Sunteți pe pagina 1din 2

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERAFITA

Sede: Escola Bsica 2,3 de Perafita - 344163 Tecnologias de Informao e Comunicao

Ficha n 1 - Microsoft Word

Histria do Sumo de uva


No se sabe ao certo quando surgiu o sumo de uva em Portugal, admitindo-se que tenham sido os fencios os primeiros a aqui cultivar a vinha. A cultura da vinha em Portugal, pelas condies do solo e clima aliadas a existncia de diferentes castas em cada regio, permite a produo de sumo de uvas de qualidade e com manifesta tipicidade. Desde h muito constado tal facto, levou a que diversas regies vitivincolas tivessem sido estruturadas de modo a permitir uma regulamentao conveniente na produo e comrcio dos vinhos de qualidade. neste aspecto importante salienta que Portugal foi dos primeiros, seno mesmo o primeiro pais do mundo vitcola, a estabelecer e regulamentar uma regio demarcada, a regio do douro, por alvar registo de 1756.Mais tarde, por carta de lei de 1907-1908,foi dado o inicio ao processo de desmarcao e regulamentao das regies dos vinhos Verdes, Do, Colares, Carcavelos, Bucelas, moscatel de Setbal, Madeira, para alem da regio do Douro, que actualmente completa as denominaes de origem porto e douro. Posteriormente, e apenas em 1970,foi reconhecida a denominao Bairrada. Em 1980 foi reconhecida a denominao Algarve (mais tarde regulamentada 1990 e substituda por denominaes: Lagoa, Lagos, Portimo e Tavira, tendo-se procedido ento sua desmarcao Em 1986 foram reconhecidas as primeiras regies de Alentejo Borba, Redondo, Reguengos, Portalegre e Vidigueira tendo sido reconhecidas em 1991,vora,Moura e Granja Amareleja. Tambm em 1986 foram reconhecidas, como denominaes de origem correspondente aos vinhos de qualidade produzidos em zonas vincolas de interesse, as seguintes regies: Chaves, Planalto Mirands, Valpaos, Castelo Rodrigo, Pinhel, Cova da Beira, Encosta de Nave, Varosa,Lafes,Alcobaa,EncostaeAir,bidos,Arrbida,Palmela,Almerim,Cartaxo,Chamusca,C oruche,Santarem,Tomar,Alenquer,Arruda e torres Vedras. Em 1994 obtiveram reconhecimento de denominao Biscoitos, Graciosa e Pico.

sempre importante reflectir acerca da forma como nos sentimos nas actividades que vamos realizando ao longo da vida, principalmente quando estas significam aprendizagens novas. Deste modo, proponho-lhe que faa uma pequena anlise sobre a realizao desta actividade. Sugesto de alguns tpicos para o apoiar na sua reflexo.

Quais as dificuldades que sentiu na realizao desta actividade? Alguma falta de conhecimento e tambm algum esquecimento visto j ter trabalhado algumas vezes com Word.

Qual o interesse que esta actividade lhe despertou? O interesse de utilizar mais vezes este formato visto que consigo corrigir as palavras sem dificuldade. O que de mais importante aprendeu para a sua vida do dia-a-dia?

Aprendi que o Word uma ferramenta essencial para escrever pelo menos no Windows. sempre importante reflectir acerca da forma como nos sentimos nas actividades que vamos realizando ao longo da vida, principalmente quando estas significam aprendizagens novas. Deste modo, proponho-lhe que faa uma pequena anlise sobre a realizao desta actividade. Sugesto de alguns tpicos para o apoiar na sua reflexo.

Quais as dificuldades que sentiu na realizao desta actividade? Qual o interesse que esta actividade lhe despertou? O que de mais importante aprendeu para a sua vida do dia-a-dia? Aprendi que o Word im ferramenta indispensvel para o Windows.

S-ar putea să vă placă și