Sunteți pe pagina 1din 8

O AMOR A DEUS EM ADLIA PRADO THE LOVE BY GOD IN ADELIA PRADO FERNANDA CARVALHO GIS RESUMO O presente texto

deseja expor a inovadora e indita religiosidade presente na poesia de Adlia Prado, tomando por base os livros O Pelicano e A Faca no Peito. Pretende tambm, construir um paralelo entre psicanlise e religiosidade presente nas obras e, a partir dessa, realizar uma anlise das poesias, evidenciando suas caractersticas semelhantes e contrapondo as idias contraditrias que emergem ao consciente da autora. Tais caractersticas comuns so apresentadas e trabalhadas, porm o foco do trabalho se resume em Jonathan, figura constantemente presente na potica adeliana, e que representa a personificao de Jesus Cristo. PALAVRAS-CHAVE: Deus, Personificao, Angstia, Dualismo.

ABSTRACT This text wants to expose the unprecedented and innovative religiosity present in the poetry of Adlia Prado, based on the books "The Pelican" and "A Knife in the Chest". Also intends to construct a parallel between psychoanalysis and religion present in the work - and, from that, perform a analysis of poetry, evidencing their similar characteristics and contrasting the conflicting ideas that emerge from the authors conscious. These common features are presented and worked, but the focus of the work boils down to Jonathan, figure constantly present in the adeliana poetry, and represents the personification of Jesus Christ. KEYWORDS: God, Personification, Anguish, Dualism.

1 INTRODUO

Os livros de poesia O Pelicano e A Faca no Peito, de Adlia Prado, apresentam contradies religiosas, em que Deus aparece como perverso, e ao mesmo tempo, como uma divindade que cura e a salva, protegendo-a de todos os males. O dualismo entre o bem e o mal provoca sensaes de desespero na autora, e sua pulso levada ao extremo da excitao e da angstia. A em religiosidade nos poemas de Adlia Prado no expressa em momento algum uma frmula tica e sim um vinculo ou devoo a Deus, essa, restrita por ensinamentos anteriores e idias populares. (*fonte) De forma introdutria, podemos citar ainda certas caractersticas dominantes e fundamentais em Adlia Prado. Primeiramente, a subjetividade pessoal, e a relao dessa autora com Deus atravs do questionamento da existncia do mesmo. A autora, devido a certa insatisfao pessoal mostra sua raiva associada submisso (podendo ser a Deus). Utilizando-se de certo erotismo (muito inibido, porm presente) Adlia Prado demonstra adorao, especialmente quando se trata de religio e ainda um pouco de carter de seduo. Finalmente, podemos citar que sempre transparecendo angstia a autora trata do envelhecimento unido pulso de morte. Tais sentimentos claramente provocam medo a ela e atribuem um carter mais pesado sua poesia. O objetivo ressaltar o objeto Jonathan, tema constantemente presente nas obras analisadas, que a personificao de Jesus conscientemente materializado no amor, por Adlia. A metodologia adotada foi a linha de Sentido Jurisprudencial, vertente jurdico-sociolgica, modelo de raciocnio dialtico e investigao HistricoJurdica.

2 JONATHAN, O PELICANO E A FACA NO PEITO (AS REFERENCIAS DESSA PARTE J ESTAO COM OS NUMEROS CERTOS E ENVIEI P HELLEN NO EMAIL) A poesia adeliana carregada de religiosidade, aluses a passagens bblicas, deixando transparecer excessivamente seu amor a Deus, como ela mesma demonstra em entrevista com o Caderno de Sbado, de Divinpolis:

[...]A sua poesia estabelece contato com a unidade atravs de


freqentes referenciais cristos, entre outros. Por que eles se manifestam to fortes em sua obra? A poesia religiosa no religiosa por causa do tema religioso. No o assunto religioso que a torna religiosa, no. Eu disse que a experincia potica de uma natureza religiosa. A experincia, como tal. E a voc pode falar de mar, de sol, de terra que voc est falando de religio. Agora, na minha obra, existem registros de natureza religiosa crist-catlica, tributrios da minha formao, da minha histria.

