Sunteți pe pagina 1din 5

Conectivos Lgicos

Por Thiago Trigo Operao Negao Conjuno Conectivo ^ Estrutura Lgica No p Peq Exemplos A bicicleta no azul Thiago mdico eJoo Engenheiro Thiago mdico ouJoo Engenheiro Ou Thiago Mdico ouJoo Engenheiro Se Thiago Mdicoento Joo Engenheiro Thiago mdico se e somente se Joo Mdico

Disjuno Inclusiva

P ou q

Disjuno Exclusiva v

Ou p ou q

Condicional

Se p ento q

Bicondicional

P se e somente se q

Conjuno: Vimos pela tabela acima que a operao da conjuno liga duas ou mais proposies simples pelo conectivo e. Observemos o exemplo: Irei ao cinema e ao clube. Vamos montar a tabela verdade para a proposio composta destacando todas as valoraes possveis. Conjuno: p^q(p e q)

P V V F F

P: Irei ao cinema Q: Irei ao clube

Q V F V F

P^Q V F F F

Observamos que a proposio resultante da conjuno s ser verdadeira quando as proposies simples individuais forem verdadeiras.

Disjuno Inclusiva: Vimos que a operao da disjuno inclusiva liga duas ou mais proposies simples pelo conectivo ou. Observemos o exemplo Darei-te uma camisa ou um calo. Vamos montar a tabela verdade para a proposio composta destacando todas as valoraes possveis. Disjuno: p v q (p ou q)

P V V F F

P: Darei-te uma camisa Q: Darei-te um calo

Q V F V F

PvQ V V V F

Observamos que a proposio resultante da disjuno inclusiva s ser falsa quando as proposies simples individuais forem falsas.. Disjuno Exclusiva: Vimos que a estrutura da disjuno exclusiva ou p ,ou q Ex: Ou irei jogar basquete ou irei casa de Joo Montando a tabela verdade teremos Disjuno Exclusiva: p v q (ou p ou q)

P V V F F

P: Irei Jogar Basquete Q: Irei casa de Joo

Q V F V F

PvQ F V V F

Observe a diferena entre a disjuno inclusiva e exclusiva! Como o prprio nome diz exclusiva a proposio resultante da disjuno exclusiva s ser V se uma das partes for F e a outra V (independentemente da ordem) no podendo acontecer V nos dois casos, caso acontea a proposio resultante desta operao ser falsa.

Condicional; Vimos que a estrutura condicional refere-se a Se p ento q. Ex:Se nasci em Salvador , ento sou Baiano.

P: Nasci em salvador Q: Sou Baiano

Nesta estrutura vale destacar os termos suficiente e necessrio Observe que: Se nasci em Salvador suficientemente sou Baiano , Agora, se sou Baiano necessariamente nasci em Salvador Regra: O que esta a esquerda da seta sempre condio suficiente e o que est direita sempre condio necessria. ( p q). Tabela Verdade da estrutura condicional. Condicional: p q (Se ento)

P V V F F

Q V F V F

PQ V F V V

Observe que a condicional s ser falsa se a antecedente (lado esquerdo da seta) for verdadeiro e a consequente (lado direito) da seta for falso. Bicondicional: a estrutura formada por duas condicionais p se e somente se q. Observe que; Ex: 4 maior que 2 se e somente se 2 for menor que 4 .

P: 4 maior que 2 Q: 2 menor que 4

Temos que a Bicondicional equivalente :

P Q (Se 4 maior que 2, ento 2 menor que 4)

Q P( Se 2 menor que 4, ento 4 maior que 2)

A Bicondicional expressa uma condio suficiente e necessria. 4 ser maior que 2 condio suficiente e necessria para 2 ser menor do que 4. Tabela Verdade Bicondicional: p q ( p se e somente se q)

P V V F F

Q V F V F

PQ V F F V

A proposio resultante da bicondicional s ser falsa se as proposies individuais possurem valorao diferente. Negao: p P: O Brasil um Pas pertencente a Amrica do Sul. P: O Brasil no um Pas pertencente a Amrica do Sul Q: X Par Q: X no par ( ou X mpar) As tabelas verdades so apenas um meio de saber a valorao das proposies consideradas, no h a necessidade de serem decoradas, uma vez que so fceis de serem entendidas. Porm existem pessoas que acham mais fcil decor-las, enfim vai do pensamento de cada um. Vejamos um exemplo da Conjuno E Analisemos a sentena como uma promessa Irei a Argentina E irei ao Chile O que se espera dessa proposio (promessa)? Que o indivduo v para a argentina e tambm para o Chile ( V e V= V) Promessa Vlida Agora;

Suponhamos que ele s v a Argentina e no v ai Chile ( V e Furada

F = F) Promessa

Suponhamos que ele no v a Argentina e somente vai ao Chile ( F e V = F) Promessa descumprida, Furada Suponhamos que ela no v a Argentina nem ao Chile (F e F =F) Promessa Furada Vemos o que torna a proposio verdadeira no caso da conjuno que ambas as partes sejam V.

S-ar putea să vă placă și