Sunteți pe pagina 1din 12

Professor e Psicoterapeuta Leo Fraiman

A SOLIDO EM FAMLIA E A DESERO DO FUTURO


A recusa em crescer pode ser uma manifestao de um corao que no se sente visto e por isso no pulsa mais. Muito da apatia que vemos entre nossos jovens vem de uma percepo que sentem dentro de casa de que no so vistos. Ora, se no sou percebido, se no existo, por que crescer?

m dos fatores que mais gera angstia nos adolescentes o atual estado de distanciamento entre pais e filhos dentro das famlias. O convvio est cada vez mais escasso, quase no se vem, e quando o fazem, muitas vezes no conseguem conversar. Muitos vivem uma sensao de que esto falando sozinhos, no se sentem respeitados, nem ouvidos. A queixa freqente nos consultrios de psicologia de invisibilidade. Em muitas famlias, ocorre que os pais do tudo aos filhos em relao a questes materiais, mas se demonstram incapazes de oferecer-lhes afeto, convvio, limites, um dilogo autntico, compreenso e a noo de responsabilidade social, fatores que tanto necessitam para crescerem plenos. Alm de receber bens, os filhos precisam se sentir eles mesmos os bens em casa. Precisam aprender que dar-se, colaborar, se doar importante, justamente para que se percebam dentro da malha social, ou seja, que eles fazem diferena. Este um dos piores aspectos d a su-

perproteo: ao se exigir cada vez menos dos filhos, eles acabam acreditando serem descartveis, invisveis, desnecessrios, indesejados. Pesquisas internacionais mostram que como conseqncia deste distanciamento, justamente no vcuo entre pais e filhos, que se criam espaos para comportamentos autodestrutivos como a apatia, a depresso, a baixa auto-estima, as notas ruins na escola e os comportamentos agressivos. No momento do vestibular, observa-se que o adolescente que tm um mau relacionamento com os familiares tende a fazer a prova sem acreditar em si mesmo, presta qualquer curso, s para os pais no pegarem no p e se ver livre deles, ou at presta o curso mais distante possvel para ficar longe dos pais, alm, claro, de fazer a prova com um nvel alto de ansiedade e baixa motivao. Tentar uma faculdade melhor, para qu? Deixa meu pai pagar! A vingana vem pelo bolso. Estes pais muitas vezes se justificam: No d tempo, e encobrem sua rejeio dizendo que so seus filhos que no sabem conversar,no ouvem e no se importam. Eles dizem ainda: eles no tm mais limites, os jovens de hoje no nos ouvem, a escola deveria dar mais educao para os meus filhos. O que incomoda justamente estes pais que esta juventude diferente das demais. questionadora, pode gritar por socorro, o que em tempos passados era algo impensvel. Isto incomoda aqueles pais que querem

tudo do seu modo e no mostram a menor abertura ao dilogo e ao contato. uma das tarefas das escolas educar os pais para assumirem seu papel. Todos os estudos feitos sobre esta questo se mostraram favorveis a polticas escolares que integrem as famlias em seu convvio. Desde a formao da APM, at a gerao de vnculos com os pais para visitao de empresas por parte dos alunos interessados nas carreiras em que trabalham, em todos os sentidos, h um ganha-ganha quando pais e escola se unem. Educadores se queixam da falta de bom senso de muitos pais. Eu diria que para muitos deles falta algo anterior a isso: falta o senso, o sentir, a sensibilidade. Muitos dos pais no tiveram eles mesmos, modelos de vnculo seguro e estruturado diante do qual poderiam formar uma viso de mundo assentada no compromisso e na considerao e passam isso aos filhos. preciso que a escola seja um bero de reflexo e de mudana, local seguro, no qual as relaes sejam formadas e mantidas com base no cuidado constante, no respeito, na considerao, no dilogo e na vontade de estar junto. Semear esta conscincia entre os prprios professores o maior desafio da educao atual. Os vnculos dos professores com os pais podem ser bons modelos para que os pais aprendam como criar seus filhos. a partir desta percepo sobre o mundo adulto, sobre o modo como as pessoas se validam umas s outras, que o jovem constri sua prpria viso de mundo e sua vontade de crescer, escolher uma profisso e formar seu projeto de vida, ou no. complicado de fazer? Pois bem, lembre que tudo que difcil fazer, ser muito mais difcil, se no for feito.

Entrevista

Alessandra Cristina Queiroz de Campos

TRAgA OS PAIS PARA A ESCOLA, OFERECENDO ATIvIDADES COM O ObjETIvO DE APROxIM-LOS MAIS DA INSTITUIO E DE SEUS FILhOS

Alessandra Cristina Queiroz de Campos, Orientadora Educacional do Ensino Mdio da Escola Salesiana So Jos, Campinas/SP funcionria da escola h 17 anos, fala , da recente implantao do projeto de orientao profissional desenvolvido na escola e tambm de projetos futuros, aliando a famlia nesse trabalho.

