Sunteți pe pagina 1din 15

Plano de Marketing Pessoal voc j fez o seu?

Elaine Costa 8 de fevereiro de 2009 Segundo Philip Kotler, marketing um processo social que permite a troca de interesses entre empresas e consumidores por meio da produo, oferta e venda de produtos e servios. O processo de planejamento de marketing fundamental para o sucesso de qualquer organizao, com ou sem fins lucrativos. Ao contrrio do que se pensa, marketing vai muito alm da propaganda ou das vendas. De fato, uma boa estratgia de marketing aquela que torna o esforo de vendas quase desnecessrio, atingindo seu pblico com preciso e direcionando toda a organizao para o objetivo definido. De forma muito semelhante, o marketing pessoal est baseado no desenvolvimento de um conjunto de aes que permitam atingir objetivos pessoais, profissionais, financeiros, familiares, entre outros. Essas aes devero ser fruto do autoconhecimento e da viso que uma pessoa tem de si mesma, livre de influncias externas. Ter um Plano de Marketing Pessoal to importante quando ter um plano de finanas pessoais. Enquanto o plano financeiro identifica e controla os recursos disponveis, o plano de marketing define objetivos e traa estratgias. Para reconher a importncia de possuir objetivos, abaixo transcrevo o dilogo entre Alice, perdida entre dois caminhos, e o grande gato na histria de Alice no pas das maravilhas: Gatinho amigo, que caminho devo seguir? pergunta Alice. Para onde voc quer ir ? indaga o velho gato. Para qualquer lugar acrescenta Alice. Ah ento qualquer caminho serve! ironiza o velho gato.

Assim, quando no sabemos para onde ir, acabamos levados pelo fluxo contnuo da vida. Ento, afogados nos problemas do dia-a-dia, sentimos que alguma coisa est faltando mas no conseguimos saber o que . Por essa razo, ter planos escritos e revisados periodicamente aumenta muito as chances de atingir os objetivos propostos. De forma resumida, podemos considerar seis etapas para elaborao do Plano de Marketing Pessoal:

Conhece-te a ti mesmo misso, viso, valores e poltica pessoal

Elaine Costa 11 de fevereiro de 2009 Dando continuidade ao artigo Plano de Marketing Pessoal voc j fez o seu?, a primeira etapa para elaborar um Plano de Marketing Pessoal passa por uma reflexo sobre quem somos, com o que nos identificamos e como nos vemos daqui a alguns anos. Dessa reflexo sero extradas as bases para criao da misso pessoal. 1) Misso Imagine que possui todos os recursos necessrios para realizar qualquer coisa na sua vida. No existem limites para se preocupar. O que voc escolheria para a sua vida? Que tipo de trabalho realizaria? Que tipo de famlia teria? Qual conquista desejaria obter? Reflita sobre as possibilidades e anote-as. Imagine-se realizando todas essas possibilidades. O que mais chamou sua ateno? Qual foi o contexto que lhe permitiu experimentar maior realizao pessoal? Por exemplo, voc pode sentir que ajudar os outros lhe traz imensa alegria; ou que administrar sua prpria empresa a realizao mais importante para voc no momento. Em geral, ns j sabemos o que precisamos; o que falta reconhecer esse sentimento dentro de ns. O mundo em que vivemos reflexo de nossas escolhas. Por isso, o que voc vai escolher daqui para frente? E no tente abafar seus desejos em funo de sua situao atual. O potencial do Ser Humano imenso e capaz de transformar tudo aquilo que desejar. Passo-a-passo, dia-a-dia, voc poder alcanar seus objetivos mantendo o foco e a disciplina. A misso de uma empresa a razo de sua existncia, que sempre deve ir alm de gerar lucro (ou de conquistar bens materiais). E voc? Qual a sua razo? 2) Viso Como voc se v daqui a 5 ou 10 anos? Como voc se v com 80 anos? O que deseja ver realizado? O que deseja ter mudado? Como espera ser visto pelas pessoas de sua convivncia? Que tipo de exemplo deseja ser? 3) Valores Quais valores fazem voc parar e pensar antes de agir? E quais voc gostaria de inserir na sua vida? So exemplos de valores: honestidade, respeito s pessoas, s lei e ao meio-ambiente, liberdade, f, boa vontade, fidelidade, amor prprio, entre outros. 4) Poltica Pessoal A sua poltica pessoal a maneira pela qual ir colocar em prtica a sua misso, viso e valores. So algumas regras que voc estabelece para si mesmo, de forma a se manter firme no caminho traado. Por exemplo: suas regras de como administrar as finanas, a metodologia que adota na educao dos filhos, os limites que estabelece entre os amigos e a esposa / o marido. Acredite: estabelecer regras que orientem suas decises no s facilita o alcance dos objetivos, como tambm permite liberar sua mente para coisas mais importantes. Conhea suas foras e fraquezas

