Sunteți pe pagina 1din 21

Em 1914 estabelecido nos cus espirituais o Reino de Deus, sob a regncia de Jesus Cristo.

. Imediatamente aps o incio do reinado celestial, Satans expulso dos cus espirituais:

Depois de sua ressurreio, Jesus igualmente sabia que podia confiar na declarao de

Jeov de pr os seus inimigos como escabelo para os seus ps. (Salmo 110:1) Esse tempo chegou em 1914, no fim dos tempos designados das naes, com o estabelecimento do Reino nos cus. O prometido predomnio de Jesus sobre seus inimigos comeou com a expulso de Satans e seus demnios do cu. Culminar quando estes forem lanados no abismo por mil anos e os reis da terra, e os seus exrcitos tiverem sido destrudos. Lucas 21:24; Revelao 12:7-12; 19:19; 20:1-3. A Sentinela, 15/Agosto/1990, matria Lealdade a que preo?

O ano de 1914 marca o incio da parousa ou presena de Jesus Cristo, que seria caracterizada por guerras, fomes, terremotos, doenas e aumento da violao da lei em escala mundial. A Primeira Guerra Mundial foi o primeiro grande evento dessa poca ou presena de Cristo:

Quando o Reino de Deus vir? Jesus ensinou que o comeo de seu domnio rgio coincidiria com um perodo especfico que ele chamou de sua presena. Jesus deu uma profecia detalhada para indicar quando sua presena em poder rgio teria incio. Esse perodo seria marcado por problemas globais, incluindo guerras, fomes, terremotos, doenas e aumento da violao da lei. (Mateus 24:3, 7-12; Lucas 21:10, 11) Essas e muitas outras caractersticas preditas por Jesus ficaram evidentes especialmente a partir de 1914, o ano em que comeou a Primeira Guerra Mundial. Assim, Jesus est reinando agora. Em breve chegar o tempo em que o Reino vir e far com que a vontade de Deus seja feita na Terra. A Sentinela, 1/Abril/2010, matria O que Jesus ensinou sobre o Reino de Deus

A expulso dos cus de Satans pelo empossado rei do Reino de Deus, Jesus Cristo, faz a Terra gemer com um ai, ou seja, guerras, fomes, terremotos, doenas e aumento da violao da lei so frutos da grande ira do Diabo expulso:

21

Agastado com o terceiro ai, Satans est agora determinado a afligir a humanidade com

o seu prprio tipo de ai. Este : Ai da terra e do mar, porque desceu a vs o Diabo, tendo grande ira, sabendo que ele tem um curto perodo de tempo. (Revelao 12:12b) A expulso de Satans do cu deveras significa ai para a Terra literal, que est sendo arruinada por humanos egostas sob o controle dele. (Deuteronmio 32:5) Ainda mais, a poltica de Satans, de governar ou arruinar, traz ai terra simblica, a estrutura da sociedade humana, bem como ao mar simblico, a massa turbulenta da prpria humanidade. Durante as duas guerras mundiais, a fria de Satans se refletiu na fria das naes sujeitas a ele, e exploses similares de furor demonaco continuam at o dia de hoje embora no mais por muito tempo! (Marcos 13:7, 8) Mas, terrveis como sejam os mtodos do Diabo, nunca chegaro perto do efeito desastroso que o terceiro ai a ao do Reino de Deus ter sobre a organizao visvel de Satans! Climax de Revelao, Captulo 27 - Nasce o Reino de Deus!

A parousa ou presena do rei celestial inicialmente invisvel, mas leva as naes ao furor de dio contra o rei empossado por Deus nos cus espirituais:

16

As Testemunhas de Jeov tm publicado muita evidncia de que o perodo de espera

de Jesus expirou em 1914, quando ele se tornou governante do Reino de Deus nos cus invisveis. Revelao 11:15, 18 diz: O reino do mundo tornou-se o reino de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinar para todo o sempre. Mas as naes ficaram furiosas, e veio teu prprio furor. Deveras, as naes expressaram furor umas para com as outras durante a Primeira Guerra Mundial. (Lucas 21:24) As guerras, os terremotos, as pestilncias, a escassez de alimentos e coisas assim, que temos visto desde 1914, confirmam que Jesus governa agora no Reino de Deus e que o fim derradeiro do mundo est prximo. Mateus 24:3-14. A Sentinela, 15/Outubro/1995, matria Qual ser a sua situao perante a cadeira de juiz?

O incio do Reino de Deus ocasiona uma guerra nos cus com Jesus Cristo, o arcanjo Miguel , vencendo e expulsando Satans para Terra:
1

Ellen Gould White, no seu livro Patriarcas e Profetas, tambm identificou o arcanjo Miguel com Jesus:

Ainda mais: Cristo chamado o Verbo de Deus. Joo 1:1-3. assim chamado porque Deus deu Suas revelaes ao homem em todos os tempos por meio de Cristo. Foi o Seu Esprito que inspirou os 2

Embora o livro bblico de Revelao no fornea a data exata em que Satans foi expulso do cu, ele menciona uma srie de acontecimentos que nos permitem deduzir quando isso aconteceu. O primeiro entre esses acontecimentos o nascimento do Reino messinico. Depois desse ocorrido, irrompeu uma guerra no cu, que resultou na derrota de Satans e sua expulso do cu. As Escrituras assinalam claramente 1914 como o ano em que os tempos designados das naes findaram e o Reino foi estabelecido. (Luc. 21:24) Quanto tempo depois disso irrompeu a guerra no cu, resultando na expulso de Satans? O drago [Satans] ficou parado diante da mulher, que estava para dar luz, diz Revelao 12:4, para que, quando desse luz, pudesse devorar-lhe o filho. Isso mostra que Satans queria liquidar o Reino imediatamente, se possvel assim que nascesse. Embora a interveno de Jeov o tenha impedido de realizar sua perversa inteno, Satans continuava decidido e implacvel no seu empenho de prejudicar o recmestabelecido Reino. Portanto, razovel supor que Miguel e os seus anjos agiriam sem perda de tempo na remoo do drago e os seus anjos do cenrio celestial, a fim de que o Reino no sofresse nenhum dano. Isso sugere que a derrota e expulso de Satans ocorreu logo aps o nascimento do Reino em 1914. Outro fator a considerar a ressurreio de cristos ungidos, que, segundo a evidncia bblica, comeou logo depois do estabelecimento do Reino. (Rev. 20:6) Visto que nenhum dos irmos ungidos de Cristo mencionado como tendo acompanhado Jesus na batalha contra o drago e seus anjos, evidente que a guerra no cu e a expulso de Satans e seus demnios j haviam sido consumadas quando a ressurreio dos irmos de Cristo comeou. Portanto, a Bblia no revela a data exata em que Satans e seus demnios foram expulsos do cu. No obstante, evidente que esse acontecimento ocorreu logo aps a entronizao de Jesus Cristo no cu em 1914. A Sentinela, 15/Maio/2009, Pergunta dos Leitores Quando Satans foi expulso do cu? Rev. 12:1-9

1914 marcou tambm o fim dos Tempos dos Gentios, quando o rei do Reino de Deus comeou a reinar nos cus espirituais:

profetas. I Ped. 1:10 e 11. Ele lhes foi revelado como o Anjo de Jeov, o Capito do exrcito do Senhor, o Arcanjo Miguel. Foi Cristo que falou a Seu povo por intermdio dos profetas. Escrevendo igreja crist, diz o apstolo Pedro que os profetas. Veja o LINK http://www.ellenwhitebooks.com/?l=2&p=366 3

Quando terminassem os Tempos dos Gentios, Jeov havia de dar quele que tem o direito legal, Jesus Cristo, o poder para governar. Portanto, 1914 marcaria o tempo em que Cristo comeou a reinar no Reino celestial de Deus, e, visto que seu governo se estende at nossos dias, isso diz respeito a voc. A Sentinela, 1/Outubro/1984, matria 1914 um ano marcado por qu?