rientador - Qual a viso de homem e de mundo dentro da Escola Salesiana? Alessandra - Bons cristos e honestos cidados. Era a filosofia de nosso fundador e mestre Padre So Joo Bosco, e para garantir a continuidade dessa filosofia, trabalhamos no sistema preventivo, atravs do trip RAZO, RELIGIO E AMOREVOLLEZZA (palavra italiana que significa carinho). Queremos formar um ser humano com capacidade de resoluo de problemas (ambiente de trabalho, vestibulares), leitor, crtico, curioso e acima de tudo, com viso tica, solidria e com respeito em relao vida. Orientador - A Escola Salesiana So Jos utiliza o Mtodo de Orientao Profissional do Prof. Leo Fraiman h quanto tempo? Qual o objetivo deste trabalho? Alessandra - Iniciamos o trabalho nesse ano de 2008. O objetivo da implantao do projeto oferecer subsdios aos nossos educandos desde a 1 srie do Ensino Mdio, para que possam escolher com maturidade e autonomia sua opo profissional. Orientador - Quais as expectativas da Escola com relao orientao profissional? Alessandra - Que os educandos cheguem mais tranqilos e seguros da sua opo profissional aps o trmino do Ensino Mdio. A maioria dos nossos alunos estuda na Escola Salesiana So Jos desde a Educao Infantil, ento o trmino do Ensino Mdio significa tambm cortar o cordo umbilical que os ligava a uma segunda famlia. uma ruptura significativa na vida deles, pois eles sentem muito carinho e amor por nossa escola, pois primamos tambm pela educao na sua formao humana como um todo. Orientador - E a expectativa dos pais em relao ao projeto? Alessandra - Que o filho (a) decida com segurana qual a futura profisso e faculdade a ser cursada, que tenha xito e sucesso nessa escolha.

Orientador - Na sua opinio, qual o papel da famlia no auxlio da escolha profissional e no vestibular? Como esse papel se articula com a escola? Alessandra - O papel da famlia orientar o educando em sua deciso, atravs de dilogos e conversas, acompanh-lo nas idas a universidades abertas e feira de profisses, lendo sobre o assunto e, acima de tudo, no querer influenciar na escolha do aluno, pois o que foi bom para os pais profissionalmente no dar a certeza de que ser sucesso para o aluno. A articulao pode ser feita, por exemplo, mostrando interesse em saber como foi a aula de orientao profissional. Ler o livro Caminhos para o amadurecimento do professor Leo Fraiman, um timo material para iniciar um bate papo com o aluno. Orientador - A Escola desenvolve atividades com as famlias? Em caso positivo, qual o objetivo e a expectativa da instituio com essa iniciativa? Alessandra - Ainda no. Mas tenho como projeto para o prximo ano, articular palestras para os pais, com objetivo de oferecermos subsdios sobre temas importantes como vestibular, empregabilidade, empreendedorismo, projeto de vida, auto-estima, maturidade, entre outros. Orientador - Qual a importncia de desenvolver um trabalho de orientao profissional na vida de um jovem? E para a Instituio? Alessandra - Acho vital, principalmente no Ensino Mdio, quando o adolescente se v perdido com uma srie de incertezas, como por exemplo, a transio para a idade adulta, a ruptura do Ensino Bsico para a universidade, namoro, primeiro emprego ou estgio, entre outros. por isso que acrescentamos na grade curricular a disciplina O.P .E.E. Orientao Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo, com duas aulas quinzenais durante todo ano letivo. Esse ano, adotamos o livro Caminhos para o amadurecimento para alunos da

1 srie do Ensino Mdio, em 2009 trabalharemos com o livro Guia de Orientao para Escolha Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo com a 2 srie, e em 2010 o plano oferecer workshops com oficinas da Coleo Trabalhabilidade. Orientador - Como ajudar o jovem a se preparar para o vestibular e o mercado de trabalho atuando em conjunto com a famlia? Alessandra - Falando a mesma lngua, ou seja, frisar sempre a importncia do estudo formal, alm da ateno com a formao humana. Mostrarmos a importncia do hbito de estudo, da leitura (alm do que se pede como obrigatrio nos vestibulares). Ajudar e orientar o educando a ser um bom empreendedor nos estudos e na sua vida como um todo. Orientador - Quais as dicas voc daria para os pais que desejam acompanhar a escolha profissional de seus filhos? Alessandra - Oua seu filho; oriente e converse sem permitir que a ansiedade e o desejo que seu filho faa aquilo que voc goste, atrapalhe a escolha dele; livre-se de pr-conceitos sobre as profisses; acompanhe-o em feiras de profisses e em universidade abertas; oferea e tambm leia materiais relacionados a profisses, como guia de profisses e revistas sobre mercado de trabalho; se tiver facilidade, acesse sites na internet que podem auxiliar: www.ciee.org.br, www. fraiman.com.br, www.ikwa.com.br, www. teenageronline.com.br, entre outros. Orientador - Qual mensagem para o educador que deseja integrar a famlia no processo de orientao profissional? Alessandra - Traga os pais para a escola, oferecendo atividades (palestras, workshops, dicas de leituras) com o objetivo de aproxim-los mais da instituio e de seus filhos, nesse momento de processo da escolha profissional com maturidade.

ORIENTADOR - A sua Revista de Orientao Profissional

Orientao Profissional na Sala de Aula

SEMPRE TIvE MUITO APOIO DOS PAIS, QUE ACREDITAM MUITO NO TRAbALhO REALIzADO PELO COLgIO MIRANDA
A Coordenadora Pedaggica do Colgio Miranda, Nanci Nunes, atua com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Mdio.

t 2007, minha atuao com os alunos do Ensino Mdio, alm do acompanhamento pedaggico, era a de proporcionar visitas a Universidades, Feiras de Profisses (inclusive comparecemos a todas as edies da Uniprof no colgio Santa Terezinha) e palestras com diferentes profissionais convidados, sobre facilidades e dificuldades do mercado de trabalho. Em 2008 iniciei o trabalho com o material do Prof. Leo Fraiman, sempre com o objetivo de ajudar os estudantes nesta difcil fase de suas vidas. Devo dizer que continuei com as visitas e palestras, sempre fundamentais. Comeamos o curso em maro, com o material de OPEE, com aulas semanais de mais ou menos uma hora, sempre fora do horrio das aulas regulares. Tnhamos trs turmas, totalizando sessenta e dois alunos. O curso durou at a ltima semana de junho, quando houve a entrega dos certificados, logo aps uma avaliao do trabalho, que foi respondida por todos os concluintes. Na poca, cinqenta e cinco.