Enfim, trata-se de uma poesia crist que ora possui carter de devoo fervorosa, temor a Deus, e desejo de salvao, ora apresenta descrena, perda de certezas religiosas, sentimento de culpa, de pecado. E, ainda na entrevista Adlia diz:
[...]Qual a sua noo do pecado? Eu sou o pecado. A criatura o pecado. Falar que ela comete um pecado quase uma redundncia. A condio humana histrica uma condio de pecado. O mal me habita, assim como o bem.

Tal oscilao entre pecado e salvao, f e descrena, apresenta-se claramente nos livros O Pelicano (1987) e A faca no peito (1988), a comear analisando-se o prprio ttulo das obras em questo. A ave pelicano considerada um smbolo do auto-sacrifcio, da eucaristia (um animal que fura o peito para alimentar seus filhotes com seu prprio sangue e carne), smbolo que tambm remete Paixo de Cristo. Na poesia de Adlia Prado, nota-se a materializao de Jesus no desejo e no amor, muitas vezes personificado em Jonathan ( nome hebraico que significa, ddiva de Jeov ou de Deus).
O personagem Jonathan, que obsessivamente surge em seus poemas, representa decerto uma dimenso a um s tempo terrena e imaginria, boa e m, fantasia idealizada por uma moa romntica... Enfim, ele mal serve para criar a divindade de perguntas que se relacionam experincia do amor ou do prazer, da devoo e da heresia. [...] 4

Esse amor dirigido a Jesus Cristo e tambm a Jonathan (figura enigmtica e indefinida) causador de martrio, do sentimento de culpa e pecado antes citado. Ela se v indigna frente perfeio de Jesus, e aos desejos sexuais (considerados demonacos por serem pulsionais) que no consegue reprimir.
A faca no peito ia se chamar Orculos [...] Depois ela achou por bem mudar, reservando o ttulo de referncia bblica e mtica a um prximo livro. Foi quando

vislumbrou na imagem audaciosa do objeto cortante em ataque frontal a nica capaz de expressar o amor, tema quase exclusivo desses poemas inditos[...]. 5

Deste modo, possvel uma associao entra a idia da faca cortando o peito, representativo do amor, e o ato zeloso do pelicano de doar o prprio sangue a sua prole, analogia do sacrifcio de Cristo pela humanidade. Sacrifcio tal, que o eu lrico adeliano atribui-se de culpa pelo sofrimento de Jesus e, por conseguinte, fez do martrio a prova do amor ele. 6 3 VISO PTOLOMICA, SUBMISSO E O AMOR-DIO (FALTA COLOCAR A REFERENCIA DA IDEIA CENTRAL) A viso ptolomica se faz presente em toda a sua obra, como se pode ver na poesia Nigredo, em que o Eu extremamente egico: [...] Deus que me trata como divina. [...] o Homem que me escolheu. (REFERENCIA DA MARIANE) As poesias de Adlia, em geral, apresentam uma submisso constante ao seu objeto de pulso, e este sentimento advm de sua incapacidade e imperfeio (reconhecida por ela) perante a bondade e perfeio idealizada de Jonathan. A seguinte definio de Nilton Bonder expressa bem, a questo de vulnerabilidade ocorrida na relao entre as pessoas e a religio:
A vulnerabilidade a capacidade de no buscar controlar, permitindo que a vida passe por ns, sem querer ret-la ou possu-la. Toda vez que a vida represada, o que se acumula experimentado pelo desespero. (REFERENCIA DA MARIANE)

A personificao de Jonathan representada como um ideal para a autora. Mas esse amor fsico assume a forma de pecado, e ento ela se sente culpada, dominada por um sentimento inconsciente.
Podemos dizer que aquele que sofre por compulses e proibies comporta-se como se estivesse dominado por um sentimento de culpa, do qual, entretanto, nada se sabe, de modo que podemos denomin-lo de sentimento inconsciente de culpa [...]. (REFERENCIA DA MARIANE)

Deste modo, sua submisso revertida em amor-dio. A raiva apresentada nas ltimas poesias decorrente da ausncia de Deus ao no responder suas demasiadas preces. Exemplo disso se mostra na poesia A Sagrada Face, no dilogo com o seu Senhor: Deus, como reis bom [...].*(REFERENCIA DA MARIANE)

Sua raiva a Deus chega a tal ponto, que ela deseja ardentemente matar seu objeto de apreo (Jonathan). A pulso de morte, que a leva neste raciocnio tambm a impe como pag, remetendo-a novamente a angstia de querer ser salva, protegida e amada por Jesus. Isso denota a contradio por diversas vezes expressa em sua obra, a inconstncia entre o amor-dio, onde Deus aparece como Misericordioso (O Bom Pastor) e como Perverso (Herldica).

