Sunteți pe pagina 1din 9

NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e na Execuo de Auditoria.

ndice

Item

Introduo Alcance 1 Materialidade no contexto de auditoria 26 Data de vigncia 7 Objetivo 8 Definio 9 Requisitos Determinao da materialidade no planejamento e na execuo de uma auditoria 1011 Reviso no decorrer da auditoria. Documentao 14 Aplicao e outros materiais explicativos Materialidade e risco de auditoria A1 Determinao da materialidade no planejamento e na execuo de auditoria A2A12 Reviso no processo da auditoria A13 Esta Norma de Auditoria (NBC TA 320 - Materialidade no planejamento e na execuo de uma auditoria) deve ser lida em conjunto com a NBC TA 200 Objetivos gerais do auditor independente e a conduo de uma auditoria em conformidade com as normas de auditoria.

Introduo
Alcance 1. Esta Norma trata da responsabilidade do auditor independente de aplicar o conceito de materialidade no planejamento e na execuo de auditoria de demonstraes contbeis. A NBC TA 450 - Auditorias de demonstraes contbeis de grupos (incluindo o trabalho dos auditores de componentes), explica como a materialidade aplicada na avaliao do efeito de distores identificadas durante a auditoria e de distores no corrigidas, se houver, nas demonstraes contbeis.

Materialidade no contexto de auditoria 2. A estrutura de relatrios financeiros freqentemente discute o conceito de materialidade no contexto da preparao e apresentao de demonstraes contbeis. Embora a estrutura de relatrios financeiros discuta materialidade em termos diferentes, ela em geral explica que: distores, incluindo omisses, so consideradas relevantes quando for razoavelmente esperado que essas possam, individualmente ou em conjunto, influenciar as decises econmicas de usurios tomadas com base nas demonstraes contbeis; julgamentos sobre materialidade so feitos luz das circunstncias envolvidas, e so afetados pela magnitude e natureza das distores, ou a combinao de ambos; e julgamentos sobre quais assuntos so relevantes para usurios das demonstraes contbeis so baseados em consideraes sobre as necessidades de informaes financeiras comuns a usurios como um grupo. No considerado o possvel efeito de distores sobre usurios individuais especficos, cujas necessidades podem variar significativamente. A NBC TS 1 Estrutura Conceitual para a Elaborao e Apresentao de Demonstraes Contbeis indica que, para entidade com fins lucrativos, considerando que so os investidores que fornecem o capital de risco para o empreendimento, o fornecimento de demonstraes contbeis que atendam suas necessidades atendem, tambm, a maioria das necessidades dos outros usurios das demonstraes contbeis. 3. Esse tipo de discusso, quando presente na estrutura de relatrio financeiro aplicvel, fornece um referencial para o auditor na determinao da materialidade para a auditoria. Se a estrutura de relatrio financeiro aplicvel no incluir uma discusso sobre o conceito de materialidade, as caractersticas mencionadas no item 2 fornecem esse referencial ao auditor. A NBC TS 1 inclui a definio de materialidade. A determinao de materialidade pelo auditor uma questo de julgamento profissional e afetada pela percepo do auditor das necessidades de informaes financeiras dos usurios das demonstraes contbeis. Neste contexto, razovel que o auditor assuma que os usurios: (a) possuem conhecimento razovel de negcios, atividades econmicas, de contabilidade e a disposio de estudar as informaes das demonstraes contbeis com razovel diligncia; (b) entendem que as demonstraes contbeis so preparadas, apresentadas e auditadas considerando nveis de materialidade; (c) reconhecem as incertezas inerentes mensurao de valores baseados no uso de estimativas, julgamento e a considerao sobre eventos futuros; e

4.

(d) tomam decises econmicas razoveis com base nas informaes das demonstraes contbeis. 5. O conceito de materialidade aplicado pelo auditor no planejamento e na execuo da auditoria, e na avaliao do efeito de distores identificadas na auditoria e de distores no corrigidas, se houver, sobre as demonstraes contbeis e na formao da opinio no parecer do auditor independente. (Ver item A1) Ao planejar a auditoria, o auditor exerce julgamento sobre a magnitude das distores que so consideradas relevantes. Esses julgamentos fornecem a base para: (a) determinar a natureza, a poca e a extenso de procedimentos de avaliao de risco; (b) identificar e avaliar os riscos de distoro relevante; e (c) determinar a natureza, a poca e a extenso de procedimentos adicionais de auditoria.

6.

