Sunteți pe pagina 1din 10

ANTNIO JOO DIEGO GOMES

N: 05 N: 11

KATHIA HELLEN N: 19 KELLY AFONSO N: 20

MARCELA BRITO N: 22 PABLO STUART N: 25

RODRIGO SANTOS N: 27

ARTE INDGENA BRASILEIRA

CEM 10 DF, CEI , Abril de 2011

GDF-SEE-GREC-CENTRO DE ENSINO MDIO 10 DE CEILNDIA Componente curricular: Artes Visuais Professor: Pedro Alunos: ANTNIO JOO DIEGO GOMES N: 05 N: 11

KATHIA HELLEN N: 19 KELLY AFONSO N: 20

MARCELA BRITO N: 22 PABLO STUART N: 25

RODRIGO SANTOS N: 27 Srie: 3do Ensino Mdio Turma: C Turno: Matutino

ndio Arte brasileira

CEM 10 DF, CEI, Abril de 2011

1. Introduo Nestas terras colonizadas por portugueses, aonde viria a se formar um pas chamado Brasil, j havia populaes humanas que ocupavam territrios especficos dizemos que so "nativos" porque estavam por aqui antes da ocupao europia. Segundo a Funari, muito se perdeu da Histria. Uns 99%, diz, pois o que se preservou foram cermicas, pedras e pinturas nas cavernas. Mas das danas, casas e costumes do cotidiano restou quase nada, lamenta. Em pleno sculo XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade de povos indgenas que vivem no pas. Estima-se que, na poca da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhes de pessoas.

2. Arte em pedra A confeco de instrumentos de pedra (ex.: machadinhas, colares) foram de extrema importncia no passado indgena, mas nos dias atuais os ndios no mais costumam produzir artefatos em pedra devido insero de instrumentos de ferro, que se mostraram mais eficientes e prticos, embora algumas tribos ainda utilizem estes artefatos para ocasies especiais. Apesar de a pedra estar sendo substituda pelo ferro, por questes de eficincia, ainda h atualmente que utilizam artefatos de pedra. Um exemplo o ndio da tribo Awaet ou Parakan, que fica no Par. O instrumento de pedra usado por eles o labrete, que um adorno usado num orifcio sob o lbio inferior.

3. Arte em Madeira Cada povo indgena tem uma maneira prpria de expressar suas obras. As artes indgenas so diferentes em vrias localidades do mundo, j que manuseiam pigmentos, madeiras, fibras, plumas, vegetais e outros materiais da maneira em que estes esto disponveis nas localidades. Os artefatos produzidos so objetos de troca entre os diferentes povos (at mesmo com o branco), e podem ser utilizados como uma alternativa de renda. A madeira utilizada para a fabricao de diferentes trabalhos nas tribos indgenas. Os artefatos produzidos so utilizados como ornamentos, mscaras, bancos, bonecas, para reproduzir a imagem de animais e homens, canoas, entre vrios outros. Ao pesquisar sobre a tcnica da arte em madeira dos indgenas, so encontradas informaes limitadas. Ao se ouvir a palavra Arte, o que nos vem cabea algo que seja feito para enfeitar, para embelezar e transmitir a realidade em uma forma livre e nica. Mas esquecemos que arte vai alm da pura esttica, em sua forma bela e equilibrada. A arte envolve a idia que se tem do mundo de forma que o produto final seja til de alguma maneira. A tcnica da arte em madeira dos indgenas vai alm da cuia, da figura representando animais e homens, do enfeite para estante ou da bijuteria. Est includo tambm: canoas, o arco e flecha, as bacias, os bancos, os instrumentos musicais entre diversos outros utenslios que os ndios usam em seu dia-a-dia e que no apresentam valor comercial aparente. 4. Cermica O contato manual com a terra levou o homem a descobrir no barro, uma forma de expresso. A confeco de cermica muito antiga e surgiu ainda no perodo Neoltico (8000 a.C), espalhando-se aos poucos, pelas diversas regies da Terra.