4 DUALISMO ENTRE O BEM E O MAL E QUESTIONAMENTO DA EXISTNCIA DE DEUS Podemos relacionar dois pontos importantes acerca do existencialismo humano, o primeiro deles o eterno dualismo entre o bem e o mal e o segundo trata-se de um questionamento sobre a existncia divina. A priori, parecem no ter ligao, mas no decorrer deste captulo ser possvel perceber a frgil linha que os divide muito importante vincular estes dois grandes dilemas para obter uma melhor interpretao da potica de Adlia, pois, desse modo que a escritora poder demonstrar seu amor por um ser maior e perfeito, que Deus. (REFERENCIA
DA HELLEN, tem que colocar de onde tirou a idia central)

Em suas mais diversas obras a autora segue um mesmo modo de produo. No por repetio ou falta de assuntos de seu interesse, mas segundo a prpria escritora, por ser a nica matria da poesia: retratar "essa vidinha besta . (REFERENCIA DO ALEXANDRE) O pesquisador Gabriel Periss define o artista como um combinador. A arte de combinar o cu e o inferno e de fazer que vejamos entre eles um vnculo superior, inteligente viso que nos torna lcidos. (REFERENCIA DO ALEXANDRE) O amor por um Deus perfeito, completo, uno, onipotente, onisciente, onipresente, que nos diminui com toda sua grandeza, de certa forma induz a prtica do que correto, do que conveniente, nos induz a escolha do bem sobre o mal. Como optamos por um dos lados, por tom-lo como correto? Por medo? Por sermos vigiados por esse Deus? Segundo Richard Dawkins, em sua obra Deus, um delrio:

[...]venha de onde vier a motivao religiosa para fazer o bem, sem Deus no haveria padro para decidir o que bem. Cada um de ns criaria nossa prpria definio de bem e agiria de acordo com ela. [...] (REFERENCIA DA HELLEN)

Garantimos e sustentamos a existncia de Deus para preencher as lacunas de nossa imperfeio.


As lacunas, [...] so preenchidas por Deus. [...] As reas onde h escassez de dados, ou de entendimento, so automaticamente atribudas a Deus. [...] (REFERENCIA DA HELLEN)

Fazemos isso com o intuito de justificar nossas falhas, nossos defeitos e assim, nos eximir da culpa pela escolha do mal, do pecado. Essa a maneira correta de se compreender as poesias presentes nos livros analisados.
[...] O desejo que sustenta a religio, segundo Freud, em O Futuro de uma Iluso, est ligado ao desamparo do ser humano. [...] esse aspecto consolador da religio apenas o aspecto manifesto da crena religiosa. [...] (REFERENCIA DA FERNANDA)

5 SEDUO E ADORAO
"O transe potico o experimento de uma realidade anterior a voc. Ela te observa e te ama. Isto sagrado. de Deus. seu prprio olhar pondo nas coisas uma claridade inefvel. Tentar diz-la o labor do poeta." (Adlia Prado) (REFERENCIA DO ALEXANDRE)

Seu amor por Deus no reconhece limite algum: Em lama, excremento e secreo suspeitosa, / adoro-Vos, amo-Vos sobre todas as coisas.
ALEXANDRE). (REFERENCIA DO

Adlia Prado produz uma poesia que confessa suas fraquezas ante a

seduo sensual demonaca das palavras. Ela demonstra sua crena na religio, na vivencia cotidiana, domestica. "Pelo menos na religio crist, fica muito evidente a seduo, a mensagem, a
revelao, ou seja, elementos que apontam para a primazia da alteridade. Ao mesmo tempo, na clnica, percebemos que a religio est, na maioria absoluta das vezes, a servio do eu, ajudando-o a fecharse sobre si mesmo, a apagar a alteridade interna" (REFERENCIA DA CLARA - LIVRO DO FBIO BELO PG 9)