Durante o curso, pude perceber o quanto era enriquecedor, principalmente para mim, as discusses sobre autoconhecimento, os debates sobre diferentes habilidades e competncias necessrias s pessoas pr ativas, empreendedoras e lderes de si mesmas. Conheci muito mais os alunos das terceiras sries do Ensino Mdio, para quem o curso foi dirigido. O primeiro mdulo foi essencial para que todos aprendessem a se conhecer melhor, identificando facilidades, gostos e afinidades. Utilizei, complementarmente, os materiais da Coleo Trabalhabilidade, principalmente da oficina de auto-estima, motivao, liderana e etiqueta. O mais interessante que vrios dos materiais utilizados nas aulas me foram teis no trabalho com os professores da escola, durante encontros pedaggicos. Durante os encontros discutimos o mercado de trabalho, a partir de reportagens em jornais e revistas, ou mesmo de fontes indicadas pelos alu-

Concluso do curso de O.P .E.E.

ORIENTADOR - A sua Revista de Orientao Profissional

nos, portanto, no enfatizamos tanto este mdulo conforme apresentado no material. Nas semanas finais nos dedicamos ao universo dos cursos de graduao, enfatizando as caractersticas de cada um. Sempre tive muito apoio dos pais, que acreditam muito no trabalho realizado pelo Colgio Miranda. Posso afirmar, sem sobra de dvida, que o material oferecido pela parceria da Teenager e do Prof. Leo Fraiman extremamente rico, de fcil entendimento, com informaes valiosas, muitas vezes melhores que de manuais especficos para concluintes do Ensino Mdio. Alm disso, a equipe est sempre disponvel para qualquer ajuda e o site sempre apresenta novidades e subsdios para complementar as aulas. Foi um ano excelente, em que pude desenvolver um trabalho como professora, minha verdadeira vocao, aprendendo muito e, principalmente, me enriquecendo como pessoa. Sem dvida nenhuma, hoje sou uma pessoa melhor. Meu sincero carinho a toda equipe da Teenager e, principalmente ao Lo. Lo, quando eu crescer quero ser como voc.

Resposta do Leo:

Cara Nanci, Fico muito honrado por suas palavras. Porm, seja si mesma e em sua grandeza continuar ecoando. Voc tambm muito especial.

DE PORTAS AbERTAS PARA ESTUDANTES


O
momento de definir a carreira pode ser conturbado para os jovens. Escolher a profisso que em tese se seguir durante a vida toda deve ser uma ao pensada e no tomada sob presso. Nesse contexto, os pais assumem uma funo importante de orientao e direcionamento. Em alguns casos, os pais so donos de negcio, e h uma expectativa natural de que os filhos venham a assumir a empresa familiar no futuro. Aqueles que vislumbrarem essa possibilidade como interessante para suas carreiras, acabam procurando cursos de graduao nas reas de gesto e negcios. O filho tem que querer atuar no mesmo ramo que os pais, ter talento nesta rea, preparar-se formalmente e obter experincia, afirma o professor da Trevisan Irani Cavagnoli. Fundada em 1999, com o diferencial de ser a nica instituio de Ensino Superior originada por uma empresa de consultoria, auditoria e outsourcing, a Trevisan Escola de Negcios tem a vocao de formar verdadeiros lderes preparados para enfrentar os desafios do mercado. Muitos dos alunos so filhos de empresrios e desejam dar prosseguimento empresa da famlia. Os programas educacionais da Trevisan foram desenvolvidos para preparar o jovem para o mundo dos negcios, oferecendo as competncias e habilidades inclusive para que ele assuma o negcio do pai se assim desejar. Para alcanar esse objetivo, a instituio oferece uma metodologia de ensino diferenciada e agrega sua matriz curricular um conjunto de Atividades Complementares (palestras, seminrios, oficinas, visitas tcnicas, atividades de pesquisa, extenso, monitoria e atividades comunitrias) que enriquecem o processo ensino-aprendizagem. Como forma de garantir a aproximao do mundo dos negcios com a sala de aula e efetivamente preparar o aluno para a realidade que vai encarar quando formado, a Trevisan possui um corpo docente que mescla professores com alta formao acadmica e outros que so consultores e executivos de mercado. Alm disso, os alunos estudam em um ambiente semelhante ao encontrado no mundo corporativo, alm de estarem no prprio prdio do escritrio da empresa, o que tangibiliza esse conceito inovador de sintonia efetiva com a realidade do mercado. Outra forma de romper a barreira entre o mundo acadmico e o dos negcios trazendo periodicamente personalidades do mercado para falar aos alunos sobre sua histria. No comeo de cada semestre, a Trevisan promove Aulas Magnas que tem

por finalidade contribuir para a formao dos alunos a partir da viso de um profissional da rea, criando uma referncia do papel de sua profisso no mercado de trabalho. Para tanto, so convidados, respeitados profissionais de cada rea para discutirem um caso de sucesso, alm de contar suas experincias mais marcantes. Como forma de exercitar a aplicao prtica da teoria, os alunos devem produzir semestralmente um trabalho multidisciplinar exclusivo e inovador. o PRIMT (Programa de Integrao Multidisciplinar Trevisan), em que os alunos desenvolvem uma anlise de uma organizao real a partir das matrias que tiveram ao longo de todo o semestre. No final, eles apresentam os resultados do trabalho para uma banca examinadora, exercitando tambm a difcil arte da comunicao verbal e argumentao de idias.