As peas de cermica que se conservaram no tempo testemunham muitos costumes dos diferentes povos indgenas e uma linguagem artstica que ainda nos impressiona. As peas da Ilha de Maraj, no Brasil, so exemplos. Elas se dividem em dois tipos: Santarm e Marajoara. Sendo peas de Santarm, pequenas, porm bem detalhadas; e Marajoara com tamanho grande e normalmente contendo pinturas de deuses ou animais, sempre com cores avermelhadas. A fabricao de cermicas por ndios no uma caracterstica de todas as tribos. Porm, o mais importante de se saber que, atualmente, por mais elaborado que seja o artefato, sua produo sempre feita sem a ajuda da roda de oleiro. Tudo feito manualmente. Como dito anteriormente, a cermica milenria, e por se desenvolver de forma isolada nas vrias partes do mundo, acarretou no desenvolvimento distinto, dando caractersticas prprias em cada regio onde feita. At hoje ela realizada pelas vrias tribos indgenas como utilitrias, mas alguns estilos so comercializados por sua complexa elaborao e desenhos. Que o caso da cermica Marajoara. A argila a matria prima bsica na fabricao da cermica. So utilizados instrumentos rsticos, bem variados, para auxiliar na confeco das peas, como cacos quebrados de potes antigos para ajudar a alisar os roletes, pincis feitos com penas de aves ou com razes para pintar a superfcie, etc. A forma como feita a superfcie das peas varia muito de povo para povo e de acordo com o uso que ser dado a cada objeto. A superfcie pode ser tosca, alisada, polida, decorada e revestida por outra camada de argila especfica para este fim, que chamada de engobo. A cermica pode ser queimada ao ar livre, ficando com uma colorao alaranjada ou avermelhada, ou pode ser queimada em fornos de barro, fechados, sem contato com o oxignio, deixando com uma colorao acinzentada ou negra. A cermica utilizada na produo de objetos utilitrios, como potes e panelas. Tambm utilizada na criao de objetos votivos ou rituais, instrumentos musicais, cachimbos, objetos de adorno e outros. Nas sociedades indgenas brasileiras, a cermica geralmente confeccionada pelas mulheres. Todas aprendem a faz-la. Mas algumas se sobressaem por terem mais habilidade ou criatividade. Atualmente, algumas j se utilizam de tintas e instrumentos industrializados para produzir sua cermica.

5. Pintura Corporal Geralmente quando escutamos falar de pintura corporal temos em mente sempre os ndios, mas a pintura corporal esta presente ate os dias de hoje. A tatuagem e a maquiagem um grande exemplo de pintura corporal que usada por pessoas de diversas partes do mundo, mas devemos lembrar que a pintura realizada na atualidade, no tem caractersticas nenhumas da pintura primitiva, nem traos e nem objetivos similares, a pintura contempornea objeto de beleza, ousadia e arte.

A pintura corporal indgena se equivale pela necessidade roupa que usamos, esse termo sempre usado, mas podemos ir mais alm, seria como uma carteira de identidade de quem a exibe, ao revelar dados sobre sua etnia. no corpo humano que o indgena encontra o suporte por excelncia de sua pintura, tela onde os ndios mais pintam, e aquela que pintam com mais primor, desempenhando diversos valores como: vaidade, usada em rituais, determinar o estado civil, sexo, idade, determinar funo ou funes, diferir povos, demonstrar luto, se o povo estava em guerra, at para defend-lo do sol, dos insetos ou ainda espritos maus, pode ser complexa ou simples, enfim relacionava de modo geral o ndio com os espritos e o meio ao qual ele vive. Muito discutido sobre a denominao apropriada para a variao artstica dos ndios observando a pintura corporal observa-se o abstrato, no devendo ser confundido com primitivo, pois so se lembrar das formas geomtricas que por eles so usados. E ao contrario do que os europeus pensavam aquela atividade no era o mero prazer da decorao, mas um modo de comunicao complexa que varia. As matrias-primas mais usadas pelos ndios so: sementes, carvo, pau-de-leite, seiva de frutos, plantas nativas, extrato de folhas, polvilho de mandioca, calcrio, babau, tabatinga, etc. Sua aplicao faz-se com auxlio de gravetos, penas, com os dedos ou ainda feitos com caroos de frutas partidos ao meio e mergulhados na tinta. As formas so as mais variadas como: meandros, gregas, crculos, tringulos, pontilhados, caprichosas estilizaes geomtricas. De acordo com Lvi Strauss, as pinturas do rosto conferem, de incio, ao indivduo, sua dignidade de ser humano; elas operam a passagem da natureza cultura, do animal estpido ao homem civilizado. Em seguida, diferentes quanto ao estilo e composio segundo as castas, elas exprimem, numa sociedade complexa, a hierarquia dos status. Elas possuem assim uma funo sociolgica

