Sunteți pe pagina 1din 32

A dvida: - Se no vendo, fico inativo com a dvida e o ativo.

- Se vendo, fico com a dvida e a divagar se vendi com bom motivo

ANLISE TCNICA Pivot avanado


ESTRATGIAS UTILIZANDO: DOW, ELLIOTT, CANDLESTICKS, FIBONACCI, TEORIA DA MANADA.

ADENDOS: INTRODUO TEORIA DOS JOGOS DRAWDOWN BANCO DE DADOS DE PAPIS OPERVEIS AS NO T CIA S E O M ER CADO SE GU ND O ELL IO TT

Grafista de BSB

NDICE

O Pivot O Pivot abaixo da LTB O Pivot de Baixa As expanses dos pivots As retraes Os Pivots Sucessivos Operando Pivots de Rompimento Operando Suporte e Resistncia Ondas de Elliott As regras bsicas O segredo da onda 2 O segredo do topo da onda 1 O segredo das LTAs e das LTBs O segredo da onda C de baixa Introduo ao estudo dos candlesticks Quando usar candlesticks Exemplificando candlesticks Introduo teoria dos jogos Drawdown Como montar um banco de dados opervel - montando o banco a escolha das aes - a pergunta (decidindo pela compra) - os papis operveis - as notcias segundo Elliott

03 04 05 06 08 10 13 14 16 17 18 19 20 22 23 24 27 28 28 28 29 29 31

O PIVOT
.

QUANTO AO SURGIMENTO:

UM PIVOT ABAIXO DA LTB (O CUIDADO NOS PIVOTS PRIMRIOS)

O PIVOT DE BAIXA (PRIMRIO)

AS EXPANSES DOS PIVOTS


Pivot de alta Usamos fibonacci para determinar a expanso do pivot de alta Grfico do dlar

Pivot de baixa Usamos fibonacci para determinar a expanso do pivot de baixa Grfico do dlar

AS RETRAES DOS PIVOTs

As retraes se referem correo das ondas que iniciam os pivs - tanto de alta como de baixa. No piv de alta a retrao ser a correo da onda 1 (que na verdade refere-se ao tamanho da onda 2) No piv de baixa a retrao ser a correo da onda A (que na verdade refere-se ao tamanho da ondaB). Exemplificamos, abaixo apenas com o pivot000 de alta, que vale para o pivot de baixa. A onda 1, sabemos, a mais importante de todas, porque: a) porque foi o primeiro movimento que sinalizou a alta (rompeu a tendncia de queda ou no lanamento de uma empresa na bolsa); b) porque foi o primeiro movimento que avisou: agora alta e c) porque ela vai determinar a amplitude das demais ondas. Mas a onda 2 tambm importante, porque: 1) porque d o melhor ponto de compra para o investidor 2) porque no d uma idia de um ponto de stop (o ponto de stop o fundo da onda 2). 3) porque esconde um suporte mgico e sabemos que suporte lugar de compra. Entretanto a onda 2 pode cair at: a) 23,6 da onda 1 b) 38,2 da onda 1 c) 50% da onda 1 d) 61.8 da onda 1 e) 76,4 da onda 1 Regra geral: - somente fazemos a estratgia de compra no fundo da onda 2 se a ao cair at 61,8 (se cair a um fibo acima s compramos se passar o topo, no incio da fase 3.).

10

OS PIVOTS SUCESSIVOS Num processo de alta podemos ter mais de 1 pivot

a) O pivot integral (expanso de 61.8% na cabea do pivot)

11

b) Dividindo o pivot em 2 (primeiro pivot)

b) Dividindo o pivot em 2 (segundo pivot)

12

EXEMPLO DE PIVOTS SUCESSIVOS NA EBTP4

13

OPERANDO PIVOTS DE ROMPIMENTO Operando Pivs de Rompimento (na alta ou na baixa) Vejam os grficos abaixo: - observem a onda que provocou o corte na acumulao - e vamos dar o nmero 1 para ela - pensem que uma onda que provoca um corte numa acumulao sempre gasta muita energia (a tropa venceu o inimigo mas precisa de um descanso pra seguir em frente) - pensem que esta onda (que provocou o corte) sempre sofre uma pequena correo antes de seguir adiante (formando a onda 2) Pois bem: - nesse momento que temos o piv e certamente estaremos dando incio a onda 3 que "a boa"