Portas abertas
uma inovao: enquanto os estudantes estaro participando das oficinas, os pais podero assistir a uma palestra sobre o futuro de seus filhos, alm de tirar dvidas sobre como devem auxiliar seus filhos no momento da escolha da profisso. Nossos coordenadores tambm estaro disposio para sanar dvidas sobre o mtodo didtico, mercado de trabalho, entre outros. Agende sua visita instituio e venha conhecer mais sobre a metodologia de ensino Trevisan Escola de Negcios. Para saber mais, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3138-5200 ou acesse nosso site www.trevisan.edu.br. A Trevisan Escola de Negcios fica na Rua Bela Cintra, 934 Cerqueira Csar prximo ao metr Consolao.

A terceira edio do Portas Abertas ser realizada no dia 04 de outubro, das 8h30 s 12h00. So esperados 90 alunos do segundo e terceiro anos do ensino mdio. O evento contar com palestras e oficinas para os estudantes. Esta edio do evento traz ainda

ORIENTADOR - A sua Revista de Orientao Profissional

A informao sempre o melhor caminho para que o jovem escolha a sua profisso. Por isso a Trevisan Escola de Negcios convida colgios de So Paulo a participar do programa Portas Abertas. O objetivo do evento apresentar para os alunos a estrutura e a filosofia de ensino da Trevisan, e apoiar os estudantes na fase decisiva sobre a futura profisso e o mercado de trabalho.

2009 Vestibular 29 /11 elo site Inscries p du. br san. e www . trevi

ENCONTRO DE DIvERSOS SAbERES


Alm de promover a boa formao profissional, uma universidade deve oferecer oportunidade de crescimento e dilogo entre os diferentes modos de pensar e atuar.

Universidade So Judas forma profissionais das mais diferentes reas h 35 anos. Durante esse perodo, conseguiu mudar posturas, contribuiu para divulgar novas mentalidades, conquistou espao e reconhecimento. Fundada por um casal de educadores, sempre adotou uma proposta pedaggica consistente, direcionada formao de profissionais humanistas e comprometidos com o bem-estar coletivo. Alm de um preparo tcnico slido, mantm o propsito de formar cidados plenos, capazes de agir com tica na vida pessoal e profissional. Ao longo dos anos, montou um dos melhores corpos docentes do Brasil. A So Judas uma das universidades que oferecem os melhores salrios de todo o segmento educacional. Hoje 70%, mais de dois teros de professores, possuem o ttulo de Mestre ou de Doutor. Esse ndice bem superior ao exigido pela Lei de Diretrizes

Entre as melhores do pas Os onze anos de avaliao do Ensino Superior, conduzida pelo Ministrio da Educao, confirmam o excelente posicionamento da So Judas, em diferente reas do conhecimento, e demonstram que um centro de referncia educacional. A avaliao do aluno Segundo Pesquisa de Satisfao com os alunos, 92,61% dos estudantes do 1 ano avaliaram que o curso escolhido corresponde aos seus anseios. Para 81% do total de alunos, o curso que freqentam timo ou bom. Essa aprovao pode ser verificada tambm nos corredores e nas salas de aula, pois o aluno da So Judas o grande propagador das virtudesdes de sua universidade. Infra-estrutura Durante muito tempo, a So Judas investiu exclusivamente em seu Campus na Mooca, um projeto arquitetnico arrojado, criado para favorecer a integrao de diferentes reas de conhecimento em 63 mil metros quadrados de rea construda. Com ampla rede de servios e laboratrios, o Campus Mooca conta com 174 salas de aula, 91 laboratrios didticos, 37 laboratrios de preparao, 7 oficinas didticas, 18 salas para ateli e desenho, teatro experimental 90 didtico, biblioteca, praa cultural, teatro e 2 auditrios. Agora, a So Judas tambm est localizada no bairro do Butant, na Avenida Vital Brasil, a apenas 500 metros de distncia da futura estao Butant do metr Linha 4. O novo Campus possui rea de 11 mil metros quadrados, com toda infra-estrutura necessria para oferecer um ensino de qualidade.

Educao Continuada A So Judas incentiva a continuidade dos estudos e oferece vrias alternativas para aperfeioamento. Curso de Formao de Professores Licenciatura Plena Regime de Iniciao Cientfica Ps-graduao Stricto e Lato Sensu Cursos de Extenso Universitria Cursos de Informtica Na prtica A Universidade So Judas mantm vrias frentes de aperfeioamento e de estgios. A maior parte delas oferece, alm do aprendizado prtico para os alunos, servios prestados gratuitamente comunidade. Conhea alguns deles: Agncia Experimental de Propaganda e Publicidade Atendimento Dietoterpico Ambulatorial CEAM Educao para Jovens e Adultos Centro de Psicologia Aplicada Clnica de Fisioterapia Departamento de Integrao Universidade-Empresa Escritrio de Assistncia Judiciria Juizado Especial Cvel Laboratrio-Empresa Laboratrio de Turismo Ncleo de Atividades Fundamentadas de Educao Fsica Ncleo de Educao Nutricional Ncleo de Estudos Ambientais Ncleo de Estudos Farmacuticos Ncleo de Projetos Educacionais

e Bases, que estipula o mnimo de um tero de professores com titulao para qualquer universidade. Outro indicador da marca de qualidade do ensino da So Judas a valorizao de seus ex-alunos no mercado de trabalho. Nas mais diferentes reas, eles destacam-se por apresentar postura tica, excelente formao geral e responsabilidade. Ocupam vagas de destaque e desenvolvem carreiras brilhantes, sempre reconhecendo a contribuio da Universidade para essas conquistas.