6. Arte plumria conhecida no mundo inteiro e est presente nos museus mais importantes, tanto no Brasil quanto em outros pases sendo famosa pela sua beleza e riqueza. Todos os grupos tm estilos e tcnicas prprias, mas a grande preocupao fazer com que a arte plumria saia com perfeio assim como na pintura, uma forma de comunicao. Cada acessrio feito carrega inmeros signos, e somente os povos do mesmo grupo pode interpretar esse significado. So utilizados em ocasies especiais como os ritos, adornos para o corpo ou para a decorao de artefatos como, por exemplo, brincos, pulseiras, testeira, colares braadeiras, mscaras, mantos, cocares, etc. So peas delicadas, sobre faixas de tecidos de algodo em que h grande preocupao com a combinao do colorido. As penas geralmente so sobrepostas em camadas, como nas asas dos pssaros. Esse trabalho exige uma cuidadosa

execuo que feita exclusivamente pelos homens, que obedecem a um ritual de caa, coleta, separao, tingimento, corte, amarrao, etc, a fim de dar uma forma especfica a ela. O uso dos objetos plumrios privativo aos homens principalmente nos cerimoniais onde eles possuem um papel mais destacado que as mulheres. A matria prima so as seguintes:
y y y

Penas: so retiradas das assas e da calda do pssaro. Plumas: se localiza na costa e no peito da ave. Plumagem: encontra-se no pescoo, nas costas e no peito das aves.

Existe a procura da perfeio adequada a efeitos formais, decorativos e tcnicos. Os grupos indgenas possuem tcnicas de transformao desta matria-prima. A arte plumria exige do ndio processos a serem executados at chegar a arte final, podem ser colocado como: Matria prima + domnio tcnico + senso esttico

7. Tranado e Cestaria A variedade de plantas que so apropriadas ao tranado no Brasil d ao ndio uma inesgotvel fonte de matria prima. tranando que os ndios constroem a sua casa e uma grande variedade de utenslios, como cestos para uso domstico, redes para pescar e dorm ir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, etc. Quanto decorao, os objetos de tranados possuem uma imensa variedade, explorada atravs de formas geomtricas, espessuras diferentes, corantes e outros materiais. Os ndios possuem grande habilidade para tecelagem, j que sua prtica e conhecimento dos tranados e cestarias bastante desenvolvida. A cestaria o conjunto de objetos - cestosrecipientes, cestos-coadores, cestos-cargueiros, armadilhas de pesca e outros -, obtidos pelo tranado de elementos vegetais flexveis ou semi-rgidos usados para transporte de carga, armazenagem, receptculo, tamis ou coador. Varia em tamanho, forma, decorao, tcnica de manufatura, mas obedecem basicamente s exigncias ditadas por sua funcionalidade. As sociedades indgenas no Brasil so detentoras das mais variadas tcnicas de confeco de tranados, utilizando-se delas para a confeco de cestos, que esto entre os objetos mais usados, pois esto associados a vrios fins. A cestaria produzida e utilizada por uma determinada sociedade indgena est associada sua cultura, principal caracterstica humana. A cestaria diz respeito ao conhecimento tecnolgico, adaptao ecolgica e cosmologia, forma de concepo do mundo daquelas sociedades. O conjunto de objetos incorporados vivncia de uma determinada sociedade indgena expressa concretamente significados e concepes daquela sociedade, bem como a representa e a identifica. Enquanto arte, em cada pea produzida existe tambm uma preocupao esttica, identificando o arteso que a produziu e aquela sociedade da qual ela cultura material.

Para uso e conforto domstico, podem-se citar os cestos-coadores, que se destinam a filtrar lquidos; os cestos-tamises, que se destinam a peneirar a farinha e os cestos-recipientes, que se destinam a receber um contedo slido ou armazen-lo, sendo tambm utilizados para a caa e a pesca, para o processamento da mandioca, para o transporte e para a guarda de objetos rituais, mgicos e ldicos. Em algumas sociedades indgenas, a confeco dos cestos tarefa, exclusivamente, masculina e sua utilizao, essencialmente, feminina. Em outras, sua execuo e utilizao so tarefa de ambos os sexos, como entre os Guaranis que vivem em Bracu, municpio de Angra dos Reis no Rio de Janeiro. Os cestos-recipientes Guarani so confeccionados de lasca de taquara previamente pintada, em trama cerrada, apresentando desenhos geomtricos representativos de losangos. Em geral, apresentam as cores, verde, rosa, roxo, vermelho, amarelo e azul e possuem tampa. A venda desse tipo de artesanato, no acostamento da Estrada Rio-Santos, uma importante fonte de renda para a sobrevivncia das famlias Guarani.

