Sunteți pe pagina 1din 7

FICHA DE AVALIAO DE LNGUA PORTUGUESA - 9ANO NOME: __________________________________________ N. _________ DATA: ___________________ TURMA: _________ DURAO: _________ PROF.

:_______________________ NOTA: ________________________ COMENTRIO: ______________________________________ _______________________________________ _____________________________________

ENC. DE EDUCAO: ___________________________________________

GRUPO A L com ateno o texto A. Em caso de necessidade, consulta o vocabulrio apresentado a seguir ao texto.
MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA

Em 1956, a revista Elle elegeu-a francesa do ano. Vivia h algum tempo em Frana, todavia no aceita a distino, fazendo lembrar que portuguesa. Mas nesse mesmo ano optaria pela nacionalidade do pas que a acolhera. Se no tivesse trocado Lisboa por Paris, em 1928, talvez no alcanasse a projeo
5

internacional que alcanou. A jovem pintora tinha conscincia de que, se ficasse em Portugal, onde j governava uma ditadura militar com indcios de querer isolar-se do mundo, seria apenas mais uma dona de casa prendada a quem os homens elogiariam a arte sem lhe darem importncia. Nos tempos seguintes, a situao no tender a melhorar, o regime salazarista limita a mulher ao lar e quer controlar os artistas.

10

Maria Helena j antes vivera fora: nascera em Lisboa, no dia 11 de junho de 1908, meses aps o regicdio, mas, com dois anos de idade, despontava a Repblica, foi com os pais para a Sua. Marcos Vieira da Silva, cuja famlia fizera fortuna no Brasil, concluiu o curso de letras em Portugal, o de contabilidade porturia em Inglaterra e um outro do Ministrio de Negcios Estrangeiros portugus, decidido como estava a optar pela carreira diplomtica. Mas no essa a razo que os levou a partir para o estrangeiro; o pai sofre de tuberculose, e os ares e os bons sanatrios constituem uma promessa de vida. Enquanto criana, Maria Helena nunca conheceu outras crianas. Ela prpria recordar, em entrevistas, a solido da infncia, a ausncia de amizades, a imensido do palacete do av materno. Na enorme casa onde se perdia em pequena, vivia rodeada de adultos, embora ainda novos, e ouvia-os a divertirem-se, ouvia-os conversar ouvia-os. At fazer vinte anos e emigrar com a me para Frana, foi ali que teve aulas, como sucedia com as meninas das classes privilegiadas. No lar, aprendeu o portugus, o francs e o ingls, alm do desenho e da pintura com os professores Emlia Santos Braga e Armando de Lucena. Tambm teve lies de piano, mas deixou de tocar ao perceber que no possua talento para ir to longe como acreditava que

15

20

25

iria com os pincis. Ao que parece, o seu av Silva Graa no seria para brincadeiras, mas foi quem a mandou trazer para casa de Lisboa, a ela e me, quando ficou rf de pai aos trs anos. Com esse
1

propsito, enviara Sua, a Leysin (onde viviam os Vieira da Silva), o seu colaborador Antnio Lobo de Almada Negreiros.
Anabela Natrio, Vieira da Silva, Portuguesas com Histria (adaptado)

Vocabulrio:
sanatrios (linha 16) estncias hospitalares destinadas ao tratamento de certos doentes, especialmente dos que sofriam de tuberculose.

Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientaes que te so dadas.

1. A afirmao (A), como facilmente se compreende, apresenta o primeiro momento da vida da


pintora Maria Helena Vieira da Silva. Escreve a sequncia de letras que corresponde ordem cronolgica dos acontecimentos referidos no texto. (A) (B) (C) (D) (E) (F) (G) (H) Vieira da Silva nasce em Lisboa. Dedica-se ao estudo de lnguas e contacta com diferentes expresses artsticas. O av manda traz-la para Lisboa. Uma publicao considera-a a mulher francesa do ano. Vai viver para Frana, libertando-se dos condicionalismos do seu pas. Viaja para a Sua, onde fica a viver durante algum tempo. Perde o pai. Adquire a nacionalidade francesa.

2.