Contudo, a Primeira Guerra Mundial comeou em 28 de Julho de 1914 e o incio do Reino de Deus, com a conseqente expulso do Diabo dos cus e ocasionando o incio da ira dele e das naes, ocorreu cerca de 66 dias (95 dias, caso se considere a data do assassinato do Arquiduque ustro-Hngaro) depois, por volta de 1 de Outubro de 1914, o que uma contradio em relao s crenas expressas anteriormente, ou seja, os efeitos vieram antes da causa:

Dois meses depois, em 28 de junho de 1914, o assassinato do Arquiduque Ferdinando, da ustria-Hungria, e da sua esposa ocorreu em Sarajevo, na Bsnia. Naquela mesma data, os Estudantes Internacionais da Bblia estavam no terceiro dia de seu congresso geral no salo Memorial Hall, em Columbus, Ohio, EUA. Apenas um ms depois, ou em 28 de julho de 1914, irrompeu a primeira guerra mundial da histria humana. Ns Estudantes da Bblia espervamos o fim dos Tempos dos Gentios, de 2.520 anos de durao, por volta de 1. de outubro daquele ano. A Sentinela, 1/Maio/1987, matria Retrospecto de 93 anos de vida

Parte da base para formulao da cronologia que Charles Taze Russell apresentou nos seus escritos veio da grande pirmide de Quops no Egito. Em 1886 no seu livro O Plano Divino das Eras , Charles Russell relacionou as eras vividas pela humanidade com as medidas da pirmide de Quops . Em 1928, aps 12 anos da morte de Charles Russell, essa crena foi abandonada pelas hoje conhecidas Testemunhas de Jeov:
4 3

15

Durante uns 40 anos, at o comeo do governo celestial de Cristo em 1914, os

Estudantes da Bblia haviam sido libertados de muitas das doutrinas anti-bblicas da


2 3 4

Veja o LINK http://www.heraldmag.org/bookstore/ctr_biography.htm Veja o LINK http://www.godsplan-today.com/Portuguese/0_PORT_Home.htm Veja os LINKs http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Piazzi_Smyth e

http://www.homensfieisdopassado.no.comunidades.net/index.php?pagina=1015155730 4

cristandade, tais como o batismo de recm-nascidos, a imortalidade da alma humana, o purgatrio, o tormento num inferno, e um Deus Trinitrio. Mas levou mais tempo para eliminar todas as idias erradas. Por exemplo, nos anos 20, muitos Estudantes da Bblia usavam um broche com o emblema de cruz e coroa, e celebravam o Natal e outros feriados pagos. No entanto, para que a adorao seja pura, preciso eliminar todos os vestgios de idolatria. A Palavra de Deus, a Bblia Sagrada, tem de ser a nica base para a f e o modo de vida do cristo. (Isaas 8:19, 20; Romanos 15:4) errado acrescentar algo Palavra de Deus ou tirar-lhe algo. Deuteronmio 4:2; Revelao 22:18, 19.
16

Um exemplo destacar quo importante este princpio. Em 1886, quando C. T.

Russell publicou um livro que passou a ser chamado de O Plano Divino das Eras, este livro continha uma tabela relacionando as eras da humanidade com a Grande Pirmide do Egito. Pensava-se que este monumento do Fara Cufu [Quops] fosse a coluna mencionada em Isaas 19:19, 20: Naquele dia vir a haver um altar a Jeov no meio da terra do Egito, e uma coluna a Jeov ao lado do seu termo. E ter de mostrar ser como sinal e como testemunha para Jeov dos exrcitos na terra do Egito. Que relao podia ter uma pirmide com a Bblia? Ora, por exemplo, pensava-se que o comprimento de certas passagens na Grande Pirmide indicava o tempo do comeo da grande tribulao de Mateus 24:21, conforme se entendia ento. Alguns Estudantes da Bblia ficaram absortos em medir certos detalhes da pirmide para descobrir assuntos tais como o dia em que iriam para o cu!
17

A chamada Bblia de Pedra era estimada durante algumas dcadas, at que A Sentinela

(em ingls) de 15 de novembro e 1. de dezembro de 1928 esclareceu que Jeov no precisava de um monumento de pedra, construdo por faras pagos e contendo demonacos signos de astrologia, para confirmar o testemunho dado na Bblia. Antes, via-se que a profecia de Isaas tinha uma aplicao espiritual. Assim como em Revelao 11:8, o Egito smbolo do mundo de Satans. O altar a Jeov faz-nos lembrar os sacrifcios aceitveis feitos por cristos ungidos enquanto so residentes temporrios neste mundo. (Romanos 12:1; Hebreus 13:15, 16) A coluna ao lado do seu termo [i.e., do Egito] prefigura a congregao dos cristos ungidos, a qual coluna e amparo da verdade e serve como testemunha no Egito, o mundo que esto para deixar. 1 Timteo 3:15. A Sentinela, 1/Janeiro/2000, matria Servimos junto com o vigia

Charles Taze Russell (1852-1916) foi um dos vrios indivduos que procuraram encontrar uma explicao para os desapontamentos causados pelas falhas nas predies dos
6

Veja os LINKs http://www.homensfieisdopassado.no.comunidades.net/index.php?pagina=1092081227 e

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Taze_Russell
6

Veja o LINK http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grande_Desapontamento 5

adventistas , adeptos da crena da proximidade do Segundo Advento, em 1843, 1844, 1873 e 1874. Entre esses podemos citar Henry Grew (1781-1862) , George Storrs (17961879) , Jonas Wendell (1815-1873) , George Stetson (1815-1879) , Benjamin Wilson (1817-1900)
12 9 10 11 13 8

e Nelson Horatio Barbour (1824-1905) . Eles influenciaram profundamente

as pesquisas bblicas e as concluses a que chegou Charles Russell. Os Adventistas do Stimo Dia , tambm herdeiros da crena adventista do movimento do Segundo Advento, desenvolveram a sua prpria explicao para os desapontamentos ocorridos. Os frutos das idias e da obra de Charles Russel perduram at os nossos dias com os diversos grupos de Estudantes da Bblia
15 14

e as Testemunhas de Jeov.

Charles Russell no descobriu que o ano de 1914 marcaria o final dos Tempos dos Gentios ou que a parousa significava a presena de Cristo e seria inicialmente 'invisvel, mas adotou os mesmos argumentos e concluses de outros estudiosos da Bblia do sculo XIX, como se pode ler abaixo em passagens do livro Testemunhas de Jeov Proclamadores do Reino de Deus. Os grupos e indivduos adventistas podem ser considerados cristos (lembro, inclusive, que existem adventistas pentecostais ), sejam unitrios ou trinitrios, guardando o Sbado ou no, acreditando no sono da alma
17 16

ou no?