14

OPERANDO SUPORTE E RESISTNCIAS Operar suporte e resistncia a sim que mora a gostosura do mercado... vamos ver porque? 1) porque o mercado passa a maior parte do tempo andando de lado 2) porque a maioria das pessoas (e no somos diferentes) tem medo nos suportes (o mundo vai acabar) e coragem nas resistncias (vai explodir). 3) porque vc t sempre exercitando sua inteligncia, ao mesmo tempo que aprende a controlar suas emoes 4) porque uma briga sua consigo mesmo 5) porque a adrenalina bate com fora TOTAL 6) Porque vc neste momento aprende o significado de quando deve usar ou no usar o stop 7) porque nessas horas vc vai cobrar solido. Basta uma nica pessoa do seu lado pra lhe tirar a concentrao Mas para fazer isso vc vai precisar: 1) conhecer as principais figuras de reverso da ferramenta chamada Candlesticks. E aqui que ela entra com fora total Veja no exemplo que dei: - o fibo "doji" nos avisa cada topo (poderia ser outro, mas usei aquele como exemplo) -o fibo "martelo" nos avisa os fundos (poderia tambm ser outro, mas foi usado este como exemplo) 2) vai ter que conjugar o verbo humildade (aprender a ganhar pouco) na sua plenitude. Porque cada vez que bate na resistncia a gente acha que vai explodir (quando na verdade ali lugar de venda). 3) vai ter que tirar coragem de onde vc nem imagina, porque na hora que bate no suporte o "mundo" vai conspirar contra vc, lhe mandando vender (quando ali lugar de comprar). Mas uma regra no podemos deixar de usar nunca: 1) s devemos comprar rompimento se houver um "piv de rompimento". O simples rompimento sem piv pode se tornar em uma "armao" do mercado. 2) quando compramos suporte ou vendemos resistncia temos que ter em mente que aquilo pode resultar em fracasso e o mercado perder mesmo o suporte ou romper a resistncia. Neste caso temos que ter um "stop" claramente definido.

15

16

ONDAS DE ELLIOTT
AS REGRAS BSICAS DE ELLIOTT

Combinando Elliott com outras ferramentas Agora que temos as leis bsicas das ondas de Elliott, podemos utiliz-las em conjunto com outras ferramentas da anlise tcnica: 1) Sabemos que todo processo de alta/baixa nasce com um rompimento da tendncia anterior. Fica fcil ento esperarmos o rompimento das LTAs ou LTBs (da teoria Dow) para iniciarmos as contagens. Rompeu uma LTB vem a uma onda 1 (da sequncia 1,2,3) Rompeu uma LTA vem a uma onda A (da sequncia A,B,C do processo de baixa) 2) Se sabemos como se comportam as ondas o que fazemos? - simples: podemos fazer a opo de operar somente a onda 3 dos papis da bolsa. Temos aqui a possibilidade de desprezar as demais ondas em razo de suas complexidades. E como a bolsa tem dezenas de papis "operveis" podemos nos transformar em caadores da onda 3 3) Se sabemos que a onda 1 determina o tamanho das demais ondas (pelas regras da ferramenta Fibonacci) podemos optar entre vrias possibilidades por operar o papel "opervel" que tiver a maior onda 1 4) Se sabemos que a ferramenta Candlesticks nos d a senha para entrar e sair do mercado, basta memorizar quais so os candles de reverso e esperar a formao deles tanto no incio como no final da onda 3. No incio os mais comuns so: martelo, doji, engolfo, etc. No final o mais comuns so: enforcado, doji, etc. 5) Podemos ainda ter a seguinte opo. Se sabemos que o MACD nos mostra que no processo de baixa a onda C (de baixa) faz uma divergncia com o indicador, basta que a partir desse acontecimento comecemos a nos posicionar em um papel de boa qualidade fundamentalista, sem nos preocuparmos com o uso do Stop. Porque convenhamos o uso do stop muito mais indicado para operaes com opes e ndice. Com papel o que devemos ter sempre muita disciplina: - comprar empresa que d lucro - comprar empresa que paga bons dividendos - comprar empresa que caso haja uma tragdia mundial (e nos pegue na contra-mo) suas cotaes sempre voltem ao ponto inicial - desprezar fechamento de capital, promessa de micos que vo dar 1.000% no curto prazoe privatizaes, etc.

