Sunteți pe pagina 1din 21

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

Estudo Ambiental de uma Pedreira de Rocha Ornamental no Municpio de Santo Antnio de Pdua Rio de Janeiro
Rosana Elisa Copped Silva & Claudio Margueron
Departamento de Geologia, Instituto de Geocincias, UFRJ Av. Jequitib , 1450 - CCMN - Bloco F - Cidade Universitria, Campus do Fundo, Rio de Janeiro CEP 21949-900

Resumo
O objetivo do estudo caracterizar os problemas enfrentados por uma pedreira de pedra decorativa no municpio de Santo Antnio de Pdua, Estado do Rio de Janeiro e definir a melhor forma para solucion-los. Palavras-Chave: pedra decorativa, rocha ornamental.

Abstract
This study has the main objective to develop an open pit mine for decorative stone in Santo Antnio de Pdua County, Rio de Janeiro State and define the best solutions for the environmental-geological problems. Key Words: decorative stone, dimension stone.

1 Introduo Os materiais extrados na regio de Santo Antnio de Pdua, objeto de estudo do presente trabalho de pesquisa do Departamento de Geologia, IGEO, UFRJ, classificam-se como pedras decorativas, pois no so sujeitos a desdobramentos em tear multilminas, polidos e cortados. Devido foliao penetrativa destes materiais, eles so extrados em pequenos blocos, e facilmente abertos por processo manual, para posterior utilizao como revestimento, principalmente muros e jardins. Recomendamos aos leitores que leiam o artigo intitulado Estudo geolgicotcnico de uma pedreira de rocha ornamental no municpio de Santo Antnio de Pdua R.J., dos mesmos autores e pesquisadores do Departamento de Geologia da UFRJ para obterem informaes detalhadas em termos de geologia da jazida e caracterizao tecnolgica do material. Neste estudo levantamos as caractersticas da rea de estudo, determinamos os parmetros usados na anlise ambiental, determinamos medidas preventivas, corretivas e de monitoramento ambiental, gerando uma metodologia de anlise adaptada realidade ambiental da rea em questo, e que pode ser extrapolada para regies com caractersticas ambientais semelhantes.
151

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

2 Meio Ambiente Este relatrio apresenta um diagnstico ambiental para a pedreira Raio de Sol, localizada na Estrada Pdua-Paraoquena, s/n - km 4 Fazenda de Cachoeira Alegre, esquerda do Rio Pomba, Distrito e Municpio de Santo Antnio de Pdua, na poro Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, onde tem-se a avaliao das consequncias ambientais advindas da atividade de extrao de gnaisses, utilizados como pedra decorativa. 2.1 Definio da rea de Influncia A rea de influncia direta corresponde mata ciliar do Rio Pomba. 2.2 Planos e Programas Governamentais para a Regio Constituio Federal A atual Constituio Federal, no tocante a questo ambiental apresenta um captulo prprio sobre meio ambiente (captulo VI), dotado do artigo 255 com seis pargrafos. Temas e problemas ambientais so descritos em verso jurdica no referido artigo, procurando-se neste texto conceituar alguns destes temas mais relacionados matria ambiental. Assim determina o artigo 255 da CF: Todas tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo, essencial e saudvel qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e a coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Constituio Estadual A Constituio Estadual do Rio de Janeiro dispe o captulo VIII voltado para o Meio Ambiente, apresentando vinte e um artigos (258 a 279). Alguns temas ambientais, merecem destaque: - no artigo 258 - pargrafo 1: inciso I: fiscalizar e zelar pela utilizao racional e sustentada dos recursos naturais; inciso III: implantar sistemas de unidades de conservao representativo dos ecossistemas originais do espao territorial do Estado; inciso V: estimular e promover o reflorestamento ecolgico em reas degradadas, objetivando especificamente a proteo das encostas e dos recursos hdricos; inciso XVI: buscar a integrao das universidades, centros de pesquisa, associaes civis, organizaes sindicais para garantir e aprimorar o controle da poluio;

152

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

- artigo 263: o Estado promover com participao dos municpios e das comunidades, o zoneamento ambiental de seu territrio, como as transformaes de uso do solo, dependero de estudos de impacto ambiental. - no artigo 265 so consideradas reas de preservao permanente: 1. os manguezais, lagos e lagunas e reas estuarinas; 2. as praias, vegetao de restinga, quando fixadoras de dunas, costes rochosos e as cavidades naturais subterrneas; 3. as nascentes e faixas marginais de proteo de guas superficiais; 4. as reas de interesse arqueolgico, histrico, cientfico, paisagstico e cultural.