No estou referindo-me aos Adventistas do Stimo Dia em particular, mas a todos os grupos ou

pessoas que adotaram o ponto de vista adventista sobre a proximidade da parousa (volta ou presena) de Cristo no sculo XIX ou incio do sculo XX. Veja os LINKs http://pt.wikipedia.org/wiki/Adventismo, http://pt.wikipedia.org/wiki/Segundo_Grande_Despertar e http://pt.wikipedia.org/wiki/Restauracionistas
8

Veja os LINKs http://www.homensfieisdopassado.no.comunidades.net/index.php?pagina=1057272831 e

http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Grew
9

Veja os LINKs http://www.homensfieisdopassado.no.comunidades.net/index.php?pagina=1095970483,

http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Storrs e http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Crist%C3%A3_do_Advento
10

Veja os LINKs http://www.homensfieisdopassado.no.comunidades.net/index.php?pagina=1305801136

e http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Crist%C3%A3_do_Advento
11

George W. Stetson foi pastor da Igreja Crist do Advento, em Edinboro, Pensilvnia, EUA. Veja o LINK

http://en.wikipedia.org/wiki/George_Stetson
12

Veja os LINKs http://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Wilson e

http://www.futurerevealed.com/biblical/commentary/object.pdf
13

Veja os LINKs http://www.homensfieisdopassado.no.comunidades.net/index.php?pagina=1015155730

e http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_H._Barbour
14 15

Veja o LINK http://pt.wikipedia.org/wiki/Adventista_do_S%C3%A9timo_Dia Veja os LINKs http://pt.wikipedia.org/wiki/Estudantes_da_B%C3%ADblia e

http://www.dawnbible.com/pt/content-pt.htm 6

Os primeiros reformadores defendiam a interpretao particular da Bblia, ou seja, a sua livre interpretao pelos crentes , e os reformadores so considerados cristos. Contudo, essa crena pode levar a divergncias sobre diversos pontos doutrinais e organizacionais entre os grupos religiosos e dentro dos prprios grupos. Assim, mesmo que algumas crenas mencionadas no pargrafo anterior sejam estranhas aos protestantes, no resta dvida que esto, do ponto de vista da interpretao individual do texto bblico, em concordncia com a opinio dos reformadores histricos. Ainda mais, se grupos e indivduos adventistas consideram Jesus como o Messias ou Cristo prometido nas profecias do Antigo Testamento (Atos 11:26), ento eles podem, dentro desse aspecto, ser considerados cristos:
18

Nem Barbour nem Russell foram os primeiros a explicar que a volta do Senhor se daria na forma de presena invisvel. Muito antes, Sir Isaac Newton (16421727) escrevera que Cristo retornaria e reinaria de modo invisvel aos mortais. Em 1856, Joseph Seiss, um pastor luterano na Filadlfia, Pensilvnia, escrevera sobre um segundo advento em duas etapas uma parousa, ou presena, invisvel, seguida de uma manifestao visvel. Da, em 1864, Benjamin Wilson publicou sua Bblia Emphatic Diaglott, com a traduo interlinear de parousa por presena, no vinda, e B. W. Keith, um associado de Barbour, havia levado isso ateno de Barbour e de seus associados. Proclamadores, Captulo 5 - A proclamao da volta do Senhor (1870-1914) - nota de rodap

16

Veja os LINKs http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Adventista_da_Promessa e

http://www.portaliap.com.br/igreja_noquecremos.php
17

Veja os LINKs http://www.portaliap.com.br/igreja_noquecremos.php,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Crist%C3%A3_do_Advento e http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_inconsciente_dos_mortos
18

"O protestantismo tambm defende a interpretao privada ou juzo privado dos textos bblicos,

conceito exposto por Lutero em outubro de 1520, quando enviou seu escrito "A Liberdade de um Cristo" ao Papa, acrescentando a frase significativa "Eu no me submeto a leis ao interpretar a palavra de Deus". Veja o LINK http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestantismo#cite_ref-4 What was behind the translational work of men like Wycliffe, Hus and Luther was belief that the Bible was to be read and interpreted by individual Christians. (O que estava por trs do trabalho de traduo de homens como Wycliffe, Hus e Lutero foi a crena de que a Bblia deveria ser lida e interpretada pelos cristos individuais.) Veja o LINK http://www.christchurchreformed.com/Romans/Romans%2003%20(013%20Private%20Interpretation).htm #PrivateInterpretation

A maneira da volta do Senhor Foi em meados da dcada de 1870 que o irmo Russell e os que com ele examinavam diligentemente as Escrituras discerniram que, na sua volta, o Senhor seria invisvel aos olhos humanos. Joo 14:3, 19. O irmo Russell disse mais tarde: Sentimo-nos muito tristes diante do erro dos adventistas, que esperavam Cristo na carne e ensinavam que o mundo e tudo o que h nele, exceto os adventistas, seriam queimados em 1873 ou 1874, cuja fixao de datas e desapontamentos e idias geralmente vagas sobre o objetivo e a maneira de sua vinda trouxeram at certo ponto descrdito sobre ns e sobre todos os que aguardavam e proclamavam seu vindouro Reino. Esses conceitos errados, to generalizados, tanto sobre o objetivo como sobre a maneira da volta do Senhor, levaram-me a escrever um panfleto The Object and Manner of Our Lords Return (O Objetivo e a Maneira da Volta de Nosso Senhor). Esse panfleto foi publicado em 1877. O irmo Russell mandou imprimir e distribuir uns 50.000 exemplares dele. Nesse panfleto, ele escreveu: Cremos que as escrituras ensinam que, na Sua vinda e por algum tempo depois de ter vindo, Ele permanecer invisvel, manifestando-Se depois ou mostrando-Se em julgamentos e vrias formas, de modo que todo olho O ver. Em apoio disso, considerou textos tais como Atos 1:11 (ele vir da mesma maneira em que o observastes ir isto , no visto pelo mundo) e Joo 14:19, (ainda um pouco, e o mundo no me ver mais). O irmo Russell referiu-se tambm ao fato de que The Emphatic Diaglott, que em 1864 fora publicada pela primeira vez em forma completa, com traduo interlinear palavra por palavra, em ingls, dava evidncia de que a expresso grega parousa significava presena. Ao analisar o uso bblico desse termo, Russell explicou nesse panfleto: A palavra grega geralmente usada para se referir ao segundo advento Parousa, muitas vezes traduzida por vinda significa invariavelmente presena pessoal, como j tendo vindo, chegado, e nunca significa estar a caminho, como na palavra chegando. Ao considerar o objetivo da presena de Cristo, Russell tornou claro que no se tratava de algo que se realizaria num nico momento de abalar o mundo. O segundo advento, como o primeiro, escreveu ele, abrange um perodo, e no um evento momentneo. Nesse perodo, escreveu ele, os do pequeno rebanho receberiam sua recompensa junto com o Senhor como co-herdeiros no Seu Reino; outros, talvez bilhes de pessoas, receberiam a oportunidade de uma vida perfeita na Terra restaurada em beleza ednica. Luc. 12:32.