17

O SEGREDO DA ONDA 2 O segredo da onda 2 A onda 1, sabemos, a mais importante de todas, porque: a) porque foi o primeiro movimento que rompeu a tendncia de queda anterior b) porque foi o primeiro movimento que avisou: o mercado agora de alta c) porque ela vai determinar a amplitude das demais ondas. Mas a onda 2 tambm importante, porque: 1) porque d o melhor ponto de compra para o investidor 2) porque no d uma dia de um ponto de stop (o ponto de stop o fundo da onda 1, ento quanto mais fundo for a onda 2 melhor). 3) porque esconde um suporte mgico e sabemos que suporte lugar de compra. Entretanto a onda 2 pode cair at: a) 23,6 da onda 1 b) 38,2 da onda 1 c) 50% da onda 1 d) 61.8 da onda 1 e) 76,4 da onda 1 -

18

O SEGREDO DO TOPO DA ONDA 1 (CABEA DO PIVOT) O topo da onda 1 determinante para que saibamos at quando o papel vai subir. Entretanto ele tambm guarda seus segredos. Nem sempre o papel sobe em linha reta aps ter feito a onda 2 (que na verdade a correo da onda 1). S podemos dizer que a onda 3 foi iniciada aps o rompimento da cabea da onda 1. E isto na maioria das vezes no acontece logo de cara (s acontece de cara em um mercado muito forte). O mais comum que o mercado trate o topo da onda 1 como uma forte resistncia e o papel volta a buscar o fundo novamente para somente depois iniciar o rompimento. E a regra clara, como diz aquele analista da Globo: - RESISTNCIA LOCAL DE VENDA. Bateu na resistncia a gente vende. Se passar a gente espera que ele volte em um pull-back e torna a comprar e se no passar a gente espera que o papel volte ao fundo da onda 2, que nessas alturas tambm j virou suporte. E temos a outra regra clara: - SUPORTE LOCAL DE COMPRA.

19

O SEGREDO DAS LTAs E DAS LTBs

Na teoria Dow vamos buscar uma importante ferramenta para a anlise tcnica. Trata-se da linha de tendncia. A linha quando em tendncia de Alta denominada LTA A linha quando em tendncia de baixa denominada LTB Porque so importantes? - porque so as linhas que mostram uma importncia RESISTNCIA e os SUPORTE nas tendncias tanto de alta como de baixa. E repetindo: suporte compra e resistncia venda. Mas tem-se 2 consideraes importantes: 1) As LTAs so tocadas pelas ondas 2 dos pivots na tendncia de alta 2) As LTBs so testadas/tocadas pela onda B na tendncia de baixa ".

20

O SEGREDO DA ONDA C DE BAIXA

No devemos tentar descobrir em que onda de baixa estamos. Deixemos isso para o MACD O maravilhoso indicador chamado MACD nos d uma informao incrvel e interessante: - mostra que a onda c de baixa faz enorme divergncia com o indicador. No indicador a tendncia de alta... no grfico embaixo o papel ainda est em tendncia de baixa. Vejam no grfico o Ibovespa de Maro de 2.000 at os dias de hoje. Tivemos vrios movimentos de alta e vrios movimentos de baixa. Mas o indicador nos avisava antecipadamente que teramos alta, enquanto o mercado "ainda" teimava em fazer mais uma onda de baixa. O Nome disso : DIVERGNCIA (divergncia entre indicador e o papel).

21

22

CANDLESTICKS

23

QUANDO USAR OS CANDLESTICKS

24

EXEMPLIFICANDO CANDLES

Agora vejam o grfico da Telemar.

Vejam: - corte da LTB - martelos no fundo - martelos noFUNDO DA ONDA 3. - perta da LTA e queda da telemar - movimento em ABC DE QUEDA - fibos e mais fibos funcionando para marcas as ondas..