o que voc pode fazer para se fortalecer? Elaine Costa 15 de fevereiro de 2009 Continuando com o tema abordado no artigo Plano de Marketing Pessoal voc j fez o seu?, a segunda etapa para elaborar um Plano de Marketing Pessoal composta pela identificao dos pontos fortes e pontos fracos, ou pontos com oportunidade de melhoria. Para isso necessrio analisar a sua viso sobre si mesmo e como as outras pessoas se relacionam com voc. Assim, indico abaixo vrios itens que podem representar foras ou oportunidades de melhoria (OM). Sugiro que avalie cada um deles (e outros que achar pertinente) e classifique como fora ou OM. Conhecimentos Sobre quais atividades / conhecimentos as pessoas procuram voc, seja no trabalho, na famlia, com os amigos ou na faculdade? Quais assuntos voc domina? Voc pode usar esses conhecimentos para desenvolver novas atividades?

Relacionamentos Como voc conhecido pelas outras pessoas? As pessoas o(a) procuram ou o(a) evitam? Como esto seus relacionamentos? Voc costuma cultivar amizades ou s conhece muitas pessoas? Como est seu relacionamento com as pessoas mais prximas?

Finanas Sade Voc est satisfeito com a sua sade em geral? O que gostaria de mudar? Como o seu relacionamento com o dinheiro? Voc costuma fechar no vermelho, manter as finanas equilibradas ou gastar menos do que ganha e poupar? Como esto seus hbitos de consumo? O que voc usa como parmetro para fazer suas compras? Voc concorda com eles? Voc est satisfeito com sua condio financeira atual, considerando a relao receitas x despesas?

Apresentao Voc est satisfeito com a sua imagem ou como as pessoas o(a) veem?

Organizao e Trabalho Voc se acha produtivo? Precisa melhorar suas tcnicas de organizao? Voc cumpre os compromissos assumidos?

O mtodo que usa para se organizar est atendendo suas necessidades?

Cidadania e voluntariado Como voc contribui para a melhoria da nossa sociedade? Est satisfeito com essa participao? Voc participa e se manifesta em relao aos assuntos e decises que incluenciam sua vida e a das outras pessoas?

A etapa atual ser concluda no prximo artigo, quando identificarmos no mercado as oportunidades e ameaas existentes. Relacionando as duas informaes possvel criar um plano de ao para superar os desafios encontrados. Nas empresas, esse processo conhecido por anlise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats) ou FOFA (Pontos Fortes, Oportunidades, Pontos Fracos e Ameaas), e de extrema importncia na elaborao das estratgias de marketing.