Seleciona, para responderes a cada item (2.1. a 2.4.), a opo que permite obter a

afirmao adequada ao sentido do texto. Escreve o nmero do item e a letra correspondente a cada opo que escolheres. 2.1. O segundo pargrafo do texto mostra-nos claramente que

A. Portugal, naquela altura, era um pas que ia dando sinais de se fechar ao exterior. B. Vieira da Silva no tinha verdadeira noo do que se passava no seu pas. C. A opo de Vieira da Silva se revelou desnecessria face ao que se passou, depois, no
pas.

D. Vieira da Silva se tornou conhecida internacionalmente devido sua oposio


2

ditadura militar.

2.2. Quando, em 1928, Maria Helena Vieira da Silva foi para Paris, as mulheres portuguesas A. B. C. D.
destacavam-se pela sua independncia e autonomia. eram socialmente desvalorizadas. dedicavam-se sobretudo s artes. eram valorizadas pela sua capacidade para exercer mltiplas atividades.

2.3 Maria Helena Vieira da Silva deixou Portugal pela primeira vez devido
doena do pai. profisso do pai. sua vontade de prosseguir estudos no estrangeiro. a ter perdido o pai.

2.4 A repetio no excerto vivia rodeada de adultos, embora ainda novos, e ouvia-os a
divertirem-se, ouvia-os conversar ouvia-os. (linhas 19-20) contribui para realar

A. a ateno de Vieira da Silva face ao que se passava sua volta. B. a frequncia com que os adultos falavam para Vieira da Silva. C. a ausncia de pessoas em casa onde vivia Vieira da Silva. D. o
distanciamento que existia entre Vieira da Silva e as pessoas que

frequentavam a casa onde vivia.

3. Indica se as afirmaes seguintes so verdadeiras (V) ou falsas (F). 3.1 3.2


O pronome pessoal lhe (linha 7) refere-se ao nome arte (linha 7). O advrbio ali (linha 21) refere-se ao nome Frana (linha 21).

GRUPO B

I L atentamente o seguinte texto. Mas como? Que bolsas de ouro podem pagar um filho? Ento, um velho de casta nobre
3

lembrou que ela fosse levada ao tesouro real, e escolhesse de entre essas riquezas, que eram como as maiores dos tesouros da ndia, todas as que o seu desejo apetecesse... A rainha tomou a mo da serva. E sem que a sua face de mrmore perdesse a rigidez, com um andar de morta, como num sonho, ela foi assim conduzida para a cmara dos Tesouros. Senhores, aias, homens de armas, seguiam num respeito to comovido que apenas se ouvia o roar das sandlias nas lajes. As espessas portas do Tesouro rodaram lentamente. E, quando um servo destrancou as janelas, a luz da madrugada, j clara e rsea, entrando pelos gradeamentos de ferro, acendeu um maravilhoso e faiscante incndio de ouro e pedrarias! Do cho de rocha at s sombrias abbadas, por toda a cmara, reluziam, cintilavam, refulgiam os escudos de ouro, as armas marchetadas, os montes de diamantes, as pilhas de moedas, os longos fios de prolas, todas as riquezas daquele reino, acumuladas por cem reis durante vinte sculos. Um longo ah, lento e maravilhado, passou por sobre a turba que emudecera. Depois houve um silncio, ansioso. E no meio da cmara, envolta na refulgncia preciosa, a ama no se movia... Apenas os seus olhos, brilhantes e secos, se tinham erguido para aquele Cu que, alm das grades, se tingia de rosa e de ouro. Era l, nesse Cu fresco de madrugada, que estava agora o seu menino. Estava l, e j o Sol se erguia, e era tarde, e o seu menino chorava decerto, e procurava o seu peito!... Ento a ama sorriu e estendeu a mo. Todos seguiam, sem respirar, aquele lento mover da sua mo aberta. Que jia maravilhosa, que fio de diamantes, que punhado de rubis, ia ela escolher? A ama estendia a mo - e sobre um escabelo ao lado, entre um molho de armas, agarrou um punhal. Era um punhal de um velho rei, todo cravejado de esmeraldas, e que valia uma provncia. Agarrara o punhal, e com ele apertado fortemente na mo, apontando para o Cu, onde subiam os primeiros raios do Sol, encarou a rainha, a multido, e gritou: - Salvei o meu prncipe, e agora - vou dar de mamar ao meu filho! E cravou o punhal no corao.
Ea de Queirs, A Aia

Responde de forma clara s questes.