A Universidade So Judas possui, ainda, um variado programa de bolsas de estudos, que pode ser conferido no Portal Universitrio (www.usjt.br). L, os estudantes interessados tambm podem pesquisar e saber mais sobre cada um dos cursos oferecidos. Para conhecer de perto o campus universitrio, possvel agendar uma Visita Programada pelo telefone (11) 2799-1878/1814.

ORIENTADOR - A sua Revista de Orientao Profissional

vESTIbULAR 2009 INSCRIES AbERTAS


Surgimento de novas tecnologias, como a TV digital, deve gerar demanda por engenheiros por mais dez anos
Este o momento para ingressar em um curso de Engenharia. O mercado est aquecido e as perspectivas futuras tambm so muito positivas. Faltam engenheiros de diversas reas, mas, principalmente, nas ligadas tecnologia, como Tecnologia da Informao e Comunicao, Computao, Automao e Eletrnica. Atualmente, diversos pases, entre eles o Brasil, sofrem com a escassez deste profissional. Dados da Confederao Nacional da Indstria (CNI) mostram que o Brasil forma apenas seis engenheiros para cada cem mil pessoas, quando este nmero deveria ser de, pelo menos, 25 para dar conta das vagas oferecidas. Somado escassez de engenheiros, o surgimento de novas tecnologias como WiMax, 3G, TV digital, entre outras, representa demanda de engenheiros de TI pelos prximos dez anos, como acredita o gerente de Educao Continuada do Inatel, Andr Lus da Rocha Abbade. O acesso internet banda larga, por exemplo, com 3G, WiMax ou fibra ptica chegando at a casa do usurio, precisar de mais uma dcada de trabalho at que alcance um nvel satisfatrio, exemplifica. A necessidade de engenheiros sentida na graduao. Pesquisa realizada pelo Ncleo de Estgios e Servios Profissionais do Inatel Nesp com 48 dos 60 formandos de julho de 2008 do curso de Engenharia Eltrica da instituio aponta que 98% dos entrevistados j estavam empregados no momento da colao de grau. Entre as empresas contratantes esto Vivo, Ericsson, Huawei, Motorola, Nec, Brasil Telecom, Delphi, Linear e Stracta. Estimamos que esta porcentagem seja vlida para todos os formandos deste semestre, avalia o professor Bruno de Oliveira Monteiro, coordenador do Nesp ncleo que atua na aproximao do aluno com o mercado de trabalho, parceiro de 380 empresas. Ainda na pesquisa, 80% declararam no ter encontrado nenhuma dificuldade para conseguir o primeiro emprego e 93% destes formandos consideram que ter estudado no Inatel foi um diferencial para ingressar no mercado de trabalho. Veja matria sobre a profisso no link abaixo. O engenheiro entrevistado exaluno do Inatel: http://g1.globo.com/jornalhoje/ 0,,MUL733613-16022,00-ENGENHARIA+ DE+TELECOMUNICACOES.html

Mais informaes: www.inatel.br/vestibular

rea de desenvolvimento de software no Inatel exclusiva para o projeto em parceria com a Ericsson

A FAMLIA E O INTERCMbIO

abe-se que, para fazer uma parte do Ensino Mdio no exterior preciso ter entre 14 e 18 anos, ingls intermedirio, vontade de conhecer outro pas e sua cultura a fundo. Pode-se imaginar que este jovem voltar para casa depois de seis meses ou um ano com muitas histrias para contar, muitos amigos e lembranas que o acompanharo por toda a vida. Ele prprio pensa que embarcar nesta viagem sozinho. Talvez seja apenas este detalhe do roteiro que precise de uma reviso. Uma viagem de intercmbio comea muito antes que se coloque os ps no avio: comea no desejo do prprio estudante ou, s vezes, de seus pais. Cada famlia encara esta experincia

de maneiras diferentes em alguns casos, o prprio jovem vai atrs das primeiras informaes e contagia os pais com seu sonho, em outros, so os pais que planejam, por anos a fio, como podero proporcionar esta vivncia a seus filhos. De qualquer forma, desde a primeira vez que se toca neste assunto, a famlia inteira passa a compartilhar informaes, dvidas, ansiedades e ideais. O processo de inscrio, preparao de documentos e espera por uma famlia demanda tempo ( importante a antecipao), tempo que pode ser muito bem aproveitado para que a famlia toda consiga ajustar, sincronizar suas expectativas e prepararse para um longo perodo de distanciamento fsico. Para os jovens, que vivero novas aventuras e tero seus dias repletos de des-

cobertas, sempre bom lembrar que a famlia que fica no Brasil espera por notcias constantes e que, mesmo sem sua presena fsica, compartilham de cada passo trilhado no caminho para a maturidade de seu filho (ou irmo). Para os pais e irmos, que mentalmente tambm entram no avio, encontram a outra famlia, descobrem uma nova escola, outros colegas fica a misso de praticar o desprendimento que permitir ao jovem vivenciar de maneira plena as demandas do intercmbio: independncia com responsabilidade, adaptabilidade, tolerncia e integrao.