Conhea seu mercado identificando oportunidades e ameaas Elaine Costa 1 de abril de 2009 Continuando com o tema abordado no artigo Plano de Marketing Pessoal voc j fez o seu?, a terceira etapa para elaborar um Plano de Marketing Pessoal composta pela identificao das oportunidades e ameaas existentes no ambiente externo. Para isso, preciso observar o ambiente em que se vive e avaliar os fatos que mudaram ou esto mudando, de forma a decidir como agir em relao a eles. Abaixo relaciono algumas perguntas para reflexo e identificao de oportunidades ou ameaas. A mesma pergunta pode ajudar a identificar tanto uma oportunidade como uma ameaa. Por exemplo, no caso da pergunta como est o mercado em que trabalho?, se o mercado est estagnado ou em declnio, uma ameaa sua carreira, o que necessita de aes como investir em novas oportunidades de trabalho. Se o mercado estiver em crescimento, deve-se refletir em como aproveitar para evoluir profissionalmente. Conhecimentos O que h de novo na sua rea profissional e no ramo de atividade da sua empresa? Como garante que recebe todas as informaes e conhecimentos que precisa para manter-se competitivo?

Relacionamentos Como est a sua reputao perante as outras pessoas? Consegue descobrir o que as pessoas pensam sobre voc?

Finanas Sade Voc administra os fatores externos de forma a evitar que o stress do dia-a-dia se transforme em doenas e outros problemas? Existem novas regras, leis e outras informaes sobre finanas que podem aumentar os rendimentos? Como sabe quando o melhor momento para realizar certas despesas ou poupar?

Apresentao Como voc administra a imagem que passa para o mercado e para as pessoas? De que forma monitora essa imagem?

Organizao e Trabalho Como est o seu mercado de trabalho? Existe tendncia para crescimento, estagnao ou declnio? Existem ramos de atividade em crescimento nos quais voc pode atuar?

Existem mudanas nas necessidades da empresa ou mercado? Como voc acompanha as mudanas?

Cidadania e voluntariado Voc acompanha o que est acontecendo na sociedade e na poltica? Existem novos fatos que precisam da sua participao?

ANLISE SWOT Com o levantamento de nossas foras, fraquezas, oportunidades e ameaas, resta elaborar a matriz SWOT, que permite visualizar todos os elementos e encontrar / criar vantagens competitivas pessoais. Abaixo apresento um modelo de matriz focado na rea dos conhecimentos:

Seguindo a metodologia proposta por Ferrell e Outros (2000), precisamos avaliar cada clula da matriz combinando as foras com as oportunidades e convertendo fraquezas em foras e ameaas em oportunidades. Cada um dos elementos devem ser avaliados segundo os critrios magnitude e importncia, sendo que: Magnitude a sua classificao sobre o item. Para foras e oportunidades usamos a classificao 3 (alto), 2 (mdio) e 1 (baixo). Para fraquezas e ameaas usamos -1 (baixo), -2 (mdio) e -3 (alto). Importncia a classificao do item para o mercado, empresa ou pessoas que fazem parte da nossa vida. Classificamos cada item como 3 (muito importante), 2 ( mdia importncia) e 1 (pouca importncia).

Aps avaliao, multiplicamos a magnitude pela importncia para obter a avaliao final do item (R).

. Para fazer a classificao acima, hipoteticamente considerei: A pessoa objeto da anlise SWOT acima referncia em conhecimentos sobre marketing entre amigos e familiares em foras, a importncia do item 3. Ser referncia algo muito importante para a pessoa, embora no tenha muitos conhecimentos sobre marketing social em foras, a magnitude do item 3. A pessoa trabalha na rea de marketing e est vislumbrando novas oportunidades na rea de marketing social, embora no seja sua rea de especializao em oportunidades, magnitude 2. Marketing social uma rea em crescimento em oportunidades, importncia 3.

A pessoa tem pouco conhecimento sobre marketing social em fraquezas, magnitude -2. Marketing social uma rea em crescimento em fraquezas, importncia 3. A pessoa tem pouco conhecimento sobre marketing social em ameaas, magnitude -3. Existem outras pessoas no mercado j atuando na rea em ameaas, importncia 3.