8. Renda O artesanato indgena de extrema beleza e de grande valor artstico, pois representa a expresso cultural do povo indgena brasileiro. Ele expressado de vrias formas uma delas a renda. J na poca do descobrimento do Brasil, os portugueses ficaram impressionados com a beleza deste tipo de arte, que utiliza os elementos da natureza para a transformao em objetos de enfeite ou utenslios domsticos. Cada grupo ou tribo indgena tem seu prprio artesanato. Em geral, a tinta usada pelas tribos totalmente natural, vinda de rvores ou de frutos. No caso da renda ela foi trazida pelos portugueses e pelos colonos aorianos, esta tcnica um trabalho tradicional de vrios pontos do litoral brasileiro. Os papeles so passados de gerao a gerao e alguns motivos so exclusivos de uma famlia. Apesar de a renda no ser um produto originalmente brasileiro, tornou um produto local atravs da -se aculturao.

9. Arquitetura Taba ou Aldeia a reunio de 4 a 10 ocas, em cada oca vivem vrias famlias. O lugar ideal para erguer a taba deve ser bem ventilado, dominando visualmente a vizinhana, prxima de rios e da mata. A terra, prpria para o cultivo da mandioca e do milho. No centro da aldeia fica a ocara, a praa. Ali se renem os conselheiros, as mulheres preparam as bebidas rituais, tm lugar as grandes festas. Dessa praa partem trilhas chamadas pucu que levam a roa, ao campo e ao bosque.

Destinada a durar no mximo 5 anos a oca erguida com varas, fechada e coberta com palhas ou folhas, medem mais ou menos 20 metros de comprimento por 10 metros de largura e 6 metros de altura. Fazem uma espcie de parede dupla com um espao entre ambas o que permite uma ventilao adequada, tornando o ambiente, no seu interior bastante agradvel, seja no frio ou no calor. No recebe reparos e quando inabitvel os ocupantes a abandonam. No possuem janelas, tm uma abertura em cada extremidade e em seu interior no tem nenhuma parede ou diviso aparente. Vivem de modo harmonioso. Esta descrio descreve um tipo de aldeia e maloca, mas de acordo com o grupo indgena e regio onde habitem existem outras variedades de malocas. Os ndios sabem muito bem onde e como construir suas aldeias, e para cada necessidade adaptam sua construo com muita habilidade e funcionalidade.

10. Concluso Aps algumas discusses, pesquisas e anlises, percebemos que a abordagem do tema o ndio ainda feita de forma superficial, vemos o ndio e sabemos que esse termo um equivoco, pois no existe apenas o ndio em si , mas diversas tribos como os bororos, os guaranis, os terenas e etc. O artesanato indgena comercial ajuda a reforar essa identidade forjada, principalmente os objetos tipicamente ritualsticos ou clichs, pois eles mantm aqueles velhos esteretipos do ndio: o do cacique com o seu cocar e trajes tpicos, com sua marac e seus enfeites; ou o do ndio guerreiro, com suas pinturas e seu arco e flecha. Essa fantasia nos atrai, pois ela difere de nossa cultura, ainda mais na ps-modernidade, onde o diferente exaltado e valorizado. Quando vemos um ndio vestido com as roupas do civilizado, totalmente descaracterizado, o encanto do cacique e do ndio guerreiro se acaba e tendemos a ver de forma negativa a integrao do ndio em nossa sociedade. Devemos lembrar que o modo de viver dos ndios influenciou muito os hbitos e o dia-a-dia de todos os brasileiros, como: Descansar ou dormir em redes ou esteiras; tomar banho todos os dias, comer farinha de mandioca, angu de farinha com pimenta, mingau de milho, batata doce, aipim, milho cozido e, ainda, a tapioca, um alimento comum em todo o Nordeste brasileiro, usar chs feitos de plantas especiais, colhidas no mato, para tratar doenas alm das vrias palavras que usamos normalmente vm de lnguas indgenas, como jacar, caju, mandioca, tatu e arapuca. Alm disso, muitas lendas do folclore brasileiro vm dos ndios, como a do curupira, da caipora e do bto. Mesmo depois de todas essas demonstraes comum pensarmos o ndio um bicho do mato, muitos at tem vergonha por seus ancestrais serem ndios, estudamos sobre eles desde o jardim e nunca paramos para refletir e se paramos foi por pouco tempo, talvez s naquele breve comentrio de reflexo. No temos ideia do valor que ter a figura indgena na formao de nossa identidade, dispensamos de maneira preconceituosa sua cultura e no nos damos conta de que estamos cercados por grande parte dela, mas o pior de tudo saber que no temos a capacidade de valoriz-la, estud-la, compreende-la, apreci-la e acima de tudo respeit-la Respeitar no somente o que chamamos de arte, mas ao que diz respeito natureza, talvez se pensssemos e agssemos como os ndios, seriamos uma sociedade mais complexa.

S-ar putea să vă placă și