2.3 Diagnstico Ambiental Caracterizao do Empreendimento A caracterizao geral do empreendimento em estudo, englobando as tcnicas de implantao e operao; os equipamentos e informaes relativas a reserva e a produo mineral, ser efetuada atravs dos dados apresentados no Projeto Carta Geolgica do Estado do Rio de Janeiro, trabalho desenvolvido pelo Departamento de Recursos Minerais (DRM/RJ), em 1980, alm de informaes obtidas durante os trabalhos de campo e os levantamentos junto ao DNPM, FEEMA, FIRJAN e pela mestranda. Os parmetros utilizados no diagnstico ambiental da rea foram retirados de EIAs de domnio pblico, encontrados nas empresas, prefeituras e bibliotecas. Aspectos da Implantao e Operao da Jazida Avaliao do Potencial da Jazida O minerador no submeteu a futura rea de explorao a mtodos mais criteriosos de reconhecimento do subsolo e, consequentemente da cubagem da jazida. Na maioria das vezes, so realizadas sondagens trado, cujo objetivo delimitar uma pequena rea de ocorrncia de rocha. A reserva indicada para a pedreira em questo de 6,4 x 10 6 m (segundo Relatrio de Pesquisa apresentado ao DNPM).
153

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

Desmatamento e Decapeamento da rea da Lavra A cobertura vegetal da regio era mata ciliar do Rio Pomba, que foi totalmente retirada para a abertura da lavra. O decapeamento, feito por ps-mecnicas e tratores de esteira, desenterrou um bom volume de rocha, e movimentou cerca de 30.000 m3 de solo. O material retirado foi utilizado para aterrar o vale anexo pedreira, causando a eliminao da vegetao e a mudana da paisagem. Abertura da Cava Inicial Inicialmente, retira-se a vegetao e o solo, para a limpeza da rea, e a exposio do volume de rocha necessrio para o comeo das atividades de extrao. Esta movimentao de terra feita com trator de esteira, envolve a execuo de escavaes e de aterros, na construo da praa de operao. As escavaes expem o material susceptvel eroso, podendo induzir a focos de eroso local. Neste processo nunca avaliada a viabilidade econmica, sendo que em algumas reas, o trator pode ser utilizado entre 200 e 400 horas (R$ 45,00/hora). As alteraes ambientais decorrentes dela so: Alterao da paisagem; Alterao do meio atmosfrico (aumento da quantidade de poeira em suspen so no ar); Alterao dos recursos hdricos (assoreamento e entulhamento dos cursos dgua); Alterao dos processos geolgicos (eroso, voorocas, hidrogeologia); Alterao das feies geomorfolgicas e das encostas (instabilidade de taludes); Alterao da fauna e da flora; Gerao de empregos; Uso do solo;

154

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

Suprimento de matria prima para a construo civil; Transporte de matria prima. Instalao de Equipamentos Equipamentos de desmonte: 1 P carregadeira Modelo FR 120 Fiat Allis 2 Perfuratrizes manuais BBD-12T Atlas Copco Brocas integrais H22 Srie 7/8 Atlas Copco 1 Compressor de ar porttil XA-80-PD Atlas Copco Equipamentos de carga e transporte: 1 Caminho Chevrolet Equipamentos auxiliares Pichotes Cinzis Carrinhos de mo Ps Picaretas Cunhas Fontes de Energia A principal fonte de energia o leo diesel, que impulsiona o compressor. A energia eltrica, de baixa tenso, utilizada na serraria e nas instalaes de apoio. Instalaes de Apoio As instalaes da empresa so precrias e constam de um galpo que protege as mquinas de corte das intempries e uma pequena cobertura para proteger o compressor. Mo-de-Obra Empregada Na empresa em estudo, so 50 funcionrios, distribuidos da seguinte forma: 2 vendedores/administradores, 1 encarregado, 2 motoristas, 8 marteleteiros, 22 cortadores, 10 rachadores e 5 auxiliares.

