Sunteți pe pagina 1din 2

Escola Secundria de Pinheiro e Rosa

DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS E HUMANAS Subdepartamento Curricular de Filosofia, Psicologia e Sociologia

CURSOS: Cientfico-humansticos Ano letivo: 2011/2012

Filosofia 11 Ano

Tema: O mtodo cientfico.

FICHA DE TRABALHO
1. Analise o quadro comparativo apresentado na pgina seguinte, identifique os

conceitos filosficos fundamentais que caracterizam as perspetivas indutivista e falsificacionista.

2. Indique

quais so as teses defendidas, pelo falsificacionismo, em relao do mtodo cientfico.

indutivismo

pelo

3. Compare as perspetivas indutivista e falsificacionista quanto:

- ao modo como concebido o ponto de partida do mtodo cientfico; - conceo das hipteses ou teorias; - ao critrio de cientificidade; - importncia da induo; - atitude do cientista em relao s suas teorias.

4. Apresente duas objees ao indutivismo. 5. Apresente duas objees ao falsificacionismo.

Nota: O quadro comparativo, da pgina seguinte, foi elaborado com base na seguinte bibliografia: -Aires Almeida e outros, A Arte de Pensar 11 Ano, 2 edio, Didctica Editora, Lisboa, 2008. -Pedro Galvo, Filosofia Preparao para o exame nacional, Porto Editora. -Artigos do DEF online (Dicionrio escolar de Filosofia) relacionados com o indutivismo e o

falsificacionismo.
1

Como se caracteriza o mtodo cientfico? Indutivismo


O ponto de partida da cincia a observao impessoal e isenta dos factos, sem quaisquer pressupostos tericos. O cientista deve limitar-se a registar, de forma objetiva e rigorosa, os dados observados. A elaborao das hipteses e das teorias cientficas resulta de um raciocnio indutivo (uma generalizao): as leis cientficas, expressas atravs de proposies universais, so obtidas a partir da anlise das regularidades registadas nos casos observados. Os dados observacionais (a experincia) permitem comprovar ou verificar a verdade das hipteses ou das teorias (critrio de verificabilidade). A tarefa dos cientistas poder consistir em procurar dados para apoiar as suas teorias, utilizar essas mesmas teorias na explicao e previso de novos fenmenos ou ainda procurar, a partir das explicaes propostas, leis cientficas mais abrangentes.

Falsificacionismo
O ponto de partida da atividade cientfica a colocao de problemas. Ao formular o problema o cientista sempre influenciado por expectativas, suposies e interesses tericos, no existe uma observao imparcial dos factos. As teorias so tentativas de solucionar problemas, no partem da observao, mas resultam do esprito inventivo dos cientistas (so conjeturas criativas que devem ter elevado contedo emprico) que, se no forem refutadas, permitiro resolver certos problemas. A avaliao da cientificidade de uma teoria implica a realizao de testes empricos que permitam confrontar o contedo desta com os factos. Deduzem-se consequncias empricas da teoria, prevendo a ocorrncia de determinados fenmenos. Estas previses so submetidas a testes experimentais: se se revelarem incorretas, a teoria ser refutada, se forem corretas, a teoria ser corroborada. Recorre-se experincia para procurar factos que desmintam ou estabeleam a falsidade das teorias (critrio de falsificabilidade), estas so sempre conjeturais, tm valor cientfico (so corroboradas) apenas enquanto resistirem s tentativas de refutao. Popper, tal como Hume, considera que a concluso um enunciado universal de uma induo no racionalmente justificvel a partir dos casos particulares enunciados nas premissas. Todavia, isso no pe em causa a credibilidade ou a racionalidade da cincia, pois o raciocnio indutivo no necessrio para conceber as teorias cientficas (fruto da criatividade) nem para as falsificar. Os cientistas devero ter uma atitude de autocrtica e de debate, procurando descobrir erros nas suas prprias teorias, realizando testes empricos que permitam mostrar se estas so ou no falsas.

A induo tem um papel fundamental na cincia: as leis cientficas so enunciados universais obtidos indutivamente a partir de premissas que descrevem factos observados.

Os cientistas, partida, no colocam em causa as suas prprias hipteses ou teorias, antes pelo contrrio procuram prov-las e garantir a sua certeza.

Bom trabalho!

A professora: Sara Raposo.

S-ar putea să vă placă și