Identifica a personagem mais relevante deste texto. Regista todos os elementos de caracterizao directa dessa personagem. Localiza a aco no espao e no tempo, justificando a tua resposta com expresses textuais. 4. Explica o sentido da expresso: "respeito to comovido" (linha 6), no cortejo que segue a ama para a cmara dos tesouros. 5. Identifica as figuras de estilo presentes nas expresses que se seguem: "(...) que eram como as maiores dos tesouros da ndia, (...)" (linhas 2 e 3);
4

a)

b)

"(...) face de mrmore (...) com um andar de morta" (linhas 4 e 5)

c) "(...) a luz da madrugada, j clara e rsea, (...)" (linhas 8 e 9).


6. Classifica o narrador quanto presena, justificando a resposta com recurso a exemplos textuais. 7. Classifica o conto no que diz respeito delimitao da aco. Justifica.

II

1.

Atenta nas seguintes frases: "- Salvei o meu prncipe, e agora - vou dar de mamar ao meu filho! E cravou o punhal no corao."

a) Identifica: 2. 2.1
os advrbios as conjunes os determinantes as preposies "Mas ai! dor sem nome!" Identifica a classe da palavra sublinhada.

a) nome comum; b) interjeio; c) preposio; d) conjuno. 3.


"Noite de silncio e de escurido". Substitui as palavras "silncio" e "escurido" pelos adjetivos correspondentes.

4.

A partir dos advrbios que surgem no texto, completa o seguinte quadro:


ADVRBIO NOME ADJECTIVO VERBO 5

ansiosamente tumultuosamente

5.

Este menino frgil. Modifica esta frase, empregando o adjectivo no grau Superlativo relativo de superioridade.

6.

Reescreve a s s e g u i n t e s f r a s e s , s u b s t i t u i n d o a s e x p r e s s e s s u b l i n h a d a s p e l o s p r o n o m e s correspondentes.

a) b) c) d) 7. a) b) c) d) 8.

A ama salvou o prncipe. Homens de armas, aias e senhores acompanharam a ama. Ns cumprimos as nossas obrigaes. Todos respeitaram a sua atitude.

" Indica o processo de formao da palavra sublinhada. "O corpozinho tenro do prncipe. palavra derivada por prefixao; palavra derivada por sufixao; palavra composta por aglutinao; palavra composta por justaposio.

Selecciona, para responderes a cada item, a nica opo que permite obter uma afirmao correcta.

8.1 A frase complexa que contm uma orao subordinada causal


Como queria ir ter com o seu filho, a aia suicidou-se. A fim de ir ter com o seu filho, a aia suicidou-se. Logo que escolheu o punhal, a aia suicidou-se. Se a aia escolher o punhal suicida-se.

8.2 A frase complexa que contm uma orao subordinada completiva a) Ela disse que tinha de ir amamentar o seu filho. b) Apressa-te que tenho de ir dar de mamar ao meu filho. c) O punhal que a aia escolheu era muito valioso.
6

d) Foi tal a dor que desatou a chorar.


GRUPO C O rei seu amo, decerto, j estaria agora reinando num outro reino, para alm das nuvens, abundante tambm em searas e cidades. () - Salvei o meu prncipe, e agora vou dar de mamar ao meu filho! Escreve um texto de opinio, com um mnimo de 70 e um mximo de 120 palavras, em que exponhas a tua opinio face atitude da Aia. Devers fazer aluso aos conceitos vida e morte para a Aia e estabelecer uma relao entre esses princpios que orientavam a sua vida, os sentimentos que a ligavam ao pequeno prncipe e a entrega do prprio filho morte. Antes de comeares a escrever, toma ateno s instrues que se seguem:

Faz uma planificao, contendo as ideias e estrutura do teu texto. Utiliza, sempre que considerares pertinente, conectores. Procura organizar as ideias de forma coerente e exprimi-las correctamente. Rev o texto com cuidado e corrige-o, se necessrio.
Bom Trabalho!

S-ar putea să vă placă și