25 O PRINCIPAL - saber escolher o que comprar... No basta ter anlise tcnica (que teoricamente diz a hora). Anlise tcnica apenas uma referncia de momento para que se tenha uma maximizao de ganhos e/ou minimizao de perdas... Mas saber o que comprar primordial... No adianta nada de anlise tcnica para um papel igual a inepar, ligh3. etc. TemOS que fazer uma excelente seleo de papis operveis. E isto a gente tem que recorrer aos fundamentalistas. Tem-se que juntar qualidade com liquidez... Porque uma coisa errar comprando petro, bradesco, itau e vale... Outra coisa errar comprando ebtp4, ligh3, inepar, etc.

26 INTRODUO TEORIA DOS JOGOS Suponhamos um jogo de cara e coroa... evidente que o jogo de cara ou coroa (com uma moeda) baseado em estatstica. Ou seja: se jogarmos a moeda ao cho teremos 50% de chance de dar cara e 50% de dar coroa. Tratase , portanto, de um jogo em que ambas as partes tem 50% de chance de ganhar. Ora, se eu estivesse apostando com algum e jogasse a moeda 100 vezes provavelmente o jogo terminaria empatado. Ou ento um dos dois teria uma pequena vantagem em relao ao outro. Isto lgico. Mas vamos botar tcnica nisso. Suponhamos agora que eu esteja jogando com uma pessoa (z man) e que eu tenha escolhido CARA e o Z Man tenha escolhido COROA. Sabendo como funciona o jogo eu vou USAR UMA TCNICA, de forma a usar a usar a estatstica do jogo a meu favor. Ou seja: a) na primeira vez que jogarmos eu aposto pouco dinheiro j que as nossas chances so iguais. Tanto pode dar cara como pode dar coroa. b) na segunda vez, considerando que ele tenha ganho a 1a., se eu dobrar a aposta, evidente que se eu ganhar eu vou recuperar o que perdi em dobro; c) mas suponhamos que ele ganhe tambm a 2a. vez. Que tal se eu dobrar a aposta de novo? Assim caso eu vena na 3 chance eu teria a chance de recuperar o que perdi nas 2as. vezes anteriores e em dobro. d) mas suponhamos que ele vena tambm esta 3a. vez. Tendo eu condies (e eu teria que ter mesmo muita condio financeira pra isso) no seria lgico que eu continuasse a dobrar a minha aposta? e ao fazer isto eu no estaria usando a estatstica a meu favor? Porque evidente que ele no vai ganhar eternamente (a sim estatstica). - Ora, se o Z Man aceitar as regras do jogo da forma em que eu estou propondo lgico que ele vai falir. Porque de repente eu passo a torcer para que ele ganhe. Seno vejamos: - Vamos supor agora que eu tenha perdido vrias, mas que tenha vencido na 5a. ou na 6a. vez. No momento em que isto acontecer eu vou recuperar o que perdi em dobro. PULO DO GATO E agora vem o grande macete e o famoso pulo do gato. Ora, se no momento em que estatisticamente a minha chance de acertar era maior e por isso eu dobrei a minha aposta, no seria inteligente da minha parte continuar dobrando a aposta depois de ganhar, porque depois que eu ganhei a partir da ambos teremos a mesma chance. E se eu aceitar a apostar o que ganhei ento vou dar ao meu oponente tambm, a oportunidade de agora ele, recuperar o que perdeu. - se eu tenho um pouquinho s de inteligncia e tcnica eu no vou dar chance ao meu oponente de recuperar o que ele perdeu. Na 5a vez eu s aposto o valor inicial, e quanto menos dinheiro melhor.

27 Resumindo: Se em um jogo de probabilidade iguais eu dobro a minha aposta quando perco e diminuo quanto ganho, na verdade eu no estou jogando. ESTOU APLICANDO UMA TCNICA. Se estivesse jogando eu simplesmente estaria apostando tudo a cada vez sem tcnica nenhuma. O que no o caso no exemplo demonstrado. ............................................................................. Mas a vem a pergunta? Anlise Tcnica Estatstica? - Resposta: - anlise tcnica usa a estatstica a seu favor, sem consider-la como uma ferramenta em si. - estaria usando a estatstica em si como uma ferramenta se no usasse a tcnica de separar os ganhos a cada vez que as chances fossem iguais. Em outras palavras: a anlise tcnica, tendo conhecimento de como funciona o "mercado" fornece ao analista um conjunto de ferrramentas que lhe permite entrar em um "jogo" somente nos momentos em que ele tenha ampla vantagem sobre o seu oponente. Isto jogo ou tcnica?