155

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

Armazenamento de leo O leo armazenado em tambores de 100 litros ou de 20 litros. O leo queimado descartado de forma inadequada, sendo lanado no solo. Esgotamento A drenagem das guas pluviais da rea obedece s condies naturais do terreno, no se constatando a existncia de nenhum sistema implantado. O esgotamento sanitrio ainda no est instalado. Destino da Produo A produo abastece, principalmente, os mercados do Rio de Janeiro e So Paulo. Entretanto so feitas vendas eventuais para Minas Gerais, Gois, Amap e Bahia. Reservas Em face do escasso conhecimento sobre o subsolo local, o clculo da reserva mineral ser efetuado atravs de inferncias, bem como dados obtidos atravs de entrevista com o minerador e utilizao da base topogrfica. O volume estimado de minrio lavrvel foi extrado do Relatrio de Pesquisa da rea, apresentado ao DNPM (Departamento Nacional da Produo Mineral): Reserva indicada: 6,4 x 106 m Produo Produo mensal: 12.000 m Produo diria: 400 m 2.4 Meio Fsico As referncias bibliogrficas consultadas para a descrio dos itens que se seguem, foram obtidas do texto explicativo do Projeto Carta Geolgica do Estado do Rio de Janeiro Folha SF-X-D-VI-2 Santo Antnio de Pdua - Escala 1:50.000, do Departamento de Recursos Minerais DRM (1980) e do Projeto RadamBrasil (1983).
156

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

2.4.1 Hidrografia Segundo dados da DRM, o principal coletor de guas da regio o Rio Paraba do Sul, cujo principal afluente pela margem esquerda o Rio Pomba, e pela margem direita, o Ribeiro das Areias. As elevaes da rea condicionam-se na direo NE-SW, controlando o sistema secundrio de drenagem. Destacam-se as serras denominadas Frecheiras, Catete, Santa Cndida, Gavio, Calednia, Vermelha, Portela, Aliana e Jos Melo. 2.4.2 Clima O clima dominante subquente mido, sendo mais ameno nas partes altas, e quente na zona de baixada do Rio Paraba do Sul. A precipitao mdia anual de 1000 a 1250 mm, enquanto a temperatura mdia anual 20C, atingindo valores entre 4 e 38C. 2.4.3 Geomorfologia Os alinhamentos montanhosos da regio posicionam-se segundo N45E, coincidentemente com a direo geral da foliao. Os principais cursos dgua so angulosos, escoando-se segundo N45E (foliao) ou N45W (tear faults). A rede geral uma trelia. O relevo atual exibe linearidade e paralelismo para as serras, que se destacam do relevo rebaixado, com morros arredondados de topo nivelado a 130 m; imersos em vales aluvionados, com cotas pouco superiores a 50 m. A superfcie atual tem um conjunto de morros tangenciados pela cota 220 m e pela cota 130 m, assim caracterizando evoluo atual polifsica. O nvel de base local o rio Paraba do Sul (Grossi Sad et ali, 1980).

2.4.4 Vegetao A vegetao original, do tipo Mata Atlntica foi devastada, cedendo lugar s grandes monoculturas, com destaque para as plantaes de caf, algodo e cana-de157

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

aucar. Com o declnio da agricultura, ocorreram substituies por pastagens, capoeiras e outras espcies (remanescentes de atividades agropecurias e desmatamentos extrativistas), to logo sua fertilidade diminuiu. As matas remanescentes que cobrem algumas reas da regio so constitudas, na maioria, por formaes secundrias, comprovado pela presena de embabas (Cecrosia sp.), desenvolvendo-se somente onde a floresta foi derrubada (IBGE, 1977). Regionalmente, a vegetao constituda de campos predominantemente herbceos, ocorrendo associaes arbustivas e sub-arbustivas, com rvores de pequeno e mdio portes, constituindo os campos sujos. A outra parte da vegetao est representada por pastagens e por vegetao secundria, em fases diversas de crescimento: Parcas florestas secundrias, remanescentes das aes antrpicas imputadas ao terreno e regio (principalmente nas serras); Vegetao invasora predominante; Espcies vegetais pioneiras de regenerao natural. As espcies invasoras e de regenerao natural (gramneas e leguminosas) possuem um papel muito importante na proteo do solo contra o arraste de partculas, inibindo a eroso. 2.4.5 Aspectos Scio-Econmicos O municpio de Santo Antnio de Pdua conta com uma populao de 50.000 habitantes, limitado pelos municpios de Miracema ao norte, Cantagalo ao sul, Aperib e Itaocara a leste e Pirapetinga e Palmas oeste (ambas pertencentes ao Estado de Minas Gerais). A economia da rea era essencialmente agropastoril, sendo que a vegetao original no existe mais, cedendo lugar a campos de cultivo e criao. Entretanto, a partir da dcada de 80 a atividade mineira ganhou impulso, tendo transformado-se na principal fonte de renda e empregos da regio.