STB - STUDENT TRAVEL BUREAU

ORIENTADOR - A sua Revista de Orientao Profissional

METODISTA, gARANTIA DE ENSINO DE QUALIDADE


A Universidade Metodista de So Paulo j se prepara para o Processo Seletivo divulgando os novos cursos que sero oferecidos j para o Vestibular de 2008/2009. So cinco novas opes. Na modalidade de ensino presencial, a novidade fica por conta do curso de Tecnologia em Automao Industrial. Para o Ensino a Distncia (EAD), haver a graduao em Matemtica e outras quatro opes em formao tecnolgica: Gesto Ambiental, Gesto Financeira, Gesto Pblica e Comrcio Exterior. O crescimento de opes de cursos oferecidos pela Metodista ocorre simultaneamente com os excelentes resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e da constelao conquistada na avaliao do Guia do Estudante, que demonstram o que o mercado j sabe h muito tempo: a qualidade dos profissionais formados pela Universidade. Guia do Estudante de 2007 A tradio dos cursos de Comunicao da Metodista atraem estudantes no s do Brasil, como do exterior. Na avaliao do Guia do Estudante, os cursos de JornalisEnade A Metodista tambm vem sendo bem avaliada no Enade. Na edio de 2007, os destaques ficaram com os cursos de Fisioterapia, com nota 4 nos trs ndices, e Fonoaudiologia, com nota 5 no Enade e Indicador de Diferena de Desempenho, e 4 no Conceito Preliminar do Curso. Educao Fsica ficou com 4 no Enade e 3 nos demais conceitos. O curso de Direito foi avaliado em 2006 e ficou bem conceituado. Mesmo sendo relativamente novo na Metodista, obteve nota 3 no Enade e 5 no IDD. Psicologia tambm se saiu bem no mesmo ano e obteve as notas 4 e 5. Para mais informaes acesse www.metodista.br, envie e-mail para vestibular@metodista.br ou pelos telefones: (11) 4366-5555 (Grande So Paulo) e 0800 19 11 77 (Outras localidades)

mo; Publicidade e Propaganda; e Rdio e TV receberam quatro estrelas. O curso de Turismo ficou com trs estrelas e o grande destaque ficou com Relaes Pblicas, que arrebatou cinco estrelas e foi classificado como o melhor do Brasil. Mas no apenas na rea de Comunicao que a Metodista se destaca; outros cursos tambm esto muito bem qualificados pelo Guia. Com quatro estrelas, Pedagogia e Secretariado Executivo Bilnge e com trs estrelas os cursos de Letras, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Educao Fsica, Cincias Biolgicas, Biomedicina e Administrao.

Maior movimento em prol do empreendedorismo no Brasil e no mundo acontecer em novembro de 2008


Neste ano acontecer o maior movimento mundial em prol do Empreendedorismo, a Semana Global do Empreendedorismo. Durante os dias 17 a 23 de novembro, simultaneamente e em mais de 55 pases, milhares de organizaes (escolas, universidades, faculdades, empresas etc) promovero atividades que despertaro a atitude empreendedora nos jovens. No Brasil, o Movimento j conta com uma ampla rede de parceiros, como: TEENAGER, SEBRAE, IBMEC, ESPM, USP , FACAMP UNISUL, Rede Globo, , Grupo Abril, Grupo ABC, Sebrae, Senae, Senac, Conaje, Senai, Finep, Fundao Brava, Universia, Junior Achievement, Brasil Jnior etc. Mais de 17 estados e 200 parceiros j esto envolvidos no movimento. Mais de 156 atividades j esto confirmadas. A Campanha Institucional para divulgar o Movimento est sendo feita pelo Grupo ABC, do publicitrio Nizan Guanaes. Um site oficial ser lanado onde todos parceiros cadastraro suas atividades e ser um universo de informaes sobre a Sebritnico, Gordon Brown, o movimento foi realizado pela primeira vez em 2004, na Inglaterra. No ano passado, 500.000 jovens britnicos e 9.000 organizaes participaram. Os EUA realizaram tambm no ano passado sua Semana e envolveram mais de 480 mil americanos. Frente repercusso obtida, os dois movimentos se uniram e criaram o movimento em nvel mundial, com o nome Semana Global do Empreendedorismo. Para obter mais informaes ou se associar ao movimento, acesse o site oficial no Brasil: www.tiresuasidiasdopapel. org.br ou entre em contato no (11) 4504-2468, com o coordenador de comunicao da Endeavor, organizao responsvel pelo movimento no Brasil. Participe e envolva seus alunos em alguma ou mais atividades sobre o tema!!

POR UM bRASIL EMPREENDEDOR

mana e o tema Empreendedorismo, com enfoque no pblico jovem. Nele tambm ter diversas sees, como: Vdeos, Sala de Imprensa, Frum de Discusso, Depoimentos de Empreendedores, Histrias de Sucesso e muito mais! Idealizado pelo atual primeiro-ministro

ORIENTADOR - A sua Revista de Orientao Profissional

or que formular e instituir um Cdigo de tica e Conduta?

POR QUE TER UM CDIgO DE TICA E CONDUTA?


A tica concerne ao impacto das aes de um agente sobre as outras pessoas. Diz respeito tanto a valores individuais como a normas de conduta compartilhadas.