A materialidade determinada no planejamento da auditoria no estabelece necessariamente um valor abaixo do qual as distores no corrigidas, individualmente ou em conjunto, sero sempre avaliadas como no relevantes. As circunstncias relacionadas a algumas distores podem levar o auditor a avali-las como relevantes mesmo que estejam abaixo do limite de materialidade. Apesar de no ser praticvel definir procedimentos de auditoria para detectar distores que poderiam ser relevantes somente por sua natureza, ao avaliar seu efeito sobre as demonstraes contbeis o auditor considera no apenas a magnitude, mas, tambm, a natureza de distores no corrigidas, e as circunstncias especficas de sua ocorrncia. (NBC TA 450, item A16) Data de vigncia 7. Esta Norma aplicvel a auditoria de demonstraes contbeis para perodos iniciados em ou aps 01 de janeiro de 2010.

Objetivo 8. O objetivo do auditor aplicar o conceito de materialidade adequadamente no planejamento e na execuo da auditoria.

Definio 9. Para fins das NBC TA, materialidade para execuo da auditoria significa o valor ou valores fixados pelo auditor, inferiores ao considerado relevante para as demonstraes contbeis como um todo, para adequadamente reduzir a um nvel baixo a probabilidade de que as distores no corrigidas e no detectadas em conjunto, excedam a materialidade para as demonstraes contbeis como um todo.

Se aplicvel, materialidade para execuo da auditoria refere-se, tambm, ao valor ou valores fixados pelo auditor inferiores ao nvel ou nveis de materialidade para classes especficas de transaes, saldos contbeis ou divulgaes.

Requisitos
Determinao da materialidade no planejamento e na execuo de uma auditoria 10. Ao estabelecer a estratgia global de auditoria, o auditor deve determinar a materialidade para as demonstraes contbeis como um todo. Se, nas circunstncias especficas da entidade, houver uma ou mais classes especficas de transaes, saldos contbeis ou divulgao para as quais se poderia razoavelmente esperar que distores de valores menores que a materialidade para as demonstraes contbeis como um todo influenciem as decises econmicas dos usurios tomadas com base nas demonstraes contbeis, o auditor deve determinar, tambm, o nvel ou nveis de materialidade a serem aplicados a essas classes especficas de transaes, saldos contbeis e divulgao. (Ver item A2 a A11) O auditor deve determinar a materialidade para execuo da auditoria com o objetivo de avaliar os riscos de distores relevantes e determinar a natureza, a poca e a extenso de procedimentos adicionais de auditoria. (Ver item A12)

11.

Reviso no decorrer da auditoria 12. O auditor deve revisar a materialidade para as demonstraes contbeis como um todo (e, se aplicvel, o nvel ou nveis de materialidade para classes especficas de transaes, saldos contbeis ou divulgao) no caso de tomar conhecimento de informaes durante a auditoria que teriam levado o auditor a determinar inicialmente um valor (ou valores) diferente. (Ver item A13) Se o auditor concluir que adequada a materialidade mais baixa para as demonstraes contbeis tomadas em conjunto (e, se aplicvel, o nvel ou nveis de materialidade para classes especficas de transaes, saldos contbeis ou divulgao) do que inicialmente determinado, o auditor deve determinar se necessrio revisar a materialidade para execuo da auditoria e se a natureza, a poca e a extenso dos procedimentos adicionais de auditoria continuam adequados.

13.

Documentao 14. O auditor deve incluir na documentao de auditoria os seguintes valores e fatores considerados em sua determinao (NBC TA 230 Documentao de auditoria. Itens 8-11 e A6):

(a) materialidade para as demonstraes contbeis como um todo (item 10); (b) se aplicvel, o nvel ou nveis de materialidade para classes especficas de transaes, saldos contbeis ou divulgao (item 10); (c) materialidade para execuo da auditoria (item 11); e (d) qualquer reviso de (a), (b) e (c) com o andamento da auditoria (itens 12 e13).