158

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

Alguns dos bens minerais so utilizados na regio com as seguintes finalidades: Mrmores Calcticos e Dolomticos (Serras Vermelha, do Portela e Calednia, em Aperib e na Serra da Aliana), pequena extrao de mrmore foi a verificada; Materiais de Construo (leptinito timo para paraleleppedo e pedra de meio fio, os granulitos so usados como material de revestimento, os quartzitos, quando argilosos e friveis, so usados como saibro e os aluvies dos rios Pomba e Paraba do Sul fornecem areia, produzida com pequenas dragas); gua Mineral (na cidade de Santo Antnio de Pdua existe uma fonte de gua iodetada, do tipo alcalino-bicarbonatada-sdica, no termal). 2.4.6 Geologia Local: Gnaisse Olho-de-Pombo e Pinta Rosa As rochas encontradas na regio fazem parte do Complexo Paraba do Sul / Unidade Santo Eduardo (Grossi Sad et ali, 1980), formada por gnaisses granulticos, gnaisses quartzo-feldspticos, ortognaisses granulticos e leptinitos. Na rea de estudo, ocorrem os gnaisses quartzo-feldspticos milonitizados. Essas rochas apresentam estrutura bem desenvolvida, comumente laminados ou bandados. Os porfiroclastos so abundantes, milimtricos, boudinados ou arredondados e constitudos de feldspato translcido, na maioria das vezes plagioclsio. Blastos maiores, hipidiomrficos ou boudinados, comumente k-feldspato, ocorrem esparsadamente. O quartzo aparece estirado, muitas vezes formando nveis descontnuos. Ocorrem ainda biotita e um mineral oxidado, provavelmente um sulfeto. A presena de diques mficos com drusas de ametista relacionam-se aos fenmenos de granitognese ao longo do Cinturo Mvel Costeiro. Na pedreira, a rocha possui granulao mdia a grosseira, podendo chegar a fina nas zonas de contato. A colorao geralmente cinza-claro, encontrando-se tipos mais escuros em consequncia de maiores teores de mficos. Petrograficamente apresenta-se um biotita k-feldspato gnaisse, caracterizando-se pela presena de pequenos porfiroclastos de k-feldspato branco (ortoclsio), imersos em matriz de granulao fina, com plagioclsio, quartzo e biotita. Os porfiroclastos tem at 0,3 cm de eixo maior, so achatados no plano da foliao e bem orientados planarmente. A foliao definida pela orientao da biotita (+ hornblenda) e de lentculas quartzo-feldspticas. Os gnaisses quartzo-feldspticos milonitizados ocorrem ao longo de toda a rea, mostrando variaes que originam dois tipos comerciais: Olho-de-Pombo (ro159

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

cha de gr mdia, com porfiroclastos de ortoclsio branco) e Pinta Rosa (rocha de gr mdia, com porfiroclastos de ortoclsio rosa).

2.5 Meio Bitico A atividade mineradora na rea sob anlise alterou o ecossistema, pois foram feitos muitos movimentos de terra e, atualmente, a serraria instalada ao lado da pedreira vem produzindo muitos rejeitos slidos e lquidos (gua com finos em suspenso), que ainda no tem tratamento ideal. Embora a extrao de rochas na regio tenha se iniciado a cerca de 20 anos, no existem estudos sobre a fauna e a flora local, tampouco sobre as comunidades biolgicas das pedreiras, o que dificulta a caracterizao e anlise dos efeitos da atividade mineradora sobre os ecossistemas da regio. Caracterizao da Pedreira em Explorao A pedreira em explorao da rea em estudo apresenta variao da morfologia, devido alterao dinmica que sofre com a extrao dos materiais. As frentes de lavra so rapidamente alteradas, devido ao ritmo de produo acelerado da pedreira. A topografia original do terreno foi totalmente alterada, para que um volume econmico da rocha capeada fosse exposta. Essa movimentao de terra foi feita em um curto espao de tempo, devido necessidade de expanso da pedreira, que funcionava com apenas uma frente de lavra. O impacto dessa operao no meio bitico pode ser indicada pelas rvores que foram retiradas (expondo o solo eroso), por uma das frentes de lavra estar colocada muito prxima margem do rio Pomba (foi necessria a construo de um obstculo para evitar a assoreamento do rio naquele ponto) e pelos particulados lanados na atmosfera na poca da operao. Atravs de observaes de campo, e de informaes dos moradores da regio, pode-se identificar algumas espcies. Como no foi possvel identificar todos nomes cientficos, foram includos apenas os que puderam ser confirmados, evitando-se assim quaisquer distores de interpretao.
160