A viso do Ibmec So Paulo Ser um centro de referncia em educao e gerao de conhecimento nas reas de negcios e economia, que alia rigor acadmico a uma abordagem pragmtica, visando ao desenvolvimento de lderes e profissionais que faam diferena. Neste sentido, o processo educacional que oferecemos implica necessariamente tornar nossos alunos capazes de identificar e lidar com dilemas ticos, compreendendo, por meio de uma anlise criteriosa e ampla, as inmeras decorrncias e impactos de suas aes em suas vidas, na vida de outras pessoas e das organizaes. Ao formular e instituir um Cdigo de tica e Conduta, a escola refora a importncia do exerccio cotidiano de um comportamento consistente, pautado em princpios e valores fundamentais que orientam a convivncia harmnica entre as pessoas (alunos, professores, funcionrios) e a construo de um ambiente saudvel, apreciado e preservado por todos. Quando cada um busca estritamente o melhor para si, todos podem perder. Por outro lado, se os mesmos indivduos interagem repetidas vezes e priorizam interesses comuns, h um repertrio positivo de experincias acumuladas. O ambiente escolar guarda diversas semelhanas com ambientes profissionais,

portanto, a experincia acadmica constitui uma rica oportunidade para o processo de amadurecimento do aluno e conseqente entrada na vida adulta e de liberdade de escolha. Para tornar esta questo ainda mais objetiva e vinculada realidade do aluno, o nosso Manual do Aluno da Graduao cita alguns exemplos de comportamentos que no so admitidos, luz dos princpios e valores que norteiam a formao oferecida pelo Ibmec So Paulo. Como exemplo, podemos citar cola e plgio que so comportamentos desonestos e que no podem ser tolerados num ambiente acadmico. O aluno precisa ser advertido e orientado. Em nossa escola, o processo educacional levado a srio desde o primeiro dia, afinal, estamos tratando de formar jovens que em pouco tempo, apoiados em seus diplomas, estaro atuando como profissionais em nossa sociedade e fazendo uso cada vez mais intenso de seu livre arbtrio. assim que ns do Ibmec So Paulo promovemos o comportamento tico em nossos alunos e desejamos que a experincia educacional que eles tm aqui faa com que eles atuem eticamente em suas vidas profissionais. Mrcia Moura Diretora de Desenvolvimento Institucional do Ibmec So Paulo

IBMEC SO PAULO Fone (11) 4504-2400 www.ibmecsp.edu.br

ORIENTADOR - A sua Revista de Orientao Profissional

Entrevista Profissionais e Mercado de Trabalho

Eliana P de Miranda, Diretora da rea de Exportao da GM, fala . de seu papel como me e executiva e como v os jovens de hoje.

rientador - Conte-nos um pouco sobre a sua trajetria profissional. Eliana - Cursei a faculdade de Economia e iniciei minha trajetria profissional como estagiria na General Motors do Brasil h 20 anos. Desde ento, tenho exercido funes em diversas reas, tais como: Planejamento Avanado, Compras, Logstica, Importao, e atualmente, dirijo a rea de Exportao desta empresa. Orientador - O que voc pensa sobre a entrada da mulher no mercado de trabalho? Ainda h diferenciao entre homens e mulheres em cargos que voc ocupa? Eliana - Na poca em que comecei a trabalhar, ainda havia preconceito em relao entrada da mulher em certas reas do mercado, maior no Brasil que em pases desenvolvidos. Em geral, as mulheres que buscavam o desenvolvimento de sua carreira at os cargos de comando tinham mais dificuldade que os homens para provar que podiam trabalhar bem e colaborar para atingir metas. No entanto, algumas mulheres decididas foram conseguindo conquistar postos de gerncia e diretoria nas empresas e abrindo caminhos para as prximas geraes. Mesmo ainda sendo minoria nos postos de direo, com toda a preparao e dedicao ao estudo, acredito que logo as mulheres conquistaro mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho. Mas, devemos ter sempre em mente que, tanto homens como mulheres, comprometidos com os objetivos, representam o maior ativo que a empresa pode ter: o capital humano; pessoas que fazem a diferena com seus pensamentos, suas aes e sua garra. Orientador - Com o seu duplo papel de me e executiva, que dicas voc daria s outras mes?

Eliana - Conciliar as tarefas de me e executiva exige bastante de mim. Eu costumo comentar com minhas amigas que como ser malabarista: voc tem de fazer tudo ao mesmo tempo, mas precisa cuidar de cada tarefa individualmente. O que eu fao e sugiro outras mes que tm papis similares, que no busquem ser a me-executiva-ideal. Faremos tudo da melhor forma possvel, com o maior empenho, mas no nos sentiremos culpadas se uma coisa ou outra no sair exatamente como gostaramos. Assim, fica mais fcil levar as responsabilidades, estabelecer as prioridades, sem abdicar totalmente de nossa prpria vida. Alm disso, acho que devemos ajudar as crianas a se tornar independentes nas tarefas que podem realizar sozinhas e desenvolver o esprito de time com a famlia, onde cada um se reponsabiliza por fazer a sua parte, mas todos se ajudam nas dificuldades e comemoram as vitrias. Nada disso fcil, mas vale o esforo. Orientador - Como voc v os jovens de hoje? Eliana - Os jovens que esto entrando no mercado de trabalho hoje so brilhantes. Muitos tm uma formao acadmica slida, e aprenderam desde crianas a usar o computador como ferramenta. A era digital propicia informaes em tempo real, nunca antes disponveis. Muitos se comunicam em ingls e espanhol fluentemente. Alm disso, h livros, pesquisas e palestras sobre a auto-gesto e o autoconhecimento. Ao iniciar no mercado de trabalho, tambm h pessoas com experincia, que gostam de compartilh-la com os mais novos. O jovem interessado tem ao seu dispor muitas alternativas de aprendizagem e as utiliza.