Adlia Prado se refere a poesia como uma experincia religiosa, para ela: Ela tambm uma projeo humana. um desejo infinito que ns temos de

adorao, e de algo que nos suspende com o sentido absoluto (sic). Ns somos finitos e relativos, e queremos sempre uma coisa absoluta: que esse caf maravilhoso no acabe, que a minha paixo no acabe, que essa casa bonita permanea. A gente tem sede de infinito e de permanncia. Ento, esse ser que assegura a permanncia das coisas, que eu chamo de Deus. o absoluto.
(REFERENCIA DO ALEXANDRE)

Ao compreendermos a frase da escritora de Divinpolis, No quero faca nem queijo, eu quero fome" (REFERENCIA DO ALEXANDRE), percebemos o que a seduo em Adlia Prado, ela quer o novo, ela quer a busca por resposta. Essa a sua seduo e adorao por Deus. Encontrando a Ele, suas respostas mais profundas estaro respondidas, suas inquietaes mais fortes acalmaro. Adlia Prado o smbolo de amor a Deus. 6 ANGSTIA Segundo Aurlio Buarque de Holanda Ferreira, angstia uma grande ansiedade ou aflio; sofrimento ou atribulao. Tema presente em praticamente todas as suas poesias, mesmo implicitamente, Adlia vai do Inferno, ao Paraso em questes de minutos. A autora aceita o fato de que somos movidos por pulso, desejo em qualquer situao; Tanto faz funeral ou festim. Tudo desejo o que percute em mim. (REFERENCIA DA MARIANE) Na poesia, A Clera Divina (preenche aqui com o nome do livro q essa poesia est), Deus colocado como a razo de seu sofrimento, algo que foi recalcado traz uma angstia dilacerante e ela no consegue discernir se tal sofrimento poderia ser causado por ela ou at mesmo pelo diabo. A metfora utilizada, seria comparar-se a um co que no late ao ver o dono aps ser abatido. Demonstrando sua insatisfao com o Divino, num cenrio acinzentado de agosto, da qual seria a estao da ressurreio dos mortos, como consta no trecho da poesia Morte Morreu (preenche aqui com o nome do livro q essa poesia est). Em A Bela Adormecida (preenche aqui com o nome do livro q essa poesia est), fica ainda mais evidente sua posio em relao ao saudosismo de sua infncia e o envelhecimento como um obstculo. Aos 50 anos sente-se adormecida,

pois no pode mais fazer curso de dana, escolher uma profisso, entre outras coisas que poderiam ser feitas por uma pessoa mais jovem. Sua vida resume-se em analisar experincias passadas e redigi-las conforme sua inspirao religiosa assim a permitir, como se v no trecho: o poder de quem detm a palavra . (REFERENCIA DA MARIANE)

7 CONCLUSO (TEM IDEIA CENTRAL DE ALGUM LUGAR? SE TIVER COLOQUEMMM!) Adlia Prado expressa em suas poesias idealizaes e fantasias prprias, resultando em uma anlise consciente de seu prprio Eu, ao reabrir a situao originria. Demonstra sua infncia saudosista e envelhecimento unido a uma angustiante pulso de morte. Os questionamentos apresentados, por diversas vezes, entram em contradio; o bem e o mal, a raiva e o amor, a existncia ou no de Deus, entre outras. Essas so tentativas de suprir no s a falta que sente de respostas, mas tambm uma forma de confort-la. Jonathan um instrumento de reavaliao de suas falhas, motivando-a a reorganizar-se como ser humano, podendo assim reagir melhor frente aos novos obstculos. Tal personagem se torna uma base segura para a autora, a qual por meio da religio tenta suprir suas carncias. A religiosidade presente, no s no sentido dos ttulos das obras analisadas, inserida tambm nos textos. Ela externalizada atravs de sentimentos muito pesados e aprofundados, mostrando assim sua originalidade defronte a poca em que foram redigidos.

S-ar putea să vă placă și