Em resumo: magnitude a nossa classificao sobre um item e importncia como o mercado est avaliando o mesmo item no momento. Os itens que apresentam os maiores valores, tanto para foras e fraquezas quanto para oportunidades e ameaas, representam aqueles que podem / devem ser transformados em vantagem competitiva. Assim, no prximo artigo, vamos discutir como usar os elementos identificados na anlise SWOT para definir objetivos e metas pessoais, bem como estabelecer a estratgia e aes necessrias para atingir os resultados desejados.

Saiba aonde quer chegar defina objetivos e metas mensurveis Elaine Costa 28 de julho de 2009 Continuando com o tema abordado no artigo Plano de Marketing Pessoal voc j fez o seu?, a quarta etapa para elaborar um Plano de Marketing Pessoal composta pela definio de metas e objetivos mensurveis. Nessa etapa usaremos todo o auto-conhecimento obtido nas etapas anteriores para definir onde chegar. Por isso, se voc ainda no completou as trs etapas anteriores, aproveite para faz-lo agora, conforme abaixo: 1) Conhece-te a ti mesmo descubra sua misso, viso, valores e poltica pessoal. 2) Conhea suas foras e fraquezas o que voc pode fazer para se fortalecer? 3) Conhea seu mercado identificando oportunidades e ameaas Cumpridas as etapas anteriores, passemos s metas e objetivos. Metas e Objetivos Para escrever suas metas e objetivos importante saber que metas so as realizaes gerais desejadas, enquanto os objetivos fornecem referncias especficas, quantitativas, que podem ser usadas para mensurar o progresso em relao aos objetivos de marketing (Ferrell e Outros, 2000, p.XX, grifo meu). As metas indicam quais so as prioridades ou conjunto de prioridades a serem alcanadas. Elas devem sempre ser atingveis, pois, de outra maneira, podem acabar por desmotivar sua realizao. Por exemplo, uma pessoa deseja fazer o Caminho de Santiago de Compostela, mas est em pssimo condicionamento fsico e sem dinheiro guardado. Nesse caso, no adianta a pessoa querer fazer a caminhada no ms que vem, j que muitas coisas precisam ser resolvidas antes. Agora, se a pessoa decide dividir as etapas de preparao ao longo de um ano, a meta torna-se atingvel. Os objetivos refletem as vrias etapas de uma meta at sua concluso, apresentando indicadores que ajudam a mensurar o progresso da meta. Devem ser realistas e com um perodo de tempo definido. Continuando o exemplo do Caminho de Santiago, para realizar essa meta pode ser preciso: 1. Melhorar o condicionamento fsico (talvez at perder peso) 2. Buscar informaes sobre o roteiro, como faz-lo, o que esperar e como se proteger de eventuais problemas 3. Guardar dinheiro para as despesas da viagem. 4. Tirar o passaporte e conseguir vistos 5. Comprar euros para a viagem 6. Estudar o que deve ser levado para a caminhada, entre outras coisas. Definindo metas e objetivos a partir da anlise SWOT Lembra do exemplo de anlise SWOT usado em Conhea seu mercado identificando oportunidades e ameaas? Se no lembra, segue abaixo a matriz com as devidas avaliaes:

A interpretao das foras e fraquezas nos diz que essa pessoa tem grande conhecimento sobre marketing e considera muito importante ser referncia entre amigos e familiares em relao a essa rea, embora esteja pouco familiarizado com marketing social. Na anlise das oportunidades e ameaas foi detectado um aumento na demanda por pessoas qualificadas em marketing social, o que exige uma ao para evitar que essa pessoa fique obsoleta em relao a outros profissionais. Para isso, pode-se definir o seguinte tipo de meta: Meta => Ser considerado referncia em marketing social em meu trabalho e no meu crculo de amizades. Essa meta geral, passa uma idia de continuidade, e precisa ser complementada por vrias outras etapas para ser considerada concluda. Para essa meta podemos ter os seguintes objetivos: Objetivo 1 => Fazer especializao em marketing social.