Em apenas alguns anos, com base num estudo adicional das Escrituras, Russell compreendeu que Cristo no s voltaria de modo invisvel, mas tambm permaneceria invisvel, mesmo ao manifestar sua presena executando a sentena contra os inquos. Em 1876, quando Russell leu pela primeira vez um exemplar de Herald of the Morning, ficou sabendo de outro grupo que cria que a volta de Cristo seria invisvel e relacionava essa volta com as bnos para todas as famlias da Terra. Por meio do Sr. Barbour, editor daquela publicao, Russell tambm ficou persuadido de que a presena invisvel de Cristo comeara em 1874. Mais tarde, chamou-se ateno para isso mediante o subttulo Arauto da Presena de Cristo que aparecia na capa da revista Zions Watch Tower. O reconhecimento de que a presena de Cristo seria invisvel tornou-se um importante fundamento sobre o qual se basearia o entendimento de muitas profecias bblicas. Aqueles primeiros Estudantes da Bblia entenderam que a presena do Senhor devia ser de interesse primrio para todos os verdadeiros cristos. (Mar. 13:33-37) Estavam vividamente interessados na volta do Amo e atentos ao fato de que tinham o dever de divulgar isso, mas ainda no discerniam bem todos os pormenores. Contudo, foi realmente notvel o que o esprito de Deus bem no incio j os habilitou a entender. Uma dessas verdades dizia respeito a uma data muito significativa apontada nas profecias bblicas. Fim dos Tempos dos Gentios O assunto sobre cronologia bblica tinha sido por muito tempo de grande interesse para os estudantes da Bblia. Comentaristas haviam apresentado vrios conceitos sobre a profecia de Jesus a respeito dos tempos dos gentios e do relato do profeta Daniel sobre o sonho de Nabucodonosor dum toco de rvore que ficou atado por sete tempos. Luc. 21:24, Al; Dan. 4:10-17. J em 1823, John A. Brown, cuja obra foi publicada em Londres, Inglaterra, calculara os sete tempos de Daniel 4 como sendo de 2.520 anos de durao. Mas ele no discerniu claramente a data em que o perodo proftico comeou, ou quando terminaria. Contudo, relacionou esses sete tempos com os Tempos dos Gentios de Lucas 21:24. Em 1844, E. B. Elliott, um clrigo britnico, chamou ateno para 1914 como possvel data do fim dos sete tempos de Daniel, mas apresentou tambm um conceito alternativo que apontava para o tempo da Revoluo Francesa. Robert Seeley, de Londres, em 1849, considerou o assunto de modo similar. O mais tardar em 1870, uma publicao de Joseph Seiss e seus associados, impressa em Filadlfia, Pensilvnia, apresentava clculos que indicavam 1914 como data importante, embora o raciocnio contido se baseasse numa cronologia que C. T. Russell mais tarde rejeitou.

Depois, nas edies de Herald of the Morning, de agosto, setembro e outubro de 1875, N. H. Barbour ajudou a harmonizar pormenores indicados por outros. Usando a cronologia compilada por Christopher Bowen, um clrigo da Inglaterra, e publicada por E. B. Elliott, Barbour identificou o incio dos Tempos dos Gentios com a remoo do Rei Zedequias do reinado, conforme predita em Ezequiel 21:25, 26, e apontou para 1914 como marcando o fim dos Tempos dos Gentios. Em princpios de 1876, C. T. Russell recebeu um exemplar de Herald of the Morning. Ele escreveu prontamente para Barbour e da passou algum tempo com ele em Filadlfia durante o vero, quando consideraram, entre outras coisas, os tempos profticos. Pouco depois, num artigo intitulado Os Tempos dos Gentios: Quando Terminam? Russell tambm raciocinou sobre o assunto com base nas Escrituras e disse que a evidncia mostrava que os sete tempos terminaro em 1914 EC. Esse artigo foi impresso na edio de outubro de 1876 da Bible Examiner. O livro Three Worlds, and the Harvest of This World (Trs Mundos e a Colheita Deste Mundo), produzido em 1877 por N. H. Barbour com a cooperao de C. T. Russell, apresentava a mesma concluso. Depois, alguns dos primeiros nmeros da Watch Tower, como os de dezembro de 1879 e de julho de 1880, chamavam ateno para 1914 EC como um ano altamente significativo do ponto de vista das profecias bblicas. Em 1889, o inteiro quarto captulo do Volume II de Millennial Dawn (Aurora do Milnio), mais tarde chamado Studies in the Scriptures, fez um estudo sobre Os Tempos dos Gentios. Mas o que significaria o fim dos Tempos dos Gentios? Proclamadores, Captulo 10 - Crescimento no conhecimento exato da verdade

As Testemunhas de Jeov crem que o escravo fiel e discreto age como profeta durante a parousa ou presena de Cristo:
3

Enquanto todos os de Jud estavam de p diante de Jeov, mesmo os seus

pequeninos, suas esposas e seus filhos, Jeov deu a sua resposta. (2 Crnicas 20:13) Assim como ele usa seu escravo fiel e discreto hoje em dia, assim o grande Ouvinte de orao habilitou o profeta levita, Jaaziel, a dar a Sua resposta aos reunidos. (Mateus 24:45) Lemos: Assim vos disse Jeov: No tenhais medo nem fiqueis aterrorizados por causa desta grande massa de gente; pois a batalha no vossa, mas de Deus. . . . No tereis de lutar neste caso. Tomai a vossa posio, ficai parados e vede a salvao da parte de Jeov a vosso favor. . . . No tenhais medo nem fiqueis aterrorizados. Sa amanh contra eles e Jeov ser convosco. 2 Crnicas 20:15-17. A Sentinela, 1/Maio/1998, matria Executado o julgamento na baixada da deciso

10

Isso gera um srio problema, pois, muitas expectativas profticas nos sculos XIX e XX no se cumpriram, fazendo lembrar a advertncia registrada na Lei mosaica quanto aos profetas:

Porm o profeta que tiver a presuno de falar alguma palavra em meu nome, que eu no lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrer. E, se disseres no teu corao: Como conhecerei a palavra que o SENHOR no falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra no se cumprir, nem suceder assim; esta palavra que o SENHOR no falou; com soberba a falou aquele profeta; no tenhas temor dele. Deuteronmio 18:20-22

A prpria idia de marcar datas para a sua parousa foi condenada por Jesus no seu pequeno apocalipse sintico (Mateus 24; Marcos 13 e Lucas 21). Charles Russell inicialmente foi contra isso, mas acabou mudando de idia aps seu encontro com Nelson Barbour:

Disse ento ele: Vede no vos enganem, porque viro muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo est prximo. No vades, portanto, aps eles. E, quando ouvirdes de guerras e sedies, no vos assusteis. Porque necessrio que isto acontea primeiro, mas o fim no ser logo. Lucas 21:8-9

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, no vos assusteis, porque mister que isso tudo acontea, mas ainda no o fim. Mateus 24:6

11

Outra crena recorrente entre os diversos grupos adventistas a relacionada com novas luzes advindas de um melhor entendimento de profecias ou outras passagens da Bblia :
19

19

O Magistrio da Igreja Catlica ensina que, "apesar de a Revelao j estar completa, ainda no est

plenamente explicitada. E est reservado f crist apreender gradualmente todo o seu alcance, no decorrer dos sculos". Isto quer dizer que a Igreja Catlica aceita e subscreve a tese de Newman sobre o desenvolvimento da doutrina. Por isso, ela admite a clarificao e o desenvolvimento progressivo da sua doutrina, bem como os costumes e a expresso da f dos seus fiis, ao longo dos sculos. Mas, nunca se deve confundir a interpretao gradual da Revelao (que resulta depois na formulao e no desenvolvimento doutrinal) e a matria da prpria Revelao (ou depsito de f), que inaltervel e imutvel. Por outras palavras, o Magistrio da Igreja, ao meditar e estudar a Revelao imutvel, aperceber progressivamente de certas realidades que antes no se apercebiam explicitamente.