DRAWDOWN
Segue um texto interessante de um analista portugus. Os Principios Bsicos do Swing Trading Drawdown: O Maior inimigo do trader O Drawdown simplesmente o montante de dinheiro que perdemos num negcio, representado como sendo uma percentagem do total da nossa conta dedicada para a negociao em bolsa. Se todos os seus trades derem lucro, ento nunca ir passar pela experincia de ter um Drawdown. O Drawdown no mede a performance global, mas sim o dinheiro que perdemos na tentativa de atingir essa tal performance. O seu calculo comea com um nico trade, e continua medida que a nossa conta atinge novos mnimos. Drawdown mximo, a percentagem mxima de perdas atingidas entre dos pontos da nossa conta. Em outras palavras, o dinheiro que perdemos antes de voltarmos para o Breakeven. Se comeamos com 10,000 euros e perdemos 4,000 euros, antes de voltar para o Breakeven, o nosso mximo Drawdown vai ser de 40%. Convm ter sempre presente na cabea que por muito que a nossa conta esteja positiva, 50%, 100%, 200%, um Drawdown vai sempre roubar-nos dinheiro. Recuperar de um Drawdown pode ser extremamente difcil, o que vm demonstrar o quanto a gesto do dinheiro (Money Management) muito importante. Aqueles que se esto a iniciar no trading, e muitos que j

28 andam nesta vida algum tempo, julgam que uma vez perdido 10%, basta recuperar 10% para voltar para o Breakeven, isso no verdade. Para recuperar de uma perda de 10%, nos devemos fazer pelo menos 11,11% para voltar para o ponto inicial. Ainda pior, quando as perdas so cada vez maiores, pois a percentagem para a recuperao comea a aumentar geometricamente. Por exemplo, uma perda de 50%, requer um retorno de 100% para voltarmos para o ponto inicial. Estes exemplos ficam demonstrados na tabela 1.1. Aconselho a fazer uma cpia dessa tabela e a cola-la num local visvel. % capital perdido % capital requerido para recuperar de uma perda 10% 11.11% 20% 25.00% 30% 42.85% 40% 66.66% 50% 100% 60% 150% 70% 233% 80% 400% 90% 900% 100% Falncia Traders profissionais e gestores de carteiras, sabem bem o quanto difcil recuperar de Drawdowns. Todos aqueles que tem sucesso no longo-prazo, tem grande respeito em relao ao risco, nunca tomando grandes riscos, mas sim controlando o risco atravs de um bom "Money Management". Todos ns j ouvimos falar de grandes traders, que de pequenas quantias fizeram grandes fortunas, mas o que essas histrias esquecem que muitos traders por desrespeito ao risco, acabaram na falncia.

COMO MONTAR UM BANCO DE DADOS (OPERVEL) COM FUNDAMENTOS A ESCOLHA DOS PAPIS Ateno: tente agrup-las de forma que fiquem no inicio do seu software de anlise. Assim, elas sero as primeiras a serem analisadas. Escolha, dentro do seu banco de dados papis de setores diferentes que tenham: 1 - Histrico de serem os mais procurados pelo mercado? 2 - Alta volatilidade (que faam topos e fundos acompanhando o mercado); 3 - Que a diferena entre as ofertas de compra e venda seja normalmente pequena Isso garante um STOP menos doloroso em caso de necessidade; 4 - Evite ao mximo papis da moda apenas porque esto na moda;

29

5 - Escolha empresas consistentes e sem ms noticias (Multas, Greves), etc. 6 Desconsidere empresas que vo ser privatizadas apenas porque sero privatizadas; 7 - D preferncia a papis cuja cotao esteja entre 2 e 50 reais. Os papis cotados em centavos so muito perigosos, pois caem 2 centavos e vc perde 30%. J os cotados acima de 50 tendem a ter pouca liquidez; 8 - Que tenham um histrico de serem as mais representativas de seus setores; 9 - Que tenham um histrico de lucro e um mercado cativo no sujeito a turbulncias excepcionais (o turbulncias normais e o pondervel a anlise tcnica descobre). 10 Que tenham um histrico de volta das cotaes nas quedas inesperadas em caso de crises mundiais (nada que envolva a empresa diretamente). E j que vamos operar um limite de 5 a cada vez, vamos selecionar o melhor .