Objetivo 2 => Trabalhar como voluntrio em aes de marketing social junto a instituies. Objetivo 3 => Criar um blog pessoal para escrever sobre marketing e criar uma seo para contar suas experincias com marketing social. Esses trs exemplos de objetivos tratam de itens especficos dentro da meta, que permitem mensurar seu progresso. E, para que essa mensurao seja feita da forma mais adequada, preciso definir quais aes sero necessrias para atingir o objetivo e em quanto tempo. Assim, no prximo artigo, vamos discutir como definir aes para cada objetivo e estabelecer prazos.

Descubra como chegar definindo aes e prazos Elaine Costa 29 de julho de 2009 Continuando com o tema abordado no artigo Plano de Marketing Pessoal voc j fez o seu?, a quinta etapa para elaborar um Plano de Marketing Pessoal composta pela definio de aes para cada objetivo e pelo estabelecimento de prazos. nessa etapa que criamos uma planilha de acompanhamento de metas e objetivos pessoais, no qual precisamos estabelecer: Alvo => aquilo que, ao ser atingido, vai indicar que o objetivo foi atingido. Item de controle => forma pela qual um objetivo ser monitorado. Perodo => perodo ou data para realizao do objetivo. Aes => o que ser preciso fazer para atingir o objetivo.

Pode at parecer um pouco redundante as metas compostas por objetivos e, por sua vez, objetivos compostos por aes. De fato, essa riqueza de detalhes pode nos dar a sensao que fazer e usar uma planilha para acompanhamentos de metas e objetivos vai tomar muito tempo. Mas isso no verdade. Inconscientemente, na maioria dos casos ns sabemos o que precisa ser feito. Por isso, desdobrar uma meta s vai facilitar o monitoramento de seu progresso e sua realizao. Dito isso, passemos ao. Elaborando uma planilha para acompanhamento de metas e objetivos Retomando a meta e um dos objetivos do post anterior, vou exemplificar como completar a elaborao do acompanhamento de metas e objetivos. A meta a ser usada : Meta => Ser considerado referncia em marketing social em meu trabalho e no meu crculo de amizades. E o primeiro objetivo que desdobra a meta fazer especializao em marketing social. A seguir, demonstro um exemplo de desdobramento desse objetivo. Como consideramos que o curso de especializao foi concludo? Geralmente, quando recebemos entregamos o trabalho de concluso e recebemos o certificado, que ser o alvo. Como fazemos o acompanhamento para garantir que o alvo ser atingido? Em algumas instituies, garantindo notas nas disciplinas maiores do que sete ou oito (mais audaciosa). Esse ser o item de controle. J o perodo, nesse caso, o tempo em que normalmente se conclui o curso. E o que deve ser feito para que o objetivo seja atingido? Nesse caso, podemos considerar as seguintes etapas: Ao 1. Procurar um curso de especializao reconhecido pelo mercado Ao 2. Fazer a matrcula no curso Ao 3. Estabelecer rotina de estudo semanal de, no mnimo, 4 horas Ao 4. Concluir todas as matrias no tempo normal.

Assim, essas etapas sero includas no plano como aes, que devero ter prazos estipulados dentro do perodo para concluso do objetivo.

No existe certo ou errado em planejamento pessoal. O que existe a prtica e a sensibilidade que se adquire com o passar do tempo. Alm disso, todas as etapas para elaborao do plano, bem como a planilha de acompanhamento de objetivos e metas podem (e devem) ser revisadas periodicamente, a fim de se ajustarem a novas situao. E esse ser o assunto do ltimo post sobre como elaborar um plano de marketing pessoal.