Este entendimento progressivo, que no adiciona nada Revelao em si, designado por "crescimento na inteligncia da f". Este crescimento fez-se custa do estudo de inmeros telogos, bispos e Papas, muitas vezes reunidas em conclios ecumnicos, bem como dos famosos Pais e Doutores da Igreja, sempre sob a orientao e assistncia do Magistrio da Igreja e da "graa do Esprito Santo". Fazendo isto, esta pessoa divina purifica gradualmente a Igreja, levando-a a conhecer mais profunda e corretamente as variadas facetas e realidades da Tradio.

Tambm por outras palavras, o fato de a nica revelao de Deus destinada a todos os povos ter ficado concluda com Cristo e o testemunho que d'Ele nos do os livros do Novo Testamento vincula a Igreja com o acontecimento nico que a histria sagrada e a palavra da Bblia, que garante e interpreta tal acontecimento, mas no significa que agora a Igreja pode apenas olhar para o passado, ficando assim condenada a uma estril repetio. Eis o que diz o Catecismo da Igreja Catlica: No entanto, apesar de a Revelao ter acabado, no quer dizer que esteja completamente explicitada. E est reservado f crist apreender gradualmente todo o seu alcance no decorrer dos sculos. Esta relao entre o vnculo com a unicidade do acontecimento de Revelao completada em Cristo e o progresso na sua compreenso est otimamente ilustrada nos discursos de despedida de Jesus, quando Ele declara aos discpulos: Ainda tenho muitas coisas para vos dizer, mas no as podeis suportar agora. Quando vier o Esprito da Verdade, Ele guiar-vos- para a verdade total, porque no falar de Si mesmo (...) Ele glorificar-Me-, porque h de receber do que meu, para vo-lo anunciar. Por um lado, o Esprito Santo serve de guia, desvendando assim um conhecimento cuja densidade no se podia alcanar antes porque faltava o pressuposto, ou seja, o da amplido e profundidade da f crist, e que tal que no estar concluda jamais. Por outro lado, esse ato de guiar receber do tesouro do prprio Jesus Cristo, cuja profundidade inexaurvel se manifesta nesta conduo por obra do Esprito. A propsito disto, o Catecismo cita uma densa frase do Papa Gregrio Magno: As palavras divinas crescem com quem as l. Veja o LINK http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_da_doutrina

Entre os protestantes a prpria existncia da livre interpretao dos textos bblicos leva a um efeito parecido com as novas luzes. 12

Ns, portanto, no devemos permitir que o cime nos faa cair no lao de tentar defender nossas prprias opinies e nosso modo de agir caso no estejam solidamente baseados na Palavra de Deus. Devemos aceitar a nova luz lanada sobre a Palavra de Deus por meio do canal que Jeov usa hoje. A Sentinela, 15/Outubro/2002, matria Os cristos devem ser ciumentos? Alguns meses se passaram, profundo e acurado estudo se fez a respeito desta importante viso, e cerca de 50 milleritas aceitaram esta nova luz dada pelo Senhor. Este grupinho de fiis testemunhas, desapontadas, mas no desiludidas; foram aos poucos recebendo novas luzes. E assim, aceitaram o Sbado como em vigor na dispensao crist. Este mandamento da imutvel Lei de Deus foi introduzido no movimento pela senhora Raquel Preston, egressa da Igreja Batista do Stimo Dia, aceito e pregado veementemente por Jos Bates, e mais tarde ratificado atravs de vises celestiais, por Ellen G. White. Porm, foi T.M. Preble, o primeiro a comunicar esta grande verdade por meio da imprensa aos milleritas do advento. Assim Diz O Senhor, captulo 32 - Guilherme Miller - Pai do Movimento do Advento nos EUA
20

Na Revista Adventista de Abril/2001 na pg. 24, sob o ttulo, Voz da Profecia batiza novos conversos no Acre, relata a histria de um pastor batista que apesar de j ser convertido a Cristo encontrou nova luz atravs dos cultos adventistas e foi rebatizado. A Igreja Adventista uma Seita?
21

Isso acaba levando s mudanas, nas crenas e expectativas futuras, em vrios casos invalidando crenas anteriores. So Paulo parece que descreveu isso na segunda carta a Timteo:

Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. 2 Timteo 3:7

20 21

Veja o LINK http://www.jesusvoltara.com.br/ados/pag44.htm Veja o LINK http://www.amizadegospel.com.br/conhecimento/arquivo.php?cod=422

13

Sobre o Ano de 1975 Armagedom em 1975 - Discurso de Frederick W. Franz http://www.youtube.com/watch?v=iNDRdEYkZ40

14

O Ano de 2034 Marcado? A Sentinela 15/Dezembro/2003 Mais do que nunca precisamos estar vigilantes Portanto, mantende-vos vigilantes, porque no sabeis em que dia vir o vosso Senhor. MATEUS 24:42. ACIMA de tudo, o sculo vinte foi moldado pela guerra, diz o autor Bill Emmott. Embora admita que todos os perodos da histria humana tenham sentido o peso das guerras e da violncia, ele acrescenta: O sculo vinte foi diferente no quanto ocorrncia de guerras, mas sim quanto s propores delas. Foi o primeiro sculo a ter um conflito realmente global . . . E como que para enfatizar o ponto, [o sculo] no teve apenas um conflito mundial, mas dois. Guerras que envolveriam nao contra nao e reino contra reino foram preditas por Jesus Cristo. No entanto, elas so apenas um aspecto do sinal da presena de Cristo e da terminao do sistema de coisas. Nessa grande profecia, Jesus mencionou tambm fome, pestilncias e terremotos. (Mateus 24:3, 7, 8; Lucas 21:6, 7, 10, 11) Tais calamidades tm aumentado em alcance e severidade. A maldade do homem abundante, como se v na sua atitude para com Deus e os outros humanos. O colapso moral e o aumento dos crimes e da violncia so bem evidentes. Os homens tm demonstrado mais amor ao dinheiro do que a Deus, e obsesso pelos prazeres. Tudo isso confirma que vivemos em tempos crticos. 2 Timteo 3:1-5. O que voc acha da constante piora dos assuntos humanos? Muitos so indiferentes, at mesmo insensveis, para com as aflies da atualidade. Os influentes e intelectuais do mundo no percebem o significado dos sinais dos tempos; nem os lderes religiosos tm dado orientao apropriada sobre esse assunto. (Mateus 16:1-3) Mas Jesus aconselhou seus seguidores: Mantende-vos vigilantes, porque no sabeis em que dia vir o vosso Senhor. (Mateus 24:42) Jesus nos incentiva assim a no sermos apenas vigilantes, mas a manter-nos vigilantes. Para nos mantermos vigilantes temos de continuar atentos e alertas. Isso requer mais do que apenas admitir que vivemos nos ltimos dias, mais do que s reconhecer que os tempos so difceis. Temos de ter a firme convico de que tem-se aproximado o fim de todas as coisas. (1 Pedro 4:7) S assim a nossa vigilncia ter um senso de urgncia. Portanto, temos de refletir na seguinte pergunta: O que poder reforar a nossa convico de que o fim est prximo? Considere as condies existentes no perodo que precedeu a um acontecimento sem igual na histria humana o grande Dilvio nos dias de No. As pessoas eram to ms, que Jeov sentiu-se magoado no corao. Ele declarou: Vou obliterar da superfcie do solo os homens que criei. (Gnesis 6:6, 7) E fez exatamente isso. Num paralelo entre aquele tempo e agora, Jesus disse: Assim como eram os dias de No, assim ser a presena do Filho do homem. Mateus 24:37. razovel presumir que Jeov encare o mundo atual da mesma maneira como encarava o mundo antes do Dilvio. Visto que ele acabou com o mundo mpio dos dias de No, certamente destruir o atual mundo inquo. A compreenso clara do paralelo entre aquele tempo e os nossos dias deve fortalecer nossa convico de que o fim do mundo atual est prximo. Ento, quais so as similaridades? H pelo menos cinco. A primeira que, em termos nada incertos, um aviso est sendo dado a respeito da vindoura destruio. Avisados sobre coisas ainda no observadas Jeov declarou nos dias de No: Meu esprito no h de agir por tempo indefinido para com o homem, porquanto ele carne. Concordemente, seus dias ho de somar cento e vinte anos. (Gnesis 6:3) A declarao desse decreto divino em 2490 AEC marcou o comeo do fim daquele mundo mpio. Imagine o que isso significava para os que viviam naquele tempo! Em apenas mais 120 anos Jeov traria o dilvio de guas sobre a terra, para arruinar debaixo dos cus toda a carne em que a fora da vida est ativa. Gnesis 6:17.
6 5 4 3 2