A PERGUNTA (A DECISO DA COMPRA) 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) J rompeu a LTB? J fez a onda 2 (parando no mximo at 61.8%)? Os indicadores confirmam a alta? Existe um efeito manada de alta (O ibov)? Est entre as operveis ? o melhor pivot ? J tem idia do seu stop?

OS PAPIS OPERVEIS (exemplos) 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) Petr4 Embr4 tnlp4 bbas3 bbdc4 elet6 Itau4/itsa4 ebtp4

30

9) cmig4 10) wege4 11) belg4 12) tspp44 14) tcoc4 15) ggbr4/goau4 16) arcz6 17) brkm5 18) unip6 19) usim5 20) csna 21) arce3 22) vale5

31

O que as notcias representam no mercado nas vises de Elliott e Granville Elliott - As Notcias Fazem o Mercado Enquanto a maioria dos comentaristas financeira explica a atividade do mercado pelos eventos correntes, raramente existe conexo que valha a pena. Na maioria dos dias temos uma abundncia de boas e ms notcias, que so normalmente seletivamente investigadas na busca de uma explicao plausvel para o movimento do mercado. No melhor, notcias so o reconhecimento tardio das foras que estiveram se movimentando por algum tempo e sensacional apenas para aqueles que desconhecem a tendncia. H muito foi reconhecida por investidores experientes e vitoriosos a futilidade de se confiar na habilidade de algum em interpretar o valor de qualquer notcia em termos direo do mercado de aes. Nenhuma notcia ou uma srie delas podem ser vistas como as causas internas de qualquer tendncia continuada. De fato, sobre um longo perodo de tempo os mesmos eventos tem tido efeitos amplamente distintos porque as condies da tendncia eram diferentes. Esta afirmao pode ser verificada pelo estudo informal de 45 anos de registro do ndice Dow Jones Industrial. Durante este perodo reis foram assassinados, tiveram guerras, rumores de guerras, surtos de crescimento, pnicos, falncias, Novas Eras, New Deal, Cartis, e todos os tipos de desenvolvimentos histrico e emocional. No obstante todos os mercados de alta conduzirem-se da mesma maneira, igualmente todos os mercados de baixa manifestavam caractersticas similares, no sentido de terem sob controle as respostas dos mercados a qualquer tipo de notcias bem como a extenso e proporo dos segmentos componentes da tendncia como um todo. Estas caractersticas podem ser avaliadas e usadas para projetar aes futuras do mercado, independente das notcias. Existem momentos quando algo totalmente inesperado acontece, tal como um terremoto. Contudo, independente do grau de surpresa, parece seguro concluir que tal desenvolvimento descontado muito rapidamente e sem reverter a tendncia em andamento antes do evento. Aqueles que consideram as notcias como a causa das tendncias do mercado deveriam provavelmente ter mais sorte jogando numa corrida de cavalos do que confiando na sua habilidade para adivinhar corretamente o significado das manchetes de notcias especficas. Portanto, o nico modo para ver a floresta claramente tomar uma posio acima das rvores circundantes. Elliott reconheceu que no as notcias, mas algo mais formam os padres visveis no mercado. De um modo geral, a questo importante no a notcia por si s, mas a importncia que o mercado coloca ou aparenta colocar sobre ela. Em perodos de otimismo, a reao a uma notcia freqentemente diferente do que seria se o mercado estivesse num estado de colapso. fcil classificar a progresso das ondas de Elliott sobre grfico histrico de preos, mas impossvel reconhecer, digamos, a ocorrncia de uma guerra baseado no registro da atividade do mercado de aes. A psicologia do mercado em relao s notcias o que realmente conta, especialmente quando o mercado age contrrio ao que normalmente seria esperado. O mercado, quando relacionado com as notcias em geral, desconta o futuro. Durante primeiras ondas de um mercado de alta, o mercado enxerga um futuro melhor a despeito d as notcias desalentadoras distribudas nas primeiras pginas dos jornais. Nas terceiras e quintas ondas, o crescimento das boas notcias parte da progresso dos eventos. Quando a quinta onda do mercado faz seu pico, sentida uma mudana no futuro, embora a base dos fundamentos tenda a permanecer rsea por mais um tempo, desde que as boas notcias tendem a fazer seu topo bem aps o mercado ter feito o seu. Num sentido, podemos dizer que a primeira onda de melhora dos fundamentos ocorre durante a onda 3 do mercado, a terceira onda durante a onda 5 do mercado, e a quinta como onda B do processo corretivo do mercado que est a caminho. Aps o declnio, os fundamentos geralmente j passaram pela sua pior fase na medida em que o fundo da onda 2 vai ficando para trs. Esta progresso paralela dos eventos um sinal de unidade dos interesses humanos e tende a confirmar o Princpio da Onda como parte integral da experincia humana. O mercado realmente nos informa antecipadamente de possveis mudanas nas condies sociais. Para resumir nosso ponto de vista, ento, o mercado essencialmente a notcia.