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

Peixes Trara (Erythrynidae), Bagre (Ariidae), Cascudo (Loricaridae), Tilpia (Tilapia rendalli), Caximbau, Car. Rpteis Jararaca (Bothrops jararaca), Limpa-campo (Colubridae), Cobra-dgua (Colubridae), Jacar (Crocodilidae). Aves Garas (Ardeidae), Pomba-rola (Columbidae), Rolinha (Columbina talpacoti), Gavio (Accipitridae), Sabi (Turdidade), Joo de barro (Furnarius rufus), Tico-tico (Zonotrichia capensis). Mamferos Tatu-galinha (Dasypus novencinctus), Capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), Mico-estrela (Callithricidae), Gamb (Didelphis sp.), Pra (Cavia aperea). Consideraes Sobre o Potencial de Recuperao da Pedreira Recomendaes a serem adotadas durante a explorao: 1. Evitar o lanamento de esgoto diretamente no rio Pomba, ou atravs de contaminao pelo lenol fretico. 2. No descartar entulhos resultantes da prpria atividade mineradora (como peas de mquinas, ferro velho, utenslios). 3. Evitar o lanamento de leos e graxas dentro do rio e nas suas reas marginais. 4. Providenciar estocagem adequada para combustveis e lubrificantes (novos e usados), de modo a evitar-se contaminao devido a vazamentos. 5. Providenciar estocagem adequada para explosivos, de modo a evitar aciden tes de trabalho.

2.6 Meio Antrpico Populao Instalada A populao que trabalha no empreendimento em estudo de 50 pessoas, entre trabalhadores e scios.

161

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

Atividades Econmicas A rea de estudo era ocupada por atividades agropastoris da Fazenda Cachoeira Alegre. Pelo fato da atividade mineral apresenta remuneraes melhores, os trabalhadores migraram para ela.

2.7 Anlise dos Impactos Ambientais da Pedreira e Serraria 2.7.1 Descrio dos Impactos no Meio Fsico a) Fase de Instalao Alterao da paisagem Trata-se do impacto de maior visibilidade associado explorao de pedras decorativas. Na paisagem, antes ocupada pela mata ciliar do rio Pomba e pela Fazenda Cachoeira Alegre, foram instaladas trs frentes de lavra, ocorrendo desmatamento, remoo de solo e de rocha e reas degradadas associadas (ptio de estocagem, rea de manobra, vias de acesso), que vem sendo gradativamente expandidas. Este um impacto negativo, direto, local, imediato, permanente, irreversvel e de mdia intensidade para a regio. Alterao do meio atmosfrico Trata-se de um impacto relacionado aos rudos gerados pela extrao, e pela qualidade do ar, com a emisso de partculas finas originadas pela movimenta o de terra. Este um impacto negativo, indireto, local, imediato, temporrio e reversvel e de baixa intensidade. b) Fase de Operao Alterao da paisagem Conforme descrito na fase de instalao, a alterao da paisagem o impacto de maior visibilidade na rea. Devido ao bom desenvolvimento da pedreira, o em

162

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

preendedor instalou a serraria para aparelhamento de pedras decorativas, num terreno ao lado da mesma. A alterao da paisagem, devido instalao da serraria, caracteriza-se pelo acmulo de rejeito (aparas de rocha) aps o corte das lajinhas, e pelos particulados finos nas guas rejeitadas, que resultante das mquinas de corte (que vem sendo descartada sem nenhum tipo de tratamento). Este um impacto negativo, direto, local, imediato, permanente, irreversvel e de alta intensidade. Alterao dos resultados dos processos geolgicos Trata-se dos processos de eroso laminar, formando sulcos e ravinas, e assoreando cursos dgua, que podem agir sobre a regio, uma vez que a movimentao de terra exps uma grande rea. H ainda, os processos de mudanas na dinmica de infiltrao e armazenamento das guas de subsuperfcie. Este um impacto negativo, indireto, local, a mdio prazo, permanente, irreversvel e de mdia intensidade. Alterao das feies geomorfolgicas e das encostas Trata-se dos processos de alterao do macio, que no caso da pedreira, foram modificados pelas tcnicas de extrao (Flame Jet, marteletes e explosivos). Por ser uma rea com relevo suave, as modificaes nas encostas so proeminentes somente nas frentes de lavra, que possuem no mximo 6 metros de altura. A disposio catica dos rejeitos pode causar instabilidade nas encostas. Este um impacto negativo, direto, local, a longo prazo, permanente, irreversvel e de alta intensidade. Alterao dos recursos hdricos Devido localizao da pedreira (na beira do rio Pomba), alguns problemas de impacto foram registrados, como o assoreamento da borda do rio na regio da mesma. Foi construda uma barragem de pedras, que funciona como uma esp cie de filtro, que deixa passar apenas a gua. Trata-se de um impacto negativo, indireto, local, imediato, temporrio, revers vel e de baixa intensidade. Alterao do meio atmosfrico Trata-se de rudos excessivos (provocados pelo Flame Jet, marteletes e explosivos) e gerao de poeiras pelo trfego de caminhes por estradas no pavimentadas.
163

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

No caso da pedreira em estudo, este impacto direto, local, imediato, tempor rio, reversvel e de baixa intensidade.

