Sunteți pe pagina 1din 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CINCIAS DA SADE CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: PPB- PERCEPO E PROCESSOS COGNITIVOS DOCENTE:

ANDERSON MENDONA

ENSAIO TERICO: COGNIO SOCIAL

ARIANE COSTA DE OLIVEIRA JSSICA SOARES DA SILVA

Santo Antnio de Jesus, 2012

A cognio social refere-se ao papel desempenhado por fatores cognitivos no nosso comportamento social, surgindo a partir do interesse dos pesquisadores em utilizar os modelos cognitivos para entender os processos bsicos subjacentes s interaes sociais, bem como, a forma que estes afetam o nosso comportamento como membros de uma sociedade (PEREIRA,2011; TRCCOLI, 2011). Moskowitz (2005 apud PEREIRA, 2011) afirma que a capacidade de raciocinar sobre as causas e razes de um determinado evento um dos elementos mais importantes na caracterizao da natureza humana e uma das premissas bsicas de estudo da cognio social. Assim, essa capacidade e o conhecimento adquirido por conta desta, proporcionaram ao homem ter noo do mundo ao seu redor e caracterizaram-se como de suma importncia para a sobrevivncia, em termos evolutivos. Nota-se ento que esse raciocnio segue o que traz Trccoli (2011), ao afirmar que para compreender a evoluo da mente humana, o ambiente social da espcie mais importante do que o ambiente fsico. Ao aproximar a Psicologia Social da Psicologia Cognitiva, entende-se que a primeira apropria-se dos princpios que orientam a segunda, como a noo de processamento de informao. Contudo, a nfase dada est relacionada ao impacto desse processamento na percepo e cognio dos grupos humanos e seus membros, ou seja, da realidade social compartilhada. Para Scheneider (2004, apud PEREIRA,2011) a cognio de objetos sociais difere a cognio de objetos no-sociais, na medida em que, se mostra mais complexa e heterognea. Assim, segundo Trccoli (2011) existem oito princpios que norteiam os estudos da cognio social, e que compe os seus aspectos tericos, dos quais necessrio um bom entendimento para familiarizao e respeito do assunto, onde em sua maioria as expresses se referem a metforas (PEREIRA, 2011). De acordo com Pereira (2011) seria uma operao extremamente exaustiva para o sistema cognitivo atender a cada um dos estmulos dos estmulos presentes no ambiente, ento as pessoas utilizam espcies de atalhos cognitivos para a realizao de suas de suas atividades e discusses, apropriando-se de uma diretriz distinta e econmica, em algumas situaes, caracterizando assim o Avaro cognitivo o primeiro principio apresentado por Trccoli (2001), que por sua vez influenciar na Qualidade da percepo, outro

principio. O segundo o de Orientao para processos, caracterizando a cognio social, assim como os processos cognitivos, formado por estgios sequenciais. A Percepo mtua o terceiro principio apresentado por Trccoli (2011), onde acordo com Pereira (2011) ocorre uma negociao entre quem percebe e quem percebido, de forma que o eu, encontrasse diretamente envolvido na cognio, sendo ao mesmo tempo sujeito e objeto (p. 104). Tal preceito tem como consequncia o fato de que a percepo de outra pessoa envolve o eu de quem percebe, influenciando, onde as reaes que a pessoa julga perceber no outro define o que ela , caracterizando o principio de Centralidade do eu (TRCCOLI, 2011). Por sua vez o principio de Orientao pragmtica ou taticamente motivado, coloca que o pensamento do sujeito tem por objetivo a ao, e se caracteriza por situaes onde o sujeito se dedica a pensar de forma cuidadosa sobre cada um dos estmulos disponveis (PEREIRA, 2011), especialmente em situaes que o indivduo se sente motivado afetivamente, entrando no principio de individuo como ator ativado. Trccoli (2011) lista alguns elementos que compem as estruturas cognitivas que, por sua vez, so utilizadas para chegar a uma compreenso rpida e satisfatria sobre si, e os demais elementos do seu entorno. O primeiro deles so os esquemas, estruturas cognitivas compostas de conhecimentos sobre conceitos, objetos ou eventos representados por seus atributos e pelas relaes entre esses atributos (FISKE,1982 apud TRCCOLI,2011). Ou seja, os esquemas so as estruturas que comportam o conhecimento prvio, ou pr-concepes, que se dispe, servindo para organizar os estmulos e conhecimentos que se apresentam, em torno de temas ou tpicos. Esses esquemas vo influenciar a maneira como codificamos, relembramos e julgamos s informaes que temos acesso, ajudando a reduzir o grande nmero de informaes que se precisa absorver e as informaes ambguas que se tem que interpretar. Conforme explica Trccoli (2011), os esquemas podem ser sobre pessoas, sobre si prprio, traos de personalidade, pessoas em uma determinada situao (scripts), objetivos sociais e papis sociais. Deve-se atentar para o fato de que os esquemas referentes aos papis sociais so equivalentes aos esteretipos (TRCCOLI, 2011), e estes podem servir como meio de reproduo e perpetuao de concepes preconceituosas e discriminatrias contra grupos que representem minorias sociais.