32 Operadores e investidores enfrentam mais problemas e tomam decises erradas e dispendiosas por seguirem as notcias, mais do que qualquer outra razo. Marcadamente influenciada pelas notcias, a maioria sofre perdas, perplexa, incapaz de ver o que o dinheiro esperto est fazendo. Notcias so tambm importantes para o grupo do dinheiro esperto porque estes compreendem o seu papel no jogo do mercado e podem normalmente atuar de forma mais efetiva sob a capa protetora das notcias. Eles sabem que as notcias induzem os jogadores adversrios ao erro, fazendo-os vender aes quando o dinheiro esperto est comprando e fazendo-os comprar suas aes quando o dinheiro esperto determina que chegou o tempo da distribuio. Como um auxlio de mercado, notcias so de pouco ou nenhum valor para se praticar o jogo do mercado com sucesso. Notcias so geralmente para os tolos. Elas confundem mais do que orientam. Criam medos fora de hora que provocam vendas no momento errado, e esperanas que encorajam a comprar aes no momento errado.A razo porque as notcias tm pouca relao com o que o mercado ir fazer simplesmente porque o mercado se movimenta em relao s notcias de amanh, e assim, para o mercado, as notcias correntes so um fator que j prescreveu. Devo acrescentar aqui um esclarecimento. Notcia no importante. como o mercado reage notcia que importante. Se a notcia ruim e o mercado reage bem diante dela, temos uma reao altista, um sinal positivo de que o mercado est marchando para o tom de um tambor diferente. Leituras de ms notcias provam no ser de muita ajuda na tomada de decises corretas do mercado. Muitas pessoas estariam em melhores condies se no tivessem lido qualquer notcia, porque na maioria das vezes provocam ms vendas fora de hora. Se o mercado estiver sob acumulao do dinheiro esperto, geralmente capaz de suportar a violenta investida de uma rpida sucesso de ms notcias porque ele sempre antecipa as notcias em semanas ou meses. As notcias so correntes, mas o mercado se movimenta sobre o futuro. Se fosse possvel ter-se acesso hoje s notcias de amanh e dedicar-se um jornal inteiro a reportagens futuristas, mas realistas, haveria uma correlao muito prxima entre as notcias e o mercado. Ento o jogo do mercado adquiriria um contorno inteiramente diferente. As oscilaes dos preos seriam mais amplas do que o so normalmente. Quando as notcias estivessem ruins, haveria muito mais vendedores e ainda menos compradores, e assim os preos teriam que mergulhar muito mais antes que as operaes pudessem ser executadas. Ao contrrio, quando as notcias estivessem boas, haveria muito mais compradores do que vendedores, e os preos teriam que atingir grandes alturas, antes que as operaes pudessem ser executadas. o tempo descompassado entre o relato da notcia e a reao do mercado que permite que o jogo do mercado seja jogado com tanto sucesso pelo dinheiro esperto, utilizando a superconfiana que o pblico coloca sobre as notcias correntes como um orientador do procedimento do mercado. Por mais estranho que possa parecer ao leigo, se algum est procurando uma orientao sobre o mercado, seria melhor nunca ler um jornal ou revista. Se algum quer uma orientao do mercado, s pode obt-la do prprio mercado, ditada pela atividade tcnica do mercado. Ela transmite a mensagem se as aes esto sendo acumuladas ou distribuda sem quantidades significativas. Isto tudo o que algum precisa saber, e tal informao nunca ser encontrada na primeira pgina do seu jornal ou revista favorita.

S-ar putea să vă placă și