ATRIBUTOS DOS IMPACTOS ETAPA DE AO DO EMPREENDIMENTO Tip o d e ao Dire to (2) Ind ire to (1) Exte nso Lo cal (3) Re g io nal (2) Estrat g ico (1) Ig nio Ime d iato (3) M d io p razo (2) Lo ng o p razo (1) Pe rio d icid ad e Pe rmane nte (3) Cclico (2) Te mp o rrio (1) Nve l d e ao Re ve rsve l (1) Irre ve rsve l (2) Inte nsid ad e Alta (11-13) M d ia (8-10) Baixa (5-7)

Instalao IMPACTOS POSITIVOS IMPACTOS NEGATIVOS Alte rao d a p aisag e m Alte rao d o me io atmo sf rico Operao IMPACTOS POSITIVOS IMPACTOS NEGATIVOS Alte rao d a p aisag e m Alte r. d o s p ro ce sso s g e o l g ic o s Alt. d as fe i e s g e o mo rfo l. e e nco stas Alte rao d o s re curso s hd rico s Alte rao d o me io atmo sf rico -

2 1

3 3

3 3

3 1

2 1

M d io p ara a re g io Baixa p ara a re g io

2 1

3 3

3 1

3 3

2 2

Alta (13) M d ia (10)

2 1 2

3 3 3

1 3 3

3 3 3

2 2 2

Alta (11) Baixa p ara a re g io Baixa p ara a re g io

Quadro 1 Matriz de Intensidade dos Impactos no Meio Fsico

2.7.2 Descrio dos Impactos no Meio Bitico a) Fase de Instalao Alterao da flora Devido ao desmatamento (retirada da vegetao atual) para a abertura da pe164

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

dreira, das vias de acesso, rea de estocagem e manobra, tanto o estrato herb ceo, quanto o estrato arbustivo foram retirados. Alm disso, a mata ciliar do rio Pomba foi devastada na rea em frente pedreira. Este um impacto negativo, direto, local, imediato, permanente, irreversvel e de baixa intensidade. Alterao da fauna Com o desmatamento, os animais foram espantados da rea. Este um impacto negativo, direto, local, imediato, permanente, irreversvel e de baixa intensidade. b) Fase de Operao Alterao da fauna Na fase de operao, a fauna pode ser atingida pelo excesso de rudo de alguns equipamentos (como o Flame Jet, por exemplo) e pelo uso de marteletes asso ciados aos explosivos. Este um impacto negativo, direto, local, a longo prazo, cclico, reversvel e de baixa intensidade.

ATRIBUTOS DOS IMPACTOS ETAPA DE AO DO EMPREENDIMENTO Tip o d e ao Dire to (2) Ind ire to (1) Exte nso Lo cal (3) Re g io nal (2) Estrat g ico (1) Ig nio Ime d iato (3) M d io p razo (2) Lo ng o p razo (1) Pe rio d icid ad e Pe rmane nte (3) Cclico (2) Te mp o rrio (1) Nve l d e ao Re ve rsve l (1) Irre ve rsve l (2) Inte nsid ad e Alta (11-13) M d ia (8-10) Baixa (5-7)

Instalao IMPACTOS NEGATIVOS Alte rao no hab itat d as e sp cie s Re tirad a d a ve g e tao Op e rao IMPACTOS POSITIVOS IMPACTOS NEGATIVOS Alte rao no hab itat d as e sp cie s -

1 2

1 1

1 3

3 3

2 2

M d ia (8) Alta (11)

M d ia (8)

Quadro 2 Matriz de Intensidade dos Impactos no Meio Bitico

165

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

2.7.3 Descrio dos Impactos no Meio Antrpico

a) Fase de Instalao Gerao de empregos Para a abertura de uma pedreira so necessrios cerca de 8 trabalhadores, para executar o decapeamento da rocha, as melhorias e as vias de acesso. Este impacto positivo, direto, local, imediato, permanente, reversvel e de mdia intensidade. Uso do solo Diminuio da utilizao do solo para a atividade agropastoril, devido ao grande nmero de jazidas que existem na regio. Este impacto positivo/negativo, direto, local, a longo prazo, permanente, reversvel e de mdia intensidade.