Por outro lado, a juventude de hoje imediatista. Como o crescimento na carreira depende da conjuno de vrios fatores, como formao, informao, capacidade e oportunidade, nem sempre o resultado chega to rpido como ela espera. Assim, necessrio que desenvolva a virtude da pacincia. A famlia pode ajudla neste processo, estabelecendo regras e limites claros e dando-lhe apoio para conviver com as frustraes inevitveis que forem aparecendo pelo caminho. Orientador - Como liderar essa juventude? Eliana - Pais, educadores e lderes devem ajudar o jovem a construir um conjunto de valores que balize as suas aes, facilitando-lhe o processo de tornar-se seguro de si. Apoi-lo para que se dedique a buscar aquilo em que acredita e a ser o autor e protagonista de sua prpria vida. Motiv-lo com desafios, pois ele encara a possibilidade de superar-se de forma positiva. Na escolha da profisso, importante criar um ambiente que propicie ao jovem reconhecer seus talentos e suas preferncias, e orient-lo a aprender sobre as diversas profisses para que possa fazer a escolha que lhe parea a mais adequada. A partir do colgio, durante a a preparao para o vestibular e mesmo durante a faculdade, devemos incentiv-lo a ter um grupo de amigos que tenha metas semelhantes, para que se ajudem mutuamente e mantenham o foco. um processo longo, com muitas dvidas e incertezas, no qual importante dedicar-se e informar-se, e ter um superapoio daqueles que mais o amam.

10

ORIENTADOR - A sua Revista de Orientao Profissional

PAIS, EDUCADORES E LDERES, DEvEM AjUDAR O jOvEM A CONSTRUIR UM CONjUNTO DE vALORES QUE bALIzE AS SUAS AES, FACILITANDO-LhE O PROCESSO DE TORNAR-SE SEgURO DE SI

Espao Assessoria Profissional

PROgRAMAO TEENAgER 2 SEMESTRE 2008


Even tos alun para os

tas Aber ro /SP rtas de outub s Paulo Po 12h gcio ar - So 04 0 s e : s 8h3 Data De N ira Cs o: da n Escola rque orri H Ce visa l: Tre , 934 Loca la Cintra Be Rua P nia po/S Cam dada o is Ci r o do b Ma rnard outu Dia o Be 5 de h s 17h dista s - S ta: 2 eto Da as 9 amo rio: d rsidade M Rudge R o uta Hor ive 49 Un omp s, 1 l: e aeC Loca eu Tavar hari lf ngen ua A R de E FAAP FAAP do sio ro tub ntea SP 0 imp u II S 17h3 lvares Pe aulo/ de o : 29 h s P Data as 13 rmando lis - So :d rrio dao A po Ho igien l: Fun s, 903 H Loca oa Alag Rua

Even

Encon ores tr Apres o de Educ enta ador es o Data: 02 de do II Simp sio de o Horr io: da utubro Engen s 17h haria Local s 19 e Com : Fund h30 ao puta Rua A Arma o. lagoa ndo s, 903 lvares Higie Pente npol Frum ado is - S FAAP de Ed o Pau Data: ucad lo/SP ores 23 de outub Horr ro io: a partir Local das 1 : Univ 7h ers Rua C asa d idade Anh embi o Ato r, 90 Vila O Morumbi lmpia - So * Prog Paulo rama /SP o s ujeita a alte Entre rae em co s. ntato comp conos leta d co e s os ev telefo entos olicite ne (1 d a pro 1) 50 72-43 e interess gram e do 46 ou colg ao info@ io, p teena geron elo line.c om.b r

tos p ara e duca d

enda ag

Livros que enriquecem nosso trabalho em sala de aula:

Sucesso feito para durar Jerry Porras, Stewart Emery e Mark Thompson Porto Alegre, Editora: Bookman, 2007.

Paradoxo da Escolha Barry Schwartz So Paulo: A Girafa Editora, 2004.

Treinamentos de Capacitao
Visando a capacitao de educadores para utilizao dos materiais didticos do Prof. Leo Fraiman, segue abaixo a programao para uso do Guia de Orientao Profissional, Caminhos para o Amadurecimento e workshops da Coleo Trabalhabilidade. Todos os treinamentos sero realizados na Trevisan Escola de Negcios, na Rua Bela Cintra, 934, prximo ao metr Consolao. Programe-se: Coleo Trabalhabilidade Data: 13 de novembro de 2008 Horrio: das 9h s 18h Caminhos para o Amadurecimento Data: 14 de novembro de 2008 Horrio: das 9h s 18hs Guia de OPEE Data: 15 de novembro de 2008 Horrio: das 9h s 18hs e Data: 16 de novembro de 2008 Horrio: das 9h s 15hs Mais informaes no telefone (11) 5072-4346
Expediente Orientador Publicao bimestral da Teenager Assessoria Profissional e da Clnica Leo Fraiman de Psicoterapia e Assessoria Educacional destinada aos profissionais e educadores da rea de Orientao Profissional Direo: Leonardo Fraiman, Patrcia Patan e Tadeu Patan Comercial: Danielle Moura danielle@teenageronline.com.br Colaborao: Danielle Moura e Mariana Gonalo Textos e reviso: Mariana Fancio Gonalo Projeto Grfico, editorao e produo: Arenna Comunicao e Eventos www.arennaeventos.com.br Tiragem: 3.000 exemplares web: www.teenageronline.com.br www.fraiman.com.br Telefone: (11) 5072-4346 Correspondncia: Rua das Rosas, 193 Mirandpolis CEP 04048-000 So Paulo/SP

Previsivelmente Irracional Dan Ariely Campus, 2008.

12

ORIENTADOR - A sua Revista de Orientao Profissional

S-ar putea să vă placă și