APLICAO E OUTROS MATERIAIS EXPLICATIVOS Materialidade e risco de auditoria (Ver item 5) A1. Ao conduzir a auditoria de demonstraes contbeis, os objetivos globais do auditor so obter segurana razovel de que as demonstraes contbeis como um todo esto livres de distores relevantes, devido a fraude ou erro, possibilitando dessa maneira ao auditor expressar uma opinio sobre se as demonstraes contbeis foram preparadas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel, assim como, reportar os assuntos identificados (NBC TA 200, item 11). O auditor obtm segurana razovel mediante a obteno de evidncia de auditoria adequada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nvel aceitavelmente baixo (NBC TA 200, item 17). Risco de auditoria o risco de o auditor expressar uma opinio de auditoria inadequada quando as demonstraes contbeis apresentam distores relevantes. O risco de auditria derivado da combinao entre os riscos de distoro relevante e de deteco (NBC TA 200, item 13(c). A materialidade e os riscos de auditoria so levados em considerao durante a auditoria, especialmente na: (a) identificao e avaliao dos riscos de distoro relevante (NBC TA 315 Identificao e avaliao dos riscos de distoro relevante por meio do entendimento da entidade e de seu ambiente); (b) determinao da natureza, poca e extenso de procedimentos adicionais de auditoria (NBC TA 330 - Respostas do auditor aos riscos avaliados); e (c) avaliao do efeito de distores no corrigidas, se houver, sobre as demonstraes contbeis (NBC TA 450) e na formao da opinio no parecer do auditor independente (NBC TA 700 - Formao da opinio e emisso do parecer do auditor independente sobre as demonstraes contbeis). Determinao da materialidade para o planejamento e para a execuo da auditoria Consideraes especficas sobre entidade do setor pblico (Ver item 10) A2. No caso de entidade do setor pblico, os legisladores e reguladores so freqentemente os principais usurios das demonstraes contbeis. Alm disso, as demonstraes contbeis podem ser utilizadas para se tomar outras decises que no sejam econmicas. A determinao da materialidade para as demonstraes contbeis

como um todo (e, se aplicvel, o nvel ou nveis de materialidade para classes especficas de transaes, saldos contbeis ou divulgao) em auditoria das demonstraes contbeis de entidade do setor pblico , portanto, influenciada por lei, regulamentao ou outra autoridade e pelas necessidades de informaes financeiras de legisladores e do pblico em relao a programas do setor pblico. Uso de referenciais (benchmarks) na determinao da materialidade para as demonstraes contbeis como um todo (Ver item 10) A3. A determinao da materialidade para o planejamento envolve o exerccio de julgamento profissional. Aplica-se freqentemente uma porcentagem a um referencial selecionado como ponto de partida para determinar a materialidade para as demonstraes contbeis como um todo. Os fatores que podem afetar a identificao de referencial adequado incluem: (a) os elementos das demonstraes contbeis (por exemplo, ativo, passivo, patrimnio, receita, despesa); (b) se h itens que tendem a atrair a ateno dos usurios das demonstraes contbeis da entidade especfica (por exemplo, com o objetivo de avaliar desempenho financeiro, os usurios tendem a focar sua ateno em lucro, receita ou patrimnio lquido); (c) a natureza da entidade, a fase do seu ciclo de vida, o seu setor e o ambiente econmico em que atua; (d) a estrutura societria da entidade e como ela financiada (por exemplo, se a entidade financiada somente por dvida em vez de capital prprio, os usurios do mais importncia a informaes sobre os ativos, e processos que os envolvam, do que nos resultados da entidade); e (e) a volatilidade relativa do referencial. A4. Exemplos de referenciais que podem ser adequados, dependendo das circunstncias da entidade, incluem categorias de resultado informado como lucro antes do imposto, receita total, lucro bruto e total de despesa, total do patrimnio lquido ou ativos lquidos. O lucro antes do imposto de operaes em continuidade freqentemente usado para entidades com fins lucrativos. Quando o lucro antes do imposto de operaes em continuidade voltil, outros referenciais podem ser mais adequados, como lucro bruto ou receita total. A5. Em relao ao referencial escolhido, os dados relevantes normalmente incluem resultados e posies financeiras de perodos anteriores e do perodo corrente, acumulados at o ltimo ms disponvel e oramentos ou previses para o perodo corrente, ajustados pelas mudanas significativas nas circunstncias da entidade (por exemplo, uma aquisio significativa) e mudanas relevantes das condies no setor ou ambiente econmico em que a entidade atua. Por exemplo, quando, como ponto de