b) Fase de Operao Gerao de empregos Como na regio de Santo Antnio de Pdua a atividade agropastoril est em baixa, a atividade de minerao emprega boa parte da populao ativa. Este impacto positivo, direto, local, imediato, permanente, reversvel e de mdia intensidade. Suprimento de matria-prima para a construo civil Face as jazidas existentes, a atividade responsvel pelo suprimento de pedras decorativas para os estados do Rio de Janeiro e So Paulo, principalmente. Trata-se, ento, de um impacto positivo, direto, regional, imediato, permanen te, reversvel e de mdia intensidade. Uso do solo Conforme descrito, a atividade agrcola (cana de aucar, algodo e banana) na regio perdeu fora na dcada de 80. Desta forma, a atividade de extrao de

166

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

pedras decorativas vem confirmando a vocao da regio para o setor de rochas ornamentais. Entretanto, essa atividade induz expulso paulatina da popula o que se mantm ligada atividade agrcola. Este impacto positivo/negativo, direto, local, a longo prazo, permanente, reversvel e de mdia intensidade. Transporte de matria prima O transporte realizado por caminhes e influi no estado de conservao das estradas da regio. Este impacto negativo, direto, regional, imediato, permanente, reversvel e de alta intensidade.

ATRIBUTOS DOS IMPACTOS ETAPA DE AO DO EMPREENDIMENTO Tip o d e ao Dire to (2) Ind ire to (1) Exte nso Lo cal (3) Re g io nal (2) Estrat g ico (1) Ig nio Ime d iato (3) M d io p razo (2) Lo ng o p razo (1) Pe rio d icid ad e Pe rmane nte (3) Cclico (2) Te mp o rrio (1) Nve l d e ao Re ve rsve l (1) Irre ve rsve l (2) Inte nsid ad e Alta (11-13) M d ia (8-10) Baixa (5-7)

Instalao IMPACTOS POSITIVOS Ge rao d e e mp re g o s Uso d o so lo IMPACTOS NEGATIVOS Uso do solo Operao IMPACTOS POSITIVOS Ge rao d e e mp re g o s Sup rime nto d e mat ria p rima p ara co nstruo c iv il Uso d o so lo IMPACTOS NEGATIVOS Uso d o so lo Transp o rte d e mat ria p rima 2 2 1 2 1 3 3 3 1 1 M d ia (8) Alta (11) 2 2 2 1 2 1 3 3 1 3 3 3 1 1 1 M d ia (10) Alta (11) M d ia (8) 2 2 1 1 3 1 3 3 1 1 M d ia (10) M d ia (8)

M d ia (8)

Quadro 3 Matriz da Intensidade dos Impactos no Meio Antrpico

167

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

2.8 Proposio de Medidas Mitigadoras Uma vez detectados e caracterizados os impactos ambientais, necessrio que se adote um conjunto de medidas capaz, no s de minimizar os impactos negativos, como tambm de assegurar os benefcios trazidos pelos impactos positivos. A seguir so apresentadas as medidas mitigadoras para os impactos negativos descritos no meio fsico: 1. Alterao do meio atmosfrico Foram definidas duas medidas capazes de diminuir rudos e emisso de partculas na atmosfera (por movimentao de terra ou caminhes ao longo das estradas de terra). Aplicao de tcnicas de extrao mais modernas, como o fio diamantado, que reduzir o barulho da operao ao mnimo. Umidificao constante das pistas atravs de caminhes pipa, e umidificao do solo a ser movimentado. 2. Alterao dos processos geolgicos e geomorfolgicos As medidas capazes de amenizar estes impactos so: Construo de canaletas, degraus e caixas de passagem para diminuir a veloci dade da gua de chuva que desce em direo ao rio Pomba. Utilizao de tcnicas e tecnologias de extrao mais modernas, a fim de regularizar a extrao de blocos do macio, e diminuir a gerao de rejeito. 3. Alterao dos recursos hdricos O minerador deve cuidar da margem do rio Pomba, replantando a mata ciliar, e cuidando da conteno de lamas lanadas no seu leito, quer seja pelas guas de chuva, quer seja a gua descartada da serraria (que deve ser decantada em tanques, para depois ser descartada).