15

No recebeu o aviso sobre a vindoura catstrofe com dcadas de antecedncia, e ele usou sabiamente o tempo, a fim de se preparar para a sobrevivncia. Depois de receber aviso divino de coisas ainda no observadas, disse o apstolo Paulo, [No] mostrou temor piedoso e construiu uma arca para a salvao de sua famlia. (Hebreus 11:7) Que dizer de ns? J se passaram uns 90 anos desde o comeo dos ltimos dias deste sistema de coisas em 1914. Ns certamente estamos no tempo do fim. (Daniel 12:4) Como devemos reagir aos avisos que recebemos? Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre, declara a Bblia. (1 Joo 2:17) Portanto, agora o tempo para fazer a vontade de Jeov com um forte senso de urgncia. Nos tempos modernos, estudantes sinceros da Bblia aprenderam das Escrituras inspiradas que o atual sistema est condenado destruio. Cremos nisso? Note o que Jesus Cristo disse claramente: Haver grande tribulao, tal como nunca ocorreu desde o princpio do mundo at agora, no, nem tampouco ocorrer de novo. (Mateus 24:21) Jesus disse tambm que voltaria como Juiz designado por Deus e que separaria as pessoas assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Os que forem considerados indignos partiro para o decepamento eterno, mas os justos, para a vida eterna. Mateus 25:31-33, 46. Jeov tem mantido esses avisos diante do seu povo por meio de lembretes oportunos, por intermdio do alimento espiritual provido pelo escravo fiel e discreto. (Mateus 24:45-47) Alm disso, exorta-se cada nao, tribo, lngua e povo a temer a Deus e dar-lhe glria, porque j chegou a hora do julgamento por ele. (Revelao [Apocalipse] 14:6, 7) Uma parte indispensvel da mensagem do Reino pregada mundialmente pelas Testemunhas de Jeov a advertncia de que o Reino de Deus em breve eliminar o governo humano. (Daniel 2:44) Essa advertncia no deve ser desconsiderada. O Deus Todo-Poderoso sempre cumpre a sua palavra. (Isaas 55:10, 11) Fez isso nos dias de No, e o far nos nossos dias. 2 Pedro 3:3-7. Aumenta a depravao sexual Nosso tempo corresponde aos dias de No em outro sentido. Jeov havia ordenado ao primeiro homem e primeira mulher que enchessem a terra de filhos, usando as faculdades reprodutivas dadas por Deus de modo honroso no casamento. (Gnesis 1:28) Nos dias de No, anjos desobedientes corromperam a humanidade com prticas sexuais pervertidas. Eles desceram Terra, materializaram corpos e tiveram relaes sexuais com belas mulheres, produzindo uma descendncia metade humana, metade demonaca os nefilins. (Gnesis 6:2, 4) O pecado desses anjos lascivos comparado s perverses de Sodoma e Gomorra. ( Judas 6, 7) Em conseqncia disso, a depravao sexual naqueles dias era muito grande. Que dizer do ambiente moral de hoje em dia? Nestes ltimos dias, a vida de muitos gira em torno do sexo. Paulo descreveu muito bem a tais como tendo ficado alm de todo o senso moral; muitos se entregam conduta desenfreada para fazerem com ganncia toda sorte de impureza. (Efsios 4:19) A pornografia, o sexo pr-marital, o abuso sexual de crianas e o homossexualismo so comuns. Alguns j esto recebendo em si mesmos a plena recompensa na forma de doenas sexualmente transmissveis, colapso da vida familiar e outros males sociais. Romanos 1:26, 27. Nos dias de No, Jeov trouxe um grande Dilvio e acabou com aquele mundo louco por sexo. Nunca devemos perder de vista que os dias atuais so exatamente como foram os dias de No. A vindoura grande tribulao eliminar da Terra fornicadores, idlatras, adlteros, homens mantidos para propsitos desnaturais e homens que se deitam com homens. (Mateus 24:21; 1 Corntios 6:9, 10; Revelao 21:8) urgente que cultivemos dio pelo que mau e que nos mantenhamos longe de situaes que poderiam nos levar imoralidade! Salmo 97:10; 1 Corntios 6:18. A terra ficou cheia de violncia Indicando ainda outra caracterstica dos dias de No, a Bblia declara: A terra veio a estar arruinada vista do verdadeiro Deus, e a terra ficou cheia de violncia. (Gnesis 6:11) A violncia no era novidade. Caim, filho de Ado, assassinou o seu irmo justo. (Gnesis 4:8) Refletindo o esprito violento existente nos seus dias, Lameque fez um poema em que se gabava de como tinha matado um jovem, supostamente em autodefesa. (Gnesis 4:23, 24) O que havia de novo nos dias de No era o grau de violncia. Quando desobedientes filhos
16
13 12 11 10 9 8