partida, a materialidade para as demonstraes contbeis no seu conjunto determinada para uma entidade em particular como uma porcentagem do lucro das atividades continuadas antes de impostos, as circunstncias que geram uma reduo ou um aumento excepcional nesse lucro podem levar o auditor a concluir que a materialidade para as demonstraes contbeis como um todo determinada de forma mais adequada usando um valor normalizado de lucro antes do imposto baseado em resultados anteriores. A6. A materialidade refere-se s demonstraes contbeis sobre as quais o auditor est emitindo um parecer. Quando as demonstraes contbeis so preparadas para perodo de apresentao de mais ou menos doze meses, como seria o caso de nova entidade ou mudana no perodo de apresentao, a materialidade refere-se s demonstraes contbeis preparadas para aquele perodo de apresentao. A7. A determinao da porcentagem a ser aplicada ao referencial selecionado envolve o exerccio de julgamento profissional. Existe uma relao entre a porcentagem e o referencial escolhido de modo que a porcentagem aplicada ao lucro das atividades continuadas antes do imposto de operaes ser normalmente maior que a porcentagem aplicada receita total. Por exemplo, o auditor pode considerar 5% do lucro das atividades continuadas antes do imposto adequado para entidade com fins lucrativos no setor de manufatura, e considerar 1% da receita total ou do total de despesa adequado para entidade sem fins lucrativos. Entretanto, porcentagens mais altas ou mais baixas podem ser consideradas adequadas nas circunstncias. Consideraes especficas para auditoria de entidade de pequeno porte A8. Quando o lucro das atividades continuadas antes do imposto consistentemente baixo, como seria o caso de negcio administrado pelo proprietrio, onde o proprietrio retira parte do lucro antes do imposto na forma de remunerao, o lucro antes da remunerao e do imposto pode ser um referencial mais relevante. Consideraes especficas de entidade do setor pblico A9. Na auditoria de entidade do setor pblico, o custo total ou custo lquido (despesas menos receita ou gastos menos recebimentos) podem ser referenciais adequados. Quando a entidade do setor pblico possui custdia de bens pblicos, o ativo pode ser um referencial adequado. Nvel ou nveis de materialidade para classes especficas de transaes, saldos contbeis ou divulgao (Ver item 10) A10. Fatores que podem indicar a existncia de uma ou mais de uma classe de transaes, saldos contbeis ou divulgao para os quais se poderia razoavelmente esperar que

distoro, de valores menores que a materialidade para demonstraes contbeis como um todo, influenciem as decises econmicas dos usurios tomadas com base nas demonstraes contbeis incluem: (a) se leis, regulamentos ou a estrutura de relatrio financeiro aplicvel afetam as expectativas dos usurios em relao mensurao ou divulgao de certos itens (por exemplo, transaes com partes relacionadas, e a remunerao da administrao e dos responsveis pela governana); (b) as principais divulgaes referentes ao setor em que a entidade atua (por exemplo, custos de pesquisa e desenvolvimento para empresa farmacutica); (c) se a ateno est focada em aspecto especfico do negcio da entidade que divulgado separadamente nas demonstraes contbeis (por exemplo, negcio recm-adquirido). A11. Ao considerar, nas circunstncias especficas da entidade, se essas classes de transaes, saldos contbeis ou divulgao existem, o auditor pode achar til obter entendimento dos pontos de vista e das expectativas dos responsveis pela governana e da administrao. Materialidade para execuo de auditoria (Ver item 11) A12. Planejar a auditoria somente para detectar distoro individualmente relevantes negligencia o fato de que as distores individualmente irrelevantes em conjunto podem levar distoro relevante das demonstraes contbeis e no deixa margem para possveis distores no detectadas. A materialidade para execuo da auditoria (que, conforme definio, um ou mais valores) fixada para reduzir a um nvel adequadamente baixo a probabilidade de que as distores no corrigidas e no detectadas em conjunto nas demonstraes contbeis excedam a materialidade para as demonstraes contbeis como um todo. Da mesma forma, a materialidade para execuo da auditoria relacionada a um nvel de materialidade determinado para classe especfica de transaes, saldos contbeis ou divulgao fixada para reduzir a um nvel adequadamente baixo a probabilidade de que as distores no corrigidas e no detectadas em conjunto nessa classe especfica de transaes, saldos contbeis ou divulgao excedam o nvel de materialidade para essa classe especfica de transaes, saldos contbeis ou divulgao. A determinao de materialidade para execuo de testes no um clculo mecnico simples e envolve o exerccio de julgamento profissional. afetado pelo entendimento que o auditor possui sobre a entidade, atualizado durante a execuo dos procedimentos de avaliao de risco, e pela natureza e extenso de distores identificadas em auditorias anteriores e, dessa maneira, pelas expectativas do auditor em relao a distores no perodo corrente. Reviso no decorrer da auditoria (Ver item 12)

A13. A materialidade das demonstraes contbeis como um todo (e, se aplicvel, o nvel ou nveis de materialidade para classes especficas de transaes, saldos contbeis ou divulgao) pode precisar ser revista em decorrncia de mudana nas circunstncias que ocorreram durante a auditoria (por exemplo, deciso de alienar grande parte dos negcios da entidade), novas informaes, ou mudana no entendimento do auditor sobre a entidade e suas operaes em decorrncia da execuo de procedimentos adicionais de auditoria. Por exemplo, se durante a auditoria existem indcios de que o resultado efetivo ser substancialmente diferente do resultado previsto para o final do perodo, que foi usado inicialmente para determinar a materialidade para as demonstraes contbeis como um todo, o auditor deve revisar essa materialidade.

S-ar putea să vă placă și