168

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

2.9. Programa de Monitoramento Qualidade da gua Visando subsidiar o controle do assoreamento do rio Pomba, prope-se a medio da largura do mesmo, em toda a extenso da rea, a cada semestre, devendo observar tambm as seguintes variveis: Turbidez: que a medida da capacidade em dispersar radiao solar. Os principais responsveis pela turbidez so as partculas suspensas (bactrias, fitoplncton, detritos orgnicos e inorgnicos) e os compostos dissolvidos. Transparncia: do ponto de vista tico, a transparncia o oposto da turbidez. A transparncia da gua ser avaliada utilizando-se o disco de Secchi. A profundidade de desaparecimento do disco proporcional quantidade de compostos orgnicos e inorgnicos no campo tico. leos e graxas: a presena de leos e graxas no ecossistema aqutico causa reduo da fotossntese, diminuio na transparncia de nutrientes da interface sedimento-gua e mortalidade de organismos bentnicos. Coliformes: a anlise de coliformes serve como estimativa da presena de resduos humanos e, presumivelmente, patognicos. Atravs dos nveis de coliformes presentes na gua, ser possvel avaliar a sua qualidade.

3. Recomendaes Sero, a seguir, recomendadas uma srie de diretrizes a serem seguidas pelo minerador no andamento de suas atividades. Tambm sero feitas recomendaes de carter geral, em relao ao ordenamento da atividade. Dever ser evitado o lanamento de lixo, ferro velho e equipamentos defeituosos, pneus usados e demais rejeitos de operao da pedreira no curso dgua (rio Pomba); O material terroso, oriundo do decapeamento do terreno dever ser estocado em rea apropriada, para ser futuramente utilizado na recuperao de parte da rea degradada; Conforme o planejamento de lavra apresentado ao DNPM, para obteno da
169

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

concesso de lavra, o reflorestamento da rea deve ser feito em duas fases: implantao de vegetao rasteira seguida de implantao de eucaliptos e pinus; Caso no exista, dever ser realizado um Plano de Recuperao de rea Degradada (PRAD), onde a pedreira dever ser dividida em mdulos, sujeitos recuperao simultnea. 4 Concluses Os impactos ambientais produzidos pela pedreira em estudo podem ser amenizados com os seguintes procedimentos: reflorestamento da mata ciliar, esgotamento sanitrio adequado, construo de instalaes de apoio, construo de paiis para armazenamento de explosivos, canaletas e degraus com caixa de passagem para frear a gua de chuva, colocao do estril no local recomendado, construo de caixas de decantao para os finos resultantes da serragem dos materiais. O meio ambiente na regio pode ter seus impactos mitigados por solues que esto sendo levantadas pelo INT, para reaproveitamento do rejeito das serrarias (aparas e p de rocha) para britagem (construo civil), formulaes de borracha, cermica vermelha, em agricultura e outros. Os rgos fiscalizadores esto tomando uma postura mais orientativa em relao aos mineradores, propondo solues para as questes legais, minerais, tecnolgicas e ambientais atravs de convnios com entidades tecnolgicas.

5 Referncias Fonseca, M.J.G.; Silva, Z.C.G., Almeida Campos, D. & Tosatto, P. 1979. Folhas Rio de Janeiro, Vitria, Iguape, SF 23, SF 24, SG 23. Carta Geolgica do Brasil ao Milionsimo. Texto Explicativo. DNPM, Braslia. 240 p. Grossi Sad, J.H. & Donadello Moreira, M. 1980. Geologia e Recursos Minerais da Folha Santo Antnio de Pdua, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Mapa Geolgico e Texto Explicativo. Convnio DRM-GEOSOL. Niteri. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE .1977. Geografia do Brasil. Rio de Janeiro.

170

Anurio do Instituto de Geocincias - UFRJ

Volume 25 / 2002

Oliveira, J.A. D.; Machado Filho, L.; Ribeiro, M.W.; Liu, C.C. & Meneses, P.R. 1978. Mapa Geolgico do Estado do Rio de Janeiro Baseado em Imagens MSS do Satlite Landsat-1 (Texto Explicativo, DRM - Niteri). RADAMBRASIL. 1983. Folhas SF 23/24, Rio de Janeiro/Vitria. Ministrio das Minas e Energia, Secretaria Geral, Rio de Janeiro. 775 p. Silva, R.E.C. 1999. Estudo geolgico-tcnico-ambiental de uma pedreira de rocha ornamental no municpio de Santo Antnio de Pdua Rio de Janeiro. Dissertao de Mestrado. Departamento de Geologia, UFRJ, Outubro de 1999, 140 p.

171

S-ar putea să vă placă și