anglicos de Deus se casaram com mulheres na Terra e tiveram filhos os nefilins a violncia alcanou um grau nunca antes visto. Esses gigantes violentos eram os Derrubadores os que fazem outros cair. (Gnesis 6:4, nota, NM com Referncias) Em resultado disso, a Terra estava cheia de violncia. (Gnesis 6:13) Imagine os problemas que No teve de enfrentar, ao criar sua famlia em tal ambiente! No entanto, ele mostrou ser justo diante de Jeov no meio daquela gerao. Gnesis 7:1. Ao longo de toda a histria humana a violncia sempre existiu. Mas, em nosso tempo, assim como nos dias de No, as pessoas tm presenciado a violncia numa escala sem precedentes. Ouvimos regularmente notcias sobre violncia domstica, atos de terrorismo, campanhas de genocdio e chacinas praticadas por assassinos profissionais sem motivo aparente. Acrescente a tudo isso o derramamento de sangue causado pelas guerras. A Terra ficou de novo cheia de violncia. Por qu? O que tem contribudo para esse aumento? A resposta revela outra similaridade com os dias de No. Quando o Reino Messinico de Deus foi estabelecido no cu em 1914, o Rei entronizado, Jesus Cristo, fez algo momentoso. Satans, o Diabo, e seus demnios foram expulsos do cu para a vizinhana da Terra. (Revelao 12:9-12) Antes do Dilvio, anjos desobedientes abandonaram voluntariamente sua posio celestial; nos tempos modernos, porm, foram expulsos. Alm disso, eles no tm agora o poder de materializar corpos humanos na Terra para terem prazeres carnais ilcitos. Portanto, frustrados, irados e temendo o iminente julgamento, eles influenciam homens e organizaes para praticarem crimes e violncia desumanos, de magnitude ainda maior do que houve nos dias de No. Jeov eliminou o mundo pr-diluviano depois de anjos desobedientes e sua descendncia o terem enchido de maldade. No se engane, ele no far menos do que isso nos nossos dias! (Salmo 37:10) No entanto, os que hoje se mantm vigilantes sabem que o seu livramento est prximo. A mensagem pregada A quarta similaridade entre os dias atuais e o mundo antes do Dilvio est na obra que foi comissionada a No. Ele construiu uma enorme arca. Foi tambm pregador. (2 Pedro 2:5) Que mensagem pregou? evidente que a pregao de No inclua um convite ao arrependimento e um aviso referente vindoura destruio. Jesus disse que as pessoas nos dias de No no fizeram caso, at que veio o dilvio e os varreu a todos. Mateus 24:38, 39. De modo similar, visto que as Testemunhas de Jeov cumprem diligentemente sua comisso de pregar, a mensagem do Reino de Deus est sendo declarada em todo o mundo. Em quase todas as partes do globo, as pessoas podem ouvir e ler a mensagem do Reino na sua prpria lngua. A revista A Sentinela, anunciando o Reino de Jeov, tem uma tiragem de mais de 25.000.000 de exemplares e impressa em mais de 140 idiomas. Certamente, as boas novas do Reino de Deus esto sendo pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as naes. Quando Deus achar que essa obra foi plenamente completada, trar o fim com certeza. Mateus 24:14. Em vista da corrupo espiritual e moral nos dias pr-diluvianos, no difcil de imaginar que a famlia de No tenha se tornado motivo de riso para os vizinhos incrdulos, bem como alvo de insultos e zombaria. Mas o fim veio. De modo similar, nestes ltimos dias h muitos ridicularizadores com os seus escrnios. Contudo, o dia de Jeov vir como ladro, diz a Bblia. (2 Pedro 3:3, 4, 10) E vir no tempo designado. No tardar. (Habacuque 2:3) Como sbio que nos mantenhamos vigilantes! Apenas poucos sobreviventes A similaridade entre os dias de No e os nossos no fica s na maldade das pessoas e na sua destruio. Assim como houve sobreviventes ao Dilvio, haver sobreviventes ao fim do atual sistema de coisas. Os que sobreviveram ao Dilvio eram mansos, que no se comportavam como a maioria das pessoas. Acataram o aviso divino e se mantiveram separados do mundo inquo daquele tempo. No achou favor aos olhos de Jeov, diz a Bblia. [No] mostrou-se sem defeito entre os seus contemporneos. (Gnesis 6:8, 9) Dentre toda a humanidade, uma s famlia, poucas pessoas, isto , oito almas, foram levadas a salvo atravs da gua. (1 Pedro 3:20) E a essas Jeov Deus deu uma ordem: Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra. Gnesis 9:1.
19 18 17 16 15 14

17

A Palavra de Deus nos assegura que uma grande multido sair da grande tribulao. (Revelao 7:9, 14) De quantos se compe a grande multido? O prprio Jesus disse: Estreito o porto e apertada a estrada que conduz vida, e poucos so os que o acham. (Mateus 7:13, 14) Em comparao com os bilhes que agora vivem na Terra, os sobreviventes da vindoura grande tribulao sero poucos. E eles talvez recebam um privilgio similar ao que tiveram os sobreviventes do Dilvio. O privilgio de, por um tempo, terem filhos que faro parte da nova sociedade terrestre. Isaas 65:23. Mantenham-se vigilantes Embora o Dilvio parea to distante dos nossos dias, fornece claramente um aviso que no podemos desconsiderar. (Romanos 15:4) As similaridades entre os dias de No e os nossos devem nos tornar cada vez mais atentos ao significado do que est acontecendo e alertar-nos sobre a inesperada vinda de Jesus para executar os inquos. Atualmente, Jesus Cristo dirige uma enorme obra de edificao espiritual. Para a segurana e a sobrevivncia dos verdadeiros adoradores h um paraso espiritual, semelhante arca. (2 Corntios 12:3, 4) Para sermos preservados durante a grande tribulao, temos de permanecer nesse paraso. Ao redor do domnio do paraso espiritual est o mundo de Satans, pronto para se apoderar de qualquer um que fique espiritualmente sonolento. imperativo que nos mantenhamos vigilantes e estejamos prontos para o dia de Jeov. Mateus 24:42, 44. Lembra-se? Que aviso deu Jesus a respeito da sua vinda? Com que comparou Jesus o tempo da sua presena? De que modo so os nossos tempos similares aos dias de No? Como deve influir no nosso senso de urgncia a reflexo sobre as similaridades entre os dias de No e os nossos? [Perguntas de Estudo] 1, 2. O que indica que vivemos na terminao do atual sistema de coisas? 3. Como devem nos afetar os sinais dos tempos? 4, 5. (a) O que fortalecer a nossa convico de que est prximo o fim do atual sistema inquo, e por qu? (b) Qual uma das similaridades entre os dias de No e a presena do Filho do homem? 6. O que Jeov decidiu fazer nos dias de No? 7. (a) Como reagiu No ao aviso sobre o Dilvio? (b) Como devemos reagir aos avisos sobre o fim do atual sistema? 8, 9. Que avisos tm sido dados por Jeov nos tempos atuais, e como so divulgados? 10. O que se pode dizer a respeito da depravao sexual nos dias de No? 11. Qual a semelhana entre o ambiente moral do nosso tempo e o dos dias de No? 12. Por que devemos cultivar dio pelo que mau? 13. Nos dias de No, por que a Terra estava cheia de violncia? 14. Como o mundo atual ficou cheio de violncia? 15. (a) O que tem contribudo para o aumento da violncia nestes ltimos dias? (b) De que resultado podemos estar certos? 16, 17. Qual a quarta similaridade entre os dias de No e os nossos? 18. Como a reao de muitos nossa pregao hoje em dia se compara com a da maioria das pessoas nos dias de No? 19, 20. Que paralelo podemos ver entre o Dilvio e a destruio do atual sistema de coisas?
22 21

20

18

21, 22. (a) Que benefcio voc obteve desta considerao do Dilvio? (b) Qual o texto do ano para 2004, e por que devemos acatar o seu conselho? [Destaque na pgina 18] O texto para o ano de 2004 : Mantende-vos vigilantes . . . Mostrai-vos prontos. Mateus 24:42, 44. [Foto na pgina 15] No acatou o aviso divino. Estamos fazendo o mesmo? [Fotos nas pginas 16, 17] Assim como eram os dias de No, assim ser a presena do Filho do homem