O segundo elemento que Trccoli (2011) traz como sendo como sendo constituinte das estruturas cognitivas so as atribuies. Estas, por sua vez, dizem respeito a atribuies de causas aos comportamentos prprios e dos outros. A atribuio est diretamente relacionada aos esquemas, j que ao atribuir disposies ou traos como causas de comportamentos observados, fornece-se informaes para ficar armazenadas nos esquemas referentes a esses traos ou disposies. Weiner (2000;2005 apud TRCCOLI, 2011) prope a compreenso dessas atribuies sobre duas perspectivas: teoria da atribuio intrapessoal (utilizada para explicar os prprios comportamentos) e atribuio interpessoal (utilizada para explicar o comportamento dos outros). Segundo afirma Pereira (2011), a categorizao um componente essencial da cognio, possibilitando a reduo da complexidade da realidade social e a formulao de inferncias, alm de auxiliar no processo de ajustar as experincias com objetos j familiares a um esquema mental j existente. O conceito de categorizao social est relacionado concepo, j citada, do avaro cognitivo j que est calcado no preceito da economia psquica, permitindo um tratamento eficiente das novas informaes em consonncia com as crenas mais antigas e gerais (PEREIRA, 2011). De forma geral, o uso de categoriais sociais oferece uma srie de atalhos mentais para que se possa responder, de forma rpida, s demandas do contexto social que se est inserido. Ainda Segundo Trccoli (2011) os processos psicolgicos bsicos como a ateno, memoria, iro operar na formao e acesso de esquemas e atribuies, e o sistema de categorizao facilitara a memorizao. Para o autor a ateno pode ser definida como a codificao e a conscincia de estmulos internos e externos a nosso organismo, e como sua principal caracterstica a limitao, ela tem que ser bem seletiva. Assim com base em Pereira (2011), os processos atencionais iro interferir na seleo de estmulos que sero codificados, transformados em representaes mentais, e arquivados a partir da utilizao de esquemas mentais previamente disponveis. Uma vez arquivado, entre em ao os processos mnemnicos responsvel no processamento da informao social pela recuperao da informao para o julgamento e ao de forma mais rpida e econmica cognitivamente. Concluso e Crticas

Compreende-se a importncia do estudo da cognio social, na medida em que, este possibilita um entendimento de como percebemos, processamos, armazenamos e usamos informaes (PEREIRA, 2011) advindas do nosso contexto social. Possibilitando o enriquecimento das teorizaes e dos estudos da Psicologia Social ao viabilizar o entendimento de como a informao est sendo processada e usada quando desenvolvemos atitudes, reagimos agressiva ou altruistamente ou quando participamos de grupos sociais. Contudo, acredita-se que caiba o questionamento a cerca dessa concepo do homem enquanto mquina que processa dados e informaes. O texto Cognio Social, de Pereira (2011), traz uma viso exageradamente mecanicista dos processos mentais humanos. Ser que esses processos se do de forma linear e precisa como o texto aborda? Destaca-se ainda a pouca importncia atribuda subjetividade e aos afetos impelidos no processo de apreenso da realidade social.

S-ar putea să vă placă și