Sunteți pe pagina 1din 3

Ao: Histria da Matemtica contributos para a sala de aula

Texto 4

Matemtica na Grcia Antiga


Quando nos referimos Geometria consideramos que esta basicamente um ramo da Matemtica que pretende interpretar o mundo que nos rodeia, no que diz respeito forma e s dimenses. habitual dizermos aos nossos alunos que a geometria tem origem na medio de terrenos e que o termo "geometria" deriva do grego geo (terra) e metria (medir). Muitas vezes, contada uma histria (atribuda ao historiador grego Herdoto) para explicar a origem da geometria:

Um dia, ao crescer, o Rio Nilo transbordou e as suas guas inundaram os campos em redor. Foram chamados os sbios da poca que tiveram como tarefa redistribuir aos proprietrios as parcelas de terreno cuja inundao tinha apagado os limites.
No podemos fixar a origem da Geometria nesta verso de Herdoto porque civilizaes mais antigas, tais como a Babilnica, a Egpcia e a Hindu, possuam conhecimentos de natureza geomtrica. Na contracapa do livro de Michel Serres As Origens da Geometria duas primeiras palavras do ttulo esto no plural!), podemos ler:
1

(repare-se que as

"No mundo e atravs da histria, todas as culturas, em maior ou menor grau, fizeram contas, conheceram alguns nmeros, observaram os movimentos do cu, seguiram um calendrio, tentaram tratar as doenas. Mas s uma cultura inventou a representao de formas como o quadrado, o crculo, a esfera e conseguiu discorrer sobre elas com rigor. Mas ento onde e quando que surgiu esta geometria? Na Grcia, exatamente h vinte e seis sculos."
Pensa-se que a matemtica dos antigos gregos nasceu do contacto deste povo com o Oriente e, em particular, com o Egipto, onde os sbios mais eminentes da Grcia foram ampliar as suas ideias e o seu saber. Os primeiros quatro sculos do perodo helnico (compreendido entre o sculo VI a.C. e o sc. V d.C.) constituem um perodo de realizaes extraordinrias da matemtica grega. Como refere Fernando de Almeida Vasconcelos 2:

(...) as matemticas produziram neste perodo [pr-euclidiano], em ntima colaborao com a filosofia, o seu prprio progresso (...).
Foi neste perodo que se iniciou o estudo de trs problemas geomtricos (trisseco do ngulo, duplicao do cubo e quadratura do crculo) que desafiaram o poder inventivo de inmeros matemticos e intelectuais, durante mais de dois mil anos. A parte mais substancial do percurso

1 Livro escrito no mbito da Histria das Cincias tema a que o autor dedicou grande parte dos seus estudos. Mais informaes em http://www.archipress.org/index.php?option=com_content&task=view&id=82&Itemid=42. Uma traduo portuguesa do livro: http://www.wook.pt/ficha/as-origens-da-geometria/a/id/85297 2 Vasconcelos, F. (1925) Histria das Matemticas na Antiguidade, Aillaud e Bertrand, Lisboa, p. 234.

1/3

Jos Miguel Sousa sousa.jmiguel@gmail.com www.prof2000.pt/users/miguel

Ao: Histria da Matemtica contributos para a sala de aula

Texto 4

efetuado pela matemtica grega estava subordinada Geometria, cujo desenvolvimento parece ter sido influenciado pelas investigaes feitas para tentar resolver estes trs problemas clssicos da geometria grega. O raciocnio matemtico dos gregos baseava-se, quase unicamente, nas formas e figuras geomtricas. Um segmento de reta representava tambm o seu prprio comprimento; o produto de dois segmentos de reta representava uma rea retangular; o produto de trs segmentos de reta representava um volume paralelepipdico. Isto , efetuavam as operaes aritmticas atravs das construes geomtricas, por exemplo, se x e y representavam dois segmentos, ento xy era a rea do retngulo de lados x e y. Para alguns historiadores a matemtica antiga iniciou-se com Tales de Mileto, como refere Carlos S no livro Histria da Matemtica da Universidade Aberta, a propsito dos comeos da geometria grega:

"Os historiadores esto de acordo em situar o comeo da atividade matemtica grega na Jnia. Esta regio da sia Menor teve contactos comerciais com o Egipto e com a Mesopotmia pelo menos desde o sculo VIII a.C., mas no est provado que, por virtude desses contactos, a matemtica grega tenha evoludo a partir das matemticas orientais. Na opinio de alguns historiadores, a aritmtica e a geometria gregas so o natural prosseguimento dos saberes congneres egpcios e mesopotmicos. Para outros, pelo contrrio, a matemtica grega uma manifestao cultural de profunda originalidade com motivaes, objetivos e mtodos novos. O primeiro nome dum grego associado matemtica o de Tales de Mileto, que ter vivido na primeira metade do sculo VI a.C. O relato histrico de Eudemo-Proclo 3 apresenta-o como tendo introduzido, na Grcia, a geometria (ou medida da terra) praticada no vale do Nilo: Tales, que tinha estado no Egipto, foi o primeiro a trazer essa teoria para a Grcia; ele prprio descobriu muitas coisas e ensinou os princpios de muitas delas aos seus sucessores, tratando umas de modo mais geral e outras de modo mais sensvel."
esta geometria que aqui nos interessa, a que nasceu na Grcia acerca de trs mil anos uma Geometria que estava fortemente influenciada por consideraes filosficas e estticas: o crculo no plano e a esfera no espao eram as "figuras perfeitas". Como tal, a geometria grega foi, fundamentalmente, uma geometria das construes com rgua e compasso.

Relato histrico de Eudemo de Rodes, recuperado mais tarde por Proclo de Lcia

2/3

Jos Miguel Sousa sousa.jmiguel@gmail.com www.prof2000.pt/users/miguel

Ao: Histria da Matemtica contributos para a sala de aula

Texto 4

Apndice ao Texto 4 - Matemtica na Grcia Antiga


(sugestes para posterior consulta)

Stios na Internet:
- http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/HistTopics/Greek_sources_1.html - http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/HistTopics/Greek_sources_2.html - http://www.math.tamu.edu/~don.allen/history/greekorg/greekorg.html - http://turnbull.mcs.st-and.ac.uk/history - http://www.matematica.br/historia/index.html - http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/integrantes/hpalunos/fernando/antifairese/antiguidade.htm - http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Mathematicians/Euclid.html

Livros:
- Silva, J. Sebastio (2000) A Matemtica na Antiguidade, SPM, Lisboa.

3/3

Jos Miguel Sousa sousa.jmiguel@gmail.com www.prof2000.pt/users/miguel

S-ar putea să vă placă și