19

O Ano de 2034 Marcado? A Sentinela 1/Maro/2002 Por que pereceu aquele mundo antigo? O DILVIO global no foi uma catstrofe natural. Foi um julgamento da parte de Deus. Deuse um aviso, mas este foi ignorado pela maioria. Por qu? Jesus explicou: Naqueles dias antes do dilvio, [as pessoas estavam] comendo e bebendo, os homens casando-se e as mulheres sendo dadas em casamento, at o dia em que No entrou na arca, e no fizeram caso, at que veio o dilvio e os varreu a todos. Mateus 24:38, 39. Uma civilizao desenvolvida Em certos sentidos, a civilizao antediluviana tinha vantagens que ns no temos hoje. Por exemplo, toda a humanidade falava uma s lngua. (Gnesis 11:1) Isto deve ter facilitado realizaes artsticas e cientficas, que exigem o esforo coletivo de muitos com habilidades variadas. Tambm, a vida longa da maioria das pessoas naquele tempo significava que podiam continuar a desenvolver aquilo que tinham aprendido no decorrer dos sculos. Alguns afirmam que a vida humana no era to longa l naquele tempo, e que, na realidade, os anos mencionados no relato bblico eram meses. isso verdade? Pois bem, considere o caso de Malalel. A Bblia diz: Malalel viveu sessenta e cinco anos. Tornou-se ento pai de Jarede. . . . Todos os dias de Malalel somaram oitocentos e noventa e cinco anos, e morreu. (Gnesis 5:15-17) Se um ano significasse um ms, Malalel gerou seu filho quando tinha apenas cinco anos de idade! No o caso. As pessoas daquele tempo estavam mais perto da vitalidade perfeita do primeiro homem, Ado. Elas realmente viviam sculos. O que conseguiam realizar? Muitos sculos antes do Dilvio, a populao da Terra havia aumentado a tal ponto, que o filho de Ado, Caim, pde construir uma cidade, que chamou de Enoque. (Gnesis 4:17) No decorrer das eras antediluvianas, desenvolveu-se uma variedade de indstrias. Havia forjas para fabricar toda sorte de ferramenta de cobre e de ferro. (Gnesis 4:22) Sem dvida, esses instrumentos eram usados em construo, carpintaria, costura e agricultura. Todos esses ofcios so mencionados nos relatos dos primeiros habitantes humanos da Terra. O conhecimento acumulado teria possibilitado que as geraes sucessivas desenvolvessem especialidades tais como a metalurgia, a agronomia, a pecuria, a escrita e as belas-artes. Jubal, por exemplo, foi o fundador de todos os que manejam a harpa e o pfaro. (Gnesis 4:21) A civilizao se desenvolveu extensamente. Mas, tudo teve um fim repentino. O que aconteceu? O que saiu errado? Apesar de todas as suas vantagens, a sociedade antediluviana teve um mau comeo. Seu fundador, Ado, rebelou-se contra Deus. Caim, construtor da primeira cidade de que h registro, assassinou seu prprio irmo. No de admirar que o mal aumentasse rapidamente! As conseqncias do legado defeituoso, deixado por Ado para os seus descendentes, foram cumulativas. Romanos 5:12. As coisas evidentemente estavam chegando a um ponto crtico quando Jeov decidiu que permitiria que a situao continuasse apenas mais 120 anos. (Gnesis 6:3) A Bblia diz: A maldade do homem era abundante na terra e . . . toda inclinao dos pensamentos do seu corao era s m, todo o tempo. . . . A terra ficou cheia de violncia. Gnesis 6:5, 11. Com o tempo, No foi avisado especificamente de que Deus destruiria toda a carne num dilvio. (Gnesis 6:13, 17) Embora No se tornasse pregador da justia, evidentemente era difcil para as pessoas acreditarem que tudo em volta delas ia acabar. (2 Pedro 2:5) Apenas oito pessoas acataram o aviso e foram salvas. (1 Pedro 3:20) Por que isso importante para ns hoje?

20

Que significado tem isso para ns? Vivemos em pocas similares s de No. Ficamos sabendo regularmente de atos horrveis de terrorismo, campanhas de genocdio, chacinas praticadas por pistoleiros sem motivo aparente e violncia domstica em escala chocante. A Terra ficou novamente cheia de violncia e, como antes, o mundo tem sido avisado de um julgamento vindouro. O prprio Jesus disse que ele viria como Juiz designado por Deus e que separaria as pessoas como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. As pessoas julgadas indignas, disse Jesus, partiro para o decepamento eterno. (Mateus 25:31-33, 46) A Bblia diz que desta vez, porm, haver milhes de sobreviventes uma grande multido que adora o nico Deus verdadeiro. No mundo vindouro, esses usufruiro a vida numa permanente paz e segurana como nunca antes. Miquias 4:3, 4; Revelao (Apocalipse) 7:9-17. Muitos zombam dessas declaraes bblicas e dos avisos sobre o ato de julgamento que confirmar sua veracidade. Mas o apstolo Pedro explicou que esses cpticos esto desconsiderando os fatos. Escreveu: Nos ltimos dias viro ridicularizadores . . . dizendo: Onde est essa prometida presena dele? . . . Pois, segundo o desejo deles, escapa-lhes este fato, de que desde a antiguidade havia cus, e uma terra sobressaindo compactamente gua e no meio da gua, pela palavra de Deus; e, por esses meios, o mundo daquele tempo sofreu destruio, ao ser inundado pela gua. Mas, pela mesma palavra, os cus e a terra que agora existem esto sendo guardados para o fogo e esto sendo reservados para o dia do julgamento e da destruio dos homens mpios. 2 Pedro 3:3-7. Hoje, em obedincia ordem proftica de Jesus, se prega zelosamente em todo o mundo um aviso sobre este vindouro dia de julgamento e uma mensagem de boas novas sobre a paz que se seguir. (Mateus 24:14) Este aviso no deve ser encarado levianamente. O Deus TodoPoderoso cumpre a sua palavra. O mundo vindouro Qual o futuro da humanidade, em vista da vindoura mudana momentosa? Na introduo do seu famoso Sermo do Monte, Jesus prometeu: Felizes os de temperamento brando, porque herdaro a terra. Da passou a ensinar aos discpulos a orar a Deus: Realize-se a tua vontade, como no cu, assim tambm na terra. (Mateus 5:5; 6:10) Deveras, o prprio Jesus ensinou que um futuro maravilhoso aguarda a humanidade fiel aqui na Terra. Chamou isso de recriao. Mateus 19:28. Portanto, ao contemplar o futuro, no permita que ridicularizadores o levem a duvidar do aviso de Deus. verdade que as coisas nossa volta podem parecer estveis, e o mundo atual tem uma longa histria. Mesmo assim, no devemos depositar nossa confiana nele. O mundo da humanidade j foi julgado. Portanto, seja encorajado pela concluso da carta do apstolo Pedro: Visto que todas estas coisas ho de ser assim dissolvidas, que sorte de pessoas deveis ser em atos santos de conduta e em aes de devoo piedosa, aguardando e tendo bem em mente a presena do dia de Jeov . . . Visto que aguardais estas coisas, fazei o mximo para serdes finalmente achados por ele sem mancha nem mcula, e em paz. . . . Prossegui crescendo na benignidade imerecida e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (2 Pedro 3:11, 12, 14, 18) Portanto, aprenda algo do que aconteceu l nos dias de No. Achegue-se a Deus. Aumente em conhecimento de Jesus Cristo. Cultive devoo piedosa e esteja entre os milhes que escolherem sobreviver ao fim deste mundo para o vindouro mundo pacfico. [Foto na pgina 5] A metalurgia era conhecida antes do Dilvio [Foto na pgina 7] Haver um mundo maravilhoso

21

S-ar putea să vă placă și