanha contra a malria na cidade mineira de Lassance (hoje Carlos Chagas). Preocupado em conhecer os insetos locais, o pesquisador percebei a existncia de um grande nmero de insetos hematfagos (que se alimentam de sangue humano), conhecidos como barbeiros. Procurando esclarecer suas caractersticas o Dr. Chagas analisou o contedo dos intestinos dos barbeiros, descobrindo ai um protozorio at ento desconhecido, a que chamou tripanossomo cruzi. Para saber se tal micrbio causava alguma doena, ele realizou exames de sangue nos moradores da regio (...) (...) A partir desse achado, o mdico descreveu o quadro clinico apresentado contaminados, estudado tambm as caractersticas da doena e seu modo de propagao. Soube-se ento que os barbeiros infestavam as casa d pau-a-pique, atacando os moradores enquanto dormiam. Como o intestino do inseto PE pequeno, ao mesmo tempo que o barbeiro ingere o sangue humano, expele fezes com o protozorio chagsico. Importunada pela picada, a vitima tende a coar o locar do pequeno ferimento e com isso o material contaminado cai na corrente sangunea, permitindo a infeco.

Essas enfermidades se estendiam para o campo, ou seja, para a populao mais pobre e quando o quadro de enfermidade aumentou debilitou toda a parte da populao pobre, que no tinha dinheiro para comprar remdio alguma das pessoas chegavam a trocar seus pertences pela medicao. O grande foco de doena infecto- contagiosa no se estendia somente no interior, acreditava-se que grande cidade do Rio de Janeiro havia grande ninhos de proliferao de doenas, por esse motivo os governantes que ali comandavam, deram ordem para que fosse destrudos prdios antigos em forma de cortios que estavam localizados no centro do Rio de janeiro. Em seguida, aps a derrubada desses prdios iniciou-se um grande trabalho de higienizao da rea, pois a cidade comearia a ganhar novos modelos arquitetnicos, pois muito acreditavam que o Rio dessa vez de Civiliza-se. A cidade de So Paulo tambm no acontece muito diferente a cidade do Rio de Janeiro, pois So Paulo tambm passou por demolies de Prdios e outras transformaes, mas s que de maneira bem gradual. O crescimento da interdependncia humana trouxe a extenso e a intensificao dos efeitos externos da ao, ou da prpria existncia, de uns, pobres, sobre outros, ricos. A transio para uma sociedade urbana e industrial, que evidencia os problemas da dependncia mtua, significou o abandono gradual tanto, devido sua impossibilidade, de solues individuais como fugir do contato com os destitudos e/ou deix-los ao sabor da sorte ou do

mercado, quanto, devido sua ineficcia frente ao tamanho do problema, de solues voluntrias como as organizaes filantrpicas, de caridade e auxlio-mtuo. As polticas de bem-estar contemporneas, como o prprio Estado que as produz, seriam resultados histricos no antecipados dos esforos das elites, e dos conflitos intra-elites, para explorar, administrar, controlar e remediar os crescentes efeitos externos da destituio, diante do crescente insucesso das solues individuais e da precariedade das solues voluntrias.2 Neste processo temos a gnese da chamada conscincia social, fundamental na formao de uma identidade coletiva e nacional, definida como "conscincia do crescimento intensivo e extensivo dos laos de interdependncia, junto com a disposio de contribuir com os remdios para as adversidades e deficincias que afetam os outros" (De Swaan, idem:10).3 Esse senso de responsabilidade, que no eliminou a ao filantrpica, requer cada vez mais cuidados estatais e recursos que sero extrados compulsoriamente da sociedade e beneficiaro a todos, contribuintes ou no. O Estado se constituiu como organizao legtima, devido formao dessa conscincia social, e capaz, devido s suas caractersticas especficas, de regular os efeitos negativos das interdependncias sociais, que, ao longo do tempo, tendem a ser reduzidas a solues legais e administrativas sob a responsabilidade de uma burocracia.4 Uma crescente interveno mdicas aos centro urbanos, estavam gerando grandes medos em todas as populaes, pois nas derrubadas dos edifcios quando foram saneados, toda a vigilncia foi acompanhada por defesa policial. Por tanto no dia 31 de outubro foi aprovado a lei que estabelecia a obrigatoriedade da vacina, ento grandes agitaes ganharam as ruas, pois ningum mais queria se submeter a torturas nome esse dado a medidas sanitrias. Portanto dar-se inicio a revolta contra a vacina, pois comea a aparecer manifestaes depois de vrias morte a firme resistncia dos manifestante as foras do governo e a medicina comearam a reinventar outras maneiras de tornar aes como essas favorveis a sade coletiva.
De Swaan, utilizando Olson (1966), chama a ateno para o fato de que, em sociedades cada vez mais complexas, as organizaes voluntrias vo se tornando instveis devido tanto s dificuldades de coordenao quanto aos dilemas da ao coletiva - pela dificuldade de se controlar os caronas ("free-riders") que se beneficiam desses arranjos sem contribuir para produzi-los ou mant-los. O problema enfrentado seria como produzir um bem coletivo e como distribuir os custos de sua produo quando, pela sua prpria natureza, nenhum membro da coletividade puder ser excludo do seu consumo ou usufruto. A soluo encontrada ser a compulsoriedade da contribuio e a produo de proteo social via Estado. 3 As tradues das citaes ao longo do texto so minhas. 4 A possibilidade dessa leitura retiro de uma passagem, secundria para o seu ponto principal, onde Elias critica a concepo weberiana da burocracia como organizao racional (Elias, 1989:33).
2

CONCLUSO

Conclumos que numa sociedade onde a sade democrtica e participativa nos fica centralizada, podemos rever o que conseqncia. Na nossa sade, Segundo (OLIVEIRA, 1986) ganhar e perder fez parte da vida, devemos sempre refletir dentro de uma viso que se engajam a participao organizada. E socializando discusses e sistematizando proposta que propiciem avanos significativos, para que mudanas necessrias aconteam e se consolidem. No devemos nos apressar em tomar com orgulho o fato de vivermos outros tempos da sade epidemiolgica, pois o presente est longe de ser radiante que se pensa por oposies a um suposto passado obscuro e selvagem. A epidemiologia surgiu para trilhar junto a sociedade caminhos que possam lev-los as suas prprias descobertas nas mudanas desse novo olhar humanstico da sade.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

ARAGUAIA, M. varola, 2002, http://www.brasilescola.com/doencas/variola.htm, acessado no dia 04 de outubro de 2009 s 19h38mim. . DE SWAAN, A. 1990. Nos cuidados do Estado. London, Polity Press. ELIAS, N. 1982. Estado-formao e civilizao: o processo civilizatrio. Oxford, BasilBlackwell. FILHO, C.B. Histria da Sade no Brasil. So Paulo, Atca, 2003. O.M.S Ministrio da Sade/Secretaria de Vigilncia em Sade http://www.saude.gov.br/svs, acessado no dia 05 de outubro de 2009 s 23h38mim. OLIVEIRA, J.A.A.T ; FLEURY, S.M. (im) previdncia social. Patrpolis, Vozes, 1986. OLSON, M. 1965. A lgica da ao coletiva: bens pblicos e a teoria dos grupos. Cambridge, Harvard University Press REY, L. Dicionrio de medicina e sade, editora Guanabara Koogan. S.S.D.F. Secretaria de Sade do Distrito Federal, http://www.saude.df.gov.br, acessado no dia 05 de outubro de 2009 s 19h38mim. -

S-ar putea să vă placă și