Controle os resultados e revise as metas

Elaine Costa 30 de julho de 2009 Continuando com o tema abordado no artigo Plano de Marketing Pessoal voc j fez o seu?, a sexta etapa do Plano de Marketing Pessoal consiste em controlar os resultados e revisar as metas, o que significa adotar uma rotina peridica para reviso das metas e objetivos, seja para atualizar o progresso das aes, complementar metas com novos objetivos, e at incluir novas metas. At aqui, no tem mistrio. Mas, quando falamos de lembrar de fazer essas revises, temos que contar com algum recurso tecnolgico que nos sirva de fiel escudeiro. Assim, para ajudar na realizao dessa tarefa, fiz uma pesquisa sobre sites na internet que prestam servio gratuito que ajudam a controlar projetos, aes, prazos e outros. Esses aplicativos baseados em web 2.0 so de grande ajuda pois podem ser acessados de qualquer lugar, de qualquer computador (at do celular) e at enviam alertas de tarefas por e-mail, evitando que esqueamos o principal. Assim, relaciono em seguida trs dos sites que mais gostei: Remember the Milk uma excelente opo para gerenciar tarefas de forma fcil e rpida, inserindo itens diretamente no site, por e-mail e at via celular. Pode-se incluir a localizao fsica de eventos, compartilhar tarefas entre um grupo de pessoas e at sincronizar eventos com o Google Calendar. Ele tambm no deixa esquecer tarefas e compromissos, pois usa vrios canais de comunicao para enviar lembretes, como o e-mail, SMS e mensagens instantneas. Sua interface muito flexvel, que permite a cada usurio configurar sua pgina conforme a necessidade. Outra caracterstica muito til poder usar com o Google Gears, que permite a utilizao do servio offline. Excelente opo para registrar as aes desdobradas dos objetivos ou somente lembretes para reviso do acompanhamento de metas e objetivos. http://www.maiscommenos.net/blog/wp-content/uploads/2009/07/remember.gif The Big Picture (super dica do Ricardo Jordo) um gerenciador de projetos baseado em web 2.0 super fcil de usar. Com um visual clean, permite inserir metas, objetivos e aes, todas com prazos e descries, alm de ter a opo de receber seus lembretes por e-mail. Segue abaixo um vdeo mostrando o funcionamento do servio: http://www.thebigpic.org/ Zoho Project - com a opo de fazer logon usando seu usurio do Google ou do Yahoo, a opo gratuita do servio permite cadastrar um projeto, sem limites de usurios, com at 100 mb de armazenagem. Com ele possvel cadastrar o projeto incluindo tarefas, calendrio, reunies, arquivos, fruns e uma pgina wiki, alm de acompanhar sua realizao atravs de grficos e relatrios de desempenho. Para conhecer o servio, assista ao vdeo abaixo: https://projects.zoho.com/ Todos os aplicativos so muito bons. Vale a pena fazer uma avaliao e optar por aquele que mais se encaixa s suas necessidades. E com essa dica que terminamos a srie de posts sobre Plano de Marketing Pessoal. Espero que esse material tenha ajudado voc a refletir sobre quem voc e aonde quer chegar. Isso muito importante, pois ajuda a identificar o que principal em nossas vidas, o que ainda precisa ser mantido e o que pode ser abandonado. De outra forma ficaremos sempre presos ao dilogo clssico entre Alice e o grande gato: Gatinho amigo, que caminho devo seguir? pergunta Alice.

Para onde voc quer ir ? indaga o velho gato. Para qualquer lugar acrescenta Alice. Ah ento qualquer caminho serve! ironiza o velho gato.

Autora dos artigos acima; Sobre: Elaine Maria Costa especialista em Administrao Industrial, com formao em Desing em Permacultura pelo IPEMA Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlntica. Trabalha a mais de seis anos com Clima Organizacional e Sistemas de Gesto para Qualidade, Meio ambiente, Sade e Segurana. moradora da cidade de Taboo da Serra SP e faz compostagem domstica a mais de trs anos. Site de onde foi retirado esse artigos no dia 13 de maio de 2012 as 10:17hs http://www.maiscommenos.net/blog/?p=450

S-ar putea să vă placă și